Ex-atendido Salesiano se Forma em Medicina
27/07/2023

Ex-atendido Salesiano se Forma em Medicina

Ex-atendido Salesiano se Forma em Medicina

A Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio de sua Ação Social, tem como objetivo transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Um grande exemplo desse apoio incondicional à juventude aconteceu com um jovem da obra social salesiana pertencente à Inspetoria Madre Mazzarello, o Oratório Madre Madalena Morano, em Barbacena (MG), que transformou a vida do ex-atendido, porém eterno oratoriano, Lucian Herlan da Costa.

Lucian passou a frequentar o Oratório de Barbacena em meados de 2002, permanecendo até meados de 2010, e foi graças ao apoio das irmãs salesianas que ele, além de transformar a vida de sua família, realizou um sonho que, aparentemente, parecia impossível: se formou em medicina.

Quando pequeno, Lucian queria participar do Oratório Salesiano, mas ainda não era possível por conta da idade. O seu irmão mais velho, Willan da Costa, já frequentava a obra e sempre compartilhava suas experiências com o irmão mais novo. Com o passar do tempo, o desejo que Lucian tanto almejava foi atendido. Por volta do ano de 2002, com a saída do irmão mais velho, Lucian teve a oportunidade de ocupar sua vaga no Oratório, pois, já tinha idade suficiente para entrar. “Eu queria muito ir para o Oratório porque meu irmão contava muitas coisas que aconteciam lá como, por exemplo, a confecção de artesanato e várias oficinas”, comenta. Naquela época, quem estava à frente da Oratória Madre Madalena Morano era a Irmã Salesiana Maria Josefina, juntamente com a Ir. Maria Helena. Também foram responsáveis por acolher e contribuir com a trajetória de Lucian a Ir. Silvia Aparecida da Silva e a Ir. Maria Imaculada.

Os Oratórios Salesianos são ambientes de ampla acolhida, abertos a uma grande diversidade de adolescentes e jovens, com variadas propostas educativas e de evangelização, trabalho caracterizado pelo protagonismo juvenil e por uma forte relação familiar entre educadores e jovens.

A TEMPORADA NO ORATÓRIO

Sendo um jovem muito talentoso, Lucian chamava a atenção devido ao seu conhecimento e dedicação nos trabalhos que eram solicitados no Oratório. Enquanto alguns atendidos demoravam para finalizar um determinado ofício em cerca de três semanas, Lucian, na época, o realizava em uma semana ou duas. “Até mesmo as irmãs falavam que era necessário ter paciência para poder ensinar, porque tinha hora que eu fazia as coisas muito rápido. As irmãs sempre diziam que eu tinha que fazer as coisas mais devagar para poder acompanhar todo mundo. Eu sempre fui muito ágil”, lembra o ex-atendido.  

Quando criança, o período do natal era o momento em que Lucian mais amava. Algo que marcou muito a sua história foi o bordado e o contato com as irmãs salesianas. “A cada semana que chegava ao fim, para mim era uma tristeza, porque eu falava: ‘Meu Deus, só na semana que vem agora’”, lembra o jovem. Além disso, o Oratória Madre Madalena Morano sempre realiza o Show de Talentos com premiações. Para Lucian, essa ação era o que mais chamava a sua atenção.

Foi também durante a sua estadia na obra social salesiana que Lucian começou a trabalhar. Na época, após uma oficina de manicure, o ex-atendido iniciou no mercado de trabalho. A primeira profissão lhe rendeu grandes amizades e contato com várias pessoas de diferentes áreas. E foi fazendo unha que ele começou a enxergar uma nova possibilidade de carreira.

  

VOCAÇÃO PARA O CUIDADO COM O OUTRO

Quando criança, Lucian nunca pensou em ser médico, ao contrário, devido ao seu gosto por desenhos, ele pensava em fazer Engenharia Civil, pois frequentemente desenhava a sua futura residência. No decorrer do tempo, quando começou a ter contato com outras pessoas a partir do ofício aprendido no Oratório Salesiano, começou a descobrir a possibilidade de outras profissões, o que provocou uma mudança de pensamento em relação à sua vocação acadêmica. “Tudo iniciou quando eu conheci outras profissões. Como eu gostava muito de ajudar outras pessoas, eu sempre me envolvia em muitas ações beneficentes como, por exemplo, o ‘Natal Solidário’ e os ofícios do Oratório. Foi a partir daí que essas ações chamaram muito a minha atenção, porque eu enxergava que dentro da área da saúde eu poderia ajudar as pessoas de alguma forma, com uma proximidade ainda maior. Então, foi quando eu falei: ‘eu quero fazer medicina’”, lembra Lucian.

A trajetória do jovem não foi nada fácil. Com o apoio dos seus familiares, amigos e das irmãs salesiana de Barbacena, foi possível superar os obstáculos em sua formação acadêmica, pois, após algumas tentativas, Lucian foi aprovado no vestibular de medicina pelo Prouni para uma universidade particular de Belém (PA) que concedeu, na época, 50 vagas com 50% de desconto para o curso de medicina.

Para conseguir estadia e fazer toda a mudança para Belém, Lucian contou com o apoio das Irmãs Salesianas do Oratório de Barbacena que, entrando em contato com as Irmãs da Inspetoria do Norte do Brasil, hoje chamada de Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, acolheram o futuro médico para que ele pudesse dar os primeiros passos em sua formação. Assim, acolhido pela comunidade salesiana do Norte do Brasil, em especial a Ir. Eleuzimar e a Ir. Nilza e a Inspetora, Ir. Maria Carmelita Conceição, além de contar com o apoio financeiro de vários amigos, familiares e conhecidos, Lucian conseguiu percorrer os anos de formação até finalizar o curso.

Recentemente, em 29 de junho de 2023, Lucian conquistou seu diploma em medicina e, mesmo ainda recém-formado, o novo médio já está atuando em Capitão Poço, no Pará, trabalhando duas vezes na semana, além de realizar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) como Clínico Geral.

Apesar de já formado, o médico continua estudando para fazer residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica.

      

GRATIDÃO A FAMÍLIA SALESIANA

Após sair do Oratória Madre Madalena Morano, o médico já voltou algumas vezes para visitar as irmãs e os atendidos da obra social que um dia o acolheu. “Quando tenho a oportunidade de estar presente, eu sempre vou lá. Gosto de assistir as apresentações! Como um dia eu fui bem cuidado, fico feliz em saber que as crianças estão sendo bem tratadas. Elas estão aprendendo muitas coisas que, por vezes, aquilo se tornará a profissão delas e a renda das suas famílias, porque cada criança tem uma realidade. Ali não é somente uma criança que não tem um alimento em casa, mas entre vários fatores”, comenta o médio.

Com o coração cheio de gratidão, Lucian agradece a Família Salesiana pela transformação de vida que obteve graças às irmãs que um dia o apoiaram. “Acredito que se não fosse o carisma Salesiano, eu não teria chegado onde cheguei. As irmãs deram o ‘sim’ a mim e dão a vários jovens que elas recebem e acolhem nas casas. Que elas continuem a fazer isso por outros jovens, pois como eu consegui fazer medicina, outros jovens têm sonhos de outras profissões. Graças a vocação das irmãs, outras pessoas também podem chegar onde eu cheguei”, conclui Lucian.

FAÇA SUA PARTE

Sabia que você também pode contribuir com as ações das obras sociais salesianas que estão espalhadas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Assim como Lucian teve uma mudança de vida, sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Foto: Acervo pessoal de Lucian Herlan da Costa

Mais Recentes

“Seminário Virtual: vivenciando os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB” aprofunda reflexões sobre o Oratório como critério permanente

No dia 29 de agosto, a Rede Salesiana Brasil realizou o Seminário Virtual sobre a aplicação dos Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social, reunindo mais de 100 participantes on-line. O encontro teve como tema “Oratório como critério permanente”, convidando gestores, educadores e colaboradores das obras sociais a refletirem sobre a centralidade do educando na missão salesiana e o compromisso coletivo de oferecer sempre “o melhor para eles”. A programação contou com a partilha de experiências de obras sociais da Inspetoria São Pio X, apresentando práticas concretas que traduzem o carisma salesiano em ações educativas e pastorais. A acolhida foi conduzida pela Coordenadora da Ação Social da Inspetoria São João Bosco, Carolina Neves de Oliveira, que contextualizou o propósito de tornar mais conhecidas práticas que evidenciam a aplicabilidade dos Cadernos da Ação Social na realidade das obras sociais, com fundamentação e sentido.  Luiz Salgado (Teco), Diretor Executivo do Parque Dom Bosco (Itajaí-SC), destacou que a vivência do oratório na obra é “como queria Dom Bosco: ambiente educativo, acolhedor, familiar e alegre, critério permanente em nossas ações do cotidiano”. Ele ressaltou também que o oratório festivo acontece mensalmente, com propostas pensadas em conjunto entre educandos e educadores, fortalecendo vínculos e protagonismo juvenil, e que a experiência se estende à comunidade local, transformando também as famílias. Na mesma linha, Marcela Andrade, Coordenadora Educativo-Pastoral do Parque Dom Bosco, reforçou a importância do “coração oratoriano” dos educadores, que, ao se aproximarem dos jovens, transformam a relação educativa em um vínculo fraterno. Cristina Hugentobler, Diretora Executiva do Novo Lar (Viamão-RS), enfatizou que “o oratório do Novo Lar é mais que um espaço: é um abraço aberto a cada família que chega”. Segundo ela, mães, pais, crianças e jovens encontram não apenas atividades, mas um lar de vínculos verdadeiros, em que a alegria se mistura à fé e onde cada pessoa descobre que pertence a uma grande família. Nikolas Marcelo Belo Moreira, educador do Instituto Assistencial Dom Bosco (Guarapuava-PR), trouxe a reflexão de que “a passagem de época que estamos vivendo requer discernimento sobre o tipo de presença entre os jovens mais pobres”. Ele lembrou que a memória carismática é a fonte que inspira paixão educativa e decisões operacionais, sempre com predileção pelos mais vulneráveis. Kaylla Maria Borges, Coordenadora Educativo-Pastoral do ISAS (Curitiba-PR), recordou a frase de Dom Bosco — “não basta amar os jovens; é preciso que eles sintam que são amados” — para explicar o sentido do oratório na obra. Segundo ela, essa certeza se concretiza no cuidado, na transformação e no amor oferecido a cada jovem, valorizando o vínculo com a comunidade, as parcerias e a missão de oferecer sempre “para eles, o melhor”. Por fim, Tatiana Ostroske, Orientadora Pedagógica do Centro Educacional Dom Bosco (Joinville-SC), apresentou a experiência do Oratório Itinerante, criado como resposta criativa ao desafio de chegar até as crianças e adolescentes em seus próprios espaços de convivência. Ela explicou que cada encontro “é uma experiência educativa planejada, onde se cultivam valores, vínculos e oportunidades de protagonismo juvenil”, reafirmando o oratório como critério permanente, lugar de acolhida e de construção de sentido para a vida. Durante as partilhas, ficou evidenciado o empenho das equipes em manter vivo o espírito do oratório como critério pedagógico e pastoral permanente. Cada relato revelou como o compromisso salesiano se atualiza nas diferentes realidades, sempre colocando o educando no centro do processo educativo. “Nas partilhas das práticas pelos gestores e educadores das obras sociais da Inspetoria São Pio X, à luz do tema ‘Oratório como critério permanente’, ficou evidenciado o compromisso e o empenho das equipes em realizar o melhor pelos educandos atendidos (Para eles, o melhor!). A intenção é a mesma, o sonho é o mesmo, os compromissos são compartilhados! Em cada realidade, as ações se desenvolvem com sentido por meio de atitudes pedagógicas que têm o educando no centro”, destacou Ana Paula, gestora de projetos de formação da RSB. O Seminário reforçou a convicção de que os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB são instrumentos de unidade e fortalecimento da missão. Eles orientam a prática educativa, assegurando que o oratório, expressão original do carisma de Dom Bosco, permaneça como referência para a construção de ambientes educativos acolhedores e evangelizadores. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

O trabalho da MSMT junto aos Povos Originários de Mato Grosso é a maior esperança de resgate da dignidade dessa população

O trabalho da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) junto aos povos originários, fazendo a perfuração e manutenção de poços artesianos, é a maior esperança de resgate da dignidade dessa população. Mais de cem aldeias xavantes sofrem por falta de água potável. O Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante cobre 68 mil quilômetros quadrados, atende a 26.000 pessoas e abrange sete terras indígenas, 14 municípios e 375 aldeias. A ausência de poços artesianos em regiões como Sangradouro, São Marcos, Marechal Rondon, Areões, Pimentel Barbosa, Parabubure e Marãiwatsédé agrava problemas de saúde ligados ao consumo de água imprópria. Consequências e respostas urgentes As doenças diarreicas, vômitos, cólicas e infecções intestinais atingem principalmente crianças e idosos. A Secretaria Especial de Saúde Indígena registrou que, em cinco anos, o ‘DSEI Xavante’ elaborou dez projetos de abastecimento, contratou três e fez quatro levantamentos geofísicos. Nesse ritmo, comunidades com sede hoje só teriam solução para o problema da falta de água potável em aproximadamente 200 (duzentos!) anos. A Assembleia Legislativa criou uma Câmara Setorial Temática para articular ações com governos e priorizar melhorias médicas, fornecimento de medicamentos e construção de poços. Ações de instituições e parceiros O Hospital Albert Einstein atua no Projeto MICC para combater doenças materno-infantis e prevenir câncer de colo do útero, relacionando a falta de água limpa a mortes que podem ser evitadas. A Promotoria de Justiça do município de Campinápolis destacou em relatório que a ausência de água potável é o principal problema estrutural. O Promotor Fabrício Miranda Mereb apontou que a potabilidade da água impacta diretamente a saúde indígena. Uma parceria entre o Ministério Público e a Missão Salesiana mantém cerca de 50 (cinquenta) poços artesianos nas aldeias daquele município. O papel da Missão Salesiana O ‘Grupo Operação Mato Grosso’ constrói cisternas, instala encanamentos e busca recursos para perfurar poços. O ‘Projeto AMA’, coordenado pela Missão, fabrica bombas adaptadas a cada comunidade, instala reservatórios, filtra a água e orienta o uso consciente. Em junho de 2024, a aldeia Corpo de Cristo voltou a ter água após a troca de uma bomba. A ação reuniu o P. Divino Aparecido Lopes, integrantes da Operação Mato Grosso e Voluntários do Centro Social Alvorada.  Preocupação do Legislativo Estadual A Assembleia Legislativa de Mato Grosso instalou, em 14 de julho, a Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena, proposta pelo presidente da Casa, Deputado Max Russi (PSB). O grupo, presidido por Paloma Velozo, atua para articular políticas públicas que melhorem o atendimento médico, ampliem o fornecimento de medicamentos e garantam acesso à água potável nas aldeias. Na reunião de instalação, Lideranças Indígenas destacaram que a perfuração de poços artesianos é prioridade para comunidades que enfrentam escassez hídrica, especialmente na região do Araguaia, onde vivem cerca de 22.000 indígenas da etnia xavante. A próxima reunião da CST está marcada para 21 de agosto, na sede da Assembleia, e contará com a presença do Titular da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba. Na pauta, além de estratégias de prevenção e promoção da saúde, será discutida a viabilização de projetos para garantir água potável em territórios indígenas. Em 27 de agosto, a Comissão realizará encontro em Barra do Garças para ouvir diretamente as demandas dos Povos Xavantes, reforçando a preocupação do Legislativo estadual com a segurança hídrica e a qualidade de vida dessas comunidades. Impactos e esperança Hoje o Projeto AMA mantém cerca de 80 (oitenta) poços semiartesianos no DSEI Xavante. O salesiano Diácono José Alves de Oliveira, que está à frente desse trabalho, afirmou: “Os desafios são muitos. Acredito que as parcerias entre poder público e instituições diversas, nesse esforço conjunto, seja uma saída para a resolução desse grave problema da falta d’água nas aldeias”. As ações da Missão e seus parceiros têm reduzido mortes por doenças ligadas à água contaminada. A expansão do projeto pode melhorar as condições de saúde e sustentar as comunidades sem desrespeitar a identidade e a cultura local. Euclides Fernandes da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT)

Projeto Capta Ação fortalece a obtenção de recursos nas obras sociais salesianas e alcança mais de 100 agentes em formação

Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens. Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP). “Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra. Formação técnica e planos personalizados Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por  10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação. Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores. Produção de conhecimento e incidência institucional Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa. Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil. Parcerias com empresas e poder público Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares. Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização. Um caminho para o segundo semestre Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças. “Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil