Obras Salesianas de Vitória e o Protagonismo Feminino
08/03/2022

Obras Salesianas de Vitória e o Protagonismo Feminino

Obras Salesianas de Vitória e o Protagonismo Feminino

Nesta terça-feira (08), é comemorado o Dia Internacional Das Mulheres, uma data para tornar visível o papel central e essencial que as mulheres têm em todas as esferas da sociedade e para se comprometer na luta contra todas as formas de discriminação e violência que mulheres e meninas sofrem diariamente.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam 51% da população brasileira e ainda enfrentam cenários de extrema desigualdade na divisão de tarefas domésticas e no mercado de trabalho.  Outro dado importante apresentado pelo instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em sua pesquisa de 2018, apontou que 45% dos domicílios brasileiros eram comandados por mulheres.

 

Anualmente as Obras Sociais Salesianas de Vitória desenvolvem uma campanha institucional para marcar a data. Nesta edição, a temática abordada será “Seja a protagonista da sua própria história”, a fim de ressaltar o protagonismo das mulheres e o empoderamento feminino para construir caminhos e conexões, além de discutir e debater os diversos tipos de violência que atravessam o feminino na sociedade. A Inspetoria São João Bosco e outras obras salesianas aderiram à proposta da presença de Vitória para fortalecer ainda mais o protagonismo das mulheres no carisma salesiano.

 

Ao longo do mês de março, o Centro Universitário Salesiano (UniSales), Colégio Salesiano Jardim Camburi, Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Centro Salesiano do Menor do Espírito Santo (CESAM/ES), Oratório FestivoPré- Vestibular Dandara irão desenvolver diversas atividades com a comunidade educativa para sensibilizar sobre a necessidade de criar espaços de diálogos que colaborem para a superação do preconceito, violências e a discriminação contra as mulheres.  

 

Inspirado na Mãe de Dom Bosco, Mamãe Margarida, a Pastoral irá lançar o projeto Margaridas, oferecendo espaço de escuta, acolhida, empatia, sororidade e apoio para as educadoras.

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco (ISJB)

Mais Recentes

Dia Nacional do Combate à Pobreza

Através da Ação Social Salesiana em rede no Brasil, RSB contribui diariamente para o combate à pobreza e para a garantia de direitos das juventudes

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil