18/03/2025

[CG29] No meio do caminho: entre reflexões espirituais e visões missionárias

[CG29] No meio do caminho: entre reflexões espirituais e visões missionárias

O fim de semana de 15 e 16 de março de 2025 do Capítulo Geral 29 (CG29) propôs aos Capitulares dois empenhos: avaliar o caminho já feito para garantir o impulso necessário para as próximas semanas; e expandir a perspectiva para além do próprio Capítulo, com base no 150⁠º Aniversário ou Sesquicentenário da Primeira Expedição Missionária Salesiana (1875-2025).

O P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, abriu o sábado com uma releitura - podíamos chamá-la - "sapiencial" dos temas que estão envolvendo os participantes: há uma clara linha de continuidade entre os CGs que floresceram desde o Concílio Ecumênico Vaticano II, que faz referência ao caminho interno dos Salesianos de Dom Bosco, entre a fidelidade a Deus e a resposta aos Jovens.

"O salesiano de hoje é chamado a reafirmar a centralidade da missão, como testemunha e portador do amor de Deus, especialmente aos mais pobres e abandonados", disse o Reitor-Mor Emérito, "com a consciência de que a missão é vivida em comunidade, em corresponsabilidade com os leigos, dando vida a um novo sujeito pastoral", segundo sugerido pelo CG24. No Capítulo não se trata de um esquema organizacional, mas sim de um movimento espiritual.

Para entender sua abrangência, foi de grande ajuda a reflexão sobre o Evangelho de Mateus 18,20 ["Onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei no meio deles"] sugerida pelo P. Eunan McDonnell, Inspetor da Irlanda: "É de fato uma presença não apenas dentro de cada um mas entre os presentes. É um assunto que se acrescenta ao grupo. Jesus está pronto para nos dar seu tempo". Antes de ser um grupo de educadores de jovens, a Comunidade é isso.

A viagem a Gênova: uma reflexão missionária

A viagem a Gênova, passando também pelo porto, onde Dom Bosco assistiu - visivelmente emocionado - à partida dos primeiros dez salesianos rumo ao "Novo Mundo", foi uma agradável excursão aos lugares das primeiras Obras salesianas e também um forte estímulo para reconsiderar a dinâmica da missão abençoada pelo Fundador.

Ao irem "assistir" os migrantes italianos do final do século XIX, necessitados de cuidados espirituais e, muitas vezes, materiais em Buenos Aires, os jovens e corajosos Filhos de Dom Bosco, chefiados pelo P. Giovanni (João) Cagliero, deram corpo ao sonho que levou à lendária Patagônia.

Ainda hoje, é essencial estar preparado para encarar novos obstáculos e se adaptar a novas circunstâncias, mantendo-se fiel ao carisma.

Núcleo Temático 2: Compartilhando Espiritualidade e Missão na CEP

Assim, chegamos ainda mais bem preparados para a segunda-feira, 17, que foi inteiramente dedicada a abordar o núcleo temático 2:
- compartilhar a espiritualidade e a missão na Comunidade Educativa Pastoral;
- educar e evangelizar;
- considerar novas expressões do carisma;
no contexto atual de maior corresponsabilidade por parte dos leigos que trabalham no mundo salesiano.

As orientações para o trabalho nas seis Comissões Capitulares exigem o máximo de concretude também com relação ao trabalho realizado anteriormente:
- completar os caminhos de reflexão do CG28 sobre a missão compartilhada
- promover a vida espiritual e apostólica
- buscar, com os leigos, a sustentabilidade econômica das presenças salesianas, sem jamais excluir os pobres.

Há que buscar novos modelos de presença e novas manifestações de carisma salesiano, visando uma autêntica comunhão com os jovens, abrangendo também os campos da educação, para a ecologia integral e a cultura digital.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Obrigada, Papa Francisco!

A Mensagem de condolências de Madre Chiara Cazzuola, em nome de todo o Instituto das FMA, pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril de 2025 Em 21 de abril de 2025, aos 88 anos e após 12 anos de pontificado, o Papa Francisco deixou a vida terrena. O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana: “Às 7h:35min desta manhã, o Bispo de Roma retornou à casa do Pai. A sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”. A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, em viagem ao Vietnã, em nome de todas as FMA, enviou uma mensagem de condolências ao Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin: Eminência, ao tomar conhecimento, com profunda dor, da notícia de que o Santo Padre Francisco, hoje, 21 de abril de 2025, segunda-feira da oitava de Páscoa, retornou à Casa do Pai, em meu nome e de todo o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, asseguro as orações por ele. Agradeço ao Senhor pelo dom que Ele foi para a humanidade e para a Igreja universal. Os nossos Fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello, nos deixaram uma herança de amor ao Papa como Vigário de Cristo. Neste momento, nos sentimos em comunhão com toda a Igreja e com aqueles que experimentaram no Papa Francisco um sinal da Misericórdia de Deus que abraça a todos sem distinções. Como Instituto, em muitas circunstâncias, experimentamos a sua paterna proximidade e sua orientação afetuosa e encorajadora, mas especialmente no encontro com as participantes do Capítulo Geral XXIV, em Roma, na Casa Geral, em 22 de outubro de 2021. Suas palavras agora ressoam como um testamento à nossa Família religiosa: «A grande responsabilidade é colaborar com a criatividade do Espírito Santo, para revisitar o carisma e fazer com que expresse a sua vitalidade hoje. Disto deriva a verdadeira “juventude”, porque o Espírito faz novas todas as coisas… Não esquecer a graça das origens, a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e na mensagem de quantas, cheias de admiração, iniciaram este caminho. Maria Auxiliadora vos ajudará: sois suas filhas! Asseguramos a nossa oração intensa e cheia de esperança, para que o Senhor Ressuscitado doe a ele a vida sem fim e, a toda a humanidade, a paz por ele mesmo tão invocada. Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

A Congregação Salesiana em oração pelo Papa Francisco, servo fiel ressuscitado em Cristo

O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco e toda a Congregação Salesiana unem-se à Igreja inteira em torno do Santo Padre Francisco, que nesta manhã ressuscitou em Cristo. Agradecidos pela sua constante atenção e pelos repetidos apelos A “compartilhar a missão de levar o Evangelho até os confins das periferias”, especialmente onde vivem os jovens mais pobres e abandonados, asseguramos a nossa lembrança e as nossas fervorosas orações para que Deus Todo-Poderoso e misericordioso conceda a recompensa eterna ao seu Servo Francisco, que se consumiu “até o último suspiro” pelo bem da Igreja e de toda a humanidade. “Onde estamos nós no Calvário? Sob a cruz? Um pouco à distância? Longe? Ou talvez, como os apóstolos, já não estamos mais lá. Tu exalas, e este sopro, último e primeiro, pede apenas para ser acolhido. Senhor Jesus, inclina os nossos caminhos para o teu dom. Não permitas que o teu sopro de vida se perca. A nossa escuridão busca luz. Os nossos templos querem permanecer definitivamente abertos. Agora o Santo já não está mais além do véu: o seu segredo é oferecido a todos. A nós, Jesus, que muitas vezes ainda te vemos de longe, concede viver na memória de ti, para que um dia, quando vieres, até mesmo a morte nos encontre vivos” (Papa Francisco). Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil