Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem
24/06/2024

Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem

Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem
Fotos: Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), Vitória (ES)

Todos os anos, centenas de jovens se debruçam sobre livros, exercícios, videoaulas e inventam técnicas para absorver conteúdos de várias disciplinas. Tudo isso para buscar um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior. Para alguns, no entanto, os processos podem ser bem diferentes e os abismos sociais gerarem resultados discrepantes. 

Se dividir entre trabalho e aulas, não ter condições para pagar um curso ou professores particulares, buscando dar aquele gás nos estudos, ou, ainda, encerrar a vida acadêmica após o Ensino Médio para priorizar o trabalho, são fatores que podem deixar alguns jovens mais distantes do ingresso na universidade. Essa preocupação não é de hoje. Em 2000, a situação já intrigava parte da comunidade e, vendo esse movimento de alguns jovens não acessarem o ensino superior, foi criado o Pré-Vestibular Social Dandara, projeto ligado ao Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), no Forte São João, em Vitória (ES).

Reunindo professores voluntários, o projeto já ajudou inúmeros jovens de baixa renda a ingressarem na universidade, seja pública ou privada, por meio de políticas de bolsa e incentivos. Neste ano, 44,7% dos educandos do projeto foram aprovados em universidades federais pelo Sisu e 23,8% foram aprovados em instituições particulares de ensino superior. 

A Educadora Voluntária e Coordenadora do Dandara, Rita Perim, fala sobre a dimensão do projeto, que gera oportunidade para estudantes de toda a Grande Vitória. "Hoje, são duas turmas de 60 alunos cada, compostas por jovens de toda a Grande Vitória. Além disso, 46 voluntários, entre eles ex-alunos que retornam para retribuir o bem que receberam. O Projeto tem como proposta, desde sua fundação, compreender e incentivar a importância de uma formação superior, objetivando oportunizar adolescentes e jovens, de baixa renda, advindos da rede pública de ensino", contou.

O Projeto Pré-vestibular Dandara conta com a doação dos Revisionais Enem, material didático preparatório para o Exame Nacional,  feita pela Editora da Rede Salesiana Brasil (RSB), a Edebê Brasil.

 

DO SUCESSO NO ENEM AO SONHO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Aline Riase Silva Wanzeler, de 18 anos, foi uma das alunas do Dandara aprovada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) neste ano. Com uma nota de 980 na redação do Enem, ela cursa o primeiro período de Ciências Farmacêuticas."Em 2023, no meu terceiro ano do ensino médio, eu participei do pré-vestibular social Dandara com intuito de ingressar no ensino superior. Conheci o projeto por meio de amigos e familiares, me inscrevi e entrei disposta a absorver tudo o que tinham a me oferecer. Diante disso, após muito esforço, consegui uma boa nota no Enem", contou.

Aline também explicou que o pré-vestibular atuou como muito mais do que um reforço nos estudos. "O pré-vestibular me ajudou não só no ingresso à UFES como também na escolha do curso, pois tive o privilégio de conhecer e conversar com professores incríveis e participar da feira de profissões da UniSales. Com isso, hoje estou cursando o primeiro período em Ciências Farmacêuticas na UFES", completou.

 

PROFESSORES COLECIONAM ANOS DE VOLUNTARIADO 

O projeto é voluntário, os professores, portanto, não recebem dinheiro. Mas, sim, algo maior, que é responsável por essa fidelidade dos voluntários durante anos: o amor.

André Cupertino é Professor de biologia do Dandara desde 2004. Já trabalhou em diversas escolas particulares de Vitória, em outros cursinhos preparatórios para o vestibular, mas não larga o Dandara. "Um dia fui abastecer o carro e o frentista me chamou de professor e disse que eu tinha dado aula para ele no Dandara. Falou que estava trabalhando no posto, mas que tinha passado em Administração na UFES e iria começar o curso nos próximos dias. Isso é impagável! O trabalho é voluntário, a gente não recebe, mas isso é muito gratificante, poder contribuir com a vida profissional da pessoa", contou.

O Professor de geografia Wagner Scopel está no projeto desde 2009 e hoje é Coordenador da área de geografia e atua na equipe geral de apoio do projeto. "Eu olho para trás e vejo muitos jovens que conseguiram acessar a universidade e mudaram a vida das famílias. Se não fosse o Dandara, muitos, talvez, não teriam conseguido. São muitas histórias de vida que a gente presencia. O projeto tem essa característica, de ser plural. É um espaço de convivência, de socialização. Na área de geografia, fazemos várias aulas de campo e viagens, por exemplo", explicou.

   

 

COMO TER ACESSO AO PROJETO COMO EDUCANDO OU VOLUNTÁRIO

Com tanta história e vontade de mudar a vida de centenas de jovens por meio da educação, o pré-vestibular Dandara, atualmente, conta com cerca de 120 educandos, divididos em duas turmas. Além disso, são 46 voluntários. As aulas acontecem nas dependências do Centro Universitário Salesiano (UniSales), no Bairro do Forte São João, de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h, e em alguns sábados, das 14h às 17h, com aulões, laboratório de redação e aulas de campo interdisciplinares.

Para ter acesso ao projeto, o educando tem que comprovar, por meio de documentação, ser ou ter sido estudante de escola pública, ou bolsista de 50% a 100% em escola privada, além de comprovar a renda de, no máximo, um salário mínimo e meio.

Todos os anos, em janeiro, é disponibilizado no site do CESAM/ES o edital com todas as informações necessárias para a inscrição: período, horário, local, documentação e as datas do resultado de classificação, baseada nos critérios acima citados, para as 120 vagas e os suplentes que serão chamados à medida que surgem vagas.

Em relação aos voluntários, a Coordenadora Rita Perim explica que tem um requisito crucial: ser compromissado. "Para os voluntários, a exigência é que tenha disponibilidade de pelo menos 1 hora e 20 minutos por semana, seja compromissado com o projeto, que goste de jovens, da área de educação e, principalmente, tenha empatia com a causa de fazer o bem ajudando e transformando vidas", contou. Também é necessário que tenha, ou esteja, em formação na área que se propõe a ajudar, que pode ser como docente, assistente social, pedagogo, psicólogo e administrativo.

O pré-vestibular Dandara é gratuito e é um dos projetos do CESAM/ES que desenvolve trabalho socioeducativo com adolescentes em risco e vulnerabilidade social, atuando com enfoque na capacitação profissional e participação cidadã. A proposta está dentro do eixo de trabalho do Instituto Americo Buaiz (IAB), que promove o CESAM/ES, abordando o tema profissionalização do jovem, trabalhando na visibilidade de alguns projetos como o Dandara. A gerente do IAB, Paula Martins, conta que teve contato com a iniciativa após conhecer o CESAM/ES, que foi escolhido para receber o apoio do instituto por conta do trabalho que realiza com os adolescentes."O projeto Dandara está inserido dentro das ações sociais desenvolvidos pelo CESAM, que é a instituição que estamos apoiando. É importante prestar esses serviços essenciais que promovem a melhoria na sociedade. Eu vejo o Dandara como uma oportunidade única para esse público vulnerável se preparar de forma adequada para o Ensino Superior. É bem legal ver a transformação acontecer de fato. É mais um dos mecanismos de transformação social", contou.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos podem ser conferidos no site do CESAM/ES

Fonte: Folha Vitória / Fotos: Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), Vitória (ES)

Mais Recentes

“Seminário Virtual: vivenciando os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB” aprofunda reflexões sobre o Oratório como critério permanente

No dia 29 de agosto, a Rede Salesiana Brasil realizou o Seminário Virtual sobre a aplicação dos Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social, reunindo mais de 100 participantes on-line. O encontro teve como tema “Oratório como critério permanente”, convidando gestores, educadores e colaboradores das obras sociais a refletirem sobre a centralidade do educando na missão salesiana e o compromisso coletivo de oferecer sempre “o melhor para eles”. A programação contou com a partilha de experiências de obras sociais da Inspetoria São Pio X, apresentando práticas concretas que traduzem o carisma salesiano em ações educativas e pastorais. A acolhida foi conduzida pela Coordenadora da Ação Social da Inspetoria São João Bosco, Carolina Neves de Oliveira, que contextualizou o propósito de tornar mais conhecidas práticas que evidenciam a aplicabilidade dos Cadernos da Ação Social na realidade das obras sociais, com fundamentação e sentido.  Luiz Salgado (Teco), Diretor Executivo do Parque Dom Bosco (Itajaí-SC), destacou que a vivência do oratório na obra é “como queria Dom Bosco: ambiente educativo, acolhedor, familiar e alegre, critério permanente em nossas ações do cotidiano”. Ele ressaltou também que o oratório festivo acontece mensalmente, com propostas pensadas em conjunto entre educandos e educadores, fortalecendo vínculos e protagonismo juvenil, e que a experiência se estende à comunidade local, transformando também as famílias. Na mesma linha, Marcela Andrade, Coordenadora Educativo-Pastoral do Parque Dom Bosco, reforçou a importância do “coração oratoriano” dos educadores, que, ao se aproximarem dos jovens, transformam a relação educativa em um vínculo fraterno. Cristina Hugentobler, Diretora Executiva do Novo Lar (Viamão-RS), enfatizou que “o oratório do Novo Lar é mais que um espaço: é um abraço aberto a cada família que chega”. Segundo ela, mães, pais, crianças e jovens encontram não apenas atividades, mas um lar de vínculos verdadeiros, em que a alegria se mistura à fé e onde cada pessoa descobre que pertence a uma grande família. Nikolas Marcelo Belo Moreira, educador do Instituto Assistencial Dom Bosco (Guarapuava-PR), trouxe a reflexão de que “a passagem de época que estamos vivendo requer discernimento sobre o tipo de presença entre os jovens mais pobres”. Ele lembrou que a memória carismática é a fonte que inspira paixão educativa e decisões operacionais, sempre com predileção pelos mais vulneráveis. Kaylla Maria Borges, Coordenadora Educativo-Pastoral do ISAS (Curitiba-PR), recordou a frase de Dom Bosco — “não basta amar os jovens; é preciso que eles sintam que são amados” — para explicar o sentido do oratório na obra. Segundo ela, essa certeza se concretiza no cuidado, na transformação e no amor oferecido a cada jovem, valorizando o vínculo com a comunidade, as parcerias e a missão de oferecer sempre “para eles, o melhor”. Por fim, Tatiana Ostroske, Orientadora Pedagógica do Centro Educacional Dom Bosco (Joinville-SC), apresentou a experiência do Oratório Itinerante, criado como resposta criativa ao desafio de chegar até as crianças e adolescentes em seus próprios espaços de convivência. Ela explicou que cada encontro “é uma experiência educativa planejada, onde se cultivam valores, vínculos e oportunidades de protagonismo juvenil”, reafirmando o oratório como critério permanente, lugar de acolhida e de construção de sentido para a vida. Durante as partilhas, ficou evidenciado o empenho das equipes em manter vivo o espírito do oratório como critério pedagógico e pastoral permanente. Cada relato revelou como o compromisso salesiano se atualiza nas diferentes realidades, sempre colocando o educando no centro do processo educativo. “Nas partilhas das práticas pelos gestores e educadores das obras sociais da Inspetoria São Pio X, à luz do tema ‘Oratório como critério permanente’, ficou evidenciado o compromisso e o empenho das equipes em realizar o melhor pelos educandos atendidos (Para eles, o melhor!). A intenção é a mesma, o sonho é o mesmo, os compromissos são compartilhados! Em cada realidade, as ações se desenvolvem com sentido por meio de atitudes pedagógicas que têm o educando no centro”, destacou Ana Paula, gestora de projetos de formação da RSB. O Seminário reforçou a convicção de que os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB são instrumentos de unidade e fortalecimento da missão. Eles orientam a prática educativa, assegurando que o oratório, expressão original do carisma de Dom Bosco, permaneça como referência para a construção de ambientes educativos acolhedores e evangelizadores. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

O trabalho da MSMT junto aos Povos Originários de Mato Grosso é a maior esperança de resgate da dignidade dessa população

O trabalho da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) junto aos povos originários, fazendo a perfuração e manutenção de poços artesianos, é a maior esperança de resgate da dignidade dessa população. Mais de cem aldeias xavantes sofrem por falta de água potável. O Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante cobre 68 mil quilômetros quadrados, atende a 26.000 pessoas e abrange sete terras indígenas, 14 municípios e 375 aldeias. A ausência de poços artesianos em regiões como Sangradouro, São Marcos, Marechal Rondon, Areões, Pimentel Barbosa, Parabubure e Marãiwatsédé agrava problemas de saúde ligados ao consumo de água imprópria. Consequências e respostas urgentes As doenças diarreicas, vômitos, cólicas e infecções intestinais atingem principalmente crianças e idosos. A Secretaria Especial de Saúde Indígena registrou que, em cinco anos, o ‘DSEI Xavante’ elaborou dez projetos de abastecimento, contratou três e fez quatro levantamentos geofísicos. Nesse ritmo, comunidades com sede hoje só teriam solução para o problema da falta de água potável em aproximadamente 200 (duzentos!) anos. A Assembleia Legislativa criou uma Câmara Setorial Temática para articular ações com governos e priorizar melhorias médicas, fornecimento de medicamentos e construção de poços. Ações de instituições e parceiros O Hospital Albert Einstein atua no Projeto MICC para combater doenças materno-infantis e prevenir câncer de colo do útero, relacionando a falta de água limpa a mortes que podem ser evitadas. A Promotoria de Justiça do município de Campinápolis destacou em relatório que a ausência de água potável é o principal problema estrutural. O Promotor Fabrício Miranda Mereb apontou que a potabilidade da água impacta diretamente a saúde indígena. Uma parceria entre o Ministério Público e a Missão Salesiana mantém cerca de 50 (cinquenta) poços artesianos nas aldeias daquele município. O papel da Missão Salesiana O ‘Grupo Operação Mato Grosso’ constrói cisternas, instala encanamentos e busca recursos para perfurar poços. O ‘Projeto AMA’, coordenado pela Missão, fabrica bombas adaptadas a cada comunidade, instala reservatórios, filtra a água e orienta o uso consciente. Em junho de 2024, a aldeia Corpo de Cristo voltou a ter água após a troca de uma bomba. A ação reuniu o P. Divino Aparecido Lopes, integrantes da Operação Mato Grosso e Voluntários do Centro Social Alvorada.  Preocupação do Legislativo Estadual A Assembleia Legislativa de Mato Grosso instalou, em 14 de julho, a Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena, proposta pelo presidente da Casa, Deputado Max Russi (PSB). O grupo, presidido por Paloma Velozo, atua para articular políticas públicas que melhorem o atendimento médico, ampliem o fornecimento de medicamentos e garantam acesso à água potável nas aldeias. Na reunião de instalação, Lideranças Indígenas destacaram que a perfuração de poços artesianos é prioridade para comunidades que enfrentam escassez hídrica, especialmente na região do Araguaia, onde vivem cerca de 22.000 indígenas da etnia xavante. A próxima reunião da CST está marcada para 21 de agosto, na sede da Assembleia, e contará com a presença do Titular da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba. Na pauta, além de estratégias de prevenção e promoção da saúde, será discutida a viabilização de projetos para garantir água potável em territórios indígenas. Em 27 de agosto, a Comissão realizará encontro em Barra do Garças para ouvir diretamente as demandas dos Povos Xavantes, reforçando a preocupação do Legislativo estadual com a segurança hídrica e a qualidade de vida dessas comunidades. Impactos e esperança Hoje o Projeto AMA mantém cerca de 80 (oitenta) poços semiartesianos no DSEI Xavante. O salesiano Diácono José Alves de Oliveira, que está à frente desse trabalho, afirmou: “Os desafios são muitos. Acredito que as parcerias entre poder público e instituições diversas, nesse esforço conjunto, seja uma saída para a resolução desse grave problema da falta d’água nas aldeias”. As ações da Missão e seus parceiros têm reduzido mortes por doenças ligadas à água contaminada. A expansão do projeto pode melhorar as condições de saúde e sustentar as comunidades sem desrespeitar a identidade e a cultura local. Euclides Fernandes da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT)

Projeto Capta Ação fortalece a obtenção de recursos nas obras sociais salesianas e alcança mais de 100 agentes em formação

Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens. Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP). “Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra. Formação técnica e planos personalizados Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por  10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação. Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores. Produção de conhecimento e incidência institucional Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa. Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil. Parcerias com empresas e poder público Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares. Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização. Um caminho para o segundo semestre Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças. “Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil