O Retorno às Atividades nas Obras Sociais Salesianas
10/03/2022

O Retorno às Atividades nas Obras Sociais Salesianas

O Retorno às Atividades nas Obras Sociais Salesianas

O ano de 2022 começou e, a partir de fevereiro, tem início o processo de retorno às atividades nas Obras Sociais Salesianas do Brasil. Com o caminhar da vacinação e o vislumbre da chegada cada vez mais próxima do momento de pós-pandemia, as obras se preparam para receber seus atendidos e atendidas com toda a atenção aos cuidados exigidos pelos órgãos de saúde para combate à contaminação pela COVID-19 e suas variantes, proporcionando um ambiente seguro tanto para suas equipes, quanto para os atendidos, atendidas e seus familiares.

 

Seja com atividades presenciais ou híbridas, as Obras Sociais Salesianas de todo o Brasil se mobilizam para que o único contágio seja da alegria presente no carisma salesiano. Assim, confira como foi o período de retorno às atividades pelo país:

 

 Cidade Dom Bosco, Corumbá (MS) 

 

Na última segunda-feira (14), na obra social salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), o Programa Crianças e Adolescentes Felizes retornou com as atividades. Os mais de 200 atendidos e atendidas foram divididos em dois períodos. O "PCAF" - como é conhecido na cidade -, é a oportunidade para muitos educandos e educandas aprenderem e aperfeiçoarem suas ideias através das oficinas ofertadas. Os educadores acolheram as crianças e adolescentes através das atividades de teatro, educomunicação, artes, libras e música. Além disso, são realizados cursos profissionalizantes para os adolescentes que buscam o primeiro emprego formal.

 

  

 

 

 Centro Juvenil São João Batista, Poxoréu (MT) 

 

O Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu (MT), retornou às atividades sócio educativas do Projeto Torcida pela Vida - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com as oficinas esportivas e culturais: Futebol, Futsal, dança, balé, artesanato Lúdico e Artes Cênicas, nos períodos matutino e vespertino, seguindo todas as normas de biossegurança que o momento requer. Este ano, o retorno foi marcado com o lançamento da campanha “Mochila Solidária", uma parceria com o Projeto Mão Amiga do Vereador Flávio Jorge da Silva que incentivou a doação de mochilas e materiais escolares. Além das doações, foram recebidos muitos livrinhos de histórias infantis e gibis que beneficiaram muitos atendidos e atendidas.

 

  

 

 Centro Juvenil Dom Bosco, Belo Horizonte (MG) 

 

O Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Belo Horizonte (MG), retornou às atividades presenciais na última terça-feira (01) no aglomerado Cabana do Pai Tomás. Os adolescentes acima de 12 anos foram recebidos com muito entusiasmo e carisma salesiano pela equipe pedagógica da obra social. "Estou achando muito legal o retorno das atividades aqui no Centro Juvenil. Senti falta de jogar futebol na quadra e de mexer no computador nas oficinas. A educomunicação e meus amigos também fizeram muita falta, o momento do pátio é muito bom pois posso conversar e brincar". J.V. 12 anos, educando do CJDB há 2 anos.

 

 

 

 Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), Matriz de Camaragibe (AL) 

 

Na tarde desta quarta-feira (09), o Diretor do Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Matriz de Camaragibe (AL), Pe. José Geraldo de Albuquerque, deu início às atividades do Oratório Diário, mostrando as melhorias do espaço, comunicando os dias e horários em que o Oratório estará funcionando por conta da pandemia e a dinâmica de apoio entre AJS, voluntários e funcionários do CJDB durante as atividades da obra. Pe. Leoni José, sdb, pároco da cidade, foi convidado a dar o “Boa tarde” e enfatizou que o CJDB é a “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”.

 

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) ficou responsável pela animação dos momentos com músicas, danças e algumas brincadeiras. Já os voluntários do CJDB organizaram brincadeiras (dentro e fora do salão de jogos) e toda a parte esportiva. Ao final da tarde, foi servido um lanche para as crianças, jovens e adolescentes presentes na obra social.

 

  

 

 Oratório Salesiano São José, Natal (RN) 

 

No sábado (05), após algumas reuniões com ex-alunos, ex-alunas, colaboradores, colaboradoras e membros da ADMA, foi reaberto o Oratório Salesiano São José com o intuito de promover um ambiente educativo, por meio do carisma salesiano, a partir dos fundamentos da experiência oratoriana: acolhida e evangelização. Além de beneficiar crianças e adolescentes, o Oratório visa favorecer, especialmente os alunos e ex-alunos na vivência do voluntariado salesiano, como forma de prática da caridade cristã e de responsabilidade social. A tarde de abertura foi marcada por momentos de espiritualidade, danças, esportes, brincadeiras e um saboroso lanche com as crianças da comunidade do Passo da Pátria.

 

 

 

 

 Centro Juvenil Dom Bosco, Palmas (TO) 

 

Aconteceu na última segunda-feira (14) a abertura das atividades educativas pastorais no Centro Juvenil Dom Bosco, em Palmas (TO). A ocasião contou com um dia festivo, no qual Pe. Antídio de Andrade iniciou a acolhida recebendo os educandos e apresentando-lhes a Equipe da Comunidade Educativa Pastoral (CEP). Foi enfatizada a acolhida e presença do S. Hudson Campos que compõe a CEP como Coordenador de Pastoral Juvenil e Vocacional. Logo em seguida, deu-se início a um momento de espiritualidade conduzido com dinâmicas e orações pelo Tirocinante S. Hudson. 

 

Houve um momento para orientações sobre os cuidados perante ao cenário de COVID-19 e, em seguida, Pe. Rogério Calvi conduziu uma apresentação de mágicas. Os educandos também puderam contar com um lanche festivo, além de brincadeiras no poliesportivo e Quiz sobre a vida de Dom Bosco premiando os participantes com guloseimas.

O Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco conta, neste ano, com três projetos sociais: “Bom de Bola e Bom na Escola”, “Meio Ambiente: Cuidado com a Casa Comum” que já estão em andamento e, em breve, a obra contará ainda com a inovação do projeto “Saleconect: Iniciação ao Mundo do Trabalho por meio da Tecnologia”, a fim de contribuir na formação integral das crianças e adolescentes atendidos.

 

 

 

 Centro Educacional Dom Bosco, Jaboatão dos Guararapes (PE) 

 

O Centro Educacional Dom Bosco, em Jaboatão dos Guararapes (PE), inicia mais um ciclo de atendimento no projeto AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz, curso de assistente administrativo para pessoas entre 15 e 21 anos, e projeto InformaticAção, curso de informática para o trabalho para pessoas de 18 a 60 anos. Juntos, pretendem impactar cerca de 200 beneficiários diretos com bolsas de estudo de 100%. Para o Curso de Assistente Administrativo, foi firmada uma parceria de investimento com o Instituto Nelson Wilians (INW) e com o Instituto Alair Martins (IAMAR). Todos os alunos contemplados com a bolsa de estudos, nos dois cursos, terão a oportunidade de, junto a parceria da Rede Salesiana Brasil com o Facebook (META), através do seu Setor de Políticas Públicas e Programas, adquirir a certificação dos cursos oferecidos pela plataforma do Cidadão Digital. Serão ofertados gratuitamente alguns programas de impacto social com os quais o Facebook já trabalha, como a Aliança Empreendedora e a Safernet para disponibilizar seus projetos e programas à juventude atendida, fomentando a formação de adolescentes e jovens para os desafios do mundo atual.

 

  

 

 Centro Salesiano do Menor (CESAM), em Goiânia (GO) 

 

Após o vencimento do prazo para o retorno presencial estabelecido pela Portaria 1.019 de 29 de dezembro de 2021 e decisão institucional, aconteceu, o retorno à Aprendizagem Presencial no Centro Salesiano do Menor (CESAM), em Goiânia (GO). Assim, mais uma vez, o CESAM/GO, com muito zelo, preparou a casa para que os jovens fossem recebidos de forma segura e acolhedora. Dentre as estratégias adotadas: disposição de álcool em toda unidade, identificação visual para distanciamento das cadeiras nos Espaços de Convivência, adesivos de conscientização para higienização das mãos e uso de máscaras, disposição de termômetro para aferição de temperatura corporal, limpezas periódicas de maçanetas, higienização dos espaços de convivência entre os atendimentos. “O retorno após a pandemia foi difícil, porém necessário. As relações mudaram, assim como a forma de se comunicar também, e até mesmo as mais simples atividades que antes eram rotineiras se tornaram estranhas para os que retornaram após dois anos de isolamento. Entretanto, dentro do CESAM há muito acolhimento e carinho com os aprendizes. Portanto, retornar para este ambiente não foi difícil, pois, aqui há muita responsabilidade e respeito”, afirma Nara Gabriela, Jovem Aprendiz do Módulo Integração.

 

Sabia que você pode contribuir com as ações das obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Uma colaboração das Assessorias de Comunicação das Instituições citadas

 

 

Mais Recentes

No mundo contemporâneo, a Mensagem do Reitor-Mor para 2026 propõe ao MJS um caminho de escuta, amizade autêntica, verdade

A Mensagem do Reitor-Mor 2026 ao MJS recebe um novo impulso com o recente lançamento em vídeo, no qual o Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, fala diretamente aos Jovens ao redor do mundo. Apesar de o texto já ter sido divulgado e publicado anteriormente, o novo formato possibilita a captação de seus eixos centrais de maneira mais direta e envolvente. Ademais, com o apoio do Setor para a PJ Salesiana, a mensagem se transformou no ponto de partida para um diálogo plural com jovens de várias nações, os quais aprofundaram as reflexões do XI Sucessor de Dom Bosco e expandiram a discurso num percurso genuinamente salesiano, caracterizado pela escuta, pelo acompanhamento, pela sinodalidade. No centro da Mensagem do Reitor-Mor estão três convites fundamentais dirigidos à juventude de hoje. Em primeiro lugar, a proposta é cultivar uma cultura da reflexão, isto é, a disposição para pensar de forma crítica e desenvolver consciência sobre o que ocorre em nosso derredor. Num contexto amplamente caracterizado por reações superficiais e avaliações apressadas, os Jovens são convocados a interromper suas atividades, ponderar e assumir a responsabilidade de entender a realidade de maneira madura e aprofundada. Em segundo lugar, ao inspirar-se no Papa Leão XIV, a mensagem destaca a importância de redescobrir o sentido da amizade autêntica. A verdadeira amizade - diz o texto - não se fundamenta na conveniência ou na popularidade, mas na sinceridade, na fidelidade, no crescimento compartilhado. Trata-se de uma perspectiva que encontra plena sintonia no MJS, em que a amizade constitui a base de um percurso de formação - humana e integral. Por fim, em terceiro lugar, o Reitor-Mor retoma o vigoroso apelo do Papa Leão XIV em favor da verdade e de uma comunicação responsável. Os jovens são chamados a adotar uma linguagem autêntica e respeitosa, livre de arrogância, agressividade ou ambiguidades. Nessa perspectiva, a comunicação deixa de ser um instrumento de polarização para se tornar espaço de encontro e construção de diálogo. Esses elementos convergem numa expressiva imagem espiritual: Maria, que convida à escuta atenta, e o Papa Leão XIV, que exorta à vivência da amizade autêntica. Escuta, amizade, verdade configuram-se, assim, como atitudes norteadoras para os Jovens que, no contexto atual, encarnam o carisma do MJS. A apresentação é enriquecida por videomensagens de jovens, provenientes de diversas regiões do mundo — entre elas Austrália, Mongólia, Hong Kong, Índia, Canadá, Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Itália, Síria, Polônia, Portugal, Angola, Burkina Faso, Costa do Marfim. Suas reflexões evidenciam como a mensagem do Reitor-Mor dialoga de maneira concreta com realidades distintas, enquanto também as congrega num único espírito salesiano. O vídeo converte, assim, a mensagem do Reitor-Mor numa autêntica conversa global, reafirmando que o MJS é um caminho vivo, que sabe ouvir, promover amizades verdadeiras, e testemunhar com coragem a verdade no mundo de hoje. Os vídeos completos da Mensagem do Reitor-Mor aos jovens e das reações deles ao P. Fábio Attard podem ser vistos em italiano, inglês, espanhol e francês, por meio do link disponibilizado. Cada versão linguística possui também dois formatos: um apropriado para a visualização em computador e outro destinado ao compartilhamento entre redes sociais. Fonte: Agência InfoSalesiana

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil