10/09/2024

Mesa Redonda e Workshops no 2º dia do Encontro Continental RASS e RSB

Mesa Redonda e Workshops no 2º dia do Encontro Continental RASS e RSB
Foto: Rede Salesiana Brasil 

Lideranças das obras sociais salesianas da América se reúnem em Aparecida do Norte (SP), de 09 a 13 de setembro, sob a luz do tema “Sonhando em Rede”. Após um primeiro dia recheado de palestras, reflexões e partilhas sobre a Ação Social Salesiana no continente americano, o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América trouxe um segundo dia de muita ação e participação das juventudes.

A manhã começou com um momento de oração comandado pela Inspetoria México-Guadalajara (MEG) que trouxe uma atenção especial ao tema das “Pessoas em situação de Mobilidade Humana”, resgatando, por exemplo, a figura dos imigrantes que são forçados a deixar seus países por causa das guerras.

O primeiro bloco de atividades do dia trouxe uma Mesa Redonda sobre o tema “Realidades Juvenis – O que dizem os Jovens?”, trazendo um contraponto às palestras do dia anterior que abordaram os temas “Realidades Juvenis - O que diz a Congregação?”, com o Conselheiro Mundial para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; e “Realidades Juvenis da América - O que diz a academia?”, com o Prof. Dr. Maurício Perondi (conheça todos os detalhes do primeiro dia clicando aqui).

Abaixo, confira algumas falas dos jovens que participaram da Mesa Redonda:

Joice – “Não existe Joice sem a Rede Salesiana Brasil. Havia dias difíceis e foi na Rede Salesiana Brasil que encontrei um novo lar. A Rede Salesiana olha para você não apenas como uma estatística. Se eu não tivesse recebido essa bolsa durante 6 anos, não teria encontrado o meu propósito”.
 
Daiara – “Comecei a minha trajetória em uma obra social salesiana aos 8 anos. Quando estava perto de completar 17 anos, pensava em não deixar mais a obra. Iniciei um projeto social, prestei vestibular em uma universidade salesiana, me formei em psicologia e hoje sou educadora social. Sempre digo que caminhar junto com a Rede Salesiana é gratificante, pois eles nos acolhem, nos escutam e nos amam”.
 
Ricardo – “O meu chamado vocacional demorou. Deus falou e eu fingi que não ouvi. Sempre achei os salesianos pessoas engraçadas e inteligentes. Durante a pandemia, comecei a me questionar sobre muitas coisas e senti que queria estar perto dos salesianos. Fui fazer missão na periferia e, após isso, fui me sentindo chamado. Depois de vários encontros, segui o caminho da fé, refletindo sobre a vida e sobre o que eu realmente queria. Acredito nisso porque vivi e cresci nesse projeto”.

Após o intervalo, foram apresentadas algumas Boas Práticas sobre o que está sendo feito nas obras sociais, seguido de um workshop que dividiu os participantes em grupos separados pelos seguintes assuntos: “Mobilidade Humana”, “Empregabilidade Juvenil”, “Dependência Química e Consumo Abusivo de Substâncias Psicoativas”, “Trabalho Infantil e Situação de Rua”, “Trabalho em Rede em Nível Local”, “Violência Juvenil” e “Trabalho em Rede em Nível Internacional”. A proposta foi de promover um ambiente propício para a geração de perguntas, alternativas, sugestões e propostas, a partir dos critérios fundamentais: evangelização, associação e acompanhamento.
O terceiro e último bloco do dia, contou com as contribuições do Representante do Dicastério para a Pastoral Juvenil (Roma), Pe. Rafael Bejarano, que trouxe valiosas reflexões sobre o tema “Sustentabilidade carismática para atenção às realidades juvenis”, seguido de uma apresentação sobre o Bússola Social, plataforma adotada pela Rede Salesiana Brasil para apoiar as obras sociais salesianas do país no gerenciamento e potencialização dos impactos de seus projetos e atendimentos. A apresentação foi feita pelo Cofundador do Bússola, Aureo Giunco.

O dia foi encerrado com um missa celebrada pelo Pe. Francisco Sánchez, contando com a Inspetoria Salesiana do México-México (MEM) para a liturgia.

Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil

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Passeio Ciclístico da Fraternidade: Comunidade Salesiana de Resende pedala pela sustentabilidade

No último domingo (16), a comunidade do Colégio Salesiano São José, de Resende (RJ) se reuniu para um evento especial: o 26º Passeio Ciclístico da Fraternidade. Este ano, a iniciativa celebrou os 49 anos da instituição com o tema “Sustentabilidade em ação: faça a diferença, um KM de cada vez”, reforçando o compromisso com a solidariedade e a preservação ambiental. O evento teve sua concentração a partir das 7h30 da manhã, no campo de futebol do Salê, reunindo alunos, famílias, educadores e ciclistas da região para um percurso acessível e repleto de significado. Mais do que um passeio de bicicleta, a iniciativa se tornou um momento de convivência, partilha e conscientização ambiental. Além do passeio ciclístico, a programação contou com uma campanha social em prol da FNCC – Frente Nacional de Combate ao Câncer. Os participantes que doaram uma lata de leite em pó integral garantiram um cupom para concorrer a uma bicicleta e outros brindes distribuídos durante o evento. Neste ano, a bicicleta foi sorteada para o aluno João, que comemorou a conquista com muita alegria. Reforçando a temática da sustentabilidade, o evento também contou com pontos de coleta para descarte consciente de materiais como óleo de cozinha usado, pilhas e baterias. A iniciativa visa incentivar a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente. O 26º Passeio Ciclístico da Fraternidade foi um verdadeiro sucesso, unindo esporte, solidariedade e consciência ecológica. ‍Fonte: Comunicação do Colégio Salesiano São José

Ex-aprendizes do CESAM Goiânia abrem cápsula do tempo 10 anos depois

Uma década após sua passagem pelo Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, quatro ex-aprendizes se reuniram para abrirem cartas que escreveram para eles mesmos quando ainda estavam na instituição. Em formato de cápsula do tempo, os textos foram escritos pelos jovens em 2015 como parte das atividades do Programa de Socioaprendizagem que estimulam os aprendizes a construírem seus projetos de vida.  Francismar Martins Júnior foi o educador do CESAM Goiânia que desenvolveu a atividade e teve o compromisso de guardar as cartas dos aprendizes durante os dez anos. “Propus para que eles fizessem uma carta contando como gostariam de estar no futuro, incluindo sonhos e conquistas para sua vida pessoal, social e profissional. Para mim, é muito gratificante fazer parte da trajetória de um jovem no qual você consegue ver tudo o que ele conseguiu alcançar após esse período de tempo. Com certeza, a formação do CESAM Goiânia contribuiu para as escolhas deles.”  Uma das ex-aprendizes que participaram do encontro foi Liandra Silva, que hoje atua como gestora de seis departamentos administrativos na área hospitalar. Emocionada por relembrar sua trajetória durante a qualificação socioprofissional, ela afirma que a experiência de voltar à instituição para abrir a carta que escreveu é indescritível. “Tive momentos muito surpreendentes aqui. Passa um filme na minha cabeça. A minha família era mais humilde e muita coisa mudou para melhor de lá pra cá. Aqui no CESAM Goiânia aprendiz muitas questões que carrego até hoje na minha vida profissional. Só tenho a agradecer. Quem participa do programa tem muitas oportunidades. Foi um período de desenvolvimento muito bom para a minha vida. Algo realmente muito importante pra mim.”    Auditor de tecnologia da informação em uma empresa do Reino Unido, Alex Maia também é um dos ex-aprendizes que escreveram a cápsula do tempo e afirma que o encontro foi uma oportunidade de rever colegas e educadores. “Percebi que 90% do que escrevi lá atrás, eu consegui realizar. A minha passagem pelo CESAM Goiânia contribuiu muito para que eu conseguisse alcançar esses sonhos. Quando cheguei aqui, eu era uma pessoa muito jovem e não tinha experiência. A instituição me ajudou a construir essa maturidade e abriu os meus olhos para o mercado de trabalho. O acompanhamento aqui também foi muito importante pra mim, tanto pedagógico quanto familiar.”  A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, já estava na instituição quando as cartas foram escritas. Ela afirma que receber os jovens que fizeram parte da turma de aprendizagem de 2015 foi uma experiência emocionante. “Não sei se os registros deste momento, conseguirão expressar tamanha alegria que sentimos. Foi extraordinário revê-los depois de uma década e perceber que mesmo que tenham mudado em tantas coisas, também preservam muito da essência de cada jovem sonhador que conhecemos lá atrás.”  Vanessa ressalta que o encontro demonstra a importância dos aprendizes construírem seus projetos de vida ao longo do Programa de Socioaprendizagem. “Foi muito bom ouvir o que escreveram na carta, os relatos do que viveram ao longo desses dez anos e do que estão vivendo atualmente. Eles estão conquistando seus sonhos e deram continuidade em seu projeto de vida. É nítido nas palavras de cada um o sentimento de gratidão ao CESAM Goiânia e a todos nós educadores que contribuíram, de forma direta e indireta, com a formação deles.”  Emocionada, a supervisora ressalta o papel social, humano e cristão da instituição em promover oportunidades para os jovens e suas famílias. “A qualificação socioprofissional é mais do que uma formação teórica ou voltada somente para atividades profissionais. Aqui, os jovens são protagonistas de suas próprias histórias têm o apoio e acompanhamento necessário para definir, se preparar e realizar seus sonhos. É uma formação para o hoje e para o futuro. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de contribuir com a transformação de vidas através do meu trabalho.”  ‍

Pré-vestibular voluntário é homenageado na Assembléia Legislativa do Espírito Santo

Nesta terça-feira (25), o Curso Pré-vestibular Social Dandara, iniciativa voluntária atrelada à Ação Social Salesiana de Vitória (ES), foi homenageado com votos de congratulação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A ação foi realizada pelo mandato da Deputada Federal Camila Valadão, com o objetivo de evidenciar o papel de transformação concreta da educação popular e celebrar o trabalho realizado por voluntários e instituições sociais, que promovem  a educação com jovens em vulnerabilidade. A moção de congratulações éuma forma de homenagear e reconhecer iniciativas coletivas ou individuais. A moção depois de escrita, é protocolada e entra para os anais da Assembleia Legislativa esse reconhecimento. O protocolo dos votos foi registrado no dia 06 de fevereiro Na ocasião, a deputada reconheceu o trabalho realizado por cursos populares na inclusão de adolescentes, jovens e demais pessoas em vulnerabilidade no acesso à instituições de ensino superior. "Essas equipes que vêm transformando vidas e abrindo caminhos para tantas pessoas chegarem à universidade! É lindo de ver", celebrou a deputada nas redes sociais. Os cursinhos populares desempenham um papel fundamental ao oferecer oportunidades a estudantes que, muitas vezes, encontram barreiras no acesso à educação. Por trás de cada aprovação, há um esforço coletivo de professoras e professores dedicados, bem como de estudantes que não desistem de seus sonhos. Essa rede de apoio tem sido essencial para democratizar o ensino e ampliar o acesso às universidades. Além do Dandara, outros 5 homenagens foram entregues à iniciativas capixabas que se destacam na promoção da inclusão e igualdade: Curso Tereza de Benguela, Curso Podemos+ , Curso Risoflora, Cursinho Popular Atitude e Pré-vestibular Afirmação. Curso Pré-vestibular Dandara - O Curso Pré-vestibular Dandara, é uma iniciativa voluntária atrelada à Ação Social dos Salesianos de Vitória. O atual diretor do curso, Irmão José Pereira de Carvalho Filho, SDB, também foi fundador do primeiro formato de curso pré-vestibular voluntário amparado pelas escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco, na época, com o amparo do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói. Depois, o modelo foi replicado em outras escolas fluminense e no Colégio Salesiano Belo Horizonte. No Espírito Santo, a educadora voluntária que recebeu e replicou a iniciativa foi a Rita Perim, no ano de 2000. "Nós ficamos muito felizes em ver esse resultado. É um trabalho que fazemos não para nós, mas para que mais pessoas possam, no futuro, fazer o que fazemos hoje. E hoje nós vemos isso se tornando realidade. Se antes tínhamos poucos voluntários, hoje os ex-alunos do curso voltam formados e dispostos a serem voluntários, como símbolo de gratidão e para que esse trabalho continue", ressaltou irmão Pereira. As inscrições para o curso pré-vestibular Dandara estão abertas até hoje, dia 07 de março. As inscrições são realizadas presencialmente, no Cesam-ES. Confira o edital na íntegra. Fonte:  Inspetoria São João Bosco - Camila de Paula  

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