31/07/2023

Você já conhece o PróRede da RSB?

Você já conhece o PróRede da RSB?

Com a missão de promover a sustentabilidade carismática e o desenvolvimento institucional das obras e presenças que integram a Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB), o PróRede traz uma abordagem que busca instrumentalizar as presenças de ação social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB. A frente do projeto está a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida; a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira; e os Formadores da Ação Social Salesiana: Eduardo Batista, Cinthia Kirchner, Guilherme Cechelero e Ricardo Batista.

“As ações do Pró-Rede contribuem para que, na atualidade, consigamos dar o colorido no carisma, pois tem, em seu escopo, a escuta da realidade onde as Obras Sociais estão inseridas, das famílias, atendidos, colaboradores, irmãs, gestores e o Conselho Inspetorial. Todos estes atores, juntamente com a equipe de assessores e formadores que a RSB disponibiliza para a realização do PróRede nos faz sonhar, esperar e acreditar que as nossas intervenções sejam mais assertivas e a nossa missão realize o seu propósito que é cuidar, promover e transformar vidas, sobretudo dos mais empobrecidos”, diz a Coordenadora da Ação Social da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), Ir. Dircione Amorim.

O PróRede busca o alinhamento em relação aos referenciais da Ação Social Salesiana, bem como o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática de cada presença em seu território. Como uma estratégia personalizada, o PróRede apoia o fortalecimento dos seus respectivos projetos, preparando as obras para uma atuação de alto impacto carismático no desenvolvimento humano do seu público de atendimento.

Para a Coordenadora do Oratório Maria Madalena Morano, Ana Cristina Ferreira, o PróRede ampliou sua visão de esperança, proporcionando assim uma mudança de olhar, escuta amorosa, questionamentos, avaliação da caminhada e qualificação das ações. “Durante o processo é muito interessante acompanhar as atividades que foram pontuadas nos encontros, as positivas e também negativas, e perceber as mudanças acontecerem, sentir o crescimento da equipe e também a mudança nas práticas. O PróRede reforçou ainda mais o encantamento pelo Sistema Preventivo e a paixão pela missão de cuidar da vida”, explica a Coordenadora.

Para garantir o sucesso do processo, o projeto conta com estratégias de se manter sempre em sincronia com a Inspetoria e as obras por meio do Coordenador Inspetorial da Ação Social que possui papel fundamental no alinhamento das agendas, da comunicação, no encaminhamento das demandas e na definição das estratégias construídas ao longo da jornada. O PróRede se diferencia como projeto porque integra seus processos em uma construção conjunta com a obra, onde todas as produções são realizadas com toda a equipe das obras e alinhadas com o Conselho Inspetorial, isso garante foco no carisma, efetividade, envolvimento e consistência nas propostas de ressignificação.

O projeto também mantém sua ênfase no alinhamento organizacional e executivo em relação aos referenciais da Ação Social em rede no Brasil e no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática da presença social salesiana no território. “Ele representa a memória de história, uma vida que muda a vida de muitas crianças e adolescentes, isto é, a semente do amor e cuidado que é fortalecida. O resgate e renovação da espiritualidade Salesiana em sua essência, mas sem deixar de ser contemporânea, ressignificar sem deixar a grande inspiração em Madre Mazzarello, Dom Bosco e os caminhos de Deus”, relata o Coordenador da Obra Social Crescendo Juntos, Stevie Santos, que está há 16 anos na Obra.

   

 

RESSIGNIFICAR PARA O PRÓREDE

O PróRede tem o objetivo de construir caminhos de sustentabilidade financeira e carismática, além de renovar a atuação da Obra para uma resposta mais atual. Deseja focar nas demandas do território e não na estrutura da organização, como, também, renovar os métodos de planejar e de se organiza e trabalhar em uma estrutura de projetos.

 

PROJETO DE PRESENÇA

É a estruturação, sistematização e planejamento de ação da obra que materializa sua intencionalidade, seu propósito no território. O projeto de presença serve como a diretriz que norteia os projetos executados pela obra para atendimento e realização de suas atividades, como um guarda-chuva.

“Participei de todos os encontros do PróRede realizados nas 12 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello de forma on-line e presencial, promovidos pelo Eduardo Batista e Cinthia. A metodologia utilizada proporciona a participação, a valorização de cada membro que direto ou indiretamente faz parte da Obra e da missão que já é realizada. O caminho percorrido, as conquistas, superações de desafios e espiritualidade vivenciadas nas Obras Sociais são o combustível que proporciona a continuação do processo do PróRede, e os encontros evidenciam a beleza, mas também o desejo de crescer no impacto positivo na vida dos atendidos e no território”, comenta Ir. Dircione Amorim.

“A metodologia que o PróRede utiliza é simplesmente maravilhosa, sem contar que existe uma competente condução dos assessores Cinthia e Eduardo Batista. De maneira especial Eduardo tem uma linguagem que alcança o coração e faz refletir humildade, humanidade e carisma imensos. Parabéns a esse assessor da Rede que deixou a sua marca em nossa equipe”, relatou o Coordenador da Obra Social Crescendo Juntos, Stevie Santos da Fonseca. 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Entre os resultados esperados, elencam-se: o uso do sistema SIGAR em efetividade para a Gestão dos projetos e atividades; obras com capacidades de sustentabilidade institucional e financeira desenvolvidas; indicadores Salesianos implementados como modelo de avaliação e desenvolvimento institucional promovendo a identidade carismática (Compromissos Fundamentais da Ação Social); processos estratégicos desenvolvidos e fortalecidos de forma integrada.

O PróRede também busca promover a atuação efetiva em rede para a garantia de direitos dos atendidos e atendidas; instrumentos de referência da Ação Social Salesiano adotados pelas obras sociais das Inspetorias participantes do PróRede para uso de forma adequada, regular e integral, além de ter obras sociais aptas para atuar por meio de projetos de desenvolvimento humano baseados no carisma salesiano, com efeitos mensuráveis no território (dentre eles o “projeto de presença” e o “projeto piloto para captação de recursos) e permitir que as obras sociais participantes possam executar pelo menos um projeto elaborado no Pró-Rede para captação de recursos.

 

ETAPAS DO PROCESSO

O processo conta com cerca de seis etapas. A etapa inicial do processo é o aceite. Aqui é realizado o alinhamento da solicitação do processo por parte da Inspetoria e consequente assinatura da carta-proposta pelos Inspetores e Inspetoras, que firma o pacto e o compromisso com o processo de ressignificação. Logo em seguida vem o planejamento, que são encontros de alinhamento das agendas, expectativas e planejamento de estratégias com os Coordenadores Inspetoriais e apresentação do projeto para as equipes das obras.

O diagnóstico é onde ocorrem encontros de levantamento de informações e relatórios de Pré-diagnóstico e Diagnóstico para avaliar o nível de maturidade da identidade carismática na obra e avaliação institucional. A elaboração da proposta de ressignificação com um projeto de presença e um projeto piloto para captação de recursos. Já a estratégia é a implementação das estratégias desenvolvidas no caminho, com acompanhamento e suporte da equipe do PróRede. E, por fim, faz parte do processo a aculturação, pois é nessa etapa que ocorre o acompanhamento, monitoramento, orientações e relatório de conclusão do processo.

 

VISTAÇÕES 2023

Atualmente, três Inspetorias estão participando dos processos do PróRede simultaneamente: Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), com 12 obras; Inspetoria São João Bosco (ISJB), com 5 Centros Juvenis e a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, com 3 obras. No primeiro semestre deste ano, a equipe realizou visitas de diagnóstico em profundidade nas presenças da Inspetoria Madre Mazzarello e da Inspetoria São João Bosco em agenda articulada pelas Coordenadoras Inspetoriais da ação social Ir. Dircione Amorim (IMM) e Carolina Oliveira (ISJB).

Para saber mais sobre a agenda 2023, basta clicar aqui e conferir no arquivo as visitas que já aconteceram no primeiro semestre e as que estão por vir.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

ENAS 2025 celebra 10 anos da Ação Social em rede, em Aparecida/SP

De 30 de junho a 3 de julho de 2025, mais de 260 líderes salesianos celebram 10 anos de Ação Social em Rede em Aparecida/SP A Rede Salesiana Brasil (RSB) realiza, de 30 de junho a 3 de julho de 2025, o Encontro Nacional da Ação Social em Rede - ENAS 2025, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Com o tema “10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar”, o evento reunirá 260 gestores, inspetores, coordenadores e educadores de mais de 100 obras sociais de todas as regiões do país. O ENAS é um evento anual promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) que tem o objetivo de mobilizar gestores, educadores e representantes das obras sociais salesianas em todo o Brasil. A iniciativa visa fortalecer a articulação e integração das presenças sociais, promovendo uma resposta conjunta e eficaz aos desafios do cenário social atual. A última edição que aconteceu presencialmente foi antes da pandemia.Nesta edição o evento terá como objetivos: Celebrar os 10 anos de um novo paradigma operativo da Pastoral Juvenil Salesiana na Ação Social em Rede no Brasil, revisitando o percurso, avaliando a caminhada e projetando novos compromissos. Mobilizar os membros das obras sociais para o projeto educativo-pastoral em rede, fortalecendo a identidade e a missão da ação social salesiana. Compartilhar espaços de reflexão, espiritualidade e oração como comunidade educativa nacional. Reverberar os apelos do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, qualificando a atuação em rede no Brasil. Programação A programação do ENAS 2025 combina momentos formativos, celebrações, partilhas, espiritualidade e visitas guiadas. Confira os principais destaques dos quatro dias: 1º Dia – 30/06 (segunda-feira) Abertura oficial com os inspetores referentes, Pe. Felipe e Ir. Maria Américo. Retrospectiva dos 10 anos da RSB-Social, com Pe. Agnaldo e Ir. Sílvia. Celebração Eucarística. 2º Dia – 01/07 (terça-feira) Palestra com o sociólogo Jessé Souza sobre o cenário social atual. Momento de espiritualidade com Patrícia Machado. Grupos de trabalho com base na avaliação feita pelas inspetorias. Participação ativa de jovens representantes das inspetorias. Encerramento com oração e partilha. 3º Dia – 02/07 (quarta-feira) Socialização dos trabalhos em grupo e perspectivas para os próximos 10 anos. Palestra com Eduardo Batista sobre identidade da ação social. Visitas guiadas ao Santuário Nacional de Aparecida, Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora e Obra Social de Pindamonhangaba. Missa na Basílica. 4º Dia – 03/07 (quinta-feira) Trabalhos por inspetorias: passos projetuais da ação social salesiana. Plenária de encerramento. Celebração final. ServiçoEvento: ENAS 2025 – Encontro Nacional da Ação Social da Rede Salesiana Brasil.Tema: 10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar.Data: 30 de junho a 3 de julho de 2025.Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida – Aparecida/SP.Realização: Rede Salesiana Brasil – Ação Social (RSB-Social).Hotsite: https://eventos.rsb.org.br/enas-2025/ ContatoAngélica Novais / Thiago SantosComunicação da Rede Salesiana Brasilascom@rsb.org.br  61 9 9980-6097  

Festival ABCR de Captação de Recursos revela o poder transformador das parcerias e da governança nas organizações da sociedade civil

O clima no Festival ABCR 2025, de Captação de Recursos, tem sido de compartilhamento, aprendizado e parceria. Realizado nos dias 16 e 17 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o evento revela que os captadores estão muito além de mero arrecadadores, eles estão na linha de frente das transformações na sociedade. A Rede Salesiana Brasil marca presença neste importante evento. A gestora de projetos em captação de recursos da Rede, Sandra Sahd, junto a outros representantes de inspetorias e obras sociais salesianas, estão compartilhando suas vivências, ampliando conexão e buscando caminhos inovadores para apoiar suas comunidades. Representando as presenças salesianas no evento, Karla Barbosa, da Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP), disse que o evento é um momento importante para "conhecer pessoas e trocar experiências e boas práticas em ação social, relembrando conceitos e se aprofundando em algumas abordagens. Este é um importante espaço de aprendizagem”. Neste primeiro dia, Sandra participou das plenárias principais e de dois importantes painéis: o primeiro que debateu o poder da marca, a integração e a análise de dados na mobilização de recursos e o segundo direcionado a como a governança é um diferencial na captação de recursos para fundos patrimoniais. A discussão enfatizou também a importância do aprendizado permanente, do envolvimento das comunidades e da parceria na construção de um futuro melhor. Festival ABCR - Comemorando 25 anos de história, a ABCR, criada em 1999, reforça seu papel como um espaço destinado às trocas de experiências, à capacitação permanente e ao desenvolvimento de estratégias para apoiar causas, comunidades e organizações do terceiro setor. O evento se estende até esta terça-feira, 17 de junho, com palestras e workshops e nas quais serão compartilhadas estratégias, conteúdos práticos e cases de sucesso, aumentando ainda mais o impacto social das organizações presentes. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Sandra Sahd

Centro Juvenil Salesiano prestigia espetáculo com presença da autora Sandra Sahd

A apresentação do espetáculo "O Encanto da Minhoca", realizada no Teatro do SESI no dia 16 de maio, foi um momento marcante de celebração à arte, à literatura e à educação. Encantando o público com uma narrativa sensível e criativa, a peça, encenada pelos Embaixadores da Prevenção, ganhou um brilho especial com a presença da escritora Sandra Sahd, autora da obra que inspirou o espetáculo. Além de prestigiar a apresentação, Sandra participou de um momento de autógrafos, interagindo com o público e deixando uma lembrança afetiva para os jovens atendidos do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, do Projeto Cáritas e da EMEF Caboclo Bernardo, que estavam presentes na plateia. Sua presença aproximou ainda mais os participantes do universo literário e da mensagem profunda da história. Esse encontro entre arte, literatura e ação social reforça a importância de iniciativas culturais que estimulam o pensamento crítico e a sensibilidade, especialmente entre crianças e adolescentes. Um dia de emoção, encantamento e memórias afetivas que ficarão na história de todos que participaram. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Sandra Sahd

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil