Em 19 de março de 2025 ocorre o 117º aniversário de Fundação da Associação Mundial de Ex-Alunas/os das Filhas de Maria Auxiliadora
É um dia memorável na vida da Confederação Mundial Mornese de Ex-Alunas/os das FMA, pois nesta data a Associação teve seu início há 117 anos.
É o dia em que Ex-Alunas/os, junto às Irmãs, recordam com gratidão o Beato Filipe Rinaldi, terceiro sucessor de Dom Bosco e fundador da Associação, e a Irmã Catarina Arrighi, FMA, que colaborou com ele neste histórico evento, acontecido em Turim no dia 19 de março de 1908.
Por ocasião do 117º aniversário, a Presidente da Confederação, Sra. Maria Carmen Castillon, junto à Delegada Mundial, Irmã M. S. Sangitha Rani, enviaram uma carta a todas as Presidentes e Delegadas de cada Federação, desejando que se lembrem com gratidão deste aniversário e exortando-as a continuar a viver o espírito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello em suas famílias e nos lugares de trabalho:
“Recebemos um carisma que nos torna únicos, um selo de pertença que nos marca para sempre como filhos de Deus e membros desta maravilhosa família: Ex-alunas/os das Filhas de Maria Auxiliadora! Nunca nos esqueçamos e nunca nos afastemos desta identidade! Encorajamo-vos a lembrar a cada membro o verdadeiro significado da pertença a este movimento. É mais do que um simples nome: é uma missão, um chamado, uma herança que devemos continuar a viver com paixão e empenho. Dom Bosco nos imaginou como parte integrante da sua missão. Queria que Ex-alunas/os estivessem próximos às suas filhas (FMA), que trabalhassem a seu lado e levassem adiante os valores aprendidos com elas”.
Neste dia precioso, as Filhas de Maria Auxiliadora desejam a todas/os ex-alunas/os uma feliz comemoração: sois uma presença leiga salesiana muito importante, sempre e em todos os lugares, mas sobretudo nas situações que imploram paz, salvação, educação, solidariedade.
Obrigada pelo fermento, pelo sal e pela luz que já sois. Neste Ano Jubilar, somos chamados a ser sinais de esperança, construtores de paz e pontes de relação, promotores de vida, consoladores dos doentes e sofredores, modelos de comportamento para os jovens, expressões de dignidade e respeito, apoio aos idosos e aos abandonados.
Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA