O Dia da Bíblia e a Celebração de São Jerônimo
30/09/2025

O Dia da Bíblia e a Celebração de São Jerônimo

O Dia da Bíblia e a Celebração de São Jerônimo
Foto: ShutterStock

Setembro é um mês especial para a Igreja Católica, dedicado à Bíblia e à reflexão sobre a importância da Palavra de Deus na vida dos cristãos. O ápice desta celebração acontece no dia 30 de setembro, quando se comemora o Dia da Bíblia e o Dia de São Jerônimo, reconhecido como o primeiro grande tradutor das Escrituras.

A escolha de setembro como o Mês da Bíblia no Brasil está intimamente ligada à memória de São Jerônimo, cuja dedicação incansável à tradução dos textos sagrados do hebraico e grego para o latim resultou na célebre versão conhecida como Vulgata. Este trabalho, realizado ao longo de mais de 40 anos nas grutas próximas à Basílica da Natividade, em Belém, foi um marco fundamental para a disseminação da Bíblia no mundo ocidental. A Vulgata se tornou, por muitos séculos, a versão oficial utilizada pela Igreja Católica, e a primeira Bíblia impressa por Gutenberg, em 1456, foi justamente uma edição da tradução de São Jerônimo.

São Jerônimo não apenas traduziu a Bíblia, mas também abriu caminhos para que a Palavra de Deus chegasse a mais pessoas, em sua própria língua. Esta missão de tornar as Escrituras acessíveis a todos continua viva até os dias de hoje. Atualmente, a Bíblia está completamente traduzida para 733 idiomas e, parcialmente, para mais de 2.800. Ainda assim, há um longo caminho pela frente. Organizações como a Federação Mundial das Sociedades Bíblicas trabalham arduamente para que, até 2038, a Sagrada Escritura esteja disponível em outras 1.200 línguas, levando a Palavra de Deus a povos e comunidades que ainda não a possuem em sua língua materna.

No Brasil, o Mês da Bíblia de 2024 tem como foco o Livro de Ezequiel, e a reflexão proposta é inspirada pelo lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14). Segundo Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, este mês é uma oportunidade para que as comunidades, em espírito de sinodalidade, se aprofundem na Palavra de Deus, iluminadas pelo exemplo do profeta Ezequiel. O objetivo é que as Escrituras não apenas sejam conhecidas, mas vividas no cotidiano dos fiéis, gerando testemunhos autênticos e comprometidos com o Evangelho. Além disso, o estudo e a leitura orante da Bíblia, especialmente durante este mês, são vistos como uma preparação para o Jubileu de 2025, que será marcado pelo convite do Papa Francisco para que os cristãos sejam "peregrinos da esperança". A caminhada bíblica deste ano visa fortalecer a fé e a esperança em tempos de desafios, resgatando a proximidade com Deus por meio da escuta atenta e orante de sua Palavra.

A celebração de setembro como o Mês da Bíblia, portanto, não é apenas uma homenagem ao feito monumental de São Jerônimo, mas também um convite à reflexão sobre o poder transformador da Palavra de Deus na vida pessoal e comunitária. Ela nos lembra que, assim como São Jerônimo dedicou sua vida à tradução das Escrituras para o latim, ainda há muito a ser feito para que todos os povos do mundo possam ter acesso à Bíblia em sua própria língua, entendendo e experimentando as maravilhas divinas de forma plena e pessoal.

Com informações de Aleteia, Vatican News, CNBB e IHU

Mais Recentes

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Referentes das Áreas da Pastoral Juvenil se reúnem para celebrar e projetar a caminhada pastoral

No dia 15 de dezembro, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP), a equipe do Âmbito da Pastoral Juvenil se encontrou para a última reunião do ano. Marcaram presença: Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (Coordenadora), Irmã Gisele Coelho (Animação Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana), Irmã Lúcia Jacinta Finassi (Escolas), Irmã Luana de Oliveira (VIDES), Irmã Valentina Hurtado (Missão), Irmã Miriam Angélica L. dos Santos (Ação Social), Irmã Cleonice Lourenço (Pastoral Universitária), Irmã Denize Salvador (Catequese) e Isadora (Assessora da Pastoral). A manhã começou com a oração conduzida por Irmã Cleonice, a partir de uma reflexão bíblica do texto de Mateus (21, 21-27). Em seguida, o grupo recordou as diversas ações ocorridas após o encontro presencial de outubro, partilhando e avaliando as atividades. Agradecidas pelo fecundo ano de 2025, projetaram juntas as ações para o próximo ano, revendo o calendário e sonhando novos projetos. Após um momento de confraternização, o grupo seguiu com os planejamentos, estruturação do projeto de pastoral e a redação da última circular coral do ano. Em clima festivo e de gratidão, encerraram este encontro com votos de boas festas e de um 2026 abençoado e repleto de novas propostas, sonhos e ações.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil