08/08/2022

Ir. Maria carmelita: “na Amazônia, a presença das mulheres como lideranças comunitárias ainda precisa ser reconhecida”

Ir. Maria carmelita: “na Amazônia, a presença das mulheres como lideranças comunitárias ainda precisa ser reconhecida”

A religiosa salesiana destaca o reconhecimento da liderança feminina nos diversos campos da evangelização na sociedade e na Igreja, como forma de buscar a coerência com a identidade da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, que é uma rede que está ao lado de muitas outras redes que têm como foco a evangelização da Amazônia e a defesa da vida.

Após um cuidadoso processo de consulta realizado nos meses de maio e de junho de 2022, a presidência da REPAM se reuniu de modo virtual com os/a presidentes das organizações fundadoras da Rede na manhã do dia 19 de julho para definir a nova presidência.

A reunião foi presidida pelo Cardeal Pedro Barreto, presidente da REPAM, e da qual participaram: pela Presidência: Monsenhor Rafael Cob, Irmã Carmelita Conceição e Yessica Patiachi; pelas organizações fundadoras: Irmã Liliana Franco (CLAR), Monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte (CELAM) e Monsenhor José Luiz Azuaje (SELACC); e pela Secretaria Executiva: Ir. João Gutemberg Sampaio e Rodrigo Fadul.

Diálogo e discernimento
Foi uma reunião de profundo diálogo e de conexão espiritual para compartilhar as intuições manifestadas no processo de escuta e de discernimento, a fim de proceder à nomeação do novo presidente e afirmar uma nova forma de configuração da presidência.

Tendo ouvido o relato do Cardeal Pedro Barreto sobre os diálogos realizados com as pessoas mais indicadas para presidente da REPAM, foi confirmado para novo presidente da Rede a Dom Rafael Cob Garcia, bispo do Vicariato Apostólico de Puyo (Equador) e atual Vice-Presidente.

Foi também aprovada uma nova configuração da Presidência, que passará a contar com três vice-presidentes. Assim sendo, as atuais Conselheiras da Presidência, Irmã Maria Carmelita, FMA e senhora Yessica Patiachi, passam a assumir a função de vice-presidentes. Também se nomeou mais um vice-presidente dentre as indicações recebidas, que é Dom David Martinez, bispo de Porto Maldonado (Peru).

A nova presidência
Dom Rafael Cob Garcia – Presidente - Nascido em La Horra (Burgos-Espanha), em 23 de outubro de 1951, estudou Filosofia e Teologia em Burgos. Foi ordenado sacerdote em 23 de outubro de 1976. Trabalhou seis anos como formador no Seminário Menor San José, em Burgos, e, posteriormente, desenvolveu sua atividade pastoral em várias aldeias de sua província.

Partiu para o Equador como Missionário “Fidei Donum”, chegando ao Vicariato de Puyo em 1990. Trabalhou como pároco em Palora e na Catedral de Puyo, reitor no Seminário “Santa María La Mayor”, em Quito.

Foi nomeado Bispo Vigário Apostólico de Puyo em 1998.  Dom Rafael Cob recebeu a consagração episcopal por São João Paulo II, em Roma, no dia 6 de janeiro de 1999.

A nível de Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), esteve como Presidente da Comissão de Ministérios e Vida Consagrada, responsável pela área de Missões e diretor do CEMINA (Centro Missionário Nacional).

De 2014 a 2020 foi Presidente da REPAM-Equador. Foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da comissão preparatório do Sínodo Amazônico, padre sinodal no Sínodo, celebrado em outubro de 2019, e para a comissão pós-sinodal.

Em setembro de 2020, foi eleito Vice-Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica. Também é membro Conselho Executivo da Conferência Eclesial da Amazônica – CEAMA.

Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição – Vice-Presidente - Nasceu em 14 de julho de 1961, em Eirunepé (Amazonas – Brasil).  Emitiu os Votos como religiosa salesiana (Filha de Maria Auxiliadora), em 1983.  Formada em Teologia pela Universidade Santa Úrsula e Serviço Social pela Universidade do Amazonas, cursou Comunicação Social e no SEPAC/São Paulo e Comunicação para a Pastoral em São Leopoldo/RS.

Foi animadora de comunidade em Manaus, membro do Conselho Inspetorial e Provincial na Inspetoria Santa Terezinha, região do Rio Negro (2005-2012), da Inspetoria Laura Vicuña, na região de Manaus e Manicoré – Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (2017-2020. No marco da reestruturação das Inspetorias do Brasil, atualmente é provincial na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, fruto da unificação das Províncias do Norte do Brasil.

Colaborou na Diretoria da CRB do Regional Manaus/Roraima no triênio 2009-2012. Acolhe na província o Núcleo da REIBA, Rede de Educação Intercultural Bilíngue da Amazônia, que desenvolve o projeto no Distrito de Taracuá. No ano de 2019 participou do Sínodo para a Amazônia como auditora e foi convidada a ser Conselheira na presidência da REPAM em 2021.

Yesica Patiachi Tayori: Vice-Presidente - Escritora, pesquisadora, pintora e educadora pertencente ao povo Harakbut, Yesica Patiachi nasceu na comunidade indígena de San José del Karene, no Departamento de Madre de Dios, Peru.

Formada em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Público de Puerto Maldonado, em 2015 o Ministério da Educação publicou seu livro “Relatos Orales Harakbut” e em 2019 o livro “El gallinazo y el jaguar”. Ambos são textos bilíngues, em harakbut e espanhol, sendo as primeiras publicações escritas nesta língua por uma mulher indígena do mesmo povo, e traduzidas para o espanhol por ela mesma.

Participou da elaboração de livros de trabalho em Harakbut para o Ministério da Educação para estudantes que falam esta língua. Esteve como especialista em Educação Intercultural Bilíngue (EIB) na Diretoria Regional de Educação do Departamento de Madre de Dios, e Coordenadora Regional de Qualidade da Gestão Escolar do Ministério da Educação.

Em janeiro de 2018, durante a visita do Papa Francisco à cidade de Puerto Maldonado, realizou o discurso em nome dos povos indígenas, falando dura realidade socioambiental que enfrenta a Amazônia peruana. Em outubro de 2019 participou do Sínodo Amazônico como auditora

Atualmente trabalha como professora do ensino médio, na matéria de comunicação, em Puerto Maldonado.

Dom David Martinez de Aguirre Guinea – Vice-Presidente - David Martínez de Aguirre nasceu em Vitoria-Gasteiz, Espanha, em 10 de janeiro de 1970. Em 18 de setembro de 1993 realizou sua profissão como frade dominicano e foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1999.

Em 2001 chegou ao Peru para integrar-se à missão dos frades dominicanos na Amazônia peruana, vivendo com os povos nativos Matsiguenka, Asháninka e Kakinte até 2015 na Missão Kirigueti, no coração da selva de Cusco.

Após ser nomeado bispo coadjutor do Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, foi ordenado em 11 de outubro de 2014 e assumiu total responsabilidade pelo Vicariato em 23 de junho de 2015.

Em 19 de janeiro de 2018, o Papa Francisco visitou o Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado e, nessa ocasião, tiveram início as reuniões preparatórias para o Sínodo Especial da Amazônia, da qual fez parte como membro da comissão pré-sinodal. Foi eleito pelo Papa Francisco como Secretário especial do Sínodo, celebrado em outubro de 2019. Fez parte do Conselho Pós-Sinodal, que deu origem à Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Foi eleito vice-presidente da CEAMA, cargo que ocupou até março de 2022.

A nova composição da Presidência, segundo Ir. Carmelita expressa que “procuramos construir uma Igreja com rosto amazônico que transcenda fronteiras, uma forma de materializar o valor de cada presença, na representação dos povos originários, na vida consagrada e no testemunho pastoral de Dom Rafael Cob e Mons. .David Martínez, ambos com larga experiência desde os primórdios da REPAM”.

Recorda também o tempo do Card. Claudio na Presidência da REPAM, agradecendo seu depoimento. “Quero expressar minha gratidão a Deus pelo testemunho de Dom Cláudio, sua vida jogada em solo amazônico. Lembro-me de sua presença quando esteve aqui em Manaus, descalço sentindo o calor desta terra onde depositou as sementes da Rede Eclesial Pan-Amazônica”.

 

Por Comunicações REPAM

 

Mais Recentes

O trabalho da MSMT junto aos Povos Originários de Mato Grosso é a maior esperança de resgate da dignidade dessa população

O trabalho da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) junto aos povos originários, fazendo a perfuração e manutenção de poços artesianos, é a maior esperança de resgate da dignidade dessa população. Mais de cem aldeias xavantes sofrem por falta de água potável. O Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante cobre 68 mil quilômetros quadrados, atende a 26.000 pessoas e abrange sete terras indígenas, 14 municípios e 375 aldeias. A ausência de poços artesianos em regiões como Sangradouro, São Marcos, Marechal Rondon, Areões, Pimentel Barbosa, Parabubure e Marãiwatsédé agrava problemas de saúde ligados ao consumo de água imprópria. Consequências e respostas urgentes As doenças diarreicas, vômitos, cólicas e infecções intestinais atingem principalmente crianças e idosos. A Secretaria Especial de Saúde Indígena registrou que, em cinco anos, o ‘DSEI Xavante’ elaborou dez projetos de abastecimento, contratou três e fez quatro levantamentos geofísicos. Nesse ritmo, comunidades com sede hoje só teriam solução para o problema da falta de água potável em aproximadamente 200 (duzentos!) anos. A Assembleia Legislativa criou uma Câmara Setorial Temática para articular ações com governos e priorizar melhorias médicas, fornecimento de medicamentos e construção de poços. Ações de instituições e parceiros O Hospital Albert Einstein atua no Projeto MICC para combater doenças materno-infantis e prevenir câncer de colo do útero, relacionando a falta de água limpa a mortes que podem ser evitadas. A Promotoria de Justiça do município de Campinápolis destacou em relatório que a ausência de água potável é o principal problema estrutural. O Promotor Fabrício Miranda Mereb apontou que a potabilidade da água impacta diretamente a saúde indígena. Uma parceria entre o Ministério Público e a Missão Salesiana mantém cerca de 50 (cinquenta) poços artesianos nas aldeias daquele município. O papel da Missão Salesiana O ‘Grupo Operação Mato Grosso’ constrói cisternas, instala encanamentos e busca recursos para perfurar poços. O ‘Projeto AMA’, coordenado pela Missão, fabrica bombas adaptadas a cada comunidade, instala reservatórios, filtra a água e orienta o uso consciente. Em junho de 2024, a aldeia Corpo de Cristo voltou a ter água após a troca de uma bomba. A ação reuniu o P. Divino Aparecido Lopes, integrantes da Operação Mato Grosso e Voluntários do Centro Social Alvorada.  Preocupação do Legislativo Estadual A Assembleia Legislativa de Mato Grosso instalou, em 14 de julho, a Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena, proposta pelo presidente da Casa, Deputado Max Russi (PSB). O grupo, presidido por Paloma Velozo, atua para articular políticas públicas que melhorem o atendimento médico, ampliem o fornecimento de medicamentos e garantam acesso à água potável nas aldeias. Na reunião de instalação, Lideranças Indígenas destacaram que a perfuração de poços artesianos é prioridade para comunidades que enfrentam escassez hídrica, especialmente na região do Araguaia, onde vivem cerca de 22.000 indígenas da etnia xavante. A próxima reunião da CST está marcada para 21 de agosto, na sede da Assembleia, e contará com a presença do Titular da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba. Na pauta, além de estratégias de prevenção e promoção da saúde, será discutida a viabilização de projetos para garantir água potável em territórios indígenas. Em 27 de agosto, a Comissão realizará encontro em Barra do Garças para ouvir diretamente as demandas dos Povos Xavantes, reforçando a preocupação do Legislativo estadual com a segurança hídrica e a qualidade de vida dessas comunidades. Impactos e esperança Hoje o Projeto AMA mantém cerca de 80 (oitenta) poços semiartesianos no DSEI Xavante. O salesiano Diácono José Alves de Oliveira, que está à frente desse trabalho, afirmou: “Os desafios são muitos. Acredito que as parcerias entre poder público e instituições diversas, nesse esforço conjunto, seja uma saída para a resolução desse grave problema da falta d’água nas aldeias”. As ações da Missão e seus parceiros têm reduzido mortes por doenças ligadas à água contaminada. A expansão do projeto pode melhorar as condições de saúde e sustentar as comunidades sem desrespeitar a identidade e a cultura local. Euclides Fernandes da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT)

Projeto Capta Ação fortalece a obtenção de recursos nas obras sociais salesianas e alcança mais de 100 agentes em formação

Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens. Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP). “Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra. Formação técnica e planos personalizados Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por  10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação. Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores. Produção de conhecimento e incidência institucional Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa. Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil. Parcerias com empresas e poder público Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares. Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização. Um caminho para o segundo semestre Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças. “Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil