20/11/2023

Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil

Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil

Nesta segunda-feira (20), o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, oficialmente instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a memória da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi assassinado em 1695, na mesma data de hoje, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, diversos estudos buscam reconstruir a biografia desse personagem chave na história de resistência à escravidão no Brasil.

Engajadas na promoção de um mundo mais igualitário e justo, as presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB) dedicam-se à discussão de temáticas raciais, envolvendo alunos(as), atendidos(as), equipes e famílias em constantes debates sobre racismo e preconceito. Nesse contexto, conheça algumas personalidades e ações concretas protagonizadas pelas presenças da RSB:

 

GRANDE OTELO, DESTAQUE NO CINEMA E NA TELEVISÃO, É EX-ALUNO SALESIANO

Grande Otelo (1915 - 1993) foi um ex-aluno salesiano que se consagrou como o primeiro artista negro a ocupar uma posição de destaque no cinema e na televisão brasileira no século XX. Ele estudou no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, até o 3º ano do ginásio (atualmente, 8º ano do Ensino Fundamental). Otelo priorizava a educação e acreditava que ela conduziria as pessoas “para frente”, além de ser coroinha e ajudar nas missas.

Grande Otelo se chamava Sebastião Bernardes de Souza. O apelido pelo qual ficou conhecido nacionalmente começou na Companhia Lírica Nacional, onde o jovem tinha aulas de canto. O maestro da época julgava que, quando ele crescesse, poderia cantar a Ópera Otello, de Verdi. Pela sua pequena estatura, inicialmente ele era chamado de “Pequeno Otelo”, mas logo recebeu o apelido de “Grande Otelo”, em reconhecimento ao seu grande talento.

O Liceu Coração de Jesus foi a primeira escola de ensino profissional sistemático a funcionar em São Paulo e as artes sempre estiveram presentes na metodologia de ensino da escola. Havia uma grande variedade de cursos que o Liceu ministrava, incluindo música instrumental, música vocal, desenho, escultura e arte dramática. A construção do teatro (1904-1906) oportunizou o nascimento de expressivos grupos dramáticos e bandas musicais. Os alunos sabiam do valor dos espetáculos, sessões de cinema, concertos e conferências que eram realizados no local. Em 2011, o teatro foi reformado e recebeu o nome de Teatro Grande Otelo, em homenagem a um dos ex-alunos salesianos mais importantes do Brasil no campo das artes.

Confira mais detalhes na matéria do Boletim Salesiano Brasil.

 

ESTUDANTES DO COLÉGIO CASTELO (RJ) VISITAM COMUNIDADE QUILOMBOLA

No início do mês de novembro, o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, localizado no município de Quissamã, recebeu as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Castelo, localizado em Macaé (RJ). A comunidade histórica representa um dos maiores símbolos de resistência do Brasil. Os estudantes visitaram as origens do local e a contribuição para a formação cultural do município. Um dos destaques é o Memorial Machadinha, construído onde era o antigo salão comunitário.

A visita teve o objetivo de preparar os alunos e alunas para o projeto de fim de ano, onde eles vão falar e debater assuntos sobre Miscigenação da Cultura Brasileira. Além disso, durante a visita, foi descoberto que o Complexo Machadinha é formado pelas ruínas da Casa Grande, o antigo armazém, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio e o conjunto de senzalas totalmente restauradas. O Memorial é aberto para visitação, de quinta a domingo, além de feriados.

   

 

PROJETOS "ÁFRICA EM MIM" E "BAHIA EM CANTOS" NOS SALESIANOS BAHIA

Os Salesianos Bahia realizaram uma Mostra Cultural ressaltando aspectos identitários da herança cultural africana que a região possui em sua história. Ao todo, foram realizadas duas ações que tiveram sua culminância no dia 28 de outubro e fazem parte de um projeto de conversação e contextualização de temas sociais em sala de aula, que se alicerça na visão de um aprendizado a serviço da construção de um mundo melhor, alinhada à pedagogia de Dom Bosco e Madre Mazzarello e às exigências contemporâneas.

No Liceu Salesiano do Salvador, foi realizada uma celebração de identidade, diversidade e conexão profunda com o continente por meio do tema “A África em Mim”. As turmas da Educação Infantil mergulharam na beleza e no legado da ancestralidade com danças vibrantes e produções artísticas inspiradoras, em uma rica mistura de cores, ritmos e histórias reunidas em atividades que enalteceram contos africanos, sabores, aromas e biomas locais.

Como um território que compartilha uma ligação profunda com a África, a Bahia é reconhecida como um grande palco de cenário ancestral do continente. Exaltando essa conexão, o Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela, promoveu um momento de cultura baiana que homenageou o estado enquanto berço da civilização brasileira e lugar culturalmente icônico com o tema “Cantos e Encantos da Bahia”.

      

 

ALUNOS DO SALESIANO DOM BOSCO (RN) PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE O COMBATE AO RACISMO NOS ESTÁDIOS

Representantes dos principais times de futebol do Rio Grande do Norte estiveram no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), no dia 15 de agosto deste ano, para participar de uma iniciativa sobre o combate ao racismo nos estádios. Durante o ano letivo, os alunos dos 8º anos dos turnos matutinos e vespertinos foram instigados a refletir sobre o racismo no cenário futebolístico. As atividades interdisciplinares ocorreram na sala de aula, na biblioteca, na sala maker, na área externa e na quadra da escola, envolvendo os professores das disciplinas de educação física, português, ensino religioso, empreendedorismo e história.

Partindo das discussões abordadas pelas disciplinas curriculares, foi proposta a criação de cartazes para alertar a comunidade estudantil sobre o tema “Racismo, preconceito e exclusão no futebol: que diferença faz a nossa cor?”. Por meio de uma votação, os estudantes escolheram entre as 42 artes produzidas aquela que melhor representou o tema. O grupo ganhador recebeu camisas dos times do RN autografadas pelos jogadores.

   

 

COLÉGIO SANTA TERESINHA (SP) PROMOVE AÇÃO CONTRA O PRECONCEITO   

Com o foco em lutar contra o racismo, os alunos do 8° ano, do Colégio Santa Teresinha, em São Paulo (SP), iniciaram um projeto contra o preconceito com uma Aula Magna que abordou temas sobre o racismo, o preconceito estrutural e a inclusão. Esse projeto teve início com o Bom Dia e seguirá até o final do ano com outras ações, seguindo o propósito do Colégio de formação integral e ética dos estudantes.

  


ALUNOS DO COLÉGIO LICEU SALESIANO DISCUTEM O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL

Visando o protagonismo do(as) estudantes e o desenvolvimento do senso crítico, o Colégio Liceu Salesiano, de Campinas (SP), realizou com a unidade curricular eletiva do itinerário formativo de Humanidades da 1ª série do Ensino Médio, o ONU JOVEM, que abordou ao longo do trimestre o tema: “Racismo Estrutural no Brasil: políticas antirracistas em contextos racistas e de segregação socioespacial”.

Durante o período, os alunos foram divididos em sete comitês que se encarregaram de pesquisar aspectos específicos sobre o tema central, tais como: dados e informações empíricas sobre casos de racismo no Brasil; as principais leis que tipificam o racismo e a injúria racial; o estatuto da igualdade racial; a lei que obriga a abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede de ensino e, por fim, a análise do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos sobre o racismo, bem como a apropriação do conceito de racismo estrutural tomando por base entrevistas dos professores Silvio Almeida e Djamila Ribeiro, referências acadêmicas no assunto. Ao fim das apresentações orais, foi promovida uma discussão aberta entre os alunos, mediada pelo professor.

   

 

COLÉGIO SÃO JOSÉ REALIZA DEBATE SOBRE O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Na manhã da última terça-feira (14), o professor Juliano, do Colégio São José, em Resende (RJ), conversou com os alunos durante o Bom Dia sobre "O que é UBUNTU" (nome do projeto de inculturação do Salê de Resende e que foi tema da 37ª Olimpíada Salesiana) e como essa filosofia é tão importante para as boas relações. O povo Bantus, originário da África do Sul, desenvolveu uma filosofia de vida que incentiva e valoriza a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, despertando em sua comunidade aquilo que aqui é chamado de “amor ao próximo”.

Essa foi uma ação que aconteceu no mês da Consciência Negra, que falou sobre o respeito ao próximo e como existe uma conexão entre todos, independente da cor. O mestre Juliano contou sobre o trabalho desenvolvido com os alunos nos jogos africanos, que inclusive foram apresentados no 2º ExpoSalê.

   

 

IR. CÉSAR FRANCISCO REFLETE SOBRE RACISMO ESTRUTURAL

A Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora publicou recentemente uma coluna abordando a temática sobre o Racismo Estrutural. Na publicação, escrita pelo Irmão Salesiano César Francisco, o religioso destaca uma frase que o acompanhou ao longo de sua jornada vocacional: "Com Dom Bosco e com os tempos". Ele observa a atuação pastoral de Dom Bosco, enfatizando a não indiferença do fundador diante das realidades que o cercavam, especialmente no que diz respeito à formação e ao bem-estar da juventude. O religioso Salesiano realiza, ainda, uma reflexão sobre o racismo estrutural, abordando as situações cotidianas que geram conflitos na vida dos jovens, destacando o racismo como uma expressão desse problema. Clique aqui e confira na íntegra.

 

UNISALES PROMOVE EVENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PSICOLOGIA ANTIRRACISTA

Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória (ES), realiza nesta terça-feira (21), o evento “Formação e Clínica: Partilhando a Construção de uma Psicologia Antirracista”. A ação vai acontecer em dois momentos, no Auditório do UniSales, entre 8h e 11h, e de 19h às 22h.

O evento será dirigido pelas palestrantes Ivana Carneiro Botelho, Luanna Del Carmen Barbosa Mattanó e Sabrina Ribeiro Cordeiro. A participação na palestra garante aos estudantes 3h de Atividades Complementares (ACC). O evento é aberto ao público e voltado para todos os discentes, docentes e educadores do UniSales. Para participar, é preciso realizar a inscrição prévia na página do evento na Plataforma Sympla.

 

10 FILMES SOBRE CULTURA NEGRA

A Inspetoria São João Bosco selecionou 10 filmes e curtas-metragens que promovem reflexões sobre a Cultura Negra, a superação do preconceito e a valorização da ancestralidade. Dentro da perspectiva do Sistema Preventivo de Dom Bosco, a iniciativa incentiva a reflexão e fomenta a promoção da cultura da acolhida e do diálogo nos ambientes salesianos, bem como nos relacionamentos interpessoais do dia a dia. Conheça a seleção completa de obras audiovisuais sobre a temática clicando aqui.

 

PALESTRA NA ESCOLA DOM BOSCO RECIFE LEVANTA REFLEXÕES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

Na última quinta-feira (16), a Escola Dom Bosco, de Recife (PE), realizou uma iniciativa marcante em celebração ao mês da Consciência Negra. A ação, que contou com a participação dos colaboradores, teve como objetivo principal discutir questões relacionadas ao empoderamento preto, destacando a importância de fatores classistas e sociais.

Os participantes foram incentivados a refletir sobre a importância de promover mudanças substanciais na estrutura social, que vão além de gestos simbólicos. A palestra proporcionou uma oportunidade valiosa de expansão de horizontes e aprofundamento de compreensões sobre as complexas dinâmicas sociais que moldam a experiência da comunidade preta no Brasil.

  

 

PROJETO ANTIRRACISTA NO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, DE AMERICANA (SP)

A Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Americana (SP), Paula Parolin, relatou como foi pensado e desenvolvido o projeto antirracismo junto aos alunos e professores:

“Em primeiro lugar, voltamo-nos para a forma como a cultura e vivência negra eram realizadas em nossa escola, por isso foi enviada uma pesquisa para todos os professores e descobrimos que existiam ações voltadas para a questão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, surgiu a dúvida: ‘O que está faltando então?’ Por meio de uma análise mais aprofundada, percebemos que faltavam ações que visassem a representatividade, ou seja, que a cultura e história negra não fossem ensinadas como subserviência, mas sim como potência, beleza e emancipação.

Decidimos iniciar com os professores, através de uma apresentação e roda de conversa baseados nos conceitos de Bárbara Carini, Djamila Ribeiro, Silvio Almeida e Cida Bento. O objetivo era sensibilizá-los para o tema e solucionar as dúvidas que possuíam, além de pensar perspectivas sobre como trabalhar a representatividade negra em todas as disciplinas (sim, de matemática à filosofia, de biologia à língua portuguesa) e em todas as salas (das brincadeiras do infantil às discussões essenciais do médio).

Depois, foi o momento de sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental II, uma vez que essa etapa é essencial na construção da personalidade do ser humano. E conseguimos por meio da colaboração da Coordenadora Jumara Biaggi, da Orientadora Paula Parolin, do Diretor de Pastoral Ir. César, da equipe de Professores (em especial os de Conivência e Ética: Roberto Machado, Kelly Z. e Mirielly Carrara), construir com os alunos oficinas antirracistas coordenadas pela Estagiária em Psicologia Social, Maria Antonia Bonfante (vale pontuar que esta possui vasta experiência no Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Unisal). A representatividade foi trabalhada nas oficinas levando em consideração a faixa-etária dos alunos [...]

E para coroar, na quinta-feira (16), foi realizada a palestra ‘Dia 20/11 não tem aula? Por quê?’, despertando a curiosidade e a compreensão deste feriado tão importante para a sociedade brasileira e difundindo a história do povo negro, com destaque para Zumbi e ao Quilombo dos Palmares. Precisamos conhecer mais a história do povo brasileiro de forma integral para construirmos uma sociedade mais justa, solidária, sustentável e inclusiva. Temos um Projeto e gostaríamos de compartilhar com mais pessoas, para construirmos uma sociedade antirracista”.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

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Mensagem de Madre Chiara no aniversário da fundação do Instituto das FMA

No dia 5 de agosto de 2024, por ocasião do Aniversário de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, chega todas as FMA com um vídeo-mensagem  de Roma, onde se realizou recentemente o Jubileu da Juventude Celebramos o 5 de agosto, data de nascimento do nosso Instituto há 153 anos, no Jubileu da Esperança e a poucos meses da próxima canonização de Irmã Maria Troncatti, primeira Filha de Maria Auxiliadora a ser elevada aos altares depois de Madre Mazzarello. Recordamos também outro acontecimento que caracteriza este Jubileu, ou seja, o encerramento, há um mês, do Inquérito diocesano sobre Madre Rosetta Marchese, VII sucessora de Madre Mazzarello. Neste contexto particular, não podemos ignorar o forte apelo à santidade que o Senhor nos renova. Celebrar o passado, de fato, não significa apenas retornar “emotivamente” ao distante 5 de agosto de 1872, neste sentido bastaria reler a homilia de Dom Bosco às primeiras neo-professas Filhas de Maria Auxiliadora (cf Cronistória I, pág. 150), para percebermos a profundidade de fé e confiança que as animava. O exemplo do nardo, ao qual Dom Bosco se refere para convidar suas Filhas a um seguimento radical, alegre e total de Jesus, deveria despertar em nosso coração o desejo ardente de viver somente para Ele, “para a glória de Deus e a salvação das almas”. Demos graças ao Pai pelo dom de Dom Bosco e de Madre Mazzarello à Igreja, aos jovens, à Família Salesiana e ao mundo inteiro. Se penso nas visitas feitas nesses anos às várias Inspetorias, não posso deixar de render graças ao Espírito Santo por ter suscitado, com a intervenção direta de Maria, o nosso Instituto, do qual, hoje, também fazemos parte, com alegria e gratidão.  Em qualquer região continental e geográfica, o Instituto é uma realidade viva a serviço da Igreja, mas sobretudo daquela parte da humanidade que Dom Bosco afirmava ser a mais preciosa: a juventude, um termo que para nós abraça a totalidade da pessoa em seu processo de crescimento, desde a infância até a juventude”. A Madre relembra os momentos vividos com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano em Roma, por motivo do Jubileu da Juventud: “Nestes dias, participando dos vários momentos do Jubileu dos Jovens, pude experimentar sua abertura ao encontro com Deus e com os outros, sua sede de espiritualidade, a busca sincera do sentido da vida. Eles esperam de nós que sejamos mulheres felizes, geradoras de vida e de esperança. Precisam que continuemos a indicar um caminho e a orientar sua busca do bem com a força do Evangelho e no estilo da espiritualidade salesiana, sempre atual e próxima da sensibilidade dos jovens hoje. Não temos tempo a perder, ou somos aquilo que devemos ser neste tempo, ou não seremos significativas e testemunhas da luz que carregamos em nós com o dom de ser mulheres consagradas salesianas. O 5 de agosto nos convida a renovar com determinação a escolha do "Da mihi animas, cetera tolle e o A ti as confio". Coragem, então, e boas festas, em comunhão com todas as Irmãs, comunidades educativas e jovens espalhados em toda parte do mundo”. Acesse o texto completo aqui Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Tema da Estreia 2026 é revelado por P. Fábio Attard

O tão aguardado tema da Estreia para 2026 foi oficialmente revelado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard, mostrando à Família Salesiana (FS) uma perspectiva clara e minuciosa da decisão tomada para o ano e caminhada espiritual que se aproxima. O novo tema - "Fazei tudo o que Ele vos disser – Com Fé e livres para servir" - está fortemente ligado ao Evangelho e ao coração do carisma salesiano, convocando todos os integrantes da FS a uma renovação da Fé, da liberdade, do serviço generoso.  A Estreia do Reitor-Mor para 2026, apresentada em momento importante para a comunidade salesiana, fundamenta-se na energia do Ano Jubilar e na reflexão inspirada pela Estreia de 2025, intitulada "Ancorados na Esperança, Peregrinos com os Jovens". Nesta nova Estreia, o P. Attard foca nas palavras de Maria nas bodas de Caná (Jo 2,5), interpretando-as como um forte chamado à Fé ativa, confiante, aberta. Não se trata de questão de obediência passiva, mas de uma ação dinâmica de amor e coragem, de um incentivo a ouvir Cristo de forma profunda e responder com liberdade genuína. A Estreia deste ano é especialmente importante, pois coincide com o Sesquicentenário da Primeira Expedição Missionária Salesiana e da Fundação da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC). O exemplo de Dom Bosco, marcado por uma ação repleta de esperança e pela atenção aos sinais dos tempos, continua sendo uma luz orientadora que testemunha a "audácia da Fé". O P. Attard escreve: "A Fé autêntica não é tímida, mas corajosa, dispõe-se a correr riscos em favor do Reino. É a audácia de quem sabe que pode contar não com as próprias forças, mas com o poder de Deus". A Estreia 2026 também sublinha a importância da "inteligência espiritual" para compreender o momento atual, reconhecendo a presença de Deus na história, sobretudo na vida dos jovens. Essa perspectiva profundamente salesiana incita a FS a passa<r de uma Fé expressa em palavras para uma Fé concretizada em ações, fundamentada no Evangelho, receptiva dos desafios do mundo. A exposição do P. Attard vai além da simples apresentação de um tema; é um chamado a uma caminhada pessoal e comunitária. Exorta a uma Fé que esteja atenta à presença de Deus ao longo da história, principalmente entre os jovens, e evidencia a conexão fundamental entre Fé, liberdade, serviço. “Aqui está o alvo exato de toda a caminhada: do enraizamento na Fé rumo à liberdade e da liberdade rumo ao serviço: - tudo como expressão natural do crescimento progressivo do amor recebido”. Com o lançamento da Estreia para 2026, a FS é convidada a percorrer este caminho junto, interpretando a realidade com inteligência espiritual, fundamentada no Evangelho e impulsionada pelo serviço generoso. Com a Estreia, o P. Attard incentiva todos a celebrarem seu próprio patrimônio e a responderem ao chamado de serem credentes verdadeiramente livres, para servir especialmente aos jovens necessitados. O cartaz oficial da Estreia 2026 será apresentado a toda a Família Salesiana no mês de outubro. O texto integral da apresentação do Padre Attard está disponível aqui, em língua portuguesa. Fonte: Agência Info Salesiana

153 Anos de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Fundado em 5 de agosto de 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também conhecidas como Irmãs Salesianas, comemora em 2024 seus 152 anos de história e missão. A fundação do Instituto é um testemunho do trabalho conjunto entre São João Bosco, Fundador da Congregação Salesianas, e Santa Maria Domingas Mazzarello, Cofundadora e primeira superiora do Instituto.Dom Bosco, com sua visão de promover a educação e a formação cristã dos jovens, encontrou em Maria Domingas Mazzarello uma colaboradora ideal. Nascida em Mornese, Itália, Mazzarello tinha uma profunda devoção a Deus, e as circunstâncias da vida a levaram a servi-lo por meio do amparo às jovens locais. A parceria entre Dom Bosco e Madre Mazzarello resultou na criação de um Instituto que se dedicaria à educação e ao cuidado das meninas e jovens, especialmente aquelas mais necessitadas. Desde sua fundação, a missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora tem sido a educação integral da juventude. Inspiradas pelo carisma salesiano e guiadas por Nossa Senhora Auxiliadora, as Irmãs Salesianas trabalham para criar um ambiente onde os jovens possam crescer em conhecimento, fé e valores cristãos.  MONUMENTO VIVO DE GRATIDÃODom Bosco quis que as FMA fossem um "monumento vivo de sua gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora". Esse título reflete a profunda devoção que tanto ele quanto as Irmãs tinham por Maria, reconhecendo-a como guia e protetora de suas obras. A espiritualidade mariana é um pilar fundamental do Instituto e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora é vivida e transmitida diariamente nas comunidades e instituições confiadas às FMA. Conheça algumas das Filhas de Maria Auxiliadora que fazem parte da Rede Salesiana Brasil e descubra como, diante dos desafios de 152 anos de história, elas vivem concretamente o ser “monumento vivo de Gratidão à Nossa Senhora Auxiliadora”: IRMÃ CELIA APPARECIDA DA SILVAInspetoria Nossa Senhora Aparecida - São Paulo “Para mim, hoje, como ontem, ser Monumento Vivo de Gratidão a Maria Auxiliadora é caminhar à luz do seu olhar, à escuta e em resposta ao ‘seu mandato’: “Fazei tudo o que meu Filho lhe disser’ (Jo 2,5), ‘reavivando com alegria e responsabilidade a nossa pertença radical a Jesus Cristo’ (CG. XXIV, n. 18). Manter os ‘olhos abertos para a hora de Deus que hoje, também, se manifesta no progresso humano e até mesmo em sua fragilidade’ (CG. XXIV, n. 18). Olhos abertos para a realidade - especialmente dos e das jovens no mundo de hoje - e empenho de ‘sinodalidade missionária’ como um estilo de vida que gera novas modalidades de participação, animação e governo (CG. XXIV, n. 35.2). Como Maria, na Anunciação, estarmos abertas à ação do Espírito e generosas no ‘sim’, ‘na busca de soluções para desaprender, aprender e reaprender’ (CG. XXIV, n. 4). Como Maria, em Caná, sermos presença feminina que intui, que vê, que providencia, que recorre e conduz à fonte da vida. Conscientes do amor que recebemos de Deus, sermos sempre portadoras desse amor, ‘valorizando as pessoas em todos os estágios da vida’ (CG. XXIV, n. 11).Abertas ao ‘da mihi animas’ e dispostas ao ‘cetera tolle’, sermos no dia a dia - com as luzes do Espírito Santo e o auxílio de Maria - transparências da bondade da nossa Mãe; sermos auxiliadoras com a Auxiliadora.Que nossa vida seja realmente um Magnificat aos olhos de Deus que nos criou, nos chamou, nos enviou e nos deu uma Mãe e Mestra em cuja escola podemos, como Dom Bosco, nos tornar sábias, humildes e fortes na fé, apontando para os(as) jovens Aquele que é o Caminho, a Verdade, a Vida!” IR. FRANCISCA DIAS PEREIRAInspetoria Maria Auxiliadora - Recife “Completando, no dia 24 de janeiro de 2025, 60 anos de vida consagrada, sinto-me feliz em celebrar os 152 anos de fundação do nosso Instituto. No hoje da história, em tempos novos e desafiadores, é possível ser Monumento Vivo de Gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora vivendo com fidelidade a própria vocação, cultivando um amor vivo, radical e comprometido como Maria, Mãe e Mestra nossa e das juventudes. Para ser esse Monumento Vivo de Gratidão a Nossa Senhora faz-se necessário ter, cotidianamente, o olhar voltado para Dom Bosco e Madre Mazzarello, isto é, para as origens, e, ao mesmo tempo, contemplar a realidade na qual estão imersos os jovens para trazer com vestes novas o carisma com o nosso jeito de ser, viver e agir. É importante alimentar forte o sentido de pertença para celebrar os 152 anos de fundação do nosso Instituto com fervor, alegria e entusiasmo em qualquer lugar, função ou missão que desempenhamos. Celebrando os 152 anos do Instituto das FMA, os nossos corações se elevam para agradecer a Deus a presença materna de Maria com a certeza de que, desde as origens, ‘foi ela quem tudo fez!’” IR. LILIANA MARIA DAOU LINDOSO Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - Manaus “Tenho 40 anos de Profissão Religiosa. Sou uma Filha de Maria Auxiliadora feliz e faço da minha vida doação na Casa Mamãe Margarida, Obra Social que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abuso sexual, maus tratos e negligências por parte de seus responsáveis. Na Casa Mamãe Margarida trabalhamos em três sistemas de atendimento: socioeducativo em meio aberto para 140 meninas; escola para 150 meninas com disfunção idade-série conveniada com a Secretaria de Educação do município de Manaus-Amazonas; e o acolhimento institucional para 20 crianças e adolescentes que sofreram de forma grave e abusiva ‘ataques’ contra suas vidas. Elas são o coração da Casa Mamãe Margarida. É por elas, que precisam de amor, que meu coração chora com seus sofrimentos e se alegra com suas vitórias. Nestes 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, me sinto uma feliz Religiosa, e vivo concretamente o chamado a ser ‘monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora’. Para cada menina que chega, digo com confiança e certeza que quem a trouxe à Casa Mamãe Margarida foi Maria, a nossa mãe e grande intercessora junto ao seu filho Jesus. Ser monumento vivo de gratidão é o compromisso de toda Filha de Maria Auxiliadora. A missão é exigente, mas nosso amor a Jesus e a Maria nos move diariamente a vivermos com muito amor, criatividade e confiança na Divina Providência. O lema que impulsiona a nossa ação é: Acolher, promover e defender a vida, em atenção a Palavra de Jesus, o Bom Pastor, que ‘veio para que todos tenham vida, e a tenham em abundância’!”  IR. MARIA AMÉRICO ROLIMInspetoria Maria Auxiliadora - Pernambuco “Para mim, o monumento de gratidão de Dom Bosco à Auxiliadora está vivo, hoje:- Na perseverança de tantas Filhas de Maria Auxiliadora que, ancoradas no amor fiel e sempre novo de Deus, recomeçam a cada amanhecer, confiantes na sua Palavra: ‘Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós: garantir-vos um futuro, uma esperança!’ (Jr 29,11); - No abraçar, com coragem e determinação, os caminhos de unificação das Inspetorias, processos às vezes dolorosos, mas assumidos na fé e no desejo de revitalizar o carisma, disponíveis a estar ‘em saída’ para os campos de missão que, como nos tempos de Joãozinho Bosco, Maria nos convida hoje a trabalhar;- No compromisso com a educação integral dos jovens nas unidades educacionais e socioeducativas, nas missões e nas atividades e processos pastorais, sendo presenças que geram vida no coração dos jovens, também no esforço para entrar nos pátios digitais que eles frequentam, acessíveis a todos que reconhecem a ‘corda que vibra’ no interior deles, que pulsa forte quando há confiança e empatia;- No cuidado da ‘casa comum’, que supõe abraçar um caminho sistemático de conversão à ecologia integral, nas trilhas das novas fronteiras geográficas e existenciais; - Nas ações concretas em resposta convite do Papa Francisco - Pacto Educativo Global – que expressam o compromisso de ‘promover um novo tipo de educação, que permita superar a atual globalização da indiferença e a cultura do descarte’.  O Monumento vivo se torna mais luminoso quando nos empenhamos em somar esforços para tornar possível ‘uma nova educação que fomente a transcendência da pessoa humana, o desenvolvimento humano integral e sustentável, o diálogo intercultural e religioso, a preservação do meio ambiente, os encontros pela paz e a abertura a Deus’.Há tantos outros processos em ato e ações empreendidas que garantem a qualidade e a visibilidade do Monumento vivo de gratidão, mas creio que ele se tornará visível e crível se nos empenharmos decididamente na assunção de novos caminhos para atuarmos em rede como Família Salesiana, cujos membros são os mais aptos a assegurar a fecundidade carismática em nossa missão educativa. Creio também na fecundidade vocacional, fruto de uma pastoral de processos continuados, avaliados e reprojetados em comunidades educativas que sejam ‘proposta vocacional para os jovens’ de hoje. Estou convicta de que a sinodalidade está em profunda sintonia com o Sistema Preventivo, de que no respeito e na acolhida das diferenças nos tornamos facilitadoras de uma comunicação que leva à paz. Que tal aprofundarmos a ‘presença criativa que abre para o inédito’ (XXIV CG, 23.24) também nas escolhas em favor dos jovens empobrecidos, cujos rostos são parte do Monumento vivo de gratidão de Dom Bosco a Maria Auxiliadora? É preciso acreditar na fecundidade da ação educativa, caminho de humanização, esperança de transformação da sociedade.”  A celebração dos 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é uma ocasião para reconhecer a contribuição inestimável das Irmãs Salesianas na formação de gerações de jovens em todo o mundo. Inspiradas pelo carisma salesiano e pelo exemplo de Nossa Senhora Auxiliadora, as FMA continuam a ser "monumentos vivos de gratidão" e um pilar de esperança para todos os que passam por suas instituições.

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