Na tarde do dia 6 de maio, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o primeiro encontro on-line de 2025 do Programa de Formação de Lideranças das Escolas, voltado a diretores gerais/institucionais, pedagógicos e administrativos. O evento contou com cerca de 100 acessos on-line, refletindo o forte engajamento dos gestores escolares da Rede em todo o país.
Com mediação de Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, em Pernambuco, e abertura feita pelo Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB, o encontro apresentou uma retrospectiva das ações formativas de 2024 e marcou o início das atividades de 2025 com uma rica reflexão conduzida pelo formador Pe. Leandro Brum, SDB.
Durante a programação, três diretoras pedagógicas que participaram do programa em 2024 partilharam suas experiências e destacaram os impactos positivos da formação em suas práticas de gestão:
Fabiana de Almeida, Diretora Pedagógica do Instituto Madre Mazzarello (São Paulo/SP), relatou como o programa ajudou a fortalecer a cultura organizacional e o trabalho colaborativo. “Em uma das palestras que participamos, nos foi sugerida a leitura do livro “A Velocidade da Confiança” que nos traz uma reflexão em cima do termo “Confiança abundante”, que reflete sobre a confiança que a comunidade educativa deposita em sua liderança”.
Patricia Albieri Guidolin, Diretora Pedagógica do Instituto Salesiano Dom Bosco (Americana/SP), enfatizou a importância dos encontros como espaços de escuta, acolhida e crescimento profissional. “A oportunidade de ter um momento de pausa, escuta e partilha, que é raro na rotina de um diretor, nos ajudou muito a parar e a pensar na nossa missão”. A diretora complementou, dizendo que o Programa de formação não é somente composto por um conteúdo teórico “nós pudemos vivenciar, crescer e ajudar as nossas obras aprimorarem suas práticas, aplicando os ensinamentos em nossa prática diária”.
Helena Cenira Dias Pereira, Diretora Pedagógica do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Bagé/RS), compartilhou como a formação auxiliou no processo de transição e adaptação à sua nova função como diretora executiva, assumida em 2023. “Nós podemos até ter pessoas com liderança nata, mas não nascemos gestores prontos. Aprendemos que a comunicação clara, a inovação, o processo criativo, o sentido de pertença, o compromisso com a missão educativa, conhecer e saber aplicar os parâmetros institucionais, análises com base em evidências (visão estratégica) e a importância da avaliação institucional são fundamentais para que se tenha a melhoria contínua da instituição”.
Em sua apresentação, Pe. Leandro Brum trouxe uma abordagem inspiradora sobre o papel da liderança educacional na perspectiva salesiana, evidenciando os desafios e oportunidades da missão educativa em tempos de transformações sociais e culturais. Ao falar sobre o processo de significatividade, ele explicou que a significatividade, no contexto salesiano, está ligada à capacidade de um indivíduo ou de uma instituição salesiana de influenciar positivamente a vida dos jovens, contribuindo para o seu crescimento pessoal, espiritual, intelectual e social. “Trata-se de processos sempre dinâmicos que envolvem a busca, o discernimento e a tomada de decisões para garantir a melhoria contínua da Instituição, em todos os níveis e âmbitos de animação educativo-pastora”, acrescentou padre Leandro.
O encontro reforçou o compromisso da RSB com a formação contínua de suas lideranças, reconhecendo que o fortalecimento da identidade salesiana e a excelência educacional passam necessariamente por lideranças preparadas, engajadas, conectadas com os desafios do presente e comprometidas com a construção de um futuro mais inovador, sustentável e inclusivo.
Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil