O Retorno às Atividades nas Obras Sociais Salesianas
10/03/2022

O Retorno às Atividades nas Obras Sociais Salesianas

O Retorno às Atividades nas Obras Sociais Salesianas

O ano de 2022 começou e, a partir de fevereiro, tem início o processo de retorno às atividades nas Obras Sociais Salesianas do Brasil. Com o caminhar da vacinação e o vislumbre da chegada cada vez mais próxima do momento de pós-pandemia, as obras se preparam para receber seus atendidos e atendidas com toda a atenção aos cuidados exigidos pelos órgãos de saúde para combate à contaminação pela COVID-19 e suas variantes, proporcionando um ambiente seguro tanto para suas equipes, quanto para os atendidos, atendidas e seus familiares.

 

Seja com atividades presenciais ou híbridas, as Obras Sociais Salesianas de todo o Brasil se mobilizam para que o único contágio seja da alegria presente no carisma salesiano. Assim, confira como foi o período de retorno às atividades pelo país:

 

 Cidade Dom Bosco, Corumbá (MS) 

 

Na última segunda-feira (14), na obra social salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), o Programa Crianças e Adolescentes Felizes retornou com as atividades. Os mais de 200 atendidos e atendidas foram divididos em dois períodos. O "PCAF" - como é conhecido na cidade -, é a oportunidade para muitos educandos e educandas aprenderem e aperfeiçoarem suas ideias através das oficinas ofertadas. Os educadores acolheram as crianças e adolescentes através das atividades de teatro, educomunicação, artes, libras e música. Além disso, são realizados cursos profissionalizantes para os adolescentes que buscam o primeiro emprego formal.

 

  

 

 

 Centro Juvenil São João Batista, Poxoréu (MT) 

 

O Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu (MT), retornou às atividades sócio educativas do Projeto Torcida pela Vida - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com as oficinas esportivas e culturais: Futebol, Futsal, dança, balé, artesanato Lúdico e Artes Cênicas, nos períodos matutino e vespertino, seguindo todas as normas de biossegurança que o momento requer. Este ano, o retorno foi marcado com o lançamento da campanha “Mochila Solidária", uma parceria com o Projeto Mão Amiga do Vereador Flávio Jorge da Silva que incentivou a doação de mochilas e materiais escolares. Além das doações, foram recebidos muitos livrinhos de histórias infantis e gibis que beneficiaram muitos atendidos e atendidas.

 

  

 

 Centro Juvenil Dom Bosco, Belo Horizonte (MG) 

 

O Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Belo Horizonte (MG), retornou às atividades presenciais na última terça-feira (01) no aglomerado Cabana do Pai Tomás. Os adolescentes acima de 12 anos foram recebidos com muito entusiasmo e carisma salesiano pela equipe pedagógica da obra social. "Estou achando muito legal o retorno das atividades aqui no Centro Juvenil. Senti falta de jogar futebol na quadra e de mexer no computador nas oficinas. A educomunicação e meus amigos também fizeram muita falta, o momento do pátio é muito bom pois posso conversar e brincar". J.V. 12 anos, educando do CJDB há 2 anos.

 

 

 

 Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), Matriz de Camaragibe (AL) 

 

Na tarde desta quarta-feira (09), o Diretor do Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Matriz de Camaragibe (AL), Pe. José Geraldo de Albuquerque, deu início às atividades do Oratório Diário, mostrando as melhorias do espaço, comunicando os dias e horários em que o Oratório estará funcionando por conta da pandemia e a dinâmica de apoio entre AJS, voluntários e funcionários do CJDB durante as atividades da obra. Pe. Leoni José, sdb, pároco da cidade, foi convidado a dar o “Boa tarde” e enfatizou que o CJDB é a “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”.

 

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) ficou responsável pela animação dos momentos com músicas, danças e algumas brincadeiras. Já os voluntários do CJDB organizaram brincadeiras (dentro e fora do salão de jogos) e toda a parte esportiva. Ao final da tarde, foi servido um lanche para as crianças, jovens e adolescentes presentes na obra social.

 

  

 

 Oratório Salesiano São José, Natal (RN) 

 

No sábado (05), após algumas reuniões com ex-alunos, ex-alunas, colaboradores, colaboradoras e membros da ADMA, foi reaberto o Oratório Salesiano São José com o intuito de promover um ambiente educativo, por meio do carisma salesiano, a partir dos fundamentos da experiência oratoriana: acolhida e evangelização. Além de beneficiar crianças e adolescentes, o Oratório visa favorecer, especialmente os alunos e ex-alunos na vivência do voluntariado salesiano, como forma de prática da caridade cristã e de responsabilidade social. A tarde de abertura foi marcada por momentos de espiritualidade, danças, esportes, brincadeiras e um saboroso lanche com as crianças da comunidade do Passo da Pátria.

 

 

 

 

 Centro Juvenil Dom Bosco, Palmas (TO) 

 

Aconteceu na última segunda-feira (14) a abertura das atividades educativas pastorais no Centro Juvenil Dom Bosco, em Palmas (TO). A ocasião contou com um dia festivo, no qual Pe. Antídio de Andrade iniciou a acolhida recebendo os educandos e apresentando-lhes a Equipe da Comunidade Educativa Pastoral (CEP). Foi enfatizada a acolhida e presença do S. Hudson Campos que compõe a CEP como Coordenador de Pastoral Juvenil e Vocacional. Logo em seguida, deu-se início a um momento de espiritualidade conduzido com dinâmicas e orações pelo Tirocinante S. Hudson. 

 

Houve um momento para orientações sobre os cuidados perante ao cenário de COVID-19 e, em seguida, Pe. Rogério Calvi conduziu uma apresentação de mágicas. Os educandos também puderam contar com um lanche festivo, além de brincadeiras no poliesportivo e Quiz sobre a vida de Dom Bosco premiando os participantes com guloseimas.

O Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco conta, neste ano, com três projetos sociais: “Bom de Bola e Bom na Escola”, “Meio Ambiente: Cuidado com a Casa Comum” que já estão em andamento e, em breve, a obra contará ainda com a inovação do projeto “Saleconect: Iniciação ao Mundo do Trabalho por meio da Tecnologia”, a fim de contribuir na formação integral das crianças e adolescentes atendidos.

 

 

 

 Centro Educacional Dom Bosco, Jaboatão dos Guararapes (PE) 

 

O Centro Educacional Dom Bosco, em Jaboatão dos Guararapes (PE), inicia mais um ciclo de atendimento no projeto AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz, curso de assistente administrativo para pessoas entre 15 e 21 anos, e projeto InformaticAção, curso de informática para o trabalho para pessoas de 18 a 60 anos. Juntos, pretendem impactar cerca de 200 beneficiários diretos com bolsas de estudo de 100%. Para o Curso de Assistente Administrativo, foi firmada uma parceria de investimento com o Instituto Nelson Wilians (INW) e com o Instituto Alair Martins (IAMAR). Todos os alunos contemplados com a bolsa de estudos, nos dois cursos, terão a oportunidade de, junto a parceria da Rede Salesiana Brasil com o Facebook (META), através do seu Setor de Políticas Públicas e Programas, adquirir a certificação dos cursos oferecidos pela plataforma do Cidadão Digital. Serão ofertados gratuitamente alguns programas de impacto social com os quais o Facebook já trabalha, como a Aliança Empreendedora e a Safernet para disponibilizar seus projetos e programas à juventude atendida, fomentando a formação de adolescentes e jovens para os desafios do mundo atual.

 

  

 

 Centro Salesiano do Menor (CESAM), em Goiânia (GO) 

 

Após o vencimento do prazo para o retorno presencial estabelecido pela Portaria 1.019 de 29 de dezembro de 2021 e decisão institucional, aconteceu, o retorno à Aprendizagem Presencial no Centro Salesiano do Menor (CESAM), em Goiânia (GO). Assim, mais uma vez, o CESAM/GO, com muito zelo, preparou a casa para que os jovens fossem recebidos de forma segura e acolhedora. Dentre as estratégias adotadas: disposição de álcool em toda unidade, identificação visual para distanciamento das cadeiras nos Espaços de Convivência, adesivos de conscientização para higienização das mãos e uso de máscaras, disposição de termômetro para aferição de temperatura corporal, limpezas periódicas de maçanetas, higienização dos espaços de convivência entre os atendimentos. “O retorno após a pandemia foi difícil, porém necessário. As relações mudaram, assim como a forma de se comunicar também, e até mesmo as mais simples atividades que antes eram rotineiras se tornaram estranhas para os que retornaram após dois anos de isolamento. Entretanto, dentro do CESAM há muito acolhimento e carinho com os aprendizes. Portanto, retornar para este ambiente não foi difícil, pois, aqui há muita responsabilidade e respeito”, afirma Nara Gabriela, Jovem Aprendiz do Módulo Integração.

 

Sabia que você pode contribuir com as ações das obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Uma colaboração das Assessorias de Comunicação das Instituições citadas

 

 

Mais Recentes

Gestores da Inspetoria Madre Mazzarello refletem sobre presente e futuro durante a Assembleia de Gestão Estratégica 2025

Evento realizado em Cachoeira do Campo reuniu representantes de todos os âmbitos da Inspetoria e destacou a importância da liderança, da escuta e da corresponsabilidade na missão salesiana Cachoeira do Campo (MG) – Nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, o Retiro das Rosas acolheu gestores e gestoras das diversas presenças da Inspetoria Madre Mazzarello para a Assembleia de Gestão Estratégica 2025, que teve como tema “Gestores conectados no presente e olhar no futuro.”O encontro reuniu representantes de todos os âmbitos da Inspetoria - Pastoral Juvenil, Formação, Escolas, Obras Sociais, Missão Indígena, Comunicação, ACSSA, VIDES e Família Salesiana - em um espaço de partilha, análise e planejamento conjunto. Um início inspirador e cheio de alegria A Assembleia começou com um lindo momento de oração, conduzido pela Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora de Pastoral, que animou o grupo com uma dinâmica de apresentação genuinamente salesiana, marcada pela alegria e pelo espírito de comunhão.Em seguida, a Ir. Amélia de Assis Castro, Coordenadora de Equipe Inspetorial, conduziu a apresentação de um vídeo com bandeiras contendo “sinais de esperança”, enviados pelas unidades em preparação para o encontro - um gesto simbólico que expressou a caminhada conjunta da Inspetoria. Vídeo dos Sinais de Esperança: Liderança e saúde mental em pauta A primeira palestra da Assembleia foi ministrada pela Psicanalista, Professora, Comunicóloga, Mentora e Analista Comportamental, Patrícia Lisboa, que abordou o tema “Liderança e Saúde Mental”.Com uma metodologia participativa e envolvente, Patrícia conduziu uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças na promoção de ambientes saudáveis, abordando temas como o impacto do comportamento dos líderes na saúde emocional das equipes, o poder da escuta e do diálogo, o autoconhecimento e o autocuidado.O ponto central da fala foi o conceito de “Segurança Psicológica”, que inspirou os participantes a refletirem sobre a importância de criar espaços onde as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas.A palestrante encerrou com uma citação da poetisa Maya Angelou: “Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse e o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir.” O momento foi considerado um dos principais destaques da Assembleia, promovendo trocas ricas e reflexões significativas entre os participantes.   Análise SWOT: olhar estratégico para a missão Ainda no primeiro dia, a Ir. Dircione da Glória Amorim, Coordenadora de Ação Social, conduziu o momento de aplicação da Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - ferramenta clássica de planejamento estratégico criada por Albert Humphrey, nos anos 1960.Após a explicação sobre o método, os participantes foram divididos em quatro Comunidades Salesianas: Maria Troncatti, Laura Vicunha, Domingos Sávio e Carlo Acutis. Cada grupo refletiu sobre os principais pontos fortes e desafios enfrentados pela Inspetoria nos últimos cinco anos, considerando sua nova configuração institucional.Em plenária, as Comunidades partilharam suas análises, complementando ideias e reforçando a importância da escuta e da construção coletiva. O dia encerrou-se com um momento fraterno de convivência e integração, repleto de alegria e espírito salesiano. Segundo dia: espiritualidade, planejamento e comunhão O segundo dia da Assembleia iniciou-se com um profundo momento de Eucaristia, celebrado na Capela do Retiro das Rosas e presidido pelo Padre Harley Carlos de Carvalho Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo (MG).A celebração abriu os corações dos participantes para os trabalhos do dia, unindo espiritualidade e missão em um clima de gratidão e esperança. Na sequência, o Assessor de Educação, Cristiano Prates Rodrigues, conduziu a continuidade dos trabalhos, orientando os grupos na elaboração de um Plano de Melhorias baseado no Mapa Estratégico da Inspetoria.Retomando o processo construído coletivamente nos últimos anos, Cristiano recordou as cinco dimensões do Mapa - Sustentabilidade Carismática, Sustentabilidade Financeira, Clientes e Mercado, Aprendizados e Crescimento e Processos Internos - e propôs um olhar mais prático sobre as ações da Inspetoria. As Comunidades voltaram a se reunir, agora para propor ações concretas e unificadas, com especial atenção à Sustentabilidade Carismática, compreendida como o coração pulsante da missão salesiana.Com o uso de tecnologia, todos colaboraram simultaneamente em um documento na nuvem, o que permitiu uma experiência dinâmica e sinodal de construção conjunta. Na plenária final, Ir. Amélia de Assis Castro revisitou cada dimensão do Mapa, analisando as contribuições e dando ao grupo a possibilidade de inserir novas propostas em tempo real. Encerramento: esperança e missão Para concluir a manhã, a Ir. Teresinha Ambrosim, Inspetora, conduziu o encerramento da primeira parte da Assembleia, destacando a importância de manter o olhar fixo em Jesus Cristo e de fortalecer o carisma salesiano em cada ação. “É muito bom e muito importante fazer essas análises das nossas forças e fragilidades, direcionando o nosso olhar a Cristo, o Bom Pastor. E fazemos isso ao estilo de Dom Bosco e Madre Mazzarello, através da educação junto às juventudes”, destacou a Inspetora. Ir. Teresinha também apresentou ao grupo reflexões sobre a Campanha da Fraternidade e a Estreia 2026, e celebrou a canonização de Maria Troncatti, a ser proclamada no próximo dia 19 - “a primeira Filha de Maria Auxiliadora, desde Madre Mazzarello, a ser declarada santa pela Igreja.”Além disso, ela apresentou o novo site da Animação Vocacional da Rede Salesiana Brasil, um espaço de promoção vocacional e testemunho de vida consagrada salesiana. No período da tarde, os grupos de Escolas e Obras Sociais se reuniram em momentos específicos, dedicados às pautas próprias de cada âmbito, encerrando a Assembleia com profundo sentimento de comunhão e propósito compartilhado. A Ir. Amélia de Assis Castro agradeceu a todos pela dedicação e participação: “É muito emocionante ver como evoluímos na construção do nosso Mapa Estratégico. Hoje olhamos para ele com maturidade e esperança. Estou muito feliz e satisfeita com tudo o que construímos juntos.”   Um futuro guiado por Maria Encerrando a Assembleia de Gestão Estratégica 2025, os participantes reafirmaram o compromisso de seguir com esperança, fé e corresponsabilidade, fortalecendo a missão de ser presença geradora de vida, especialmente junto aos jovens e aos mais empobrecidos.Que Maria continue abençoando a todos e todas, abrindo caminhos e novos horizontes, elevando sempre nosso olhar para Jesus Cristo. A Inspetoria Madre Mazzarello segue, assim, a serviço da vida, da juventude e da missão salesiana, com o coração voltado ao futuro e enraizado no carisma. Fonte: Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

VI FEITEC: critérios ambientais, sociais e de governança tornaram-se centrais para a transformação das realidades locais

A VI Feira de Inovação e Tecnologia Educacional (FEITEC), da Zona Leste da Capital Paulistana, realizada de 17 a 20 de setembro em Itaquera, adotou um tema que reflete as tendências globais: ESG (Environmental, Social, and Governance). Ao longo dos três dias, as atividades, exposições, painéis e debates da Feira giraram em torno do conceito ESG, que aborda de maneira abrangente os seguintes fatores: Sustentabilidade - impactos no meio ambiente, poluição, uso de recursos naturais, resíduos, embalagens, emissões; Responsabilidade Social - compromisso com as pessoas, comunidades, saúde, segurança no trabalho, condições justas de trabalho, inclusão, antidiscriminação, respeito à privacidade, serviços acessíveis; Governança - práticas éticas, transparência, cumprimento de obrigações legais e fiscais, gestão responsável e alinhamento entre lucro, propósito e responsabilidade. Os organizadores esclareceram que os critérios ESG estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, definidos no contexto do Pacto Global, reforçando a conexão do evento com o debate sobre padrões e compromissos globais, embora com aplicação local. A FEITEC deste ano proporcionou aos participantes - visitantes, alunos, estudantes da rede estatal e particular (ambos públicos), educadores, profissionais de diversas áreas e comunidade local - uma variedade de atividades culturais, tecnológicas e educacionais, todas alinhadas ao tema e com foco no impacto social, além de acesso ao conhecimento tecnológico e a oportunidades de aprendizado que, frequentemente, não chegam à periferia de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana    

CNJ recebe primeira turma do Programa Adolescente-Jovem Aprendiz em parceria com o CESAM-DF

Em uma ação que mistura cidadania, formação profissional e inclusão social, dez alunos da rede pública do Distrito Federal começaram, em 16 de setembro de 2025, sua ambientação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como parte do Programa Adolescente-Jovem Aprendiz. A iniciativa, voltada para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, é fruto de uma parceria entre o CNJ e o Centro Salesiano do Menor (CESAM-DF).   O que é o programa O Programa Adolescente-Jovem Aprendiz foi instituído pela Portaria CNJ n.º 55/2025.  Ele busca oferecer aos estudantes da rede pública uma oportunidade de aprender uma profissão, ao mesmo tempo em que permanecem matriculados na escola regular. Destina-se, especialmente, a jovens cujas famílias recebem benefícios de programas socioassistenciais, e que moram em cidades-satélites do Distrito Federal.   Estrutura e funcionamento Ambientação: os jovens iniciaram com uma fase de ambientação no CNJ, conduzida pela equipe de Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção Psicossocial do Conselho. Carga horária e duração: o programa vai durar 24 meses. As atividades práticas no CNJ ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e aulas complementares no CESAM às sextas-feiras. Desenvolvimento profissional e pessoal: além de atividades práticas, serão trabalhadas competências comportamentais essenciais, como disciplina, responsabilidade e assiduidade. Renda: os aprendizes recebem bolsa (remuneração) durante o período, o que representa uma fonte relevante de auxílio para suas famílias, podendo contribuir com despesas como aluguel, alimentação, água e luz. Depoimentos e expectativas O presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, deu as boas-vindas aos jovens destacando que, apesar da entrada no mundo do trabalho, não devem deixar de lado os estudos, sugerindo que o processo seja de autoconhecimento e descoberta de talentos. Dois dos jovens participantes, Laiane Gomes (16 anos, Samambaia, futura faculdade de Direito) e Hilary Estefani Pereira (16 anos, mesma região, com o sonho de ser Policial Federal), expressaram a expectativa de que essa experiência abra portas para futuros profissionais. Sobre o CESAM-DF O Centro Salesiano do Menor (CESAM-DF) é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos Salesianos da Inspetoria São João Bosco. Fundado em 1979, tem longo histórico de atuação na formação sócio-profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica no DF. Entre seus serviços estão programas de aprendizagem que já inseriram milhares de jovens no mercado formal de trabalho, em parceria com empresas públicas e privadas, além de atuar junto a redes de assistência social.    Importância e impactos esperados A parceria CNJ-CESAM representa mais que uma inserção laboral: é uma iniciativa que trabalha por inclusão, igualdade de oportunidades e cumprimento de direitos constitucionais, como o direito à profissionalização, educação, dignidade e convivência familiar e comunitária.  Para o governo e as instituições envolvidas, espera-se que o programa não só ofereça formação técnica, mas também fortaleça o senso de responsabilidade, autonomia e protagonismo dos jovens. A expectativa é que projetos como este diminuam desigualdades, apoiem famílias em condições de vulnerabilidade e criem caminhos reais de ascensão social. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil