RSB recebe visita da Ecônoma Geral das FMA
04/10/2023

RSB recebe visita da Ecônoma Geral das FMA

RSB recebe visita da Ecônoma Geral das FMA

Na tarde desta quarta-feira (04), o escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recebeu a Ecônoma Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) Ir. Ena Veralís Bolaños. A visita contou com um momento de apresentação da trajetória da RSB e os projetos e ações que estão em andamento no Brasil e com as parcerias mundiais. Este momento de conversa contou com a presença dos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, bem como com a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e a representante do CAD da Editora Edebê, Ir. Divina Neves.

“Pessoalmente, me dá uma lição muito grande e uma confirmação também de certos critérios que estamos tomando no Instituto. Segundamente, um agradecimento, porque conversamos muito sobre este tempo de trabalho em rede, de envolver um trabalho sinodal, mas às vezes temos palavras muito bonitas e não vemos concretizados ou não encontramos passos para concretizar o verdadeiro trabalho em rede, e creio que o modelo de trabalho de vocês como a missão que levam é um verdadeiro trabalho em rede [...] Os diferentes passos que me foram apresentados agora, se vê claramente um bonito discernimento, as modalidades, as respostas, as exigências que se envolvem. Então, de coração, muito obrigada por esta missão”, comenta Ir. Ena sobre a caminhada da RSB.

A Ecônoma foi apresentada à todas as equipes do Escritório nacional da Rede Salesiana Brasil e às equipes da Editora Edebê presentes e, sobre a importância de se contar com uma Editora própria, a Ecônoma comenta: “Creio que compreender a Rede Salesiana e Edebê dentro de um carisma é muito importante [...] Normalmente, a maioria das nossas escolas no mundo, ou de nossas obras, compram materiais de outras editoras, de outras instituições, então nós enriquecemos um editorial que tem políticas diferentes das nossas, que tem um carisma diferente do nosso, e formamos toda uma geração de jovens com um pensamento de outro editorial. Acredito que o que garante esse trabalho em rede é que estamos formando um pensamento diferente. Com os materiais que vocês fazem, tenham claro que o que se forma é um pensamento e um pensamento com um carisma específico”.

Ainda sobre o trabalho em rede, Ir. Ena destaca seu encanto pela ação social salesiana em curso no Brasil: “E o que me pareceu muito lindo, porque eu ainda não conhecia, foi toda a ação social que vocês têm [...] Já havia escutado em diferentes obras que falavam da Ação Social da Rede Salesiana Brasil e agora que foi apresentado, acredito que isso também nos dá um sentido forte, porque não estamos trabalhando na missão apenas para as escolas, a missão tem toda uma área de ação social que carismaticamente é muito forte, junto à área comunicativa, até porque a comunicação é transversal em tudo”. 

Ao final de sua fala, Ir. Ena faz uma recomendação: “Temos que dar força para a formação, creio que o ponto é a formação, porque nós não podemos começar os diálogos senão através da formação”.

“Ter a Ir. Ena conosco e poder sentir esse olhar de cuidado e apoio do Instituto das FMA na nossa realidade de ação em rede, nos fortalece e nós anima a continuar somando esforços na realização da missão educativa. Também nos aproxima das diretrizes carismáticas de uma administração que tem como foco o cuidado com a vida”, comenta a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

"Foi uma aula de lucidez administrativa e carismática. Ela conseguiu captar os grandes pontos da nossa Rede, salientando a grande intuição que as Inspetorias tiveram no início de trabalhar juntas [Inspetorias FMA e SDB], conseguiram, segundo palavras dela, reunir e operacionalizar o que até hoje, de modo especial se faz no trabalho em rede. A Rede Salesiana Brasil conseguiu operacionalizar, concretizar, materializar esta verdadeira bandeira de se trabalhar em rede que tanta gente fala e, de repente, nem todo mundo encara. [...] eu gostei mais ainda quando ela falou: ‘Vocês nascem com um jeito de fazer rede e, com o passar do tempo, nesse sentido, vocês foram evoluindo, se conhecendo melhor e hoje estão com um modelo bem diferente do trabalho em rede onde as bases são muito valorizadas através das coordenações e áreas’ [...] nisso é que está a nossa admiração por alguém que tem um nível mundial, uma responsabilidade, e aí está uma frase que ela falou também que, no segmento dela, no setor dela é a ‘economia para favorecer a vida. O setor econômico da congregação é para favorecer a vida, valorizar a vida, promover a vida, não é para juntar dinheiro’", comenta o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. "Fiquei entusiasmado e agradecido com a lucidez e com a percepção profunda, a perspicácia profunda desta mulher", finaliza.

 

  

 

SOBRE IR. ENA

Ir. Ena Veralís Bolaños nasceu em 17 de setembro de 1968 em 'La Parada', uma pequena cidade de Santa Ana, El Salvador. Ainda criança conheceu as irmãs salesianas em sua própria casa porque três de suas tias, que já estão no Céu, eram Filhas de Maria Auxiliadora.

Em 1987 iniciou seu caminho formativo em San José, Costa Rica. Em 1988. Em 6 de janeiro de 1991, fez a Primeira Profissão em Tegucigalpa, Honduras. Durante os anos dos votos temporários, estudou Teologia. Em 2002, frequentou o curso de formação na Casa Sr. Valsé Pantellini, em Roma, e de 2005 a 2008, estudou Administração de Empresas em Honduras.

Durante os seus anos de vida religiosa pôde desempenhar diversos serviços aos quais se dedicou com generosidade e paixão: catequista, professora de religião, coordenadora escolar, coordenadora do Oratório, professora de matemática e contabilidade, tesoureira local e animadora comunitária. 

No período 2012-2017 desempenhou o serviço de animação como Inspetora na Inspetoria do Santíssimo Salvador da América Centro-Norte. Em 2018, Madre Yvonne Reungoat nomeou-a Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora dos Anjos da América Central do Sul.

Durante o XXIV Capítulo Geral, a Assembleia Capitular a elegeu Ecônoma Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

 

Mais Recentes

Instituto Teológico Pio XI amplia atuação e abre espaço para novos cursos, retiros e experiências formativas em parceria

Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência convida educadores, especialistas e palestrantes a desenvolverem iniciativas voltadas à formação integral da pessoa O Instituto Teológico Pio XI inicia uma nova etapa de sua trajetória com a reestruturação do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência, reforçando seu compromisso com a educação, a espiritualidade, o desenvolvimento humano e a promoção de experiências formativas que dialoguem com os desafios contemporâneos. A iniciativa integra o novo momento institucional da presença salesiana do Alto da Lapa e busca consolidar o Pio XI como um espaço permanente de acolhida, aprendizado, partilha de conhecimento e desenvolvimento integral, aberto à Igreja, educadores, pesquisadores, profissionais, agentes pastorais e à sociedade em geral. Como parte desse processo, o Centro está convidando professores, formadores, palestrantes e especialistas interessados em desenvolver cursos, workshops, retiros, jornadas formativas, grupos de estudo e outras iniciativas educacionais em parceria com a instituição. Segundo a proposta, os projetos serão construídos de forma colaborativa, unindo a expertise dos profissionais parceiros à tradição educativa salesiana e à infraestrutura oferecida pelo Pio XI. O modelo prevê apoio operacional, comercial, comunicação, divulgação, organização das inscrições e atendimento aos participantes, além da definição conjunta dos resultados financeiros de cada iniciativa. Um espaço preparado para formar e acolher Localizado em um ambiente reconhecido por sua tradição educativa e espiritual, o Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência dispõe de uma estrutura completa para receber atividades de diferentes formatos e públicos. Entre os espaços disponíveis estão auditórios, salas de formação, ambientes de convivência, áreas verdes, infraestrutura de hospedagem, alimentação completa, estacionamento e espaços especialmente preparados para encontros, eventos, cursos e retiros. A proposta é oferecer não apenas um local para realização de atividades, mas um ambiente inspirador que favoreça a troca de experiências, o aprofundamento de conhecimentos, a convivência fraterna e o crescimento pessoal. Formação integral para os desafios do presente As iniciativas buscadas pelo Centro estão alinhadas aos valores humanos, educacionais, culturais, espirituais e sociais que caracterizam a missão salesiana. Entre as áreas prioritárias estão temas relacionados à formação humana, espiritualidade, educação, liderança, desenvolvimento humano, saúde emocional, convivência, cultura, teologia, estudos religiosos e questões sociais contemporâneas. A proposta também está aberta a novas temáticas que contribuam para a formação integral das pessoas e promovam reflexões relevantes para a sociedade atual. Construindo conhecimento em rede A abertura para novas parcerias representa uma oportunidade para que especialistas e profissionais compartilhem conhecimentos, ampliem o alcance de suas iniciativas e construam experiências formativas em um ambiente consolidado e reconhecido pela tradição salesiana. Ao fortalecer redes de colaboração e incentivar a criação de novos espaços de aprendizagem, o Pio XI reafirma sua vocação como centro de formação, espiritualidade e convivência, colocando sua estrutura e experiência a serviço da educação e do desenvolvimento humano. Os interessados em apresentar propostas e conhecer as possibilidades de parceria podem entrar em contato com a equipe do Centro de Formação, Espiritualidade e Convivência para agendar uma conversa e alinhar projetos futuros. Informações e contato:E-mail: formacao@sdblapa.com.brWhatsApp: (11) 97633-5328 Foto retirada do portal: https://www.sdblapa.com.br/ 

Conselhos da ISJB-SDB e da IMM-FMA realizam reunião conjunta para fortalecer a missão salesiana

Da esquerda pra direita na foto: Ir. Maria Cassiana da Costa, Padre Sedney Manja, Padre Paulino Júnior, Ir. Jane Maria da Silva, Padre Moacir Scari Ir. Teresinha Ambrosim, Padre Ricardo Carlos, Ir. Amélia de Assis Castro, Padre Adenilson Rubim, Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo, Ir. Rosa Idalia Pesca, Ir. Maria Ria Zampirolli, Padre Denis Dutra, Padre João Carlos, Ir. Rosângela Maria Clemente, Ir. Áurea Martins Lopes e Padre Geraldo Adair. Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Inspetoria São João Bosco (ISJB-SDB) e a Inspetoria Madre Mazzarello (IMM-FMA) realizam uma reunião conjunta de seus Conselhos Inspetoriais na Casa Inspetorial Madre Mazzarello, em Belo Horizonte (MG). O encontro tem como objetivo fortalecer a comunhão, o diálogo e a articulação de ações entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em sintonia com o carisma salesiano. A programação teve início com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ricardo Carlos, seguida de momentos de partilha e reflexão sobre os Capítulos Gerais das duas congregações. Entre os temas abordados estiveram os principais encaminhamentos do Capítulo Geral 29 dos Salesianos de Dom Bosco e os eixos prioritários do Capítulo Geral XXV das Filhas de Maria Auxiliadora. Ao longo da manhã, os participantes também compartilharam as linhas gerais da Pastoral Juvenil de cada Inspetoria, refletiram sobre possibilidades de atuação conjunta e avaliaram perspectivas para o fortalecimento da missão educativa e evangelizadora junto aos jovens. No período da tarde, a programação segue com a reunião do Conselho Inspetorial da ISJB-SDB, no Centro Inspetorial, dedicada à análise de temas relacionados à Diretoria Executiva, à Auditoria e à Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), além de outros assuntos estratégicos para a vida e a missão da Inspetoria. O encontro reafirma o compromisso das duas Inspetorias com o trabalho em rede, a corresponsabilidade pastoral e a busca constante de caminhos que favoreçam uma presença salesiana cada vez mais significativa junto à juventude.

Hospital Auxiliadora lança Pedra Fundamental da Radioterapia e marca nova era no tratamento oncológico para o Estado de MS

O Hospital Auxiliadora lançou, no último sábado, 20 de junho, a Pedra Fundamental da Oncologia com Radioterapia. A solenidade marcou o início de uma nova etapa para a assistência oncológica regional, com a implantação de um serviço que ampliará o acesso ao tratamento contra o câncer, oferecendo mais estrutura, tecnologia, acolhimento e esperança aos pacientes. O evento contou com a presença de autoridades políticas e locais, representantes da instituição, corpo clínico, colaboradores, parceiros e convidados. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, do deputado federal Dr. Geraldo Resende e das empresas participantes do Pronon — Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. O Hospital Auxiliadora já captou parte dos recursos por meio do programa e segue em nova etapa de captação, além de contar com emendas parlamentares, doações incentivadas e doações gerais para contemplar todo o investimento previsto. O Pronon é uma importante política de incentivo que permite a pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do Imposto de Renda devido para projetos aprovados na área da oncologia. Por meio desse mecanismo, empresas e contribuintes podem apoiar iniciativas que ampliam o acesso ao diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidado integral aos pacientes com câncer. O projeto contempla a ampliação do Hospital Auxiliadora, com a construção da área da Radioterapia. A intervenção terá 761,31 m², incluindo ambientes para tomografia, acelerador linear, consultórios, áreas de apoio e área externa. Alguns recursos já foram disponibilizados através de emenda pelo deputado federal Geraldo Resende e também a contrapartida do governo do Estado. Para o valor global de toda a obra, que é para construção do bunker, aquisição de equipamentos, inclusive a radioterapia, mobiliários e demais estrutura necessárias para o funcionamento da unidade será viabilizado por meio de captação de recursos através do Pronon com apoio das empresas participantes e também emendas parlamentares. A implantação da Radioterapia representa um avanço significativo para Três Lagoas e toda a região. A unidade terá capacidade de atendimento para 840 tratamentos por ano, sendo aproximadamente 70 tratamentos por mês. Cada paciente poderá realizar, em média, entre 20 e 30 sessões, conforme indicação médica e necessidade terapêutica. A ex-diretora - por duas vezes - do Hospital Auxiliadora e atual membro do Conselho Consultivo, Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, ressaltou o valor humano e social do projeto. “Ver este sonho se concretizando é motivo de gratidão. A missão do Hospital Auxiliadora sempre foi cuidar da vida com amor, fé e responsabilidade. A Radioterapia chega para fortalecer essa missão e levar esperança a muitas famílias”, afirmou Irmã Maria Nilda. Para Daniela Mekaru, diretora de Programas e Projetos do Hospital Auxiliadora, a implantação da Radioterapia é resultado de planejamento, compromisso institucional, união de esforços e projetos de captação de recursos. “Este projeto representa trabalho, dedicação e articulação com parceiros que acreditam na saúde como instrumento de transformação social. Agradecemos as empresas participantes do Pronon e a classe política que tem nos apoiado. A participação das empresas e dos doadores representa um gesto concreto de responsabilidade social, solidariedade e compromisso com a saúde regional”, disse Daniela Mekaru. De acordo com o diretor geral do Hospital Auxiliadora, Marco Calderon, o lançamento simboliza um marco histórico para a instituição e para a população atendida. “Este é um momento de grande significado para o Hospital Auxiliadora e para toda a nossa região. A Oncologia com Radioterapia nasce de um compromisso coletivo com a vida, com o cuidado e com a dignidade dos pacientes. Com este projeto, queremos oferecer uma estrutura moderna, segura e humanizada, aproximando o tratamento das pessoas e de suas famílias. Agradeço o Governo do Estado e também o deputado federal, Geraldo Resende, que não medem esforços em sempre ajudar nossa instituição e viabilizar recursos para conseguirmos evoluir ainda mais em benefício da nossa população”, destacou Marco Calderon. O diretor clínico e cirurgião oncológico, Dr. Rodrigo Melão Martinho, destacou a importância da integração dos serviços no cuidado ao paciente com câncer. “A oncologia exige uma rede de cuidado organizada e integrada. A chegada da Radioterapia fortalece a linha de cuidado do paciente oncológico e amplia as possibilidades de tratamento com mais qualidade e resolutividade”, pontuou Dr. Rodrigo. A médica oncologista, coordenadora e responsável técnica da Oncologia do Hospital Auxiliadora, Dra. Taciana Gasparini, ressaltou que a chegada da Radioterapia irá fortalecer a jornada de cuidado dos pacientes oncológicos. “A Radioterapia é parte essencial do tratamento de muitos tipos de câncer e sua implantação representa um ganho enorme para os pacientes da nossa região. Ter esse serviço mais próximo significa mais conforto, menos deslocamentos e maior continuidade no cuidado. É um avanço que complementa a assistência oncológica e melhora a qualidade de vida de quem enfrenta o tratamento”, destacou Dra. Taciana Gasparini. O diretor técnico do Hospital Auxiliadora, Dr. Delso do Nascimento, reforçou que o novo serviço contribuirá para ampliar a capacidade assistencial da instituição. “Este é um avanço técnico e assistencial muito importante. A Radioterapia vai somar à estrutura do hospital e permitir que mais pacientes tenham acesso a um tratamento essencial, com segurança e acompanhamento especializado”, afirmou Dr. Delso. Médico responsável técnico pela Radioterapia, Dr. Harley Oliveira explicou que o serviço é fundamental em diversas etapas do tratamento contra o câncer. “A Radioterapia é uma modalidade essencial no tratamento oncológico. Ela pode ser indicada em diferentes momentos, conforme cada caso, e sua oferta mais próxima da casa do paciente faz grande diferença na adesão ao tratamento, no conforto e na qualidade de vida”, destacou Dr. Harley. Representando o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício Simões Corrêa, a superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Angélica Benetasso, participou da solenidade e destacou a relevância do projeto para a ampliação da rede de cuidado oncológico no Estado. “A implantação da Radioterapia no Hospital Auxiliadora representa um avanço importante para a saúde de Três Lagoas e de toda a região. É um projeto que fortalece a assistência, amplia o acesso ao tratamento e contribui para que os pacientes tenham um cuidado mais próximo, humanizado e integrado à rede de saúde”, afirmou Maria Angélica Benetasso. O senador Nelsinho Trad destacou a importância do projeto para o fortalecimento da saúde em Mato Grosso do Sul e para a descentralização do tratamento oncológico. “Estamos falando de um serviço essencial, que vai reduzir distâncias, aliviar o sofrimento das famílias e garantir mais dignidade aos pacientes que enfrentam o câncer. Projetos como este mostram a força da união entre instituições, poder público, empresas e sociedade em favor da vida”, afirmou o senador Nelsinho Trad. O prefeito municipal, Dr. Cassiano Rojas Maia, afirmou que a implantação da Radioterapia representa uma conquista para Três Lagoas e para os municípios da região. “Este projeto fortalece Três Lagoas como referência em saúde e traz um benefício direto para a população. É uma conquista que reduz deslocamentos, aproxima o tratamento das famílias e melhora a assistência aos pacientes oncológicos”, declarou o prefeito. O deputado federal Dr. Geraldo Resende também destacou a relevância do investimento e a importância da união entre instituições públicas, privadas e filantrópicas. “A saúde se fortalece quando há parceria e compromisso. A Radioterapia do Hospital Auxiliadora é um projeto de grande impacto social, que vai atender pacientes que precisam de cuidado especializado e humanizado mais perto de casa. Estamos empenhados em sempre apoiar grandes projetos como este”, afirmou o deputado. Também estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores, o vereador Tonhão, vereadora Sirlene dos Santos, vereador Sargento Rodrigues, vereador Pedrinho, vereador Mário Grespan, vereador Mi do Santa Luzia, a secretária de saúde do município, Juliana Salim, o secretário de saúde de Inocência, Fernando Fidelis, Conselho Municipal de Saúde, Rotary, Rede Feminina de Combate ao Câncer, representantes do comércio, empresas e demais autoridades. A previsão é que as atividades da nova unidade tenham início em 2028. Com o lançamento da Pedra Fundamental, o Hospital Auxiliadora reafirma sua missão de cuidar com excelência, responsabilidade social e humanização. A futura estrutura de Oncologia com Radioterapia será fundamental para ampliar a rede de atendimento aos pacientes oncológicos, fortalecendo o papel da instituição como referência em saúde e dando início a uma nova etapa na história da assistência regional. Fonte: HNSA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil