Educomunicação em Ação Social
17/02/2023

Educomunicação em Ação Social

Educomunicação em Ação Social

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Segundo o relatório de resultados preliminares do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, cerca de 30% dos brasileiros em idade produtiva (entre 15 e 64 anos) são analfabetos funcionais. 3 entre 10 brasileiros apresentam dificuldades em resolver questões básicas do cotidiano, dificultando o pleno exercício da cidadania e a construção de uma vida autônoma. Além deste cenário, os educadores sociais também têm a percepção de que, quanto maior a vulnerabilidade social, menor é o repertório informacional e cultural dos indivíduos. Em resposta a este cenário, intensificado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, começou a ser implementado o Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas. Assim, na dimensão da preventividade proposta pela RSB, esta iniciativa busca a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e adolescentes.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais. A expectativa desta nova etapa é de dobrar o número de crianças e adolescentes atendidos. 

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, a iniciativa propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa; além de propiciar a criação de estratégias metodológicas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos leitores e escritores, conectando teorias e práticas de educação e desenvolvimento social com os padrões da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) como estrutura para a inovação na educação.

“A possibilidade de ampliar o impacto do Projeto Educomunicacao em Ação Social para mais obras sociais salesianas é uma notícia que muito nos alegra e motiva, pois sabemos como ele é atual em seu objetivo de reduzir o impacto negativo que a pandemia trouxe para a educação brasileira. Quando um projeto tem relevância e apresenta bons resultados, o desejo é de que ele possa impactar ainda mais vidas. A Educomunicação vem trazer uma nova cultura de execução de projetos para as equipes da Rede Salesiana Brasil e vem contribuindo diretamente para transformar a forma como nossas crianças e adolescentes aprendem e nossos educadores ensinam e aprendem também. Desejamos muito compromisso e empenho nessa nova etapa que se inicia”, comenta a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

“Trabalhar com diferentes formas de pensar dos educadores e oficineiros envolvidos no projeto é uma riqueza. Aprendo a cada contato realizado nos encontros on-line ou pelo WhatsApp. Do ponto de partida do trabalho como coordenador, sei que as crianças e adolescentes atendidos levam para as Obras as dificuldades pessoais e aquelas impostas pela sociedade, porém, recebo e percebo toda dedicação dos educadores e oficineiros para fazer cada oficina e cada ideia discutida se tornar realidade. Essa transformação dá mais coragem e ânimo para investir neste projeto”, diz o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Professor Joadir Foresti.

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto:

 OS PADRÕES IEST E OS ODS NO PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO 

Os Padrões ISTE, da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação, são os padrões para aprendizado, ensino e liderança na era digital, amplamente reconhecidos e adotados em todo o mundo e servem como um roteiro para integrar a tecnologia na educação de maneira significativa e impactante.

Estes padrões fornecem uma estrutura para integrar a tecnologia na educação, descrevendo as habilidades e competências que educandos, educadores, líderes, formadores e educadores precisam desenvolver para serem eficazes na era digital, aprimorando as habilidades de aprendizado e de resolução de problemas. Assim, em uma proposta de aprendizagem centrada nos educandos, os Padrões ISTE os consideram como agentes reflexivos e ativos de aprendizagem à medida que se tornam solucionadores de problemas, de forma criativa.

Esta estrutura para a inovação na educação está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do que é proposto pelos objetivos 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 17 (parcerias em prol das metas).

 OS RECURSOS DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL 

A Rede Salesiana Brasil proporciona às presenças salesianas participantes do Projeto todo o apoio e subsídios necessários para sua implantação. No ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), são disponibilizados os materiais didáticos, vídeos dos encontros on-line, fórum de discursão, orientações para a realização de atividades e outras ferramentas de comunicação e interação.

Para a segunda etapa de cada Módulo, foram produzidos Kits Didáticos de Oficinas, com planos detalhados para as propostas de oficinas e os respectivos subsídios para o seu desenvolvimento, disponibilizados em arquivos na nuvem, para que os educadores e oficineiros das Obras participantes possam aplicar nas atividades educativas com os educandos, fazendo as adequações e complementações necessárias. No projeto, o conjunto de Kits Didáticos visa contribuir para maior unidade no trabalho em Rede, sendo a autoria dos educadores muito valorizada e incentivada, no sentido de que também eles são convidados a criarem novas propostas de oficinas e aprimorarem continuamente os Kits Didáticos disponibilizados.

 O CAMINHAR DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL DENTRO DAS OBRAS  

Aqui, destaca-se a atuação dos educadores/oficineiros do Projeto em suas obras sociais junto aos seus pares, seja na socialização de experiência, multiplicação de saberes, ou na criação colaborativa de novas iniciativas para a transformação dos territórios em que atuam. Esta atuação protagonista dos educadores, sempre comprometidos com a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, impacta positivamente na formação de educandos também protagonistas de suas próprias histórias.

Confira algumas fotos das oficinas oferecidas pelo Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas participantes:

            

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil participa da Cerimônia de Certificação do Selo Social Distrito Federal – Ciclo 2025

A Rede Salesiana Brasil (RSB) participou, nesta quinta-feira (12), da Cerimônia de Certificação do Selo Social Distrito Federal – Ciclo 2025, realizada às 14h30, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O evento reconheceu 45 instituições do Distrito Federal que desenvolveram projetos com impactos sociais positivos em suas comunidades ao longo do último ciclo do programa. A RSB é patrocinadora nacional do Selo Social, contribuindo para que organizações da sociedade civil tenham acesso gratuito ao programa, que oferece formação, acompanhamento técnico e ferramentas de monitoramento de impacto social, pelos ODS. Representando a Rede Salesiana Brasil na cerimônia, esteve presente Eduardo dos Santos Batista, gestor social da RSB, que acompanhou a certificação das instituições participantes e o reconhecimento das iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento social e comunitário no Distrito Federal. Eduardo dos Santos Batista, gestor social da RSB:“Representar a Rede Salesiana Brasil nesta cerimônia é uma grande honra, também um sinal da importância que damos à articulação institucional voltada ao impacto social. O Selo Social chancela o trabalho desenvolvido por diversas organizações e reforça nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a construção de políticas públicas que fortaleçam iniciativas sociais em favor das crianças, adolescentes e jovens.” Ao longo do ciclo, as instituições participantes desenvolveram projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, monitorando e registrando seus impactos sociais por meio da metodologia proposta pelo Instituto Selo Social. No ciclo anterior do programa, foram certificados 194 projetos, que geraram 626 impactos sociais e mais de 193 mil atendimentos à população no Distrito Federal. Além das iniciativas desenvolvidas individualmente pelas organizações, os participantes também criaram projetos coletivos voltados à promoção de direitos, fortalecimento comunitário e melhoria da qualidade de vida das populações atendidas. Entre as iniciativas desenvolvidas estiveram projetos voltados à educação cidadã, promoção da cultura de paz, incentivo à prática de atividades físicas e ao cuidado com a saúde emocional, empoderamento feminino, formação para captação de recursos e ações de sustentabilidade, como a criação de hortas comunitárias. A parceria da Rede Salesiana Brasil com o Instituto Selo Social ocorre desde 2017, consolidando este trabalho voltado à capacitação de organizações sociais, ao desenvolvimento de projetos de impacto e ao fortalecimento da incidência institucional em temas ligados aos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Ao apoiar o programa em nível nacional, a RSB reafirmou seu compromisso com a promoção do bem comum, incentivando iniciativas que contribuem para a transformação social e para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

S.O.S Chuvas: Nossa corrente de solidariedade continua em Resende (RJ)

Em momentos desafiadores, a força da nossa comunidade se revela no cuidado com o próximo. Diante dos impactos causados pelas fortes chuvas recentes, o Colégio Salesiano Resende, em uma iniciativa de cooperação com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), uniu forças para oferecer suporte às famílias desabrigadas e desamparadas de Resende e toda a nossa região. Um gesto que faz a diferença Estamos imensamente gratos pela resposta rápida da nossa comunidade. Graças à solidariedade de muitos, já conseguimos arrecadar inúmeros itens que já estão fazendo a diferença na vida de quem mais precisa. Este é um reflexo direto do espírito generoso que define a família salesiana e a nossa cidade. No entanto, as necessidades das famílias atingidas ainda são significativas, e nossa mobilização continua firme. Como você pode continuar ajudando Para que possamos seguir auxiliando nossos vizinhos e amigos, continuamos recebendo doações de: Itens de higiene pessoal; Materiais de limpeza; Alimentos não perecíveis; Roupas em bom estado. Pontos e Horários de Coleta Para facilitar a sua entrega, reforçamos os nossos pontos de coleta: 1. Colégio Salesiano Resende (Jardim Jalisco) Na Portaria: Todos os dias, das 07h às 20h. Na Capela: Segunda a sábado: das 18h às 20h. Domingos: das 08h às 10h e das 18h às 20h. 2. Paróquia Nossa Senhora da Conceição Igreja Matriz (Centro Histórico). 3. Comunidade Santíssima Trindade Bairro Parque Ipiranga. Cada item doado é um alento para quem atravessa este momento difícil. Convidamos todos a manterem essa corrente de solidariedade ativa. Juntos, somos muito mais fortes para reconstruir o que for necessário. Contamos com a sua colaboração! Fonte: Inspetoria São João Bosco

Rede Salesiana Brasil fortalece capacitação de gestores das obras sociais

Iniciativa amplia acesso a eventos estratégicos de filantropia e captação de recursos para profissionais das obras sociais salesianas A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirma seu compromisso com o fortalecimento humano e institucional das 103 obras sociais salesianas presentes em todo o país. Mais do que garantir sustentabilidade financeira, a Rede compreende que investir na formação das pessoas é investir diretamente na missão, pois são elas que tornam vivo, no cotidiano das presenças salesianas, o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Nesse contexto, por meio da gestão nacional de Ação Social e Captação de Recursos, a RSB vem ampliando oportunidades de formação estratégica voltadas à filantropia, captação e sustentabilidade institucional das obras sociais. Como parte dessa iniciativa, foram viabilizados convites com 50% de desconto para dois dos principais eventos do setor no Brasil e nas Américas, possibilitando que profissionais das obras sociais salesianas tenham acesso qualificado a conteúdos, especialistas e redes estratégicas de relacionamento. Oportunidades de formação e conexão Foram disponibilizados 30 cupons com 50% de desconto para o Festival Brasileiro de Captação de Recursos, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo (SP). O evento é reconhecido por reunir profissionais, organizações e especialistas que atuam na promoção de uma cultura de doação cada vez mais estruturada e estratégica. Também foram disponibilizados 30 cupons com 50% de desconto para o FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, que será realizado de 14 a 17 de abril de 2026, em Recife (PE), no Centro de Convenções de Pernambuco. E para ambos os eventos, as obras sociais salesianas possuem cupons ilimitados com 30% de desconto. Estes eventos são referência internacional na área da filantropia e da gestão do terceiro setor, reunindo especialistas, organizações sociais e lideranças comprometidas com práticas cada vez mais éticas, inovadoras e sustentáveis. Investir nas pessoas para fortalecer a missão Para a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida, promover oportunidades de formação é uma forma concreta de fortalecer a missão social salesiana. “Quando investimos na formação de nossos gestores e colaboradores, estamos fortalecendo diretamente a missão das obras sociais. São essas pessoas que, no dia a dia, tornam possível o cuidado, a educação e a promoção dos jovens, especialmente daqueles que mais precisam.” Já o diretor executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, destaca que o acesso a espaços de formação e troca fortalece a visão estratégica das instituições sociais. “Capacitar lideranças e equipes das obras sociais significa preparar nossas instituições para os desafios do presente e do futuro. Ao facilitar o acesso a eventos estratégicos de filantropia, a Rede Salesiana Brasil contribui para ampliar competências, fortalecer redes e potencializar o impacto social das obras.” Compromisso com a sustentabilidade das obras sociais Ao promover o acesso a espaços de formação e articulação no campo da filantropia, a Rede Salesiana Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento das obras sociais salesianas. Mais do que uma ação pontual, a iniciativa integra uma visão estratégica de longo prazo, que reconhece na formação das pessoas um caminho essencial para garantir que o legado educativo, social e humano de Dom Bosco e Madre Mazzarello continue vivo, relevante e transformador na sociedade. As obras sociais interessadas em participar dos eventos e usufruir dos benefícios podem entrar em contato com seus coordenadores inspetoriais da ação social inspetorias para mais informações. As vagas são limitadas. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil