I Encontro Nacional da RSB reúne grandes nomes e especialistas em juventudes
07/08/2023

I Encontro Nacional da RSB reúne grandes nomes e especialistas em juventudes

I Encontro Nacional da RSB reúne grandes nomes e especialistas em juventudes

Nos dias 28, 29 a 30 de agosto, em Aparecida do Norte (SP), a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizará o I Encontro Nacional da RSB. Com o tema "Onde Estão as Juventudes? «Vinde e Vede». No 'sacramento da presença', o segredo salesiano de educar e evangelizar", o evento será institucional, voltado exclusivamente para os Inspetores e Inspetoras; Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, da Comunicação e das Escolas da Rede Salesiana Brasil; Coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil; representantes locais das áreas de atuação da Ação Social, das Escolas, da Comunicação, da Pastoral e das Instituições de Ensino Superior.

O encontro também contará com oficinas ministradas por renomados líderes da Igreja Católica, além de nomes importantes da RSB que foram convidados para compartilhar seus conhecimentos e experiências, enriquecendo ainda mais a temática do evento. Abaixo, conheça um pouco sobre os participantes que estarão ministrando palestras e oficinas no I Encontro Nacional da RSB:

 

IR. IVONE GOULART LOPES

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema "As Filhas de Maria Auxiliadora: uma Pastoral Juvenil sinodal para a vida de todos"
Ir. Ivone Goulart Lopes possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente faz parte do âmbito da Pastoral Juvenil do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, como referente pelas Escolas Salesianas da América (ESA) e pelas Instituições de Ensino Superior (ISS-FMA). Coordenou o Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e Memória em Ouro Preto do Oeste/RO (GEPHEM-OPO) - Brasil, foi membro do Grupo Pesquisa-Ação em Educação (GPAE) do IFRO de Cacoal- RO- Brasil, é membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS) da UNIR de Porto Velho/RO - Brasil; é membro da ACSSA (Associazione Cultori Storia Salesiana). Tem experiência na área de Educação, História da Educação, História das Instituições, Formação de Professores, Gestão Escolar, Educação Indígena, Educação Católica e Projeto Salesiano.

 

PE. MIGUEL ÁNGEL GARCÍA

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema “Uma Pastoral Juvenil que educa para o amor

Pe. Miguel Ángel García é Conselheiro para a Pastoral Juvenil da Sociedade de São Francisco de Sales

 

PROFESSOR MAURÍCIO PERONDI

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema “Para onde vão as juventudes? Tendências e oportunidades

Maurício Perondi é professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Filosofia pela Universidade La Salle. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com realização de Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Lleida, Espanha. Integrante do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (CIESS) da UFRGS. Coordenador do Observatório da Socioeducação e do Ateliê de Jogos Pedagógicos da UFRGS. Coordenador substituto do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC) da UFRGS. Coordenador do GT 3 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - Gestão 2022-2023. Membro da Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil de Porto Alegre.

 

DOM NELSON FRANCELINO FERREIRA

No I Encontro Nacional da RSB, abordará o tema “’AO SEU LADO’ – Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil

Dom Nelson Francelino Ferreira foi ordenado Presbítero em 04 de agosto de 1990 no Rio de Janeiro e, em 24 de novembro de 2010, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro pelo Papa Emérito Bento XVI. Dom Nelson possui Mestrado e Doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e está no Governo Pastoral da Diocese de Valença desde a sua posse, em 05 de abril de 2014. É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organismo pastoral no qual foi eleito presidente durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB para o mandato de quatro anos (2019-2023).

 

CLARICE SOUZA PINTO

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “Identidade de gênero, diversidade e inclusão: uma pauta atual

Clarice Souza Pinto é Graduação em Enfermagem, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1988. Atuação na área de Vigilância Epidemiológica e Gerenciamento de Programas de Saúde na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, dentre os quais: Vigilância Epidemiológica de Doenças Agudas e Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) /Aids e Hepatites Virais. Mestrado e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2010 e 2017 respectivamente. Atuação como docente na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na disciplina de Administração em Saúde Pública para o Curso de Nutrição. Atuação como docente no Curso de Especialização sobre Gestão e Vigilância em Saúde Pública na disciplina de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do Centro Universitário de Campo Grande (UNAES). Docente da Residência Multiprofissional do Hospital São Julião, disciplina de Epidemiologia. Assessoria a Entidades Beneficentes de Assistência Social, detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), da Área da Saúde (hospitais), da Educação (escolas) e da área da Assistência Social. Atuação como pesquisadora participante em pesquisas de abrangência nacional apoiadas pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, junto a populações de Homens que fazem sexo com homens (HSH) - 2016, com Travestis e Transexuais - Pesquisa Divas (2017) e Pesquisa TransOdara (2020) - Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG) - SP. Pesquisadora no Projeto de Apoiadores para as ações integradas de Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - Lais/UFRH/MS.

 

IGOR BASTOS

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “O honesto cidadão: participação social e política pelo bem comum

Igor Bastos é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Movimento Laudato Si' (antigo Movimento Católico Global pelo Clima) para países de língua portuguesa e espanhola. Atuou por 6 anos como Secretário Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJPIC) da Juventude Franciscana do Brasil e na Executiva Nacional do SINFRAJUPE (Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia). Ao longo dos últimos anos, participou junto a movimentos de luta pela terra e pela moradia através da Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade (AFES) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Também colabora com iniciativas na ONU através da Franciscans International, ONG com sede em Genebra.

 

IR. LAURA VICUÑA PEREIRA

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “‘Tudo está interligado’: O cuidado com a Casa Comum

A Ir. Laura Vicuña Pereira, catequista franciscana de origem indígena Kariri, mora hoje em Porto Velho (RO), depois que os pais tiveram que migrar do nordeste para a Amazônia na década de 60. A experiência de aldeia, então, foi sendo adquirida com a dedicação da missionária na vida religiosa e junto ao trabalho realizado no Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Com nomeação pontifícia, ela representa os povos indígenas junto ao Conselho Pós-sinodal do Sínodo Amazônico que tem a tarefa de aplicar as indicações da Assembleia dos Bispos realizada no ano passado. Atualmente, faz o mesmo papel junto à recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia que continua o caminho sinodal.

 

MOISÉS SBARDELOTTO

No I Encontro Nacional da RSB, trará a oficina temática “Habitar as redes sociais: rumo a uma presença plena

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio doutoral na Università di Roma La Sapienza, na Itália, e estágio pós-doutoral na Unisinos. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Teologia Prática, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e no Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes. É escritor e tradutor, e atualmente coordena o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colabora com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU). De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço Hans Küng. Seu livro mais recente é Comunicar a fé: Por quê? Para quê? Com quem? (Ed. Vozes).

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Dia do Padre: A paternidade sacerdotal que transforma vidas nas diversas frentes da RSB

No dia 4 de agosto, a RSB celebra a vocação de seus sacerdotes que, a exemplo de Dom Bosco, dedicam suas vidas a amar, educar e evangelizar as juventudes. "Basta que sejais jovens para que eu vos ame de todo o coração." A icônica frase de São João Bosco sintetiza a essência do sacerdócio salesiano: uma vocação pautada pelo amor incondicional, pela presença marcante e pelo cuidado com as novas gerações. Neste dia 4 de agosto, Dia do Padre, a Rede Salesiana Brasil (RSB) rende homenagens aos seus sacerdotes, homens que transformam o pátio, as salas de aula, as rádios, as obras sociais, os meios impressos e os altares em verdadeiros espaços de acolhida e santidade. Para celebrar a data, confira os testemunhos de padres salesianos que atuam nas mais diversas frentes missionárias do Brasil. Eles compartilham a alegria do “sim”, o cotidiano do serviço e mensagens inspiradoras para a juventude. Direção Executiva da RSB Com a palavra: Pe. Sergio Augusto Baldin Júnior (Diretor Executivo da RSB) Exercer a paternidade sacerdotal no âmbito da gestão e da liderança nacional da Rede Salesiana Brasil traz o desafio de manter o coração focado em Cristo e nas juventudes, mesmo diante das exigências administrativas. Para o Pe. Sérgio Baldin, o ponto de partida de toda a ação pastoral e institucional deve ser o próprio Evangelho: "O seguimento de Cristo precisa sempre continuar a ser a fonte e a meta final da consagração religiosa. O amor e a dedicação à juventude, necessariamente, precisam estar ligados a Cristo", pondera o Diretor Executivo. Sobre a missão de conduzir a articulação estratégica da RSB no país, Pe. Sérgio destaca a responsabilidade e a confiança de que todo o esforço de gestão fortalece a ponta da missão salesiana: "É um desafio, pois a responsabilidade administrativa e de articulação não permitem um contato quotidiano com a missão salesiana a ser realizada. Permanece a confiança de que todo este empenho estratégico da realização da missão auxilie no desenvolvimento e na fidelidade salesiana nos diversos espaços de nossa missão no Brasil." Aos jovens que buscam compreender a sua vocação, o sacerdote deixa uma orientação valiosa para o processo de escolha de vida: "Realizar um profundo discernimento pessoal e comunitário, tendo como critério o seguimento de Jesus e o serviço à Igreja e ao povo de Deus, particularmente nas parcelas mais vulneráveis das juventudes. Aqui, nestes aspectos, reside uma grande parte do chamado e da resposta vocacional." Pe. Sérgio Baldin Escolas Salesianas: A Presença Educadora e o Sacerdócio de Pátio Com a palavra: Pe. Roque Luiz Sibioni (Diretor-Geral da Presença Salesiana em Americana) Para o Pe. Roque, o sacerdócio salesiano é indissociável da convivência diária com as juventudes. "A vocação salesiana é impossível de ser vivida, na sua essência e inteireza, senão no contato com os jovens", afirma. Ele destaca que estar presente no ambiente escolar exige escuta e estudo para acolher os estudantes em suas dores, incertezas e sonhos. Ao falar sobre o desafio de conciliar a gestão e a animação pastoral em uma escola de excelência, Pe. Roque reforça que o grande diferencial salesiano é a corresponsabilidade: "Quando entendemos e implantamos a proposta de uma escola de excelência em pastoral, todos os agentes educacionais (pedagógico e administrativo) tornam-se corresponsáveis com a educação e a evangelização no ambiente escolar [...], para que todos os alunos sintam-se acolhidos e acompanhados em seus desenvolvimentos humano, acadêmico, existencial e espiritual." Aos jovens que sentem o chamado para a vida religiosa, o salesiano deixa um convite à coragem: "Se você, jovem, sente no seu coração o chamado de Deus para a vida de consagração religiosa, não tenha medo, confie em Deus, dê o seu ‘sim’ alegre e generoso." Pe. Roque Luiz Sibioni Rádios Salesianas: A Evangelização Sem Fronteiras Com a palavra: Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues (Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria São Luiz Gonzaga) Inspirado pelo empenho de Dom Bosco em utilizar os meios de comunicação de sua época para alcançar as famílias e a sociedade, Pe. João Carlos enxerga no rádio um espaço privilegiado de escuta e evangelização. "O rádio continua a ser um bom companheiro, uma escola popular para a compreensão da realidade e um espaço de manifestação e crescimento dos seus ouvintes. O padre, em suas funções de evangelizador, de sacerdote e de animador da missão, encontra no rádio um espaço especial para o exercício salesiano de sua vocação", destaca. Ao enviar sua mensagem aos vocacionados, o sacerdote ressalta que a vocação nasce do amor de Deus e pede ousadia: "A primeira mensagem é que estejam atentos ao chamado de Deus. [...] A segunda é que sejam corajosos e generosos na resposta. O medo paralisa e nos faz perder as oportunidades. O chamado de Deus é um ato de amor e confiança em nós." Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues Boletim Salesiano: Comunicação a Serviço da Missão Com a palavra: Pe. Tarcizio Paulo Odelli (Diretor Nacional do Boletim Salesiano Brasil) Prestes a celebrar 150 anos de fundação, o Boletim Salesiano (BS) continua sendo a "presença viva" de Dom Bosco nas casas e corações pelo mundo. Pe. Tarcizio relata sua alegria de cumprir o seu lema sacerdotal: “Comunicar o evangelho aos simples”, por meio das páginas e plataformas da publicação. "Não se trata somente de uma revista a mais, mas de uma Obra, como queria Dom Bosco. Nessa Obra, podemos comunicar a espiritualidade salesiana a muito mais jovens e adolescentes, através dos adultos significativos, educadores e evangelizadores", explica Pe. Tarcizio. Sua mensagem para o Dia do Padre inspira simplicidade e santidade no cotidiano: "Para fazer a diferença no mundo creio que não precisamos nos preocupar em fazer coisas extraordinárias, mas fazer as coisas de cada dia de maneira extraordinária. Esse é o segredo da espiritualidade que aprendemos de São Francisco de Sales e de Dom Bosco."  Pe. Tarcizio Paulo Odelli Ação Social: O Olhar do Bom Pastor na Defesa de Direitos Com a palavra: Pe. Josemar Abel (Coordenador de Ação Social da Inspetoria São Luiz Gonzaga) Viver o ministério sacerdotal na Ação Social é, para o Pe. Josemar, uma experiência diária do mistério pascal junto aos jovens em situação de vulnerabilidade. Ele ressalta que sua inspiração vem do olhar do Bom Pastor, que acolhe e transforma. "Ser padre é ter no coração o Cristo que serve. [...] Ver o Cristo que sofre nos pequenos ilumina a minha caminhada de padre e aprendo todos os dias como devo partir o pão", conta o sacerdote, citando a passagem bíblica de Mateus 25, 40. Citando o saudoso Dom Helder Câmara, Pe. Josemar encoraja os jovens a abrirem mão do egoísmo e abraçarem a doação: "'Padre e egoísmo nunca podem andar juntos.' Ser padre é viver e dar testemunho do Cristo vivo, e ser salesiano padre é doar a vida para os jovens nos mais diversos cenários da sociedade." Pe. Josemar Abel A Gratidão da Família Salesiana Neste dia festivo, a Rede Salesiana Brasil expressa sua profunda gratidão a cada sacerdote que, com alegria, doação e realismo pastoral, dedica seus dias à construção do Reino de Deus. Que Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco continuem abençoando e guiando seus passos na nobre missão de formar "bons cristãos e honestos cidadãos". Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Hospital Auxiliadora amplia parque tecnológico e anuncia novos avanços na assistência à saúde

Investimentos incluem tomografia com inteligência artificial, novos aparelhos de ultrassom, equipamento de CPRE e preparação para a implantação da cirurgia robótica O Hospital Auxiliadora segue avançando em seu processo de modernização e ampliando os recursos disponíveis para o diagnóstico e o tratamento da população de Três Lagoas e de toda a região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. Os novos investimentos reforçam o compromisso da instituição com uma assistência mais segura, precisa, ágil e humanizada. Entre as recentes aquisições está um tomógrafo de última geração, com 128 canais, tecnologia de inteligência artificial e capacidade para atender pacientes de até 227 quilos. O equipamento também oferece recursos avançados para exames coronarianos, proporcionando imagens mais detalhadas e contribuindo para diagnósticos mais assertivos. Com a nova aquisição, o Hospital Auxiliadora passa a contar com dois tomógrafos de última geração em Três Lagoas, além de outro equipamento disponível na unidade de Água Clara-MS. Essa estrutura fortalece a capacidade de atendimento, reduz o tempo de espera e amplia o acesso da população a exames de alta complexidade. A modernização também contempla a aquisição de quatro novos aparelhos de ultrassom e de mais um equipamento para a realização da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica — CPRE. Com isso, o hospital passa a contar com dois equipamentos destinados ao procedimento, utilizado no diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e pancreáticas. Para o diretor-geral do Hospital Auxiliadora, Marco Calderon, cada investimento representa mais do que a incorporação de novas tecnologias: significa oferecer melhores possibilidades de cuidado às pessoas. “Estamos trazendo para Três Lagoas e para toda a região soluções de saúde cada vez mais modernas e qualificadas. Nosso propósito é colocar o paciente sempre em primeiro lugar, oferecendo equipamentos de ponta, diagnósticos mais precisos e profissionais capacitados para proporcionar um atendimento seguro e resolutivo”, destaca Marco Calderon. Outra importante novidade anunciada é a preparação do Hospital Auxiliadora para iniciar, em breve, os procedimentos de cirurgia robótica. A tecnologia possibilita movimentos cirúrgicos mais precisos e procedimentos menos invasivos, contribuindo para a redução de riscos, menor tempo de internação e recuperação mais rápida dos pacientes. Segundo Marco Calderon, a implantação da cirurgia robótica será acompanhada da capacitação dos profissionais que atuarão com a nova tecnologia. “Vamos realizar procedimentos com ainda mais precisão, contando com profissionais cada vez mais preparados. Isso representa mais segurança para o paciente, menor tempo de internação e melhores condições de recuperação”. E completou: “Continuaremos trabalhando para trazer novas tecnologias, ampliar nossos serviços e oferecer cada vez mais soluções em saúde”, conclui o diretor-geral. Os investimentos fazem parte de um amplo movimento de evolução tecnológica e assistencial do Hospital Auxiliadora. Ao unir estrutura moderna, qualificação profissional e atendimento humanizado, a instituição consolida sua posição como referência regional em saúde e amplia sua capacidade de cuidar de vidas com excelência. Fonte: Hospital Auxiliadora

Inspirado no patrimônio espiritual de Dom Bosco, encontro promoveu conferências, celebrações e momentos de convivência fraterna, reafirmando a santidade e a missão educativa como pilares da vida salesiana.

Inspirado no patrimônio espiritual de Dom Bosco, encontro promoveu conferências, celebrações e momentos de convivência fraterna, reafirmando a santidade e a missão educativa como pilares da vida salesiana. Entre os dias 27 e 31 de julho de 2026, o Instituto Pio XI, no Alto da Lapa, em São Paulo – SP, acolheu o Encontro Inspetorial de Formandos Salesianos da Inspetoria de São Paulo. Reunindo 18 formandos das etapas do Pré-Noviciado, Pós-Noviciado, Tirocínio e Formação Específica, o encontro teve como tema “Revisitar o nosso carisma… O caminho da nossa santificação (c. 2)”, oferecendo aos participantes um tempo privilegiado de formação, oração, fraternidade e renovação vocacional. Orientados pelo patrimônio espiritual de Dom Bosco e pela tradição salesiana, o encontro buscou favorecer uma releitura da vocação consagrada à luz da santidade, da vida fraterna e da missão educativa entre os jovens. Ao longo de cinco dias, os formandos participaram de celebrações litúrgicas, momentos de oração, convivência fraterna e conferências que aprofundaram diferentes dimensões do carisma salesiano. A programação formativa teve início com a conferência do Padre Edson Castilho, mestre de noviços, que refletiu sobre a Carta de Roma como caminho de santificação. Na sequência, a Irmã Nice Lourenço, FMA, apresentou o tema “Sacramentos da Presença: educar-se ao testemunho – a vida em Valdocco”, destacando a espiritualidade da presença educativa. O ciclo de conferências foi concluído pelo Padre Mauricio Miranda, vice-inspetor, que apresentou o testemunho do Venerável Rodolfo Komorek, modelo de santidade para a Família Salesiana. Os participantes também visitaram o Arquivo Inspetorial, aprofundando a memória histórica da presença salesiana, e tiveram um momento de diálogo e partilha com o Inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira. Além da programação formativa, o encontro proporcionou momentos de fraternidade e integração entre os participantes, fortalecendo os laços entre as diferentes etapas da formação inicial. Atividades recreativas, esportivas e culturais contribuíram para reafirmar o espírito de família característico do carisma salesiano e favoreceram uma convivência marcada pela alegria, pela partilha e pelo crescimento mútuo. Ao término do encontro, os formandos retornaram às suas comunidades renovados no compromisso de seguir Cristo segundo o espírito de Dom Bosco, conscientes de que a santidade continua sendo o horizonte da vocação salesiana e da missão educativa junto aos jovens. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil