28/12/2023

Retrospectiva 2023 - Parceiros da Rede Salesiana Brasil

Retrospectiva 2023 - Parceiros da Rede Salesiana Brasil

Conheça as instituições que contribuíram para a missão salesiana no Brasil em 2023:

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAPTADORES DE RECURSOS (ABCR)

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e mobilizadores de recursos e que têm como principal objetivo estabelecer uma ampla rede nacional, fortalecendo os laços entre os profissionais que atuam na área e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão. Criada em 1999, a ABCR tem como missão promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do Terceiro Setor. Entre suas principais metas, destacam-se a de trabalhar para assegurar a credibilidade e representatividade da profissão e a de apoiar, indiretamente, organizações sociais na importante tarefa de construir uma sociedade mais justa.

Conheça mais sobre a ABCR: captadores.org.br 

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS EM EDUCOMUNICAÇÃO (ABPEducom)

A Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) tem caráter educativo, científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com duração de tempo indeterminado, regida por legislação e estatuto próprio. Com o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores da educomunicação, a ABPEducom surgiu das conclusões dos trabalhos da reunião de especialistas na interface Comunicação/Educação ocorrida em Recife (PE), no dia 2 de setembro de 2011, durante o I Colóquio de Professores. Depois disso, um Grupo de Trabalho organizou os instrumentos legais para a criação da associação até que, durante as atividades do IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, aconteceu mais uma reunião de especialistas, na ECA USP em dezembro de 2012, na qual se aprovou o Estatuto da Associação e a reunião fundante da organização.

Conheça mais sobre a ABPEducom: abpeducom.org.br

 

ALIANÇA EMPREENDEDORA

A Aliança Empreendedora nasceu em 2005 com o objetivo de capacitar e apoiar microempreendedores formais e informais em vulnerabilidade econômica de todo o país. Sua parceria com a Rede Salesiana Brasil traz o Programa #ElaFazHistória, que é o programa oficial do Facebook em parceria com a Aliança Empreendedora para empoderar mulheres com espírito empreendedor. O programa oferece capacitações on-line e gratuitas em Educação Financeira, Marketing Digital e Formalização, com o objetivo de apoiar mulheres de todo o Brasil no desenvolvimento de habilidades de gestão financeira empresarial. O Público alvo desta parceria são mulheres em situação de vulnerabilidade social que desejam gerar renda através de prestação de serviços ou vendas autônomas, seja para complemento ou renda principal da família.

Conheça mais sobre a Aliança Empreendedora:aliancaempreendedora.org.br

 

DON BOSCO GREEN ALLIANCE (DBGA)

A Don Bosco Green Alliance (DBGA - sigla em língua portuguesa para Aliança Verde Dom Bosco) é uma plataforma internacional para o Movimento Verde Salesiano que agrega pessoas das instituições da Família Salesiana de todo o mundo que contribuem para a ação, o pensamento e a política ambientais globais. Lançada em 2018, a Aliança é hoje uma plataforma ativa onde instituições, organizações e indivíduos da Família Salesiana trocam ideias e trabalham juntos em campanhas ambientais globais, tudo pelo “Amor à Criação”.

Conheça mais sobre a DBGA: www.donboscogreen.org

 

ESPERANÇAR (UBEC)

O projeto Esperançar é uma iniciativa que oferta, gratuitamente, cursos livres de extensão universitária com emissão de certificado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). A formação ocorre na modalidade de Ensino a Distância de forma autoinstrucional, isso permite ao estudante a praticidade na escolha de como e onde estudar. O Esperançar apresenta cursos de curta duração destinados a todas as pessoas que desejam atualização e formação continuada, horas complementares e conteúdo de qualidade. Desta forma, o projeto atende aos apelos da Agenda 2030, especialmente no 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que busca assegurar a educação equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O projeto é uma perspectiva de adquirir conhecimentos em temas atuais, relacionados com a missão do Grupo UBEC e relevantes para os diversos contextos da contemporaneidade.

