Celebração da Beatificação de Laura Vicuña
03/09/2023

Celebração da Beatificação de Laura Vicuña

Celebração da Beatificação de Laura Vicuña

Nascimento: 05/04/1891

Beatificado: 03/09/1988

Celebração litúrgica: 22/01

Laura Carmen Vicuña nasceu em Santiago do Chile, no dia 5 de abril de 1891, filha de José Domingos e Mercedes Pino. Os Vicuña, família aristocrata chilena, foram obrigados ao exílio devido a uma revolução. Por isso, refugiaram-se em Temuco, numa pobre casa, mas pouco depois José Domingos morreu repentinamente. Mercedes viu-se obrigada a ir para a Argentina, mais especificamente para Junín de los Andes, com as duas filhas. Ali Mercedes conheceu o prepotente Manuel Mora e aceitou transferir-se para sua fazendo a fim de trabalhar, mas também para conviver com ele como marido e mulher, porém, sem o sacramento do matrimônio.

Em 1900 Laura foi aceita pela Ir. Júlia Amanda no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora. Demonstrou-se aluna modelo: empenhada na oração, atenta às orientações das irmãs, disponível com as companheiras, sempre alegre e pronta a qualquer sacrifício. No ano seguinte, fez a primeira comunhão com o mesmo fervor e os mesmos propósitos de São Domingos Sávio, que tomara como modelo e entrou na Associação das Filhas de Maria.

Durante o catecismo, enquanto uma irmã explicava o sacramento do matrimônio, Laura compreendeu a situação de pecado da mãe e desmaiou. Compreendeu também porque durante as férias na fazenda, a mãe a fazia rezar de modo escondido, e porque não se aproximava dos sacramentos. Desde então, Laura aumentou suas orações e sacrifícios pela conversão da mãe.

Nas férias de 1902 Manuel Mora insidiou a pureza de Laura; ela recusou com firmeza, lançando-lhe todas as fúrias. Voltou ao colégio como estudante auxiliar, porque ele não pagava mais a mensalidade. Pediu com todo o coração para ser Filha de Maria Auxiliadora, mas foi-lhe negado devido à situação da mãe. Ofereceu a vida a Nosso Senhor pela sua conversão, acentuou a ascese e, com o consentimento do confessor Pe. Crestanello, abraçou com voto os conselhos evangélicos.

Esgotada por sacrifícios e doenças, foi espancada por Mora por tê-lo recusado mais uma vez. Em sua última noite, confidenciou: "Mamãe, eu vou morrer! Há algum tempo, eu pedi isso a Jesus, oferecendo-lhe a vida por ti, a fim de obter o teu retorno a Deus... Mamãe, será que terei antes de morrer a alegria de te ver arrependida?".

"Laura – respondeu Mercedes – juro-te que farei o que me pedes". Com alegria Laura morreu na noite de 22 de janeiro de 1904. Seus restos mortais estão na capela das Filhas de Maria Auxiliadora de Bahía Blanca. No centenário da morte de Dom Bosco, a filha predileta que dera a vida pela virtude mais cara ao mestre, foi beatificada por João Paulo II, no dia 3 de setembro de 1988, em Castelnuovo Dom Bosco, na presença de milhares de jovens.

 

BUSCANDO O ROSTO VERDADEIRO DE LAURA VICUÑA 

Na época de Laura, a fotografia era algo para ocasiões extraordinárias, não havia fotos da família de Laura, foi a escola que lhe deu a única foto que ela tinha, e ela não estava sozinha, mas com seu grupo. Por que custou tanto encontrar o rosto que imortalizou aquela fotografia?

 

Houve muita tristeza na vida de Laura Vicuña. O abandono do pai foi justificado depois de afirmar que teve que fugir por razões políticas, recusou a incompreensão e a agressão da própria mãe, a dureza das mesmas irmãs foi atenuada para corrigir-se de sua enurese. Houve silêncios ao redor de sua vida. Assim, como se faz várias vezes com a própria história, e com a das pessoas que se acompanha, também se fez com o rosto de Laura para apagá-lo e fazer surgir outro mais apresentável. Embora houvesse um forte reconhecimento da santidade de Laura na cidade de Junín e especialmente dos salesianos que a conheciam mais de perto (seu confessor, Pe. Augusto Crestanello e seu amigo, o clérigo Felix Velois Ortiz), não houve dedicação especial em preservar dados e manter viva a imagem de Laura.

Chegou-se a 1988, ano da beatificação de Laurita, com um rosto tão difuso que se tornou necessário criar um novo para os altares do mundo. Pegou-se o quadro que o artista Mario Caffaro Rore havia pintado em 1955, na Itália. Narram Brugna e Román na biografia de Laura: "Não serviu nenhuma fotografia, mas prosseguiu-se com a boa proporção de fantasia."

Os mesmos sacerdotes compartilham expressões daqueles que a conheceram, onde é feita uma descrição de sua aparência que fala de seu interior:

Ir. Ángela Piai, diretora da "Missão de Junin de los Andes" quando Laura era estudante: "Ela tinha um olhar inteligente e ingênuo, um sorriso habitual e modesto mesmo nos sofrimentos, ela chorava e ria ao mesmo tempo, a posição da cabeça ligeiramente inclinada para a direita, prontamente foi aceita por todos, por seu tratamento, sua modéstia e simplicidade, sem ostentação, ela se manteve com um comportamento encantador. Resplandecente, mostrou a sinceridade de sua alma e a simplicidade de seu coração".

Pe. Zacarias Genghini, um sacerdote da "Missão de Junín de Los Andes", escreveu: " Laura possuía um rosto pequeno e redondo no início, magra (devido a doenças), mas sempre sorridente e afável, corpo de estatura mediana para a sua idade, porém delgado".

Carmen Ruiz escreveu: " Era delicada, pele era branca, cabelos e olhos escuros e abundante, era quieta, uma menina de maneiras suaves, cabelos presos com tranças feitas com uma fita, de olhar modesto. Rosto arredondado, bochechas quase sem cor, ou quase nada ".

Os sacerdotes Brugna e Román, com essas descrições e a fotografia de grupo, pediram ao artista Amado Armas, para fazer um desenho. Posteriormente, as salesianas do Chile e da Argentina tiraram a fotografia do arquivo de 1900 ou 1901 e solicitaram à Diretoria de Investigação da polícia do Chile que fizesse uma análise da face para confirmar, com certeza, se era ou não a face de Laura Vicuña. Eles fizeram o correspondente relatório especializado de análise (n.º 8121-2009), onde concluíram que era o rosto de Laura.

Mais Recentes

Instituto Teológico Pio XI amplia atuação e abre espaço para novos cursos, retiros e experiências formativas em parceria

Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência convida educadores, especialistas e palestrantes a desenvolverem iniciativas voltadas à formação integral da pessoa O Instituto Teológico Pio XI inicia uma nova etapa de sua trajetória com a reestruturação do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência, reforçando seu compromisso com a educação, a espiritualidade, o desenvolvimento humano e a promoção de experiências formativas que dialoguem com os desafios contemporâneos. A iniciativa integra o novo momento institucional da presença salesiana do Alto da Lapa e busca consolidar o Pio XI como um espaço permanente de acolhida, aprendizado, partilha de conhecimento e desenvolvimento integral, aberto à Igreja, educadores, pesquisadores, profissionais, agentes pastorais e à sociedade em geral. Como parte desse processo, o Centro está convidando professores, formadores, palestrantes e especialistas interessados em desenvolver cursos, workshops, retiros, jornadas formativas, grupos de estudo e outras iniciativas educacionais em parceria com a instituição. Segundo a proposta, os projetos serão construídos de forma colaborativa, unindo a expertise dos profissionais parceiros à tradição educativa salesiana e à infraestrutura oferecida pelo Pio XI. O modelo prevê apoio operacional, comercial, comunicação, divulgação, organização das inscrições e atendimento aos participantes, além da definição conjunta dos resultados financeiros de cada iniciativa. Um espaço preparado para formar e acolher Localizado em um ambiente reconhecido por sua tradição educativa e espiritual, o Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência dispõe de uma estrutura completa para receber atividades de diferentes formatos e públicos. Entre os espaços disponíveis estão auditórios, salas de formação, ambientes de convivência, áreas verdes, infraestrutura de hospedagem, alimentação completa, estacionamento e espaços especialmente preparados para encontros, eventos, cursos e retiros. A proposta é oferecer não apenas um local para realização de atividades, mas um ambiente inspirador que favoreça a troca de experiências, o aprofundamento de conhecimentos, a convivência fraterna e o crescimento pessoal. Formação integral para os desafios do presente As iniciativas buscadas pelo Centro estão alinhadas aos valores humanos, educacionais, culturais, espirituais e sociais que caracterizam a missão salesiana. Entre as áreas prioritárias estão temas relacionados à formação humana, espiritualidade, educação, liderança, desenvolvimento humano, saúde emocional, convivência, cultura, teologia, estudos religiosos e questões sociais contemporâneas. A proposta também está aberta a novas temáticas que contribuam para a formação integral das pessoas e promovam reflexões relevantes para a sociedade atual. Construindo conhecimento em rede A abertura para novas parcerias representa uma oportunidade para que especialistas e profissionais compartilhem conhecimentos, ampliem o alcance de suas iniciativas e construam experiências formativas em um ambiente consolidado e reconhecido pela tradição salesiana. Ao fortalecer redes de colaboração e incentivar a criação de novos espaços de aprendizagem, o Pio XI reafirma sua vocação como centro de formação, espiritualidade e convivência, colocando sua estrutura e experiência a serviço da educação e do desenvolvimento humano. Os interessados em apresentar propostas e conhecer as possibilidades de parceria podem entrar em contato com a equipe do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência para agendar uma conversa e alinhar projetos futuros. Informações e contato:E-mail: formacao@sdblapa.com.brWhatsApp: (11) 97633-5328 Foto retirada do portal: https://www.sdblapa.com.br/ 

Conselhos da ISJB-SDB e da IMM-FMA realizam reunião conjunta para fortalecer a missão salesiana

Da esquerda pra direita na foto: Ir. Maria Cassiana da Costa, Padre Sedney Manja, Padre Paulino Júnior, Ir. Jane Maria da Silva, Padre Moacir Scari Ir. Teresinha Ambrosim, Padre Ricardo Carlos, Ir. Amélia de Assis Castro, Padre Adenilson Rubim, Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo, Ir. Rosa Idalia Pesca, Ir. Maria Ria Zampirolli, Padre Denis Dutra, Padre João Carlos, Ir. Rosângela Maria Clemente, Ir. Áurea Martins Lopes e Padre Geraldo Adair. Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Inspetoria São João Bosco (ISJB-SDB) e a Inspetoria Madre Mazzarello (IMM-FMA) realizam uma reunião conjunta de seus Conselhos Inspetoriais na Casa Inspetorial Madre Mazzarello, em Belo Horizonte (MG). O encontro tem como objetivo fortalecer a comunhão, o diálogo e a articulação de ações entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em sintonia com o carisma salesiano. A programação teve início com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ricardo Carlos, seguida de momentos de partilha e reflexão sobre os Capítulos Gerais das duas congregações. Entre os temas abordados estiveram os principais encaminhamentos do Capítulo Geral 29 dos Salesianos de Dom Bosco e os eixos prioritários do Capítulo Geral XXV das Filhas de Maria Auxiliadora. Ao longo da manhã, os participantes também compartilharam as linhas gerais da Pastoral Juvenil de cada Inspetoria, refletiram sobre possibilidades de atuação conjunta e avaliaram perspectivas para o fortalecimento da missão educativa e evangelizadora junto aos jovens. No período da tarde, a programação segue com a reunião do Conselho Inspetorial da ISJB-SDB, no Centro Inspetorial, dedicada à análise de temas relacionados à Diretoria Executiva, à Auditoria e à Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), além de outros assuntos estratégicos para a vida e a missão da Inspetoria. O encontro reafirma o compromisso das duas Inspetorias com o trabalho em rede, a corresponsabilidade pastoral e a busca constante de caminhos que favoreçam uma presença salesiana cada vez mais significativa junto à juventude.

Hospital Auxiliadora lança Pedra Fundamental da Radioterapia e marca nova era no tratamento oncológico para o Estado de MS

O Hospital Auxiliadora lançou, no último sábado, 20 de junho, a Pedra Fundamental da Oncologia com Radioterapia. A solenidade marcou o início de uma nova etapa para a assistência oncológica regional, com a implantação de um serviço que ampliará o acesso ao tratamento contra o câncer, oferecendo mais estrutura, tecnologia, acolhimento e esperança aos pacientes. O evento contou com a presença de autoridades políticas e locais, representantes da instituição, corpo clínico, colaboradores, parceiros e convidados. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, do deputado federal Dr. Geraldo Resende e das empresas participantes do Pronon — Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. O Hospital Auxiliadora já captou parte dos recursos por meio do programa e segue em nova etapa de captação, além de contar com emendas parlamentares, doações incentivadas e doações gerais para contemplar todo o investimento previsto. O Pronon é uma importante política de incentivo que permite a pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do Imposto de Renda devido para projetos aprovados na área da oncologia. Por meio desse mecanismo, empresas e contribuintes podem apoiar iniciativas que ampliam o acesso ao diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidado integral aos pacientes com câncer. O projeto contempla a ampliação do Hospital Auxiliadora, com a construção da área da Radioterapia. A intervenção terá 761,31 m², incluindo ambientes para tomografia, acelerador linear, consultórios, áreas de apoio e área externa. Alguns recursos já foram disponibilizados através de emenda pelo deputado federal Geraldo Resende e também a contrapartida do governo do Estado. Para o valor global de toda a obra, que é para construção do bunker, aquisição de equipamentos, inclusive a radioterapia, mobiliários e demais estrutura necessárias para o funcionamento da unidade será viabilizado por meio de captação de recursos através do Pronon com apoio das empresas participantes e também emendas parlamentares. A implantação da Radioterapia representa um avanço significativo para Três Lagoas e toda a região. A unidade terá capacidade de atendimento para 840 tratamentos por ano, sendo aproximadamente 70 tratamentos por mês. Cada paciente poderá realizar, em média, entre 20 e 30 sessões, conforme indicação médica e necessidade terapêutica. A ex-diretora - por duas vezes - do Hospital Auxiliadora e atual membro do Conselho Consultivo, Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, ressaltou o valor humano e social do projeto. “Ver este sonho se concretizando é motivo de gratidão. A missão do Hospital Auxiliadora sempre foi cuidar da vida com amor, fé e responsabilidade. A Radioterapia chega para fortalecer essa missão e levar esperança a muitas famílias”, afirmou Irmã Maria Nilda. Para Daniela Mekaru, diretora de Programas e Projetos do Hospital Auxiliadora, a implantação da Radioterapia é resultado de planejamento, compromisso institucional, união de esforços e projetos de captação de recursos. “Este projeto representa trabalho, dedicação e articulação com parceiros que acreditam na saúde como instrumento de transformação social. Agradecemos as empresas participantes do Pronon e a classe política que tem nos apoiado. A participação das empresas e dos doadores representa um gesto concreto de responsabilidade social, solidariedade e compromisso com a saúde regional”, disse Daniela Mekaru. De acordo com o diretor geral do Hospital Auxiliadora, Marco Calderon, o lançamento simboliza um marco histórico para a instituição e para a população atendida. “Este é um momento de grande significado para o Hospital Auxiliadora e para toda a nossa região. A Oncologia com Radioterapia nasce de um compromisso coletivo com a vida, com o cuidado e com a dignidade dos pacientes. Com este projeto, queremos oferecer uma estrutura moderna, segura e humanizada, aproximando o tratamento das pessoas e de suas famílias. Agradeço o Governo do Estado e também o deputado federal, Geraldo Resende, que não medem esforços em sempre ajudar nossa instituição e viabilizar recursos para conseguirmos evoluir ainda mais em benefício da nossa população”, destacou Marco Calderon. O diretor clínico e cirurgião oncológico, Dr. Rodrigo Melão Martinho, destacou a importância da integração dos serviços no cuidado ao paciente com câncer. “A oncologia exige uma rede de cuidado organizada e integrada. A chegada da Radioterapia fortalece a linha de cuidado do paciente oncológico e amplia as possibilidades de tratamento com mais qualidade e resolutividade”, pontuou Dr. Rodrigo. A médica oncologista, coordenadora e responsável técnica da Oncologia do Hospital Auxiliadora, Dra. Taciana Gasparini, ressaltou que a chegada da Radioterapia irá fortalecer a jornada de cuidado dos pacientes oncológicos. “A Radioterapia é parte essencial do tratamento de muitos tipos de câncer e sua implantação representa um ganho enorme para os pacientes da nossa região. Ter esse serviço mais próximo significa mais conforto, menos deslocamentos e maior continuidade no cuidado. É um avanço que complementa a assistência oncológica e melhora a qualidade de vida de quem enfrenta o tratamento”, destacou Dra. Taciana Gasparini. O diretor técnico do Hospital Auxiliadora, Dr. Delso do Nascimento, reforçou que o novo serviço contribuirá para ampliar a capacidade assistencial da instituição. “Este é um avanço técnico e assistencial muito importante. A Radioterapia vai somar à estrutura do hospital e permitir que mais pacientes tenham acesso a um tratamento essencial, com segurança e acompanhamento especializado”, afirmou Dr. Delso. Médico responsável técnico pela Radioterapia, Dr. Harley Oliveira explicou que o serviço é fundamental em diversas etapas do tratamento contra o câncer. “A Radioterapia é uma modalidade essencial no tratamento oncológico. Ela pode ser indicada em diferentes momentos, conforme cada caso, e sua oferta mais próxima da casa do paciente faz grande diferença na adesão ao tratamento, no conforto e na qualidade de vida”, destacou Dr. Harley. Representando o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício Simões Corrêa, a superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Angélica Benetasso, participou da solenidade e destacou a relevância do projeto para a ampliação da rede de cuidado oncológico no Estado. “A implantação da Radioterapia no Hospital Auxiliadora representa um avanço importante para a saúde de Três Lagoas e de toda a região. É um projeto que fortalece a assistência, amplia o acesso ao tratamento e contribui para que os pacientes tenham um cuidado mais próximo, humanizado e integrado à rede de saúde”, afirmou Maria Angélica Benetasso. O senador Nelsinho Trad destacou a importância do projeto para o fortalecimento da saúde em Mato Grosso do Sul e para a descentralização do tratamento oncológico. “Estamos falando de um serviço essencial, que vai reduzir distâncias, aliviar o sofrimento das famílias e garantir mais dignidade aos pacientes que enfrentam o câncer. Projetos como este mostram a força da união entre instituições, poder público, empresas e sociedade em favor da vida”, afirmou o senador Nelsinho Trad. O prefeito municipal, Dr. Cassiano Rojas Maia, afirmou que a implantação da Radioterapia representa uma conquista para Três Lagoas e para os municípios da região. “Este projeto fortalece Três Lagoas como referência em saúde e traz um benefício direto para a população. É uma conquista que reduz deslocamentos, aproxima o tratamento das famílias e melhora a assistência aos pacientes oncológicos”, declarou o prefeito. O deputado federal Dr. Geraldo Resende também destacou a relevância do investimento e a importância da união entre instituições públicas, privadas e filantrópicas. “A saúde se fortalece quando há parceria e compromisso. A Radioterapia do Hospital Auxiliadora é um projeto de grande impacto social, que vai atender pacientes que precisam de cuidado especializado e humanizado mais perto de casa. Estamos empenhados em sempre apoiar grandes projetos como este”, afirmou o deputado. Também estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores, o vereador Tonhão, vereadora Sirlene dos Santos, vereador Sargento Rodrigues, vereador Pedrinho, vereador Mário Grespan, vereador Mi do Santa Luzia, a secretária de saúde do município, Juliana Salim, o secretário de saúde de Inocência, Fernando Fidelis, Conselho Municipal de Saúde, Rotary, Rede Feminina de Combate ao Câncer, representantes do comércio, empresas e demais autoridades. A previsão é que as atividades da nova unidade tenham início em 2028. Com o lançamento da Pedra Fundamental, o Hospital Auxiliadora reafirma sua missão de cuidar com excelência, responsabilidade social e humanização. A futura estrutura de Oncologia com Radioterapia será fundamental para ampliar a rede de atendimento aos pacientes oncológicos, fortalecendo o papel da instituição como referência em saúde e dando início a uma nova etapa na história da assistência regional. Fonte: HNSA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil