I Encontro Nacional da RSB reúne grandes nomes e especialistas em juventudes
07/08/2023

I Encontro Nacional da RSB reúne grandes nomes e especialistas em juventudes

I Encontro Nacional da RSB reúne grandes nomes e especialistas em juventudes

Nos dias 28, 29 a 30 de agosto, em Aparecida do Norte (SP), a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizará o I Encontro Nacional da RSB. Com o tema "Onde Estão as Juventudes? «Vinde e Vede». No 'sacramento da presença', o segredo salesiano de educar e evangelizar", o evento será institucional, voltado exclusivamente para os Inspetores e Inspetoras; Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, da Comunicação e das Escolas da Rede Salesiana Brasil; Coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil; representantes locais das áreas de atuação da Ação Social, das Escolas, da Comunicação, da Pastoral e das Instituições de Ensino Superior.

O encontro também contará com oficinas ministradas por renomados líderes da Igreja Católica, além de nomes importantes da RSB que foram convidados para compartilhar seus conhecimentos e experiências, enriquecendo ainda mais a temática do evento. Abaixo, conheça um pouco sobre os participantes que estarão ministrando palestras e oficinas no I Encontro Nacional da RSB:

 

IR. IVONE GOULART LOPES

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema "As Filhas de Maria Auxiliadora: uma Pastoral Juvenil sinodal para a vida de todos"
Ir. Ivone Goulart Lopes possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente faz parte do âmbito da Pastoral Juvenil do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, como referente pelas Escolas Salesianas da América (ESA) e pelas Instituições de Ensino Superior (ISS-FMA). Coordenou o Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e Memória em Ouro Preto do Oeste/RO (GEPHEM-OPO) - Brasil, foi membro do Grupo Pesquisa-Ação em Educação (GPAE) do IFRO de Cacoal- RO- Brasil, é membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS) da UNIR de Porto Velho/RO - Brasil; é membro da ACSSA (Associazione Cultori Storia Salesiana). Tem experiência na área de Educação, História da Educação, História das Instituições, Formação de Professores, Gestão Escolar, Educação Indígena, Educação Católica e Projeto Salesiano.

 

PE. MIGUEL ÁNGEL GARCÍA

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema “Uma Pastoral Juvenil que educa para o amor

Pe. Miguel Ángel García é Conselheiro para a Pastoral Juvenil da Sociedade de São Francisco de Sales

 

PROFESSOR MAURÍCIO PERONDI

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema “Para onde vão as juventudes? Tendências e oportunidades

Maurício Perondi é professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Filosofia pela Universidade La Salle. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com realização de Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Lleida, Espanha. Integrante do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (CIESS) da UFRGS. Coordenador do Observatório da Socioeducação e do Ateliê de Jogos Pedagógicos da UFRGS. Coordenador substituto do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC) da UFRGS. Coordenador do GT 3 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - Gestão 2022-2023. Membro da Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil de Porto Alegre.

 

DOM NELSON FRANCELINO FERREIRA

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema “’AO SEU LADO’ – Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil

Dom Nelson Francelino Ferreira foi ordenado Presbítero em 04 de agosto de 1990 no Rio de Janeiro e, em 24 de novembro de 2010, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro pelo Papa Emérito Bento XVI. Dom Nelson possui Mestrado e Doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e está no Governo Pastoral da Diocese de Valença desde a sua posse, em 05 de abril de 2014. É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organismo pastoral no qual foi eleito presidente durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB para o mandato de quatro anos (2019-2023).

 

CLARICE SOUZA PINTO

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “Identidade de gênero, diversidade e inclusão: uma pauta atual

Clarice Souza Pinto é Graduação em Enfermagem, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1988. Atuação na área de Vigilância Epidemiológica e Gerenciamento de Programas de Saúde na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, dentre os quais: Vigilância Epidemiológica de Doenças Agudas e Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) /Aids e Hepatites Virais. Mestrado e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2010 e 2017 respectivamente. Atuação como docente na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na disciplina de Administração em Saúde Pública para o Curso de Nutrição. Atuação como docente no Curso de Especialização sobre Gestão e Vigilância em Saúde Pública na disciplina de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do Centro Universitário de Campo Grande (UNAES). Docente da Residência Multiprofissional do Hospital São Julião, disciplina de Epidemiologia. Assessoria a Entidades Beneficentes de Assistência Social, detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), da Área da Saúde (hospitais), da Educação (escolas) e da área da Assistência Social. Atuação como pesquisadora participante em pesquisas de abrangência nacional apoiadas pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, junto a populações de Homens que fazem sexo com homens (HSH) - 2016, com Travestis e Transexuais - Pesquisa Divas (2017) e Pesquisa TransOdara (2020) - Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG) - SP. Pesquisadora no Projeto de Apoiadores para as ações integradas de Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - Lais/UFRH/MS.

 

IGOR BASTOS

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “O honesto cidadão: participação social e política pelo bem comum

Igor Bastos é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Movimento Laudato Si' (antigo Movimento Católico Global pelo Clima) para países de língua portuguesa e espanhola. Atuou por 6 anos como Secretário Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJPIC) da Juventude Franciscana do Brasil e na Executiva Nacional do SINFRAJUPE (Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia). Ao longo dos últimos anos, participou junto a movimentos de luta pela terra e pela moradia através da Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade (AFES) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Também colabora com iniciativas na ONU através da Franciscans International, ONG com sede em Genebra.

 

IR. LAURA VICUÑA PEREIRA

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “‘Tudo está interligado’: O cuidado com a Casa Comum

A Ir. Laura Vicuña Pereira, catequista franciscana de origem indígena Kariri, mora hoje em Porto Velho (RO), depois que os pais tiveram que migrar do nordeste para a Amazônia na década de 60. A experiência de aldeia, então, foi sendo adquirida com a dedicação da missionária na vida religiosa e junto ao trabalho realizado no Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Com nomeação pontifícia, ela representa os povos indígenas junto ao Conselho Pós-sinodal do Sínodo Amazônico que tem a tarefa de aplicar as indicações da Assembleia dos Bispos realizada no ano passado. Atualmente, faz o mesmo papel junto à recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia que continua o caminho sinodal.

 

MOISÉS SBARDELOTTO

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “Habitar as redes sociais: rumo a uma presença plena

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio doutoral na Università di Roma La Sapienza, na Itália, e estágio pós-doutoral na Unisinos. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Teologia Prática, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e no Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes. É escritor e tradutor, e atualmente coordena o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colabora com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU). De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço Hans Küng. Seu livro mais recente é Comunicar a fé: Por quê? Para quê? Com quem? (Ed. Vozes).

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Setores para a Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA refletem sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os Setores de Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) iniciaram o novo ano com renovado entusiasmo e um compromisso conjunto com os jovens, movidos pelo intenso amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello pelos jovens. Em uma tarde de trabalho on-line, os dois Setores participaram de um encontro significativo voltado à escuta e à reflexão sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com o objetivo de identificar novas estratégias para fortalecer e dinamizar o Movimento no contexto atual. O encontro foi marcado por uma abordagem centrada no diálogo, colocando no centro da reflexão as vozes, as esperanças e as expectativas dos jovens, com especial atenção ao presente e ao futuro do MJS. Um primeiro momento de oração, que chamou a presença de Deus e a atuação do Espírito Santo, precedido por uma mensagem introdutória do P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, definiu o clima e orientou os temas dos diálogos e partilhas que se seguiram. O centro da reflexão foi o Decálogo SDB–FMA, que ressalta a colaboração como condição indispensável para a eficácia da missão compartilhada. Também receberam atenção especial os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano e a necessidade de fortalecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana como valor fundamental e elemento unificador do Movimento. Os sonhos expressos pelos jovens revelaram-se, ao mesmo tempo, desafio e oportunidade: desafio que convida a Família Salesiana a repensar suas opções educativas e pastorais e oportunidade que abre caminhos de renovação, participação e corresponsabilidade. Nessa perspectiva, o percurso iniciado pelos dois Setores se configura como uma expressão concreta da sinodalidade, não apenas como método de trabalho, mas como modo de ser Igreja e de viver o espírito salesiano. Por meio de um diálogo aberto e de um discernimento compartilhado, os Setores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA iniciaram uma busca conjunta por estratégias que fortaleçam a colaboração e tornem a ação pastoral ainda mais eficaz. O encontro reafirmou o desejo comum de caminhar juntos, valorizando a complementaridade dos carismas e promovendo um Movimento Juvenil Salesiano fiel ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, cada vez mais próximo da vida concreta e das aspirações dos jovens de hoje. O encontro terminou em clima de alegria e esperança, com uma mensagem final da Ir. Runita Borja, Conselheira Geral responsável pela Pastoral Juvenil das FMA. Ela enfatizou o senso de união e o compromisso conjunto de caminhar com os representantes locais e regionais na missão em prol dos jovens. Inspirando-se na Evangelii Gaudium, a religiosa enfatizou a relevância de atuar com os jovens, e não somente para eles, ressaltando a necessidade de acompanhar, ouvir e trilhar o caminho juntos em todas as ações pastorais. Fonte: Agência Info Salesiana

Educação salesiana a serviço da Igreja: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora dialogam com o Dicastério para a Cultura e a Educação

Na segunda-feira passada, 12 de janeiro de 2026, algumas das principais autoridades dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com representantes de suas instituições acadêmicas e do Dicastério da Santa Sé encarregado dos campos da cultura e educação, se reuniram no Vaticano para uma ocasião de escuta e ponderação conjunta sobre o significado e as perspectivas da missão educativa salesiana no cenário contemporâneo. O encontro foi presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em nome da Família Salesiana, estiveram presentes o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio SDB e a Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García Ribas. Também participaram os responsáveis pelas duas principais instituições universitárias da Família Salesiana: representando a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), o Reitor Magnífico, P. Andrea Bozzolo, acompanhado pelo Decano da área educacional da UPS, P. Antonio Dellagiulia SDB e, como representante da área universitária das FMA, a Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Piera Ruffinatto e a Vice-Diretora, Ir. Martha Séïde. O evento contou ainda com a participação dos dois Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil: para a FMA, Ir. Runita Borja e, para os Salesianos de Dom Bosco, o P. Rafael Bejarano. O assunto focou na missão educacional e carismática que os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora realizam conjuntamente, com ênfase nas áreas do ensino superior, nas instituições de ensino e nos centros de formação profissional. Ficou evidente que essa missão tem origem no carisma herdado de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e segue direcionada, de forma prioritária, ao atendimento dos jovens mais pobres e vulneráveis. Os participantes admitiram que um dos desafios preponderantes dos dias atuais consiste em manter, de maneira autêntica, o carisma salesiano, sem negligenciar sua força profética e, ao mesmo tempo, dedicar atenção à esfera institucional das iniciativas educativas e acadêmicas. Esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da proposta formativa e manter um diálogo credível e fecundo com as realidades culturais, sociais e eclesiais dos países e continentes onde a Família Salesiana está presente. O diálogo com o cardeal Tolentino de Mendonça esclareceu que as instituições educativas salesianas, em particular as de ensino superior, têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento holístico do ser humano e para a transformação cultural, favorecendo uma perspectiva fundamentada no Evangelho e direcionada à edificação do Reino de Deus. A educação vivida no estilo salesiano foi reconhecida como um espaço privilegiado de encontro entre fé e cultura, capaz de gerar esperança, responsabilidade social e compromisso com o bem comum. A reunião foi finalizada com o compromisso mútuo de perpetuar a trajetória de cooperação entre as distintas realidades salesianas, reforçando as sinergias já estabelecidas e valorizando o legado educativo e carismático comum, a fim de que as instituições universitárias, escolares e formativas consigam responder com inovadora criatividade aos desafios do mundo atual, mantendo-se fiéis à sua origem e à sua missão em prol dos jovens. Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil