[CG29] Capitulares trabalham no "Núcleo 2"
19/03/2025

[CG29] Capitulares trabalham no "Núcleo 2"

[CG29] Capitulares trabalham no "Núcleo 2"

Esta semana marca o maior alinhamento de toda a Congregação em torno dos temas cruciais desta etapa do CG29 que está ocorrer em Turim-Valdocco. É o momento de tratar do "núcleo 2", que se refere à execução da missão salesiana voltada aos jovens.

Após o debate nas seis comissões - sem contar com as resoluções finais ainda necessitadas de ajustes - , cada uma delas iniciou a elaboração de um relatório de sínteses e orientações temporárias emersas. Utilizando a estratégia de breves apresentações, foi possível ouvir os seis porta-vozes em meia hora e, em seguida, prosseguir com a análise pessoal dos relatórios completos.

O retorno à sala de reuniões foi fecundo, uma vez que todos estavam cientes do material apresentado e devidamente preparados para ouvir as observações adicionais que cada integrante do Capítulo considerara relevante partilhar.

O resultado foi um dia em que foi possível explorar as diversas realidades do mundo, a partir de suas particularidades sobre assuntos que são comuns a todos, e o desejo de viver num ambiente de fraternidade e harmonia, apesar de possíveis divergências.

As apresentações mostraram como os filhos de Dom Bosco, espalhados pelo Globo, convivem tanto em ambientes culturais e religiosos receptivos e tolerantes quanto noutros em que a condição de minoria exige adaptações e mudanças necessárias. Não apenas os católicos se beneficiam das obras salesianas. A pergunta, portanto, é: “Como garantir que isso, em diversas circunstâncias, mantenha a coerência com a inspiração originária?”.

Mais: se os próprios salesianos se deparam com uma variedade de mudanças climáticas, que impactam as comunidades às quais prestam serviço ou, em alguns casos, eles próprios experimentam as consequências de inundações, chuvas violentas ou situações de seca e desertificação, o tema da Laudato si' é também central para abordar com os jovens, ações de defesa da Criação.

Da mesma forma, o tema das guerras permeia o GC29 com um efeito dominó impressionante: em vez de parar de presenciar mortes, ferimentos, deslocamentos forçados, desintegração familiar..., os governos e as forças armadas parecem ser estimulados a imaginar mais conflitos a serem resolvidos com o uso de armas.

Nas Comunidades Educativo-Pastorais, trabalhando em conjunto com os leigos - sejam eles voluntários ou colaboradores das instituições - os salesianos encontram um ambiente para análise e sugestão para os grandes desafios contemporâneos, a fim de aplicar o carisma com prontidão e prudência.

Na terça-feira, 18 de março, o CG29 delegou aos integrantes da Região África-Madagascar a tarefa de sugerir um novo panorama para as duas novas Regiões salesianas africanas, iniciando pelas províncias que as compõem. Esse cenário será apresentado aos membros do Capítulo para um debate mais abrangente.

À noite, os Capitulares se reuniram para as Vésperas da Festa de São José.

Mais Recentes

Assembleia do Conselho do MJS da Inspetoria de Belo Horizonte

De 5 a 7 de dezembro, a presença salesiana de Vitória sediou a Assembleia do Conselho Inspetorial do Movimento Juvenil Salesiano da Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte. A programação conteve momentos de diálogo, espiritualidade e avaliação, além do planejamento das ações e da elaboração do cronograma para 2026. Durante o encontro, as presenças salesianas que integram o MJS apresentaram uma síntese das atividades realizadas em 2025. O evento contou com a participação do Inspetor, P. Ricardo Carlos; do Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Adenilson Rubin, e do Coordenador das Associações Juvenis, Walberto Giordano. No dia 6 de dezembro, ocorreu a eleição para o novo Conselho Inspetorial do MJS, e na Missa do dia seguinte deu-se a posse à nova Coordenação do CIAJS. Agência Info Salesiana

Promulgado pelo Reitor-Mor dos SDB o Estatuto revisado dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco

Na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, após mais de dois anos de diálogo, confronto e discernimento, o Estatuto revisado da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco foi oficialmente promulgado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, na Festa do Beato Felipe Rinaldi, fundador desta organização internacional e grande apoiador da vocação salesiana leiga. O novo Estatuto marca uma etapa significativa na história do Movimento, o mais extenso dentro da FS, que também acolhe crentes de diversas tradições. O texto é fruto de um processo de escuta e corresponsabilidade; e fortalece a identidade e a missão da Confederação, respondendo às necessidades do tempo presente. A Confederação Mundial continua a aprender, a partir de sua história, a reconhecer os sinais dos tempos e a moldar seu futuro com esperança e responsabilidade. Ao anunciar a promulgação do Estatuto, o P. Attard declarou: “É uma verdadeira alegria para mim aprovar hoje um texto que responde às novas realidades e desafios do mundo em que vivemos... O que mais importa é permanecer fiel ao espírito de Dom Bosco, respondendo com amor e criatividade à realidade e às necessidades do mundo e da Igreja de hoje”. O Estatuto revisado introduz uma série de mudanças fundamentais, entre as quais: –     reconhece formalmente os Amigos de Dom Bosco em nome da Organização, ampliando o pertencimento e a participação especialmente daqueles que não vêm de uma escola, mas de outras presenças salesianas; –     amplia os valores, incluindo agora Paz e Solidariedade ao lado da Verdade, Vida e Liberdade, reforçando a missão salesiana de construir uma sociedade mais justa, defender a dignidade humana e promover, num mundo dividido, a reconciliação e a fraternidade; –     prevê modos mas mais claros de adesão e percursos formativos, incentivando a liderança leiga, especialmente a participação de jovens e mulheres; –     indica formas renovadas de pertencimento e participação laical, com maior ênfase na formação e na liderança; –     orienta a missão para os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; –     define uma governança e comunicação globais mais fortes, incluindo a introdução de um Conselho Regional e de um Coordenador de Comunicação; –     e aprova a criação da Fundação Carlos Gastini, para apoiar o desenvolvimento de longo prazo e iniciativas globais. Tais mudanças reforçam a identidade e o propósito dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco em todo o mundo, convidando os membros a: maior unidade, empenho missionário, responsabilidade social perante um mundo em mui veloz transformação.   Agência Info Salesiana

Hospital Auxiliadora Recebe Relíquias de São Vicente de Paulo

Na manhã desta sexta-feira (05), o Hospital Auxiliadora viveu um momento de profunda fé e emoção ao receber a relíquia de São Vicente de Paulo, que atualmente peregrina por toda a Diocese de Três Lagoas. A chegada do relicário, cuidadosamente conduzido, tornou esse momento ainda mais especial. Ele é composto por três importantes relíquias: Uma carta escrita pelo próprio São Vicente de Paulo, na qual ele orienta Luísa de Marillac a ler o livro Tratado do Amor de Deus, de São Francisco de Sales, revelando a profundidade espiritual e formativa de sua missão; Uma relíquia de segundo grau, representada por uma parte da túnica utilizada pelo santo em sua vida e ministério; E a relíquia principal, de primeiro grau, um fragmento ósseo especificamente uma das costelas de São Vicente de Paulo, símbolo máximo de proximidade com o santo. A presença dessas relíquias no hospital reuniu colaboradores e visitantes em um ambiente de reverência e oração. São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade e inspirador de nossa missão enquanto instituição filantrópica, representa o compromisso com o cuidado humano, a solidariedade e o serviço ao próximo valores que norteiam o trabalho do Hospital Auxiliadora desde sua fundação. Durante a visita, muitos se aproximaram do relicário para elevar suas intenções, agradecer e renovar a esperança. Foi um momento que tocou profundamente o coração de toda a comunidade hospitalar, reforçando a espiritualidade que sustenta nossa missão diária. A peregrinação da relíquia pela Diocese tem como propósito reavivar a fé, fortalecer a união entre as instituições e lembrar o legado vicentino que inspira tantos caminhos de serviço e amor ao próximo. Para o Hospital Auxiliadora, acolher essa visita é uma honra que reafirma nossa identidade e nosso compromisso com aqueles que mais precisam.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil