24/06/2024

Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem

Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem
Fotos: Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), Vitória (ES)

Todos os anos, centenas de jovens se debruçam sobre livros, exercícios, videoaulas e inventam técnicas para absorver conteúdos de várias disciplinas. Tudo isso para buscar um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior. Para alguns, no entanto, os processos podem ser bem diferentes e os abismos sociais gerarem resultados discrepantes. 

Se dividir entre trabalho e aulas, não ter condições para pagar um curso ou professores particulares, buscando dar aquele gás nos estudos, ou, ainda, encerrar a vida acadêmica após o Ensino Médio para priorizar o trabalho, são fatores que podem deixar alguns jovens mais distantes do ingresso na universidade. Essa preocupação não é de hoje. Em 2000, a situação já intrigava parte da comunidade e, vendo esse movimento de alguns jovens não acessarem o ensino superior, foi criado o Pré-Vestibular Social Dandara, projeto ligado ao Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), no Forte São João, em Vitória (ES).

Reunindo professores voluntários, o projeto já ajudou inúmeros jovens de baixa renda a ingressarem na universidade, seja pública ou privada, por meio de políticas de bolsa e incentivos. Neste ano, 44,7% dos educandos do projeto foram aprovados em universidades federais pelo Sisu e 23,8% foram aprovados em instituições particulares de ensino superior. 

A Educadora Voluntária e Coordenadora do Dandara, Rita Perim, fala sobre a dimensão do projeto, que gera oportunidade para estudantes de toda a Grande Vitória. "Hoje, são duas turmas de 60 alunos cada, compostas por jovens de toda a Grande Vitória. Além disso, 46 voluntários, entre eles ex-alunos que retornam para retribuir o bem que receberam. O Projeto tem como proposta, desde sua fundação, compreender e incentivar a importância de uma formação superior, objetivando oportunizar adolescentes e jovens, de baixa renda, advindos da rede pública de ensino", contou.

O Projeto Pré-vestibular Dandara conta com a doação dos Revisionais Enem, material didático preparatório para o Exame Nacional,  feita pela Editora da Rede Salesiana Brasil (RSB), a Edebê Brasil.

 

DO SUCESSO NO ENEM AO SONHO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Aline Riase Silva Wanzeler, de 18 anos, foi uma das alunas do Dandara aprovada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) neste ano. Com uma nota de 980 na redação do Enem, ela cursa o primeiro período de Ciências Farmacêuticas."Em 2023, no meu terceiro ano do ensino médio, eu participei do pré-vestibular social Dandara com intuito de ingressar no ensino superior. Conheci o projeto por meio de amigos e familiares, me inscrevi e entrei disposta a absorver tudo o que tinham a me oferecer. Diante disso, após muito esforço, consegui uma boa nota no Enem", contou.

Aline também explicou que o pré-vestibular atuou como muito mais do que um reforço nos estudos. "O pré-vestibular me ajudou não só no ingresso à UFES como também na escolha do curso, pois tive o privilégio de conhecer e conversar com professores incríveis e participar da feira de profissões da UniSales. Com isso, hoje estou cursando o primeiro período em Ciências Farmacêuticas na UFES", completou.

 

PROFESSORES COLECIONAM ANOS DE VOLUNTARIADO 

O projeto é voluntário, os professores, portanto, não recebem dinheiro. Mas, sim, algo maior, que é responsável por essa fidelidade dos voluntários durante anos: o amor.

André Cupertino é Professor de biologia do Dandara desde 2004. Já trabalhou em diversas escolas particulares de Vitória, em outros cursinhos preparatórios para o vestibular, mas não larga o Dandara. "Um dia fui abastecer o carro e o frentista me chamou de professor e disse que eu tinha dado aula para ele no Dandara. Falou que estava trabalhando no posto, mas que tinha passado em Administração na UFES e iria começar o curso nos próximos dias. Isso é impagável! O trabalho é voluntário, a gente não recebe, mas isso é muito gratificante, poder contribuir com a vida profissional da pessoa", contou.

O Professor de geografia Wagner Scopel está no projeto desde 2009 e hoje é Coordenador da área de geografia e atua na equipe geral de apoio do projeto. "Eu olho para trás e vejo muitos jovens que conseguiram acessar a universidade e mudaram a vida das famílias. Se não fosse o Dandara, muitos, talvez, não teriam conseguido. São muitas histórias de vida que a gente presencia. O projeto tem essa característica, de ser plural. É um espaço de convivência, de socialização. Na área de geografia, fazemos várias aulas de campo e viagens, por exemplo", explicou.

   

 

COMO TER ACESSO AO PROJETO COMO EDUCANDO OU VOLUNTÁRIO

Com tanta história e vontade de mudar a vida de centenas de jovens por meio da educação, o pré-vestibular Dandara, atualmente, conta com cerca de 120 educandos, divididos em duas turmas. Além disso, são 46 voluntários. As aulas acontecem nas dependências do Centro Universitário Salesiano (UniSales), no Bairro do Forte São João, de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h, e em alguns sábados, das 14h às 17h, com aulões, laboratório de redação e aulas de campo interdisciplinares.

Para ter acesso ao projeto, o educando tem que comprovar, por meio de documentação, ser ou ter sido estudante de escola pública, ou bolsista de 50% a 100% em escola privada, além de comprovar a renda de, no máximo, um salário mínimo e meio.

Todos os anos, em janeiro, é disponibilizado no site do CESAM/ES o edital com todas as informações necessárias para a inscrição: período, horário, local, documentação e as datas do resultado de classificação, baseada nos critérios acima citados, para as 120 vagas e os suplentes que serão chamados à medida que surgem vagas.

Em relação aos voluntários, a Coordenadora Rita Perim explica que tem um requisito crucial: ser compromissado. "Para os voluntários, a exigência é que tenha disponibilidade de pelo menos 1 hora e 20 minutos por semana, seja compromissado com o projeto, que goste de jovens, da área de educação e, principalmente, tenha empatia com a causa de fazer o bem ajudando e transformando vidas", contou. Também é necessário que tenha, ou esteja, em formação na área que se propõe a ajudar, que pode ser como docente, assistente social, pedagogo, psicólogo e administrativo.

O pré-vestibular Dandara é gratuito e é um dos projetos do CESAM/ES que desenvolve trabalho socioeducativo com adolescentes em risco e vulnerabilidade social, atuando com enfoque na capacitação profissional e participação cidadã. A proposta está dentro do eixo de trabalho do Instituto Americo Buaiz (IAB), que promove o CESAM/ES, abordando o tema profissionalização do jovem, trabalhando na visibilidade de alguns projetos como o Dandara. A gerente do IAB, Paula Martins, conta que teve contato com a iniciativa após conhecer o CESAM/ES, que foi escolhido para receber o apoio do instituto por conta do trabalho que realiza com os adolescentes."O projeto Dandara está inserido dentro das ações sociais desenvolvidos pelo CESAM, que é a instituição que estamos apoiando. É importante prestar esses serviços essenciais que promovem a melhoria na sociedade. Eu vejo o Dandara como uma oportunidade única para esse público vulnerável se preparar de forma adequada para o Ensino Superior. É bem legal ver a transformação acontecer de fato. É mais um dos mecanismos de transformação social", contou.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos podem ser conferidos no site do CESAM/ES

Fonte: Folha Vitória / Fotos: Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), Vitória (ES)

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Representante da Rede Salesiana Brasil é eleito coordenador para o Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social

Nesta quinta-feira (18), a Rede Salesiana Brasil celebrou uma importante conquista com a eleição de Carlos Nambu para o cargo de Coordenador do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social. Carlos foi um dos três eleitos que representarão o movimento na gestão que vai de 2024 a 2026. A votação, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes das coordenações regionais, que elegeram, além de Carlos, outros dois coordenadores: Ivone Maggioni Fiore, da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), e Norma S. Souza Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo. O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social foi criado em 2015 por representantes de entidades de assistência social, um espaço criado e referendado em 2015 na Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília. O MNEAS surgiu para integrar a representação nacional da sociedade civil, conforme os três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades. É um movimento que busca a defesa e o fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, exercendo o controle social de forma propositiva e fiscalizadora. Dentre as atividades estão o fortalecimento do SUAS, a influência na formulação de políticas de assistência social de forma local, regional, estadual e nacional, a divulgação da política de assistência social, a participação em espaços de representação da sociedade civil, o segmento de entidades, o acompanhamento e apoio às coordenações regionais, a representação das entidades na composição do segmento de entidades para o CNAS, o apoio aos conselhos de assistência social em suas demandas de reflexão e entendimento da política de assistência social e a contribuição na elaboração de documentos sobre a política de assistência social a partir da perspectiva da sociedade civil e das entidades, considerando a capilaridade de atuação. Carlos Nambu é pós-graduado em educação social e atua como representante indicado da Rede Salesiana Brasil em espaços de debates e atuação na defesa por igualdade social e pelas políticas públicas que impactam na sociedade, e refletem diretamente em nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias. Também exerce função no Instituto Dom Bosco, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo - SP. Representa a Congregação Salesiana em diversos conselhos e fóruns, entre eles, o CMDCA SP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, COMAS SP – Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente – Região Sé, Lapa e Butantã, Fórum Municipal de Assistência Social de São Paulo, CONDECA SP, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, CONSEAS SP – Conselho Estadual de Assistência Social, Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Ele vê neste novo papel a chance de representar uma grande oportunidade para que a Rede Salesiana Brasil possa ajudar na expansão positiva do impacto da transformação social na sociedade. “A participação da Rede Salesiana Brasil nesses espaços, além da visibilidade de suas ações, possibilita o empoderamento das informações relacionadas às políticas de Assistência Social, além de levar a contribuição da Rede para a construção dessas Políticas Públicas, principalmente as que afetam crianças, adolescentes, jovens e famílias. Trazendo também o legado deixado por Dom Bosco quanto à importância de participação e intervenção na política pelo bem dos nossos jovens. Resgata também o nosso Caderno de Identidade Carismática, em especial o relacionado ao Sistema Preventivo e Direitos Humanos (Caderno 3)”. Ressalta, Carlos. A indicação de Carlos Nambu e sua vitória só vêm respaldar o DNA da Ação Social da Rede Salesiana Brasil, que, ao longo dos anos, sempre visou ao desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência.

Campeões nos esportes e na vida

Nas obras sociais salesianas, os esportes cumprem um papel fundamental na proposta de uma educação integral, voltada para que crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade descubram seu potencial para transformar sua realidade. “É uma sensação muito gratificante, pois no início você pensa que não vai ter resultado, mas aí percebe um salto na autoestima e na confiança. Toda a sensação de voltar para casa com as medalhas é incrível”, afirma Gabriela Aparecida Resende Cruz, ex-educanda do Centro Juvenil Salesiano da cidade de Pará de Minas (MG). Gabriela conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Regional de Judô Região Sudeste, realizado em 18 de maio na cidade de Vassoura (RJ). Na mesma competição, a educanda Manuela Vitoria Rezende Cruz ficou em terceiro lugar, com a medalha de bronze. “Foi muito importante conseguir a medalha, pois o judô me ensinou a ter disciplina”, considera Manuela, para quem a determinação e as muitas horas de treinos com o Sensei Fernando Navarro fizeram toda a diferença. As duas judocas expressam muito claramente algo que perpassa as práticas esportivas nas obras sociais salesianas: as conquistas nos esportes vão muito além das medalhas, pois representam a abertura de novas perspectivas; o aumento da autoestima e da segurança para exercer o protagonismo em suas vidas. FORMAÇÃO INTEGRAL“Com o esporte a criança, o adolescente e os jovens têm a oportunidade de transformar suas vidas, sendo protagonistas de suas próprias histórias”, corrobora Jamile, assistente social do Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente – CEMAM, obra social da Rede Salesiana Brasil em Petrolina (PE). As oficinas do CEMAM incluem modalidades como xadrez, karatê e futsal, que contribuem para incentivar o desenvolvimento físico, mental e social dos cerca de 400 beneficiários da obra. “No CEMAM, nosso compromisso é com a formação integral do ser humano, proporcionando treinamentos e oportunidades para que cada criança, adolescente e jovem possa realizar seu pleno potencial e contribuir positivamente para a sociedade”, reforça ela. Outra obra salesiana que dá grande ênfase à formação integral pelos esportes é o Circo Social Dom Bosco, localizado no bairro de Itaquera, na capital paulista. A obra atende 800 crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 17 anos e onze meses, em risco de vulnerabilidade. Com o objetivo de desenvolver as competências dos atendidos “propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, o Circo Social Dom Bosco oferece diariamente diversas oficinas, entre as quais estão as de atividades esportivas olímpicas, como Taekwondo, Futebol, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Atletismo e Futsal. “Além de aprenderem técnicas especificas, os participantes têm a oportunidade de vivenciar os ensinamentos de Dom Bosco numa casa salesiana”, considera o Coordenador Pedagógico Alair Jr. O Circo Social Dom Bosco existe desde 1995 e é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). ESCOLA SÓCIO ESPORTIVA DOM BOSCOTambém na Zona Leste de São Paulo, em uma das regiões mais pobres da capital, o Centro Social da Paróquia Santa Luzia e São Nicolau criou a Escola Sócio Esportiva, em parceria com a Fundação Real Madrid. “O objetivo do projeto é fomentar os valores inerentes à prática esportiva e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em risco de exclusão social no bairro Jardim Nordeste e adjacências, melhorando a qualidade de vida e a criação de hábitos físicos-desportivos”, explica Laniel Castro, Gerente de Projetos Sociais. A Fundação Real Madrid fornece a proposta pedagógica com base na metodologia “Teaching Games for Understanding”, que fundamenta a iniciação esportiva por meio de jogos reduzidos para compreensão do próprio esporte, enfatizando, principalmente, os valores éticos e morais: Respeito, Saúde, Igualdade, Autonomia, Autoestima, Companheirismo e Motivação para formação do cidadão mediante o esporte.   “A metodologia da Fundação Real Madrid está atrelada ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, próprio da Congregação Salesiana, que visa promover a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, em vista de fortalecer a própria identidade, as relações do grupo e a convivência com as diferenças”, reforça Laniel. “No Sistema Preventivo se cultiva a presença educativa dos educadores junto aos educandos, envolvendo-os em atividades que possibilitem o desenvolvimento da ética, da cidadania, dos valores humanos e cristãos, promovendo a educação integral do ser humano com um caráter preventivo e não apenas assistencial”, completa ele. Na Escola Sócio Esportiva Dom Bosco são ofertadas as modalidades de Futebol e Basquete, de fevereiro a dezembro. As atividades são desenvolvidas por profissionais de Educação Física que anualmente recebem treinamento e capacitação dos profissionais da Fundação Real Madrid. Além das atividades esportivas, a Escola Sócio Esportiva oferece aos beneficiários oficinas socioeducativas e recreativas, realizadas pelos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Luzia e São Nicolau, que integram a rede socioassistencial municipal de São Paulo. GOL DE OUROPara fechar esta matéria sobre os esportes nas obras sociais salesianas, vamos falar de um projeto bem recente: a escolinha de futsal Gol de Ouro, que teve início em 2023, no Centro Social Salesianos, em Pindamonhangaba, SP. Coordenada pelo Prof. Luis Henrique, do Núcleo de Esportes, ex-aluno e ex-oratoriano, a Gol de Ouro foi criada com o objetivo de desenvolver integralmente a criança e o adolescente, buscando priorizar a saúde. Os atendidos são incentivados a ter um estilo de vida ativo e saudável ao mesmo tempo em que, por meio de um ambiente de aprendizagem significativo, no campo procedimental são ensinadas as técnicas do futsal e, no campo atitudinal, os valores importantes para conviverem em sociedade de forma respeitosa e justa. Tudo isso alicerçado no carisma salesiano. Atualmente, a escolinha de futsal atende 250 crianças e adolescentes com idades de 6 a 18 anos, divididos por categorias. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da noite, e aos sábados, no período da manhã. Fonte: Boletim Salesiano Brasil Esta matéria foi elaborada com a colaboração de: Ana Carolina de Jesus Oliveira – Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas; Jéssica de J. Silva, Coordenadora Inspetorial da Ação Social da Inspetoria de São Paulo; Laniel Castro - Centro Social da Paróquia Santa Luzia; Jamile – CEMAM Petrolina; Alair Jr. – Circo Social Dom Bosco.

Religiosa Salesiana realiza trabalho missionário no Amazonas

O amor pelo trabalho missionário com indígenas e ribeirinhos é a motivação da freira Madalena Scaramussa, de 78 anos, natural de Prosperidade, Vargem Alta, atuando na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil, localizada no Amazonas. A católica pertence ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ramo feminino dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e afirma que a formação de crianças e adolescentes tem sido uma das principais atividades que desenvolve. “Temos (SDB) o carisma de trabalhar junto das crianças, adolescentes e dos jovens com o serviço evangélico, fazendo com que eles experimentem o amor de Jesus Cristo Bom Pastor. Trabalho aqui (São Gabriel da Cachoeira) para ficar em meio a eles, no cuidado deles, seguindo sempre a metodologia de Dom Bosco, nosso fundador. Ele nos propõe trabalhar o ‘Amor Demonstrado’. Também ajudamos na alimentação. Quando falta um pacote de sal, por exemplo, são seis horas no barco a motor até o comércio mais próximo, por isso, nossa casa empresta os mantimentos e, quando eles podem, nos devolvem”, conta. Quando assumiu a missão há 4 anos, a freira não estipulou um tempo de permanência no estado amazonense. Ela diz que pretende atuar como voluntária até que sua presença seja útil. No momento, Madalena trabalha com os índios cristianizados. Nossa comunidade – que foi a segunda casa das Filhas de Maria Auxiliadora no Amazonas – completa no próximo ano (2025) um século de missão. Portanto, os indígenas já estão cristianizados. Não posso dizer que eles foram evangelizados, porque nosso trabalho aqui foi de catequização sacramental e não uma catequese forçada de evangelização segmentária. Mas temos muitos indígenas e ribeirinhos inseridos na igreja como Ministros e agentes de Pastoral”. Numa região onde, até 1990, o Estado brasileiro estava totalmente ausente, a freira explica que “quem cuidou da educação e da saúde foram os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora”. O Amazonas é geograficamente muito amplo e, tradicionalmente, é dividido por seus grandes rios. Em 1914, a Santa Sé confiou aos Salesianos a Prefeitura Apostólica do Rio Negro e os primeiros salesianos chegaram à região já no ano seguinte, estabelecendo a sede para a nova missão em São Gabriel da Cachoeira, cerca de 850 quilômetros de Manaus. Logo se espalharam por toda a região, abrindo oratórios, escolas, centros para a juventude e paróquias, sem que fosse deixada de lado a presença missionária entre os indígenas. As FMA chegaram à região um pouco depois, em 1923, data em que foi instalada a primeira Casa, também em São Gabriel. Em 1961, a Inspetoria Laura Vicuña foi oficialmente criada, para atender o crescente número de obras. Porém, devido às dificuldades causadas pelas distâncias e diversidades entre os estados (Amazonas, Pará, Rondônia), foi crida, em 1999, a Inspetoria Santa Teresinha, na qual a freira capixaba trabalha. “Nesses lugares, trabalhamos com poucos recursos. Só usamos aquilo que podemos carregar nas canoas. Por vezes, levamos multimídias que funcionam por pilha ou bateria, para oferecermos uma formação mais atualizada, já que não há rede elétrica nesses locais. Nas comunidades indígenas ou ribeirinhas, ficamos por alguns dias e sempre levamos alimentação para todos de lá, geralmente o suficiente para, pelo menos, uma refeição. É o que conseguimos transportar”, conta. “Nossa Paróquia tem comunidades que estão há 9 horas de distância de barco. Não há água encanada ou sanitários nesses lugares. Por isso, praticamos o que eles fazem: nossos banhos são no rio. Eu, particularmente, não sei nadar e procuro um igarapé (pequeno rio navegável). São alguns apertos que passamos, que nos deixam felizes. Estamos aqui sabendo que vamos viver com pouco, mas por muito amor à Jesus Cristo e aos seus filhos. Fonte e imagens: Diocese Cachoeiro

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