24/06/2024

Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem

Projeto prepara jovens em situação de vulnerabilidade para o Enem
Fotos: Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), Vitória (ES)

Todos os anos, centenas de jovens se debruçam sobre livros, exercícios, videoaulas e inventam técnicas para absorver conteúdos de várias disciplinas. Tudo isso para buscar um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior. Para alguns, no entanto, os processos podem ser bem diferentes e os abismos sociais gerarem resultados discrepantes. 

Se dividir entre trabalho e aulas, não ter condições para pagar um curso ou professores particulares, buscando dar aquele gás nos estudos, ou, ainda, encerrar a vida acadêmica após o Ensino Médio para priorizar o trabalho, são fatores que podem deixar alguns jovens mais distantes do ingresso na universidade. Essa preocupação não é de hoje. Em 2000, a situação já intrigava parte da comunidade e, vendo esse movimento de alguns jovens não acessarem o ensino superior, foi criado o Pré-Vestibular Social Dandara, projeto ligado ao Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), no Forte São João, em Vitória (ES).

Reunindo professores voluntários, o projeto já ajudou inúmeros jovens de baixa renda a ingressarem na universidade, seja pública ou privada, por meio de políticas de bolsa e incentivos. Neste ano, 44,7% dos educandos do projeto foram aprovados em universidades federais pelo Sisu e 23,8% foram aprovados em instituições particulares de ensino superior. 

A Educadora Voluntária e Coordenadora do Dandara, Rita Perim, fala sobre a dimensão do projeto, que gera oportunidade para estudantes de toda a Grande Vitória. "Hoje, são duas turmas de 60 alunos cada, compostas por jovens de toda a Grande Vitória. Além disso, 46 voluntários, entre eles ex-alunos que retornam para retribuir o bem que receberam. O Projeto tem como proposta, desde sua fundação, compreender e incentivar a importância de uma formação superior, objetivando oportunizar adolescentes e jovens, de baixa renda, advindos da rede pública de ensino", contou.

O Projeto Pré-vestibular Dandara conta com a doação dos Revisionais Enem, material didático preparatório para o Exame Nacional,  feita pela Editora da Rede Salesiana Brasil (RSB), a Edebê Brasil.

 

DO SUCESSO NO ENEM AO SONHO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Aline Riase Silva Wanzeler, de 18 anos, foi uma das alunas do Dandara aprovada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) neste ano. Com uma nota de 980 na redação do Enem, ela cursa o primeiro período de Ciências Farmacêuticas."Em 2023, no meu terceiro ano do ensino médio, eu participei do pré-vestibular social Dandara com intuito de ingressar no ensino superior. Conheci o projeto por meio de amigos e familiares, me inscrevi e entrei disposta a absorver tudo o que tinham a me oferecer. Diante disso, após muito esforço, consegui uma boa nota no Enem", contou.

Aline também explicou que o pré-vestibular atuou como muito mais do que um reforço nos estudos. "O pré-vestibular me ajudou não só no ingresso à UFES como também na escolha do curso, pois tive o privilégio de conhecer e conversar com professores incríveis e participar da feira de profissões da UniSales. Com isso, hoje estou cursando o primeiro período em Ciências Farmacêuticas na UFES", completou.

 

PROFESSORES COLECIONAM ANOS DE VOLUNTARIADO 

O projeto é voluntário, os professores, portanto, não recebem dinheiro. Mas, sim, algo maior, que é responsável por essa fidelidade dos voluntários durante anos: o amor.

André Cupertino é Professor de biologia do Dandara desde 2004. Já trabalhou em diversas escolas particulares de Vitória, em outros cursinhos preparatórios para o vestibular, mas não larga o Dandara. "Um dia fui abastecer o carro e o frentista me chamou de professor e disse que eu tinha dado aula para ele no Dandara. Falou que estava trabalhando no posto, mas que tinha passado em Administração na UFES e iria começar o curso nos próximos dias. Isso é impagável! O trabalho é voluntário, a gente não recebe, mas isso é muito gratificante, poder contribuir com a vida profissional da pessoa", contou.

O Professor de geografia Wagner Scopel está no projeto desde 2009 e hoje é Coordenador da área de geografia e atua na equipe geral de apoio do projeto. "Eu olho para trás e vejo muitos jovens que conseguiram acessar a universidade e mudaram a vida das famílias. Se não fosse o Dandara, muitos, talvez, não teriam conseguido. São muitas histórias de vida que a gente presencia. O projeto tem essa característica, de ser plural. É um espaço de convivência, de socialização. Na área de geografia, fazemos várias aulas de campo e viagens, por exemplo", explicou.

   

 

COMO TER ACESSO AO PROJETO COMO EDUCANDO OU VOLUNTÁRIO

Com tanta história e vontade de mudar a vida de centenas de jovens por meio da educação, o pré-vestibular Dandara, atualmente, conta com cerca de 120 educandos, divididos em duas turmas. Além disso, são 46 voluntários. As aulas acontecem nas dependências do Centro Universitário Salesiano (UniSales), no Bairro do Forte São João, de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h, e em alguns sábados, das 14h às 17h, com aulões, laboratório de redação e aulas de campo interdisciplinares.

Para ter acesso ao projeto, o educando tem que comprovar, por meio de documentação, ser ou ter sido estudante de escola pública, ou bolsista de 50% a 100% em escola privada, além de comprovar a renda de, no máximo, um salário mínimo e meio.

Todos os anos, em janeiro, é disponibilizado no site do CESAM/ES o edital com todas as informações necessárias para a inscrição: período, horário, local, documentação e as datas do resultado de classificação, baseada nos critérios acima citados, para as 120 vagas e os suplentes que serão chamados à medida que surgem vagas.

Em relação aos voluntários, a Coordenadora Rita Perim explica que tem um requisito crucial: ser compromissado. "Para os voluntários, a exigência é que tenha disponibilidade de pelo menos 1 hora e 20 minutos por semana, seja compromissado com o projeto, que goste de jovens, da área de educação e, principalmente, tenha empatia com a causa de fazer o bem ajudando e transformando vidas", contou. Também é necessário que tenha, ou esteja, em formação na área que se propõe a ajudar, que pode ser como docente, assistente social, pedagogo, psicólogo e administrativo.

O pré-vestibular Dandara é gratuito e é um dos projetos do CESAM/ES que desenvolve trabalho socioeducativo com adolescentes em risco e vulnerabilidade social, atuando com enfoque na capacitação profissional e participação cidadã. A proposta está dentro do eixo de trabalho do Instituto Americo Buaiz (IAB), que promove o CESAM/ES, abordando o tema profissionalização do jovem, trabalhando na visibilidade de alguns projetos como o Dandara. A gerente do IAB, Paula Martins, conta que teve contato com a iniciativa após conhecer o CESAM/ES, que foi escolhido para receber o apoio do instituto por conta do trabalho que realiza com os adolescentes."O projeto Dandara está inserido dentro das ações sociais desenvolvidos pelo CESAM, que é a instituição que estamos apoiando. É importante prestar esses serviços essenciais que promovem a melhoria na sociedade. Eu vejo o Dandara como uma oportunidade única para esse público vulnerável se preparar de forma adequada para o Ensino Superior. É bem legal ver a transformação acontecer de fato. É mais um dos mecanismos de transformação social", contou.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos podem ser conferidos no site do CESAM/ES

Fonte: Folha Vitória / Fotos: Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM), Vitória (ES)

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Prêmio Carlo Marchini 2024 é atribuído à Irmã Salesiana FMA

No dia 19 de outubro de 2024, em Brescia, Itália, será atribuído o Prêmio Carlo Marchini 2024 a uma Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria Madre Mazzarello, com sede em Belo Horizonte (MG). No dia 19 de outubro de 2024, no Auditório do Centro de Congressos Capretti, em Brescia, Lombardia, a Associação Carlo Marchini Onlus, dedicada ao apoio à infância no Brasil, atribuirá o Prêmio Carlo Marchini, instituído em 2019 em favor dos missionários brasileiros próximos à Família Salesiana, “em reconhecimento do compromisso assumido em favor das crianças desfavorecidas que vivem nas áreas mais pobres do país”. O Prêmio será concedido à Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Maria Helena de Resende, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) que, “depois de uma experiência de muitos anos como professora e coordenadora de escolas salesianas em diversas cidades, desde 1995 colabora com a nossa Associação para ajudar os menores mais desfavorecidos presentes nos institutos Maria Imaculada em Barbacena e Nossa Senhora Auxiliadora em Cachoeira do Campo”.  Na premiação do dia 19 de outubro, estará presente a Conselheira Geral da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria Ausilia De Siena. No mesmo dia, outros três missionários receberão o “Prêmio Coração Amigo”, concedido anualmente pela Associação Cuore Amico Fraternidade ETS para honrar o mundo missionário: Irmã Elvira Tutolo (Irmãs da Caridade de S. A. Thouret), desde 2021 na República Centro-Africana; Padre João Gentilin (Canossiano), desde 1983 nas Filipinas; Marilena Valvano, leiga, desde 1993 na Venezuela. SOBRE IRMÃ MARIA HELENAIrmã Maria Helena de Resende nasceu em 5 de outubro de 1938, em Resende Costa, uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Como conta ela mesma, aos 15 anos mudou-se para São João Del Rei, onde começou a trabalhar numa fábrica têxtil para ajudar a família, pois o pai estava muito doente e não podia trabalhar. “Foi uma boa experiência, porque, trabalhando há 20 anos com as Obras Sociais, agora percebo as dificuldades enfrentadas pelos pais que têm que deixar os filhos nestas instituições”. Depois de estudar literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, passou a lecionar português e inglês em escolas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São João Del Rei, Anápolis e Brasília. “Um dia recebi o chamado de uma Irmã que me convidava a trabalhar com ela em um centro de assistência social. Aceitei o convite e, com a aprovação da Inspetora, comecei a trabalhar em Barbacena. Lá permaneci por oito anos e depois fui designada para a obra social Chiara Palazzoli, de Contagem, Belo Horizonte, onde permaneci apenas um ano. Em seguida, a Inspetora precisou de uma irmã como Diretora da Obra social de Cachoeira do Campo, e eis-me aqui”. De fato, atualmente é Diretora da Obra Social Salesiana Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cachoeira do Campo (MG), onde continua a se dedicar incansavelmente e com paixão ao cuidado e à promoção de meninos(as) e adolescentes, com um impacto positivo em suas famílias e no território. “O que faço aqui me entusiasma, pois trabalho com 120 crianças e adolescentes, assistidos por dez educadores que desempenham sua missão com grande amor e dedicação. Temos diversas oficinas para os alunos, como: apoio pedagógico, informática, artesanato, projeto de vida, esportes, música, teatro, dança, etc.” Como Diretora, Irmã Maria Helena acolhe os alunos, assiste no pátio, realiza reuniões para pais e educadores, oferece acompanhamento individual a pais e alunos. “Sou como um patinho no lago, fazendo o que sempre quis fazer”, afirma. SOBRE O INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (INSA)O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) é uma organização civil, sem fins lucrativos, das Filhas de Maria Auxiliadora situada em Cachoeira do Campo, um bairro de Ouro Preto, em Minas Gerais. Os seus objetivos são a promoção da infância e da adolescência, a consolidação dos laços familiares e comunitários, a prevenção das situações de risco, desenvolvendo as potencialidades dos meninos(as) e adolescentes para que se tornem autônomos, protagonistas e cidadãos capazes de contribuir para a transformação da sociedade. Destina-se à população que vive numa situação de vulnerabilidade social derivada da pobreza e das privações devido, entre outros fatores, à falta de renda, ao acesso precário ou inexistente aos serviços públicos e/ou à fragilidade afetiva. Ocupa-se de meninos(as) e adolescentes de 6 a 14 anos, oferecendo-lhes, de segunda a sexta-feira, almoço, merenda e diversas oficinas por meio das quais trabalha-se sobre temas como cidadania, ambiente, valores, Projeto de Vida, música, família, democracia e a cooperação através de atividades esportivas, artísticas e culturais. A metodologia baseia-se no Sistema Preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e é marcada pelo trinômio salesiano Razão, Religião e Amorevorezzza. Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice / Fotos: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Cachoeira do Campo (MG)

Conectar, compartilhar e crescer: ação em rede no trabalho salesiano

A Rede América Social Salesiana (RASS) promove o fortalecimento do trabalho em rede: em nível local, para que as Obras e os Serviços Sociais salesianos compartilhem boas práticas e trabalhem na comunicação e na sinergia dentro das Inspetorias; e em nível global, fortalecendo a colaboração e as sinergias com outras redes salesianas para jovens, de diversas áreas geográficas (a Rede Salesiana do Brasil - RSB; a organização Don Bosco Youth at Risk Social Forum - DB YaR, Índia; Salesianos pelo Social APS - SxS, Itália; e as Plataformas Sociais Salesianas - Espanha). Desta forma, as diversas entidades visam nutrir a experiência partilhada, incentivar o empenho pelo carisma salesiano e procurar soluções sustentáveis. Durante o Encontro Continental das Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado de 9 a 13 de setembro, em Aparecida, Brasil, foram apresentadas as boas práticas do que se realiza nas obras sociais das Inspetorias da América e diversas oficinas de acordo com os seguintes temas: mobilidade humana, empregabilidade juvenil, dependências químicas, trabalho infantil, violência juvenil, redes internacionais. Cada mesa de trabalho promoveu um espaço de diálogo no qual foram identificados os pontos fracos, ameaças, forças, oportunidades (análise SWOT) da ação salesiana em cada campo, considerando os critérios transversais de evangelização, direitos humanos e saúde mental dos jovens. Na mesa-redonda “Trabalho em rede em nível internacional”, a partir da análise inicial, os participantes refletiram sobre possíveis estratégias para fortalecer a ação salesiana em nível global; entre essas destacam-se: Fortalecer a comunicação interna e externa; aumentar a participação em espaços de ‘advocacy’: na Congregação e na Política; focalizar a profissionalização em nível local para promover credibilidade e continuidade; implementar a abordagem baseada nos direitos humanos nos processos, de forma transversal; fortalecer a articulação das Redes da Congregação, da Pastoral Juvenil, das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONG) e dos Escritórios Inspetoriais de Planejamento e Desenvolvimento (EPD). Por exemplo, manter o espaço de troca de experiências do Encontro de Obras e Serviços Sociais da América, dos EPD e das ONG Salesianas, promovido pela RASS cada dois anos; fortalecer estratégias de comunicação e captação de recursos; sensibilizar e criar espaços de diálogo internos e externos sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos; promover espaços conjuntos de formação sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos na Congregação e incentivar o desenvolvimento de Comissões de Direitos Humanos em nível provincial, como no caso das Inspetorias da Colômbia (COB e COM). Este processo de fortalecimento da rede reflete a riqueza da diversidade e a força da unidade. Ao partilhar desafios e sonhos, as obras sociais salesianas tornam-se um organismo global mais coeso, capaz de enfrentar de forma mais eficaz os problemas que surgem nos contextos locais. Assim, cada passo dado na construção dessa Rede Global não somente fortalece a missão salesiana, mas também alimenta o sonho de um mundo em que cada jovem, independentemente de sua situação, pode encontrar um lugar de acolhida, de formação e de esperança. Ao final dos trabalhos em Aparecida (SP), o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com outros Dirigentes que participaram do evento, enviaram um pequeno vídeo de agradecimento aos organizadores, disponível no ANSChannel. Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Escrito por Soledad Soto, Rede América Social Salesiana (RASS)

Rede Salesiana Brasil e a Defesa dos Direitos Humanos

A Rede Salesiana Brasil (RSB) trabalha diariamente na defesa dos direitos humanos, em especial dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens no país. Além das ações educativas nas obras sociais e escolas, uma das vertentes desse trabalho é o incentivo à participação de representantes da Rede nos principais órgãos e movimentos de construção de políticas públicas para a defesa desses direitos. Entre os Compromissos Fundamentais assumidos pela RSB, está a Promoção dos Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes e Jovens, que consiste em: “mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e internacionais que os complementam”. Assim, listamos a seguir alguns exemplos dessa participação. MOVIMENTO NACIONAL DE ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIALEm 18 de julho, a RSB celebrou uma importante conquista com a eleição de Carlos Nambu para o cargo de coordenador do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS). Carlos foi um dos três eleitos que representarão o movimento na gestão que vai de 2024 a 2026. A votação, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes das coordenações regionais, que elegeram, além de Carlos, outros dois coordenadores: Ivone Maggioni Fiore, da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), e Norma S. Souza Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo. O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social foi criado em 2015 por representantes de entidades de assistência social, e referendado na Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília. O MNEAS surgiu para integrar a representação nacional da sociedade civil, conforme os três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades. É um movimento que busca a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, exercendo o controle social de forma propositiva e fiscalizadora. Dentre as atividades estão a influência na formulação de políticas de assistência social de forma local, regional, estadual e nacional; a divulgação da política de assistência social e a participação em espaços de representação da sociedade civil. Carlos Nambu é pós-graduado em educação social e representa a Congregação Salesiana em diversos conselhos e fóruns, entre eles, o CMDCA SP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, COMAS SP – Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, CONDECA SP, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, CONSEAS SP – Conselho Estadual de Assistência Social, e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Ele vê neste novo papel uma grande oportunidade para que a Rede Salesiana Brasil possa ajudar na expansão positiva do impacto da transformação social na sociedade. “A participação da Rede Salesiana Brasil nesses espaços, além da visibilidade de suas ações, possibilita o empoderamento das informações relacionadas às políticas de Assistência Social, além de levar a contribuição da Rede para a construção dessas políticas públicas, principalmente as que afetam crianças, adolescentes, jovens e famílias. Trazendo também o legado deixado por Dom Bosco quanto à importância de participação e intervenção na política pelo bem dos nossos jovens”, ressalta ele. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSTambém em julho, no dia 8, a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Irmã Silvia Aparecida da Silva, participou de uma importante reunião com a chefe da Assessoria Especial de Educação e Cultura do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), professora Letícia Cesarino. Na pauta da reunião, esteve a contribuição que a RSB pode dar para a atualização do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos do Governo Federal, especialmente por estar presente em todo o território brasileiro, atuando efetivamente nas áreas da educação básica ao ensino superior, e na garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente por meio da ação social salesiana em rede no Brasil. “Desde 2008, a partir da reflexão da Estreia do Reitor-Mor, Pe. Pascual Villanueva, estamos nos dedicando a aprofundar a temática sobre Sistema Preventivo e Direitos Humanos. Nossos documentos de referência nas diferentes áreas de atuação buscam contemplar esse binômio. Por isso, acredito que podemos contribuir na reformulação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, ao mesmo tempo que vamos poder aprofundar nossa relação teórica/ prática para fortalecer nossa ação educativo-pastoral”, comentou Ir. Silvia. Esta foi a primeira reunião de um processo colaborativo, que contará também com a participação de outras instituições, na busca de trazer as atualizações necessárias ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos para que o documento possa representar e abranger os desafios da sociedade dos novos tempos. CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTENa 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu nos dias 2 a 4 de abril em Brasília, DF, a Inspetoria São João Bosco esteve representada por três colaboradoras: Tatiana Furtado, Andressa Almeida e Elaine Itacarambi. No evento, elas participaram sobre reflexões e debates sobre a importância de legislações em âmbito municipal, estadual e federal que asseguram os investimentos em educação e saúde e no combate do trabalho infantil. Tatiana Furtado é diretora executiva do CESAM-DF e também ocupa uma cadeira no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Na entrevista à RSB e ao Boletim Salesiano, concedida no ano passado, Tatiana explicou a importância dessa participação salesiana em órgãos como o CONANDA: “Temos um papel fundamental na construção de leis e normativas referentes aos direitos de crianças e adolescentes. Contribuímos, através do nosso carisma, para uma sociedade mais justa e fraterna, não temos outros interesses a não ser garantir que o público assistido em nossas obras sociais não seja esquecido e tenham políticas que possam garantir acesso aos mecanismos públicos de educação, saúde, assistência social, políticas de trabalho e emprego”. Fonte: Boletim Salesiano Brasil, com informações de Herik Bianke Braga e Janaína Lima

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