117º aniversário da Associação de Ex-Alunas/os das FMA
19/03/2025

117º aniversário da Associação de Ex-Alunas/os das FMA

117º aniversário da Associação de Ex-Alunas/os das FMA

Em 19 de março de 2025 ocorre o 117º aniversário de Fundação da Associação Mundial de Ex-Alunas/os das Filhas de Maria Auxiliadora

É um dia memorável na vida da Confederação Mundial Mornese de Ex-Alunas/os das FMA, pois nesta data a Associação teve seu início há 117 anos.

É o dia em que Ex-Alunas/os, junto às Irmãs, recordam com gratidão o Beato Filipe Rinaldi, terceiro sucessor de Dom Bosco e fundador da Associação, e a Irmã Catarina Arrighi, FMA, que colaborou com ele neste histórico evento, acontecido em Turim no dia 19 de março de 1908.

Por ocasião do 117º aniversário, a Presidente da Confederação, Sra. Maria Carmen Castillon, junto à Delegada Mundial, Irmã M. S. Sangitha Rani, enviaram uma carta a todas as Presidentes e Delegadas de cada Federação, desejando que se lembrem com gratidão deste aniversário e exortando-as a continuar a viver o espírito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello em suas famílias e nos lugares de trabalho:

“Recebemos um carisma que nos torna únicos, um selo de pertença que nos marca para sempre como filhos de Deus e membros desta maravilhosa família: Ex-alunas/os das Filhas de Maria Auxiliadora! Nunca nos esqueçamos e nunca nos afastemos desta identidade! Encorajamo-vos a lembrar a cada membro o verdadeiro significado da pertença a este movimento. É mais do que um simples nome: é uma missão, um chamado, uma herança que devemos continuar a viver com paixão e empenho. Dom Bosco nos imaginou como parte integrante da sua missão. Queria que Ex-alunas/os estivessem próximos às suas filhas (FMA), que trabalhassem a seu lado e levassem adiante os valores aprendidos com elas”.

Neste dia precioso, as Filhas de Maria Auxiliadora desejam a todas/os ex-alunas/os uma feliz comemoração: sois uma presença leiga salesiana muito importante, sempre e em todos os lugares, mas sobretudo nas situações que imploram paz, salvação, educação, solidariedade.

Obrigada pelo fermento, pelo sal e pela luz que já sois. Neste Ano Jubilar, somos chamados a ser sinais de esperança, construtores de paz e pontes de relação, promotores de vida, consoladores dos doentes e sofredores, modelos de comportamento para os jovens, expressões de dignidade e respeito, apoio aos idosos e aos abandonados.

Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil