ENAS 2024 Resgata Manifesto às Juventudes
07/06/2024

ENAS 2024 Resgata Manifesto às Juventudes

ENAS 2024 Resgata Manifesto às Juventudes
Fotos: Rede Salesiana Brasil

 

Nos dias 05 e 06 de junho, o canal oficial da Rede Salesiana Brasil no YouTube foi o palco do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2024. O evento contou com mais de 600 inscritos e alcançou mais de 2 mil visualizações nos dois dias, contando com a ativa interação das presenças que assistem ao evento em grupo.

Este ano, o ENAS trouxe o tema “Manifesto às Juventudes: da Inspiração à Ação”, resgatando o documento elaborado conjuntamente pelos participantes do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), realizado presencialmente em agosto de 2023, na cidade de Aparecida (SP). Os dois dias do evento buscaram mobilizar os membros da Ação Social Salesiana do Brasil como mecanismos de articulação, integração e fortalecimento das Obras e Presenças Sociais para serem respostas aos desafios iminentes do contexto atual.

Coordenado pelos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, juntamente com a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves Oliveira, a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas e a Gestora de Eventos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, o evento contou com a participação de representantes das 10 Inspetorias salesianas do Brasil e convidados especiais como os Inspetores Referentes da Ação Social, Ir. Adriana Gomes e Pe. Felipe Bauziére.

“O ENAS 2024 foi uma experiência significativa, nos ajudou a crescer carismaticamente na escuta, na acolhida dos desafios contemporâneos, no olhar atento para as realidades, de modo especial a realidade juvenil. Fomos, como educadores(as), interpelados(as) a estar ao lado das juventudes, orientando e acompanhando os diversos espaços nos quais eles se encontram e ajudando-os a traçar um caminho de formação integral, cientes de que esse processo, vivido com protagonismo por parte deles, e respaldado por nossa presença e acompanhamento, promoverá a transformação dos ambientes em que estão inseridos. Assim, concretamente, daremos respostas de fidelidade à missão com as juventudes, na alegria audaciosa e contagiante que proporciona vida e qualidade às nossas obras e à missão educativa”, comenta Ir. Adriana.

“Foram momentos riquíssimos, relevantes e significativos para ajudar-nos a corresponder, de maneira renovada, ao nosso carisma salesiano hoje, para encarnar hoje o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Assim, tivemos oportunidade de refletir sobre a presença no meio e com os jovens, este ‘sacramento da presença’, ser sinal de Deus, a relação adulto/jovem, educador/educando e o protagonismo do jovem [...]. Sem dúvida, ajudou a nós educadores a refletir, nos construir mais como educadores salesianos. Sem dúvida, foi também um grande momento de comunhão salesiana para que possa crescer nosso ser salesiano a serviço de tanta juventude em situação de vulnerabilidade e sofrimento”, completa Pe. Felipe.

      

O primeiro dia do ENAS, quarta-feira (05), foi norteado pelo subtema “Abraçar a diversidade, reconhecendo as diversas formas de expressão das juventudes”, trazendo fortemente o regate do Encontro Nacional da RSB, de 2023, e o seu Manifesto às Juventudes. Esta contextualização foi protagonizada pelos Diretores e Coordenadora Executivos da RSB. O momento foi seguido pela fala da Coordenadora da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), Ir. Claudiane Cavalcante, a qual trouxe a palestra “O lugar da pessoa adulta: educador(a) salesiano(a) como referência para as crianças, os adolescentes e os jovens”.

A última palestra antes do intervalo foi comandada pelo Gerente do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), unidade de Campinas, e Pró-Reitor de Extensão, Pastoral e Ação Comunitária do UNISAL, Pe. Roque Luiz Sibioni, o qual trouxe ricas reflexões sobre o tema “Protagonismo juvenil como expressão e metodologia tipicamente salesiana: pistas de como apoiar e apostar na potencialidade dos jovens à ocupação dos espaços de lideranças”.

Após o intervalo, o Coordenador Inspetorial da Ação Social da Inspetoria São Pio X, José Jair Ribeiro, comandou uma importante palestra sobre “O papel do educador salesiano na promoção e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens (ECA e Sistema Preventivo)”.

O dia foi finalizado com um momento dedicado às ressonâncias do evento, trazendo um bloco de perguntas e respostas dos participantes aos palestrantes do dia. A ação foi comandada pelas Coordenadoras Inspetoriais da Ação Social Salesiana das Inspetorias Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora, respectivamente Ir. Dircione da Gloria Gonçalves Amorim e Ir. Giselle Ferreira dos Santos.

     

Já o segundo dia do ENAS 2024, quinta-feira (06), teve como subtema norteador “Ser sacramento da presença nos ‘pátios existenciais’ para compreender os jovens a partir do lugar onde se encontram e querem ser encontrados”. Neste contexto, a primeira palestra do dia foi protagonizada pelo Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, com estágio na Università di Roma ''La Sapienza'', na Itália, Prof. Moisés Sbardelotto, que já é conhecido das equipes salesianas do Brasil por ter participado do Encontro Nacional da RSB em 2023. O Prof. Moisés trouxe importantes reflexões acerca do tema “O pátio digital: pistas de como habitar e resgatar a experiência do pátio em suas diversas manifestações, onde se encontram as juventudes”, seguido de um momento de ressonâncias dos participantes que foi comandado pelo Coordenador da Ação Social da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Mário Cláudio da Silva.

    

A última palestra do dia trouxe a Psicóloga atuante nas áreas: clínica, educacional e organizacional, e Especialista em Relações Familiares na Abordagem Sistêmica, Marly Paixão, que abordou assuntos sensíveis e necessários sobre saúde mental na palestra “Como promover o fortalecimento da saúde mental e do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens?”. O momento de Ressonâncias e perguntas para Marly Paixão foi comandado pela Coordenadora da Ação Social Salesiana da Inspetoria Madre Mazzarello, Ir. Dircione da Gloria Gonçalves Amorim.

  

O intervalo do segundo dia foi diferenciado. O Captador de Recursos da RSB, Phelipe Sales, trouxe muita animação e interação dos participantes com sorteios diversos. Entre os brindes, foram sorteados camisetas e bonés da União pela Vida (UPV), além de 3 Funkos de Dom Bosco, item exclusivo e colecionável que energizou o momento dos sorteios e animou a volta para o segundo bloco do evento.

Todo o encontro foi permeado de relatos dos educandos e educadores das diversas Inspetorias Salesianas do Brasil sobre os temas abordados nos dois dias.

A realização do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2024 conta com o trabalho em rede das equipes salesianas do Brasil e com o apoio e organização do Centro Salesiano de Formação (CSF).

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil