Ex-atendido Salesiano se Forma em Medicina
27/07/2023

Ex-atendido Salesiano se Forma em Medicina

Ex-atendido Salesiano se Forma em Medicina

A Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio de sua Ação Social, tem como objetivo transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Um grande exemplo desse apoio incondicional à juventude aconteceu com um jovem da obra social salesiana pertencente à Inspetoria Madre Mazzarello, o Oratório Madre Madalena Morano, em Barbacena (MG), que transformou a vida do ex-atendido, porém eterno oratoriano, Lucian Herlan da Costa.

Lucian passou a frequentar o Oratório de Barbacena em meados de 2002, permanecendo até meados de 2010, e foi graças ao apoio das irmãs salesianas que ele, além de transformar a vida de sua família, realizou um sonho que, aparentemente, parecia impossível: se formou em medicina.

Quando pequeno, Lucian queria participar do Oratório Salesiano, mas ainda não era possível por conta da idade. O seu irmão mais velho, Willan da Costa, já frequentava a obra e sempre compartilhava suas experiências com o irmão mais novo. Com o passar do tempo, o desejo que Lucian tanto almejava foi atendido. Por volta do ano de 2002, com a saída do irmão mais velho, Lucian teve a oportunidade de ocupar sua vaga no Oratório, pois, já tinha idade suficiente para entrar. “Eu queria muito ir para o Oratório porque meu irmão contava muitas coisas que aconteciam lá como, por exemplo, a confecção de artesanato e várias oficinas”, comenta. Naquela época, quem estava à frente da Oratória Madre Madalena Morano era a Irmã Salesiana Maria Josefina, juntamente com a Ir. Maria Helena. Também foram responsáveis por acolher e contribuir com a trajetória de Lucian a Ir. Silvia Aparecida da Silva e a Ir. Maria Imaculada.

Os Oratórios Salesianos são ambientes de ampla acolhida, abertos a uma grande diversidade de adolescentes e jovens, com variadas propostas educativas e de evangelização, trabalho caracterizado pelo protagonismo juvenil e por uma forte relação familiar entre educadores e jovens.

A TEMPORADA NO ORATÓRIO

Sendo um jovem muito talentoso, Lucian chamava a atenção devido ao seu conhecimento e dedicação nos trabalhos que eram solicitados no Oratório. Enquanto alguns atendidos demoravam para finalizar um determinado ofício em cerca de três semanas, Lucian, na época, o realizava em uma semana ou duas. “Até mesmo as irmãs falavam que era necessário ter paciência para poder ensinar, porque tinha hora que eu fazia as coisas muito rápido. As irmãs sempre diziam que eu tinha que fazer as coisas mais devagar para poder acompanhar todo mundo. Eu sempre fui muito ágil”, lembra o ex-atendido.  

Quando criança, o período do natal era o momento em que Lucian mais amava. Algo que marcou muito a sua história foi o bordado e o contato com as irmãs salesianas. “A cada semana que chegava ao fim, para mim era uma tristeza, porque eu falava: ‘Meu Deus, só na semana que vem agora’”, lembra o jovem. Além disso, o Oratória Madre Madalena Morano sempre realiza o Show de Talentos com premiações. Para Lucian, essa ação era o que mais chamava a sua atenção.

Foi também durante a sua estadia na obra social salesiana que Lucian começou a trabalhar. Na época, após uma oficina de manicure, o ex-atendido iniciou no mercado de trabalho. A primeira profissão lhe rendeu grandes amizades e contato com várias pessoas de diferentes áreas. E foi fazendo unha que ele começou a enxergar uma nova possibilidade de carreira.

  

VOCAÇÃO PARA O CUIDADO COM O OUTRO

Quando criança, Lucian nunca pensou em ser médico, ao contrário, devido ao seu gosto por desenhos, ele pensava em fazer Engenharia Civil, pois frequentemente desenhava a sua futura residência. No decorrer do tempo, quando começou a ter contato com outras pessoas a partir do ofício aprendido no Oratório Salesiano, começou a descobrir a possibilidade de outras profissões, o que provocou uma mudança de pensamento em relação à sua vocação acadêmica. “Tudo iniciou quando eu conheci outras profissões. Como eu gostava muito de ajudar outras pessoas, eu sempre me envolvia em muitas ações beneficentes como, por exemplo, o ‘Natal Solidário’ e os ofícios do Oratório. Foi a partir daí que essas ações chamaram muito a minha atenção, porque eu enxergava que dentro da área da saúde eu poderia ajudar as pessoas de alguma forma, com uma proximidade ainda maior. Então, foi quando eu falei: ‘eu quero fazer medicina’”, lembra Lucian.

A trajetória do jovem não foi nada fácil. Com o apoio dos seus familiares, amigos e das irmãs salesiana de Barbacena, foi possível superar os obstáculos em sua formação acadêmica, pois, após algumas tentativas, Lucian foi aprovado no vestibular de medicina pelo Prouni para uma universidade particular de Belém (PA) que concedeu, na época, 50 vagas com 50% de desconto para o curso de medicina.

Para conseguir estadia e fazer toda a mudança para Belém, Lucian contou com o apoio das Irmãs Salesianas do Oratório de Barbacena que, entrando em contato com as Irmãs da Inspetoria do Norte do Brasil, hoje chamada de Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, acolheram o futuro médico para que ele pudesse dar os primeiros passos em sua formação. Assim, acolhido pela comunidade salesiana do Norte do Brasil, em especial a Ir. Eleuzimar e a Ir. Nilza e a Inspetora, Ir. Maria Carmelita Conceição, além de contar com o apoio financeiro de vários amigos, familiares e conhecidos, Lucian conseguiu percorrer os anos de formação até finalizar o curso.

Recentemente, em 29 de junho de 2023, Lucian conquistou seu diploma em medicina e, mesmo ainda recém-formado, o novo médio já está atuando em Capitão Poço, no Pará, trabalhando duas vezes na semana, além de realizar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) como Clínico Geral.

Apesar de já formado, o médico continua estudando para fazer residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica.

      

GRATIDÃO A FAMÍLIA SALESIANA

Após sair do Oratória Madre Madalena Morano, o médico já voltou algumas vezes para visitar as irmãs e os atendidos da obra social que um dia o acolheu. “Quando tenho a oportunidade de estar presente, eu sempre vou lá. Gosto de assistir as apresentações! Como um dia eu fui bem cuidado, fico feliz em saber que as crianças estão sendo bem tratadas. Elas estão aprendendo muitas coisas que, por vezes, aquilo se tornará a profissão delas e a renda das suas famílias, porque cada criança tem uma realidade. Ali não é somente uma criança que não tem um alimento em casa, mas entre vários fatores”, comenta o médio.

Com o coração cheio de gratidão, Lucian agradece a Família Salesiana pela transformação de vida que obteve graças às irmãs que um dia o apoiaram. “Acredito que se não fosse o carisma Salesiano, eu não teria chegado onde cheguei. As irmãs deram o ‘sim’ a mim e dão a vários jovens que elas recebem e acolhem nas casas. Que elas continuem a fazer isso por outros jovens, pois como eu consegui fazer medicina, outros jovens têm sonhos de outras profissões. Graças a vocação das irmãs, outras pessoas também podem chegar onde eu cheguei”, conclui Lucian.

FAÇA SUA PARTE

Sabia que você também pode contribuir com as ações das obras sociais salesianas que estão espalhadas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Assim como Lucian teve uma mudança de vida, sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Foto: Acervo pessoal de Lucian Herlan da Costa

Mais Recentes

Encontro da Juventude na COP30 marca presença e compromisso de jovens católicos com o cuidado da vida do planeta

A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realizou o Encontro Nacional Juventude na COP30, entre os dias 13 e 16 de novembro, no distrito de Icoaraci, em Belém (PA). As atividades realizadas e a carta divulgada no último dia de encontro marcaram a presença e o compromisso da juventude católica com o cuidado da vida do planeta. O encontro foi realizado em conjunto com o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém e a Pastoral Juvenil do Regional Norte 2 da CNBB, com atividades no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci. O local foi escolhido como um dos polos organizados pela arquidiocese de Belém para refletir sobre temas sociais, de educação e saúde, de sustentabilidade e de juventude. Mais de 100 jovens participaram de diversas atividades, como mesas redondas, palestras, ações culturais, corrida e uma visita missionária à Ilha de Cotijuba. Os debates e as reflexões trataram especialmente sobre a ecologia integral a partir da encíclica Laudato Si’. Visita Missionária Junto com o presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, dom Maurício Jardim, cerca de 70 jovens participaram da visita missionária à Ilha de Cotijuba, no dia 14 de novembro de 2025. Jovens em visita missionária | Foto: reprodução/Jovens Conectados Em grupos, os jovens visitaram comunidades ribeirinhas pertencentes à paróquia São Francisco das Ilhas. Confira um vídeo com o resumo da ação missionária:   Carta: vozes da juventude e grito da criação A carta divulgada ao final do encontro reforçou a esperança e o compromisso dos jovens no cuidado da criação. “Cremos que a luta pela promoção da harmonia socioambiental é a condição fundamental para o retorno do equilíbrio do planeta e somos convictos que essa é uma tarefa de todas as gerações”, afirmaram os jovens. No texto, eles alertam e exigem que os líderes mundiais “ouçam as vozes das juventudes e o grito da criação, tomando decisões corajosas e justas, guiadas pelo amor às pessoas e pela preservação do planeta”. Confira a carta na íntegra: Icoaraci – Belém/PA, 16 de novembro de 2025. Queridos irmãos e irmãs, Louvado seja nosso Senhor pela vida de toda a Criação! Nós, jovens católicos, reunidos em Belém do Pará, na COP 30, sentimos em nossos corações o chamado de Deus para cuidar da vida e da criação. A Terra é nossa Casa Comum, e nela devemos viver em harmonia com os demais seres, proteger com amor, gratidão e responsabilidade, como seus guardiões. Vivemos tempos de desafiadores onde os eventos climáticos extremos acontecem cada vez com maior frequência, não perdemos a esperança, pois acreditamos que, com fé e ação, podemos gerar uma transformação social. A Palavra de Deus nos ensina que a criação é sagrada, e que somos chamados a ser cooperadores de Deus na construção de um mundo justo e sustentável. Entendemos que diante dos diversos acontecimento algo precisa ser feito, como garantir com que os Povos e Comunidades Tradicionais, os ribeirinhos permaneçam em seus territórios, sem sofrer violência com o avanço do Hidromineral Negócio. Só com as Florestas em pé e produtivas, com os mares e ares limpos teremos a garantia de uma nação justa e equânime. A terra é de todos e para todos, e como nos dizia o Papa Francisco, ela é nossa Casa Comum. Acompanhamos toda a caminhada realizada pela Igreja e grupos das mais diversas espiritualidades, no processo “Igreja Católica na COP30”, do qual nós também somos protagonistas. Como nos exortava o Papa Francisco e como relança com vigor o Papa Leão XIV, é pela força da espiritualidade que podemos abrir novos caminhos de esperança, de cuidado e compromisso pela Casa Comum. Cremos que a luta pela promoção da harmonia socioambiental é a condição fundamental para o retorno do equilíbrio do planeta e somos convictos que essa é uma tarefa de todas as gerações. Por isso, nos comprometemos a: – Valorizar, divulgar e apoiar experiências concretas de cuidado, formação e preservação da natureza, de produção agroecológica sustentável e justa; – Apoiar as comunidades e os povos da floresta, das águas, do campo e das cidades que clamam por direito à Terra, Teto e Trabalho, porque acreditamos que somos nós, pequenas comunidades aliadas e organizadas, os protagonistas da mudança; – Respeitar e proteger a natureza, cuidando de cada ser vivo como parte importante da criação; – Agir em nossas expressões: grupos, pastorais, novas comunidades, congregações, escolas, universidades e famílias para promover a justiça social e ambiental; – Inspirar outros jovens a valorizar a criação e praticar gestos concretos de cuidado com o planeta; – Orar, refletir e trabalhar para que nossas decisões respeitem a vida e o equilíbrio da Terra; – Adotar um estilo de vida sóbrio. Evitar o uso de plásticos e descartáveis em nossas atividades, reduzindo a produção de lixo e incentivando a coleta seletiva e a reutilização de materiais; e – Defender com os povos originários, tradicionais e ribeirinhos, suas vidas, territórios e todos os biomas. A casa comum é um lugar para se viver bem, com responsabilidade ecológica, com práticas individuais e coletivas e ações efetivas, para garantir um presente e um futuro com mais qualidade de vida para todos. Ao final de nosso encontro, alertamos e exigimos que os líderes mundiais ouçam as vozes das juventudes e o grito da criação, tomando decisões corajosas e justas, guiadas pelo amor às pessoas e pela preservação do planeta. Acreditamos que, juntos, com fé, esperança e ação, podemos cuidar da Casa Comum e construir um futuro de vida, dignidade e harmonia para todos. Junte-se a nós! Juntos, podemos fazer a diferença! Com amor e esperança!   Fonte: Luiz Lopes Jr. do site da CNBB

Partilhas inspiradoras marcam o início do III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB

Teve início na manhã desta terça-feira, 4 de novembro, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), na modalidade on-line, reunindo comunicadores, educadores e gestores de todo o país em um espaço de partilhas, formação e inspiração. A acolhida do encontro foi conduzida pelos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin, que destacaram o papel da comunicação como força integradora e evangelizadora na missão salesiana. “Cada obra da RSB é chamada a comunicar com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello, tornando-se sinal de esperança para os jovens e para a sociedade”, afirmou a Ir. Silvia. Em seguida, o professor Joadir Foresti, Coordenador do Projeto de Educomunicação da RSB, desenvolveu uma abordagem sobre “A força da Educomunicação na Rede Salesiana Brasil”, em que destacou o papel da educomunicação como eixo estratégico para a missão educativa salesiana. “A Educomunicação é um novo âmbito de intervenção da comunicação social, também compreendida como um componente do processo educativo. Ela coloca a educação e a comunicação em uma relação dialógica e estratégica, a serviço do desenvolvimento pessoal e social do ser humano, por meio de uma busca permanente de respostas teóricas e práticas às complexas questões da contemporaneidade”, destacou o Prof. Joadir Foresti. Sua fala convidou os participantes a perceberem a comunicação não apenas como uma ferramenta, mas como um modo de ser e de educar, profundamente enraizado na tradição salesiana. Boas práticas que comunicam esperança A programação do primeiro dia foi marcada pela socialização de três experiências inspiradoras de Educomunicação, que demonstram o protagonismo das comunidades educativo-pastorais e a presença viva do carisma salesiano em diferentes regiões do Brasil. Festival Cultural Irmã Maria Rita PèrillierCentro Maria Rita Pèrillier (Lorena/SP) – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Durante a apresentação, Paula Bruna Cortez explicou que o objetivo do Festival é promover um espaço de integração, expressão cultural e protagonismo infantojuvenil, em sintonia com a Missão Educativa Salesiana, que busca a formação integral dos educandos e o fortalecimento dos vínculos entre instituições, famílias e comunidade. O evento foi uma celebração artística e educativa que valoriza a cultura, a expressão juvenil e o legado de Irmã Maria Rita, integrando fé, arte e missão. Projeto de Curtas-Metragens Dom Bosco em CenaColégio Dom Bosco (Porto Alegre/RS) – Inspetoria São Pio X. A iniciativa transforma a sala de aula em estúdio criativo, promovendo a produção audiovisual como meio de reflexão, protagonismo e evangelização. Durante a apresentação, os professores Ana Paula Malanovicz e Marcelo Frizon destacaram que o projeto nasceu do desejo de tornar o aprendizado mais significativo, aproximando os estudantes das linguagens midiáticas e dos valores salesianos. “A produção dos curtas coloca o jovem como protagonista da sua própria aprendizagem. Ele deixa de ser apenas espectador e passa a ser autor, pesquisador e comunicador, capaz de expressar sua fé e suas ideias de forma criativa”, explicou a professora Ana Paula Malanovicz. Complementando, o professor Marcelo Frizon ressaltou que o projeto também é uma oportunidade de viver o Sistema Preventivo em ação: “Cada roteiro e cada gravação se tornam um exercício de escuta, diálogo e convivência, em que educadores e alunos constroem juntos conhecimento, valores e sentido. É comunicação com alma salesiana.” Guardiões do Velho ChicoColégio Nossa Senhora Auxiliadora (Petrolina/PE) – Inspetoria Maria Auxiliadora. Um projeto interdisciplinar que alia comunicação, ecologia e cidadania, estimulando o cuidado com a Casa Comum e a conscientização ambiental. O projeto tem o objetivo de promover a conscientização e a intervenção socioambiental na orla de Petrolina para preservação do Rio São Francisco. Durante a apresentação, a professora Fabiana da Costa Silva explicou que o trabalho envolve estudantes, professores e a comunidade local em ações práticas e educativas voltadas para o cuidado com o meio ambiente. “Buscamos diagnosticar os pontos críticos de geração de resíduos sólidos na orla, identificar áreas sem cobertura de lixeiras e planejar coletivamente intervenções educativas”, destacou. Ela acrescentou que os alunos também participam da produção de placas e cartazes informativos, da sensibilização de comerciantes e frequentadores sobre a responsabilidade compartilhada e do monitoramento dos resultados, com entrega dos dados à Agência Municipal de Meio Ambiente. “Mais do que limpar a orla, queremos formar cidadãos conscientes, que cuidam do Rio São Francisco como parte da própria vida e identidade regional. O selo Guardiões do Velho Chico é o símbolo desse compromisso coletivo com a Casa Comum”, concluiu a professora. As práticas apresentadas foram avaliadas a partir de critérios como dimensão educomunicacional, relação com a missão educativa salesiana, engajamento da comunidade educativo-pastoral, alcance e relevância social dos resultados. Cada experiência evidenciou o poder da comunicação como ferramenta de transformação e formação integral dos jovens. Encerramento com espírito de comunhão O primeiro dia do Seminário foi encerrado com um momento de ressonâncias e agradecimentos, reforçando a importância da colaboração entre as presenças salesianas. Os participantes foram convidados a registrar suas mensagens no mural digital colaborativo e a compartilhar percepções sobre as apresentações. A equipe organizadora expressou gratidão pela ampla participação e renovou o convite para o segundo dia do seminário, no dia 5 de novembro, a partir das 9h (horário de Brasília). Sobre o Seminário O III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação é promovido pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com o objetivo de fortalecer o ecossistema educomunicacional salesiano e valorizar as experiências que unem comunicação, evangelização e protagonismo juvenil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação valoriza experiências que unem missão, criatividade e protagonismo juvenil

A Rede Salesiana Brasil (RSB) realiza, nos dias 4 e 5 de novembro de 2025, das 9h às 11h (horário de Brasília), o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação. O encontro, que acontece de forma online, é um espaço de partilha, formação e integração entre comunicadores, educadores e gestores das diversas presenças salesianas do país.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil