União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana
19/08/2024

União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana

União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana
Fotos: Acervo pessoal de Phelipe Sales

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB), representada pelo Captador de Recursos da União pela Vida (UPV), Phelipe Sales, esteve presente em dois grandes eventos nacionais em prol da Ação Social Salesiana.

WORKSHOP DO DIA DE DOAR
Na quinta-feira (15), foi realizado um workshop intensivo voltado para a mobilização de recursos, com o intuito de capacitar profissionais do terceiro setor em Brasília (DF). O evento, gratuito e aberto a todas as organizações de impacto social, ocorreu na Sala de Comissões Itamar Pinheiro Lima, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e foi realizado pelo Núcleo Distrito Federal da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR/DF), com o apoio da Rede Salesiana Brasil, Instituto Bancorbrás e a ONG Entre Nós, contando também com o apoio institucional da deputada Dayse Amarilio.

Conduzido por Phelipe Sales (RSB) e Tatiane Correa (ONG Entre Nós), o workshop contou com a presença de mais de 30 organizações da sociedade civil. Os participantes foram selecionados por sua atuação em diferentes áreas sociais, com o objetivo de fortalecer suas iniciativas na região do Distrito Federal. No evento, os participantes puderam contar com a palestra principal ministrada por Carol Farias, líder do movimento Dia de Doar e reconhecida como ativista na cultura de doação no Brasil. 

O workshop teve início às 14h, com uma introdução ao conceito do Dia de Doar e como as organizações podem se engajar. Phelipe Sales compartilhou exemplos de estratégias de captação de recursos utilizadas na Rede Salesiana Brasil, destacando boas práticas e oferecendo dicas valiosas para os participantes. Carol Farias explicou detalhadamente o objetivo do Dia de Doar e as oportunidades que ele oferece para fortalecer a cultura de doação no país. Sua apresentação incluiu slides que foram disponibilizados para os participantes. Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos para definir responsabilidades e ações para o Dia de Doar 2024, que será celebrado no dia 3 de dezembro. Entre as definições, ficou decidido que o evento do Dia de Doar no Distrito Federal será realizado na Rodoviária de Brasília, das 16h às 20h, reunindo as OSCs para celebração e dando início às ações do Dia de Doar no DF. A iniciativa visa promover a união das organizações e fortalecer a cultura de solidariedade na capital.

“Será realizado o acompanhamento das ações definidas pelos grupos temáticos para garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas até o Dia de Doar 2024. Além disso, encontros periódicos serão agendados para monitorar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário”, comenta Phelipe Sales.

INTERMEDIAÇÃO PARA APROVAÇÃO DA LEI FEDERAL DO DIA DE DOAR
Na sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, também em Brasília (DF), Phelipe Sales participou da Solicitação de Intermediação para Aprovação da Lei Federal do Dia de Doar. A reunião teve como objetivo principal discutir a proposta de intermediação para a aprovação da Lei Federal que institui o Dia de Doar em todo o território nacional. A iniciativa busca reconhecer a importância do Dia de Doar como uma data estratégica para o fortalecimento do terceiro setor e a promoção da cultura de doação no Brasil. A proposta foi organizada pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, a pedido da Líder Nacional do Dia de Doar, Carol Farias.

Além do Captador de Recursos da UPV, Phelipe Sales, também estiveram presentes no evento a Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República e ex-aluna do Colégio de Santa Inês, em São Paulo, Kenarik Boujikian; o Diretor de Parcerias com a Sociedade Civil, Igor Ferrer; a Secretária-Executiva/Diretora Substituta – DPSC, Aldiza Soares da Silva; a Membro da Comissão do 3º Setor da OAB/SP, Janaina Rodrigues; a Coordenadora do Núcleo DF da ABCR, Tatiana Corrêa Leite; e o Analista Político - Pulso Público, Lucas Galvão.

Durante o evento, Phelipe Sales apresentou a Rede Salesiana Brasil, destacando atuação em rede nos mais de 20 estados e o engajamento contínuo na campanha do Dia de Doar desde de 2020. Apresentou os dados relacionados a estes anos e o seu crescimento nas doações, além de reforçar o papel das escolas e obras sociais salesianas na promoção da cultura de doação entre crianças, adolescentes e jovens. Dra. Kenarik Boujikian compartilhou sua experiência pessoal como ex-aluna do Colégio Santa Inês, em São Paulo, onde teve seus primeiros contatos com políticas públicas. Ela expressou muita alegria pelo envolvimento da RSB e relatou seu total apoio à campanha, além de destacar que utilizará sua posição para impulsionar a aprovação da lei.

“A reunião foi encerrada com um compromisso coletivo de avançar na articulação política e mobilização social em prol da aprovação da Lei Federal do Dia de Doar. Todos os participantes se mostraram alinhados com os próximos passos e motivados a contribuir para o sucesso da iniciativa”, conta Phelipe.

Escrito por Janaína Lima, com o apoio de Phelipe Sales

Mais Recentes

Reunião dos GAMs reforça unidade e projeta ações para 2026

Encontro no Centro Inspetorial Salesiano de São Paulo reuniu coordenadores de diversas casas e fortalece o compromisso conjunto com a missão evangelizadora e juvenil No domingo, 7 de dezembro, o Centro Inspetorial Salesiano acolheu mais uma reunião dos coordenadores dos Grupos de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Estiveram presentes representantes dos grupos de Piracicaba, Lapa, Santa Teresinha, Itaquera, Jardim Nordeste, Bom Retiro, Araras, Campinas, São José dos Campos, Lorena, Liceu Coração de Jesus (São Paulo) e Sorocaba, reunindo tanto os coordenadores que atuaram nos últimos dois anos quanto os novos coordenadores, vice-coordenadores, secretários e tesoureiros que assumirão as funções. A manhã do encontro foi iniciada com a oração, seguida pelo momento formativo voltado à “projetação pastoral”, em âmbito inspetorial e local, além do planejamento e da avaliação para o ano de 2026. Ao final, o encontro reafirmou a importância da unidade e da corresponsabilidade dos grupos GAM na missão salesiana, fortalecendo o compromisso conjunto com a evangelização e com a presença juvenil em cada comunidade. Uma troca de experiências, de espírito fraterno e de  planejamento conjunto que reforça a continuidade do trabalho missionário fiel ao carisma de Dom Bosco.   Inspetoria Salesiana de São Paulo

Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais de SP reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade

Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas A Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no dia 2 de dezembro, terça-feira, o Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais, que marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.  O encontro teve início com um momento de acolhida e oração, recordando o tempo do Advento e convidando as obras sociais a colocarem a sua missão sob a proteção de “Jesus, Deus feito menino pobre”, enfoque espiritual que norteou todo o desenvolvimento do dia. Na pauta estratégica, foram apresentados e discutidos o Calendário Inspetorial 2026; o Manual de Indicadores para subsidiar o Plano Orgânico Local (POL); e as principais Diretrizes e Projetos para 2026. O objetivo foi alinhar práticas, fortalecer processos e garantir a continuidade da missão educativa e evangelizadora da ISSP. Durante o almoço e a confraternização, os participantes refletiram ainda sobre os seus desejos e intenções para o próximo ano, favorecendo um ambiente de fraternidade e partilha. Carisma e Presença O momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Agnaldo e realizado na Cripta do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aprofundou a compreensão do papel do gestor salesiano. A reflexão destacou que o diretor é o primeiro animador do carisma na casa e que a missão salesiana exige presença, cuidado e discernimento. Cada decisão deve responder à pergunta: “Esta escolha aproxima ou afasta a obra do carisma salesiano?”. Como gesto simbólico, cada casa apresentou um objeto representando a sua obra, colocado diante do altar como sinal de compromisso e identidade. O encontro foi encerrado com renovado entusiasmo pela missão e com a reafirmação da ISSP com o compromisso de uma gestão fiel ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, marcado pela caridade pastoral, competência, corresponsabilidade e dedicação aos jovens. Inspetoria Salesiana da São Paulo  

Obra Social Salesiana realiza doação de Kits de livros para Creches da Rede Municipal de Araras

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras (SP), realizou uma ação muito especial neste fim de ano: a entrega de mais de 200 kits de livros infantis para crianças das creches da rede municipal de Araras. Cada kit continha quatro livros, selecionados com carinho para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. A entrega contou com a presença do querido MILO, o mascote oficial do Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF. O leão simpático e apaixonado por livros fez a alegria da garotada, levando diversão, carinho e inspirando o gosto pela leitura. As visitas foram realizadas em duas escolas. A primeira parada foi na EMEI Professora Adélia Quintiliano Moreira, onde as crianças que participam das atividades da OSAF no CICA – Centro de Integração e Cidadania de Araras, no bairro Milton Severino, juntamente com a turma de educandos da manhã da OSAF, participaram da entrega dos kits. O momento contou com a presença da Irmã Valentina, dos estagiários de Psicologia da FHO – Fundação Hermínio Ometto, e do educador Rafael, idealizador do projeto MILO e articulador de toda a ação junto aos educandos. A segunda entrega aconteceu na E.M.E.I.E.F. Ignácio Zurita Neto, escola localizada no mesmo bairro da OSAF. Foi uma visita especial, pois muitos dos adolescentes atendidos pela instituição estudaram ali na infância. Eles participaram com orgulho da atividade, acompanhados pelo coordenador de projetos Carlos e pelo educador Rafael, que também esteve presente acompanhando e apoiando a ação. Em todas as salas visitadas, o clima foi de festa: as crianças ficaram encantadas com os presentes e vibraram com a visita do leão leitor, tornando cada encontro ainda mais marcante. O MILO é um evento literário que acontece na OSAF há três anos, promovendo atividades para aproximar os educandos do universo da leitura. Em 2024, o projeto ganhou uma edição especial de Natal, levando livros, alegria e imaginação para além dos muros da instituição. A montagem e a entrega dos kits foram realizadas pelos próprios educandos da OSAF, que participaram ativamente de todo o processo, orientados e motivados pelo educador Rafael, reforçando valores como trabalho em grupo, solidariedade e responsabilidade social. Ler dá asas à imaginação. Foi com esse espírito que a OSAF contribuiu para levar mais conhecimento, alegria e encantamento às crianças de Araras. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil