Dom Bosco e o sonho profético com Brasília
21/04/2023

Dom Bosco e o sonho profético com Brasília

Dom Bosco e o sonho profético com Brasília

Há 63 anos atrás, no dia 21 de abril, nascia Brasília, a nova capital federal do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente. Porém, muito antes de Juscelino Kubitschek projetar a cidade, Dom Bosco já havia profetizado a existência de uma "terra prometida" entre os paralelos 15 e 20 do globo terrestre, exatamente onde Brasília foi construída anos depois. Mas a ligação do Santo dos Jovens com a capital federal não para por aí, a Ordem dos Salesianos foi a primeira a chegar ao Distrito Federal e já estava nos acampamentos dos trabalhadores desde 1956, bem no início das obras.

Devido a todo esse contexto histórico, foi conferido a Dom Bosco o título de co-padroeiro de Brasília, recheando a capital federal de pontos turísticos/religiosos que homenageiam o Pai e Mestre da Juventude. Confira:

SANTUÁRIO DOM BOSCO 

Com seus mosaicos azulados e arquitetura moderna, o Santuário é um local de beleza única. Além de possuir uma cripta que abriga a relíquia de Dom Bosco, o Santuário também é ponto turístico de Brasília e palco de grandes celebrações eucarísticas.

   

PARQUE ECOLÓGICO DOM BOSCO

Localizado na beira do Lago Paranoá, próximo à barragem, o parque oferece aos visitantes paisagens exuberantes e, além de trilhas dentro do cerrado nativo, também abriga a Ermida Dom Bosco.

   

ERMIDA DOM BOSCO

A Ermida Dom Bosco foi o primeiro templo de alvenaria construído em Brasília, antes mesmo do Lago Paranoá existir. Projetada por Oscar Niemeyer, abriga, desde 1962, uma imagem de Dom Bosco vinda diretamente da Itália, país natal do Santo dos Jovens.

   

CATEDRAL DE BRASÍLIA

O ponto turístico, apesar de não receber o nome de Dom Bosco, abriga uma estátua de mármore que pesa duas toneladas e foi esculpida pelo artista italiano de Turim, Mestre Mauro Baldasari. Na peça presa atrás da imagem do Santo Salesiano, os desenhos correspondem às cenas que representam os sonhos de Dom Bosco, como no lado esquerdo, onde há a imagem da Catedral da cidade, localizada entre os paralelos 15 e 20 do globo terrestre, conforme seu sonho profético que previa, nesse local, o nascimento de uma nova civilização na “terra prometida”.

   

PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO

A Igreja da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante foi um dos primeiros centros religiosos do Distrito Federal e a história da Paróquia tem início antes mesmo da construção de Brasília. O responsável pela concretização do sonho de construir uma igreja na antiga Cidade Livre foi Padre Roque Valiati Baptista, que chegou ao local em 18 de abril de 1956. Padre Roque contou com o apoio, o suor e a fé dos candangos que viviam nos barracos de madeirite da região.

   

COLÉGIO DOM BOSCO (ATUAL ESCOLA SALESIANA BRASÍLIA - ESB)

Em 24 de novembro de 1959, foi lançada a pedra fundamental do novo Colégio Dom Bosco no Plano Piloto, em Brasília. Em 30 de agosto do ano seguinte a construção ficou pronta, tornando a instituição a primeira escola particular da capital federal. Hoje, o Colégio Salesiano Dom Bosco se uniu ao antigo Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), criando a atual Escola Salesiana Brasília (ESB).

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Referentes das Áreas da Pastoral Juvenil se reúnem para celebrar e projetar a caminhada pastoral

No dia 15 de dezembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP), a equipe do Âmbito da Pastoral Juvenil se encontrou para a última reunião do ano. Marcaram presença: Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (Coordenadora), Irmã Gisele Coelho (Animação Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana), Irmã Lúcia Jacinta Finassi (Escolas), Irmã Luana de Oliveira (VIDES), Irmã Valentina Hurtado (Missão), Irmã Miriam Angélica L. dos Santos (Ação Social), Irmã Cleonice Lourenço (Pastoral Universitária), Irmã Denize Salvador (Catequese) e Isadora (Assessora da Pastoral). A manhã começou com a oração conduzida por Irmã Cleonice, a partir de uma reflexão bíblica do texto de Mateus (21, 21-27). Em seguida, o grupo recordou as diversas ações ocorridas após o encontro presencial de outubro, partilhando e avaliando as atividades. Agradecidas pelo fecundo ano de 2025, projetaram juntas as ações para o próximo ano, revendo o calendário e sonhando novos projetos. Após um momento de confraternização, o grupo seguiu com os planejamentos, estruturação do projeto de pastoral e a redação da última circular coral do ano. Em clima festivo e de gratidão, encerraram este encontro com votos de boas festas e de um 2026 abençoado e repleto de novas propostas, sonhos e ações.

Instituto Teresa Valsé é 1º Lugar Geral do Brasil no TBR - Torneio Brasil de Robótica

Uberlândia (MG) — O Instituto Teresa Valsé foi um dos destaques da Etapa Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizada neste final de semana, em Belo Horizonte. A competição reuniu equipes de diferentes regiões do país, incluindo diversas escolas de Uberlândia, entre elas o Instituto Teresa Valsé, cujos estudantes conquistaram o 1º Lugar Geral nacional e somaram cinco classificações no pódio, resultado de uma caminhada construída com estudo, dedicação, parceria e propósito. A caminhada até o Nacional começou dentro da própria escola, no Torneio Interno de Robótica, que selecionou as equipes para o Torneio Regional, etapa classificatória para a fase nacional. Foram meses de preparação, testes, ajustes, aprendizados e desafios superados até chegar ao maior palco da robótica educacional brasileira. Na competição nacional, os estudantes mostraram que a robótica, quando vivida como prática pedagógica, vai muito além de montar robôs. Ela desenvolve pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, cooperação e protagonismo — competências essenciais para o presente e para o futuro. Os resultados confirmam esse caminho: •    Hiper Tech — 1º Lugar Geral (Categoria Middle 2)•    Titans Tech — 1º Lugar no Desafio Prático (Middle 2)•    Hiper Tech — 2º Lugar no Desafio Prático (Middle 2)•    McQueen Bots — 2º Lugar no Desafio Prático (Middle 1)•    Titans Tech — 3º Lugar Geral (Middle 2) A equipe Nature Botz também teve participação significativa, enfrentando cada desafio com coragem e espírito de equipe, reforçando que, no Instituto Teresa Valsé, cada etapa da jornada importa. Na robótica educacional, aprender, tentar ajustar e seguir juntos faz parte da formação.Para a Diretora Geral do Instituto Teresa Valsé, Irmã Rosa Idália Pesca, a robótica no ITV é vivida como uma prática pedagógica e formativa. Ao longo do percurso, os estudantes aprenderam a enfrentar desafios reais, a trabalhar em equipe, a respeitar o tempo do outro e a transformar erros em aprendizado - valores que traduzem o jeito salesiano de educar e acompanham os jovens para além das competições. As conquistas nacionais são fruto de um trabalho construído em parceria entre escola, educadores, estudantes e famílias, e refletem a confiança no potencial de cada jovem.  As classificações nacionais no TBR colocam o Instituto Teresa Valsé em evidência no cenário da robótica educacional brasileira e revelam um trabalho contínuo, feito com intencionalidade pedagógica, acompanhamento próximo e confiança no potencial de cada estudante.   Sheila Nogueira - Comunicação e Marketing do Instituto Teresa Valsé  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil