União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana
19/08/2024

União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana

União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana
Fotos: Acervo pessoal de Phelipe Sales

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB), representada pelo Captador de Recursos da União pela Vida (UPV), Phelipe Sales, esteve presente em dois grandes eventos nacionais em prol da Ação Social Salesiana.

WORKSHOP DO DIA DE DOAR
Na quinta-feira (15), foi realizado um workshop intensivo voltado para a mobilização de recursos, com o intuito de capacitar profissionais do terceiro setor em Brasília (DF). O evento, gratuito e aberto a todas as organizações de impacto social, ocorreu na Sala de Comissões Itamar Pinheiro Lima, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e foi realizado pelo Núcleo Distrito Federal da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR/DF), com o apoio da Rede Salesiana Brasil, Instituto Bancorbrás e a ONG Entre Nós, contando também com o apoio institucional da deputada Dayse Amarilio.

Conduzido por Phelipe Sales (RSB) e Tatiane Correa (ONG Entre Nós), o workshop contou com a presença de mais de 30 organizações da sociedade civil. Os participantes foram selecionados por sua atuação em diferentes áreas sociais, com o objetivo de fortalecer suas iniciativas na região do Distrito Federal. No evento, os participantes puderam contar com a palestra principal ministrada por Carol Farias, líder do movimento Dia de Doar e reconhecida como ativista na cultura de doação no Brasil. 

O workshop teve início às 14h, com uma introdução ao conceito do Dia de Doar e como as organizações podem se engajar. Phelipe Sales compartilhou exemplos de estratégias de captação de recursos utilizadas na Rede Salesiana Brasil, destacando boas práticas e oferecendo dicas valiosas para os participantes. Carol Farias explicou detalhadamente o objetivo do Dia de Doar e as oportunidades que ele oferece para fortalecer a cultura de doação no país. Sua apresentação incluiu slides que foram disponibilizados para os participantes. Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos para definir responsabilidades e ações para o Dia de Doar 2024, que será celebrado no dia 3 de dezembro. Entre as definições, ficou decidido que o evento do Dia de Doar no Distrito Federal será realizado na Rodoviária de Brasília, das 16h às 20h, reunindo as OSCs para celebração e dando início às ações do Dia de Doar no DF. A iniciativa visa promover a união das organizações e fortalecer a cultura de solidariedade na capital.

“Será realizado o acompanhamento das ações definidas pelos grupos temáticos para garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas até o Dia de Doar 2024. Além disso, encontros periódicos serão agendados para monitorar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário”, comenta Phelipe Sales.

INTERMEDIAÇÃO PARA APROVAÇÃO DA LEI FEDERAL DO DIA DE DOAR
Na sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, também em Brasília (DF), Phelipe Sales participou da Solicitação de Intermediação para Aprovação da Lei Federal do Dia de Doar. A reunião teve como objetivo principal discutir a proposta de intermediação para a aprovação da Lei Federal que institui o Dia de Doar em todo o território nacional. A iniciativa busca reconhecer a importância do Dia de Doar como uma data estratégica para o fortalecimento do terceiro setor e a promoção da cultura de doação no Brasil. A proposta foi organizada pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, a pedido da Líder Nacional do Dia de Doar, Carol Farias.

Além do Captador de Recursos da UPV, Phelipe Sales, também estiveram presentes no evento a Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República e ex-aluna do Colégio de Santa Inês, em São Paulo, Kenarik Boujikian; o Diretor de Parcerias com a Sociedade Civil, Igor Ferrer; a Secretária-Executiva/Diretora Substituta – DPSC, Aldiza Soares da Silva; a Membro da Comissão do 3º Setor da OAB/SP, Janaina Rodrigues; a Coordenadora do Núcleo DF da ABCR, Tatiana Corrêa Leite; e o Analista Político - Pulso Público, Lucas Galvão.

Durante o evento, Phelipe Sales apresentou a Rede Salesiana Brasil, destacando atuação em rede nos mais de 20 estados e o engajamento contínuo na campanha do Dia de Doar desde de 2020. Apresentou os dados relacionados a estes anos e o seu crescimento nas doações, além de reforçar o papel das escolas e obras sociais salesianas na promoção da cultura de doação entre crianças, adolescentes e jovens. Dra. Kenarik Boujikian compartilhou sua experiência pessoal como ex-aluna do Colégio Santa Inês, em São Paulo, onde teve seus primeiros contatos com políticas públicas. Ela expressou muita alegria pelo envolvimento da RSB e relatou seu total apoio à campanha, além de destacar que utilizará sua posição para impulsionar a aprovação da lei.

“A reunião foi encerrada com um compromisso coletivo de avançar na articulação política e mobilização social em prol da aprovação da Lei Federal do Dia de Doar. Todos os participantes se mostraram alinhados com os próximos passos e motivados a contribuir para o sucesso da iniciativa”, conta Phelipe.

Escrito por Janaína Lima, com o apoio de Phelipe Sales

Mais Recentes

S.O.S Chuvas: Nossa corrente de solidariedade continua em Resende (RJ)

Em momentos desafiadores, a força da nossa comunidade se revela no cuidado com o próximo. Diante dos impactos causados pelas fortes chuvas recentes, o Colégio Salesiano Resende, em uma iniciativa de cooperação com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), uniu forças para oferecer suporte às famílias desabrigadas e desamparadas de Resende e toda a nossa região. Um gesto que faz a diferença Estamos imensamente gratos pela resposta rápida da nossa comunidade. Graças à solidariedade de muitos, já conseguimos arrecadar inúmeros itens que já estão fazendo a diferença na vida de quem mais precisa. Este é um reflexo direto do espírito generoso que define a família salesiana e a nossa cidade. No entanto, as necessidades das famílias atingidas ainda são significativas, e nossa mobilização continua firme. Como você pode continuar ajudando Para que possamos seguir auxiliando nossos vizinhos e amigos, continuamos recebendo doações de: Itens de higiene pessoal; Materiais de limpeza; Alimentos não perecíveis; Roupas em bom estado. Pontos e Horários de Coleta Para facilitar a sua entrega, reforçamos os nossos pontos de coleta: 1. Colégio Salesiano Resende (Jardim Jalisco) Na Portaria: Todos os dias, das 07h às 20h. Na Capela: Segunda a sábado: das 18h às 20h. Domingos: das 08h às 10h e das 18h às 20h. 2. Paróquia Nossa Senhora da Conceição Igreja Matriz (Centro Histórico). 3. Comunidade Santíssima Trindade Bairro Parque Ipiranga. Cada item doado é um alento para quem atravessa este momento difícil. Convidamos todos a manterem essa corrente de solidariedade ativa. Juntos, somos muito mais fortes para reconstruir o que for necessário. Contamos com a sua colaboração! Fonte: Inspetoria São João Bosco

Rede Salesiana Brasil fortalece capacitação de gestores das obras sociais

Iniciativa amplia acesso a eventos estratégicos de filantropia e captação de recursos para profissionais das obras sociais salesianas A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirma seu compromisso com o fortalecimento humano e institucional das 103 obras sociais salesianas presentes em todo o país. Mais do que garantir sustentabilidade financeira, a Rede compreende que investir na formação das pessoas é investir diretamente na missão, pois são elas que tornam vivo, no cotidiano das presenças salesianas, o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Nesse contexto, por meio da gestão nacional de Ação Social e Captação de Recursos, a RSB vem ampliando oportunidades de formação estratégica voltadas à filantropia, captação e sustentabilidade institucional das obras sociais. Como parte dessa iniciativa, foram viabilizados convites com 50% de desconto para dois dos principais eventos do setor no Brasil e nas Américas, possibilitando que profissionais das obras sociais salesianas tenham acesso qualificado a conteúdos, especialistas e redes estratégicas de relacionamento. Oportunidades de formação e conexão Foram disponibilizados 30 cupons com 50% de desconto para o Festival Brasileiro de Captação de Recursos, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo (SP). O evento é reconhecido por reunir profissionais, organizações e especialistas que atuam na promoção de uma cultura de doação cada vez mais estruturada e estratégica. Também foram disponibilizados 30 cupons com 50% de desconto para o FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, que será realizado de 14 a 17 de abril de 2026, em Recife (PE), no Centro de Convenções de Pernambuco. E para ambos os eventos, as obras sociais salesianas possuem cupons ilimitados com 30% de desconto. Estes eventos são referência internacional na área da filantropia e da gestão do terceiro setor, reunindo especialistas, organizações sociais e lideranças comprometidas com práticas cada vez mais éticas, inovadoras e sustentáveis. Investir nas pessoas para fortalecer a missão Para a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida, promover oportunidades de formação é uma forma concreta de fortalecer a missão social salesiana. “Quando investimos na formação de nossos gestores e colaboradores, estamos fortalecendo diretamente a missão das obras sociais. São essas pessoas que, no dia a dia, tornam possível o cuidado, a educação e a promoção dos jovens, especialmente daqueles que mais precisam.” Já o diretor executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, destaca que o acesso a espaços de formação e troca fortalece a visão estratégica das instituições sociais. “Capacitar lideranças e equipes das obras sociais significa preparar nossas instituições para os desafios do presente e do futuro. Ao facilitar o acesso a eventos estratégicos de filantropia, a Rede Salesiana Brasil contribui para ampliar competências, fortalecer redes e potencializar o impacto social das obras.” Compromisso com a sustentabilidade das obras sociais Ao promover o acesso a espaços de formação e articulação no campo da filantropia, a Rede Salesiana Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento das obras sociais salesianas. Mais do que uma ação pontual, a iniciativa integra uma visão estratégica de longo prazo, que reconhece na formação das pessoas um caminho essencial para garantir que o legado educativo, social e humano de Dom Bosco e Madre Mazzarello continue vivo, relevante e transformador na sociedade. As obras sociais interessadas em participar dos eventos e usufruir dos benefícios podem entrar em contato com seus coordenadores inspetoriais da ação social inspetorias para mais informações. As vagas são limitadas. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Abrigo Dom Bosco celebra Jubileu de Prata

Há 25 anos, a obra salesiana acolhe catadores em parceria com o poder público, promovendo dignidade, inclusão e transformação de vidas no coração da cidade de São Paulo. Na manhã de sexta-feira, dia 27 de fevereiro, o Abrigo Dom Bosco celebrou o seu Jubileu de Prata com uma programação especial, ao reunir colaboradores, parceiros, autoridades e atendidos, em 25 anos de dedicação ao acolhimento de catadores, inspirados pelo carisma de Dom Bosco. Mantido pelo Liceu Coração de Jesus, o Abrigo consolidou, ao longo de sua trajetória, uma atuação pautada no compromisso social e na promoção da dignidade humana, tornando-se referência no atendimento à população em situação de vulnerabilidade. A celebração teve início com um momento de acolhida e de confraternização, seguido da oração conduzida pelo padre André Luiz Simões, ecônomo inspetorial e diretor-presidente do Liceu Coração de Jesus, e pelo Irmão Vitor Aladic, ecônomo da mantenedora. A abertura oficial foi realizada pelo gerente do Abrigo, Rafael Bressan Olivério, que destacou a importância da história construída coletivamente ao longo de duas décadas e meia de missão. Em seguida, o inspetor da Inspetoria São Pio X, padre Alexandre Luís de Oliveira, dirigiu sua palavra aos presentes, ressaltando a identidade salesiana da obra e a fidelidade ao carisma no cuidado e na promoção social. Parceria e missão A celebração destacou também a importância da parceria entre o Liceu Coração de Jesus e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), fundamental para a continuidade e o fortalecimento dos serviços prestados. A analista de Assistência e Desenvolvimento Social e gestora de parceria do Abrigo nos anos de 2021 e 2022, Renata Cardozo, destacou a relevância da articulação entre a organização da sociedade civil e o poder público para assegurar atendimento qualificado e políticas públicas eficazes à população atendida. Memória, gratidão e protagonismo A história do Abrigo foi recordada por Regina Lopes de Oliveira Pina, primeira gerente da unidade, que esteve à frente da obra por mais de 17 anos e contribuiu decisivamente para sua consolidação. Na sequência, os presentes foram convidados a conhecer a apresentação do “Varal de Fotos”, emocionando os participantes ao revisitar momentos marcantes da caminhada institucional. Durante a comemoração foram realizadas apresentações culturais protagonizadas pelos atendidos, acompanhados pela orientadora socioeducativa Janaina dos Santos Conceição. As expressões artísticas evidenciaram o potencial transformador da proposta socioeducativa desenvolvida cotidianamente no Abrigo, representando o acolhimento salesiano. Após um momento de convivência fraterna e visita aos espaços da unidade, o gerente Rafael Bressan e a assistente social Viviane Maria de Brito partilharam dados, desafios e perspectivas, reafirmando o compromisso com a qualificação permanente do atendimento e com a promoção da autonomia dos acolhidos. O encerramento foi marcado pelas palavras finais do Irmão Vitor Aladic e a bênção conduzida pelo padre Cássio Rodrigo de Oliveira, diretor da presença salesiana dos Campos Elíseos, fechando a celebração com espírito de gratidão e esperança. Fonte: Eduardo Freire - Inspetoria Salesiana de São Paulo

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil