03/08/2023

Formação Integral da Juventude é o foco da Ação Social Salesiana

Formação Integral da Juventude é o foco da Ação Social Salesiana

A obra social salesiana São João Bosco, de Campinas (SP), está há 114 anos transformando a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio de doações realizadas pelos Benfeitores e Benfeitoras da União pela Vida (UPV), com serviços educacionais para crianças de 0 a 6 anos na Educação Infantil, de 6 a 14 anos e 11 meses no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e acima de 15 anos no Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional.

A partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Núcleo São João Batista, uma das 6 unidades da Obras Social Salesiana, atende 120 crianças e adolescentes juntamente com suas famílias. O foco principal desse projeto é o fortalecimento das relações entre a família e a sociedade, buscando promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e valorizando a vida. O atendimento diário consiste em oferecer um espaço onde eles possam conversar, desenvolver habilidades, compartilhar experiências e aprender juntos. “A convivência é fundamental para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo, proporcionando oportunidades de interação e aprendizagem. A instituição também realiza um trabalho mensal por meio dos encontros de famílias. Nessas reuniões, as demandas e necessidades personalizadas pelas próprias famílias são consideradas como um ponto de partida para a construção de um espaço de diálogo. Durante esses encontros, são realizadas apresentações e palestras, além de orientações psicossociais e jurídicas com o intuito de garantir acesso a direitos fundamentais”, comenta a Assistente Social, Josefa Herminia Rodrigues.

Na Unidade, também são atendidos outros 300 adolescentes, jovens, adultos e idosos que participam de oficinas diversas que ajudam na aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais. A lógica do trabalho realizado com as famílias é a mesma para esse grupo. “A adolescência é uma fase de transição complexa, onde os jovens estão passando por mudanças físicas, emocionais e sociais. Nessa jornada, ter adultos orientadores que possam ajudá-los a navegar por essas mudanças e tomadas de decisões é essencial para um desenvolvimento saudável”, lembra a Assistente Social.

MUDANÇA DE VIDA

No início deste ano, um ex-atendido procurou a obra social salesiana São João Bosco para compartilhar que se formou no curso de Direito graças à bolsa de estudos integral proporcionada pela parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em Campinas.

Emocionado, o jovem relembrou sua chegada a Campinas, sem muito recurso e o quanto a acolhida da instituição foi importante para suas decisões de vida. Hoje, já formado e trabalhando em um escritório de advocacia, não se encontra mais na situação de vulnerabilidade financeira da época. “Essa trajetória profissional de sucesso é um reflexo do suporte e orientação fornecidos aos jovens durante o período de atendimento, que os ajudou a desenvolver habilidades, confiança e autonomia, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias”, lembra Josefa.

RECONHECIMENTO

“Gostaria de agradecer a todos os colaboradores e benfeitores pelo carinho e dedicação com as nossas crianças. Sou grata por terem recebido e acolhido meu primeiro filho, mesmo com todas as dificuldades que ele tinha na época por tem um grau de autismo. Uma educadora chegou a me acompanhar em uma consulta médica para o melhor entendimento de como lidar com ele. Naquele período, meu filho tinha 8 anos e, atualmente, está com 19. Tudo o que ele passou foi essencial para o seu desenvolvimento. Com a ajuda da obra, dos seus educadores e assistentes sociais posso dizer que ele é uma pessoa apta para fazer qualquer atividade. Inclusive, foi encaminhado para outro órgão onde trabalhou por dois anos em uma empresa e, logo após, voltou à obra e concluiu mais um curso. É importante para nós, mães que trabalhamos, ter onde deixar nossas crianças quando estão fora do horário escolar”, agradece a Assistente Social. 

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações da obra social salesiana São João Bosco, em Campinas (SP), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAS 2025: Terceiro dia de evento reforça compromisso salesiano com a missão e a espiritualidade

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