No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, toda a Família Salesiana do mundo também celebra o início da sua obra educativo-pastoral sob a orientação do Pai e Mestre da Juentude. Naquele dia de 1841, de fato, Dom Bosco encontrou-se com Bartolomeu Garelli, na sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, em Turim: um encontro que marcou o início da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, fundada sob profunda devoção à Virgem Maria e com uma pedagogia destinada a subtrair das ruas os menores mais necessitados, seguindo as indicações que o próprio Dom Bosco recebeu no ‘Sonho dos Nove Anos: "Não com pancadas, mas com a mansidão e a caridade".
O Santo dos Jovens preparava-se para celebrar a Santa Missa do dia da Imaculada Conceição, quando viu o sacristão expulsar um jovem da sacristia. Dom Bosco comoveu-se e, graças à simples pergunta "Você sabe assobiar?", conseguiu conquistar-lhe o coração. Com Bartolomeu Garelli, o Fundador do Carisma Salesiano iniciou uma nova pedagogia educativa, válida ainda hoje: o Sistema Preventivo.
Depois da missa, rezaram juntos uma Ave-Maria e, após de uma brevíssima “aula de catecismo”, Dom Bosco fez o jovem prometer que voltaria no domingo seguinte com outros amigos, ato que abriu o caminho para os primeiros passos do Oratório Salesiano. Bartolomeu cumpriu a promessa e voltou uma semana depois com uma dezena de outros jovens, quase todos ajudantes de pedreiro como ele.
A devoção à Imaculada Conceição de Maria sempre esteve presente na vida de Dom Bosco, mesmo antes de o Papa Pio IX proclamar-lhe o Dogma em 1854. Tanto que ele quis homenagear a Virgem, com quem sonhara aos 9 anos, com dois títulos que têm a ver com o seu carisma e a sua missão junto aos jovens mais desfavorecidos: Imaculada e Auxiliadora.
Ainda hoje, tradicionalmente, 8 de dezembro é o dia em que, como comunidade educativa, alguns grupos salesianos se reúnem ao meio dia para rezar uma Ave Maria, fazendo memória do encontro de Dom Bosco com Bartolomeu Garelli que deu início à missão salesiana no mundo.
Em suas Memórias Biográficas, Dom Bosco mais tarde recordaria que “todas as bênçãos que nos caíram do céu são o resultado daquela primeira Ave-Maria, rezada com fervor e reta intenção” junto com o jovem Bartolomeu Garelli. E, muitos anos depois, em 8 de dezembro de 1885, o Fundador dos Salesianos asseverou: "Por tudo, seremos sempre devedores a Maria; todas as nossas maiores coisas tiveram início e cumprimento no dia da Imaculada".
Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)