Um sino dedicado a Madre Mazzarello
07/04/2025

Um sino dedicado a Madre Mazzarello

Um sino dedicado a Madre Mazzarello

No 91º aniversário da Canonização de Dom Bosco, em Valdocco, Turim, inaugurou-se oficialmente a Praça Maria Auxiliadora, renovada com a bênção das Torres campanárias restauradas

 Em 1º de abril de 2025, no 91º aniversário da Canonização de São João Bosco (1934-2025), em Valdocco, Turim,  realizou-se a inauguração oficial da Praça Maria Auxiliadora, renovada com uma intervenção de requalificação urbana, e a bênção dos trabalhos nas duas torres dos sinos da Basílica de Maria Auxiliadora restauradas.

Na Praça, festivamente colorida pela presença das crianças da Escola Maria Auxiliadora, o momento inaugural aconteceu na presença do recém-eleito Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Dom Fábio Attard, que deu a bênção, do Inspetor da Circunscrição especial do Piemonte e Vale de Aosta, Padre Leonardo Mancini, dos Salesianos de Dom Bosco Capitulares, do Reitor da Basílica, Padre Miguel Viviano, do Prefeito da Cidade de Turim, Stefano Lo Russo, da Assessora para a transição ecológica e digital, ambiente, mobilidade, transportes e inovação, Chiara Foglietta, do Presidente da Circunscrição 7, Luca Deri, de outras autoridades civis, religiosas, militares, fieis e membros da Família Salesiana.

Também estavam presentes a Conselheira Geral para a Formação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Nilza Fátima de Moraes, representando a Madre Geral, a Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora (IPI), Irmã Emma Bergandi, e diversas Filhas de Maria Auxiliadora.

O Reitor da Basílica, abrindo os discursos, expressou a alegria de celebrar junto às instituições civis, na mesma data da Canonização de Dom Bosco, este evento “que traduz o que era um pensamento fundamental da vida de Dom Bosco como educador, que dizia e desejava que os seus jovens fossem ‘honestos cidadãos e bons cristãos, felizes habitantes do céu’: bons cristãos, as torres campanárias e a Basílica, honestos cidadãos, a praça, felizes habitantes do céu, o som dos sinos que nos convida a voltar o olhar para o alto, para Deus e a Auxiliadora”.

Um vídeo foi projetado no telão ao lado da Basílica mostrando a restauração dos sinos, que ocorreu no ano do bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco (2024) e inaugurados com a abertura do Ano Santo na Basílica, em 10 de janeiro de 2025.

A Congregação Salesiana decidiu valorizar o concerto dos sinos, aumentando de oito a doze bronzes. Os 4 novos sinos honram alguns santos e beatos da Família Salesiana, entre os quais Madre Mazzarello: o sino maior é dedicado a São João Bosco, um ao Beato Miguel Rua, seu primeiro sucessor, um aos mártires Luís Versiglia e Calisto Caravario e ao Santo Artêmides Zatti, e um é dedicado a Santa Maria Domingas Mazzarello. No bronze está a citação: “Cada ponto de agulha (repique) seja um ato de amor a Deus”. (Para aprofundar)

Com a melodia do canto “Giù dai Colli” se “deram voz” aos sinos, depois que os Bombeiros ofereceram uma coroa de flores a Nossa Senhora, alcançando o Arcanjo Gabriel com a escada  giratória, no topo de uma das torres sineiras.

As autoridades civis, em seus discursos, expressaram satisfação pela intervenção na Praça, sublinhando o trabalho comunitário levado adiante com os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora para valorizar da melhor forma este lugar histórico, segundo critérios ligados à sustentabilidade, à beleza e à acolhida de meninos/as e adultos.

O Reitor-Mor, Dom Fábio Attard, recordando a importância carismática da Basílica e desta Praça para todo o mundo salesiano, destacou o valor do cuidado com os espaços educativos:

“Um ambiente bonito, modesto, mas limpo e saudável, já é uma mensagem educativa, onde a violência não tem motivo para existir, onde crescem amizades e se favorecem processos educativos. As casas salesianas não são fortalezas, mas espaços de humanidade, para que os jovens possam fazer da sua vida um dom para a cidade, para a cultura, para um futuro melhor”.

Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Setores para a Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA refletem sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os Setores de Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) iniciaram o novo ano com renovado entusiasmo e um compromisso conjunto com os jovens, movidos pelo intenso amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello pelos jovens. Em uma tarde de trabalho on-line, os dois Setores participaram de um encontro significativo voltado à escuta e à reflexão sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com o objetivo de identificar novas estratégias para fortalecer e dinamizar o Movimento no contexto atual. O encontro foi marcado por uma abordagem centrada no diálogo, colocando no centro da reflexão as vozes, as esperanças e as expectativas dos jovens, com especial atenção ao presente e ao futuro do MJS. Um primeiro momento de oração, que chamou a presença de Deus e a atuação do Espírito Santo, precedido por uma mensagem introdutória do P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, definiu o clima e orientou os temas dos diálogos e partilhas que se seguiram. O centro da reflexão foi o Decálogo SDB–FMA, que ressalta a colaboração como condição indispensável para a eficácia da missão compartilhada. Também receberam atenção especial os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano e a necessidade de fortalecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana como valor fundamental e elemento unificador do Movimento. Os sonhos expressos pelos jovens revelaram-se, ao mesmo tempo, desafio e oportunidade: desafio que convida a Família Salesiana a repensar suas opções educativas e pastorais e oportunidade que abre caminhos de renovação, participação e corresponsabilidade. Nessa perspectiva, o percurso iniciado pelos dois Setores se configura como uma expressão concreta da sinodalidade, não apenas como método de trabalho, mas como modo de ser Igreja e de viver o espírito salesiano. Por meio de um diálogo aberto e de um discernimento compartilhado, os Setores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA iniciaram uma busca conjunta por estratégias que fortaleçam a colaboração e tornem a ação pastoral ainda mais eficaz. O encontro reafirmou o desejo comum de caminhar juntos, valorizando a complementaridade dos carismas e promovendo um Movimento Juvenil Salesiano fiel ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, cada vez mais próximo da vida concreta e das aspirações dos jovens de hoje. O encontro terminou em clima de alegria e esperança, com uma mensagem final da Ir. Runita Borja, Conselheira Geral responsável pela Pastoral Juvenil das FMA. Ela enfatizou o senso de união e o compromisso conjunto de caminhar com os representantes locais e regionais na missão em prol dos jovens. Inspirando-se na Evangelii Gaudium, a religiosa enfatizou a relevância de atuar com os jovens, e não somente para eles, ressaltando a necessidade de acompanhar, ouvir e trilhar o caminho juntos em todas as ações pastorais. Fonte: Agência Info Salesiana

Educação salesiana a serviço da Igreja: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora dialogam com o Dicastério para a Cultura e a Educação

Na segunda-feira passada, 12 de janeiro de 2026, algumas das principais autoridades dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com representantes de suas instituições acadêmicas e do Dicastério da Santa Sé encarregado dos campos da cultura e educação, se reuniram no Vaticano para uma ocasião de escuta e ponderação conjunta sobre o significado e as perspectivas da missão educativa salesiana no cenário contemporâneo. O encontro foi presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em nome da Família Salesiana, estiveram presentes o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio SDB e a Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García Ribas. Também participaram os responsáveis pelas duas principais instituições universitárias da Família Salesiana: representando a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), o Reitor Magnífico, P. Andrea Bozzolo, acompanhado pelo Decano da área educacional da UPS, P. Antonio Dellagiulia SDB e, como representante da área universitária das FMA, a Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Piera Ruffinatto e a Vice-Diretora, Ir. Martha Séïde. O evento contou ainda com a participação dos dois Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil: para a FMA, Ir. Runita Borja e, para os Salesianos de Dom Bosco, o P. Rafael Bejarano. O assunto focou na missão educacional e carismática que os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora realizam conjuntamente, com ênfase nas áreas do ensino superior, nas instituições de ensino e nos centros de formação profissional. Ficou evidente que essa missão tem origem no carisma herdado de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e segue direcionada, de forma prioritária, ao atendimento dos jovens mais pobres e vulneráveis. Os participantes admitiram que um dos desafios preponderantes dos dias atuais consiste em manter, de maneira autêntica, o carisma salesiano, sem negligenciar sua força profética e, ao mesmo tempo, dedicar atenção à esfera institucional das iniciativas educativas e acadêmicas. Esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da proposta formativa e manter um diálogo credível e fecundo com as realidades culturais, sociais e eclesiais dos países e continentes onde a Família Salesiana está presente. O diálogo com o cardeal Tolentino de Mendonça esclareceu que as instituições educativas salesianas, em particular as de ensino superior, têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento holístico do ser humano e para a transformação cultural, favorecendo uma perspectiva fundamentada no Evangelho e direcionada à edificação do Reino de Deus. A educação vivida no estilo salesiano foi reconhecida como um espaço privilegiado de encontro entre fé e cultura, capaz de gerar esperança, responsabilidade social e compromisso com o bem comum. A reunião foi finalizada com o compromisso mútuo de perpetuar a trajetória de cooperação entre as distintas realidades salesianas, reforçando as sinergias já estabelecidas e valorizando o legado educativo e carismático comum, a fim de que as instituições universitárias, escolares e formativas consigam responder com inovadora criatividade aos desafios do mundo atual, mantendo-se fiéis à sua origem e à sua missão em prol dos jovens. Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil