Recode Pro traz formação gratuita em programação
21/02/2022

Recode Pro traz formação gratuita em programação

Recode Pro traz formação gratuita em programação

Disposta a recodificar o cenário de desemprego e pobreza no país, a ONG Recode, focada no empoderamento digital, abriu, em janeiro deste ano, as inscrições para a turma 2022 do Recode Pro - programa 100% digital e gratuito de formação e empregabilidade de programadores full stack para pessoas em situação de vulnerabilidade social que teve 92% de empregabilidade no ciclo 2019/2020.

Por meio da parceria firmada com a Rede Salesiana Brasil (RSB), os atendidos e atendidas pelas obras sociais salesianas podem ter acesso aos programas oferecidos pela ONG diretamente em suas instituições.

 

Lançado em 2019, o Recode Pro capacita e insere no mercado de trabalho pessoas com faixa etária entre 18 e 39 anos, ensino médio completo e renda familiar per capita de até um salário mínimo (em 2022, R$ 1.212). Este ano, as inscrições estão abertas para pessoas das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus.

 

“A quarta revolução industrial e a transformação digital das empresas nos colocaram diante de dois grandes desafios. Uma pesquisa da Universidade de Brasília mostrou que quase 50% das profissões existentes atualmente no Brasil podem ser substituídas por algoritmos de inteligência artificial, mas a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação estima que 421 mil novos postos de trabalho serão criados nessa área até 2024. A proposta do Recode Pro é empoderar pessoas para enfrentar esse cenário complexo e fazer da tecnologia um caminho para transformação social”, diz Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode.

 

Além da alta taxa de empregabilidade, um destaque do Recode Pro é o nível em que as pessoas formadas conseguem se inserir no mercado. Seis meses após o término, a média salarial das pessoas que concluíram o primeiro ciclo era de R$ 4.985. “A Recode é fruto do sonho de usar a tecnologia para transformar a vida das pessoas, e o Recode Pro enfrenta consistentemente um dos maiores problemas do país, que é a desigualdade social decorrente da alta taxa de desemprego. Temos muito orgulho de ver quantas pessoas saíram das edições anteriores e hoje estão em posições de destaque de grandes companhias”, ressalta Baggio.

 

 Processo e Hackathon 

 

De 14 de janeiro a 06 de março, os inscritos serão submetidos a uma qualificação que inclui 40 horas dos cursos on-line na plataforma da Recode e um teste de raciocínio lógico. Os mais bem avaliados receberão o convite para um hackathon virtual - evento determinante para apontar os 420 classificados para a formação, de maio a dezembro, com quatro horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira.

 

“O hackathon é uma oportunidade para que eles apliquem suas ideias, mostrem criatividade e iniciem uma rede de contatos que posteriormente é fundamental para gerar oportunidades de mercado”, explica Rodrigo Baggio.

O hackathon também é uma das atividades que conectam o Recode Pro com um forte pilar de empreendedorismo social. A proposta da formação é que os alunos desenvolvam projetos com perspectiva de impactar suas realidades e transformar o ambiente em que vivem, e essa diretriz prática acaba funcionando como um diferencial.

 

Além da taxa de empregabilidade, um diferencial do Recode Pro é a política de diversidade. Em 2022, pelo menos 51% dos participantes da formação serão pretos ou pardos e 40% das vagas estão reservadas para mulheres. Além disso, pessoas que se identificam como LGBTQIA+ terão preferência em caso de empate nas etapas classificatórias.

 

Para se inscrever no Recode Pro, procure a sua obra social salesiana ou acesse o site oficial do Recode Pro.


Inscrições prorrogadas: Até 06/03;

Duração da formação: Até dezembro de 2022
Carga horária: De segunda a sexta-feira, 4h por dia
Quem pode se inscrever: Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo e ensino médio completo que morem em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus
Faixa etária: 18 a 39 anos
Custo: Gratuito

 

 Sobre a Recode 

 

Fundada há 26 anos pelo empreendedor social Rodrigo Baggio, a Recode é uma ONG que está presente em nove países por meio de mais de mil Centros de Empoderamento Digital (CED). Com o objetivo de promover a inclusão digital, a Recode desenvolve metodologias para ampliar o impacto das ações de ONGs, bibliotecas e escolas públicas parceiras que tenham interesse em desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social. Mais de 1,8 milhão de pessoas já foram impactadas e os números seguem aumentando a cada dia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Recode

Mais Recentes

Reunião dos GAMs reforça unidade e projeta ações para 2026

Encontro no Centro Inspetorial Salesiano de São Paulo reuniu coordenadores de diversas casas e fortalece o compromisso conjunto com a missão evangelizadora e juvenil No domingo, 7 de dezembro, o Centro Inspetorial Salesiano acolheu mais uma reunião dos coordenadores dos Grupos de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Estiveram presentes representantes dos grupos de Piracicaba, Lapa, Santa Teresinha, Itaquera, Jardim Nordeste, Bom Retiro, Araras, Campinas, São José dos Campos, Lorena, Liceu Coração de Jesus (São Paulo) e Sorocaba, reunindo tanto os coordenadores que atuaram nos últimos dois anos quanto os novos coordenadores, vice-coordenadores, secretários e tesoureiros que assumirão as funções. A manhã do encontro foi iniciada com a oração, seguida pelo momento formativo voltado à “projetação pastoral”, em âmbito inspetorial e local, além do planejamento e da avaliação para o ano de 2026. Ao final, o encontro reafirmou a importância da unidade e da corresponsabilidade dos grupos GAM na missão salesiana, fortalecendo o compromisso conjunto com a evangelização e com a presença juvenil em cada comunidade. Uma troca de experiências, de espírito fraterno e de  planejamento conjunto que reforça a continuidade do trabalho missionário fiel ao carisma de Dom Bosco.   Inspetoria Salesiana de São Paulo

Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais de SP reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade

Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas A Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no dia 2 de dezembro, terça-feira, o Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais, que marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.  O encontro teve início com um momento de acolhida e oração, recordando o tempo do Advento e convidando as obras sociais a colocarem a sua missão sob a proteção de “Jesus, Deus feito menino pobre”, enfoque espiritual que norteou todo o desenvolvimento do dia. Na pauta estratégica, foram apresentados e discutidos o Calendário Inspetorial 2026; o Manual de Indicadores para subsidiar o Plano Orgânico Local (POL); e as principais Diretrizes e Projetos para 2026. O objetivo foi alinhar práticas, fortalecer processos e garantir a continuidade da missão educativa e evangelizadora da ISSP. Durante o almoço e a confraternização, os participantes refletiram ainda sobre os seus desejos e intenções para o próximo ano, favorecendo um ambiente de fraternidade e partilha. Carisma e Presença O momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Agnaldo e realizado na Cripta do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aprofundou a compreensão do papel do gestor salesiano. A reflexão destacou que o diretor é o primeiro animador do carisma na casa e que a missão salesiana exige presença, cuidado e discernimento. Cada decisão deve responder à pergunta: “Esta escolha aproxima ou afasta a obra do carisma salesiano?”. Como gesto simbólico, cada casa apresentou um objeto representando a sua obra, colocado diante do altar como sinal de compromisso e identidade. O encontro foi encerrado com renovado entusiasmo pela missão e com a reafirmação da ISSP com o compromisso de uma gestão fiel ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, marcado pela caridade pastoral, competência, corresponsabilidade e dedicação aos jovens. Inspetoria Salesiana da São Paulo  

Obra Social Salesiana realiza doação de Kits de livros para Creches da Rede Municipal de Araras

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras (SP), realizou uma ação muito especial neste fim de ano: a entrega de mais de 200 kits de livros infantis para crianças das creches da rede municipal de Araras. Cada kit continha quatro livros, selecionados com carinho para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. A entrega contou com a presença do querido MILO, o mascote oficial do Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF. O leão simpático e apaixonado por livros fez a alegria da garotada, levando diversão, carinho e inspirando o gosto pela leitura. As visitas foram realizadas em duas escolas. A primeira parada foi na EMEI Professora Adélia Quintiliano Moreira, onde as crianças que participam das atividades da OSAF no CICA – Centro de Integração e Cidadania de Araras, no bairro Milton Severino, juntamente com a turma de educandos da manhã da OSAF, participaram da entrega dos kits. O momento contou com a presença da Irmã Valentina, dos estagiários de Psicologia da FHO – Fundação Hermínio Ometto, e do educador Rafael, idealizador do projeto MILO e articulador de toda a ação junto aos educandos. A segunda entrega aconteceu na E.M.E.I.E.F. Ignácio Zurita Neto, escola localizada no mesmo bairro da OSAF. Foi uma visita especial, pois muitos dos adolescentes atendidos pela instituição estudaram ali na infância. Eles participaram com orgulho da atividade, acompanhados pelo coordenador de projetos Carlos e pelo educador Rafael, que também esteve presente acompanhando e apoiando a ação. Em todas as salas visitadas, o clima foi de festa: as crianças ficaram encantadas com os presentes e vibraram com a visita do leão leitor, tornando cada encontro ainda mais marcante. O MILO é um evento literário que acontece na OSAF há três anos, promovendo atividades para aproximar os educandos do universo da leitura. Em 2024, o projeto ganhou uma edição especial de Natal, levando livros, alegria e imaginação para além dos muros da instituição. A montagem e a entrega dos kits foram realizadas pelos próprios educandos da OSAF, que participaram ativamente de todo o processo, orientados e motivados pelo educador Rafael, reforçando valores como trabalho em grupo, solidariedade e responsabilidade social. Ler dá asas à imaginação. Foi com esse espírito que a OSAF contribuiu para levar mais conhecimento, alegria e encantamento às crianças de Araras. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil