Celebrando a Força Feminina: Mulheres na Missão Salesiana
08/03/2024

Celebrando a Força Feminina: Mulheres na Missão Salesiana

Celebrando a Força Feminina: Mulheres na Missão Salesiana
Fotos: Arquivos pessoas das participantes

Neste Dia Internacional da Mulher, celebra-se não apenas a conquista de direitos e a luta por igualdade, mas também a profunda contribuição das mulheres na Missão Salesiana, tanto no Brasil quanto em todo o mundo. Desde os tempos de Dom Bosco, com Mamãe Margarida e Madre Mazzarello, até os dias atuais, as mulheres têm desempenhado um papel vital na propagação dos valores salesianos e no cuidado atento e amoroso das juventudes.

O olhar materno das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) desempenha um papel essencial, enraizado na compaixão e na dedicação ao próximo; continua a guiar a ação feminina dentro da Igreja e a moldar a missão proposta por Dom Bosco. Hoje, mais do que nunca, é primordial reconhecer e celebrar o trabalho incansável das mulheres na Missão Salesiana, sejam elas religiosas ou leigas. Suas contribuições abrangem desde a educação e formação das juventudes até o cuidado pastoral e a promoção da justiça social.

Nesse contexto, confira algumas mensagens inspiradoras escritas pelas mulheres que dedicam suas vidas à Rede Salesiana Brasil, compartilhando suas visões, experiências e esperanças para o futuro das juventudes. Essas vozes são um testemunho vivo do poder transformador da presença feminina na missão salesiana que é uma fonte materna de inspiração:

 

IRMÃ TERESINHA AMBROSIM

Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello - sede em Belo Horizonte (MG)

“Minha mensagem se dirige a todas nós, mulheres que fazemos parte da RSB: Mulher Consagrada a Deus que pela sua presença fecunda, como Maria, gera vida por onde passa e deseja que o Cristo seja o sentido maior de toda pessoa. Mulher Salesiana, que faz de sua vida uma entrega total para que as juventudes tenham vida, sejam felizes! Mulher Educadora, que no cotidiano de sua vida se gasta para ver a vida brotando em seus educandos. Mulher Mãe, que gera o filho em seu corpo e o entrega ao mundo para juntos modelarem uma mulher, um homem, conectados com a mãe terra, com o Criador e a todos os seres criados na Casa Comum. Mulher estudante, broto que vai descobrindo a luz do sol e da vida, e vai tecendo em seu coração os sonhos mais humanos e felizes. Mulher sonhadora, que luta para ver um mundo em que o sol nasce para todos e a água rega a todos sem distinção. Mulher sofredora, que vê e carrega a cruz dos dias na esperança da Ressurreição. E tantas outras mulheres nas brechas da vida! Parabéns a todas nós, mulheres da Aurora, que aguardamos o fim da noite, da escuridão e temos a coragem de sair porque acreditamos no novo, no Deus da Vida. Que Maria Auxiliadora e Madre Mazzarello, mulheres geradoras de vida, nos acompanhem em nosso caminho."

 

IRMÃ CARMELITA CONCEIÇÃO 

Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - sede em Manaus (AM)

“Celebrar o Dia Internacional da Mulher é fazer, antes de tudo, memória ao Feminino que faz dela geradora de vida nova e do mundo um espaço de afeto e ternura.  É celebrar suas conquistas que passam pelo amor, carinho, força, resiliência, reconhecimento do próprio valor, sabedoria e compaixão. É comemorar sua fortaleza pela luta por seus direitos, justiça, respeito, igualdade... em vista de uma sociedade mais humana e terna. Parabenizá-las por terem sempre mais consciência que sua presença e protagonismo fazem diferença em todos os ambientes. Um destaque para o reconhecimento e o empoderamento das mulheres indígenas que lutam para garantir a igualdade de gênero e para preservar não apenas suas culturas e tradições, mas também o meio ambiente e a biodiversidade que são essenciais para o futuro do planeta. Parabéns a todas as Mulheres!”

 

IRMÃ ADRIANA GOMES 

Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora - sede em Recife (PE)

“Celebramos o Dia Internacional da Mulher reconhecendo a força e resiliência femininas. Juntas, superamos desafios em busca de um mundo mais justo. A mulher, símbolo de ternura, bondade e empatia, inspira-se em Maria para promover vida e transformar dor em alegria. Neste dia festivo, reafirmamos o compromisso com um futuro de respeito, solidariedade e amor, celebrando nossa capacidade de criar, nutrir e transformar. Agradecemos por nossas histórias e lutas, reforçando nossa missão de sermos protagonistas da mudança, irradiando amor e gerando vida. Feliz dia da Mulher!”

 

IRMÃ ALAÍDE DERETTI 

Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - sede em São Paulo (SP)

“Seja este dia uma celebração do poder feminino e da graça que cada mulher carrega em si. 

Mulher, sua presença é bênção e sua determinação é inspiração, pois você é feita de coragem, sabe desafiar limites, superar obstáculos e inspirar o mundo com sua resiliência. 

Parabéns a todas as mulheres que enfrentam a vida de cabeça erguida e não desistem de seus sonhos! Continuemos cultivando a luz que brilha dentro e fora, porque nós, mulheres, nascemos para dar certo! Feliz Dia Internacional da Mulher!”


IRMÃ SILVIA APARECIDA DA SILVA 

Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) - sede em Brasília (DF)

“Neste dia 8 de março celebramos o dia da mulher. O nosso dia! Mas celebrar essa data é trazer presente a luta e os desafios que enfrentamos diariamente. Luta por direitos, por respeito, por reconhecimento enquanto pessoa e tantos outros motivos. Celebrar também as conquistas que tivemos ao longo dos tempos que nos faz ver a riqueza de uma história construída a partir deste lugar ressignificado do feminino.”


IRMÃ MAIKE LOES

Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB

"Mais que apenas ser humano… é divina!

Uma bússola, estrela-guia

Luz e luzeiro na escuridão

Harmonia nos embates da vida

Esperança na desolação

Resiliência na dor, poder de superação.

Parabéns mulher embrião, mulher no ventre da mãe mulher; mulher bebê, mulher criança, mulher adolescente, mulher jovem, mulher adulta, mulher idosa, mulher de ontem, de hoje e de sempre. Amém!"

 

IRMàLUCIA JACINTA FINASSI

Coordenadora Nacional das Escolas da RSB

"No dia 8 de março, celebramos um momento de reconhecimento a todas as mulheres, é uma ocasião para renovar a esperança, expressar nossa gratidão e elevar nossas preces por aquelas que defendem os direitos, que dedicam suas vidas em prol da dignidade humana. Com sua perspicácia e sensibilidade, promovem a paz e o amor, inspirando todos a seguir adiante com coragem e compaixão. Hoje, e todos os dias, é uma oportunidade de celebramos a incrível contribuição das mulheres por uma sociedade mais humanizada."

 

CAROLINA NEVES DE OLIVEIRA 

Coordenadora Nacional de Ação Social da RSB

“Hoje celebramos com orgulho o Dia Internacional da Mulher, uma data que nos convida a reconhecer a grandeza e a dádiva de ser mulher. Em meio aos desafios diários, nossa força persiste inabalável. Somos fortes, criadoras, sonhadoras, colaboradoras, cuidadoras, realizadoras e educadoras. Em cada passo, moldamos o mundo com nossa capacidade única de transformação. Que neste dia e sempre, possamos erguer a bandeira da nossa força, construindo um mundo mais justo e íntegro. Juntas, somos imparáveis e hoje é mais uma oportunidade de celebrar a magnificência que é ser mulher.”


RAISA SIQUEIRA

Coordenadora de Comunicação e Marketing da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga - Sede em Recife (PE)

“Sejamos corajosas, desbravando novos horizontes com firmeza e doçura. Diante dos desafios da vida, peçamos discernimento a Deus e levantemos nossas vozes com confiança e assertividade. A doçura não é sinal de fragilidade, mas sim de uma força interior que transcende estereótipos. E lembrem-se de conquistar seus espaços, iluminando o caminho para outras mulheres, para que um dia tenhamos um mundo de mais oportunidades e equidade.”

 

LUCIANA LOPES DA SILVA

Administradora da Obra Social Pró Menor Dom Bosco - Manaus (AM), Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio - sede em Manaus (AM)

 "A mulher, historicamente, desde de muito cedo, precisou e precisa continuar lutando por seu espaço, por trabalho e por direitos. Certamente hoje vários desses obstáculos foram vencidos e temos nossas reivindicações e necessidades ouvidas, atendidas, disseminadas e que inspiram muitas outras mulheres a buscarem seu lugar na sociedade. Mas não podemos parar esse movimento positivo em busca de igualdade, precisamos continuar mostrando nossa força e combater a cultura do ‘silenciamento’, sem deixar de lado a amabilidade e a ternura que só uma mulher possui. Que este dia 08 de março seja um momento de repensar atitudes para a construção de uma sociedade sem desigualdades e preconceito de gênero."

 

SIMONE ARAUJO MOREIRA

Diretora Executiva do Colégio Salesiano Santa Rosa - Niterói (RJ), Inspetoria Salesiana São João Bosco - sede em Belo Horizonte (MG)

“Minhas reverências às mulheres de todos os tempos e de todos os dias, que marcaram em nós as suas formas tão únicas de ser. Vocês inspiram, tencionam, emocionam e fazem a vida acontecer, ensinando as mais belas lições. Aplausos para todas que se deixaram ser vistas nas suas fraquezas, angústias, tentativas, nos seus medos e enfrentamentos, nas quedas e superações. Nos cansaços e nos bailados. Vocês merecem todo o nosso respeito, pois dão sentido especial ao divino espetáculo da vida!”

 

LUCIA VOLTAN RIBEIRO

Coordenadora Administrativa do Centro Juvenil São João Bosco de Poxoréu (MT), Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório - sede em Campo Grande (MS)

“Mulher, uma simples palavra de seis letras mas muito profunda: 

M nos lembra Maria Nossa Senhora, Mulher perfeita; 

U de única, cada mulher é insubstituível; 

L de linda no corpo e na alma;

H de humana. Ela se emociona e é sensível;

E de experta. Capta rapidamente o que acontece ao seu redor; 

R de resiliente. Supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria.

Neste dia que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, peço a todas as Mulheres para lembrarmos a força da palavra que nos define e muita alegria, saúde e serenidade.”

 

JÉSSICA  DE JESUS SILVA

Coordenadora Inspetorial da Ação Social na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - sede em São Paulo (SP)

“Às vezes, na sociedade em que vivemos, é comum confundirmos pontos importantes sobre o que é ser mulher. Fui criada por uma mãe leoa, forte, capaz de tudo por mim, mas que também enfrentava seus medos e sofrimentos, inclusive a depressão, enquanto ansiava por conseguir lidar com tudo. Mesmo assim, ela era minha super-heroína. Força não está relacionada a não chorar ou não sentir dor, mas sim a ser autêntico, é isso que nos traz liberdade! Aceitar nossos sentimentos e compreender que está tudo bem, se sentir triste, cansada e até mesmo querer ficar sozinha. Os estigmas e rótulos nos sufocam, assim como os padrões de beleza, de mãe, de filha, de esposa. A cada dia, buscamos nos encaixar em uma caixa que não nos pertence! Então, eu te convido a ser você mesma, a se acolher e se amar exatamente como é. Seja seu próprio lar!”

 

PATRÍCIA MACHADO VIEIRA

Pesquisadora no Observatório Salesiano de Juventudes da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (RS), Inspetoria Salesiana São Pio X - sede em Porto Alegre (RS)

“Celebrar o Dia da Mulher é fazer memória de muitas conquistas, do valor que temos na sociedade, das lutas vencidas, mas também, das dores cotidianas, da violência que ainda nos cerca e das injustiças vividas nos dias atuais. É um convite à reflexão, à busca por igualdade e por um mundo no qual possamos florescer em paz e segurança, onde quer que Deus nos plante. Em casa, na rua, no trabalho, na ciência, com a família, na Igreja, sozinha ou com as amigas. Ser feliz e estar segura num mundo que seja para todas!”

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

Mais Recentes

Novembro Azul: RSB reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde

Durante todo o mês de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) se une ao movimento mundial conhecido como Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa busca promover informação, cuidado e acolhimento, fortalecendo a cultura da prevenção entre colaboradores, educadores e comunidades educativas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. Apesar disso, muitos casos poderiam ser tratados com maior eficácia se identificados nas fases iniciais da doença. Por essa razão, o Novembro Azul desempenha um papel essencial na quebra de tabus, no incentivo ao autocuidado e na promoção do diálogo aberto sobre saúde masculina. Ao longo do mês, a RSB reforça mensagens de orientação e estímulo à prevenção, lembrando que exames regulares e acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce. Além disso, a campanha também chama atenção para outros aspectos importantes da saúde do homem, como a adoção de hábitos saudáveis, a prática regular de atividades físicas e o cuidado integral com o bem-estar físico e emocional. Mais do que aderir a uma campanha, a RSB reafirma seu compromisso institucional com a vida, a saúde e a dignidade dos homens que atuam nas presenças salesianas em todo o país. Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade, amor próprio e valorização da vida. Neste Novembro Azul, renovamos o convite: informar-se, prevenir-se e cuidar-se são atitudes que salvam vidas.

Ex-aluno salesiano é selecionado para a delegação oficial do Brasil na COP 30, na Amazônia

Manaus (AM) – O ex-aluno da Escola Salesiana Santa Teresinha, Netto Santos, 29 anos, foi selecionado para compor a delegação oficial do Brasil na COP 30 — Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que está sendo realizada em Belém (PA). Atualmente gestor de marketing da Escola Salesiana Mazzarello, em Manaus, Netto desembarcou na capital paraense para participar do maior evento global dedicado às negociações climáticas. Durante o evento, Netto não apenas acompanhará as principais pautas ambientais que envolvem o futuro do planeta, como também atuará como representante do Projeto Intercâmbio Educacional do Colégio Mazzarello — iniciativa que leva alunos da região amazônica a vivenciar a realidade local, estimulando tanto o resgate das raízes regionais quanto o aprendizado que vai além da sala de aula. Além disso, ele faz parte de um painel focado nos negócios da Amazônia, no qual apresentará como a educação e o empreendedorismo sustentável podem caminhar juntos para a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais. “É uma honra representar o Mazzarello e poder levar a voz da Amazônia para um espaço global de decisões. A COP 30 é uma oportunidade de mostrar que a educação pode transformar realidades e inspirar soluções sustentáveis”, destacou Netto.   O que já foi debatido de domingo até aqui Desde a abertura da COP 30, alguns dos principais temas tratados incluem: A conferência teve início oficialmente em 10 de novembro de 2025 em Belém, com um forte tom de urgência: foi ressaltado que o aquecimento global de +1,5 °C já será ultrapassado, o que exige uma virada de atitude. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que essa COP deve ser “a COP da verdade” e a “COP da implementação”, apontando que é preciso menos discurso e mais ação. Um dos eixos centrais foi a financiamento climático: países em desenvolvimento exigem compromissos concretos em financiamento para adaptação e perdas e danos, enquanto países desenvolvidos enfrentam pressões para cumprir promessas anteriores. A tecnologia aparece como ferramenta estratégica: foi lançado, por exemplo, o hub digital “Green Digital Action Hub” e iniciativas de IA voltadas ao clima. A participação e protagonismo dos povos indígenas e das comunidades amazônicas também ganharam destaque, reivindicando voz ativa nas negociações. A COP 30 reúne líderes mundiais, cientistas, jovens e representantes da sociedade civil para definir estratégias e compromissos no combate às mudanças climáticas. A realização do evento na Amazônia reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais e destaca a importância da região na preservação do equilíbrio climático do planeta.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Escola Salesiana Mazzarello

COP30 Belém: esperança, compromisso e protagonismo juvenil amazônico iluminam o caminho rumo a um futuro sustentável

A COP30, que será realizada em Belém em 2025, destaca o protagonismo juvenil amazônico e o compromisso da educação salesiana com o cuidado da Casa ComumA 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada pela primeira vez no Brasil, ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém (PA). A edição histórica reunirá líderes mundiais, cientistas, representantes de povos originários, educadores, jovens e organizações da sociedade civil para debater soluções urgentes para a crise climática.O portal de notícias BBC destacou que esta será a maior COP já realizada em território brasileiro, com expectativa de mais de 75 mil participantes, um marco que coloca a Amazônia no centro das decisões globais sobre o futuro do planeta. Para a Rede Salesiana Brasil, cuja missão educativa inclui o cuidado com a “Casa Comum”, inspirada na espiritualidade de Dom Bosco, Madre Mazzarello e na Encíclica Laudato Si’, a COP30 representa um momento de reflexão, diálogo e ação concreta em defesa da vida. O que é a COP30?  O professor Ary Junior, do Colégio Mazzarello - Recife, preparou um conteúdo especial em seu perfil no Instagram ajudando os estudantes e educadores a entenderem a importância da conferência.No vídeo, ele explica que a COP é “o principal encontro mundial para discutir as mudanças climáticas e negociar acordos climáticos entre os países”. A COP30, em particular, será fundamental porque: marcará a revisão global dos esforços para limitar o aquecimento da Terra a 1,5°C; cobrará compromissos mais ambiciosos de descarbonização; trará a Amazônia como símbolo central da urgência ambiental; contará com forte participação de povos indígenas, juventudes e educadores. Segundo o professor Ary, “entender a COP é essencial para perceber que cada escolha, individual, comunitária ou governamental, impacta diretamente a vida na Terra”.Essa perspectiva dialoga profundamente com a pedagogia salesiana, que forma jovens conscientes, críticos e comprometidos com a construção do bem comum. Protagonismo salesiano na Amazônia: Netto Santos representa a região Norte na COP30 Entre os jovens brasileiros selecionados para integrar a delegação oficial está o amazonense Netto Santos, ex-aluno salesiano e atual gestor de marketing das SALESIANAS MAZZARELLO, em Manaus. Aos 24 anos, Netto leva para Belém o lema que tem guiado sua atuação: “Falar da Amazônia é nosso direito.” Com foco em inovação social, educomunicação e defesa dos territórios amazônicos, ele idealizou o Projeto de Letramento Digital Amazônico, que leva mini laboratórios de tecnologia para comunidades indígenas do Amazonas. A iniciativa capacita jovens e lideranças locais em: Inteligência Artificial Programação Cultura digital Negócios comunitários Uso ético e responsável da tecnologia O projeto envolve parcerias com DiversiData, LinuxTips e Makira-e’ta, Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas. “A tecnologia pode (e deve) estar a favor dos amazônidas.” Segundo ele, a COP30 será uma oportunidade de amplificar vozes que historicamente foram silenciadas. A matéria completa sobre o projeto está disponível em https://i9brasil.com.br/projeto-letramento-digital-amazonico-e-levado-para-cop30/ Educar para o cuidado: o compromisso salesiano com a Casa Comum A presença de educadores e ex-alunos salesianos na COP30 reforça a vocação da Rede Salesiana. Dom Bosco dizia que “a educação é coisa do coração”. Hoje, cuidar do coração do mundo (a Amazônia) é também missão educativa. Inspirados pelo convite do Papa Leão XIV a promover uma ética da responsabilidade diante dos desafios da Inteligência Artificial e da sustentabilidade, as escolas salesianas seguem empenhadas em: fortalecer projetos de educação ambiental; promover o protagonismo juvenil; incentivar práticas pedagógicas que integrem ciência, tecnologia e valores humanos; dialogar com comunidades tradicionais e iniciativas socioambientais. A COP30 não é apenas um evento internacional: é um chamado. E jovens como Netto Santos e educadores como o professor Ary Junior são sinais concretos de que a educação salesiana continua gerando líderes comprometidos com a vida, com o Evangelho e com o futuro da humanidade. Que a participação da Amazônia e da juventude brasileira ilumine caminhos de diálogo, justiça climática e cuidado integral com nossa Casa Comum. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil