Notícias

12/06/2024

Concurso pelo 150º aniversário da 1ª expedição missionária

Concurso pelo 150º aniversário da 1ª expedição missionária
Foto: Divulgação

Como anunciou Madre Chiara Cazzuola na Circular n° 1038, no dia 14 de novembro de 2024, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) abrirá oficialmente o Triênio de preparação ao 150º aniversário da primeira expedição missionária, em 14 de novembro de 1877, que terá como tema a conhecida expressão de Madre Mazzarello “É hora de reavivar o fogo!”.

Cada celebração, cada aniversário importante, é um apelo a regressar às raízes da história, às fontes da espiritualidade salesiana. Recorda-se, com alegria e gratidão, as palavras do Papa Francisco à Assembleia Capitular de 22 de outubro de 2021: “Não esqueçais a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de quantas, cheias de admiração, iniciaram este caminho” (Circ. 1038).

Nesta perspectiva, em uma Carta, Ir. Ruth del Pilar Mora, Conselheira para as Missões; e Ir. Maria Ausilia De Siena, Conselheira para a Comunicação, dirigem-se às Inspetoras, Superioras de Visitadoria e equipes inspetoriais:

“Queremos oferecer uma oportunidade concreta de participação e envolvimento para aprofundar a paixão missionária, própria de cada discípulo do Senhor. Portanto, lançamos um concurso para a criação do Logotipo e do Hino que acompanharão as numerosas iniciativas locais e internacionais. A gráfica, a música e a dança são linguagens universais que apaixonam crianças, jovens e adultos e requerem reflexão e profundidade para adquirir força expressiva”.

Com um convite a “animar com entusiasmo as Comunidades educativas para que juntas possamos ‘reavivar o fogo’ que mantém viva a esperança e a alegria”, estão disponíveis, traduzidas em vários idiomas, os seguintes subsídios:

A Carta de lançamento do concurso;

O Regulamento e o módulo de inscrição;

O PowerPoint com notas históricas sobre a primeira expedição missionária;

O vídeo de apresentação do concurso.

Clique aqui para acessar todos os materiais citados acima sobre o 150ª aniversário da Primeira Expedição Missionária das FMA.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

Mais Recentes

Mês vocacional: Irmãs FMA celebram 50 anos de consagração com esperança e gratidão

Trinta Filhas de Maria Auxiliadora, vindas de diversos países da Europa, Ásia, África e América, reuniram-se entre os dias 24 e 27 de julho, na Casa Geral das FMA, em Roma, para celebrar o jubileu dos 50 anos de Profissão Religiosa. O encontro, promovido por iniciativa da Madre Geral, Ir. Chiara Cazzuola, foi vivido como uma peregrinação de esperança, oração e comunhão no carisma salesiano. Mais do que uma comemoração, o encontro foi uma oportunidade profunda de escuta da Palavra de Deus, reflexão vocacional e partilha fraterna entre irmãs que, em grande parte, já haviam caminhado juntas no juniorato e na preparação aos votos perpétuos em 1981. “Celebrar o dom de um amor surpreendente e fiel” foi o lema que iluminou cada passo desse tempo de graça. O primeiro dia contou com a reflexão de Ir. Piera Cavaglià, que conduziu o grupo a redescobrir nas Constituições do Instituto a centralidade da Aliança com Deus: um chamado de amor e predileção que se concretiza diariamente, na comunidade, na missão com os jovens e no compromisso com o mundo. “A fidelidade vocacional só é fecunda quando enraizada na resposta generosa ao amor de Deus”, destacou Ir. Piera. Os dias seguintes foram marcados por momentos simbólicos e profundamente espirituais, como a peregrinação jubilar à Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, e a visita à Casa Madre Ersília Canta, onde foi recordado o sonho que originou a comunidade internacional de formação espiritual. Também foram realizadas visitas ao Santuário de Santa Maria Maior e ao “Borgo Laudato si’”, em Castel Gandolfo, um espaço dedicado à ecologia integral e à sustentabilidade, inspirado na encíclica do Papa Francisco. Em cada atividade, as Irmãs puderam renovar sua entrega e expressar a gratidão por uma vida fecunda no serviço aos jovens e à Igreja. Na partilha dos testemunhos, a pergunta que ecoava era: “Amei o suficiente? Dei tudo?”. Interrogações que nascem da consciência de que a fecundidade da vida religiosa está em ser sinal do amor de Deus, com simplicidade, alegria e presença ativa junto aos que mais precisam. O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística presidida por Dom Luis Rosón, SDB, com renovação dos votos e a entrega simbólica de uma lâmpada por parte da Madre Chiara, como sinal da fidelidade que permanece acesa, noite e dia, diante do Senhor. A Rede Salesiana Brasil, unida ao Instituto das FMA e a toda a Família Salesiana, celebra com alegria este jubileu de amor e missão. Que o testemunho dessas irmãs inspire novas vocações e fortaleça a entrega de tantas educadoras salesianas que continuam levando adiante, com esperança, o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

FMA participam do Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos em Roma

As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) marcaram presença no histórico Jubileu dedicado aos missionários digitais e influenciadores católicos, realizado pela primeira vez na Igreja em Roma, com a participação de agentes de evangelização que atuam nas redes sociais, blogs e plataformas digitais. O evento, promovido pelo Vaticano em paralelo ao Jubileu dos Jovens, destacou a evangelização digital como uma forma genuína de missão evangelizadora. A programação incluiu missas, palestras, encontros, partilhas, momentos de formação e espiritualidade, além de um festival ao ar livre com arte, música e testemunhos interculturais. O Papa Le XIV participou dos eventos principais, saudando os participantes numa celebração eucarística na Basílica de São Pedro, e exortando-os a se tornarem “agentes de comunhão”, chamados a “reparar as redes”, não apenas digitais, mas especialmente as relações humanas. Para as FMA, o Jubileu representou um momento de visibilidade e comunhão com outros evangelizadores digitais católicos, respondendo à chamada da Igreja para uma presença responsável e formativa no ambiente digital. O Jubileu dos Missionários Digitais teve como principais destaques o reconhecimento eclesial inédito da evangelização digital como missão autêntica; a participação de um público diversificado, incluindo criadores de conteúdo, influencers católicos, religiosos, religiosas e leigos de diversos países; e a reflexão sobre os desafios e perspectivas desse novo campo evangelizador, com provocações que alertaram para os riscos da superficialidade e a necessidade de discernimento e formação. Além disso, a espiritualidade esteve fortemente presente, com momentos de oração, pregação e adoração integrados à linguagem digital, evidenciando que o ambiente online pode ser também um lugar de encontro com Deus e com os irmãos. O Papel das FMA no Jubileu As FMA estiveram presentes como protagonistas e participantes desta jornada de evangelização digital, conectando sua missão educativa e pastoral ao chamado da Igreja por uma presença digital autêntica, criativa e fraterna. Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Festival #SYMJubilee: o encontro de jovens corações salesianos para o Jubileu Peregrinos de Esperança 2025

O tão esperado SYM Jubilee Festival, algo importante do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) no Jubileu da Juventude, ocorreu na praça em frente à Basílica de São João Bosco, em Roma, nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025. Trata-se de um entrelaçamento vibrante de manifestações artísticas, depoimentos e espiritualidade, que expressa de forma profunda os valores salesianos de fé, alegria, interculturalidade e protagonismo juvenis. A noite foi marcada pela presença da MGSound do Piemonte, do SYM da América Central, do Oratório de Latina, de grupos do Quênia e de La Spezia, do MJS-MEM (México) e dos DB Sons (Sicília), todos juntos em celebração vibrante de música, dança, criatividade. O grupo MGSound do Piemonte abriu o evento com canções originais que narraram a beleza da Fé vivida em conjunto. Da Costa Rica, jovens da América Central trouxeram ritmos e cores latinos para celebrar a acolhida. Os jovens de Latina emocionaram-se com um trecho da peça "Dom Bosco - O Musical", que relembra a santidade simples e cotidiana; o grupo do Quênia cativou o público com uma apresentação espontânea e autêntica; enquanto os jovens de La Spezia transmitiram energia e esperança com danças animadas e mensagens de unidade. O México, por sua vez, encantou com duas canções simbólicas de sua identidade cultural; e os jovens da Sicília encerraram com os DB Sons, testemunhando por meio da música o valor da vocação e do talento juvenil. "O SYMJubilee Festival foi uma iniciativa que oferecemos à cidade de Roma e à Igreja universal", disseram os organizadores do evento. "Assim, por meio da criatividade e da espiritualidade juvenil, pretendíamos transmitir uma mensagem alinhada com o caminho do Jubileu e com o objetivo de tornar os jovens protagonistas autênticos da transformação do mundo". Depois da parte mais recreativa do evento, que incluiu apresentações artísticas e musicais, e do grande momento de ágape fraterno com o jantar na praça, veio o momento mais elevante: um momento de espiritualidade e a Vigília Eucarística, conduzida pelo P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, seguido pela mensagem da boa-noite do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fábio Attard, e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola. A Vigília entrelaçou cânticos, leituras, orações em diferentes idiomas, com momentos de reflexão, confiança e silente contemplação. Milhares de jovens, que até então demonstravam seu entusiasmo de forma efusiva, tiveram a oportunidade de se conectar de maneira profunda em diálogo íntimo e pessoal com o seu Senhor. Eles expressaram sua Fé por meio de gestos significativos (recordações simbólicas de seu batismo, "entrega dos medos" previamente anotados em papel e mais...). O momento de oração serviu também para refletir sobre as múltiplas realidades do mundo e sobre o empenho pela paz, reiteradamente solicitado pelo Santo Padre Leão XIV, pelo P. Attard, pela Madre Chiara. "Ser construtores de paz é missão urgente", disse o P. Bejarano às pessoas de todas as idades presentes na Praça. "Em tempo marcado pela guerra, pela divisão e pela violência, o seu olhar puro e o seu desejo de unidade podem abrir novos caminhos. A paz constrói-se através do diálogo, do respeito, da capacidade de perdoar". Os jovens presentes foram, assim, convidados a afastar gradualmente o foco dos seus medos para dar espaço à luz, ecoando o convite que o Papa Leão XIV dirigiu a todos eles na noite de 29 de julho: "Vocês são o sal da Terra! Vocês são a luz do mundo!". A noite de alegria e espiritualidade concluiu-se com as mensagens proferidas pelos Superiores Gerais dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. "Estou muito feliz por estar aqui, com Vocês, neste tempo jubilar - único e especial -, em que podemos caminhar juntos como Igreja e na Igreja: Vocês são o recurso, o grande potencial do mundo; para nós, são a parte mais preciosa da Humanidade, como afirmaram Dom Bosco e Madre Mazzarello", disse a Madre Chiara Cazzuola. "Acredito que a primeira graça do Jubileu seja o encontro com Jesus Cristo, a nossa vera Esperança. Costumamos pensar que, para encontrar Jesus, devemos fazer tudo sozinhos. Mas, ao contrário, é Ele quem pode fazer tudo em Vocês, desde que se deixem encontrar por Ele (...) Pensem em quanto são amados e desejados por Deus, que os acolhe como são, e realiza grandes coisas em Vocês como fez em Maria. A Esperança nasce desta consciência: o Senhor Jesus é uma Pessoa que caminha conosco e nos enche com a sua graça, com a sua força. Nunca se sintam sozinhos!". Por sua vez, o Reitor-Mor convidou os jovens a serem pacificadores: "Na medida em que nos tornamos pacificadores, também nos tornamos missionários da Esperança, onde quer que estejamos, por meio do nosso testemunho, da nossa presença, da nossa bondade, do nosso exemplo. Que Jesus seja a Fonte que fortalece a nossa bondade e afasta o medo, porque o mundo precisa de cada um de Vocês. O mundo precisa de vocês - hoje - mais do que nunca!". Fonte: Agencia Info Salesiana
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil