23/02/2022

Missão salesiana combate desnutrição de crianças indígenas

Missão salesiana combate desnutrição de crianças indígenas

Missão Salesiana, Pastoral da Criança e Casa da Saúde Indígena (CASAI) fazem um trabalho de parceria para superar o grave problema da desnutrição entre crianças indígenas na região de abrangência da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, nos municípios de Nova Xavantina e Campinápolis (MT). Nesta semana, o diácono salesiano José Alves acompanhou a coordenadora da Pastoral da Criança, Deusmira Moreira, e a nutricionista da CASAI, Delma Cristina, em visita às aldeias xavante de São Pedro, Salvador, Podzenho’u, Imaculada Conceição, Cristalina, Liderança, Bom Jesus e Teihidzatsé. O objetivo principal foi o de acompanhar os casos de crianças com baixo peso na micro área de saúde São Pedro, orientando os pais e encaminhando os casos mais graves para a unidade de saúde responsável.

 

“Esse trabalho em parceria é muito bom porque quando a gente sai daqui, já sai com uma lista de crianças nas aldeias já identificadas com baixo peso, muito baixo peso ou já em caso de desnutrição e, por isso, precisam de acompanhamento. Quem passa esses dados é a equipe de saúde que está na área local e informa a nutricionista na cidade”, revela o diácono salesiano.

 

A visita é muito simples: a nutricionista constata o baixo peso ou caso de desnutrição da criança e orienta a família para que faça o encaminhamento para a CASAI em Campinápolis, para que se faça a internação. Na CASAI, é realizado um melhor acompanhamento nas refeições, com alimentação várias vezes ao dia e acompanhamento de nutricionista para que a criança saia daquele quadro de baixo peso, adquira o seu peso normal e, uma vez feito esse trabalho, retorne para a aldeia.

 

Uma das dificuldades enfrentadas pelas equipes neste trabalho é que existe uma resistência por parte de alguns pais indígenas em permitir que seus filhos sejam encaminhados para a CASAI, devido às condições estruturais do local para abrigar os acompanhantes das crianças. Existe também o receio de que a criança ou o adulto que a acompanha tenham contato com pacientes de outras doenças, como a COVID e sejam contaminados. “Aqueles casos em que os pais não querem trazer, e a gente não pode obrigar, nós entregamos um Kit que a pastoral da criança oferece. É um ‘kit sopa’ contendo legumes, macarrão, carne moída ou frango, conseguidos através de doações, que são repassadas para a família, para que aquela criança receba um pouco mais de alimento diário. O desafio é que muitas vezes a comida é pouca e na família tem muita gente, e aí não é toda família que destina aquele alimento para a criança que está realmente precisando”, lembra José Alves.

 

Na visita desta semana, além das crianças previamente identificadas com baixo peso e desnutrição, outras também foram encontradas na mesma situação. São crianças de 0 a 6 anos que passam por uma avaliação periódica dos técnicos da CASAI e da Pastoral da Criança. “Essa parceria com a CASAI é muito positiva, porque tendo alguém da saúde, no caso, a nutricionista, e também as enfermeiras que já atuam lá na área, passando para a gente esses casos mais graves, a gente já procura intervir junto à família e junto aos órgãos responsáveis aqui na cidade de Campinápolis. E a Missão Salesiana, na paróquia, é grata à coordenadora Deusmira e também à equipe de saúde que faz esse trabalho junto às crianças indígenas”, finaliza o missionário salesiano.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Missão Salesiana do Mato Grosso

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Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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