Workshop reúne Equipes Gestoras
22/04/2024

Workshop reúne Equipes Gestoras

Workshop reúne Equipes Gestoras
Fotos: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Nos dias 17 e 18 de abril, em Porto Alegre (RS), na Salesianas Eventos e Hospedagem, aconteceu mais um Workshop que reuniu 42 participantes das equipes gestoras das escolas do Sul e Centro-Oeste da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Estavam representadas as cidades de Campo Grande (MS), Lins (SP), Cambé (PR), Campos Novos (SC), Rio do Sul (SC) e Uruguaiana (RS).

O encontro teve como objetivo dar continuidade ao processo de avaliação do Planejamento Estratégico, iniciado em 2023, e contou com a coordenação de Irmã Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora nacional das Escolas Salesianas, e a assessoria de Mauro Mitio Yuki e Renato da Rocha Neto. Também marcou presença a Inspetoria Irmã Alaíde Deretti que, na acolhida e início do encontro, recordou Dom Bosco: “Dom Bosco queria que fôssemos muitos. Porque sermos muitos nos dá ânimo, coragem e entusiasmo para a caminhada. Um incentiva e contagia o outro na caminhada”. A Inspetora também parabenizou os gestores pela coragem: “a coragem de rever a caminhada” por meio da pesquisa de satisfação realizada para “avaliar o processo que estavam levando adiante”. Recordando um episódio do Evangelho, Irmã Alaíde convidou os presentes a “lançarem a rede para águas mais profundas”. “Agora é tempo de lançar as redes para o outro lado, para águas mais profundas a fim de poder rever o que foi feito (…). Não ter medo de olhar para aquilo que não está bem, para aquilo que foi fraco”. Segundo a Inspetora, esta é “a atitude de pessoas inteligentes, que não se acomodam com o que têm, para ser resposta ao que a realidade nos pede”. É preciso “avançar com identidade salesiana. Fazer a diferença com um estilo próprio, com uma filosofia própria: a filosofia do Sistema Preventivo. Esta marca faz a diferença”, concluiu Irmã Alaíde. Na sequência, houve um momento de espiritualidade, que colocou ao centro das atenções o “Sonho dos 9 Anos” de Dom Bosco, com o convite a ser um grupo significativo que atualiza este sonho em cada uma das realidades e dos espaços educativo-pastorais.

Dando início ao desenvolvimento do tema proposto pelos assessores – “Estratégias e Inovação”, Mauro provocou os participantes a se questionarem se estão sendo ousados ou acanhados em suas iniciativas estratégicas. Também partilhou algumas reflexões sobre inovação, estratégias, engajamento, transformação do negócio, senso de urgência, governança e gestão. Com isso, reforçou a ideia de que “muitos dos problemas de as empresas não avançarem é por problema de governança e gestão” e que “o ingrediente importante é a inovação para gerar uma grande transformação”.

Nos dois dias de encontro, a metodologia utilizada foi a de Workshop, por meio do qual as equipes de gestão apresentaram estudos específicos a partir de leituras, pesquisas e também visitas realizadas em diferentes escolas confessionais e particulares.

Os Grupos de Trabalho (GTs) desenvolveram e apresentaram os seguintes temas: “Metodologia centrada na aprendizagem do estudante”; “Plataformas digitais para propiciar uma educação digital”; “Educação integral em tempo integral, pedagogia de projetos”; “Escola em Pastoral, educação evangelizadora, Formação de líderes e protagonismo”; “Incentivo à cultura do cuidado com os educandos: qualidade de vida e saúde emocional”; “Formações com Soft Skills necessários para o ambiente pós educação básica”; “Ambientes (Estrutura e Relacionamento): salas de aula atrativas, equipamentos e laboratórios pedagógicos que promovam experiências significativas”; “Gestão e Governança que promova sustentabilidade e inovação, Gestão de Pessoas de Excelência, Garantia da Qualidade na Rede, Gestão de Alto Desempenho e Governança efetiva”.

No segundo dia do Workshop, os GTs continuaram suas apresentações e partilhas, e Mauro aprofundou o tema da Governança e Gestão, ressaltando alguns temas pertinentes, como: direção institucional e direção pedagógica, implementação do Planejamento Estratégico, conflito de interesses, conselho fiscal, auditoria independente, gestão, conselho de administração, direito de propriedade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, entre outros.

A Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, precisando ausentar-se para responder a outros compromissos, em sua saudação final agradeceu a presença e participação de todos e salientou que “o caminho é saudável”. É preciso “encontrar caminhos sem angústias, tem que ser caminho vivível (…)”. Convidou as equipes a “fazer caminho de forma inteligente, juntos. Ser um grupo que caminha junto, isto vai facilitar o caminho de toda a Inspetoria”, afirmou Irmã Alaíde.

Na parte da tarde, os assessores ofereceram dinâmicas diferenciadas para identificar as prioridades imprescindíveis em termos de Planejamento Estratégico, os temas que precisam ser mais estudados e aprofundados, e as iniciativas que já estão sendo concretizadas pelas escolas do Sul e Centro-Oeste da Inspetoria. Houve também um momento de grupo, dividindo os participantes em equipe de governança e equipe de gestão, o que favoreceu debates e diálogos muito entusiasmados e bem concretos, indicando ações e caminhos e serem traçados e efetivados.

Após a avaliação do encontro, na conclusão dos trabalhos, a Vice-Inspetora, Irmã Ivone Ranghetti, entregou aos participantes duas palavras: movimento e leveza. Convidou as equipes a estarem sempre em movimento, “porque o movimento dá continuidade ao que estamos fazendo”. Quanto à segunda palavra, Irmã Ivone reforçou a necessidade de fazer tudo com leveza: “fazer isso não só como rede de escolas, mas também como Inspetoria (…). Eu acredito que o processo vai criando força, dinamismo e entusiasmo, como a gente quer: uma Inspetoria bem fortalecida com a participação de cada um de nós. Nós acreditamos nessa força!”.

         

Angelita Gambetta Stuepp, Diretora do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul (SC), avaliou positivamente o encontro, afirmando que “a retomada do nosso planejamento estratégico foi um momento de muito enriquecimento e trocas entre os gestores com o nosso assessor. Saio desse encontro com muita esperança porque realmente nós tocamos nos pontos que precisamos pensar em mudanças. Então, o ponto chave deste encontro foi pensar nas mudanças, como promover essas mudanças tanto na questão metodológica, de inovação pedagógica, mas também na retenção dos nossos colaboradores, dos nossos professores, dos nossos talentos, e tudo isso alinhado também a uma gestão de desempenho, que é importante ser implementada nas nossas instituições”.

Do Instituto Auxiliadora, de Campos Novos (SC), participou o Diretor Antonio Spirandeli que avaliou o encontro “como muito provocativo, no sentido de repensarmos o Planejamento Estratégico das escolas enquanto Rede e nos trouxe assim forças de renovação, de esperança no nosso trabalho pedagógico e também administrativo das escolas. Foi muito bom!”.

Para Rodrigo Bertacini, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé (PR), “o encontro foi uma possibilidade de partilha, de esperança, partilha de projetos e sobretudo partilha de missão. Nós pudemos refletir, revisitar aquilo que fazemos de bom, projetar aquilo que podemos fazer de bom, para que então a gente dê realmente uma resposta de excelência nos processos educativos das nossas instituições”.

Já para Silvia Lima, do Auxiliadora de Campo Grande (MS), o encontro atingiu seus objetivos pois “estivemos juntos nesses dias, as equipes de gestão das escolas, para discutir sobre as estratégias e pensar nas melhores formas de conduzir os processos nas unidades, pensando sempre na formação integral dos nossos estudantes”.

De Lins (SP), do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Kátia Bortoleto da Silva está convencida de que “pensar estrategicamente, pensar em rede é pensar num futuro de possibilidades. Vivenciamos dias intensos, com muita aprendizagem, muitos desafios, mas também de abertura para o diálogo, de possibilidade de implantação de estratégias possíveis, estratégias desafiadoras, mas eu penso que é dessa forma que a gente consegue fazer valer uma educação de excelência”.

Adriana Arcerito, que veio lá da fronteira – Uruguaiana (RS), do Instituto Laura Vicuña, demonstrou sua satisfação declarando que “o encontro sobre o planejamento estratégico foi um momento de grande sinergia com todo o grupo que se fez presente, e também, um momento especial de reflexões estratégicas, pensando no caminho que já foi percorrido e o olhar que queremos lançar para os próximos anos. Em uma palavra: sucesso!”.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Mais Recentes

Setores para a Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA refletem sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os Setores de Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) iniciaram o novo ano com renovado entusiasmo e um compromisso conjunto com os jovens, movidos pelo intenso amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello pelos jovens. Em uma tarde de trabalho on-line, os dois Setores participaram de um encontro significativo voltado à escuta e à reflexão sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com o objetivo de identificar novas estratégias para fortalecer e dinamizar o Movimento no contexto atual. O encontro foi marcado por uma abordagem centrada no diálogo, colocando no centro da reflexão as vozes, as esperanças e as expectativas dos jovens, com especial atenção ao presente e ao futuro do MJS. Um primeiro momento de oração, que chamou a presença de Deus e a atuação do Espírito Santo, precedido por uma mensagem introdutória do P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, definiu o clima e orientou os temas dos diálogos e partilhas que se seguiram. O centro da reflexão foi o Decálogo SDB–FMA, que ressalta a colaboração como condição indispensável para a eficácia da missão compartilhada. Também receberam atenção especial os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano e a necessidade de fortalecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana como valor fundamental e elemento unificador do Movimento. Os sonhos expressos pelos jovens revelaram-se, ao mesmo tempo, desafio e oportunidade: desafio que convida a Família Salesiana a repensar suas opções educativas e pastorais e oportunidade que abre caminhos de renovação, participação e corresponsabilidade. Nessa perspectiva, o percurso iniciado pelos dois Setores se configura como uma expressão concreta da sinodalidade, não apenas como método de trabalho, mas como modo de ser Igreja e de viver o espírito salesiano. Por meio de um diálogo aberto e de um discernimento compartilhado, os Setores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA iniciaram uma busca conjunta por estratégias que fortaleçam a colaboração e tornem a ação pastoral ainda mais eficaz. O encontro reafirmou o desejo comum de caminhar juntos, valorizando a complementaridade dos carismas e promovendo um Movimento Juvenil Salesiano fiel ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, cada vez mais próximo da vida concreta e das aspirações dos jovens de hoje. O encontro terminou em clima de alegria e esperança, com uma mensagem final da Ir. Runita Borja, Conselheira Geral responsável pela Pastoral Juvenil das FMA. Ela enfatizou o senso de união e o compromisso conjunto de caminhar com os representantes locais e regionais na missão em prol dos jovens. Inspirando-se na Evangelii Gaudium, a religiosa enfatizou a relevância de atuar com os jovens, e não somente para eles, ressaltando a necessidade de acompanhar, ouvir e trilhar o caminho juntos em todas as ações pastorais. Fonte: Agência Info Salesiana

Educação salesiana a serviço da Igreja: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora dialogam com o Dicastério para a Cultura e a Educação

Na segunda-feira passada, 12 de janeiro de 2026, algumas das principais autoridades dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com representantes de suas instituições acadêmicas e do Dicastério da Santa Sé encarregado dos campos da cultura e educação, se reuniram no Vaticano para uma ocasião de escuta e ponderação conjunta sobre o significado e as perspectivas da missão educativa salesiana no cenário contemporâneo. O encontro foi presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em nome da Família Salesiana, estiveram presentes o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio SDB e a Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García Ribas. Também participaram os responsáveis pelas duas principais instituições universitárias da Família Salesiana: representando a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), o Reitor Magnífico, P. Andrea Bozzolo, acompanhado pelo Decano da área educacional da UPS, P. Antonio Dellagiulia SDB e, como representante da área universitária das FMA, a Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Piera Ruffinatto e a Vice-Diretora, Ir. Martha Séïde. O evento contou ainda com a participação dos dois Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil: para a FMA, Ir. Runita Borja e, para os Salesianos de Dom Bosco, o P. Rafael Bejarano. O assunto focou na missão educacional e carismática que os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora realizam conjuntamente, com ênfase nas áreas do ensino superior, nas instituições de ensino e nos centros de formação profissional. Ficou evidente que essa missão tem origem no carisma herdado de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e segue direcionada, de forma prioritária, ao atendimento dos jovens mais pobres e vulneráveis. Os participantes admitiram que um dos desafios preponderantes dos dias atuais consiste em manter, de maneira autêntica, o carisma salesiano, sem negligenciar sua força profética e, ao mesmo tempo, dedicar atenção à esfera institucional das iniciativas educativas e acadêmicas. Esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da proposta formativa e manter um diálogo credível e fecundo com as realidades culturais, sociais e eclesiais dos países e continentes onde a Família Salesiana está presente. O diálogo com o cardeal Tolentino de Mendonça esclareceu que as instituições educativas salesianas, em particular as de ensino superior, têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento holístico do ser humano e para a transformação cultural, favorecendo uma perspectiva fundamentada no Evangelho e direcionada à edificação do Reino de Deus. A educação vivida no estilo salesiano foi reconhecida como um espaço privilegiado de encontro entre fé e cultura, capaz de gerar esperança, responsabilidade social e compromisso com o bem comum. A reunião foi finalizada com o compromisso mútuo de perpetuar a trajetória de cooperação entre as distintas realidades salesianas, reforçando as sinergias já estabelecidas e valorizando o legado educativo e carismático comum, a fim de que as instituições universitárias, escolares e formativas consigam responder com inovadora criatividade aos desafios do mundo atual, mantendo-se fiéis à sua origem e à sua missão em prol dos jovens. Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil