31/07/2023

Você já conhece o PróRede da RSB?

Você já conhece o PróRede da RSB?

Com a missão de promover a sustentabilidade carismática e o desenvolvimento institucional das obras e presenças que integram a Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB), o PróRede traz uma abordagem que busca instrumentalizar as presenças de ação social para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB. A frente do projeto está a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida; a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira; e os Formadores da Ação Social Salesiana: Eduardo Batista, Cinthia Kirchner, Guilherme Cechelero e Ricardo Batista.

“As ações do Pró-Rede contribuem para que, na atualidade, consigamos dar o colorido no carisma, pois tem, em seu escopo, a escuta da realidade onde as Obras Sociais estão inseridas, das famílias, atendidos, colaboradores, irmãs, gestores e o Conselho Inspetorial. Todos estes atores, juntamente com a equipe de assessores e formadores que a RSB disponibiliza para a realização do PróRede nos faz sonhar, esperar e acreditar que as nossas intervenções sejam mais assertivas e a nossa missão realize o seu propósito que é cuidar, promover e transformar vidas, sobretudo dos mais empobrecidos”, diz a Coordenadora da Ação Social da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), Ir. Dircione Amorim.

O PróRede busca o alinhamento em relação aos referenciais da Ação Social Salesiana, bem como o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática de cada presença em seu território. Como uma estratégia personalizada, o PróRede apoia o fortalecimento dos seus respectivos projetos, preparando as obras para uma atuação de alto impacto carismático no desenvolvimento humano do seu público de atendimento.

Para a Coordenadora do Oratório Maria Madalena Morano, Ana Cristina Ferreira, o PróRede ampliou sua visão de esperança, proporcionando assim uma mudança de olhar, escuta amorosa, questionamentos, avaliação da caminhada e qualificação das ações. “Durante o processo é muito interessante acompanhar as atividades que foram pontuadas nos encontros, as positivas e também negativas, e perceber as mudanças acontecerem, sentir o crescimento da equipe e também a mudança nas práticas. O PróRede reforçou ainda mais o encantamento pelo Sistema Preventivo e a paixão pela missão de cuidar da vida”, explica a Coordenadora.

Para garantir o sucesso do processo, o projeto conta com estratégias de se manter sempre em sincronia com a Inspetoria e as obras por meio do Coordenador Inspetorial da Ação Social que possui papel fundamental no alinhamento das agendas, da comunicação, no encaminhamento das demandas e na definição das estratégias construídas ao longo da jornada. O PróRede se diferencia como projeto porque integra seus processos em uma construção conjunta com a obra, onde todas as produções são realizadas com toda a equipe das obras e alinhadas com o Conselho Inspetorial, isso garante foco no carisma, efetividade, envolvimento e consistência nas propostas de ressignificação.

O projeto também mantém sua ênfase no alinhamento organizacional e executivo em relação aos referenciais da Ação Social em rede no Brasil e no aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências necessárias à sustentabilidade carismática da presença social salesiana no território. “Ele representa a memória de história, uma vida que muda a vida de muitas crianças e adolescentes, isto é, a semente do amor e cuidado que é fortalecida. O resgate e renovação da espiritualidade Salesiana em sua essência, mas sem deixar de ser contemporânea, ressignificar sem deixar a grande inspiração em Madre Mazzarello, Dom Bosco e os caminhos de Deus”, relata o Coordenador da Obra Social Crescendo Juntos, Stevie Santos, que está há 16 anos na Obra.

   

 

RESSIGNIFICAR PARA O PRÓREDE

O PróRede tem o objetivo de construir caminhos de sustentabilidade financeira e carismática, além de renovar a atuação da Obra para uma resposta mais atual. Deseja focar nas demandas do território e não na estrutura da organização, como, também, renovar os métodos de planejar e de se organiza e trabalhar em uma estrutura de projetos.

 

PROJETO DE PRESENÇA

É a estruturação, sistematização e planejamento de ação da obra que materializa sua intencionalidade, seu propósito no território. O projeto de presença serve como a diretriz que norteia os projetos executados pela obra para atendimento e realização de suas atividades, como um guarda-chuva.

“Participei de todos os encontros do PróRede realizados nas 12 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello de forma on-line e presencial, promovidos pelo Eduardo Batista e Cinthia. A metodologia utilizada proporciona a participação, a valorização de cada membro que direto ou indiretamente faz parte da Obra e da missão que já é realizada. O caminho percorrido, as conquistas, superações de desafios e espiritualidade vivenciadas nas Obras Sociais são o combustível que proporciona a continuação do processo do PróRede, e os encontros evidenciam a beleza, mas também o desejo de crescer no impacto positivo na vida dos atendidos e no território”, comenta Ir. Dircione Amorim.

“A metodologia que o PróRede utiliza é simplesmente maravilhosa, sem contar que existe uma competente condução dos assessores Cinthia e Eduardo Batista. De maneira especial Eduardo tem uma linguagem que alcança o coração e faz refletir humildade, humanidade e carisma imensos. Parabéns a esse assessor da Rede que deixou a sua marca em nossa equipe”, relatou o Coordenador da Obra Social Crescendo Juntos, Stevie Santos da Fonseca. 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Entre os resultados esperados, elencam-se: o uso do sistema SIGAR em efetividade para a Gestão dos projetos e atividades; obras com capacidades de sustentabilidade institucional e financeira desenvolvidas; indicadores Salesianos implementados como modelo de avaliação e desenvolvimento institucional promovendo a identidade carismática (Compromissos Fundamentais da Ação Social); processos estratégicos desenvolvidos e fortalecidos de forma integrada.

O PróRede também busca promover a atuação efetiva em rede para a garantia de direitos dos atendidos e atendidas; instrumentos de referência da Ação Social Salesiano adotados pelas obras sociais das Inspetorias participantes do PróRede para uso de forma adequada, regular e integral, além de ter obras sociais aptas para atuar por meio de projetos de desenvolvimento humano baseados no carisma salesiano, com efeitos mensuráveis no território (dentre eles o “projeto de presença” e o “projeto piloto para captação de recursos) e permitir que as obras sociais participantes possam executar pelo menos um projeto elaborado no Pró-Rede para captação de recursos.

 

ETAPAS DO PROCESSO

O processo conta com cerca de seis etapas. A etapa inicial do processo é o aceite. Aqui é realizado o alinhamento da solicitação do processo por parte da Inspetoria e consequente assinatura da carta-proposta pelos Inspetores e Inspetoras, que firma o pacto e o compromisso com o processo de ressignificação. Logo em seguida vem o planejamento, que são encontros de alinhamento das agendas, expectativas e planejamento de estratégias com os Coordenadores Inspetoriais e apresentação do projeto para as equipes das obras.

O diagnóstico é onde ocorrem encontros de levantamento de informações e relatórios de Pré-diagnóstico e Diagnóstico para avaliar o nível de maturidade da identidade carismática na obra e avaliação institucional. A elaboração da proposta de ressignificação com um projeto de presença e um projeto piloto para captação de recursos. Já a estratégia é a implementação das estratégias desenvolvidas no caminho, com acompanhamento e suporte da equipe do PróRede. E, por fim, faz parte do processo a aculturação, pois é nessa etapa que ocorre o acompanhamento, monitoramento, orientações e relatório de conclusão do processo.

 

VISTAÇÕES 2023

Atualmente, três Inspetorias estão participando dos processos do PróRede simultaneamente: Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), com 12 obras; Inspetoria São João Bosco (ISJB), com 5 Centros Juvenis e a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, com 3 obras. No primeiro semestre deste ano, a equipe realizou visitas de diagnóstico em profundidade nas presenças da Inspetoria Madre Mazzarello e da Inspetoria São João Bosco em agenda articulada pelas Coordenadoras Inspetoriais da ação social Ir. Dircione Amorim (IMM) e Carolina Oliveira (ISJB).

Para saber mais sobre a agenda 2023, basta clicar aqui e conferir no arquivo as visitas que já aconteceram no primeiro semestre e as que estão por vir.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Artesanato e Sustentabilidade no Amazonas: Casa Ir. Inês Penha promove geração de renda e cultura

Projetos culturais e ambientais unem tradição e preservação em São Gabriel da Cachoeira

Prêmio Carlo Marchini 2024 é atribuído à Irmã Salesiana FMA

No dia 19 de outubro de 2024, em Brescia, Itália, será atribuído o Prêmio Carlo Marchini 2024 a uma Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria Madre Mazzarello, com sede em Belo Horizonte (MG). No dia 19 de outubro de 2024, no Auditório do Centro de Congressos Capretti, em Brescia, Lombardia, a Associação Carlo Marchini Onlus, dedicada ao apoio à infância no Brasil, atribuirá o Prêmio Carlo Marchini, instituído em 2019 em favor dos missionários brasileiros próximos à Família Salesiana, “em reconhecimento do compromisso assumido em favor das crianças desfavorecidas que vivem nas áreas mais pobres do país”. O Prêmio será concedido à Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Maria Helena de Resende, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) que, “depois de uma experiência de muitos anos como professora e coordenadora de escolas salesianas em diversas cidades, desde 1995 colabora com a nossa Associação para ajudar os menores mais desfavorecidos presentes nos institutos Maria Imaculada em Barbacena e Nossa Senhora Auxiliadora em Cachoeira do Campo”.  Na premiação do dia 19 de outubro, estará presente a Conselheira Geral da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria Ausilia De Siena. No mesmo dia, outros três missionários receberão o “Prêmio Coração Amigo”, concedido anualmente pela Associação Cuore Amico Fraternidade ETS para honrar o mundo missionário: Irmã Elvira Tutolo (Irmãs da Caridade de S. A. Thouret), desde 2021 na República Centro-Africana; Padre João Gentilin (Canossiano), desde 1983 nas Filipinas; Marilena Valvano, leiga, desde 1993 na Venezuela. SOBRE IRMÃ MARIA HELENAIrmã Maria Helena de Resende nasceu em 5 de outubro de 1938, em Resende Costa, uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Como conta ela mesma, aos 15 anos mudou-se para São João Del Rei, onde começou a trabalhar numa fábrica têxtil para ajudar a família, pois o pai estava muito doente e não podia trabalhar. “Foi uma boa experiência, porque, trabalhando há 20 anos com as Obras Sociais, agora percebo as dificuldades enfrentadas pelos pais que têm que deixar os filhos nestas instituições”. Depois de estudar literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, passou a lecionar português e inglês em escolas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São João Del Rei, Anápolis e Brasília. “Um dia recebi o chamado de uma Irmã que me convidava a trabalhar com ela em um centro de assistência social. Aceitei o convite e, com a aprovação da Inspetora, comecei a trabalhar em Barbacena. Lá permaneci por oito anos e depois fui designada para a obra social Chiara Palazzoli, de Contagem, Belo Horizonte, onde permaneci apenas um ano. Em seguida, a Inspetora precisou de uma irmã como Diretora da Obra social de Cachoeira do Campo, e eis-me aqui”. De fato, atualmente é Diretora da Obra Social Salesiana Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cachoeira do Campo (MG), onde continua a se dedicar incansavelmente e com paixão ao cuidado e à promoção de meninos(as) e adolescentes, com um impacto positivo em suas famílias e no território. “O que faço aqui me entusiasma, pois trabalho com 120 crianças e adolescentes, assistidos por dez educadores que desempenham sua missão com grande amor e dedicação. Temos diversas oficinas para os alunos, como: apoio pedagógico, informática, artesanato, projeto de vida, esportes, música, teatro, dança, etc.” Como Diretora, Irmã Maria Helena acolhe os alunos, assiste no pátio, realiza reuniões para pais e educadores, oferece acompanhamento individual a pais e alunos. “Sou como um patinho no lago, fazendo o que sempre quis fazer”, afirma. SOBRE O INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (INSA)O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) é uma organização civil, sem fins lucrativos, das Filhas de Maria Auxiliadora situada em Cachoeira do Campo, um bairro de Ouro Preto, em Minas Gerais. Os seus objetivos são a promoção da infância e da adolescência, a consolidação dos laços familiares e comunitários, a prevenção das situações de risco, desenvolvendo as potencialidades dos meninos(as) e adolescentes para que se tornem autônomos, protagonistas e cidadãos capazes de contribuir para a transformação da sociedade. Destina-se à população que vive numa situação de vulnerabilidade social derivada da pobreza e das privações devido, entre outros fatores, à falta de renda, ao acesso precário ou inexistente aos serviços públicos e/ou à fragilidade afetiva. Ocupa-se de meninos(as) e adolescentes de 6 a 14 anos, oferecendo-lhes, de segunda a sexta-feira, almoço, merenda e diversas oficinas por meio das quais trabalha-se sobre temas como cidadania, ambiente, valores, Projeto de Vida, música, família, democracia e a cooperação através de atividades esportivas, artísticas e culturais. A metodologia baseia-se no Sistema Preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e é marcada pelo trinômio salesiano Razão, Religião e Amorevorezzza. Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice / Fotos: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Cachoeira do Campo (MG)

Conectar, compartilhar e crescer: ação em rede no trabalho salesiano

A Rede América Social Salesiana (RASS) promove o fortalecimento do trabalho em rede: em nível local, para que as Obras e os Serviços Sociais salesianos compartilhem boas práticas e trabalhem na comunicação e na sinergia dentro das Inspetorias; e em nível global, fortalecendo a colaboração e as sinergias com outras redes salesianas para jovens, de diversas áreas geográficas (a Rede Salesiana do Brasil - RSB; a organização Don Bosco Youth at Risk Social Forum - DB YaR, Índia; Salesianos pelo Social APS - SxS, Itália; e as Plataformas Sociais Salesianas - Espanha). Desta forma, as diversas entidades visam nutrir a experiência partilhada, incentivar o empenho pelo carisma salesiano e procurar soluções sustentáveis. Durante o Encontro Continental das Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado de 9 a 13 de setembro, em Aparecida, Brasil, foram apresentadas as boas práticas do que se realiza nas obras sociais das Inspetorias da América e diversas oficinas de acordo com os seguintes temas: mobilidade humana, empregabilidade juvenil, dependências químicas, trabalho infantil, violência juvenil, redes internacionais. Cada mesa de trabalho promoveu um espaço de diálogo no qual foram identificados os pontos fracos, ameaças, forças, oportunidades (análise SWOT) da ação salesiana em cada campo, considerando os critérios transversais de evangelização, direitos humanos e saúde mental dos jovens. Na mesa-redonda “Trabalho em rede em nível internacional”, a partir da análise inicial, os participantes refletiram sobre possíveis estratégias para fortalecer a ação salesiana em nível global; entre essas destacam-se: Fortalecer a comunicação interna e externa; aumentar a participação em espaços de ‘advocacy’: na Congregação e na Política; focalizar a profissionalização em nível local para promover credibilidade e continuidade; implementar a abordagem baseada nos direitos humanos nos processos, de forma transversal; fortalecer a articulação das Redes da Congregação, da Pastoral Juvenil, das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONG) e dos Escritórios Inspetoriais de Planejamento e Desenvolvimento (EPD). Por exemplo, manter o espaço de troca de experiências do Encontro de Obras e Serviços Sociais da América, dos EPD e das ONG Salesianas, promovido pela RASS cada dois anos; fortalecer estratégias de comunicação e captação de recursos; sensibilizar e criar espaços de diálogo internos e externos sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos; promover espaços conjuntos de formação sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos na Congregação e incentivar o desenvolvimento de Comissões de Direitos Humanos em nível provincial, como no caso das Inspetorias da Colômbia (COB e COM). Este processo de fortalecimento da rede reflete a riqueza da diversidade e a força da unidade. Ao partilhar desafios e sonhos, as obras sociais salesianas tornam-se um organismo global mais coeso, capaz de enfrentar de forma mais eficaz os problemas que surgem nos contextos locais. Assim, cada passo dado na construção dessa Rede Global não somente fortalece a missão salesiana, mas também alimenta o sonho de um mundo em que cada jovem, independentemente de sua situação, pode encontrar um lugar de acolhida, de formação e de esperança. Ao final dos trabalhos em Aparecida (SP), o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com outros Dirigentes que participaram do evento, enviaram um pequeno vídeo de agradecimento aos organizadores, disponível no ANSChannel. Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Escrito por Soledad Soto, Rede América Social Salesiana (RASS)

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil