Educomunicação em Ação Social
17/02/2023

Educomunicação em Ação Social

Educomunicação em Ação Social

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Segundo o relatório de resultados preliminares do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, cerca de 30% dos brasileiros em idade produtiva (entre 15 e 64 anos) são analfabetos funcionais. 3 entre 10 brasileiros apresentam dificuldades em resolver questões básicas do cotidiano, dificultando o pleno exercício da cidadania e a construção de uma vida autônoma. Além deste cenário, os educadores sociais também têm a percepção de que, quanto maior a vulnerabilidade social, menor é o repertório informacional e cultural dos indivíduos. Em resposta a este cenário, intensificado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, começou a ser implementado o Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas. Assim, na dimensão da preventividade proposta pela RSB, esta iniciativa busca a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e adolescentes.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais. A expectativa desta nova etapa é de dobrar o número de crianças e adolescentes atendidos. 

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, a iniciativa propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa; além de propiciar a criação de estratégias metodológicas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos leitores e escritores, conectando teorias e práticas de educação e desenvolvimento social com os padrões da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) como estrutura para a inovação na educação.

“A possibilidade de ampliar o impacto do Projeto Educomunicacao em Ação Social para mais obras sociais salesianas é uma notícia que muito nos alegra e motiva, pois sabemos como ele é atual em seu objetivo de reduzir o impacto negativo que a pandemia trouxe para a educação brasileira. Quando um projeto tem relevância e apresenta bons resultados, o desejo é de que ele possa impactar ainda mais vidas. A Educomunicação vem trazer uma nova cultura de execução de projetos para as equipes da Rede Salesiana Brasil e vem contribuindo diretamente para transformar a forma como nossas crianças e adolescentes aprendem e nossos educadores ensinam e aprendem também. Desejamos muito compromisso e empenho nessa nova etapa que se inicia”, comenta a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

“Trabalhar com diferentes formas de pensar dos educadores e oficineiros envolvidos no projeto é uma riqueza. Aprendo a cada contato realizado nos encontros on-line ou pelo WhatsApp. Do ponto de partida do trabalho como coordenador, sei que as crianças e adolescentes atendidos levam para as Obras as dificuldades pessoais e aquelas impostas pela sociedade, porém, recebo e percebo toda dedicação dos educadores e oficineiros para fazer cada oficina e cada ideia discutida se tornar realidade. Essa transformação dá mais coragem e ânimo para investir neste projeto”, diz o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Professor Joadir Foresti.

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto:

 OS PADRÕES IEST E OS ODS NO PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO 

Os Padrões ISTE, da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação, são os padrões para aprendizado, ensino e liderança na era digital, amplamente reconhecidos e adotados em todo o mundo e servem como um roteiro para integrar a tecnologia na educação de maneira significativa e impactante.

Estes padrões fornecem uma estrutura para integrar a tecnologia na educação, descrevendo as habilidades e competências que educandos, educadores, líderes, formadores e educadores precisam desenvolver para serem eficazes na era digital, aprimorando as habilidades de aprendizado e de resolução de problemas. Assim, em uma proposta de aprendizagem centrada nos educandos, os Padrões ISTE os consideram como agentes reflexivos e ativos de aprendizagem à medida que se tornam solucionadores de problemas, de forma criativa.

Esta estrutura para a inovação na educação está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do que é proposto pelos objetivos 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 17 (parcerias em prol das metas).

 OS RECURSOS DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL 

A Rede Salesiana Brasil proporciona às presenças salesianas participantes do Projeto todo o apoio e subsídios necessários para sua implantação. No ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), são disponibilizados os materiais didáticos, vídeos dos encontros on-line, fórum de discursão, orientações para a realização de atividades e outras ferramentas de comunicação e interação.

Para a segunda etapa de cada Módulo, foram produzidos Kits Didáticos de Oficinas, com planos detalhados para as propostas de oficinas e os respectivos subsídios para o seu desenvolvimento, disponibilizados em arquivos na nuvem, para que os educadores e oficineiros das Obras participantes possam aplicar nas atividades educativas com os educandos, fazendo as adequações e complementações necessárias. No projeto, o conjunto de Kits Didáticos visa contribuir para maior unidade no trabalho em Rede, sendo a autoria dos educadores muito valorizada e incentivada, no sentido de que também eles são convidados a criarem novas propostas de oficinas e aprimorarem continuamente os Kits Didáticos disponibilizados.

 O CAMINHAR DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL DENTRO DAS OBRAS  

Aqui, destaca-se a atuação dos educadores/oficineiros do Projeto em suas obras sociais junto aos seus pares, seja na socialização de experiência, multiplicação de saberes, ou na criação colaborativa de novas iniciativas para a transformação dos territórios em que atuam. Esta atuação protagonista dos educadores, sempre comprometidos com a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, impacta positivamente na formação de educandos também protagonistas de suas próprias histórias.

Confira algumas fotos das oficinas oferecidas pelo Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas participantes:

            

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Encontro da Juventude na COP30 marca presença e compromisso de jovens católicos com o cuidado da vida do planeta

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A Palavra de Deus nos ensina que a criação é sagrada, e que somos chamados a ser cooperadores de Deus na construção de um mundo justo e sustentável. Entendemos que diante dos diversos acontecimento algo precisa ser feito, como garantir com que os Povos e Comunidades Tradicionais, os ribeirinhos permaneçam em seus territórios, sem sofrer violência com o avanço do Hidromineral Negócio. Só com as Florestas em pé e produtivas, com os mares e ares limpos teremos a garantia de uma nação justa e equânime. A terra é de todos e para todos, e como nos dizia o Papa Francisco, ela é nossa Casa Comum. Acompanhamos toda a caminhada realizada pela Igreja e grupos das mais diversas espiritualidades, no processo “Igreja Católica na COP30”, do qual nós também somos protagonistas. Como nos exortava o Papa Francisco e como relança com vigor o Papa Leão XIV, é pela força da espiritualidade que podemos abrir novos caminhos de esperança, de cuidado e compromisso pela Casa Comum. Cremos que a luta pela promoção da harmonia socioambiental é a condição fundamental para o retorno do equilíbrio do planeta e somos convictos que essa é uma tarefa de todas as gerações. Por isso, nos comprometemos a: – Valorizar, divulgar e apoiar experiências concretas de cuidado, formação e preservação da natureza, de produção agroecológica sustentável e justa; – Apoiar as comunidades e os povos da floresta, das águas, do campo e das cidades que clamam por direito à Terra, Teto e Trabalho, porque acreditamos que somos nós, pequenas comunidades aliadas e organizadas, os protagonistas da mudança; – Respeitar e proteger a natureza, cuidando de cada ser vivo como parte importante da criação; – Agir em nossas expressões: grupos, pastorais, novas comunidades, congregações, escolas, universidades e famílias para promover a justiça social e ambiental; – Inspirar outros jovens a valorizar a criação e praticar gestos concretos de cuidado com o planeta; – Orar, refletir e trabalhar para que nossas decisões respeitem a vida e o equilíbrio da Terra; – Adotar um estilo de vida sóbrio. Evitar o uso de plásticos e descartáveis em nossas atividades, reduzindo a produção de lixo e incentivando a coleta seletiva e a reutilização de materiais; e – Defender com os povos originários, tradicionais e ribeirinhos, suas vidas, territórios e todos os biomas. A casa comum é um lugar para se viver bem, com responsabilidade ecológica, com práticas individuais e coletivas e ações efetivas, para garantir um presente e um futuro com mais qualidade de vida para todos. Ao final de nosso encontro, alertamos e exigimos que os líderes mundiais ouçam as vozes das juventudes e o grito da criação, tomando decisões corajosas e justas, guiadas pelo amor às pessoas e pela preservação do planeta. Acreditamos que, juntos, com fé, esperança e ação, podemos cuidar da Casa Comum e construir um futuro de vida, dignidade e harmonia para todos. Junte-se a nós! Juntos, podemos fazer a diferença! Com amor e esperança!   Fonte: Luiz Lopes Jr. do site da CNBB

Partilhas inspiradoras marcam o início do III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB

Teve início na manhã desta terça-feira, 4 de novembro, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), na modalidade on-line, reunindo comunicadores, educadores e gestores de todo o país em um espaço de partilhas, formação e inspiração. A acolhida do encontro foi conduzida pelos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin, que destacaram o papel da comunicação como força integradora e evangelizadora na missão salesiana. “Cada obra da RSB é chamada a comunicar com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello, tornando-se sinal de esperança para os jovens e para a sociedade”, afirmou a Ir. Silvia. Em seguida, o professor Joadir Foresti, Coordenador do Projeto de Educomunicação da RSB, desenvolveu uma abordagem sobre “A força da Educomunicação na Rede Salesiana Brasil”, em que destacou o papel da educomunicação como eixo estratégico para a missão educativa salesiana. “A Educomunicação é um novo âmbito de intervenção da comunicação social, também compreendida como um componente do processo educativo. Ela coloca a educação e a comunicação em uma relação dialógica e estratégica, a serviço do desenvolvimento pessoal e social do ser humano, por meio de uma busca permanente de respostas teóricas e práticas às complexas questões da contemporaneidade”, destacou o Prof. Joadir Foresti. Sua fala convidou os participantes a perceberem a comunicação não apenas como uma ferramenta, mas como um modo de ser e de educar, profundamente enraizado na tradição salesiana. Boas práticas que comunicam esperança A programação do primeiro dia foi marcada pela socialização de três experiências inspiradoras de Educomunicação, que demonstram o protagonismo das comunidades educativo-pastorais e a presença viva do carisma salesiano em diferentes regiões do Brasil. Festival Cultural Irmã Maria Rita PèrillierCentro Maria Rita Pèrillier (Lorena/SP) – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Durante a apresentação, Paula Bruna Cortez explicou que o objetivo do Festival é promover um espaço de integração, expressão cultural e protagonismo infantojuvenil, em sintonia com a Missão Educativa Salesiana, que busca a formação integral dos educandos e o fortalecimento dos vínculos entre instituições, famílias e comunidade. O evento foi uma celebração artística e educativa que valoriza a cultura, a expressão juvenil e o legado de Irmã Maria Rita, integrando fé, arte e missão. Projeto de Curtas-Metragens Dom Bosco em CenaColégio Dom Bosco (Porto Alegre/RS) – Inspetoria São Pio X. A iniciativa transforma a sala de aula em estúdio criativo, promovendo a produção audiovisual como meio de reflexão, protagonismo e evangelização. Durante a apresentação, os professores Ana Paula Malanovicz e Marcelo Frizon destacaram que o projeto nasceu do desejo de tornar o aprendizado mais significativo, aproximando os estudantes das linguagens midiáticas e dos valores salesianos. “A produção dos curtas coloca o jovem como protagonista da sua própria aprendizagem. Ele deixa de ser apenas espectador e passa a ser autor, pesquisador e comunicador, capaz de expressar sua fé e suas ideias de forma criativa”, explicou a professora Ana Paula Malanovicz. Complementando, o professor Marcelo Frizon ressaltou que o projeto também é uma oportunidade de viver o Sistema Preventivo em ação: “Cada roteiro e cada gravação se tornam um exercício de escuta, diálogo e convivência, em que educadores e alunos constroem juntos conhecimento, valores e sentido. É comunicação com alma salesiana.” Guardiões do Velho ChicoColégio Nossa Senhora Auxiliadora (Petrolina/PE) – Inspetoria Maria Auxiliadora. Um projeto interdisciplinar que alia comunicação, ecologia e cidadania, estimulando o cuidado com a Casa Comum e a conscientização ambiental. O projeto tem o objetivo de promover a conscientização e a intervenção socioambiental na orla de Petrolina para preservação do Rio São Francisco. Durante a apresentação, a professora Fabiana da Costa Silva explicou que o trabalho envolve estudantes, professores e a comunidade local em ações práticas e educativas voltadas para o cuidado com o meio ambiente. “Buscamos diagnosticar os pontos críticos de geração de resíduos sólidos na orla, identificar áreas sem cobertura de lixeiras e planejar coletivamente intervenções educativas”, destacou. Ela acrescentou que os alunos também participam da produção de placas e cartazes informativos, da sensibilização de comerciantes e frequentadores sobre a responsabilidade compartilhada e do monitoramento dos resultados, com entrega dos dados à Agência Municipal de Meio Ambiente. “Mais do que limpar a orla, queremos formar cidadãos conscientes, que cuidam do Rio São Francisco como parte da própria vida e identidade regional. O selo Guardiões do Velho Chico é o símbolo desse compromisso coletivo com a Casa Comum”, concluiu a professora. As práticas apresentadas foram avaliadas a partir de critérios como dimensão educomunicacional, relação com a missão educativa salesiana, engajamento da comunidade educativo-pastoral, alcance e relevância social dos resultados. Cada experiência evidenciou o poder da comunicação como ferramenta de transformação e formação integral dos jovens. Encerramento com espírito de comunhão O primeiro dia do Seminário foi encerrado com um momento de ressonâncias e agradecimentos, reforçando a importância da colaboração entre as presenças salesianas. Os participantes foram convidados a registrar suas mensagens no mural digital colaborativo e a compartilhar percepções sobre as apresentações. A equipe organizadora expressou gratidão pela ampla participação e renovou o convite para o segundo dia do seminário, no dia 5 de novembro, a partir das 9h (horário de Brasília). Sobre o Seminário O III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação é promovido pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com o objetivo de fortalecer o ecossistema educomunicacional salesiano e valorizar as experiências que unem comunicação, evangelização e protagonismo juvenil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

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