Retrospectiva 2023 - Encontros Presenciais da RSB
19/12/2023

Retrospectiva 2023 - Encontros Presenciais da RSB

Retrospectiva 2023 - Encontros Presenciais da RSB

O período pós-pandemia marcou o retorno das atividades presenciais em todo o mundo e na Rede Salesiana Brasil (RSB) não foi diferente. Em 2023, a volta aos encontros presenciais proporcionou um tipo diferente de integração entre as equipes de trabalho em rede do país, reforçando diferenciais salesianos como a Pedagogia da Presença e a Acolhida, revividos na prática e fortalecidos a cada evento.

Confira a retrospectivas de alguns dos encontros presenciais que ocorreram durante o ano de 2023 na RSB:

 

ENCONTRO DOS COMITÊS NACIONAIS

 

COMITÊ DE COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, foi realizado, nos dias 01, 02 e 03 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana. Dentre os assuntos abordados, foi debatido a temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê. De maneira remota, as Coordenadoras Nacionais das Escolas e da Ação Social Salesiana, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira, respectivamente, realizaram uma reflexão que reforçou a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em rede.

O encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, levando exposições de cada Coordenador de Comunicação sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. Foram abordadas, ainda, as ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2023, dedicando especial atenção às ações protagonizadas pelo Comitê de Comunicação. Confira a matéria completa clicando aqui.

 

COMITÊ DA AÇÃO SOCIAL

O Encontro Nacional do Comitê da Ação Social Salesiana, que aconteceu presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), nos dias 08, 09 e 10 de março, teve o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado. O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê. Já no segundo dia, as Coordenadoras Nacionais da Comunicação e das Escolas Salesianas, Ir. Maike Loes e Ir. Lucia Jacinta Finassi, de forma remota, em suas falas realizaram uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Logo após, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais.

Ainda no segundo dia, aconteceu a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da RSB para 2023 e um momento dedicado especialmente ao Projeto Mundo Aprendiz que traz uma coleção publicada pela editora da RSB, a Edebê Brasil. Logo após, foi apresentada pela equipe de Comunicação da RSB a proposta para 2023/2024 da Campanha de marketing para a Ação Social. No último dia de encontro, a pauta foi sobre a construção da programação para o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS), os projetos vigentes da área programática e o Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (SIGAR). Confira a matéria completa clicando aqui.

 

COMITÊ DAS ESCOLAS

Aconteceu, presencialmente, no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), nos dias 29, 30 e 31 de março, o Encontro Nacional do Comitê das Escolas Salesianas. A reunião teve como foco em promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado. O primeiro dia contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil. No segundo dia ocorreu a reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais e, nesse mesmo dia, foi realizada a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para 2023.

A equipe de comunicação da RSB apresentou a proposta para 2023/2024 da Campanha de Matrículas para as Escolas da Rede Salesiana Brasil. O evento também possibilitou a partilha das percepções sobre o processo de implantação do Projeto Identità, uma avaliação do IV Encontro das Escolas Salesiana na América (IV ESA) e preparação do V ESA. No último dia do encontro, houve a partilha do processo de implantação do Currículo das Escolas Salesianas em cada Inspetoria, seguida de apresentação do Guia 2 (Caderno 6 do Currículo), além de um momento de conversa sobre as perspectivas do Novo Ensino Médio e atualizações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira a matéria completa clicando aqui.

 

COMITÊ DA PASTORAL JUVENIL

Aconteceu, nos dias 18, 19 e 20 de abril, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê da Pastoral Juvenil. Com o foco de fortalecer a missão salesiana em Rede, o evento buscou promover a integração entre os membros da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), fortalecendo a familiaridade do grupo e a dimensão carismática, trazendo um panorama da organização e do trabalho desenvolvido pelo âmbito da Pastoral Juvenil (PJ) nas Inspetorias, como também um elenco dos principais avanços e desafios. O Encontro também dedicou sua atenção à representatividade nacional da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e o acompanhamento do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS) pela CNPJS.

O primeiro dia de encontro se voltou para o fortalecimento da integração do Comitê. Já no dia seguinte, ocorreu uma partilha sobre a ação pastoral local, ajudando a construir um panorama da PJS no Brasil Salesiano. Logo após, os representantes da Pastoral Juvenil protagonizaram uma socialização dos assuntos tratados, além de traçar os encaminhamentos destinados à CNPJS. Houve, ainda, um momento de ressonância sobre o andamento do Projeto Identità nas Inspetorias. No último dia, os participantes assistiram a uma breve apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para o ano de 2023. O encontro foi finalizado falando sobre a importância do Dia de Doar UPV 2023. Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ENCONTRO NACIONAL DA RSB

Realizado nos dias 28 a 30 de agosto, de maneira presencial, em Aparecida (SP), mais de 400 representantes das dez Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), estiveram reunidos para o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento teve como tema “Onde estão as juventudes? – Vinde e vede – No sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar” e teve como principal objetivo: “Identificar e interpretar os atuais cenários e apelos juvenis para fortalecer a identidade salesiana”, visando aprofundar a compreensão do carisma salesiano nas presenças e na ação da RSB.

Quem esteve presente no Encontro, teve a oportunidade de participar de palestras para aprofundar a compreensão sobre as realidades juvenis nas perspectivas social e política da Igreja Católica e da Pastoral Juvenil Salesiana em âmbito internacional. Além disso, foram realizadas oficinas temáticas, dentre elas: o habitar as redes sociais, a participação social e política e o cuidado com a Casa Comum. O Encontro da RSB foi finalizado com a leitura e aprovação do Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes, que enviaram suas reflexões, iluminações e propostas no decorrer do evento.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ASSEMBLEIAS

 

27ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CIB

No dia 27 de abril, presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 27ª Assembleia Geral Ordinário da Conferência das Inspetorias Salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil (CIB). Durante a reunião, foram realizadas reflexões sobre o Encontro Nacional da RSB que estava para acontecer. Também foram abordados assuntos como as publicações da CIB e o Encontro Nacional das Comunidades Inseridas (ENCIS) das Filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, a reunião teve como pauta os Seminários Interâmbitos das FMA; as ações de apoio ao VIDES Brasil (Voluntariado Internacional Mulher, Educação e Desenvolvimento), em tradução direta do italiano; bem como o planejamento da CIB pela nova configuração das Inspetorias. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

28ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIO DA CISBRASIL

Realizada no dia 27 de abril, presencialmente na sala de reuniões do escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 28ª Assembleia Geral Ordinário da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL). O objetivo da reunião foi de estudar, discernir e definir as principais atividades de interesse comum a todas as seis Inspetorias dos SDB no país. A primeira Assembleia da CISBRASIL deste ano buscou aprovar o exercício administrativo a partir da prestação de contas do ano de 2022 e dar a aprovação definitiva do orçamento da Conferência para 2023. Entre os principais assuntos abordados, destacou-se o investimento feito em relação as publicações Salesianas. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

34ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA RSB

No dia 28 de abril, aconteceu, presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), a 34ª Assembleia Geral Ordinária da RSB. O evento ocorre anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de acompanhar, avaliar e projetar as ações da Rede Salesiana Brasil. Na reunião, aconteceu a apresentação dos participantes de cada Comitê Nacional, bem como um breve resumo das ações realizadas, dos encontros presenciais e reuniões ocorridas, do esforço para o trabalho em rede, destacando a importância do alinhamento das coordenações com a Diretoria Executiva e demais colaboradores da RSB. Logo após, aconteceu a apresentação dos integrantes da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), apontando as competências e principais pautas a serem trabalhadas no ano de 2023. Ao final, a assembleia avaliou de forma positiva as ações que vêm sendo desenvolvidas. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

ASSEMBLEIA ACSSA 2023

Durante três dias, de 12 a 14 de setembro, o escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recepcionou a Assembleia da Associação Cultores de História Salesiana (Associazione Cultori Storia Salesiana) – ACSSA – seção Brasil. Este ano, o evento teve como tema: “Missionariedade e Missão Salesiana com Atitude Sinodal”. O primeiro dia contou com partilhas de experiências concretas como as vividas pela presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na Amazônia; no Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), de São Paulo (SP); e a missionariedade Salesiana em Poxoréo. Também foram apresentados os encaminhamentos do Seminário Continental e Mundial da ACSSA e o Seminário ACSSA Brasil 2024. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

29ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CIB

No dia 20 de novembro, presencialmente na nova sala de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 29ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil (CIB). A segunda Assembleia da CIB deste ano trouxe reflexões e discernimentos quanto às propostas de ações para 2024, bem como uma retomada das ações de 2023, além de pontuar assuntos no que tange à gestão administrativa. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

37ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CISBRASIL

Presencialmente, na sala principal de reuniões do escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu, no dia 20 de novembro, a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CISBRASIL). Esta reunião foi para os Salesianos de Dom Bosco um momento de partilha dos projetos comuns às Inspetorias, bem como um momento de animação e avaliação do que já está sendo encaminhado por meio do trabalho em Rede. Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

35ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA RSB

Realizada no dia 21 de novembro, presencialmente na sala principal de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 35ª Assembleia Geral Ordinária da RSB. Durante a reunião, houve a prestação de contas, a avaliação do projeto da Rede e as perspectivas para o próximo ano. Além disso, ocorreu a avaliação do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil. Na ocasião, aconteceu a nomeação do novo Diretor Executivo da RSB, Pe. Justo Ernesto Piccinini, que também foi eleito Secretário-Executivo da CISBRASIL na Assembleia do dia anterior.

Clique aqui para acessar a matéria completa.

 

REDE AMÉRICA SOCIAL SALESIANA (RASS)

De 19 a 22 de setembro, na cidade de Guarulhos (SP), representantes da Rede Salesiana Brasil (RSB) e da Rede América Social Salesiana (RASS) se reuniram para programar o primeiro Encontro Continental da RASS, que está previsto para acontecer no Brasil, em setembro de 2024. Durante os três dias, o grupo se dedicou a refletir e encaminhar os conteúdos a serem apresentados, elaborar o planejamento do encontro e, especialmente, conhecer os possíveis espaços que podem sediar o evento em São Paulo.

O primeiro Encontro Continental da RASS terá o propósito de reflexão e formação dos participantes em prol dos trabalhos da Ação Social desenvolvidos pelas presenças salesianas do continente americano junto às juventudes locais, em especial aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social. Clique aqui para acessar a matéria completa.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Novena rumo à Canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA)

Hoje, 10/10, nove dias antes da canonização da Bem-Aventurada Ir. Maria Troncatti FMA (em 19 de outubro de 2025), a Comissão Central, estabelecida pelas FMAs para a ocasião, sugere uma NOVENA temática breve, a ser feita de modo individual ou comunitário, com o objetivo de tomar a religiosa e missionária como exemplo, e renovar o empenho pela atenção ao próximo, ao espírito missionário e à prática de atitudes pacificadoras. Como afirmou a Ir. Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das FMA, "nós também, junto com as comunidades educativas e os muitos jovens que encontramos, podemos brilhar como pequenas luzes em nossa vida cotidiana e ser sinais do amor preveniente e misericordioso do Pai, como o foi a Ir. Maria Troncatti". A novena, composta pela Ir. Luigina Silvestrin, da Inspetoria das FMA Santa Maria Domingas Mazzarello, do Triveneto (ITV), propõe algumas reflexões e orações sobre o tema "Mãos que curam, sanam, constroem paz". O texto foi desenvolvido com base numa homilia do P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral das Causas dos Santos da FS, que apresentou a figura e algumas características da próxima futura ‘Santa’, justamente a partir das mãos. A canonização da 1ª Filha de Maria Auxiliadora após a Cofundadora do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello - representa um presente e um apelo, segundo explica a Madre Chiara Cazzuola: "Ao contemplar o rosto mais belo do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello – a Ir. Maria Troncatti (a ser canonizada em breve), nossas Bem-Aventuradas e Servas de Deus que viveram as Constituições com total fidelidade - abrimos nosso coração à grande Esperança, com a graça e a ousadia que provêm de Deus. Com gratidão, entoamos o Magnificat pela santidade reconhecida pela Igreja, nessas e em muitas outras Coirmãs, que, em seu dia a dia, ofereceram Amor, Esperança e Alegria". A recente Exortação Apostólica do Papa Leão - Dilexi Te - destaca que a santidade é resultado do zelo pelos pobres, que sempre foram vistos como "o Tesouro da Igreja". Dom Bosco, mencionado no n. 70, foi um exemplo e fonte de inspiração para um método especial de educação dos pobres através do Sistema Preventivo. A Beata Maria Troncatti, conhecida como "Madrecita buena" (boa Mãezinha), tinha como única preocupação os pobres, órfãos, jovens maltratados, moribundos e mais necessitados. Por eles, se dispunha a encarar riscos e adversidades, exibindo uma generosidade ‘materna’ que a levava a cuidar pessoalmente de cada um. Lemos no Summarium elaborado sobre a vida da Irmã Troncatti: "A predileção ativa da Irmã Maria pelos mais pobres, pelos necessitados, pelos abandonados é conhecida: já impossibilitada de trabalhar mais (tem 84 anos), ela fica no hospital e vigia e atende os pobres selvagens que lhe vêm a racontar seus sofrimentos e preocupações". As Mãos da Ir. Troncatti, hoje, se tornam um dom e um modelo: extraindo forças de Maria Auxiliadora, do Espírito Santo, do Amor de Cristo Crucificado, o coração se torna capaz de gestos simples - mas eficazes - de proximidade, cuidado, paz. O texto da NOVENA está disponível, em italiano, aqui.

O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA: uma oportunidade única, a um só clique de distância

 O ‘Museu Casa Dom Bosco’ foi inaugurado em 27 de junho de 2025, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e logo se tornou um ponto de encontro para aqueles que compartilham a missão salesiana e a devoção do Santo piemontês aos jovens. Agora, o Museu faz parte de um itinerário mais abrangente, acessível a todos por meio de somente alguns cliques: "O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA". O "ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA" visa mostrar os anos fundamentais para Dom Bosco, período em que se dedicou à fundação da Congregação Salesiana e das Constituições Salesianas. A visita guiada começa na Basílica do Sagrado Coração, local onde ainda é possível sentir a emoção daquele 16 de maio de 1887. Dom Bosco, já cansado e doente, quis celebrar sua única missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja com a qual sempre sonhara e que construíra com imensos sacrifícios. Entretanto, naquela manhã, o altar se havia convertido num mar de emoções: o Santo dos Jovens chorou copiosamente 15 (quinze) vezes, sem conseguir controlar a emoção. Cada palavra era um agradecimento, uma demonstração de amor a Deus e aos jovens a quem ele havia dedicado toda a vida. Pouco depois, Dom Bosco compartilhou com palavras simples e profundas: “Fiz um grande esforço para celebrar. Parecia que eu estava no meio dos meus meninos, observando toda a cena da minha... vida”. O tour prossegue no MUSEU CASA DOM BOSCO, em ROMA, onde todos os fiéis e visitantes poderão vivenciar uma experiência singular graças ao novo museu imersivo que, por meio da realidade virtual, permite viver os momentos mais marcantes da trajetória de Dom Bosco na URBE. Hoje, fazer uma reserva é ainda mais simples: em poucas etapas, um eficaz sistema de reservas on-line ajuda a garantir sua vaga na excursão.  "Faça sua reserva on-line e deixe-se contagiar!" convida a equipe do tour. Para fazer sua reserva, acesse o site – https://www.donboscoaroma.org/Fonte: Agência Info Salesiana

A caminho da canonização da Irmã Maria Troncatti FMA: Sua fama de santidade

O processo de canonização da Ir. Maria Troncatti, religiosa professa das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), continua. A cerimônia está agendada para ocorrer no Vaticano no dia 19 de outubro de 2025. Hoje abordaremos a fama de santidade que acompanhou a trajetória humana e espiritual da religiosa ainda em vida. O testemunho é da Ir. Elena Tinitana FMA, da Inspetoria Sagrado Coração, do Equador (ECU), membro do Tribunal Canônico que acompanhou o processo de Canonização, em entrevista realizada por Gabriel Orellana, na Rádio ‘Voz del Upano’, promovida pela Comissão Histórico-Espiritual-Litúrgica instituída pelas FMA. A religiosa cita diversos indícios que comprovam a fama de santidade da Ir. Troncatti, perceptível não só na fase missionária - mais conhecida - de sua existência mas também já no início de sua vida na Itália. A Ir. Tinitana conta: "Aos dez anos de idade, Maria Troncatti se perdeu e foi encontrada, horas depois, encolhida num abrigo improvisado. ‘Você não teve medo?’, perguntaram, e ela respondeu tranquilamente: ‘Não, pois ainda guardo a graça da comunhão dominical em meu coração’. Para ela, a presença de Jesus era uma realidade constante em sua vida” - comentou a FMA equatoriana. Posteriormente, durante a formação inicial na Itália, a Ir. Troncatti se sobressaiu entre as demais Irmãs por oferecer, de forma silenciosa, mas eficaz, o bom exemplo. Ao chegar ao Equador, as demais irmãs FMA sempre a encontravam “primeiro na capela, rezando, fazendo a Via-Sacra ou com a cabeça inclinada em mui profunda oração”. Sua reputação de santidade se revelava principalmente em sua proximidade com as pessoas: ela era “tudo para todos”, tratando todas as pessoas como “seus filhos”. “Ainda hoje, na capela onde descansam seus restos mortais em Sucúa, há um fluxo constante de pessoas que vão ao local para rezar, fazer pedidos e deixar doações...”, conta a Ir. Tinitana. “Quando a Irmã Troncatti morreu, em 25 de agosto, as pessoas disseram: ‘Morreu a nossa vovozinha!’, ‘Morreu uma santa!’. Essa certeza popular é, na minha opinião, somente um pequeno recorte da grande fama de santidade da Irmã Maria Troncatti”. O papel específico da Ir. Elena, no âmbito do processo, foi coordenar a Comissão da Causa de Canonização e dedicar-se, com outras pessoas, a examinar o milagre necessário para o processo: a cura miraculosa do indígena ‘shuar’, Juwá Bosco, atribuída à intercessão da Ir. Troncatti. Na entrevista em espanhol, a Ir. Tinitana ressalta a importância crucial da oração e da devoção contínua à Beata, por parte da família e de todos os envolvidos no processo, para obter a recuperação completa do paciente, que sofria de afasia e de uma paralisia que afetava o lado esquerdo do corpo, além de garantir o sucesso na obtenção das informações necessárias para o processo canônico. A mensagem que a entrevistada transmite aos jovens de hoje, fundamentada nos depoimentos recebidos do povo, é significativa: “A Ir. Maria Troncatti descobriu seu ideal missionário ao ler o Boletim Salesiano quando era menina. Hoje vocês, jovens, vivem imersos nas redes sociais, onde podem encontrar maravilhosos testemunhos missionários. Encorajo, portanto, a ler essas histórias (reais) e a interessar-se por ideais semelhantes, porque realmente vale a pena. Diria também que Deus tem um projeto de vida único e inigualável para cada um de nós, e é nossa tarefa descobri-lo e realizá-lo, assim como a Ir. Troncatti fez em sua vida”. O Vídeo da entrevista com a Irmã Tinitana está disponível aqui. Para mais informações, visite o site criado para a canonização da Ir. Maria Troncatti: www.suormariatroncatti.org.  Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil