18/09/2023

Obra Social Salesiana celebra conquista cultural e recebe visita especial de FMA

Obra Social Salesiana celebra conquista cultural e recebe visita especial de FMA

Agosto deste ano foi uma data muito marcante para a Fundação Menino Jesus (FMJ), que fica em Ponte Nova (MG). A Obra Social Salesiana, além de receber a visita da Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Paola Battagliola, os atendidos no projeto “Musicante - Meninos de Ponte Nova” protagonizaram uma apresentação gratuita que encerrou as atividades iniciadas no ano passado. No palco da Câmara Municipal de Ponte Nova, o Espetáculo Musicante foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o apoio de patrocinadores.

A Fundação Menino Jesus trabalha na oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em dois turnos para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social e relacional. Além deste serviço, a FMJ oferece outros dois projetos a partir de incentivos fiscais: o “Teatro das Virtudes”, que pretende estimular a leitura, realizando a distribuição de 140 exemplares de livros nos quais se baseiam as peças. Ao todo, o projeto já atendeu mais de 1.200 pessoas, sendo todas as atividades oferecidas gratuitamente na sede da instituição e nas escolas do município.

O segundo projeto é o “Musicante-meninos de Ponte Nova", que oferece aulas de flauta doce e violão. O projeto disponibiliza ainda uma oficina sobre a importância da música no processo educacional de crianças e adolescentes. Para além da formação, a prática musical, seja ela vocal ou instrumental, contribui para a formação universal do indivíduo em termos de ética, cientificidade e refinamento do gosto.

 

ACOLHIDA DA CONSELHEIRA VISITADORA

Na segunda visita da Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Paola Battagliola, à Fundação Menino Jesus, ocorrida após um intervalo de 7 anos, sua chegada à Obra Social foi repleta de intensas emoções. O evento se desenrolou com uma recepção emocionante, com fogos de artifício, cataventos coloridos, uma chuva de papéis picados e apresentações artísticas memoráveis. “Era nosso desejo rememorar a primeira visita de Dom Bosco em Mornese, porém a religiosa ficou assustada com tanta festa de fogos. A Ir. disse: ‘foi uma chegada muito calorosa e assustadora’”, comentou a Diretora Institucional da Fundação Menino Jesus, Rita de Cássia.

Na recepção da religiosa, os assistidos estavam com cata-ventos, item que foi o tema principal da visita, simbolizando a união dos povos do mundo inteiro, que é o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.  Meninas vestidas de Madre Mazzarello e campesinas (como as primeiras meninas acolhidas por Maín em Mornese) acolheram a Ir. Paola.

Já na quadra de esporte, os assistidos dançaram e cantaram. Atentamente, os que estavam presentes no evento escutaram tudo o que a Ir. Paola ensinava e partilhava. Juntamente com os colaboradores da FMJ, com a alegria em estar todos juntos, as crianças ficaram encantadas com a língua italiana e a receptividade da religiosa. Ao sair, falou de sua felicidade ao ver o movimento da casa, das melhorias, dos projetos, do sorriso das crianças e que o sonho iniciado pela Ir. Zélia Patrício, falecida em março de 2020, continua forte e muito vivo.

  

 

PROJETO CULTURAL

Os participantes do projeto “Musicante - Meninos de Ponte Nova” protagonizaram, na noite do dia 17 de agosto, uma apresentação gratuita que encerrou as atividades iniciadas no ano anterior. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Bartofil Distribuidora, o Espetáculo Musicante foi realizado na Câmara Municipal de Ponte Nova (MG).

“Ao longo dos últimos meses, atendemos 120 crianças e adolescentes com oficinas de violão e flauta doce. Neste período, eles conseguiram passar pelas bases musicais de cada instrumento e a evolução de cada um já foi sentida nos ensaios abertos realizados em abril. Nossos alunos prepararam um espetáculo que foi cuidadosamente montado para agraciar o público com música boa e muita cultura”, disse a Diretora Institucional da Fundação Menino Jesus, Rita de Cássia.

Com apresentação exclusivamente instrumental, o setlist foi diverso com direito a: Te Ver (Skank), Azul da Cor do Mar (Tim Maia), Pra Não Dizer que Não Falei das Flores (Geraldo Vandré), O Mundo é um Moinho (Cartola), Love me Tender (Elvis Presley), Anunciação (Alceu Valença) e a Nona Sinfonia de Beethoven. “Tivemos outras músicas, incluindo um medley e duas canções da saudosa Ir. Zélia, que foi quem nos despertou a ingressar no universo dos projetos incentivados, algo ainda bastante novo para nós, mas que tem nos propiciado um valor sociocultural imensurável”, apontou Rita.

No fim do show, os adolescentes fizeram uma apresentação de Maculelê homenageando a cultura africana e o povo negro.

Está previsto a realização de duas oficinas de musicalização para adultos, em especial professores, educadores e estudantes da rede pública de ensino. Além de contribuir para a formação de plateia e atuar como agente multiplicador, a oficina tem como objetivo apresentar a musicalidade como ferramenta para o dia a dia em sala de aula.

  

 

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações da Fundação Menino Jesus (FMJ), em Ponte Nova (MG), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Chega ao fim o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América

Na tarde desta sexta-feira (13), em Aparecida do Norte (SP), chegou ao fim o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento contou com o tema “Sonhando em Rede” para nortear as ações dos cinco dias. As atividades foram iniciadas com um momento de oração protagonizado pela Inspetoria Argentina Sul (ARS), a qual dedicou uma atenção especial ao tema das juventudes em situação de dependência tóxica. O dia foi dedicando às conclusões e compromissos para o Manifesto, documento criado a partir das contribuições dos participantes do evento que, durante os cinco dias do Encontro, puderam refletir sobre as realidades das juventudes no continente americano. Como resultado, foram firmados compromissos e ações de acordo com as mesas temáticas trabalhadas, mas principalmente compromissos firmados entre RASS e RSB, voltados à ação conjunta das Redes para uma melhoria constante dos serviços prestados pela Ação Social Salesiana às juventudes do continente.   Num mundo marcado por profundas desigualdades, conflitos e crises sociais, a Rede Salesiana Brasil (RSB) e a Rede América Social Salesiana (RASS), reafirmam seu compromisso inabalável de trabalhar pela justiça, pela integração e pela promoção dos Direitos Humanos. Através do trabalho em áreas como a mobilidade humana, a empregabilidade dos jovens, a luta contra as dependências e o cuidado das crianças de rua, RSB e RASS dedicam seus melhores esforços para contribuir com a transformação da vida das pessoas mais vulneráveis e marginalizadas. Através de programas abrangentes e redes de apoio, é promovida a inclusão social que coloca o indivíduo no centro das ações, construindo pontes para um futuro de dignidade, respeito e oportunidades. Celebrada pelo Conselheiro Mundial para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García, contando com as Inspetorias Salesianas do Estados Unidos – Leste (SUE) e Estados Unidos – Oeste (SUO) para a liturgia, a missa de envio encerrou o encontro e abençoou os participantes para que sejam multiplicadores, em suas localidades, dos conhecimentos adquiridos durante o evento. Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Participantes do Encontro Continental visitam a réplica da Casa de Dom Bosco

Chegando ao seu quarto dia, o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), de 09 a 13 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), promoveu um dia de ricos resultados para seus participantes. Iniciando a manhã com uma oração voltada aos jovens indígenas, a Inspetoria da Bolívia (BOL) fez memória do trabalho salesiano de preservação e respeito às tradições, bem como de luta pela garantia de direitos dos povos indígenas no continente. O primeiro bloco de atividades do dia trouxe uma visão global da gestão de recursos das obras sociais, levando em consideração a sustentabilidade econômica das presenças. O momento contou com a apresentação de Boas Práticas executadas nas obras sociais salesianas, abrangendo um contexto mais mundial. Representando a Espanha, Jota Llorente apresentou o projeto “Plataformas Sociales Salesianas”; representando a Itália, Francesco Preite apresentou o projeto “Salesiani Per Il Sociale”; representando o Sul da Ásia, Joseph Prabú apresentou o projeto “DB Young at Risk Social Forum”; e representando as Antilhas, Pe. Ysidro Ramírez e Marlon Herrera Rodríguez apresentaram o projeto “Meninos e Meninas com Dom Bosco”.  Os formadores da Ação Social da RSB, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner, representando o Brasil, apresentaram o Pró-Rede, uma inciativa que busca instrumentalizar as obras sociais para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB. Conheça mais sobre o Pró-Rede clicando aqui. “Estar em um evento desses, apresentando o Pró-Rede, primeiramente, chancela o trabalho em rede, porque pode servir como um modelo para as outras presenças aplicarem e contribui cada vez mais para a garantia e defesa dos diretos das juventudes em uma perspectiva mundial”, diz Eduardo. “É como uma forma de demonstrar o trabalho que é realizado pelas obras socias, sempre tendo em vista a sustentabilidade carismática junto com a sustentabilidade financeira. É importante mostrar que já iniciamos esse processo nas obras salesianas do Brasil e que é um projeto para ressignificar o modo de atuar das obras sociais nos territórios [...]. Hoje, o que é mais importante para a juventude é realmente escutar, então o Pró-Rede dá essa abertura para que as obras conheçam e reconheçam o território onde atuam”, completa Cinthia. O segundo bloco de atividades do dia deu continuidade às discussões dos workshops iniciados na terça-feira (10), de onde serão retirados os compromissos assumidos pelos participantes para a construção do Manifesto do evento. O período da tarde reservou uma atividade muito especial para os integrantes do Encontro Continental. Todos puderam visitar a réplica da Casa de Dom Bosco recém-inaugurada na obra social salesiana de Pindamonhangaba. O grupo foi recebido pelo Diretor da obra, Pe. Agnaldo Soares, que foi o guia das atividades. A visita proporcionou aos participantes conhecer a réplica da casa e seu interior repleto de história salesiana.  A missa de encerramento do dia aconteceu na própria obra social, seguida de um jantar festivo que promoveu a troca cultural entre os presentes que levaram objetos representativos de seus países. Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita ao Santuário de Aparecida marca 3º dia do Encontro Continental

O terceiro dia do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América trouxe muita “mão na massa” para os participantes. O evento, que é realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), acontece de 09 a 13 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), e traz o tema “Sonhando em Rede”. A Inspetoria Salesiana do Peru (PER) iniciou a manhã do terceiro dia com um momento de oração voltado para o tema das Casas de Acolhida, uma representação bastante fidedigna das obras sociais salesianas do continente que acolhem as juventudes e suas vulnerabilidades, para então apoiá-las e promover a transformação de vidas. No primeiro bloco de atividades do dia, a Cooperadora para Missões Salesianas América, Lina Varón, trouxe ricas reflexões sobre projetos com enfoque baseado em direitos para jovens em situação de vulnerabilidade nas obras sociais salesianas, apoiando os participantes a responderem à pergunta tema da palestra: “Como construir projetos com enfoque baseado em direitos e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?”. O momento contou participação ativa dos presentes por meio de ressonâncias e perguntas. Logo após o intervalo, Patrícia Vieira, do Observatório Salesiano de Juventudes, trouxe uma abordagem sobre a pesquisa social para medir o impacto nas obras sociais, contando também muita participação e engajamento dos presentes com o tema “Como fazer pesquisas sociais para medir o impacto da ação salesiana?”. “A gente trabalha para garantir direitos que foram violados. Pensar uma ação transformadora requer reconhecer a realidade na qual atuamos, com quais jovens, suas características, anseios, sonhos e necessidades. Se eu não provo e não me preocupo com políticas públicas será que eu estou de fato cumprindo meu papel de educador social?”, diz Patrícia. No período da tarde, os participantes do Encontro Continental fizeram uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. Na região está o rio Paraíba, palco do aparecimento da imagem que deu origem à devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Conheça a história clicando aqui. O dia foi finalizado com a Eucaristia celebrada no próprio Santuário. Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil