Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil
20/11/2023

Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil

Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil

Nesta segunda-feira (20), o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, oficialmente instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a memória da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi assassinado em 1695, na mesma data de hoje, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, diversos estudos buscam reconstruir a biografia desse personagem chave na história de resistência à escravidão no Brasil.

Engajadas na promoção de um mundo mais igualitário e justo, as presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB) dedicam-se à discussão de temáticas raciais, envolvendo alunos(as), atendidos(as), equipes e famílias em constantes debates sobre racismo e preconceito. Nesse contexto, conheça algumas personalidades e ações concretas protagonizadas pelas presenças da RSB:

 

GRANDE OTELO, DESTAQUE NO CINEMA E NA TELEVISÃO, É EX-ALUNO SALESIANO

Grande Otelo (1915 - 1993) foi um ex-aluno salesiano que se consagrou como o primeiro artista negro a ocupar uma posição de destaque no cinema e na televisão brasileira no século XX. Ele estudou no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, até o 3º ano do ginásio (atualmente, 8º ano do Ensino Fundamental). Otelo priorizava a educação e acreditava que ela conduziria as pessoas “para frente”, além de ser coroinha e ajudar nas missas.

Grande Otelo se chamava Sebastião Bernardes de Souza. O apelido pelo qual ficou conhecido nacionalmente começou na Companhia Lírica Nacional, onde o jovem tinha aulas de canto. O maestro da época julgava que, quando ele crescesse, poderia cantar a Ópera Otello, de Verdi. Pela sua pequena estatura, inicialmente ele era chamado de “Pequeno Otelo”, mas logo recebeu o apelido de “Grande Otelo”, em reconhecimento ao seu grande talento.

O Liceu Coração de Jesus foi a primeira escola de ensino profissional sistemático a funcionar em São Paulo e as artes sempre estiveram presentes na metodologia de ensino da escola. Havia uma grande variedade de cursos que o Liceu ministrava, incluindo música instrumental, música vocal, desenho, escultura e arte dramática. A construção do teatro (1904-1906) oportunizou o nascimento de expressivos grupos dramáticos e bandas musicais. Os alunos sabiam do valor dos espetáculos, sessões de cinema, concertos e conferências que eram realizados no local. Em 2011, o teatro foi reformado e recebeu o nome de Teatro Grande Otelo, em homenagem a um dos ex-alunos salesianos mais importantes do Brasil no campo das artes.

Confira mais detalhes na matéria do Boletim Salesiano Brasil.

 

ESTUDANTES DO COLÉGIO CASTELO (RJ) VISITAM COMUNIDADE QUILOMBOLA

No início do mês de novembro, o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, localizado no município de Quissamã, recebeu as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Castelo, localizado em Macaé (RJ). A comunidade histórica representa um dos maiores símbolos de resistência do Brasil. Os estudantes visitaram as origens do local e a contribuição para a formação cultural do município. Um dos destaques é o Memorial Machadinha, construído onde era o antigo salão comunitário.

A visita teve o objetivo de preparar os alunos e alunas para o projeto de fim de ano, onde eles vão falar e debater assuntos sobre Miscigenação da Cultura Brasileira. Além disso, durante a visita, foi descoberto que o Complexo Machadinha é formado pelas ruínas da Casa Grande, o antigo armazém, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio e o conjunto de senzalas totalmente restauradas. O Memorial é aberto para visitação, de quinta a domingo, além de feriados.

   

 

PROJETOS "ÁFRICA EM MIM" E "BAHIA EM CANTOS" NOS SALESIANOS BAHIA

Os Salesianos Bahia realizaram uma Mostra Cultural ressaltando aspectos identitários da herança cultural africana que a região possui em sua história. Ao todo, foram realizadas duas ações que tiveram sua culminância no dia 28 de outubro e fazem parte de um projeto de conversação e contextualização de temas sociais em sala de aula, que se alicerça na visão de um aprendizado a serviço da construção de um mundo melhor, alinhada à pedagogia de Dom Bosco e Madre Mazzarello e às exigências contemporâneas.

No Liceu Salesiano do Salvador, foi realizada uma celebração de identidade, diversidade e conexão profunda com o continente por meio do tema “A África em Mim”. As turmas da Educação Infantil mergulharam na beleza e no legado da ancestralidade com danças vibrantes e produções artísticas inspiradoras, em uma rica mistura de cores, ritmos e histórias reunidas em atividades que enalteceram contos africanos, sabores, aromas e biomas locais.

Como um território que compartilha uma ligação profunda com a África, a Bahia é reconhecida como um grande palco de cenário ancestral do continente. Exaltando essa conexão, o Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela, promoveu um momento de cultura baiana que homenageou o estado enquanto berço da civilização brasileira e lugar culturalmente icônico com o tema “Cantos e Encantos da Bahia”.

      

 

ALUNOS DO SALESIANO DOM BOSCO (RN) PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE O COMBATE AO RACISMO NOS ESTÁDIOS

Representantes dos principais times de futebol do Rio Grande do Norte estiveram no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), no dia 15 de agosto deste ano, para participar de uma iniciativa sobre o combate ao racismo nos estádios. Durante o ano letivo, os alunos dos 8º anos dos turnos matutinos e vespertinos foram instigados a refletir sobre o racismo no cenário futebolístico. As atividades interdisciplinares ocorreram na sala de aula, na biblioteca, na sala maker, na área externa e na quadra da escola, envolvendo os professores das disciplinas de educação física, português, ensino religioso, empreendedorismo e história.

Partindo das discussões abordadas pelas disciplinas curriculares, foi proposta a criação de cartazes para alertar a comunidade estudantil sobre o tema “Racismo, preconceito e exclusão no futebol: que diferença faz a nossa cor?”. Por meio de uma votação, os estudantes escolheram entre as 42 artes produzidas aquela que melhor representou o tema. O grupo ganhador recebeu camisas dos times do RN autografadas pelos jogadores.

   

 

COLÉGIO SANTA TERESINHA (SP) PROMOVE AÇÃO CONTRA O PRECONCEITO   

Com o foco em lutar contra o racismo, os alunos do 8° ano, do Colégio Santa Teresinha, em São Paulo (SP), iniciaram um projeto contra o preconceito com uma Aula Magna que abordou temas sobre o racismo, o preconceito estrutural e a inclusão. Esse projeto teve início com o Bom Dia e seguirá até o final do ano com outras ações, seguindo o propósito do Colégio de formação integral e ética dos estudantes.

  


ALUNOS DO COLÉGIO LICEU SALESIANO DISCUTEM O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL

Visando o protagonismo do(as) estudantes e o desenvolvimento do senso crítico, o Colégio Liceu Salesiano, de Campinas (SP), realizou com a unidade curricular eletiva do itinerário formativo de Humanidades da 1ª série do Ensino Médio, o ONU JOVEM, que abordou ao longo do trimestre o tema: “Racismo Estrutural no Brasil: políticas antirracistas em contextos racistas e de segregação socioespacial”.

Durante o período, os alunos foram divididos em sete comitês que se encarregaram de pesquisar aspectos específicos sobre o tema central, tais como: dados e informações empíricas sobre casos de racismo no Brasil; as principais leis que tipificam o racismo e a injúria racial; o estatuto da igualdade racial; a lei que obriga a abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede de ensino e, por fim, a análise do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos sobre o racismo, bem como a apropriação do conceito de racismo estrutural tomando por base entrevistas dos professores Silvio Almeida e Djamila Ribeiro, referências acadêmicas no assunto. Ao fim das apresentações orais, foi promovida uma discussão aberta entre os alunos, mediada pelo professor.

   

 

COLÉGIO SÃO JOSÉ REALIZA DEBATE SOBRE O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Na manhã da última terça-feira (14), o professor Juliano, do Colégio São José, em Resende (RJ), conversou com os alunos durante o Bom Dia sobre "O que é UBUNTU" (nome do projeto de inculturação do Salê de Resende e que foi tema da 37ª Olimpíada Salesiana) e como essa filosofia é tão importante para as boas relações. O povo Bantus, originário da África do Sul, desenvolveu uma filosofia de vida que incentiva e valoriza a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, despertando em sua comunidade aquilo que aqui é chamado de “amor ao próximo”.

Essa foi uma ação que aconteceu no mês da Consciência Negra, que falou sobre o respeito ao próximo e como existe uma conexão entre todos, independente da cor. O mestre Juliano contou sobre o trabalho desenvolvido com os alunos nos jogos africanos, que inclusive foram apresentados no 2º ExpoSalê.

   

 

IR. CÉSAR FRANCISCO REFLETE SOBRE RACISMO ESTRUTURAL

A Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora publicou recentemente uma coluna abordando a temática sobre o Racismo Estrutural. Na publicação, escrita pelo Irmão Salesiano César Francisco, o religioso destaca uma frase que o acompanhou ao longo de sua jornada vocacional: "Com Dom Bosco e com os tempos". Ele observa a atuação pastoral de Dom Bosco, enfatizando a não indiferença do fundador diante das realidades que o cercavam, especialmente no que diz respeito à formação e ao bem-estar da juventude. O religioso Salesiano realiza, ainda, uma reflexão sobre o racismo estrutural, abordando as situações cotidianas que geram conflitos na vida dos jovens, destacando o racismo como uma expressão desse problema. Clique aqui e confira na íntegra.

 

UNISALES PROMOVE EVENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PSICOLOGIA ANTIRRACISTA

Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória (ES), realiza nesta terça-feira (21), o evento “Formação e Clínica: Partilhando a Construção de uma Psicologia Antirracista”. A ação vai acontecer em dois momentos, no Auditório do UniSales, entre 8h e 11h, e de 19h às 22h.

O evento será dirigido pelas palestrantes Ivana Carneiro Botelho, Luanna Del Carmen Barbosa Mattanó e Sabrina Ribeiro Cordeiro. A participação na palestra garante aos estudantes 3h de Atividades Complementares (ACC). O evento é aberto ao público e voltado para todos os discentes, docentes e educadores do UniSales. Para participar, é preciso realizar a inscrição prévia na página do evento na Plataforma Sympla.

 

10 FILMES SOBRE CULTURA NEGRA

A Inspetoria São João Bosco selecionou 10 filmes e curtas-metragens que promovem reflexões sobre a Cultura Negra, a superação do preconceito e a valorização da ancestralidade. Dentro da perspectiva do Sistema Preventivo de Dom Bosco, a iniciativa incentiva a reflexão e fomenta a promoção da cultura da acolhida e do diálogo nos ambientes salesianos, bem como nos relacionamentos interpessoais do dia a dia. Conheça a seleção completa de obras audiovisuais sobre a temática clicando aqui.

 

PALESTRA NA ESCOLA DOM BOSCO RECIFE LEVANTA REFLEXÕES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

Na última quinta-feira (16), a Escola Dom Bosco, de Recife (PE), realizou uma iniciativa marcante em celebração ao mês da Consciência Negra. A ação, que contou com a participação dos colaboradores, teve como objetivo principal discutir questões relacionadas ao empoderamento preto, destacando a importância de fatores classistas e sociais.

Os participantes foram incentivados a refletir sobre a importância de promover mudanças substanciais na estrutura social, que vão além de gestos simbólicos. A palestra proporcionou uma oportunidade valiosa de expansão de horizontes e aprofundamento de compreensões sobre as complexas dinâmicas sociais que moldam a experiência da comunidade preta no Brasil.

  

 

PROJETO ANTIRRACISTA NO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, DE AMERICANA (SP)

A Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Americana (SP), Paula Parolin, relatou como foi pensado e desenvolvido o projeto antirracismo junto aos alunos e professores:

“Em primeiro lugar, voltamo-nos para a forma como a cultura e vivência negra eram realizadas em nossa escola, por isso foi enviada uma pesquisa para todos os professores e descobrimos que existiam ações voltadas para a questão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, surgiu a dúvida: ‘O que está faltando então?’ Por meio de uma análise mais aprofundada, percebemos que faltavam ações que visassem a representatividade, ou seja, que a cultura e história negra não fossem ensinadas como subserviência, mas sim como potência, beleza e emancipação.

Decidimos iniciar com os professores, através de uma apresentação e roda de conversa baseados nos conceitos de Bárbara Carini, Djamila Ribeiro, Silvio Almeida e Cida Bento. O objetivo era sensibilizá-los para o tema e solucionar as dúvidas que possuíam, além de pensar perspectivas sobre como trabalhar a representatividade negra em todas as disciplinas (sim, de matemática à filosofia, de biologia à língua portuguesa) e em todas as salas (das brincadeiras do infantil às discussões essenciais do médio).

Depois, foi o momento de sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental II, uma vez que essa etapa é essencial na construção da personalidade do ser humano. E conseguimos por meio da colaboração da Coordenadora Jumara Biaggi, da Orientadora Paula Parolin, do Diretor de Pastoral Ir. César, da equipe de Professores (em especial os de Conivência e Ética: Roberto Machado, Kelly Z. e Mirielly Carrara), construir com os alunos oficinas antirracistas coordenadas pela Estagiária em Psicologia Social, Maria Antonia Bonfante (vale pontuar que esta possui vasta experiência no Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Unisal). A representatividade foi trabalhada nas oficinas levando em consideração a faixa-etária dos alunos [...]

E para coroar, na quinta-feira (16), foi realizada a palestra ‘Dia 20/11 não tem aula? Por quê?’, despertando a curiosidade e a compreensão deste feriado tão importante para a sociedade brasileira e difundindo a história do povo negro, com destaque para Zumbi e ao Quilombo dos Palmares. Precisamos conhecer mais a história do povo brasileiro de forma integral para construirmos uma sociedade mais justa, solidária, sustentável e inclusiva. Temos um Projeto e gostaríamos de compartilhar com mais pessoas, para construirmos uma sociedade antirracista”.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

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Novena rumo à Canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA)

Hoje, 10/10, nove dias antes da canonização da Bem-Aventurada Ir. Maria Troncatti FMA (em 19 de outubro de 2025), a Comissão Central, estabelecida pelas FMAs para a ocasião, sugere uma NOVENA temática breve, a ser feita de modo individual ou comunitário, com o objetivo de tomar a religiosa e missionária como exemplo, e renovar o empenho pela atenção ao próximo, ao espírito missionário e à prática de atitudes pacificadoras. Como afirmou a Ir. Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das FMA, "nós também, junto com as comunidades educativas e os muitos jovens que encontramos, podemos brilhar como pequenas luzes em nossa vida cotidiana e ser sinais do amor preveniente e misericordioso do Pai, como o foi a Ir. Maria Troncatti". A novena, composta pela Ir. Luigina Silvestrin, da Inspetoria das FMA Santa Maria Domingas Mazzarello, do Triveneto (ITV), propõe algumas reflexões e orações sobre o tema "Mãos que curam, sanam, constroem paz". O texto foi desenvolvido com base numa homilia do P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral das Causas dos Santos da FS, que apresentou a figura e algumas características da próxima futura ‘Santa’, justamente a partir das mãos. A canonização da 1ª Filha de Maria Auxiliadora após a Cofundadora do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello - representa um presente e um apelo, segundo explica a Madre Chiara Cazzuola: "Ao contemplar o rosto mais belo do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello – a Ir. Maria Troncatti (a ser canonizada em breve), nossas Bem-Aventuradas e Servas de Deus que viveram as Constituições com total fidelidade - abrimos nosso coração à grande Esperança, com a graça e a ousadia que provêm de Deus. Com gratidão, entoamos o Magnificat pela santidade reconhecida pela Igreja, nessas e em muitas outras Coirmãs, que, em seu dia a dia, ofereceram Amor, Esperança e Alegria". A recente Exortação Apostólica do Papa Leão - Dilexi Te - destaca que a santidade é resultado do zelo pelos pobres, que sempre foram vistos como "o Tesouro da Igreja". Dom Bosco, mencionado no n. 70, foi um exemplo e fonte de inspiração para um método especial de educação dos pobres através do Sistema Preventivo. A Beata Maria Troncatti, conhecida como "Madrecita buena" (boa Mãezinha), tinha como única preocupação os pobres, órfãos, jovens maltratados, moribundos e mais necessitados. Por eles, se dispunha a encarar riscos e adversidades, exibindo uma generosidade ‘materna’ que a levava a cuidar pessoalmente de cada um. Lemos no Summarium elaborado sobre a vida da Irmã Troncatti: "A predileção ativa da Irmã Maria pelos mais pobres, pelos necessitados, pelos abandonados é conhecida: já impossibilitada de trabalhar mais (tem 84 anos), ela fica no hospital e vigia e atende os pobres selvagens que lhe vêm a racontar seus sofrimentos e preocupações". As Mãos da Ir. Troncatti, hoje, se tornam um dom e um modelo: extraindo forças de Maria Auxiliadora, do Espírito Santo, do Amor de Cristo Crucificado, o coração se torna capaz de gestos simples - mas eficazes - de proximidade, cuidado, paz. O texto da NOVENA está disponível, em italiano, aqui.

O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA: uma oportunidade única, a um só clique de distância

 O ‘Museu Casa Dom Bosco’ foi inaugurado em 27 de junho de 2025, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e logo se tornou um ponto de encontro para aqueles que compartilham a missão salesiana e a devoção do Santo piemontês aos jovens. Agora, o Museu faz parte de um itinerário mais abrangente, acessível a todos por meio de somente alguns cliques: "O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA". O "ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA" visa mostrar os anos fundamentais para Dom Bosco, período em que se dedicou à fundação da Congregação Salesiana e das Constituições Salesianas. A visita guiada começa na Basílica do Sagrado Coração, local onde ainda é possível sentir a emoção daquele 16 de maio de 1887. Dom Bosco, já cansado e doente, quis celebrar sua única missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja com a qual sempre sonhara e que construíra com imensos sacrifícios. Entretanto, naquela manhã, o altar se havia convertido num mar de emoções: o Santo dos Jovens chorou copiosamente 15 (quinze) vezes, sem conseguir controlar a emoção. Cada palavra era um agradecimento, uma demonstração de amor a Deus e aos jovens a quem ele havia dedicado toda a vida. Pouco depois, Dom Bosco compartilhou com palavras simples e profundas: “Fiz um grande esforço para celebrar. Parecia que eu estava no meio dos meus meninos, observando toda a cena da minha... vida”. O tour prossegue no MUSEU CASA DOM BOSCO, em ROMA, onde todos os fiéis e visitantes poderão vivenciar uma experiência singular graças ao novo museu imersivo que, por meio da realidade virtual, permite viver os momentos mais marcantes da trajetória de Dom Bosco na URBE. Hoje, fazer uma reserva é ainda mais simples: em poucas etapas, um eficaz sistema de reservas on-line ajuda a garantir sua vaga na excursão.  "Faça sua reserva on-line e deixe-se contagiar!" convida a equipe do tour. Para fazer sua reserva, acesse o site – https://www.donboscoaroma.org/Fonte: Agência Info Salesiana

A caminho da canonização da Irmã Maria Troncatti FMA: Sua fama de santidade

O processo de canonização da Ir. Maria Troncatti, religiosa professa das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), continua. A cerimônia está agendada para ocorrer no Vaticano no dia 19 de outubro de 2025. Hoje abordaremos a fama de santidade que acompanhou a trajetória humana e espiritual da religiosa ainda em vida. O testemunho é da Ir. Elena Tinitana FMA, da Inspetoria Sagrado Coração, do Equador (ECU), membro do Tribunal Canônico que acompanhou o processo de Canonização, em entrevista realizada por Gabriel Orellana, na Rádio ‘Voz del Upano’, promovida pela Comissão Histórico-Espiritual-Litúrgica instituída pelas FMA. A religiosa cita diversos indícios que comprovam a fama de santidade da Ir. Troncatti, perceptível não só na fase missionária - mais conhecida - de sua existência mas também já no início de sua vida na Itália. A Ir. Tinitana conta: "Aos dez anos de idade, Maria Troncatti se perdeu e foi encontrada, horas depois, encolhida num abrigo improvisado. ‘Você não teve medo?’, perguntaram, e ela respondeu tranquilamente: ‘Não, pois ainda guardo a graça da comunhão dominical em meu coração’. Para ela, a presença de Jesus era uma realidade constante em sua vida” - comentou a FMA equatoriana. Posteriormente, durante a formação inicial na Itália, a Ir. Troncatti se sobressaiu entre as demais Irmãs por oferecer, de forma silenciosa, mas eficaz, o bom exemplo. Ao chegar ao Equador, as demais irmãs FMA sempre a encontravam “primeiro na capela, rezando, fazendo a Via-Sacra ou com a cabeça inclinada em mui profunda oração”. Sua reputação de santidade se revelava principalmente em sua proximidade com as pessoas: ela era “tudo para todos”, tratando todas as pessoas como “seus filhos”. “Ainda hoje, na capela onde descansam seus restos mortais em Sucúa, há um fluxo constante de pessoas que vão ao local para rezar, fazer pedidos e deixar doações...”, conta a Ir. Tinitana. “Quando a Irmã Troncatti morreu, em 25 de agosto, as pessoas disseram: ‘Morreu a nossa vovozinha!’, ‘Morreu uma santa!’. Essa certeza popular é, na minha opinião, somente um pequeno recorte da grande fama de santidade da Irmã Maria Troncatti”. O papel específico da Ir. Elena, no âmbito do processo, foi coordenar a Comissão da Causa de Canonização e dedicar-se, com outras pessoas, a examinar o milagre necessário para o processo: a cura miraculosa do indígena ‘shuar’, Juwá Bosco, atribuída à intercessão da Ir. Troncatti. Na entrevista em espanhol, a Ir. Tinitana ressalta a importância crucial da oração e da devoção contínua à Beata, por parte da família e de todos os envolvidos no processo, para obter a recuperação completa do paciente, que sofria de afasia e de uma paralisia que afetava o lado esquerdo do corpo, além de garantir o sucesso na obtenção das informações necessárias para o processo canônico. A mensagem que a entrevistada transmite aos jovens de hoje, fundamentada nos depoimentos recebidos do povo, é significativa: “A Ir. Maria Troncatti descobriu seu ideal missionário ao ler o Boletim Salesiano quando era menina. Hoje vocês, jovens, vivem imersos nas redes sociais, onde podem encontrar maravilhosos testemunhos missionários. Encorajo, portanto, a ler essas histórias (reais) e a interessar-se por ideais semelhantes, porque realmente vale a pena. Diria também que Deus tem um projeto de vida único e inigualável para cada um de nós, e é nossa tarefa descobri-lo e realizá-lo, assim como a Ir. Troncatti fez em sua vida”. O Vídeo da entrevista com a Irmã Tinitana está disponível aqui. Para mais informações, visite o site criado para a canonização da Ir. Maria Troncatti: www.suormariatroncatti.org.  Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

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