Educomunicação em Ação Social
17/02/2023

Educomunicação em Ação Social

Educomunicação em Ação Social

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Segundo o relatório de resultados preliminares do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, cerca de 30% dos brasileiros em idade produtiva (entre 15 e 64 anos) são analfabetos funcionais. 3 entre 10 brasileiros apresentam dificuldades em resolver questões básicas do cotidiano, dificultando o pleno exercício da cidadania e a construção de uma vida autônoma. Além deste cenário, os educadores sociais também têm a percepção de que, quanto maior a vulnerabilidade social, menor é o repertório informacional e cultural dos indivíduos. Em resposta a este cenário, intensificado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, começou a ser implementado o Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas. Assim, na dimensão da preventividade proposta pela RSB, esta iniciativa busca a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e adolescentes.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais. A expectativa desta nova etapa é de dobrar o número de crianças e adolescentes atendidos. 

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, a iniciativa propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa; além de propiciar a criação de estratégias metodológicas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos leitores e escritores, conectando teorias e práticas de educação e desenvolvimento social com os padrões da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) como estrutura para a inovação na educação.

“A possibilidade de ampliar o impacto do Projeto Educomunicacao em Ação Social para mais obras sociais salesianas é uma notícia que muito nos alegra e motiva, pois sabemos como ele é atual em seu objetivo de reduzir o impacto negativo que a pandemia trouxe para a educação brasileira. Quando um projeto tem relevância e apresenta bons resultados, o desejo é de que ele possa impactar ainda mais vidas. A Educomunicação vem trazer uma nova cultura de execução de projetos para as equipes da Rede Salesiana Brasil e vem contribuindo diretamente para transformar a forma como nossas crianças e adolescentes aprendem e nossos educadores ensinam e aprendem também. Desejamos muito compromisso e empenho nessa nova etapa que se inicia”, comenta a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

“Trabalhar com diferentes formas de pensar dos educadores e oficineiros envolvidos no projeto é uma riqueza. Aprendo a cada contato realizado nos encontros on-line ou pelo WhatsApp. Do ponto de partida do trabalho como coordenador, sei que as crianças e adolescentes atendidos levam para as Obras as dificuldades pessoais e aquelas impostas pela sociedade, porém, recebo e percebo toda dedicação dos educadores e oficineiros para fazer cada oficina e cada ideia discutida se tornar realidade. Essa transformação dá mais coragem e ânimo para investir neste projeto”, diz o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Professor Joadir Foresti.

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto:

 OS PADRÕES IEST E OS ODS NO PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO 

Os Padrões ISTE, da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação, são os padrões para aprendizado, ensino e liderança na era digital, amplamente reconhecidos e adotados em todo o mundo e servem como um roteiro para integrar a tecnologia na educação de maneira significativa e impactante.

Estes padrões fornecem uma estrutura para integrar a tecnologia na educação, descrevendo as habilidades e competências que educandos, educadores, líderes, formadores e educadores precisam desenvolver para serem eficazes na era digital, aprimorando as habilidades de aprendizado e de resolução de problemas. Assim, em uma proposta de aprendizagem centrada nos educandos, os Padrões ISTE os consideram como agentes reflexivos e ativos de aprendizagem à medida que se tornam solucionadores de problemas, de forma criativa.

Esta estrutura para a inovação na educação está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do que é proposto pelos objetivos 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 17 (parcerias em prol das metas).

 OS RECURSOS DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL 

A Rede Salesiana Brasil proporciona às presenças salesianas participantes do Projeto todo o apoio e subsídios necessários para sua implantação. No ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), são disponibilizados os materiais didáticos, vídeos dos encontros on-line, fórum de discursão, orientações para a realização de atividades e outras ferramentas de comunicação e interação.

Para a segunda etapa de cada Módulo, foram produzidos Kits Didáticos de Oficinas, com planos detalhados para as propostas de oficinas e os respectivos subsídios para o seu desenvolvimento, disponibilizados em arquivos na nuvem, para que os educadores e oficineiros das Obras participantes possam aplicar nas atividades educativas com os educandos, fazendo as adequações e complementações necessárias. No projeto, o conjunto de Kits Didáticos visa contribuir para maior unidade no trabalho em Rede, sendo a autoria dos educadores muito valorizada e incentivada, no sentido de que também eles são convidados a criarem novas propostas de oficinas e aprimorarem continuamente os Kits Didáticos disponibilizados.

 O CAMINHAR DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL DENTRO DAS OBRAS  

Aqui, destaca-se a atuação dos educadores/oficineiros do Projeto em suas obras sociais junto aos seus pares, seja na socialização de experiência, multiplicação de saberes, ou na criação colaborativa de novas iniciativas para a transformação dos territórios em que atuam. Esta atuação protagonista dos educadores, sempre comprometidos com a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, impacta positivamente na formação de educandos também protagonistas de suas próprias histórias.

Confira algumas fotos das oficinas oferecidas pelo Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas participantes:

            

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Reunião dos GAMs reforça unidade e projeta ações para 2026

Encontro no Centro Inspetorial Salesiano de São Paulo reuniu coordenadores de diversas casas e fortalece o compromisso conjunto com a missão evangelizadora e juvenil No domingo, 7 de dezembro, o Centro Inspetorial Salesiano acolheu mais uma reunião dos coordenadores dos Grupos de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Estiveram presentes representantes dos grupos de Piracicaba, Lapa, Santa Teresinha, Itaquera, Jardim Nordeste, Bom Retiro, Araras, Campinas, São José dos Campos, Lorena, Liceu Coração de Jesus (São Paulo) e Sorocaba, reunindo tanto os coordenadores que atuaram nos últimos dois anos quanto os novos coordenadores, vice-coordenadores, secretários e tesoureiros que assumirão as funções. A manhã do encontro foi iniciada com a oração, seguida pelo momento formativo voltado à “projetação pastoral”, em âmbito inspetorial e local, além do planejamento e da avaliação para o ano de 2026. Ao final, o encontro reafirmou a importância da unidade e da corresponsabilidade dos grupos GAM na missão salesiana, fortalecendo o compromisso conjunto com a evangelização e com a presença juvenil em cada comunidade. Uma troca de experiências, de espírito fraterno e de  planejamento conjunto que reforça a continuidade do trabalho missionário fiel ao carisma de Dom Bosco.   Inspetoria Salesiana de São Paulo

Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais de SP reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade

Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas A Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no dia 2 de dezembro, terça-feira, o Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais, que marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.  O encontro teve início com um momento de acolhida e oração, recordando o tempo do Advento e convidando as obras sociais a colocarem a sua missão sob a proteção de “Jesus, Deus feito menino pobre”, enfoque espiritual que norteou todo o desenvolvimento do dia. Na pauta estratégica, foram apresentados e discutidos o Calendário Inspetorial 2026; o Manual de Indicadores para subsidiar o Plano Orgânico Local (POL); e as principais Diretrizes e Projetos para 2026. O objetivo foi alinhar práticas, fortalecer processos e garantir a continuidade da missão educativa e evangelizadora da ISSP. Durante o almoço e a confraternização, os participantes refletiram ainda sobre os seus desejos e intenções para o próximo ano, favorecendo um ambiente de fraternidade e partilha. Carisma e Presença O momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Agnaldo e realizado na Cripta do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aprofundou a compreensão do papel do gestor salesiano. A reflexão destacou que o diretor é o primeiro animador do carisma na casa e que a missão salesiana exige presença, cuidado e discernimento. Cada decisão deve responder à pergunta: “Esta escolha aproxima ou afasta a obra do carisma salesiano?”. Como gesto simbólico, cada casa apresentou um objeto representando a sua obra, colocado diante do altar como sinal de compromisso e identidade. O encontro foi encerrado com renovado entusiasmo pela missão e com a reafirmação da ISSP com o compromisso de uma gestão fiel ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, marcado pela caridade pastoral, competência, corresponsabilidade e dedicação aos jovens. Inspetoria Salesiana da São Paulo  

Obra Social Salesiana realiza doação de Kits de livros para Creches da Rede Municipal de Araras

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras (SP), realizou uma ação muito especial neste fim de ano: a entrega de mais de 200 kits de livros infantis para crianças das creches da rede municipal de Araras. Cada kit continha quatro livros, selecionados com carinho para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. A entrega contou com a presença do querido MILO, o mascote oficial do Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF. O leão simpático e apaixonado por livros fez a alegria da garotada, levando diversão, carinho e inspirando o gosto pela leitura. As visitas foram realizadas em duas escolas. A primeira parada foi na EMEI Professora Adélia Quintiliano Moreira, onde as crianças que participam das atividades da OSAF no CICA – Centro de Integração e Cidadania de Araras, no bairro Milton Severino, juntamente com a turma de educandos da manhã da OSAF, participaram da entrega dos kits. O momento contou com a presença da Irmã Valentina, dos estagiários de Psicologia da FHO – Fundação Hermínio Ometto, e do educador Rafael, idealizador do projeto MILO e articulador de toda a ação junto aos educandos. A segunda entrega aconteceu na E.M.E.I.E.F. Ignácio Zurita Neto, escola localizada no mesmo bairro da OSAF. Foi uma visita especial, pois muitos dos adolescentes atendidos pela instituição estudaram ali na infância. Eles participaram com orgulho da atividade, acompanhados pelo coordenador de projetos Carlos e pelo educador Rafael, que também esteve presente acompanhando e apoiando a ação. Em todas as salas visitadas, o clima foi de festa: as crianças ficaram encantadas com os presentes e vibraram com a visita do leão leitor, tornando cada encontro ainda mais marcante. O MILO é um evento literário que acontece na OSAF há três anos, promovendo atividades para aproximar os educandos do universo da leitura. Em 2024, o projeto ganhou uma edição especial de Natal, levando livros, alegria e imaginação para além dos muros da instituição. A montagem e a entrega dos kits foram realizadas pelos próprios educandos da OSAF, que participaram ativamente de todo o processo, orientados e motivados pelo educador Rafael, reforçando valores como trabalho em grupo, solidariedade e responsabilidade social. Ler dá asas à imaginação. Foi com esse espírito que a OSAF contribuiu para levar mais conhecimento, alegria e encantamento às crianças de Araras. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil