17/02/2023

Educomunicação em Ação Social

Educomunicação em Ação Social

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Segundo o relatório de resultados preliminares do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, cerca de 30% dos brasileiros em idade produtiva (entre 15 e 64 anos) são analfabetos funcionais. 3 entre 10 brasileiros apresentam dificuldades em resolver questões básicas do cotidiano, dificultando o pleno exercício da cidadania e a construção de uma vida autônoma. Além deste cenário, os educadores sociais também têm a percepção de que, quanto maior a vulnerabilidade social, menor é o repertório informacional e cultural dos indivíduos. Em resposta a este cenário, intensificado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, começou a ser implementado o Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas. Assim, na dimensão da preventividade proposta pela RSB, esta iniciativa busca a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e adolescentes.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais. A expectativa desta nova etapa é de dobrar o número de crianças e adolescentes atendidos. 

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, a iniciativa propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa; além de propiciar a criação de estratégias metodológicas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos leitores e escritores, conectando teorias e práticas de educação e desenvolvimento social com os padrões da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) como estrutura para a inovação na educação.

“A possibilidade de ampliar o impacto do Projeto Educomunicacao em Ação Social para mais obras sociais salesianas é uma notícia que muito nos alegra e motiva, pois sabemos como ele é atual em seu objetivo de reduzir o impacto negativo que a pandemia trouxe para a educação brasileira. Quando um projeto tem relevância e apresenta bons resultados, o desejo é de que ele possa impactar ainda mais vidas. A Educomunicação vem trazer uma nova cultura de execução de projetos para as equipes da Rede Salesiana Brasil e vem contribuindo diretamente para transformar a forma como nossas crianças e adolescentes aprendem e nossos educadores ensinam e aprendem também. Desejamos muito compromisso e empenho nessa nova etapa que se inicia”, comenta a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

“Trabalhar com diferentes formas de pensar dos educadores e oficineiros envolvidos no projeto é uma riqueza. Aprendo a cada contato realizado nos encontros on-line ou pelo WhatsApp. Do ponto de partida do trabalho como coordenador, sei que as crianças e adolescentes atendidos levam para as Obras as dificuldades pessoais e aquelas impostas pela sociedade, porém, recebo e percebo toda dedicação dos educadores e oficineiros para fazer cada oficina e cada ideia discutida se tornar realidade. Essa transformação dá mais coragem e ânimo para investir neste projeto”, diz o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Professor Joadir Foresti.

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto:

 OS PADRÕES IEST E OS ODS NO PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO 

Os Padrões ISTE, da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação, são os padrões para aprendizado, ensino e liderança na era digital, amplamente reconhecidos e adotados em todo o mundo e servem como um roteiro para integrar a tecnologia na educação de maneira significativa e impactante.

Estes padrões fornecem uma estrutura para integrar a tecnologia na educação, descrevendo as habilidades e competências que educandos, educadores, líderes, formadores e educadores precisam desenvolver para serem eficazes na era digital, aprimorando as habilidades de aprendizado e de resolução de problemas. Assim, em uma proposta de aprendizagem centrada nos educandos, os Padrões ISTE os consideram como agentes reflexivos e ativos de aprendizagem à medida que se tornam solucionadores de problemas, de forma criativa.

Esta estrutura para a inovação na educação está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do que é proposto pelos objetivos 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 17 (parcerias em prol das metas).

 OS RECURSOS DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL 

A Rede Salesiana Brasil proporciona às presenças salesianas participantes do Projeto todo o apoio e subsídios necessários para sua implantação. No ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), são disponibilizados os materiais didáticos, vídeos dos encontros on-line, fórum de discursão, orientações para a realização de atividades e outras ferramentas de comunicação e interação.

Para a segunda etapa de cada Módulo, foram produzidos Kits Didáticos de Oficinas, com planos detalhados para as propostas de oficinas e os respectivos subsídios para o seu desenvolvimento, disponibilizados em arquivos na nuvem, para que os educadores e oficineiros das Obras participantes possam aplicar nas atividades educativas com os educandos, fazendo as adequações e complementações necessárias. No projeto, o conjunto de Kits Didáticos visa contribuir para maior unidade no trabalho em Rede, sendo a autoria dos educadores muito valorizada e incentivada, no sentido de que também eles são convidados a criarem novas propostas de oficinas e aprimorarem continuamente os Kits Didáticos disponibilizados.

 O CAMINHAR DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL DENTRO DAS OBRAS  

Aqui, destaca-se a atuação dos educadores/oficineiros do Projeto em suas obras sociais junto aos seus pares, seja na socialização de experiência, multiplicação de saberes, ou na criação colaborativa de novas iniciativas para a transformação dos territórios em que atuam. Esta atuação protagonista dos educadores, sempre comprometidos com a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, impacta positivamente na formação de educandos também protagonistas de suas próprias histórias.

Confira algumas fotos das oficinas oferecidas pelo Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas participantes:

            

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Projeto Capta Ação fortalece a obtenção de recursos nas obras sociais salesianas e alcança mais de 100 agentes em formação

Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens. Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP). “Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra. Formação técnica e planos personalizados Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por  10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação. Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores. Produção de conhecimento e incidência institucional Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa. Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil. Parcerias com empresas e poder público Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares. Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização. Um caminho para o segundo semestre Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças. “Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

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