Conheça mais sobre o Esperançar: esperancar.catolica.edu.br

 

FACEBOOK

Em 2021, a equipe do Facebook, através do seu Setor de Políticas Públicas e Programas, fez o primeiro contato com a Rede Salesiana Brasil (RSB) para uma parceria em prol do público assistido pela RSB: crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A ideia era ofertar gratuitamente alguns programas de impacto social com os quais o Facebook já trabalha, trazendo ONGs como a Aliança Empreendedora, a Recode e a Safernet para disponibilizar seus projetos e programas à juventude das presenças salesianas, fomentando a formação de milhares de jovens pelo Brasil para os desafios do mundo atual a partir da Construção de Competências das Novas Gerações para a Vida, o que também é um dos Compromissos Fundamentais da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social).

Conheça mais clicando: www.rsb.org.br

 

INSTITUTO ALAIR MARTINS (IAMAR)

O Instituto Alair Martins (IAMAR) é uma instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins econômicos e lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Sua parceria com a Rede Salesiana Brasil traz o Programa Educacional eZAPe! Virtudes Empreendedoras voltado especialmente jovens. É um programa complementar pautado no desenvolvimento de competências socioemocionais, que chamamos Virtudes Empreendedoras, em que desenvolvemos o empreendedorismo não restrito à abertura de negócios, mas o empreender como Atitude diante da Vida. Como componente prática, estimulamos os jovens a transformar sonhos/ideias em realidade com uma ferramenta digital onde aprendem a estruturar seus projetos pelo modelo de negócio Canvas (a plataforma digital de apoio escolhida tem aplicação em mais de 4 países e board consultivo em Harvard e Stanford).

Conheça mais sobre o IAMAR clicando: virtudesqueencaminham.org.br

 

PX BUSINESS

O Projeto de Educação Financeira da PX Business é voltado para jovens e adultos, com o objetivo de ensiná-los sobre os principais pontos de como lidar com o dinheiro, através de uma linguagem simples, prática e descomplicada. O projeto oferece aulas 100% on-line e aborda assuntos como controle do dinheiro, investimentos, dívidas, empreendedorismo e muito mais, sempre com dicas práticas para o dia a dia das pessoas. Mais do que ensinar as pessoas a lidar com o dinheiro e ter um futuro melhor, o projeto tem um objetivo muito maior de mudar a cultura sobre educação financeira dos brasileiros e, assim, construir um país mais evoluído e educado financeiramente.

Conheça mais sobre a PX Business:pxbusiness.com.br

 

RECODE

A parceria com a RECODE chegou à Rede Salesiana Brasil através do Setor de Políticas Públicas e Programas do Facebook.

A Recode atua com inclusão e empoderamento digital há 26 anos. Desde então, já alcançou 1.8 milhão de pessoas em todos os estados do país e em mais oito países. Para isso, conta com uma grande rede de parceiros para transformar vidas por meio da tecnologia. “Uma dessas parcerias é com o Facebook, que compartilha conosco o projeto ‘Conectando seu Futuro’. Nele, oferecemos formações gratuitas em tecnologias que ajudam jovens e adultos no desenvolvimento de competências digitais do século XXI, desde ferramentas básicas de computação e fundamentais para o mercado de trabalho, até a criação de sistemas web, marketing digital e desenvolvimento de games com propósito”, diz o fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio. Os cursos oferecidos pela Recode são destinados a pessoas entre 14 e 59 anos.

Conheça mais: recode.org.br

 

SAFERNET

A parceria com a Safernet também chegou à Rede Salesiana Brasil através do Setor de Políticas Públicas e Programas do Facebook.

Foi fundada em 20 de dezembro de 2005, com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. Naquela época, era urgente a necessidade de oferecer uma resposta eficiente, consistente e permanente no Brasil para os graves problemas relacionados ao uso indevido da Internet para a prática de crimes e violações contra os Direitos Humanos. Logo que foi criada, a SaferNet Brasil se consolidou como entidade referência nacional no enfrentamento desse crimes e violações.

Conheça mais sobre a Safernet:new.safernet.org.br

 

SELO SOCIAL

O Selo Social é uma iniciativa do Instituto Abaçaí que visa reconhecer as organizações que contribuem com o desenvolvimento social local. A certificação consiste em um documento que reconhece organizações socialmente responsáveis que participaram dos encontros de formação durante o último ano, têm regularidade fiscal, desenvolveram projetos em parceria com outras organizações e declararam seus impactos sociais. Todas as organizações e projetos selecionados recebem assessoria do instituto e passam pelo crivo de um conselho local, de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Vale ressaltar que o processo é totalmente gratuito aos participantes, graças ao investimento de instituições como a Rede Salesiana Brasil, que é a patrocinadora nacional do Programa Selo Social.

Conheça mais: www.selosocial.com

 

PONTO BÁSICO

A Ponto Básico Comércio é uma empresa de representação e intermediação no setor de vendas e produção; com foco especializado na industrialização, comércio atacadista e varejista no setor de vestuário.
Com equipe experiente atuando como um elo entre empresas e clientes, concentra-se em melhorar os processos de produção, vendas, além de ampliar o acesso a uma vasta rede de fornecedores e fabricantes.
Conheça mais: www.pontobasico.com

 

VENÂNCIO SHOPPING

O Venâncio Shopping, em Brasília (DF), traz em seu DNA o conceito de ser inovador. Por esse motivo sempre foi muito mais que um lugar de compras, mas um centro de entretenimento, consumo, serviços, trabalho, bem-estar e alimentação. Hoje o Shopping Venâncio é um Hub de Serviços e ponto de solução de pessoas, com sua torre business atrelada a torre de Serviços, Alta Gastronomia de Brasília e Lojas exclusivas.

A parceria com a Rede Salesiana Brasil teve início em 2022, mesmo ano em que o Venâncio Sohopping sediou a Vitrine de Doação, uma ação concreta da RSB para a campanha Dia de Doar UPV 2022.

Conheça mais: www.venancioshopping.com.br

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana 2024

No último sábado (14), no Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), aconteceu o Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), com a presença dos Delegados e das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil das Inspetorias dos Salesiano de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil. Durante a programação foram vivenciados momentos de planejamento da caminhada, em vista de uma maior sistematização dos processos pastorais. A Pastoral Juvenil (PJ) constitui o coração da missão educativa salesiana que busca, através de itinerários de fé, educar evangelizando e evangelizar educando. Segundo as Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA (nº 78): “A missão educativa das FMA se realiza mediante uma pastoral juvenil inculturada que se inspira no Sistema Preventivo, vivido como espiritualidade radicada na caridade de Cristo e na solicitude materna de Maria. Tal pastoral tem como objetivo prioritário conduzir ao encontro com Jesus de Nazaré.” O Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana, em seu Quadro de Referencial, afirma (pag. 59): “A meta proposta pela Pastoral Juvenil Salesiana para todo jovem é a construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental; referência que, tornando-se progressivamente explícita e interiorizada, o ajude a ver a história como Ele, a julgar a vida como Ele, a escolher e a amar como Ele, a esperar como Ele ensina, a viver n’Ele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo” (cf. CG23, n. 112-115). “O encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil é um espaço muito rico em sinodalidade. Juntos, FMA e SDB, compartilhamos nossas experiências vividas nas várias realidades do Brasil e traçamos linhas de ação para promover uma caminhada pastoral processual que corresponda aos apelos juvenis da atualidade. Em rede, nosso trabalho se torna mais fecundo e nossa missão se fortalece ainda mais”, diz a Coordenadora Nacional da PJS e representante da Inspetoria Maria Auxiliadora, Irmã Claudiane Cavalcante. “A experiência da reunião da CNPJS é sempre enriquecedora, pois demonstra a diversidade das inspetorias SDB e FMA, reunidas para planejar as atividades diversas, em nível nacional, unidas pelo mesmo carisma. Daí vem a riqueza da experiência”, conclui o Coordenador Nacional da PJS e representante da Inspetoria São João Bosco, Padre José Ricardo Mole. Escrito por Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional da PJS

A Independência do Brasil e o Grito dos Excluídos e Excluídas

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avalição do processo da 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994.  POR QUE O 7 DE SETEMBRO?  Desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas acontece no dia 7 de setembro, dia oficial da comemoração da Independência do Brasil. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional. Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.  Nestes 30 anos de trajetória, o Grito faz um contraponto à história oficial da independência do Brasil. Na contramão dos desfiles cívicos e militares, que sempre marcaram o 7 de setembro, conclama o povo, sobretudo os pobres e excluídos, a descerem das arquibancadas, deixar o patriotismo passivo, e ocupar praças e ruas na defesa de seus direitos. Assim, o Dia da Pátria se tornou também um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. O Grito mudou a cara do 7 de setembro e da Semana da Pátria. Em todo o país, a cada ano, multiplicam-se manifestações e atividades, por meio de variadas formas de luta e linguagens: celebrações, atos, caminhadas, romarias, seminários, rodas de conversa, festivais, concursos de redação nas escolas, apresentações de música, teatro, dança, poesia, café na praça, programas de rádio, carros e bicicletas de som, lives.  GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS 2024 Este ano, o Grito dos Excluídos celebra 30 anos de existência e traz o tema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”. “Nestes 30 anos de resistência, lutas, anúncio e avanços, o Grito dos Excluídos e Excluídas esperançou um mundo justo e acolhedor. E seguirá incentivando ações que fortaleçam e mobilizem as pessoas para as lutas sociais, denunciar as in-justiças e os males causados por este sistema neo¬liberal/capitalista, que exclui, degrada e mata to¬das as formas de vida, concentra a riqueza, a renda nas mãos de poucos e impõe miséria para milhões”, lê-se nos objetivos do Jornal O Grito nº. 81. Confira o Jornal na íntegra e mais informações sobre o Dia dos Excluídos e Excluídas clicando aqui. Fonte: gritodosexcluidos.com

Padre Tarcizio Odelli lança livro sobre São Francisco de Sales

O lançamento do livro “São Francisco de Sales – Doutor do Amor”, de autoria do Salesiano de Dom Bosco (SDB) e Diretor Geral do Boletim Salesiano, Padre Tarcizio Paulo Odelli, aconteceu durante o curso de Espiritualidade Salesiana a partir de São Francisco de Sales, realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 3 e 5 de setembro. A obra tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a vida e a espiritualidade de São Francisco de Sales, patrono da Família Salesiana. Segundo o autor, o livro é resultado de mais de 20 anos de estudos e pregações sobre o santo. Padre Tarcizio destacou que a motivação para escrever a obra surgiu a partir dos retiros espirituais e cursos de formação nos quais apresentava, em formato de slides, o conteúdo que agora foi estruturado em texto. “É uma pessoa fascinante, não tem como não o tornar mais conhecido”, disse ele. A obra está organizada em seções que abordam a época histórica em que viveu São Francisco de Sales, sua biografia, além de temas centrais de sua espiritualidade, como o chamado à santidade, humanismo e o amor à Igreja. O livro também traz uma pequena biografia de Santa Joana de Chantal e aborda o “encontro” de São Francisco com São João Bosco. Para o Pe. Tarcizio, estudar a vida de São Francisco de Sales é essencial para entender sua contribuição inovadora à Igreja, especialmente por sua espiritualidade do amor, que é acessível a todos. A obra de São Francisco de Sales “Introdução à Vida Devota”, escrita há mais de 400 anos, continua sendo uma das mais lidas no mundo, perdendo apenas para a Bíblia e a “Imitação de Cristo”. Naquela época, valorizar os leigos foi uma grande novidade, e até o Concílio Vaticano II, seus ensinamentos permaneceram como referência. “Esta espiritualidade do amor é muito simples para ser vivida. Como ele dizia: ‘fazer tudo por amor e nada por força’. A santidade não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas fazer as coisas ordinárias com perfeição extraordinária”, ressalta o padre. A obra é voltada principalmente à Família Salesiana, mas Pe. Tarcizio ressalta que o conteúdo é acessível a todos os interessados em conhecer melhor o doutor da espiritualidade do amor. “Francisco de Sales contribuiu com a Igreja sendo um grande inovador e apresentando uma espiritualidade simples, acessível a todos”, afirmou o autor. Fonte: Inspetoria São Pio X / Escrito por Eduardo Schmitz

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil