19/03/2025

[CG29] Capitulares trabalham no "Núcleo 2"

[CG29] Capitulares trabalham no "Núcleo 2"

Esta semana marca o maior alinhamento de toda a Congregação em torno dos temas cruciais desta etapa do CG29 que está ocorrer em Turim-Valdocco. É o momento de tratar do "núcleo 2", que se refere à execução da missão salesiana voltada aos jovens.

Após o debate nas seis comissões - sem contar com as resoluções finais ainda necessitadas de ajustes - , cada uma delas iniciou a elaboração de um relatório de sínteses e orientações temporárias emersas. Utilizando a estratégia de breves apresentações, foi possível ouvir os seis porta-vozes em meia hora e, em seguida, prosseguir com a análise pessoal dos relatórios completos.

O retorno à sala de reuniões foi fecundo, uma vez que todos estavam cientes do material apresentado e devidamente preparados para ouvir as observações adicionais que cada integrante do Capítulo considerara relevante partilhar.

O resultado foi um dia em que foi possível explorar as diversas realidades do mundo, a partir de suas particularidades sobre assuntos que são comuns a todos, e o desejo de viver num ambiente de fraternidade e harmonia, apesar de possíveis divergências.

As apresentações mostraram como os filhos de Dom Bosco, espalhados pelo Globo, convivem tanto em ambientes culturais e religiosos receptivos e tolerantes quanto noutros em que a condição de minoria exige adaptações e mudanças necessárias. Não apenas os católicos se beneficiam das obras salesianas. A pergunta, portanto, é: “Como garantir que isso, em diversas circunstâncias, mantenha a coerência com a inspiração originária?”.

Mais: se os próprios salesianos se deparam com uma variedade de mudanças climáticas, que impactam as comunidades às quais prestam serviço ou, em alguns casos, eles próprios experimentam as consequências de inundações, chuvas violentas ou situações de seca e desertificação, o tema da Laudato si' é também central para abordar com os jovens, ações de defesa da Criação.

Da mesma forma, o tema das guerras permeia o GC29 com um efeito dominó impressionante: em vez de parar de presenciar mortes, ferimentos, deslocamentos forçados, desintegração familiar..., os governos e as forças armadas parecem ser estimulados a imaginar mais conflitos a serem resolvidos com o uso de armas.

Nas Comunidades Educativo-Pastorais, trabalhando em conjunto com os leigos - sejam eles voluntários ou colaboradores das instituições - os salesianos encontram um ambiente para análise e sugestão para os grandes desafios contemporâneos, a fim de aplicar o carisma com prontidão e prudência.

Na terça-feira, 18 de março, o CG29 delegou aos integrantes da Região África-Madagascar a tarefa de sugerir um novo panorama para as duas novas Regiões salesianas africanas, iniciando pelas províncias que as compõem. Esse cenário será apresentado aos membros do Capítulo para um debate mais abrangente.

À noite, os Capitulares se reuniram para as Vésperas da Festa de São José.

Mais Recentes

Obrigada, Papa Francisco!

A Mensagem de condolências de Madre Chiara Cazzuola, em nome de todo o Instituto das FMA, pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025 Em 21 de abril de 2025, aos 88 anos e após 12 anos de pontificado, o Papa Francisco deixou a vida terrena. O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana: “Às 7h:35min desta manhã, o Bispo de Roma retornou à casa do Pai. A sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”. A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, em viagem ao Vietnã, em nome de todas as FMA, enviou uma mensagem de condolências ao Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin: Eminência, ao tomar conhecimento, com profunda dor, da notícia de que o Santo Padre Francisco, hoje, 21 de abril de 2025, segunda-feira da oitava de Páscoa, retornou à Casa do Pai, em meu nome e de todo o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, asseguro as orações por ele. Agradeço ao Senhor pelo dom que Ele foi para a humanidade e para a Igreja universal. Os nossos Fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello, nos deixaram uma herança de amor ao Papa como Vigário de Cristo. Neste momento, nos sentimos em comunhão com toda a Igreja e com aqueles que experimentaram no Papa Francisco um sinal da Misericórdia de Deus que abraça a todos sem distinções. Como Instituto, em muitas circunstâncias, experimentamos a sua paterna proximidade e sua orientação afetuosa e encorajadora, mas especialmente no encontro com as participantes do Capítulo Geral XXIV, em Roma, na Casa Geral, em 22 de outubro de 2021. Suas palavras agora ressoam como um testamento à nossa Família religiosa: «A grande responsabilidade é colaborar com a criatividade do Espírito Santo, para revisitar o carisma e fazer com que expresse a sua vitalidade hoje. Disto deriva a verdadeira “juventude”, porque o Espírito faz novas todas as coisas… Não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de quantas, cheias de admiração, iniciaram este caminho. Maria Auxiliadora vos ajudará: sois suas filhas! Asseguramos a nossa oração intensa e cheia de esperança, para que o Senhor Ressuscitado doe a ele a vida sem fim e, a toda a humanidade, a paz por ele mesmo tão invocada. Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

A Congregação Salesiana em oração pelo Papa Francisco, servo fiel ressuscitado em Cristo

O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco e toda a Congregação Salesiana unem-se à Igreja inteira em torno do Santo Padre Francisco, que nesta manhã ressuscitou em Cristo. Agradecidos pela sua constante atenção e pelos repetidos apelos A “compartilhar a missão de levar o Evangelho até os confins das periferias”, especialmente onde vivem os jovens mais pobres e abandonados, asseguramos a nossa lembrança e as nossas fervorosas orações para que Deus Todo-Poderoso e misericordioso conceda a recompensa eterna ao seu Servo Francisco, que se consumiu “até o último suspiro” pelo bem da Igreja e de toda a humanidade. “Onde estamos nós no Calvário? Sob a cruz? Um pouco à distância? Longe? Ou talvez, como os apóstolos, já não estamos mais lá. Tu exalas, e este sopro, último e primeiro, pede apenas para ser acolhido. Senhor Jesus, inclina os nossos caminhos para o teu dom. Não permitas que o teu sopro de vida se perca. A nossa escuridão busca luz. Os nossos templos querem permanecer definitivamente abertos. Agora o Santo já não está mais além do véu: o seu segredo é oferecido a todos. A nós, Jesus, que muitas vezes ainda te vemos de longe, concede viver na memória de ti, para que um dia, quando vieres, até mesmo a morte nos encontre vivos” (Papa Francisco). Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil