Nesta segunda-feira (22), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), os 180 anos de nascimento do Padre Cícero foram celebrados com uma homenagem em sessão solene. A iniciativa foi mobilizada através do Requerimento 3802/2023, de autoria da Deputada cearense Fernanda Pessoa. O momento dedicado ao Patriarca de Juazeiro do Norte revisitou a trajetória histórica de sua vida, desde o ministério na Igreja Católica até sua incursão na vida pública como o primeiro Prefeito do município.
Para a Congregação Salesiana, Pe. Cícero também representa uma grande e rica presença. Em fevereiro deste ano, o Reitor-Mor, agora recém ordenado Bispo, Ángel Fernández Artime, declarou Pe. Cícero como Salesiano Cooperador Póstumo. “Em meu serviço, em nome de Dom Bosco, Pai da Família Salesiana, declaro entre os Salesianos Cooperadores, a título de Cooperador Póstumo, o Padre Cícero Romão Batista, ‘Padim Ciço’”, declarou o Bispo Artime na cerimônia ocorrida na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte (CE). Conheça mais sobre a cerimônia clicando aqui.
Representado a Rede Salesiana Brasil (RSB) na solenidade da Câmara dos Deputados, esteve presente o Salesiano de Dom Bosco e Administrador da Casa-Museu Padre Cícero, Padre Laércio de Lima, juntamente com Frei Garcia, da Comissão de Pastoral e Romaria. Em seu discurso, Padre Laércio destacou o legado de paz, amor e acolhimento deixado pelo Padre Cícero, ressaltando sua atitude inclusiva e compassiva, do "grande homem que semeou a paz, o amor e a concórdia. O homem voltado pelo amor ao próximo, aquele que acolhia a todos, sem distinção de pessoas". Já Frei Garcia afirma: "Este projeto reconhece e celebra os 180 anos do Padre Cícero, reconhecendo sua influência e tudo o que ele representou e representa para Juazeiro do Norte. A cidade é o que é hoje devido à visão e dedicação do Padre Cícero, que promoveu o desenvolvimento comunitário e religioso".
Confira a gravação da homenagem na Câmara dos Deputados clicando aqui.
Após a solenidade, Pe. Laércio comenta um pouco sobre a conexão de Pe. Cícero com a Congregação Salesiana: “Pe. Cícero é uma figura presente no mundo inteiro, inclusive para nós, Salesianos de Dom Bosco, e com a dedicação da Igreja Bom Jesus, Pe. Cícero foi acolhido como Salesiano Cooperador Póstumo, por que de fato foi ele quem planejou e foi ele quem sonhou, como Dom Bosco, e queria a presença salesiana em Juazeiro do Norte, então nós fomos a Juazeiro não por decisão nossa, mas pela vontade e carinho do Pe. Cícero de ter nossas presenças lá. Ele faleceu em 1934 e nós só conseguimos chegar em 1939 por conta também das questões protocolares, por isso teve essa dificuldade [...]. Pe. Cícero nos confiou partes dos seus bens porque ele confiava que iriamos zelar e também anunciar a boa nova do Reino de Deus em um olhar e um cuidado sempre com os mais sofredores, com aqueles mais necessitados”.
SOBRE PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA
Nascido em 24 de março de 1844, na cidade de Crato, interior do Ceará, Padre Cícero Romão viveu até 1934. Apesar de ter morrido sem testemunhar o reconhecimento dos milagres eucarísticos e ter sido afastado da Igreja, sua reabilitação ocorreu em 2015, embora sem o reconhecimento dos milagres. Até hoje, Juazeiro do Norte continua a receber visitas de fiéis em busca da intercessão do "Padim Ciço", como é popularmente conhecido.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte