Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"
28/08/2025

Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"

Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"
Foto: Canção Nova

Instigado a voltar a mim mesmo, entrei em meu íntimo, sob tua guia e o consegui, porque tu te fizeste meu auxílio (cf. Sl 29,11). Entrei e com certo olhar da alma, acima do olhar comum da alma, acima de minha mente, vi a luz imutável. Não era como a luz terena e evidente para todo ser humano. Diria muito pouco se afirmasse que era apenas uma luz muito, muito mais brilhante do que a comum, ou tão intensa que penetrava todas as coisas. Não era assim, mas outra coisa, inteiramente diferente de tudo isto. Também não estava acima de minha mente como óleo sobre a água nem como o céu sobre a terra, mas mais alta, porque ela me fez, e eu, mais baixo, porque feito por ela. Quem conhece a verdade, conhece esta luz. 

Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade! Tu és o meu Deus, por ti suspiro dia e noite. Desde que te conheci, tu me elevaste para ver que quem eu via, era, e eu, que via, ainda não era. E reverberaste sobre a mesquinhez de minha pessoa, irradiando sobre mim com toda a força. E eu tremia de amor e de horror. Vi-me longe de ti, no país da dessemelhança, como que ouvindo tua voz lá do alto: “Eu sou o alimento dos grandes. Cresce e me comerás. Não me mudarás em ti como o alimento de teu corpo, mas tu te mudarás em mim”. 

E eu procurava o meio de obter forças, para tornar-me idôneo a te degustar e não o encontrava até que abracei o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2,5), que é Deus acima de tudo, bendito pelos séculos (Rm 9,5). Ele me chamava e dizia: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). E o alimento que eu não era capaz de tomar se uniu à minha carne, pois o Verbo se fez carne (Jo 1,14), para dar à nossa infância o leite de tua sabedoria, pela qual tudo criaste. 

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. E aí te procurava e lançava-me nada belo ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste e rompeste minha surdez, brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.

Fique com a música "Confissões", do projeto Sola, que apresenta um trecho da oração de Santo Agostinho:

Dos Livros das  Confissões, de Santo Agostinho, bispo
(Lib. 7,10.18;10,27: CSEL 33,157-163.255) (Séc.V)

 

Mais Recentes

União e Estratégia: Brasília Sedia Assembleia Geral Ordinária da RSB

Lideranças dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora reúnem-se no Escritório Nacional da RSB para consolidar estratégias de gestão em rede em prol das juventudes. Nesta sexta-feira (24), o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), é o cenário de um dos momentos mais estratégicos para a governança da instituição: a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da RSB. O encontro presencial reúne os inspetores e inspetoras de todo o Brasil para avaliar a caminhada conjunta e traçar as diretrizes estratégicas que nortearão a missão salesiana nos próximos ciclos. Missão "Insieme": A Força da Rede A Assembleia da RSB representa o ápice do trabalho sinodal, unindo a Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB) e a Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). O encontro é um espaço privilegiado para o diálogo fraterno, onde a pluralidade das realidades regionais se encontra em uma visão educativa compartilhada. Embora o caráter da reunião seja estratégico e voltado para temas de gestão e sustentabilidade da Rede, o propósito final permanece inalterado: garantir a excelência da educação integral e a eficácia da evangelização de milhares de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelas instituições salesianas de norte a sul do país. Planejamento e Inovação Durante a jornada de trabalho em Brasília, os membros da Assembleia analisam os resultados das ações em rede e projetam inovações que respondam aos desafios contemporâneos da sociedade. A integração entre as áreas de comunicação, pastoral, escolas e ação social é um dos pilares discutidos para fortalecer a identidade salesiana e o impacto das unidades educativas e sociais. Assessorados pelos diretores executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, estiveram presentes na Assembleia: Pe. Ricardo Carlos - Presidente Ir. Alaíde Deretti - Vice-Presidente Ir. Maria Américo Rolim;  Ir. Maria Ivone Ranghetti;  Ir. Raquielle Casemiro Pereira;  Ir. Teresinha Ambrosim;  Ir. Terezinha de Jesus Oliveira dos Santos;  Pe. Adalberto Alves de Jesus;  Pe. Ademir Ricardo Cwendrych;  Pe. Alexandre Luiz de Oliveira;  Pe. Francisco Inácio Vieira Junior;  Pe. Philippe Robert Jean Bauzière; Também estiveram presentes a Ir. Paola Battagliola e Pe. Hector Gabriel Romero os visitadores da região;  O momento também contou com as presenças da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da assessora jurídica da RSB, Vanessa Martins. A realização da AGO reafirma o compromisso com uma gestão transparente e profundamente inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. É o momento de renovar a esperança e unir forças para que, juntos, os educadores salesianos continuem construindo caminhos de excelência que transformam vidas. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Unidade e Planejamento: Brasília Recebe Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL

Encontro na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB) reúne inspetores de todo o país para alinhar as diretrizes estratégicas e fortalecer a missão de Dom Bosco em território nacional. Nesta quinta-feira, 23 de abril, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), sedia a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). O encontro presencial congrega os inspetores das inspetorias salesianas do país e lideranças nacionais para um momento fundamental de discernimento, avaliação e planejamento das atividades comuns da congregação no Brasil. Articulação e Fortalecimento da Missão A Assembleia da CISBRASIL consolida-se como o espaço privilegiado para a discussão de temas carismáticos, congregacionais e jurídicos que impactam a presença salesiana de norte a sul. Durante a reunião, as lideranças buscam definir estratégias que potencializem o trabalho em rede, focando na integração das frentes de atuação: pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. O caráter estratégico do encontro permite uma partilha profunda sobre os desafios contemporâneos da missão, garantindo que as ações das inspetorias estejam alinhadas ao carisma de Dom Bosco e voltadas, prioritariamente, para o atendimento e a formação integral das juventudes. Trabalho em Rede e Sinergia Nacional A realização da AGO no Escritório Nacional da RSB reforça o papel da CISBRASIL como articuladora da missão salesiana no Brasil. O encontro é uma oportunidade para que os inspetores e coordenadores nacionais de áreas estratégicas (como paróquias, formação e pastoral) pactuem metas que promovam a unidade e a eficiência das obras salesianas. Estiveram presentes na AGO da CISBRASIL: Pe. Adalberto Alves de Jesus  Pe. Ademir Ricardo Cwendrych  Pe. Alexandre Luiz de Oliveira  Pe. Cássio Rodrigo de Oliveira Pe. Francisco Alves de Lima Pe. Francisco Inácio Vieira Junior  Pe. Hector Gabriel  Pe. Philippe Robert Jean Bauzière Pe. Ricardo Carlos  Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior Ao final desta jornada de trabalho, a Assembleia reafirma o compromisso dos Salesianos de Dom Bosco com uma gestão profissional e pastoralmente dedicada, visando sempre a construção de uma sociedade mais justa e o protagonismo dos jovens em seus projetos de vida. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Sinergia e Missão: Brasília Sedia Assembleia Geral Ordinária da CIB

Encontro presencial na capital federal reúne lideranças das Filhas de Maria Auxiliadora para alinhar estratégias nacionais e fortalecer a presença educativa-pastoral em todo o Brasil. Nesta quinta-feira, 23 de abril, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recebe a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). O encontro presencial representa um momento vital de governança e comunhão, onde as inspetoras e delegadas da conferência se reúnem para dialogar sobre os rumos da missão das FMA em território nacional. Diálogo Estratégico e Trabalho Sinodal Realizada tradicionalmente nos meses de abril e novembro, a Assembleia é o espaço primordial para o exercício da sinodalidade. No centro das discussões, está o fortalecimento da ação formativa, educativa e evangelizadora, buscando respostas integradas para as necessidades contemporâneas das juventudes brasileiras. Embora as pautas envolvam decisões estratégicas institucionais, o foco permanece fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello: garantir que a presença salesiana em cada região do país seja dinâmica, colaborativa e de alto impacto social e pastoral para as juventudes. Avaliação e Planejamento em Rede A reunião em Brasília permite que as lideranças avaliem as iniciativas em curso e projetem os próximos passos do plano de ação da Conferência. A troca de experiências entre as diversas inspetorias é o que sustenta a unidade da CIB, permitindo que projetos exitosos em uma região possam inspirar e fortalecer a rede como um todo. Estiveram presentes para a AGO: Ir. Alaíde Deretti  Ir. Áurea Martins Lopes Ir. Ingrid Stephanie Gomes  Ir. Maria Américo Rolim  Ir. Maria Ivone Ranghetti  Ir. Paola Battagliola  Ir. Raquielle Casemiro Pereira  Ir. Silvia Aparecida da Silva Ir. Teresinha Ambrosim  Ir. Terezinha de Jesus Oliveira dos Santos  A realização desta AGO no Escritório Nacional da RSB sublinha a importância da integração entre as forças da Família Salesiana, reafirmando o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma conectada, valorizando a corresponsabilidade e a visão profética em prol da educação e da transformação de vidas em todo o Brasil. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil