19/12/2023

Retrospectiva 2023 - Encontros Presenciais da RSB

Retrospectiva 2023 - Encontros Presenciais da RSB

O período pós-pandemia marcou o retorno das atividades presenciais em todo o mundo e na Rede Salesiana Brasil (RSB) não foi diferente. Em 2023, a volta aos encontros presenciais proporcionou um tipo diferente de integração entre as equipes de trabalho em rede do país, reforçando diferenciais salesianos como a Pedagogia da Presença e a Acolhida, revividos na prática e fortalecidos a cada evento.

Confira a retrospectivas de alguns dos encontros presenciais que ocorreram durante o ano de 2023 na RSB:

 

ENCONTRO DOS COMITÊS NACIONAIS

 

COMITÊ DE COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, foi realizado, nos dias 01, 02 e 03 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana. Dentre os assuntos abordados, foi debatido a temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê. De maneira remota, as Coordenadoras Nacionais das Escolas e da Ação Social Salesiana, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira, respectivamente, realizaram uma reflexão que reforçou a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em rede.

O encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, levando exposições de cada Coordenador de Comunicação sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. Foram abordadas, ainda, as ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2023, dedicando especial atenção às ações protagonizadas pelo Comitê de Comunicação. Confira a matéria completa clicando aqui.

 

COMITÊ DA AÇÃO SOCIAL

O Encontro Nacional do Comitê da Ação Social Salesiana, que aconteceu presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), nos dias 08, 09 e 10 de março, teve o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado. O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê. Já no segundo dia, as Coordenadoras Nacionais da Comunicação e das Escolas Salesianas, Ir. Maike Loes e Ir. Lucia Jacinta Finassi, de forma remota, em suas falas realizaram uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Logo após, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais.

Ainda no segundo dia, aconteceu a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da RSB para 2023 e um momento dedicado especialmente ao Projeto Mundo Aprendiz que traz uma coleção publicada pela editora da RSB, a Edebê Brasil. Logo após, foi apresentada pela equipe de Comunicação da RSB a proposta para 2023/2024 da Campanha de marketing para a Ação Social. No último dia de encontro, a pauta foi sobre a construção da programação para o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS), os projetos vigentes da área programática e o Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (SIGAR). Confira a matéria completa clicando aqui.

 

COMITÊ DAS ESCOLAS

Aconteceu, presencialmente, no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), nos dias 29, 30 e 31 de março, o Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas. A reunião teve como foco em promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado. O primeiro dia contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil. No segundo dia ocorreu a reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais e, nesse mesmo dia, foi realizada a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para 2023.

A equipe de comunicação da RSB apresentou a proposta para 2023/2024 da Campanha de Matrículas para as Escolas da Rede Salesiana Brasil. O evento também possibilitou a partilha das percepções sobre o processo de implantação do Projeto Identità, uma avaliação do IV Encontro das Escolas Salesiana na América (IV ESA) e preparação do V ESA. No último dia do encontro, houve a partilha do processo de implantação do Currículo das Escolas Salesianas em cada Inspetoria, seguida de apresentação do Guia 2 (Caderno 6 do Currículo), além de um momento de conversa sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio e atualizações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira a matéria completa clicando aqui.

 

COMITÊ DA PASTORAL JUVENIL

Aconteceu, nos dias 18, 19 e 20 de abril, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê da Pastoral Juvenil. Com o foco de fortalecer a missão salesiana em Rede, o evento buscou promover a integração entre os membros da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), fortalecendo a familiaridade do grupo e a dimensão carismática, trazendo um panorama da organização e do trabalho desenvolvido pelo âmbito da Pastoral Juvenil (PJ) nas Inspetorias, como também um elenco dos principais avanços e desafios. O Encontro também dedicou sua atenção à representatividade nacional da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e o acompanhamento do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS) pela CNPJS.

O primeiro dia de encontro se voltou para o fortalecimento da integração do Comitê. Já no dia seguinte, ocorreu uma partilha sobre a ação pastoral local, ajudando a construir um panorama da PJS no Brasil Salesiano. Logo após, os representantes da Pastoral Juvenil protagonizaram uma socialização dos assuntos tratados, além de traçar os encaminhamentos destinados à CNPJS. Houve, ainda, um momento de ressonância sobre o andamento do Projeto Identità nas Inspetorias. No último dia, os participantes assistiram a uma breve apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para o ano de 2023. O encontro foi finalizado falando sobre a importância do Dia de Doar UPV 2023. Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ENCONTRO NACIONAL DA RSB

Realizado nos dias 28 a 30 de agosto, de maneira presencial, em Aparecida (SP), mais de 400 representantes das dez Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), estiveram reunidos para o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento teve como tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar” e teve como principal objetivo: “Identificar e interpretar os atuais cenários e apelos juvenis para fortalecer a identidade salesiana”, visando aprofundar a compreensão do carisma salesiano nas presenças e na ação da RSB.

Quem esteve presente no Encontro, teve a oportunidade de participar de palestras para aprofundar a compreensão sobre as realidades juvenis nas perspectivas social e política da Igreja Católica e da Pastoral Juvenil Salesiana em âmbito internacional. Além disso, foram realizadas oficinas temáticas, dentre elas: o habitar as redes sociais, a participação social e política e o cuidado com a Casa Comum. O Encontro da RSB foi finalizado com a leitura e aprovação do Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes, que enviaram suas reflexões, iluminações e propostas no decorrer do evento.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ASSEMBLEIAS

 

27ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CIB

No dia 27 de abril, presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 27ª Assembleia Geral Ordinário da Conferência das Inspetorias Salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil (CIB). Durante a reunião, foram realizadas reflexões sobre o Encontro Nacional da RSB que estava para acontecer. Também foram abordados assuntos como as publicações da CIB e o Encontro Nacional das Comunidades Inseridas (ENCIS) das Filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, a reunião teve como pauta os Seminários Interâmbitos das FMA; as ações de apoio ao VIDES Brasil (Voluntariado Internacional Mulher, Educação e Desenvolvimento), em tradução direta do italiano; bem como o planejamento da CIB pela nova configuração das Inspetorias. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

28ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIO DA CISBRASIL

Realizada no dia 27 de abril, presencialmente na sala de reuniões do escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 28ª Assembleia Geral Ordinário da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL). O objetivo da reunião foi de estudar, discernir e definir as principais atividades de interesse comum a todas as seis Inspetorias dos SDB no país. A primeira Assembleia da CISBRASIL deste ano buscou aprovar o exercício administrativo a partir da prestação de contas do ano de 2022 e dar a aprovação definitiva do orçamento da Conferência para 2023. Entre os principais assuntos abordados, destacou-se o investimento feito em relação as publicações Salesianas. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

34ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA RSB

No dia 28 de abril, aconteceu, presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), a 34ª Assembleia Geral Ordinária da RSB. O evento ocorre anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de acompanhar, avaliar e projetar as ações da Rede Salesiana Brasil. Na reunião, aconteceu a apresentação dos participantes de cada Comitê Nacional, bem como um breve resumo das ações realizadas, dos encontros presenciais e reuniões ocorridas, do esforço para o trabalho em rede, destacando a importância do alinhamento das coordenações com a Diretoria Executiva e demais colaboradores da RSB. Logo após, aconteceu a apresentação dos integrantes da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), apontando as competências e principais pautas a serem trabalhadas no ano de 2023. Ao final, a assembleia avaliou de forma positiva as ações que vêm sendo desenvolvidas. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

ASSEMBLEIA ACSSA 2023

Durante três dias, de 12 a 14 de setembro, o escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recepcionou a Assembleia da Associação Cultores de História Salesiana (Associazione Cultori Storia Salesiana) – ACSSA – seção Brasil. Este ano, o evento teve como tema: “Missionariedade e Missão Salesiana com Atitude Sinodal”. O primeiro dia contou com partilhas de experiências concretas como as vividas pela presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na Amazônia; no Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), de São Paulo (SP); e a missionariedade Salesiana em Poxoréo. Também foram apresentados os encaminhamentos do Seminário Continental e Mundial da ACSSA e o Seminário ACSSA Brasil 2024. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

29ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CIB

No dia 20 de novembro, presencialmente na nova sala de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 29ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil (CIB). A segunda Assembleia da CIB deste ano trouxe reflexões e discernimentos quanto às propostas de ações para 2024, bem como uma retomada das ações de 2023, além de pontuar assuntos no que tange à gestão administrativa. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

37ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CISBRASIL

Presencialmente, na sala principal de reuniões do escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu, no dia 20 de novembro, a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CISBRASIL). Esta reunião foi para os Salesianos de Dom Bosco um momento de partilha dos projetos comuns às Inspetorias, bem como um momento de animação e avaliação do que já está sendo encaminhado por meio do trabalho em Rede. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

35ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA RSB

Realizada no dia 21 de novembro, presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 35ª Assembleia Geral Ordinária da RSB. Durante a reunião, houve a prestação de contas, a avaliação do projeto da Rede e as perspectivas para o próximo ano. Além disso, ocorreu a avaliação do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil. Na ocasião, aconteceu a nomeação do novo Diretor Executivo da RSB, Pe. Justo Ernesto Piccinini, que também foi eleito Secretário-Executivo da CISBRASIL na Assembleia do dia anterior.

Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

REDE AMÉRICA SOCIAL SALESIANA (RASS)

De 19 a 22 de setembro, na cidade de Guarulhos (SP), representantes da Rede Salesiana Brasil (RSB) e da Rede América Social Salesiana (RASS) se reuniram para programar o primeiro Encontro Continental da RASS, que está previsto para acontecer no Brasil, em setembro de 2024. Durante os três dias, o grupo se dedicou a refletir e encaminhar os conteúdos a serem apresentados, elaborar o planejamento do encontro e, especialmente, conhecer os possíveis espaços que podem sediar o evento em São Paulo.

O primeiro Encontro Continental da RASS terá o propósito de reflexão e formação dos participantes em prol dos trabalhos da Ação Social desenvolvidos pelas presenças salesianas do continente americano junto às juventudes locais, em especial aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social. Clique aqui para acessar a matéria completa.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana 2024

No último sábado (14), no Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), aconteceu o Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), com a presença dos Delegados e das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil das Inspetorias dos Salesiano de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil. Durante a programação foram vivenciados momentos de planejamento da caminhada, em vista de uma maior sistematização dos processos pastorais. A Pastoral Juvenil (PJ) constitui o coração da missão educativa salesiana que busca, através de itinerários de fé, educar evangelizando e evangelizar educando. Segundo as Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA (nº 78): “A missão educativa das FMA se realiza mediante uma pastoral juvenil inculturada que se inspira no Sistema Preventivo, vivido como espiritualidade radicada na caridade de Cristo e na solicitude materna de Maria. Tal pastoral tem como objetivo prioritário conduzir ao encontro com Jesus de Nazaré.” O Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana, em seu Quadro de Referencial, afirma (pag. 59): “A meta proposta pela Pastoral Juvenil Salesiana para todo jovem é a construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental; referência que, tornando-se progressivamente explícita e interiorizada, o ajude a ver a história como Ele, a julgar a vida como Ele, a escolher e a amar como Ele, a esperar como Ele ensina, a viver n’Ele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo” (cf. CG23, n. 112-115). “O encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil é um espaço muito rico em sinodalidade. Juntos, FMA e SDB, compartilhamos nossas experiências vividas nas várias realidades do Brasil e traçamos linhas de ação para promover uma caminhada pastoral processual que corresponda aos apelos juvenis da atualidade. Em rede, nosso trabalho se torna mais fecundo e nossa missão se fortalece ainda mais”, diz a Coordenadora Nacional da PJS e representante da Inspetoria Maria Auxiliadora, Irmã Claudiane Cavalcante. “A experiência da reunião da CNPJS é sempre enriquecedora, pois demonstra a diversidade das inspetorias SDB e FMA, reunidas para planejar as atividades diversas, em nível nacional, unidas pelo mesmo carisma. Daí vem a riqueza da experiência”, conclui o Coordenador Nacional da PJS e representante da Inspetoria São João Bosco, Padre José Ricardo Mole. Escrito por Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional da PJS

A Independência do Brasil e o Grito dos Excluídos e Excluídas

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avalição do processo da 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994.  POR QUE O 7 DE SETEMBRO?  Desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas acontece no dia 7 de setembro, dia oficial da comemoração da Independência do Brasil. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional. Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.  Nestes 30 anos de trajetória, o Grito faz um contraponto à história oficial da independência do Brasil. Na contramão dos desfiles cívicos e militares, que sempre marcaram o 7 de setembro, conclama o povo, sobretudo os pobres e excluídos, a descerem das arquibancadas, deixar o patriotismo passivo, e ocupar praças e ruas na defesa de seus direitos. Assim, o Dia da Pátria se tornou também um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. O Grito mudou a cara do 7 de setembro e da Semana da Pátria. Em todo o país, a cada ano, multiplicam-se manifestações e atividades, por meio de variadas formas de luta e linguagens: celebrações, atos, caminhadas, romarias, seminários, rodas de conversa, festivais, concursos de redação nas escolas, apresentações de música, teatro, dança, poesia, café na praça, programas de rádio, carros e bicicletas de som, lives.  GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS 2024 Este ano, o Grito dos Excluídos celebra 30 anos de existência e traz o tema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”. “Nestes 30 anos de resistência, lutas, anúncio e avanços, o Grito dos Excluídos e Excluídas esperançou um mundo justo e acolhedor. E seguirá incentivando ações que fortaleçam e mobilizem as pessoas para as lutas sociais, denunciar as in-justiças e os males causados por este sistema neo¬liberal/capitalista, que exclui, degrada e mata to¬das as formas de vida, concentra a riqueza, a renda nas mãos de poucos e impõe miséria para milhões”, lê-se nos objetivos do Jornal O Grito nº. 81. Confira o Jornal na íntegra e mais informações sobre o Dia dos Excluídos e Excluídas clicando aqui. Fonte: gritodosexcluidos.com

Padre Tarcizio Odelli lança livro sobre São Francisco de Sales

O lançamento do livro “São Francisco de Sales – Doutor do Amor”, de autoria do Salesiano de Dom Bosco (SDB) e Diretor Geral do Boletim Salesiano, Padre Tarcizio Paulo Odelli, aconteceu durante o curso de Espiritualidade Salesiana a partir de São Francisco de Sales, realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 3 e 5 de setembro. A obra tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a vida e a espiritualidade de São Francisco de Sales, patrono da Família Salesiana. Segundo o autor, o livro é resultado de mais de 20 anos de estudos e pregações sobre o santo. Padre Tarcizio destacou que a motivação para escrever a obra surgiu a partir dos retiros espirituais e cursos de formação nos quais apresentava, em formato de slides, o conteúdo que agora foi estruturado em texto. “É uma pessoa fascinante, não tem como não o tornar mais conhecido”, disse ele. A obra está organizada em seções que abordam a época histórica em que viveu São Francisco de Sales, sua biografia, além de temas centrais de sua espiritualidade, como o chamado à santidade, humanismo e o amor à Igreja. O livro também traz uma pequena biografia de Santa Joana de Chantal e aborda o “encontro” de São Francisco com São João Bosco. Para o Pe. Tarcizio, estudar a vida de São Francisco de Sales é essencial para entender sua contribuição inovadora à Igreja, especialmente por sua espiritualidade do amor, que é acessível a todos. A obra de São Francisco de Sales “Introdução à Vida Devota”, escrita há mais de 400 anos, continua sendo uma das mais lidas no mundo, perdendo apenas para a Bíblia e a “Imitação de Cristo”. Naquela época, valorizar os leigos foi uma grande novidade, e até o Concílio Vaticano II, seus ensinamentos permaneceram como referência. “Esta espiritualidade do amor é muito simples para ser vivida. Como ele dizia: ‘fazer tudo por amor e nada por força’. A santidade não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas fazer as coisas ordinárias com perfeição extraordinária”, ressalta o padre. A obra é voltada principalmente à Família Salesiana, mas Pe. Tarcizio ressalta que o conteúdo é acessível a todos os interessados em conhecer melhor o doutor da espiritualidade do amor. “Francisco de Sales contribuiu com a Igreja sendo um grande inovador e apresentando uma espiritualidade simples, acessível a todos”, afirmou o autor. Fonte: Inspetoria São Pio X / Escrito por Eduardo Schmitz

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil