29/04/2024

Festa da Gratidão Mundial 2024

Festa da Gratidão Mundial 2024
Fotos: Província Moçambicana de São João Bosco (MOZ)

O dia 26 de abril foi marcado pelas celebrações da Festa da Gratidão Mundial 2024, momento em que todas as comunidades do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no mundo manifestam sua gratidão pela missão com as juventudes e pelo “sim” generoso da Madre Geral, Ir. Chiara Cazzuola, para estar à frente do Instituto. Este ano, o evento acontece em Maputo, Moçambique, e para além do dia da Festa, conta com visitas da Madre Chiara às comunidades moçambicanas por causa das distâncias.

A celebração da Festa da Gratidão Mundial deste ano aconteceu na Casa São João Bosco, em Infulene, Moçambique. Iniciando com as Boas-Vindas da Madre, a Celebração Eucarística do dia foi presidida pelo Monsenhor João Carlos Hatoa Nunes, Arcebispo de Maputo, e concelebrada por dois bispos auxiliares e outros sacerdotes. Na homilia, o bispo auxiliar Dom Osório Citora convidou a todos para serem construtores de paz. Em sequência, houve um momento de fala de Madre Chiara, seguido do Ato Cultural, trazendo toda a diversidade, cores e danças características de Moçambique. Depois do Ato Cultural, Madre Chiara foi visitar a sala das prendas da CIAM.

Confira a gravação da Festa da Gratidão Mundial clicando aqui.

         

Por causa das distâncias e dificuldades de deslocamento das comunidades, de 23 de abril a 03 de maio, Madre Chiara percorrerá um itinerário de visitas como parte das celebrações da Festa da Gratidão Mundial 2024. Confira um pouco do que já aconteceu e as próximas visitações que estão programadas:

 

CHEGADA A MOÇAMBIQUE

Na última terça-feira (23), a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Chiara Cazzuola, chegou ao Aeroporto Internacional de Maputo, em Moçambique, com as Inspetoras da Conferência CIAM de África e Madagáscar. A religiosa foi recebida por FMA, SDB, Ex-alunas e pelas Comunidades Educativas das presenças educativas do sul de Moçambique, tudo ao ritmo das danças tradicionais Xigubo e Galanga, contando com muitas palmas, tambores e cantorias.

    

CASA PROVINCIAL JARDIM

Ainda na terça-feira (23), a Madre é acolhida tradicionalmente pelos Salesianos Cooperadores e jovens do Centro de alfabetização da casa Madre Roseta com cantos e danças na presença das FMA, SDB e A.A. Foi-lhe oferecida a capulana, símbolo da mulher moçambicana e uma bilha com água para saciar a sede, bem como o cesto, sinal da luta do dia a dia das famílias para a sobrevivência e a peneira, símbolo do discernimento. Por fim, a Madre manifestou a sua alegria e gratidão pelo caloroso acolhimento.

Mais tarde, no mesmo dia, Ir. Chiara é acolhida pelas irmãs moçambicanas que, com um canto, expressaram que Dom Bosco, Maria Mazzarello e o carisma estão entrando em África. No fim, Madre Chiara proferiu o primeiro Boa Noite na Província Moçambicana de São João Bosco (MOZ) e manifestou a sua gratidão pelo acolhimento e disponibilidade da MOZ em aceitar a realização da Festa de Gratidão.

    

ESCOLA INFANTIL MADRE ROSETA DO JARDIM

Na manhã da última quarta-feira (24), Madre Chiara foi recebida na Escola Infantil Madre Roseta do Jardim para o Bom Dia, onde foi acolhida com alegria e entusiasmo pelas crianças e ainda ofereceu o tradicional “chupa chupa”.

    

SEDE DA NUNCIATURA

No fim da manhã, Madre Chiara esteve com o Núncio Apostólico, Sr. Luís Miguel Munoz Cárdaba, na sede da Nunciatura. Ela estava acompanhada pela Ir. Carolina Ilda, provincial de Moçambique; Ir. Ivete Badini, Presidente da CIAM e Sr. Marie Dominique, provincial do sul do Sudão.

 

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOM BOSCO JARDIM

Ao ritmo do batuque, Madre Chiara foi acolhida no Centro de Formação Profissional Dom Bosco - Jardim, onde visitou as instalações do centro educativo feminino. As educandas deram as boas vindas com o canto e a dança, o hino da Festa de Gratidão e o poema "África, essa sou eu". Na ocasião, Madre Chiara e as inspetoras da CIAM receberam almofadas para que, como Dom Bosco, continuem a sonhar e a fazer sonhar. Por fim, a Madre teceu palavras de agradecimento e convidou as alunas a aproveitarem o ambiente educativo para continuarem a viver a alegria expressa no canto e na dança.

    

ENCONTRO COM O ARCEBISPO DE MAPUTO

Ainda na quarta-feira (24), por voltas das 15h30, hora local, Madre Chiara chegou ao Paço Espiscopal para o encontro com o Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos Nunes, e os bispos auxiliares: Dom Tonito e Dom Osório. Ao fim do dia, Madre Chiara reuniu-se com o Conselho provincial.

 

ESCOLA COMUNITÁRIA MARIA AUXILIADORA DE NAMAACHA

Na quinta-feira (25), Madre Chiara foi acolhida pelas FMA da Família Salesiana de Namaacha na Escola Comunitária Maria Auxiliadora entre cantos e gritos de alegria. Duas crianças abençoaram a Madre com a oração em preparação da Festa de Gratidão. Além disso, muitas danças e declarações coloriram a visita.

Na complexa obra da Escola, Madre Chiara visitou as obras da comunidade: Centro de Acolhimento para meninas em situação de risco, sala de costura, padaria e escolinha. Reuniu-se separadamente com a Família Salesiana e com os noviços Salesianos, animando-os a perceber no silêncio do coração a vontade de Deus sobre cada um deles.

       

COMUNIDADE SÃO JOÃO BOSCO - CASA DE FORMAÇÃO

Na tarde da quinta-feira (25), Madre Chiara visitou a comunidade São João Bosco - Casa de Formação, berço da província, onde foi acolhida pelas FMA, Ex-Alunas e formandas. A Madre foi convidada a plantar uma árvore de jacarandá. Ao plantar esta árvore de sombra, para além de contribuir para o cuidado do meio ambiente, o gesto quer significar bênção para a província moçambicana para que o trabalho formativo confiado à comunidade seja fecundo e que Deus envie santas vocações. Na ocasião, Madre Chiara teve encontros com as irmãs das duas comunidades e com as formandas.

                                                                         

PEMBA - CAPITAL DE CABO DELGADO

No sábado (27), logo após a Festa da Gratidão Mundial, Madre Chiara escalou para Pemba, capital de Cabo Delgado. Lá, foi acolhida no aeroporto de Pemba pelo grupo da ADMA e toda a Comunidade Educativa da Escola Comunitária Maria Mazzarello. Na comunidade das FMA, o acolhimento consistiu na entrega de duas pombas brancas que simbolizam a paz. A Madre, portanto, foi acolhida como mensageira e profeta da paz, recebendo também uma peneira símbolo de discernimento.

       

PRÓXIMAS VISITAS:

30/04: Inharrime

02/05: Moatize

03/05: Jardim – Maputo

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Salesianos do Brasil Realizam 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL em Brasília

Unidade e planejamento em destaque para o futuro da missão salesiana Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), a 29ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). Reunindo representantes das seis inspetorias do país, o encontro abordou aspectos carismáticos, congregacionais e jurídicos, com o objetivo de discutir, discernir e definir as atividades de interesse comum para o próximo ano. O evento contou com a participação de lideranças fundamentais da congregação, como o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul; o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório; e o Pe. Sergio Augusto Baldini, Secretário Executivo da CISBRASIL. Além disso, marcaram presença os coordenadores nacionais de diversas áreas estratégicas: Pe. Francisco Alves de Lima, coordenador nacional da comissão de paróquias e santuários salesianos, responsável pelas 70 paróquias salesianas no Brasil; Pe. José Ricardo Mole, Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana; Pe. Ademir Lima de Oliveira, Coordenador Nacional da Comissão de Formação. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetoria São João Bosco (BBH) – Pe. Natale Vitali Forti; Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) – Pe. Ricardo Carlos; Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes discutiram estratégias para fortalecer as ações da Rede Salesiana no Brasil, especialmente no âmbito da pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. Entre os temas destacados, a partilha das atividades de cada inspetoria e a integração do trabalho pastoral foram pontos-chave, evidenciando o compromisso conjunto em expandir a missão de Dom Bosco no país. A Assembleia reforçou o papel da CISBRASIL como articuladora das atividades salesianas em todo o território nacional, destacando o valor da união, da partilha e do planejamento estratégico para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. A 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL reafirmou o compromisso dos Salesianos com a formação integral de jovens, especialmente os mais vulneráveis, alinhando-se ao carisma salesiano e à busca por construir uma sociedade mais justa e solidária. “O grande objetivo desta assembleia é acompanharmos todos os projetos que foram priorizados para 2025 e avaliar a dimensão educativo-pastoral salesiana em todo o âmbito nacional.” destacou o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL. Assessoria de Comunicação da RSB

Filhas de Maria Auxiliadora Realizam 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB

Evento reúne lideranças das FMA para alinhamento carismático e congregacional em Brasília. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), acolheu a 30ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB). Reunindo as representantes das quatro inspetorias que coordenam as ações da congregação em todo o Brasil, o encontro foi um marco para a partilha, avaliação e projeção dos projetos em comum, seguindo as perspectivas carismática, congregacional e jurídica. A reunião contou com a presença da Conselheira Geral de Roma, visitadora e referente da CIB, Ir. Paola Battagliola; Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil e secretária executiva da CIB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, bem como das Inspetoras e representantes de cada uma das quatro Inspetorias das FMA no Brasil: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; e Ir. Maria Ivone, Vice-inspetora. Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Maria Adriana Gomes da Silva - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora. Também marcaram presença a Ir. Maria Ivone Ranghetti, Vice-inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; a Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional e Inspetorial para a Pastoral Juvenil; a Ir. Tereza Cristina Domiciano, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; e a Ir. Maria Américo Rolim, Responsável pela Formação na Inspetoria Madre Mazzarello. Participou de forma online a Ir. Nádia Caetano, Coordenadora Inspetorial para a Pastoral Juvenil. Entre os assuntos abordados, destacou-se o acompanhamento das iniciativas em andamento e os desafios da atuação em rede. Em uma fala inspiradora, a Irmã Alaíde Deretti, destacou que a “expectativa é de muita esperança, pois, como Igreja, queremos ser peregrinos da esperança, e essa não pode faltar em nossa caminhada como Rede, como CIB e em todo nosso processo em nível nacional.” A irmã completou dizendo que para 2025, a CIB planeja avançar no plano de ação pastoral em nível nacional, com expectativas muito positivas. Quanto à educação e à ação social, as propostas serão apresentadas na reunião da Rede, que acontecerá amanhã”,  destacou a Irmã Alaíde Deretti. Ainda, durante o encontro, a Ir. Paola Battagliola destacou a importância dos encontros para fortalecer a unidade e o carisma salesiano. “Nossos encontros como CIB são sempre muito alegres, pois testemunham o nosso desejo de caminhar juntas e de dar pequenos passos em direção à sinodalidade. Cada reunião fortalece o sentido de pertença e nos ajuda a focar no nosso carisma salesiano, buscando sempre dar esperança aos nossos jovens. Nossa busca está sempre voltada para que eles tenham vida e vida em abundância,” afirmou, reforçando o compromisso da congregação com a missão de educar e evangelizar, especialmente os mais vulneráveis. Realizado tradicionalmente em abril e novembro, o evento é um espaço privilegiado para o diálogo e a troca de experiências, buscando fortalecer a missão salesiana em território nacional. Durante a Assembleia, foram discutidas estratégias para aprimorar o trabalho em rede, que une a ação educativa e evangelizadora das Filhas de Maria Auxiliadora nas escolas, obras sociais e paróquias. Avaliação e Projeção para o Futuro - Além da avaliação das ações realizadas ao longo do ano, a Assembleia foi um espaço para projetar novas iniciativas para 2024, alinhadas ao carisma salesiano e às necessidades contemporâneas. A partilha de experiências foi enriquecida pelo relato de projetos exitosos que estão transformando vidas e fortalecendo a presença das FMA nas comunidades. A 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB reafirmou o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma integrada e dinâmica, valorizando a colaboração entre as inspetorias e o impacto social de suas obras em todo o Brasil. O evento foi mais uma prova de que a força do trabalho em rede, fundamentado na fé e na missão, é essencial para dar continuidade à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello: formar “bons cristãos e honestos cidadãos” em um mundo em constante transformação. Assessoria de Comunicação da RSB

Dia da Consciência Negra: construindo o futuro que promove uma educação antirracista

O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, 20 de novembro, é mais do que uma data comemorativa. É um convite à reflexão sobre as lutas, as conquistas e o papel da população negra na construção da sociedade brasileira. Instituído em memória da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, a data nos relembra a resistência contra a opressão e o racismo, e a necessidade de promover a igualdade racial em todas as esferas. A celebração deste dia tem como objetivo reconhecer a importância histórica e cultural da população negra, que enfrentou séculos de escravidão e, até hoje, busca superar as desigualdades sociais. Mais do que uma homenagem, é um chamado à conscientização sobre os impactos do racismo estrutural e à valorização da diversidade étnico-cultural do Brasil. O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para que todos revisitem suas próprias atitudes e se comprometam a construir uma sociedade mais justa. A promoção da equidade racial começa em pequenos gestos: na valorização das diferenças, no combate ao racismo diário e na inclusão ativa de todas as vozes na construção do futuro. O ex-aluno salesiano que marcou a história das artes no Brasil - Sebastião Bernardes de Souza, conhecido como Grande Otelo, foi um dos maiores nomes do cinema e da televisão brasileira no século XX. O que poucos sabem é que ele iniciou sua trajetória no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, onde estudou até o 3º ano do ginásio (equivalente ao 8º ano do Ensino Fundamental). Durante esse período, Grande Otelo foi coroinha e ajudava nas missas, já demonstrando o talento e o carisma que o tornaria um ícone nacional.   No Liceu, ele teve contato com a rica formação salesiana, que incluía artes dramáticas, música e outras expressões culturais, plantando as sementes para sua brilhante carreira artística. Mais tarde, seu legado foi imortalizado com a renomeação do teatro da escola como Teatro Grande Otelo, um reconhecimento à sua contribuição inestimável para as artes e à valorização da educação como ferramenta de transformação.   Saiba mais sobre sua história no Boletim Salesiano. Educação e Transformação Social -  A educação tem um papel central na luta pela igualdade racial. Na tradição salesiana, que busca formar cidadãos éticos e conscientes, o Dia da Consciência Negra tem sido uma oportunidade para promover valores como justiça, respeito e inclusão. Escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil realizam atividades que destacam a história e a cultura afrodescendente, como debates, apresentações culturais, oficinas de arte, música e dança afro-brasileiras, além de discussões sobre a representatividade e os desafios enfrentados pela população negra. Conheça abaixo algumas destas iniciativas: Colégio Salesiano Dom Bosco em Americana (SP) - Com o objetivo de combater o racismo estrutural e promover uma sociedade mais inclusiva, o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Americana (SP), desenvolve projetos educativos que destacam a importância da consciência racial. Uma das iniciativas recentes foi a palestra "Dia 20/11 não tem aula? Por quê?", que buscou despertar nos alunos a compreensão do significado histórico do Dia da Consciência Negra. A ação incluiu reflexões sobre Zumbi dos Palmares e o Quilombo dos Palmares, conectando a história afro-brasileira ao dia a dia escolar. Saiba mais aqui. Colégio Salesiano de Aracaju (SE) - O evento que contou com apresentações artísticas, exposição de trabalhos pedagógicos, roda de capoeira e coral promoveu sua Mostra Cultural destacando a riqueza da cultura afro-brasileira. A mostra, integrada ao currículo escolar, reforçou o papel da educação na valorização das contribuições da população negra ao longo da história, alinhando-se às demandas do ENEM e à formação cidadã dos estudantes. Segundo a professora Dyana Cecília, a atividade “enriquece o repertório dos alunos, preparando-os academicamente e socialmente”. A iniciativa reflete o compromisso salesiano com a igualdade e o respeito à diversidade cultural. Saiba mais aqui.  Que este 20 de novembro seja um marco de celebração da cultura afro-brasileira, mas, acima de tudo, um chamado para que cada um de nós faça sua parte na construção de um Brasil verdadeiramente igualitário.   Se você é responsável por uma de nossas presenças salesianas e quer nos enviar a iniciativa que aconteceu por aí, entre em contato conosco pelo Whatsapp no https://wa.me/5561999806097.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil