A Emoção da Experiência JMJ 2023 por Quem Esteve Lá
15/08/2023

A Emoção da Experiência JMJ 2023 por Quem Esteve Lá

A Emoção da Experiência JMJ 2023 por Quem Esteve Lá

Os jovens que participaram da 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal, já retornaram ou estão retornando para suas realidades. É o caso de Mailla Beatriz Louzada de Oliveira, uma jovem de Ribeirão Preto (SP) que atua na Pastoral Juvenil do Colégio Auxiliadora de sua cidade e que representou os(as) jovens do Brasil que frequentam as presenças das Irmãs Salesianas, oficialmente chamadas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Mailla, juntamente com a Irmã Salesiana Monaliza Carolina Machado, brasileira e estudante de Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) de Roma, foram as correspondentes oficiais da Rede Salesiana Brasil na JMJ 2023. Você pode conhecer como foi o dia a dia da Mailla e da Ir. Monaliza pelos Stories Destaque da JMJ no perfil oficial da Rede Salesiana Brasil no Instagram.

Mailla chegou de volta a São Paulo na manhã da última quarta-feira (09). Na tarde do mesmo dia, ela se encontrou com a comunidade FMA que reside na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida para partilhar a sua experiência. Em seu relato, Mailla “transbordou” entusiasmo, alegria e muita gratidão pela oportunidade de representar uma parcela da juventude brasileira tanto na JMJ quanto no WYD Don Bosco 23, que é um encontro específico para os jovens do Movimento Juvenil Salesiano.

Mailla iniciou sua conversa partilhando uma inquietação: “dentro do meu coração estava batendo algo muito forte”, o que a fazia questionar-se se estava no caminho certo. “Será que estou conseguindo evangelizar os jovens?”. Foi em meio a esta inquietação que surgiu o convite para participar da JMJ. Sentindo-se indigna deste convite, Mailla confessa que inicialmente teve vontade de dizer “não”, porque não sabia se daria conta de viver bem esta experiência e se depois seria capaz de transmiti-la. Mas, enfim, aceitou o desafio.

Mailla contou que, durante a viagem de São Paulo a Lisboa, ficou se perguntando: “Meu Deus, qual vai ser a minha reação quando eu vir o Papa? Qual vai ser a minha reação quando eu encontrar com a Família Salesiana?” Tudo porque Mailla sentia a responsabilidade de não só dizer, mas de ser de fato “salesiana”. Em sua partilha, a jovem contou em detalhes como foi cada momento da JMJ, desde a acolhida inicial até a Missa de encerramento, presidida pelo Papa Francisco.

  

MUITAS EMOÇÕES E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

Mailla relatou com emoção algumas vivências, classificadas por ela como as mais significativas. A primeira foi a participação na Feira Vocacional, na qual ela foi convidada para “vestir-se” de Dom Bosco. Mailla disse que estar disfarçada de Dom Bosco foi algo surpreendente: “o meu olhar de dentro do boneco era muito interessante porque as pessoas o tempo inteiro gritavam: ‘Dom Bosco, Dom Bosco’, e me abraçavam. As pessoas não me viam, mas eu conseguia enxergar a alegria delas por verem Dom Bosco”. Mailla disse também que “foi muito interessante este olhar, das crianças, das pessoas que falavam: ‘Dom Bosco, eu amo você!’… eu estava ali escondida, mas eu tive este privilégio de ouvir e sentir este amor que as pessoas emanavam”.

Outro momento que Mailla viveu intensamente foi o encontro com a Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das FMA. Segundo Mailla, Madre Chiara “é muito humana. Quando eu vi ela, meu coração ficou muito, muito feliz”.

  

Na Celebração Eucarística de abertura do encontro da juventude salesiana, Mailla fez parte da procissão de entrada, carregando a bandeira do Brasil. “Este foi um dos momentos mais fortes para mim. (…) eu olhava a bandeira e comecei a pensar em tantas pessoas que eu estava representando. Eu lembrava de nomes, de casas, de Irmãs (…), das casas que eu conheci e das que não conheço, dos jovens, da alegria dos jovens lá de Ribeirão (…) eu não estava carregando só uma bandeira, eu estava carregando toda uma galera”. Mailla descreveu este dia como muito especial, dia em que se sentiu salesiana de verdade: “nesse dia eu me senti parte da família (…) lá, todo mundo me via como uma jovem salesiana. Então, pra mim isso foi muito especial. Eu falei assim: ‘eu sou da família, eu estou aqui’. Ali eu me dei conta do porquê estava ali”.

 

O ENCONTRO DOS JOVENS COM O PAPA FRANCISCO

Ponto culminante desta experiência foi o encontro com o Papa Francisco. Mailla cultivou em si a esperança de poder ver o Papa de perto, e fez de tudo para que isso acontecesse. “Consegui chegar pertinho…”. Quando o Papa foi se aproximando, Mailla conta que começou a chorar, e que não queria vê-lo pelo telão e nem pela tela do celular. “Eu quero ver ele com os meus olhos… é a oportunidade que tenho para vê-lo, não quero ver pela tela”. E Mailla conta que chorou muito: “Senhor, que experiência! (…) eu disse: ‘estou em Portugal, estou vendo o Papa com os meus olhos’ (…) eu chorava como criança”. Mailla comentou que naquele momento em que via o Papa com seus olhos, era como se passasse um filme pela sua cabeça. Recordou o início de sua vida de fé, a catequese, o que faz na sua paróquia, as pessoas para as quais foi importante, que conseguiu ajudar. Aquele momento “foi me trazendo muitas memórias de fé, da minha vida”.

Do encontro com o Papa, Mailla destacou a frase de Francisco que está circulando muito pela internet: “A Igreja é para todos”. Também ressaltou o fato de que, por Francisco estar sempre na cadeira de rodas, isto não foi um empecilho para encontrar-se com os jovens. Segundo o relato de Mailla, o Papa Francisco não precisa nem falar, só pela sua presença “ele exala muitas coisas, muita bondade, muita paz”. Referindo-se ao grande número de jovens presentes no evento, Mailla destacou ainda o momento em que todos, a convite do Papa Francisco, rezaram o Pai Nosso na própria língua: “você sente algo muito especial, essa multidão de pessoas ali, em prol da mesma coisa (…) não consigo nem mensurar a imensidão disso”.

Na missa de encerramento, Mailla buscou se aproximar ainda mais para ver o Papa de perto: “foi muito bonito ver ele passando, quero guardar isso muito forte dentro do meu coração (…) esse homem que evangeliza mesmo sem precisar falar”. Evangeliza “de fato com as ações dele. Ele verdadeiramente vive tudo aquilo que ele prega, que ele fala. Ele dava tchau, ele rezava… ele brincou muito com todo mundo, ele riu… ele conseguiu trazer aquilo que a gente esperava”.

 

50% MOÇAMBICANA… VOLTAR PARA TRANSBORDAR

Durante a JMJ, Mailla ficou hospedada num colégio com participantes de Moçambique e Angola. Disse que também esta experiência de interação foi marcante e que aprendeu muito com eles. “Agora sou 50% moçambicana, porque depois eu só andei com eles”. Mailla recorda quando as pessoas perguntavam: “de onde vocês são”, “todo mundo: ‘Moçambique’. Eu já nem falava que era do Brasil. Era tudo Moçambique, Moçambique!”.

Fazendo menção ao Ano Vocacional, Mailla destacou ainda como muito positivo os jovens poderem ver o lado humano e a proximidade dos religiosos e religiosas que estavam presentes na JMJ acompanhando seus grupos. “A semana passou tão rápido que eu nem percebi… Eu só conseguia agradecer por tudo o que Deus conseguiu me mostrar, por todas as pessoas com as quais eu consegui me conectar, que eu consegui me aproximar, principalmente o pessoal de Moçambique… a gente teve uma troca muito positiva”.

No Santuário de Fátima, que Mailla teve a oportunidade de conhecer depois da JMJ, ela observou muito a devoção das pessoas: “muito sol, as pessoas, muitos jovens caminhando de joelhos, pagando suas promessas, fazendo suas penitências”.

Por fim, Mailla disse que estava com muitas saudades do Brasil, porque a JMJ fez “com que eu valorizasse as coisas que tenho; eu queria voltar logo para transbordar isso para as pessoas, contar a experiência (…) eu quero que as pessoas vejam o quanto estou vibrando por essa experiência”.

Na conclusão da conversa de Mailla com a comunidade FMA da casa inspetorial, as Irmãs puderam fazer-lhe algumas perguntas e, juntas, imortalizaram o momento com uma bonita fotografia.

   

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida / Fotos: Contribuições dos arquivos pessoais da Ir. Monaliza e da jovem Mailla

Mais Recentes

Novembro Azul: RSB reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde

Durante todo o mês de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) se une ao movimento mundial conhecido como Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa busca promover informação, cuidado e acolhimento, fortalecendo a cultura da prevenção entre colaboradores, educadores e comunidades educativas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. Apesar disso, muitos casos poderiam ser tratados com maior eficácia se identificados nas fases iniciais da doença. Por essa razão, o Novembro Azul desempenha um papel essencial na quebra de tabus, no incentivo ao autocuidado e na promoção do diálogo aberto sobre saúde masculina. Ao longo do mês, a RSB reforça mensagens de orientação e estímulo à prevenção, lembrando que exames regulares e acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce. Além disso, a campanha também chama atenção para outros aspectos importantes da saúde do homem, como a adoção de hábitos saudáveis, a prática regular de atividades físicas e o cuidado integral com o bem-estar físico e emocional. Mais do que aderir a uma campanha, a RSB reafirma seu compromisso institucional com a vida, a saúde e a dignidade dos homens que atuam nas presenças salesianas em todo o país. Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade, amor próprio e valorização da vida. Neste Novembro Azul, renovamos o convite: informar-se, prevenir-se e cuidar-se são atitudes que salvam vidas.

Ex-aluno salesiano é selecionado para a delegação oficial do Brasil na COP 30, na Amazônia

Manaus (AM) – O ex-aluno da Escola Salesiana Santa Teresinha, Netto Santos, 29 anos, foi selecionado para compor a delegação oficial do Brasil na COP 30 — Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que está sendo realizada em Belém (PA). Atualmente gestor de marketing da Escola Salesiana Mazzarello, em Manaus, Netto desembarcou na capital paraense para participar do maior evento global dedicado às negociações climáticas. Durante o evento, Netto não apenas acompanhará as principais pautas ambientais que envolvem o futuro do planeta, como também atuará como representante do Projeto Intercâmbio Educacional do Colégio Mazzarello — iniciativa que leva alunos da região amazônica a vivenciar a realidade local, estimulando tanto o resgate das raízes regionais quanto o aprendizado que vai além da sala de aula. Além disso, ele faz parte de um painel focado nos negócios da Amazônia, no qual apresentará como a educação e o empreendedorismo sustentável podem caminhar juntos para a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais. “É uma honra representar o Mazzarello e poder levar a voz da Amazônia para um espaço global de decisões. A COP 30 é uma oportunidade de mostrar que a educação pode transformar realidades e inspirar soluções sustentáveis”, destacou Netto.   O que já foi debatido de domingo até aqui Desde a abertura da COP 30, alguns dos principais temas tratados incluem: A conferência teve início oficialmente em 10 de novembro de 2025 em Belém, com um forte tom de urgência: foi ressaltado que o aquecimento global de +1,5 °C já será ultrapassado, o que exige uma virada de atitude. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que essa COP deve ser “a COP da verdade” e a “COP da implementação”, apontando que é preciso menos discurso e mais ação. Um dos eixos centrais foi a financiamento climático: países em desenvolvimento exigem compromissos concretos em financiamento para adaptação e perdas e danos, enquanto países desenvolvidos enfrentam pressões para cumprir promessas anteriores. A tecnologia aparece como ferramenta estratégica: foi lançado, por exemplo, o hub digital “Green Digital Action Hub” e iniciativas de IA voltadas ao clima. A participação e protagonismo dos povos indígenas e das comunidades amazônicas também ganharam destaque, reivindicando voz ativa nas negociações. A COP 30 reúne líderes mundiais, cientistas, jovens e representantes da sociedade civil para definir estratégias e compromissos no combate às mudanças climáticas. A realização do evento na Amazônia reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais e destaca a importância da região na preservação do equilíbrio climático do planeta.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Escola Salesiana Mazzarello

COP30 Belém: esperança, compromisso e protagonismo juvenil amazônico iluminam o caminho rumo a um futuro sustentável

A COP30, que será realizada em Belém em 2025, destaca o protagonismo juvenil amazônico e o compromisso da educação salesiana com o cuidado da Casa ComumA 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada pela primeira vez no Brasil, ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém (PA). A edição histórica reunirá líderes mundiais, cientistas, representantes de povos originários, educadores, jovens e organizações da sociedade civil para debater soluções urgentes para a crise climática.O portal de notícias BBC destacou que esta será a maior COP já realizada em território brasileiro, com expectativa de mais de 75 mil participantes, um marco que coloca a Amazônia no centro das decisões globais sobre o futuro do planeta. Para a Rede Salesiana Brasil, cuja missão educativa inclui o cuidado com a “Casa Comum”, inspirada na espiritualidade de Dom Bosco, Madre Mazzarello e na Encíclica Laudato Si’, a COP30 representa um momento de reflexão, diálogo e ação concreta em defesa da vida. O que é a COP30?  O professor Ary Junior, do Colégio Mazzarello - Recife, preparou um conteúdo especial em seu perfil no Instagram ajudando os estudantes e educadores a entenderem a importância da conferência.No vídeo, ele explica que a COP é “o principal encontro mundial para discutir as mudanças climáticas e negociar acordos climáticos entre os países”. A COP30, em particular, será fundamental porque: marcará a revisão global dos esforços para limitar o aquecimento da Terra a 1,5°C; cobrará compromissos mais ambiciosos de descarbonização; trará a Amazônia como símbolo central da urgência ambiental; contará com forte participação de povos indígenas, juventudes e educadores. Segundo o professor Ary, “entender a COP é essencial para perceber que cada escolha, individual, comunitária ou governamental, impacta diretamente a vida na Terra”.Essa perspectiva dialoga profundamente com a pedagogia salesiana, que forma jovens conscientes, críticos e comprometidos com a construção do bem comum. Protagonismo salesiano na Amazônia: Netto Santos representa a região Norte na COP30 Entre os jovens brasileiros selecionados para integrar a delegação oficial está o amazonense Netto Santos, ex-aluno salesiano e atual gestor de marketing das SALESIANAS MAZZARELLO, em Manaus. Aos 24 anos, Netto leva para Belém o lema que tem guiado sua atuação: “Falar da Amazônia é nosso direito.” Com foco em inovação social, educomunicação e defesa dos territórios amazônicos, ele idealizou o Projeto de Letramento Digital Amazônico, que leva mini laboratórios de tecnologia para comunidades indígenas do Amazonas. A iniciativa capacita jovens e lideranças locais em: Inteligência Artificial Programação Cultura digital Negócios comunitários Uso ético e responsável da tecnologia O projeto envolve parcerias com DiversiData, LinuxTips e Makira-e’ta, Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas. “A tecnologia pode (e deve) estar a favor dos amazônidas.” Segundo ele, a COP30 será uma oportunidade de amplificar vozes que historicamente foram silenciadas. A matéria completa sobre o projeto está disponível em https://i9brasil.com.br/projeto-letramento-digital-amazonico-e-levado-para-cop30/ Educar para o cuidado: o compromisso salesiano com a Casa Comum A presença de educadores e ex-alunos salesianos na COP30 reforça a vocação da Rede Salesiana. Dom Bosco dizia que “a educação é coisa do coração”. Hoje, cuidar do coração do mundo (a Amazônia) é também missão educativa. Inspirados pelo convite do Papa Leão XIV a promover uma ética da responsabilidade diante dos desafios da Inteligência Artificial e da sustentabilidade, as escolas salesianas seguem empenhadas em: fortalecer projetos de educação ambiental; promover o protagonismo juvenil; incentivar práticas pedagógicas que integrem ciência, tecnologia e valores humanos; dialogar com comunidades tradicionais e iniciativas socioambientais. A COP30 não é apenas um evento internacional: é um chamado. E jovens como Netto Santos e educadores como o professor Ary Junior são sinais concretos de que a educação salesiana continua gerando líderes comprometidos com a vida, com o Evangelho e com o futuro da humanidade. Que a participação da Amazônia e da juventude brasileira ilumine caminhos de diálogo, justiça climática e cuidado integral com nossa Casa Comum. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil