Um sino dedicado a Madre Mazzarello
07/04/2025

Um sino dedicado a Madre Mazzarello

Um sino dedicado a Madre Mazzarello

No 91º aniversário da Canonização de Dom Bosco, em Valdocco, Turim, inaugurou-se oficialmente a Praça Maria Auxiliadora, renovada com a bênção das Torres campanárias restauradas

 Em 1º de abril de 2025, no 91º aniversário da Canonização de São João Bosco (1934-2025), em Valdocco, Turim,  realizou-se a inauguração oficial da Praça Maria Auxiliadora, renovada com uma intervenção de requalificação urbana, e a bênção dos trabalhos nas duas torres dos sinos da Basílica de Maria Auxiliadora restauradas.

Na Praça, festivamente colorida pela presença das crianças da Escola Maria Auxiliadora, o momento inaugural aconteceu na presença do recém-eleito Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Dom Fábio Attard, que deu a bênção, do Inspetor da Circunscrição especial do Piemonte e Vale de Aosta, Padre Leonardo Mancini, dos Salesianos de Dom Bosco Capitulares, do Reitor da Basílica, Padre Miguel Viviano, do Prefeito da Cidade de Turim, Stefano Lo Russo, da Assessora para a transição ecológica e digital, ambiente, mobilidade, transportes e inovação, Chiara Foglietta, do Presidente da Circunscrição 7, Luca Deri, de outras autoridades civis, religiosas, militares, fieis e membros da Família Salesiana.

Também estavam presentes a Conselheira Geral para a Formação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Nilza Fátima de Moraes, representando a Madre Geral, a Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora (IPI), Irmã Emma Bergandi, e diversas Filhas de Maria Auxiliadora.

O Reitor da Basílica, abrindo os discursos, expressou a alegria de celebrar junto às instituições civis, na mesma data da Canonização de Dom Bosco, este evento “que traduz o que era um pensamento fundamental da vida de Dom Bosco como educador, que dizia e desejava que os seus jovens fossem ‘honestos cidadãos e bons cristãos, felizes habitantes do céu’: bons cristãos, as torres campanárias e a Basílica, honestos cidadãos, a praça, felizes habitantes do céu, o som dos sinos que nos convida a voltar o olhar para o alto, para Deus e a Auxiliadora”.

Um vídeo foi projetado no telão ao lado da Basílica mostrando a restauração dos sinos, que ocorreu no ano do bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco (2024) e inaugurados com a abertura do Ano Santo na Basílica, em 10 de janeiro de 2025.

A Congregação Salesiana decidiu valorizar o concerto dos sinos, aumentando de oito a doze bronzes. Os 4 novos sinos honram alguns santos e beatos da Família Salesiana, entre os quais Madre Mazzarello: o sino maior é dedicado a São João Bosco, um ao Beato Miguel Rua, seu primeiro sucessor, um aos mártires Luís Versiglia e Calisto Caravario e ao Santo Artêmides Zatti, e um é dedicado a Santa Maria Domingas Mazzarello. No bronze está a citação: “Cada ponto de agulha (repique) seja um ato de amor a Deus”. (Para aprofundar)

Com a melodia do canto “Giù dai Colli” se “deram voz” aos sinos, depois que os Bombeiros ofereceram uma coroa de flores a Nossa Senhora, alcançando o Arcanjo Gabriel com a escada  giratória, no topo de uma das torres sineiras.

As autoridades civis, em seus discursos, expressaram satisfação pela intervenção na Praça, sublinhando o trabalho comunitário levado adiante com os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora para valorizar da melhor forma este lugar histórico, segundo critérios ligados à sustentabilidade, à beleza e à acolhida de meninos/as e adultos.

O Reitor-Mor, Dom Fábio Attard, recordando a importância carismática da Basílica e desta Praça para todo o mundo salesiano, destacou o valor do cuidado com os espaços educativos:

“Um ambiente bonito, modesto, mas limpo e saudável, já é uma mensagem educativa, onde a violência não tem motivo para existir, onde crescem amizades e se favorecem processos educativos. As casas salesianas não são fortalezas, mas espaços de humanidade, para que os jovens possam fazer da sua vida um dom para a cidade, para a cultura, para um futuro melhor”.

Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Mais Recentes

Celebração do 4º Domingo do Advento

Neste domingo, 22 de dezembro de 2024, celebramos o 4º Domingo do Advento, marcado pela proximidade do Natal e pela meditação do amor de Deus manifestado no mistério da Encarnação. Este último domingo antes do Natal convida os cristãos a refletirem sobre o papel de Maria na história da salvação, como aquela que disse "sim" ao plano de Deus, tornando-se a Mãe do Salvador. A liturgia nos apresenta o evangelho da Anunciação, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a mãe de Jesus. Este momento reflete a fé, a confiança e a total entrega de Maria à vontade divina, sendo um modelo para todos os cristãos. O 4º Domingo do Advento nos chama a intensificar a preparação espiritual para acolher o Menino Jesus com o coração cheio de amor, esperança e gratidão. Que esta semana final de Advento seja uma oportunidade para renovar nossa fé e preparar a "manjedoura" do nosso coração para receber Cristo no Natal. "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel, que significa Deus conosco." (Mt 1, 23).   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil