RSB marca presença no III Seminário Internacional do MROSC
07/08/2024

RSB marca presença no III Seminário Internacional do MROSC

Foto: Phelipe Sales

Nos dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto de 2024, em Brasília, Distrito Federal, no auditório da Secretaria-Geral da Presidência da República, aconteceu o III Seminário Internacional do MROSC, um evento voltado para discutir o fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil. Durante os dois dias, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil para discutir temas cruciais para o fortalecimento das OSC no Brasil. O evento abordou a promoção da cultura de doação, parcerias entre OSC e administração pública, novas economias, constituição de fundos patrimoniais e desenvolvimento institucional das OSC.

O evento contou com palestras que abordaram temas como cultura de doação, parcerias com a administração pública, novas economias, fundos patrimoniais e desenvolvimento institucional das OSC. A Rede Salesiana Brasil (RSB) contou com a participação do captador de recursos, Phelipe Sales, que representou a Rede Salesiana; da coordenadora de captação de recursos da Inspetoria do Nordeste, Jaqueline; e do coordenador inspetorial da ação social também do Nordeste, Mario. O seminário proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a rede de colaboração entre OSC e governo, além de oferecer insights valiosos para captação de recursos. Os participantes saíram com novas ideias e estratégias para implementar em suas organizações, beneficiando diretamente suas comunidades. A participação foi significativa, com dezenas de OSCs representadas.

O III Seminário Internacional do MROSC foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. As discussões foram profundas e abrangentes, oferecendo uma variedade de perspectivas e soluções práticas para os desafios enfrentados pelas OSC. As sessões forneceram insights valiosos para que o captador de recursos Phelipe Sales pretende implementar em suas atividades junto as obras da Rede Salesiana Brasil, especialmente em relação à captação de recursos, parcerias estratégicas e desenvolvimento institucional. O evento destacou a importância da colaboração, inovação e sustentabilidade, elementos considerados fundamentais para o sucesso e fortalecimento das OSC no Brasil. “Esta representatividade no seminário foi muito importante e enriquecedora. Nos proporcionou perspectivas sobre a importância das parcerias com empresas e governos, como também a inovação para o fortalecimento das OSC no Brasil, além de poder dialogar sobre a cultura de doação no Brasil, cenários e desafios. Saímos daqui com muitas ideias e motivação para aplicá-las nas unidades sociais salesianas”, ressaltou Phelipe Sales.

O seminário foi importante para fortalecer as obras sociais salesianas. A promoção da cultura de doação pode ser realizada através de campanhas de sensibilização e transparência, como é o caso do Dia de Doar que se aproxima; estabelecer parcerias estratégicas com governos locais, na perspectiva de diversificação das fontes de recursos; adotar práticas de economia sustentável; criar fundos patrimoniais para garantir sustentabilidade financeira; investir na capacitação contínua das equipes; utilizar tecnologias digitais para aumentar a eficiência; e engajar-se na defesa de políticas públicas favoráveis. Ações como estas podem servir de base para discussões futuras sobre o III Seminário Internacional do MROSC.

Programação e Participação

31/07:

    1. Cerimônia de Abertura: O evento foi inaugurado com discursos destacando a importância da colaboração entre OSC e governo.
    2. Promoção da Cultura de Doação e Destinação de Recursos: Foram discutidas estratégias para incentivar a doação e a destinação eficiente de recursos.
    3. Mesa: Experiências Setoriais de Parcerias entre as OSC e Administração Pública para a Implementação de Políticas Públicas: Debates sobre casos de sucesso e desafios enfrentados nas parcerias entre OSC e governo.

Impressões: A cerimônia de abertura destacou a necessidade de unir esforços entre diferentes setores para promover mudanças significativas. A sessão sobre a promoção da cultura de doação foi inspiradora, apresentando casos de sucesso e estratégias inovadoras. A mesa de parcerias foi particularmente interessante, oferecendo insights práticos e exemplos reais de colaborações efetivas.

01/08:

    1. Contribuições das OSC para a Construção de Novas Economias: Discussões sobre o papel das OSC na criação de economias sustentáveis e inclusivas.

Impressões: Essa sessão apresentou uma visão abrangente das novas economias e o papel essencial das OSC nesse contexto. Os palestrantes compartilharam experiências enriquecedoras, mostrando como iniciativas locais podem ter um impacto significativo.

02/08:

    1. O Fortalecimento da Sociedade Civil a partir da Constituição de Fundos Patrimoniais: Exploração de como os fundos patrimoniais podem garantir a sustentabilidade das OSC.
    2. Desenvolvimento Institucional das OSC: Como Promover e Quais as Possibilidades de Cada Ator?: Estratégias e possibilidades para fortalecer institucionalmente as OSC.
    3. Encerramento: Quais são as Principais Estratégias para o Fortalecimento das OSC no Brasil?: Reflexões finais sobre as estratégias para o fortalecimento das OSC.

Impressões: As discussões sobre fundos patrimoniais foram esclarecedoras, destacando a importância de uma base financeira sólida para as OSC. A sessão sobre desenvolvimento institucional trouxe à tona diversas estratégias práticas que podem ser adotadas, entre elas estava, diversificação das fontes de recursos, capacitação e desenvolvimento institucional. O encerramento consolidou os principais pontos discutidos ao longo do seminário e apresentou uma visão clara dos passos futuros.

Detalhamento das Palestras

31/07:

Cerimônia de Abertura: A cerimônia de abertura destacou a importância do seminário e a necessidade de colaboração entre os setores público e privado para fortalecer as organizações da sociedade civil (OSC). Percebi  um ambiente de entusiasmo e compromisso entre os participantes, o que refletiu a seriedade do evento e o impacto potencial das discussões.

Promoção da Cultura de Doação e Destinação de Recursos: Nesta palestra, foram apresentadas estratégias inovadoras para fomentar a cultura de doação no Brasil. Os palestrantes destacaram a importância de criar uma mentalidade de doação contínua e a necessidade de transparência e prestação de contas para conquistar a confiança dos doadores. Observei que as ideias apresentadas são aplicáveis em sua prática diária, especialmente as que envolvem campanhas de sensibilização e uso de tecnologias digitais para alcançar um público mais amplo.

Mesa: Experiências Setoriais de Parcerias entre as OSC e Administração Pública para a Implementação de Políticas Públicas: Esta sessão foi marcada por debates sobre casos de sucesso e desafios enfrentados nas parcerias entre OSC e o governo. Os palestrantes compartilharam experiências sobre como essas colaborações podem resultar na implementação efetiva de políticas públicas. Encontrei muito valor nos exemplos práticos e nas abordagens colaborativas apresentadas, considerando-as fundamentais para aprimorar as práticas de captação de recursos e gestão de projetos na Rede Salesiana Brasil.

01/08:

Contribuições das OSC para a Construção de Novas Economias: A palestra focou no papel crucial das OSC na criação e manutenção de novas economias sustentáveis e inclusivas. Os palestrantes discutiram como as OSC podem contribuir para a economia solidária, economia circular e outras formas de economia alternativa. É impressionante as histórias de sucesso compartilhadas, que mostraram a capacidade das OSC de inovar e promover mudanças econômicas significativas em suas comunidades. Ele reconheceu a importância de integrar essas abordagens em sua atuação futura.

02/08:

O Fortalecimento da Sociedade Civil a partir da Constituição de Fundos Patrimoniais: Nesta sessão, foi discutido como os fundos patrimoniais podem garantir a sustentabilidade financeira das OSC. Os palestrantes explicaram os mecanismos de criação e gestão desses fundos, ressaltando a importância de uma base financeira sólida. Considero essencial a abordagem para a estabilidade a longo prazo das OSC, refletindo sobre como poderia implementar tais fundos em suas iniciativas, principalmente pelo fato de estarmos próximos deste assunto. Também tive oportunidade de conhecer a Andrea Wolffenbuttel do Fundo Patrimonial da USP que se dispôs a abrir espaço para uma conversa mais profunda sobre o tema e para conhecer pessoalmente o local.

Desenvolvimento Institucional das OSC: Como Promover e Quais as Possibilidades de Cada Ator? A discussão centrou-se em estratégias para o desenvolvimento institucional das OSC e as diferentes possibilidades de contribuição de cada ator envolvido. Os palestrantes destacaram a necessidade de capacitação, inovação organizacional e colaboração entre os setores. A sessão, particularmente foi muito útil, pois forneceu ferramentas práticas e insights sobre como fortalecer a estrutura institucional das OSC, além de poder abrir uma discussão com agentes públicos sobre como o governo e as empresas podem ajudar a impulsionar as doações, sem comprometer a missão.

Encerramento: Quais são as Principais Estratégias para o Fortalecimento das OSC no Brasil?: A palestra de encerramento sintetizou os pontos discutidos durante o seminário e apresentou uma visão clara sobre as estratégias futuras para o fortalecimento das OSC no Brasil. Foram destacadas a importância da colaboração intersetorial, o uso de tecnologias digitais e a necessidade de políticas públicas favoráveis.

Mais Recentes

AREIA BRANCA | Um momento de escuta, partilha e fortalecimento da nossa missão!

A Obra Social Dom Bosco recebeu a visita do Diretor Executivo de Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, do Gestor Nacional Eduardo Batista e do Gestor do Nordeste, Pe. Josemar Abel, em mais uma importante etapa do PRO REDE. O encontro foi marcado por momentos de diálogo, reflexão e acompanhamento das ações desenvolvidas pela obra social, utilizando metodologias participativas que contribuem para o fortalecimento da gestão e da missão salesiana. Mais do que uma visita técnica, este foi um momento de renovação do compromisso com a educação, a promoção social e os valores deixados por Dom Bosco, reafirmando o propósito de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Por Danny Mendonça

CESAM Goiânia recebe Comenda Municipal da Juventude em reconhecimento à sua atuação na formação integral de jovens

Na última segunda-feira (15/06), o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Municipal da Juventude, honraria concedida àqueles que se destacam na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. A solenidade representa um reconhecimento público à trajetória da instituição, que há mais de cinco décadas atua na formação integral da juventude por meio do Programa de Socioaprendizagem. A Comenda Municipal da Juventude foi instituída com o objetivo de valorizar iniciativas desenvolvidas em áreas como educação, cidadania, cultura, saúde, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas voltadas à juventude. A homenagem destaca o compromisso de pessoas e organizações que contribuem para ampliar oportunidades, garantir direitos e promover a transformação social por meio do cuidado e do investimento nas novas gerações. O diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Wagner Gama, destaca que o recebimento da comenda representa o reconhecimento de uma missão coletiva, construída diariamente por educadores, parceiros, famílias e pelos próprios jovens. Segundo ele, a honraria evidencia a relevância de um trabalho que busca oferecer oportunidades concretas e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa homenagem é o coroamento de um trabalho de mais de 50 anos a favor daqueles que mais precisam. Que Deus abençoe a nossa missão e que nós continuemos trazendo o bem à juventude, proporcionando a eles serem cada vez mais ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, como queria Dom Bosco.” A entrega da comenda ao CESAM Goiânia reconhece uma história construída ao lado de milhares de adolescentes e jovens. Inspirada no legado de Dom Bosco e fundamentada no Sistema Preventivo, a instituição desenvolve uma proposta educativa baseada na razão, na espiritualidade e na amorosidade. Aliando a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) à pedagogia salesiana, o Programa de Socioaprendizagem promove não apenas a qualificação profissional, mas também o fortalecimento da autonomia, do protagonismo juvenil e da construção de projetos de vida. A aprendiz Kamilly Maciel ressalta que sua trajetória no CESAM Goiânia possibilitou importantes transformações pessoais e profissionais. Para ela, a instituição oferece oportunidades que vão além da aprendizagem técnica, contribuindo para a construção de novos sonhos e perspectivas para o futuro. “O CESAM Goiânia me deu novas oportunidades. Aqui, tenho ganhado muitos aprendizados que vou levar para minha vida pessoal e profissional. Temos os benefícios do emprego formalizado, muito cuidado e atenção profissional no trabalho. É um lugar muito bom, um lugar onde a educação, o respeito e o acolhimento fazem parte do dia a dia.” Já o aprendiz Yago Silva afirma que estar no Programa de Socioaprendizagem da instituição significa participar de um ambiente de acolhida, aprendizado e crescimento. De acordo com ele, os ensinamentos vivenciados na qualificação socioprofissional serão levados para sua vida pessoal, espiritual e profissional. “O CESAM Goiânia é muito importante, pois ajuda a te inserir no mercado de trabalho, principalmente quando você ainda não trabalhou, e também nos traz muitos ensinamentos sobre fé e valores. Minha experiência é muito positiva. Os educadores são muito educados, nossos amigos e cuidam da gente.” Propositor da sessão solene, o vereador Anselmo Pereira ressalta que a Comenda Municipal da Juventude foi criada para reconhecer instituições que fazem a diferença na vida das novas gerações. Em seu discurso, ele destaca a importância de investir em iniciativas que promovam inclusão social, cidadania e oportunidades para adolescentes e jovens. “Mais do que reconhecer as trajetórias individuais e institucionais, essa comenda celebra o impacto concreto que projetos e ações sociais geram na vida de milhares de crianças e adolescentes, bem como de suas famílias. As ações sociais contribuem para a redução da desigualdade, para a prevenção da violência, para a permanência escolar e para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados e comprometidos com o futuro de suas comunidades.” Ao longo de sua trajetória, o CESAM Goiânia já impactou mais de 37 mil famílias, oferecendo aos jovens a oportunidade de acesso ao primeiro emprego formal de maneira protegida e alinhada à legislação da aprendizagem profissional. Mais do que uma porta de entrada para o mundo do trabalho, o Programa de Socioaprendizagem representa um caminho de crescimento pessoal, desenvolvimento de competências e fortalecimento dos valores humanos. Pe. Wagner reforça que o reconhecimento concedido pela Câmara Municipal reflete o compromisso do CESAM Goiânia com a missão de fortalecer e preparar a juventude para o presente e para o futuro. “Por meio de uma atuação que integra formação humana, cidadã, espiritual e profissional, a obra salesiana segue contribuindo para que adolescentes e jovens realizem seus sonhos e sejam protagonistas de suas próprias histórias. Que Nossa Senhora Auxiliadora continue conduzindo os caminhos do CESAM Goiânia, para que esta missão iniciada por Dom Bosco permaneça sendo fonte de oportunidades, dignidade e transformação social para muitas outras gerações.”

CESAM-ES passa a integrar o CRIAD/ES e fortalece sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

O CESAM – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador deu mais um passo importante em sua missão de promover a formação integral, a inclusão social e a inserção protegida de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. No dia 16 de junho, o CESAM Espírito Santo, tomou posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Espírito Santo, o CRIAD/ES, reforçando seu compromisso com a garantia de direitos, a prevenção e erradicação do trabalho infantil e a construção de políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude. A participação no Conselho fortalece a presença institucional do CESAM nos espaços de controle social e formulação de políticas públicas, ampliando sua contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e comprometida com o desenvolvimento humano. Compromisso com a juventude capixaba O CRIAD/ES é composto por representantes do Poder Público e de entidades da sociedade civil que atuam na área das ações sociais voltadas à infância e à juventude. Integrado à estrutura organizacional da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, o Conselho exerce papel normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas públicas de promoção, defesa e atendimento dos direitos de crianças e adolescentes. Para o CESAM, integrar esse espaço representa uma oportunidade de contribuir de forma ainda mais ativa com pautas essenciais para adolescentes, jovens, famílias e comunidades. Por meio do Programa de Aprendizagem Profissional, a instituição promove qualificação socioprofissional, desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, incentivo à permanência escolar, fortalecimento de vínculos familiares, protagonismo juvenil e inserção segura no mercado de trabalho. Essa atuação está diretamente ligada à missão salesiana de educar, acolher e formar jovens para a vida, contribuindo para que cada adolescente reconheça seu valor, desenvolva seu potencial e construa novos caminhos com dignidade, responsabilidade e esperança. CESAM no CRIAD/ES Na gestão 2026/2028 do CRIAD/ES, o CESAM será representado pela articuladora social Patrícia Cuman Santiago e pela assistente social Romana Pestana Oliveira. Para Romana, participar do Conselho é uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, profundamente gratificante. “Participar do Conselho nos desafia, pois precisamos sair de nossa rotina habitual institucional para debater pautas de cunho coletivo. E também por esse motivo é gratificante, visto que vamos colaborar com a garantia e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou. Ela também reforça que a presença do CESAM nesse espaço demonstra o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição em diferentes territórios do Espírito Santo. “A importância de ser representante do CESAM neste espaço perpassa pela segurança de que nosso trabalho é reconhecido e respeitado. Por estarmos presentes em múltiplos municípios do nosso estado, nos aproximamos da realidade diversa que é a juventude capixaba”, completou Romana. Protagonismo juvenil: aprendiz do CESAM Linhares participa de Mesa de Honra A cerimônia de posse também contou com um momento especial de protagonismo juvenil. Leyla Assis do Sacramento, aprendiz do CESAM do Núcleo de Linhares e representante do Comitê de Participação do Adolescente (CPA), marcou presença como integrante da Mesa de Honra do evento. Durante a cerimônia, Leyla compartilhou sua experiência no movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, reforçando a importância da participação juvenil nos espaços de diálogo, decisão e construção de políticas públicas. “Eu senti um misto de sentimentos: gratidão, felicidade e ansiedade. Participar da mesa é uma grande honra para mim. Poder lutar pelos direitos das crianças e adolescentes e saber da importância que o CRIAD tem nessa luta é muito significativo. É um evento necessário e mostra que a luta pelos nossos direitos vem crescendo a cada dia”, relatou Leyla. A aprendiz também destacou o apoio recebido ao longo de sua trajetória. “O CESAM sempre me apoiou e se fez presente nos eventos em que participei. Sou muito grata por todas as pessoas que conheci e pelas oportunidades que tive através do CESAM”, afirmou. Participação ativa no CMDCA O protagonismo de Leyla na defesa dos direitos de crianças e adolescentes não se limita à cerimônia de posse do CRIAD/ES. No dia 11 de junho, ela também participou da Pré-Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, representando o CPA-ES e realizando a abertura do evento. Na ocasião, Leyla compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da participação de adolescentes nos espaços de escuta, representação e construção coletiva. A presença de jovens como Leyla nesses ambientes é fundamental para fortalecer o protagonismo juvenil e garantir que crianças e adolescentes sejam não apenas beneficiários das políticas públicas, mas também participantes ativos na construção de seus próprios direitos. Formação Integral para transformar vidas A participação do CESAM no CRIAD/ES e o destaque da aprendiz Leyla em espaços oficiais de representação refletem, na prática, a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Mais do que preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, o CESAM promove uma formação integral, que envolve cidadania, responsabilidade social, desenvolvimento humano, participação comunitária e compromisso com a transformação social. Ao atuar em defesa dos direitos da infância e adolescência, incentivar a permanência escolar, combater o trabalho infantil e promover a aprendizagem profissional protegida, o CESAM reafirma seu papel como instituição de referência no Espírito Santo. Cada conquista, cada espaço ocupado e cada jovem que se torna protagonista de sua própria história mostram que investir na juventude é investir em um futuro mais justo, humano e solidário. Junte-se a nós nessa missão. Clique aqui e contrate um aprendiz.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil