O terceiro dia do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América trouxe muita “mão na massa” para os participantes. O evento, que é realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), acontece de 09 a 13 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), e traz o tema “Sonhando em Rede”.
A Inspetoria Salesiana do Peru (PER) iniciou a manhã do terceiro dia com um momento de oração voltado para o tema das Casas de Acolhida, uma representação bastante fidedigna das obras sociais salesianas do continente que acolhem as juventudes e suas vulnerabilidades, para então apoiá-las e promover a transformação de vidas.
No primeiro bloco de atividades do dia, a Cooperadora para Missões Salesianas América, Lina Varón, trouxe ricas reflexões sobre projetos com enfoque baseado em direitos para jovens em situação de vulnerabilidade nas obras sociais salesianas, apoiando os participantes a responderem à pergunta tema da palestra: “Como construir projetos com enfoque baseado em direitos e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?”. O momento contou participação ativa dos presentes por meio de ressonâncias e perguntas.
Logo após o intervalo, Patrícia Vieira, do Observatório Salesiano de Juventudes, trouxe uma abordagem sobre a pesquisa social para medir o impacto nas obras sociais, contando também muita participação e engajamento dos presentes com o tema “Como fazer pesquisas sociais para medir o impacto da ação salesiana?”. “A gente trabalha para garantir direitos que foram violados. Pensar uma ação transformadora requer reconhecer a realidade na qual atuamos, com quais jovens, suas características, anseios, sonhos e necessidades. Se eu não provo e não me preocupo com políticas públicas será que eu estou de fato cumprindo meu papel de educador social?”, diz Patrícia.
No período da tarde, os participantes do Encontro Continental fizeram uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. Na região está o rio Paraíba, palco do aparecimento da imagem que deu origem à devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Conheça a história clicando aqui.
O dia foi finalizado com a Eucaristia celebrada no próprio Santuário.
Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil