20/11/2023

Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil

Dia da Consciência Negra nas Presenças Salesianas do Brasil

Nesta segunda-feira (20), o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, oficialmente instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a memória da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi assassinado em 1695, na mesma data de hoje, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, diversos estudos buscam reconstruir a biografia desse personagem chave na história de resistência à escravidão no Brasil.

Engajadas na promoção de um mundo mais igualitário e justo, as presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB) dedicam-se à discussão de temáticas raciais, envolvendo alunos(as), atendidos(as), equipes e famílias em constantes debates sobre racismo e preconceito. Nesse contexto, conheça algumas personalidades e ações concretas protagonizadas pelas presenças da RSB:

 

GRANDE OTELO, DESTAQUE NO CINEMA E NA TELEVISÃO, É EX-ALUNO SALESIANO

Grande Otelo (1915 - 1993) foi um ex-aluno salesiano que se consagrou como o primeiro artista negro a ocupar uma posição de destaque no cinema e na televisão brasileira no século XX. Ele estudou no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, até o 3º ano do ginásio (atualmente, 8º ano do Ensino Fundamental). Otelo priorizava a educação e acreditava que ela conduziria as pessoas “para frente”, além de ser coroinha e ajudar nas missas.

Grande Otelo se chamava Sebastião Bernardes de Souza. O apelido pelo qual ficou conhecido nacionalmente começou na Companhia Lírica Nacional, onde o jovem tinha aulas de canto. O maestro da época julgava que, quando ele crescesse, poderia cantar a Ópera Otello, de Verdi. Pela sua pequena estatura, inicialmente ele era chamado de “Pequeno Otelo”, mas logo recebeu o apelido de “Grande Otelo”, em reconhecimento ao seu grande talento.

O Liceu Coração de Jesus foi a primeira escola de ensino profissional sistemático a funcionar em São Paulo e as artes sempre estiveram presentes na metodologia de ensino da escola. Havia uma grande variedade de cursos que o Liceu ministrava, incluindo música instrumental, música vocal, desenho, escultura e arte dramática. A construção do teatro (1904-1906) oportunizou o nascimento de expressivos grupos dramáticos e bandas musicais. Os alunos sabiam do valor dos espetáculos, sessões de cinema, concertos e conferências que eram realizados no local. Em 2011, o teatro foi reformado e recebeu o nome de Teatro Grande Otelo, em homenagem a um dos ex-alunos salesianos mais importantes do Brasil no campo das artes.

Confira mais detalhes na matéria do Boletim Salesiano Brasil.

 

ESTUDANTES DO COLÉGIO CASTELO (RJ) VISITAM COMUNIDADE QUILOMBOLA

No início do mês de novembro, o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, localizado no município de Quissamã, recebeu as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Castelo, localizado em Macaé (RJ). A comunidade histórica representa um dos maiores símbolos de resistência do Brasil. Os estudantes visitaram as origens do local e a contribuição para a formação cultural do município. Um dos destaques é o Memorial Machadinha, construído onde era o antigo salão comunitário.

A visita teve o objetivo de preparar os alunos e alunas para o projeto de fim de ano, onde eles vão falar e debater assuntos sobre Miscigenação da Cultura Brasileira. Além disso, durante a visita, foi descoberto que o Complexo Machadinha é formado pelas ruínas da Casa Grande, o antigo armazém, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio e o conjunto de senzalas totalmente restauradas. O Memorial é aberto para visitação, de quinta a domingo, além de feriados.

   

 

PROJETOS "ÁFRICA EM MIM" E "BAHIA EM CANTOS" NOS SALESIANOS BAHIA

Os Salesianos Bahia realizaram uma Mostra Cultural ressaltando aspectos identitários da herança cultural africana que a região possui em sua história. Ao todo, foram realizadas duas ações que tiveram sua culminância no dia 28 de outubro e fazem parte de um projeto de conversação e contextualização de temas sociais em sala de aula, que se alicerça na visão de um aprendizado a serviço da construção de um mundo melhor, alinhada à pedagogia de Dom Bosco e Madre Mazzarello e às exigências contemporâneas.

No Liceu Salesiano do Salvador, foi realizada uma celebração de identidade, diversidade e conexão profunda com o continente por meio do tema “A África em Mim”. As turmas da Educação Infantil mergulharam na beleza e no legado da ancestralidade com danças vibrantes e produções artísticas inspiradoras, em uma rica mistura de cores, ritmos e histórias reunidas em atividades que enalteceram contos africanos, sabores, aromas e biomas locais.

Como um território que compartilha uma ligação profunda com a África, a Bahia é reconhecida como um grande palco de cenário ancestral do continente. Exaltando essa conexão, o Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela, promoveu um momento de cultura baiana que homenageou o estado enquanto berço da civilização brasileira e lugar culturalmente icônico com o tema “Cantos e Encantos da Bahia”.

      

 

ALUNOS DO SALESIANO DOM BOSCO (RN) PARTICIPAM DE PROJETO SOBRE O COMBATE AO RACISMO NOS ESTÁDIOS

Representantes dos principais times de futebol do Rio Grande do Norte estiveram no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), no dia 15 de agosto deste ano, para participar de uma iniciativa sobre o combate ao racismo nos estádios. Durante o ano letivo, os alunos dos 8º anos dos turnos matutinos e vespertinos foram instigados a refletir sobre o racismo no cenário futebolístico. As atividades interdisciplinares ocorreram na sala de aula, na biblioteca, na sala maker, na área externa e na quadra da escola, envolvendo os professores das disciplinas de educação física, português, ensino religioso, empreendedorismo e história.

Partindo das discussões abordadas pelas disciplinas curriculares, foi proposta a criação de cartazes para alertar a comunidade estudantil sobre o tema “Racismo, preconceito e exclusão no futebol: que diferença faz a nossa cor?”. Por meio de uma votação, os estudantes escolheram entre as 42 artes produzidas aquela que melhor representou o tema. O grupo ganhador recebeu camisas dos times do RN autografadas pelos jogadores.

   

 

COLÉGIO SANTA TERESINHA (SP) PROMOVE AÇÃO CONTRA O PRECONCEITO   

Com o foco em lutar contra o racismo, os alunos do 8° ano, do Colégio Santa Teresinha, em São Paulo (SP), iniciaram um projeto contra o preconceito com uma Aula Magna que abordou temas sobre o racismo, o preconceito estrutural e a inclusão. Esse projeto teve início com o Bom Dia e seguirá até o final do ano com outras ações, seguindo o propósito do Colégio de formação integral e ética dos estudantes.

  


ALUNOS DO COLÉGIO LICEU SALESIANO DISCUTEM O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL

Visando o protagonismo do(as) estudantes e o desenvolvimento do senso crítico, o Colégio Liceu Salesiano, de Campinas (SP), realizou com a unidade curricular eletiva do itinerário formativo de Humanidades da 1ª série do Ensino Médio, o ONU JOVEM, que abordou ao longo do trimestre o tema: “Racismo Estrutural no Brasil: políticas antirracistas em contextos racistas e de segregação socioespacial”.

Durante o período, os alunos foram divididos em sete comitês que se encarregaram de pesquisar aspectos específicos sobre o tema central, tais como: dados e informações empíricas sobre casos de racismo no Brasil; as principais leis que tipificam o racismo e a injúria racial; o estatuto da igualdade racial; a lei que obriga a abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede de ensino e, por fim, a análise do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos sobre o racismo, bem como a apropriação do conceito de racismo estrutural tomando por base entrevistas dos professores Silvio Almeida e Djamila Ribeiro, referências acadêmicas no assunto. Ao fim das apresentações orais, foi promovida uma discussão aberta entre os alunos, mediada pelo professor.

   

 

COLÉGIO SÃO JOSÉ REALIZA DEBATE SOBRE O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Na manhã da última terça-feira (14), o professor Juliano, do Colégio São José, em Resende (RJ), conversou com os alunos durante o Bom Dia sobre "O que é UBUNTU" (nome do projeto de inculturação do Salê de Resende e que foi tema da 37ª Olimpíada Salesiana) e como essa filosofia é tão importante para as boas relações. O povo Bantus, originário da África do Sul, desenvolveu uma filosofia de vida que incentiva e valoriza a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, despertando em sua comunidade aquilo que aqui é chamado de “amor ao próximo”.

Essa foi uma ação que aconteceu no mês da Consciência Negra, que falou sobre o respeito ao próximo e como existe uma conexão entre todos, independente da cor. O mestre Juliano contou sobre o trabalho desenvolvido com os alunos nos jogos africanos, que inclusive foram apresentados no 2º ExpoSalê.

   

 

IR. CÉSAR FRANCISCO REFLETE SOBRE RACISMO ESTRUTURAL

A Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora publicou recentemente uma coluna abordando a temática sobre o Racismo Estrutural. Na publicação, escrita pelo Irmão Salesiano César Francisco, o religioso destaca uma frase que o acompanhou ao longo de sua jornada vocacional: "Com Dom Bosco e com os tempos". Ele observa a atuação pastoral de Dom Bosco, enfatizando a não indiferença do fundador diante das realidades que o cercavam, especialmente no que diz respeito à formação e ao bem-estar da juventude. O religioso Salesiano realiza, ainda, uma reflexão sobre o racismo estrutural, abordando as situações cotidianas que geram conflitos na vida dos jovens, destacando o racismo como uma expressão desse problema. Clique aqui e confira na íntegra.

 

UNISALES PROMOVE EVENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PSICOLOGIA ANTIRRACISTA

Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória (ES), realiza nesta terça-feira (21), o evento “Formação e Clínica: Partilhando a Construção de uma Psicologia Antirracista”. A ação vai acontecer em dois momentos, no Auditório do UniSales, entre 8h e 11h, e de 19h às 22h.

O evento será dirigido pelas palestrantes Ivana Carneiro Botelho, Luanna Del Carmen Barbosa Mattanó e Sabrina Ribeiro Cordeiro. A participação na palestra garante aos estudantes 3h de Atividades Complementares (ACC). O evento é aberto ao público e voltado para todos os discentes, docentes e educadores do UniSales. Para participar, é preciso realizar a inscrição prévia na página do evento na Plataforma Sympla.

 

10 FILMES SOBRE CULTURA NEGRA

A Inspetoria São João Bosco selecionou 10 filmes e curtas-metragens que promovem reflexões sobre a Cultura Negra, a superação do preconceito e a valorização da ancestralidade. Dentro da perspectiva do Sistema Preventivo de Dom Bosco, a iniciativa incentiva a reflexão e fomenta a promoção da cultura da acolhida e do diálogo nos ambientes salesianos, bem como nos relacionamentos interpessoais do dia a dia. Conheça a seleção completa de obras audiovisuais sobre a temática clicando aqui.

 

PALESTRA NA ESCOLA DOM BOSCO RECIFE LEVANTA REFLEXÕES SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

Na última quinta-feira (16), a Escola Dom Bosco, de Recife (PE), realizou uma iniciativa marcante em celebração ao mês da Consciência Negra. A ação, que contou com a participação dos colaboradores, teve como objetivo principal discutir questões relacionadas ao empoderamento preto, destacando a importância de fatores classistas e sociais.

Os participantes foram incentivados a refletir sobre a importância de promover mudanças substanciais na estrutura social, que vão além de gestos simbólicos. A palestra proporcionou uma oportunidade valiosa de expansão de horizontes e aprofundamento de compreensões sobre as complexas dinâmicas sociais que moldam a experiência da comunidade preta no Brasil.

  

 

PROJETO ANTIRRACISTA NO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, DE AMERICANA (SP)

A Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Americana (SP), Paula Parolin, relatou como foi pensado e desenvolvido o projeto antirracismo junto aos alunos e professores:

“Em primeiro lugar, voltamo-nos para a forma como a cultura e vivência negra eram realizadas em nossa escola, por isso foi enviada uma pesquisa para todos os professores e descobrimos que existiam ações voltadas para a questão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, surgiu a dúvida: ‘O que está faltando então?’ Por meio de uma análise mais aprofundada, percebemos que faltavam ações que visassem a representatividade, ou seja, que a cultura e história negra não fossem ensinadas como subserviência, mas sim como potência, beleza e emancipação.

Decidimos iniciar com os professores, através de uma apresentação e roda de conversa baseados nos conceitos de Bárbara Carini, Djamila Ribeiro, Silvio Almeida e Cida Bento. O objetivo era sensibilizá-los para o tema e solucionar as dúvidas que possuíam, além de pensar perspectivas sobre como trabalhar a representatividade negra em todas as disciplinas (sim, de matemática à filosofia, de biologia à língua portuguesa) e em todas as salas (das brincadeiras do infantil às discussões essenciais do médio).

Depois, foi o momento de sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental II, uma vez que essa etapa é essencial na construção da personalidade do ser humano. E conseguimos por meio da colaboração da Coordenadora Jumara Biaggi, da Orientadora Paula Parolin, do Diretor de Pastoral Ir. César, da equipe de Professores (em especial os de Conivência e Ética: Roberto Machado, Kelly Z. e Mirielly Carrara), construir com os alunos oficinas antirracistas coordenadas pela Estagiária em Psicologia Social, Maria Antonia Bonfante (vale pontuar que esta possui vasta experiência no Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Unisal). A representatividade foi trabalhada nas oficinas levando em consideração a faixa-etária dos alunos [...]

E para coroar, na quinta-feira (16), foi realizada a palestra ‘Dia 20/11 não tem aula? Por quê?’, despertando a curiosidade e a compreensão deste feriado tão importante para a sociedade brasileira e difundindo a história do povo negro, com destaque para Zumbi e ao Quilombo dos Palmares. Precisamos conhecer mais a história do povo brasileiro de forma integral para construirmos uma sociedade mais justa, solidária, sustentável e inclusiva. Temos um Projeto e gostaríamos de compartilhar com mais pessoas, para construirmos uma sociedade antirracista”.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

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