Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"
28/08/2025

Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"

Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"
Foto: Canção Nova

Instigado a voltar a mim mesmo, entrei em meu íntimo, sob tua guia e o consegui, porque tu te fizeste meu auxílio (cf. Sl 29,11). Entrei e com certo olhar da alma, acima do olhar comum da alma, acima de minha mente, vi a luz imutável. Não era como a luz terena e evidente para todo ser humano. Diria muito pouco se afirmasse que era apenas uma luz muito, muito mais brilhante do que a comum, ou tão intensa que penetrava todas as coisas. Não era assim, mas outra coisa, inteiramente diferente de tudo isto. Também não estava acima de minha mente como óleo sobre a água nem como o céu sobre a terra, mas mais alta, porque ela me fez, e eu, mais baixo, porque feito por ela. Quem conhece a verdade, conhece esta luz. 

Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade! Tu és o meu Deus, por ti suspiro dia e noite. Desde que te conheci, tu me elevaste para ver que quem eu via, era, e eu, que via, ainda não era. E reverberaste sobre a mesquinhez de minha pessoa, irradiando sobre mim com toda a força. E eu tremia de amor e de horror. Vi-me longe de ti, no país da dessemelhança, como que ouvindo tua voz lá do alto: “Eu sou o alimento dos grandes. Cresce e me comerás. Não me mudarás em ti como o alimento de teu corpo, mas tu te mudarás em mim”. 

E eu procurava o meio de obter forças, para tornar-me idôneo a te degustar e não o encontrava até que abracei o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2,5), que é Deus acima de tudo, bendito pelos séculos (Rm 9,5). Ele me chamava e dizia: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). E o alimento que eu não era capaz de tomar se uniu à minha carne, pois o Verbo se fez carne (Jo 1,14), para dar à nossa infância o leite de tua sabedoria, pela qual tudo criaste. 

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. E aí te procurava e lançava-me nada belo ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste e rompeste minha surdez, brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.

Fique com a música "Confissões", do projeto Sola, que apresenta um trecho da oração de Santo Agostinho:

Dos Livros das  Confissões, de Santo Agostinho, bispo
(Lib. 7,10.18;10,27: CSEL 33,157-163.255) (Séc.V)

 

Mais Recentes

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Referentes das Áreas da Pastoral Juvenil se reúnem para celebrar e projetar a caminhada pastoral

No dia 15 de dezembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP), a equipe do Âmbito da Pastoral Juvenil se encontrou para a última reunião do ano. Marcaram presença: Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (Coordenadora), Irmã Gisele Coelho (Animação Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana), Irmã Lúcia Jacinta Finassi (Escolas), Irmã Luana de Oliveira (VIDES), Irmã Valentina Hurtado (Missão), Irmã Miriam Angélica L. dos Santos (Ação Social), Irmã Cleonice Lourenço (Pastoral Universitária), Irmã Denize Salvador (Catequese) e Isadora (Assessora da Pastoral). A manhã começou com a oração conduzida por Irmã Cleonice, a partir de uma reflexão bíblica do texto de Mateus (21, 21-27). Em seguida, o grupo recordou as diversas ações ocorridas após o encontro presencial de outubro, partilhando e avaliando as atividades. Agradecidas pelo fecundo ano de 2025, projetaram juntas as ações para o próximo ano, revendo o calendário e sonhando novos projetos. Após um momento de confraternização, o grupo seguiu com os planejamentos, estruturação do projeto de pastoral e a redação da última circular coral do ano. Em clima festivo e de gratidão, encerraram este encontro com votos de boas festas e de um 2026 abençoado e repleto de novas propostas, sonhos e ações.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil