17/04/2024

Ordenação Episcopal do Cardeal Artime e P. Giordano Piccinotti

Ordenação Episcopal do Cardeal Artime e P. Giordano Piccinotti
Foto: Divulgação

É grande a expectativa em todo o Mundo Salesiano pela Concelebração da Missa de Ordenação Episcopal do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Arcebispo Titular Eleito de Ursona, e do Padre Giordano Piccinotti, Arcebispo Titular eleito de Gradisca, Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA).

A Santa Missa ocorrerá no próximo sábado (20), na Basílica Papal de Santa Maria Maior, a partir das 15h30 (UTC+2). Ambos os Prelados concelebrarão sua Primeira Missa como Epíscopos no dia seguinte, domingo (21), na Basílica Salesiana do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, a partir das 11h30.

 

PRESENÇAS ILUSTRES

A Liturgia de Ordenação Episcopal do Reitor-Mor e do Presidente da APSA atrai inevitavelmente grande atenção e também desperta em muitas pessoas de todo o mundo o desejo de estar presente. Numerosas são as personalidades eclesiásticas de autoridade que participarão da Sacra Liturgia, a começar pelo Consagrante presidente, o Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito na Itália e na República de San Marino, e os dois Coordinantes: Cardeal Cristóbal López Romero SDB, Arcebispo de Rabat, Marrocos; e Dom Lucas Van Looy SDB, Bispo Emérito de Gante, Bélgica.

Além disso, também confirmaram sua participação os Cardeais salesianos Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevidéu, Uruguai; Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo Emérito de Tegucigalpa, e Riccardo Ezzati Andrello, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile. Também estarão presentes Membros do Conselho Geral da Congregação Salesiana e alguns dos Superiores e Responsáveis Maiores de diversos Grupos da Família Salesiana.

 

ONDE ACOMPANHAR O EVENTO

Para os que não puderem assistir pessoalmente à Missa de Ordenação Episcopal, poderão acompanhá-la ao vivo pelo canal oficial da Agência Info Salesiana de informação (ANS) no YouTube com comentários em cinco idiomas: portuguêsitaliano, espanhol, francês e inglês.

O ANSChannel - canal da ANS no YouTube – também transmitirá ao vivo a Primeira Missa do Cardeal Artime e do Padre Piccinotti como Bispos no domingo (21).

 

EXPECTATIVAS

Enquanto isso, nestes dias que ainda nos separam do magno Acontecimento, a Comunidade da Sede Central Salesiana sente que está prestes a testemunhar um evento de grande significado. Testemunhas disso são os próprios Salesianos mais idosos, aqueles que – pelo maior número de anos vividos – poderão certamente compreender melhor as peculiaridades da circunstância. "Sinto-me privilegiado por poder testemunhar muito de perto um evento tão especial para a vida da Congregação e da Igreja. Que um Superior Geral em exercício de uma Congregação seja criado Cardeal e depois Bispo é algo único na história e certamente um sinal e momento muito belo e positivo para a vida da Sociedade Salesiana. De minha parte - e certamente não estarei só! - invoco sobre ele toda a graça e todas as bênçãos para a missão que lhe for proximamente confiada", diz o salesiano brasileiro, "decano" da Comunidade e dos Tradutores da ANS, P. Hilário Passero.

Faz-lhe eco o Diretor Espiritual da Basílica do Sagrado Coração, P. Elio Torrigiani: "A ordenação episcopal do Reitor-Mor e de Dom Piccinotti é um dom da Igreja para a Congregação e um dom da Congregação para a Igreja. Ambos são jovens e qualificados, com uma visão de longo alcance e grandes habilidades de liderança. Tenho certeza de que serão capazes de dar uma contribuição significativa de grande criatividade e substância para a Igreja".

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil