Cem maneiras de traduzir o "sonho" em realidade educativa
22/01/2024

Cem maneiras de traduzir o "sonho" em realidade educativa

Cem maneiras de traduzir o "sonho" em realidade educativa

O fermento do trabalho dos mais de 350 participantes dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS) 2024, aos quais se somam os "visitantes", aderentes, membros e amigos das Comunidades de Valdocco, foi bem expresso no terceiro dia, sábado (20). De fato, foram formados grupos que, na parte da manhã, em turnos, ouviram, presencial ou remotamente, os testemunhos de jovens de todo o mundo; enquanto a tarde se dedicou à visita aos lugares salesianos da origem.

"Os momentos em grupo são um elemento fundamental dos Dias de Espiritualidade – disse o Pe. Joan Lluis Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado para a FS -; representam uma oportunidade para encontrar-se, conhecer-se, trocar experiências e, sobretudo, enriquecer-se carismaticamente". Os destinatários do sonho de Dom Bosco são os jovens, e a reflexão tem o objetivo de criar e monitorar o serviço dedicado a eles, e com uma força a mais: que os próprios jovens se tornem criativos e proativos. Não é por acaso que a imagem que o Santo deixou aos seus filhos prevê "cordeiros" que se tornam "pastores"; e essa é a dinâmica constante da experiência do oratório: os "lobos" reunidos e acolhidos com amor tornam-se aqueles que encarnam a vida nova em Jesus, tornam-se suas "testemunhas" aos olhos dos outros jovens e enfrentam - com uma competência que deriva da própria experiência - as fronteiras da ação educativa. É o caso, por exemplo, do Equador, onde, em quarenta anos, mais de 2.500 jovens foram enviados em missão para diversas comunidades salesianas e de outras congregações do país.

O papel dos voluntários é ajudar as realidades nas quais estão inseridos, como as pequenas comunidades espalhadas nas montanhas ou na floresta: ali, a condição dos jovens é particularmente delicada, devido à constante tensão entre a permanência nos vilarejos e a atração das grandes cidades, no constante confronto entre a preservação de seus ambientes e etnias diante da modernização e da expansão de outras culturas. O programa equatoriano "Voluntariado Missionário Salesiano" é uma expressão conjunta de três grupos: os Salesianos de Dom Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora e as Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Ele é confiado às competências pessoais e às capacidades físicas e intelectuais dos jovens participantes. Não se trata apenas de tarefas de "animação", mas de um acompanhamento real no cuidado e na formação de crianças e jovens em situações de risco e vulnerabilidade, e na proclamação da Palavra de Deus por meio da catequese.

A Espanha oferece a experiência da Fundação Projeto Dom Bosco, criadora do ‘Projeto Buzzetti’, para jovens entre 18 e 29 anos, que se encontram em situação de desvantagem e risco social. Uma situação recorrente é a dos jovens confiados aos Centros de Proteção e Justiça Juvenil, que, quando atingem a maioridade, se encontram sem um lar para acolhê-los e sem recursos para viver. A atividade completará 15 anos em 2024 e passou a oferecer hospitalidade e presença educativa a cerca de 100 jovens; possui 22 apartamentos protegidos e recebeu importantes reconhecimentos, entre os quais o da ‘Asociación Pro Derechos Humanos de Andalucía’. O projeto nasceu em uma cidade no sul da Espanha, Jaén, e de lá se espalhou por toda a região e as Ilhas Canárias, contando, em algumas Casas, com a proteção internacional para seus hóspedes.

Chean é um nome frequente no Camboja, e o sobrenome Samnang também é bastante comum por lá. Um jogador de futebol de destaque e um ator, por exemplo, têm exatamente este nome: assim como um jovem que levou seu testemunho aos Dias. "Quando menino, eu não tinha esperança, mas a partir disso me tornei quem sou hoje, uma pessoa que tem as habilidades certas para trabalhar na sociedade". Chean Samnang, um entre muitos, um rapaz que não conseguia achar seu ‘caminho’, cruzou com o sonho de Dom Bosco. Graças à fundação que leva o nome do santo, milhares de meninos e meninas no Camboja podem vislumbrar um futuro que não seja de anonimato. Cerca de 4.000 frequentam os cursos de formação básica, que, em primeiro lugar, garante uma refeição normal completa. O "arroz fortificado" talvez seja inicialmente um atrativo para as crianças de famílias pobres, mas, na verdade, é o espírito e a vontade delas que acabam sendo fortificados. A escola de formação oferece especializações compatíveis com a realidade de Phon Phen, a capital, e de outras cidades onde os alunos poderão se apresentar aos empregadores com um título atraente. Chean encontrou o ‘seu’ lugar numa grande fábrica de automóveis.

Com o resumo das principais experiências da Família Salesiana, os participantes dos DEFS 2024 retornaram à América Latina, em El Salvador. Aqui a ação é realizada, presencial ou virtualmente, com uma obra digital e uma família chamada "Essales". A experiência caminha na sinodalidade, impregnando a vida cotidiana das pessoas com a força do carisma salesiano. O programa de Dom Bosco foi compartilhado de perto por Maria Mazzarello, e as Filhas Espirituais da Madre idealizaram - para um país entre os mais fortemente armados, dominado pela violência e atravessado por grandes fenômenos migratórios - um espaço que vai do "sonho" constituído pelo mundo virtual à concretude de uma formação espiritual difundida, dirigida àqueles que cuidam de crianças e jovens. "O objetivo é fortalecer o espírito desses atores da ação educativa e espiritual", como explicou a Ir. Ana Beatriz Solito.

Um mergulho na ludicidade das origens de Valdocco é a lembrança do jovem que foi equilibrista e malabarista na zona rural de Castelnuovo e padre nos subúrbios de Turim. Em Trapani, na Sicília, há uma jovem mágica que atende pelo nome artístico de "Gascar". Ela é Rita Sofia, membro consagrado do movimento das Testemunhas do Ressuscitado. Há mais de quinze anos, ela leva a mensagem da igualdade e dos direitos humanos às plateias, não apenas na Itália, mas também em Madagascar, onde as missões salesianas atuam em favor da população muito pobre. "Lá, a mágica não existe, o que parece inexplicável – porque é apenas um jogo", explica a artista, aluna do "Mago Sales". "Com meus shows, pretendo chegar ao ponto de dizer que apenas o dom é mágico". Ela mostra truques de mágica que encantam e fazem as pessoas 'sonhar', ao mesmo tempo em que levam solidariedade concreta a milhares de quilômetros de distância.

Como se tivesse sido evocado por esse testemunho, houve à noite um grande espetáculo teatral, com apresentações de diversos grupos locais.

Você pode assistir à gravação dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, com tradução para a língua portuguesa, no canal oficial da Família Salesiana no YouTube.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Setores para a Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA refletem sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os Setores de Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) iniciaram o novo ano com renovado entusiasmo e um compromisso conjunto com os jovens, movidos pelo intenso amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello pelos jovens. Em uma tarde de trabalho on-line, os dois Setores participaram de um encontro significativo voltado à escuta e à reflexão sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com o objetivo de identificar novas estratégias para fortalecer e dinamizar o Movimento no contexto atual. O encontro foi marcado por uma abordagem centrada no diálogo, colocando no centro da reflexão as vozes, as esperanças e as expectativas dos jovens, com especial atenção ao presente e ao futuro do MJS. Um primeiro momento de oração, que chamou a presença de Deus e a atuação do Espírito Santo, precedido por uma mensagem introdutória do P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, definiu o clima e orientou os temas dos diálogos e partilhas que se seguiram. O centro da reflexão foi o Decálogo SDB–FMA, que ressalta a colaboração como condição indispensável para a eficácia da missão compartilhada. Também receberam atenção especial os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano e a necessidade de fortalecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana como valor fundamental e elemento unificador do Movimento. Os sonhos expressos pelos jovens revelaram-se, ao mesmo tempo, desafio e oportunidade: desafio que convida a Família Salesiana a repensar suas opções educativas e pastorais e oportunidade que abre caminhos de renovação, participação e corresponsabilidade. Nessa perspectiva, o percurso iniciado pelos dois Setores se configura como uma expressão concreta da sinodalidade, não apenas como método de trabalho, mas como modo de ser Igreja e de viver o espírito salesiano. Por meio de um diálogo aberto e de um discernimento compartilhado, os Setores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA iniciaram uma busca conjunta por estratégias que fortaleçam a colaboração e tornem a ação pastoral ainda mais eficaz. O encontro reafirmou o desejo comum de caminhar juntos, valorizando a complementaridade dos carismas e promovendo um Movimento Juvenil Salesiano fiel ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, cada vez mais próximo da vida concreta e das aspirações dos jovens de hoje. O encontro terminou em clima de alegria e esperança, com uma mensagem final da Ir. Runita Borja, Conselheira Geral responsável pela Pastoral Juvenil das FMA. Ela enfatizou o senso de união e o compromisso conjunto de caminhar com os representantes locais e regionais na missão em prol dos jovens. Inspirando-se na Evangelii Gaudium, a religiosa enfatizou a relevância de atuar com os jovens, e não somente para eles, ressaltando a necessidade de acompanhar, ouvir e trilhar o caminho juntos em todas as ações pastorais. Fonte: Agência Info Salesiana

Educação salesiana a serviço da Igreja: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora dialogam com o Dicastério para a Cultura e a Educação

Na segunda-feira passada, 12 de janeiro de 2026, algumas das principais autoridades dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com representantes de suas instituições acadêmicas e do Dicastério da Santa Sé encarregado dos campos da cultura e educação, se reuniram no Vaticano para uma ocasião de escuta e ponderação conjunta sobre o significado e as perspectivas da missão educativa salesiana no cenário contemporâneo. O encontro foi presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em nome da Família Salesiana, estiveram presentes o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio SDB e a Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García Ribas. Também participaram os responsáveis pelas duas principais instituições universitárias da Família Salesiana: representando a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), o Reitor Magnífico, P. Andrea Bozzolo, acompanhado pelo Decano da área educacional da UPS, P. Antonio Dellagiulia SDB e, como representante da área universitária das FMA, a Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Piera Ruffinatto e a Vice-Diretora, Ir. Martha Séïde. O evento contou ainda com a participação dos dois Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil: para a FMA, Ir. Runita Borja e, para os Salesianos de Dom Bosco, o P. Rafael Bejarano. O assunto focou na missão educacional e carismática que os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora realizam conjuntamente, com ênfase nas áreas do ensino superior, nas instituições de ensino e nos centros de formação profissional. Ficou evidente que essa missão tem origem no carisma herdado de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e segue direcionada, de forma prioritária, ao atendimento dos jovens mais pobres e vulneráveis. Os participantes admitiram que um dos desafios preponderantes dos dias atuais consiste em manter, de maneira autêntica, o carisma salesiano, sem negligenciar sua força profética e, ao mesmo tempo, dedicar atenção à esfera institucional das iniciativas educativas e acadêmicas. Esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da proposta formativa e manter um diálogo credível e fecundo com as realidades culturais, sociais e eclesiais dos países e continentes onde a Família Salesiana está presente. O diálogo com o cardeal Tolentino de Mendonça esclareceu que as instituições educativas salesianas, em particular as de ensino superior, têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento holístico do ser humano e para a transformação cultural, favorecendo uma perspectiva fundamentada no Evangelho e direcionada à edificação do Reino de Deus. A educação vivida no estilo salesiano foi reconhecida como um espaço privilegiado de encontro entre fé e cultura, capaz de gerar esperança, responsabilidade social e compromisso com o bem comum. A reunião foi finalizada com o compromisso mútuo de perpetuar a trajetória de cooperação entre as distintas realidades salesianas, reforçando as sinergias já estabelecidas e valorizando o legado educativo e carismático comum, a fim de que as instituições universitárias, escolares e formativas consigam responder com inovadora criatividade aos desafios do mundo atual, mantendo-se fiéis à sua origem e à sua missão em prol dos jovens. Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil