Você já conhece o PróRede da RSB?
31/07/2023

Você já conhece o PróRede da RSB?

Você já conhece o PróRede da RSB?

Com a missão de promover a sustentabilidade carismática e o desenvolvimento institucional das obras e presenças que integram a Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB), o PróRede traz uma abordagem que busca instrumentalizar as presenças de ação social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB. A frente do projeto está a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida; a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira; e os Formadores da Ação Social Salesiana: Eduardo Batista, Cinthia Kirchner, Guilherme Cechelero e Ricardo Batista.

“As ações do Pró-Rede contribuem para que, na atualidade, consigamos dar o colorido no carisma, pois tem, em seu escopo, a escuta da realidade onde as Obras Sociais estão inseridas, das famílias, atendidos, colaboradores, irmãs, gestores e o Conselho Inspetorial. Todos estes atores, juntamente com a equipe de assessores e formadores que a RSB disponibiliza para a realização do PróRede nos faz sonhar, esperar e acreditar que as nossas intervenções sejam mais assertivas e a nossa missão realize o seu propósito que é cuidar, promover e transformar vidas, sobretudo dos mais empobrecidos”, diz a Coordenadora da Ação Social da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), Ir. Dircione Amorim.

O PróRede busca o alinhamento em relação aos referenciais da Ação Social Salesiana, bem como o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática de cada presença em seu território. Como uma estratégia personalizada, o PróRede apoia o fortalecimento dos seus respectivos projetos, preparando as obras para uma atuação de alto impacto carismático no desenvolvimento humano do seu público de atendimento.

Para a Coordenadora do Oratório Maria Madalena Morano, Ana Cristina Ferreira, o PróRede ampliou sua visão de esperança, proporcionando assim uma mudança de olhar, escuta amorosa, questionamentos, avaliação da caminhada e qualificação das ações. “Durante o processo é muito interessante acompanhar as atividades que foram pontuadas nos encontros, as positivas e também negativas, e perceber as mudanças acontecerem, sentir o crescimento da equipe e também a mudança nas práticas. O PróRede reforçou ainda mais o encantamento pelo Sistema Preventivo e a paixão pela missão de cuidar da vida”, explica a Coordenadora.

Para garantir o sucesso do processo, o projeto conta com estratégias de se manter sempre em sincronia com a Inspetoria e as obras por meio do Coordenador Inspetorial da Ação Social que possui papel fundamental no alinhamento das agendas, da comunicação, no encaminhamento das demandas e na definição das estratégias construídas ao longo da jornada. O PróRede se diferencia como projeto porque integra seus processos em uma construção conjunta com a obra, onde todas as produções são realizadas com toda a equipe das obras e alinhadas com o Conselho Inspetorial, isso garante foco no carisma, efetividade, envolvimento e consistência nas propostas de ressignificação.

O projeto também mantém sua ênfase no alinhamento organizacional e executivo em relação aos referenciais da Ação Social em rede no Brasil e no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática da presença social salesiana no território. “Ele representa a memória de história, uma vida que muda a vida de muitas crianças e adolescentes, isto é, a semente do amor e cuidado que é fortalecida. O resgate e renovação da espiritualidade Salesiana em sua essência, mas sem deixar de ser contemporânea, ressignificar sem deixar a grande inspiração em Madre Mazzarello, Dom Bosco e os caminhos de Deus”, relata o Coordenador da Obra Social Crescendo Juntos, Stevie Santos, que está há 16 anos na Obra.

   

 

RESSIGNIFICAR PARA O PRÓREDE

O PróRede tem o objetivo de construir caminhos de sustentabilidade financeira e carismática, além de renovar a atuação da Obra para uma resposta mais atual. Deseja focar nas demandas do território e não na estrutura da organização, como, também, renovar os métodos de planejar e de se organiza e trabalhar em uma estrutura de projetos.

 

PROJETO DE PRESENÇA

É a estruturação, sistematização e planejamento de ação da obra que materializa sua intencionalidade, seu propósito no território. O projeto de presença serve como a diretriz que norteia os projetos executados pela obra para atendimento e realização de suas atividades, como um guarda-chuva.

“Participei de todos os encontros do PróRede realizados nas 12 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello de forma on-line e presencial, promovidos pelo Eduardo Batista e Cinthia. A metodologia utilizada proporciona a participação, a valorização de cada membro que direto ou indiretamente faz parte da Obra e da missão que já é realizada. O caminho percorrido, as conquistas, superações de desafios e espiritualidade vivenciadas nas Obras Sociais são o combustível que proporciona a continuação do processo do PróRede, e os encontros evidenciam a beleza, mas também o desejo de crescer no impacto positivo na vida dos atendidos e no território”, comenta Ir. Dircione Amorim.

“A metodologia que o PróRede utiliza é simplesmente maravilhosa, sem contar que existe uma competente condução dos assessores Cinthia e Eduardo Batista. De maneira especial Eduardo tem uma linguagem que alcança o coração e faz refletir humildade, humanidade e carisma imensos. Parabéns a esse assessor da Rede que deixou a sua marca em nossa equipe”, relatou o Coordenador da Obra Social Crescendo Juntos, Stevie Santos da Fonseca. 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Entre os resultados esperados, elencam-se: o uso do sistema SIGAR em efetividade para a Gestão dos projetos e atividades; obras com capacidades de sustentabilidade institucional e financeira desenvolvidas; indicadores Salesianos implementados como modelo de avaliação e desenvolvimento institucional promovendo a identidade carismática (Compromissos Fundamentais da Ação Social); processos estratégicos desenvolvidos e fortalecidos de forma integrada.

O PróRede também busca promover a atuação efetiva em rede para a garantia de direitos dos atendidos e atendidas; instrumentos de referência da Ação Social Salesiano adotados pelas obras sociais das Inspetorias participantes do PróRede para uso de forma adequada, regular e integral, além de ter obras sociais aptas para atuar por meio de projetos de desenvolvimento humano baseados no carisma salesiano, com efeitos mensuráveis no território (dentre eles o “projeto de presença” e o “projeto piloto para captação de recursos) e permitir que as obras sociais participantes possam executar pelo menos um projeto elaborado no Pró-Rede para captação de recursos.

 

ETAPAS DO PROCESSO

O processo conta com cerca de seis etapas. A etapa inicial do processo é o aceite. Aqui é realizado o alinhamento da solicitação do processo por parte da Inspetoria e consequente assinatura da carta-proposta pelos Inspetores e Inspetoras, que firma o pacto e o compromisso com o processo de ressignificação. Logo em seguida vem o planejamento, que são encontros de alinhamento das agendas, expectativas e planejamento de estratégias com os Coordenadores Inspetoriais e apresentação do projeto para as equipes das obras.

O diagnóstico é onde ocorrem encontros de levantamento de informações e relatórios de Pré-diagnóstico e Diagnóstico para avaliar o nível de maturidade da identidade carismática na obra e avaliação institucional. A elaboração da proposta de ressignificação com um projeto de presença e um projeto piloto para captação de recursos. Já a estratégia é a implementação das estratégias desenvolvidas no caminho, com acompanhamento e suporte da equipe do PróRede. E, por fim, faz parte do processo a aculturação, pois é nessa etapa que ocorre o acompanhamento, monitoramento, orientações e relatório de conclusão do processo.

 

VISTAÇÕES 2023

Atualmente, três Inspetorias estão participando dos processos do PróRede simultaneamente: Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), com 12 obras; Inspetoria São João Bosco (ISJB), com 5 Centros Juvenis e a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, com 3 obras. No primeiro semestre deste ano, a equipe realizou visitas de diagnóstico em profundidade nas presenças da Inspetoria Madre Mazzarello e da Inspetoria São João Bosco em agenda articulada pelas Coordenadoras Inspetoriais da ação social Ir. Dircione Amorim (IMM) e Carolina Oliveira (ISJB).

Para saber mais sobre a agenda 2023, basta clicar aqui e conferir no arquivo as visitas que já aconteceram no primeiro semestre e as que estão por vir.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil