09/10/2024

Rede Salesiana Brasil e a Defesa dos Direitos Humanos

Rede Salesiana Brasil e a Defesa dos Direitos Humanos
Foto: Divulgação

A Rede Salesiana Brasil (RSB) trabalha diariamente na defesa dos direitos humanos, em especial dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens no país. Além das ações educativas nas obras sociais e escolas, uma das vertentes desse trabalho é o incentivo à participação de representantes da Rede nos principais órgãos e movimentos de construção de políticas públicas para a defesa desses direitos.

Entre os Compromissos Fundamentais assumidos pela RSB, está a Promoção dos Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes e Jovens, que consiste em: “mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e internacionais que os complementam”.

Assim, listamos a seguir alguns exemplos dessa participação.

MOVIMENTO NACIONAL DE ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em 18 de julho, a RSB celebrou uma importante conquista com a eleição de Carlos Nambu para o cargo de coordenador do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS). Carlos foi um dos três eleitos que representarão o movimento na gestão que vai de 2024 a 2026. A votação, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes das coordenações regionais, que elegeram, além de Carlos, outros dois coordenadores: Ivone Maggioni Fiore, da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), e Norma S. Souza Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo.

O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social foi criado em 2015 por representantes de entidades de assistência social, e referendado na Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília. O MNEAS surgiu para integrar a representação nacional da sociedade civil, conforme os três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades. É um movimento que busca a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, exercendo o controle social de forma propositiva e fiscalizadora. Dentre as atividades estão a influência na formulação de políticas de assistência social de forma local, regional, estadual e nacional; a divulgação da política de assistência social e a participação em espaços de representação da sociedade civil.

Carlos Nambu é pós-graduado em educação social e representa a Congregação Salesiana em diversos conselhos e fóruns, entre eles, o CMDCA SP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, COMAS SP – Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, CONDECA SP, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, CONSEAS SP – Conselho Estadual de Assistência Social, e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social.

Ele vê neste novo papel uma grande oportunidade para que a Rede Salesiana Brasil possa ajudar na expansão positiva do impacto da transformação social na sociedade. “A participação da Rede Salesiana Brasil nesses espaços, além da visibilidade de suas ações, possibilita o empoderamento das informações relacionadas às políticas de Assistência Social, além de levar a contribuição da Rede para a construção dessas políticas públicas, principalmente as que afetam crianças, adolescentes, jovens e famílias. Trazendo também o legado deixado por Dom Bosco quanto à importância de participação e intervenção na política pelo bem dos nossos jovens”, ressalta ele.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Também em julho, no dia 8, a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Irmã Silvia Aparecida da Silva, participou de uma importante reunião com a chefe da Assessoria Especial de Educação e Cultura do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), professora Letícia Cesarino. Na pauta da reunião, esteve a contribuição que a RSB pode dar para a atualização do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos do Governo Federal, especialmente por estar presente em todo o território brasileiro, atuando efetivamente nas áreas da educação básica ao ensino superior, e na garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente por meio da ação social salesiana em rede no Brasil.

“Desde 2008, a partir da reflexão da Estreia do Reitor-Mor, Pe. Pascual Villanueva, estamos nos dedicando a aprofundar a temática sobre Sistema Preventivo e Direitos Humanos. Nossos documentos de referência nas diferentes áreas de atuação buscam contemplar esse binômio. Por isso, acredito que podemos contribuir na reformulação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, ao mesmo tempo que vamos poder aprofundar nossa relação teórica/ prática para fortalecer nossa ação educativo-pastoral”, comentou Ir. Silvia.

Esta foi a primeira reunião de um processo colaborativo, que contará também com a participação de outras instituições, na busca de trazer as atualizações necessárias ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos para que o documento possa representar e abranger os desafios da sociedade dos novos tempos.

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu nos dias 2 a 4 de abril em Brasília, DF, a Inspetoria São João Bosco esteve representada por três colaboradoras: Tatiana Furtado, Andressa Almeida e Elaine Itacarambi. No evento, elas participaram sobre reflexões e debates sobre a importância de legislações em âmbito municipal, estadual e federal que asseguram os investimentos em educação e saúde e no combate do trabalho infantil.

Tatiana Furtado é diretora executiva do CESAM-DF e também ocupa uma cadeira no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Na entrevista à RSB e ao Boletim Salesiano, concedida no ano passado, Tatiana explicou a importância dessa participação salesiana em órgãos como o CONANDA: “Temos um papel fundamental na construção de leis e normativas referentes aos direitos de crianças e adolescentes. Contribuímos, através do nosso carisma, para uma sociedade mais justa e fraterna, não temos outros interesses a não ser garantir que o público assistido em nossas obras sociais não seja esquecido e tenham políticas que possam garantir acesso aos mecanismos públicos de educação, saúde, assistência social, políticas de trabalho e emprego”.

Fonte: Boletim Salesiano Brasil, com informações de Herik Bianke Braga e Janaína Lima

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Passeio Ciclístico da Fraternidade: Comunidade Salesiana de Resende pedala pela sustentabilidade

No último domingo (16), a comunidade do Colégio Salesiano São José, de Resende (RJ) se reuniu para um evento especial: o 26º Passeio Ciclístico da Fraternidade. Este ano, a iniciativa celebrou os 49 anos da instituição com o tema “Sustentabilidade em ação: faça a diferença, um KM de cada vez”, reforçando o compromisso com a solidariedade e a preservação ambiental. O evento teve sua concentração a partir das 7h30 da manhã, no campo de futebol do Salê, reunindo alunos, famílias, educadores e ciclistas da região para um percurso acessível e repleto de significado. Mais do que um passeio de bicicleta, a iniciativa se tornou um momento de convivência, partilha e conscientização ambiental. Além do passeio ciclístico, a programação contou com uma campanha social em prol da FNCC – Frente Nacional de Combate ao Câncer. Os participantes que doaram uma lata de leite em pó integral garantiram um cupom para concorrer a uma bicicleta e outros brindes distribuídos durante o evento. Neste ano, a bicicleta foi sorteada para o aluno João, que comemorou a conquista com muita alegria. Reforçando a temática da sustentabilidade, o evento também contou com pontos de coleta para descarte consciente de materiais como óleo de cozinha usado, pilhas e baterias. A iniciativa visa incentivar a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente. O 26º Passeio Ciclístico da Fraternidade foi um verdadeiro sucesso, unindo esporte, solidariedade e consciência ecológica. ‍Fonte: Comunicação do Colégio Salesiano São José

Ex-aprendizes do CESAM Goiânia abrem cápsula do tempo 10 anos depois

Uma década após sua passagem pelo Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, quatro ex-aprendizes se reuniram para abrirem cartas que escreveram para eles mesmos quando ainda estavam na instituição. Em formato de cápsula do tempo, os textos foram escritos pelos jovens em 2015 como parte das atividades do Programa de Socioaprendizagem que estimulam os aprendizes a construírem seus projetos de vida.  Francismar Martins Júnior foi o educador do CESAM Goiânia que desenvolveu a atividade e teve o compromisso de guardar as cartas dos aprendizes durante os dez anos. “Propus para que eles fizessem uma carta contando como gostariam de estar no futuro, incluindo sonhos e conquistas para sua vida pessoal, social e profissional. Para mim, é muito gratificante fazer parte da trajetória de um jovem no qual você consegue ver tudo o que ele conseguiu alcançar após esse período de tempo. Com certeza, a formação do CESAM Goiânia contribuiu para as escolhas deles.”  Uma das ex-aprendizes que participaram do encontro foi Liandra Silva, que hoje atua como gestora de seis departamentos administrativos na área hospitalar. Emocionada por relembrar sua trajetória durante a qualificação socioprofissional, ela afirma que a experiência de voltar à instituição para abrir a carta que escreveu é indescritível. “Tive momentos muito surpreendentes aqui. Passa um filme na minha cabeça. A minha família era mais humilde e muita coisa mudou para melhor de lá pra cá. Aqui no CESAM Goiânia aprendiz muitas questões que carrego até hoje na minha vida profissional. Só tenho a agradecer. Quem participa do programa tem muitas oportunidades. Foi um período de desenvolvimento muito bom para a minha vida. Algo realmente muito importante pra mim.”    Auditor de tecnologia da informação em uma empresa do Reino Unido, Alex Maia também é um dos ex-aprendizes que escreveram a cápsula do tempo e afirma que o encontro foi uma oportunidade de rever colegas e educadores. “Percebi que 90% do que escrevi lá atrás, eu consegui realizar. A minha passagem pelo CESAM Goiânia contribuiu muito para que eu conseguisse alcançar esses sonhos. Quando cheguei aqui, eu era uma pessoa muito jovem e não tinha experiência. A instituição me ajudou a construir essa maturidade e abriu os meus olhos para o mercado de trabalho. O acompanhamento aqui também foi muito importante pra mim, tanto pedagógico quanto familiar.”  A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, já estava na instituição quando as cartas foram escritas. Ela afirma que receber os jovens que fizeram parte da turma de aprendizagem de 2015 foi uma experiência emocionante. “Não sei se os registros deste momento, conseguirão expressar tamanha alegria que sentimos. Foi extraordinário revê-los depois de uma década e perceber que mesmo que tenham mudado em tantas coisas, também preservam muito da essência de cada jovem sonhador que conhecemos lá atrás.”  Vanessa ressalta que o encontro demonstra a importância dos aprendizes construírem seus projetos de vida ao longo do Programa de Socioaprendizagem. “Foi muito bom ouvir o que escreveram na carta, os relatos do que viveram ao longo desses dez anos e do que estão vivendo atualmente. Eles estão conquistando seus sonhos e deram continuidade em seu projeto de vida. É nítido nas palavras de cada um o sentimento de gratidão ao CESAM Goiânia e a todos nós educadores que contribuíram, de forma direta e indireta, com a formação deles.”  Emocionada, a supervisora ressalta o papel social, humano e cristão da instituição em promover oportunidades para os jovens e suas famílias. “A qualificação socioprofissional é mais do que uma formação teórica ou voltada somente para atividades profissionais. Aqui, os jovens são protagonistas de suas próprias histórias têm o apoio e acompanhamento necessário para definir, se preparar e realizar seus sonhos. É uma formação para o hoje e para o futuro. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de contribuir com a transformação de vidas através do meu trabalho.”  ‍

Pré-vestibular voluntário é homenageado na Assembléia Legislativa do Espírito Santo

Nesta terça-feira (25), o Curso Pré-vestibular Social Dandara, iniciativa voluntária atrelada à Ação Social Salesiana de Vitória (ES), foi homenageado com votos de congratulação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A ação foi realizada pelo mandato da Deputada Federal Camila Valadão, com o objetivo de evidenciar o papel de transformação concreta da educação popular e celebrar o trabalho realizado por voluntários e instituições sociais, que promovem  a educação com jovens em vulnerabilidade. A moção de congratulações éuma forma de homenagear e reconhecer iniciativas coletivas ou individuais. A moção depois de escrita, é protocolada e entra para os anais da Assembleia Legislativa esse reconhecimento. O protocolo dos votos foi registrado no dia 06 de fevereiro Na ocasião, a deputada reconheceu o trabalho realizado por cursos populares na inclusão de adolescentes, jovens e demais pessoas em vulnerabilidade no acesso à instituições de ensino superior. "Essas equipes que vêm transformando vidas e abrindo caminhos para tantas pessoas chegarem à universidade! É lindo de ver", celebrou a deputada nas redes sociais. Os cursinhos populares desempenham um papel fundamental ao oferecer oportunidades a estudantes que, muitas vezes, encontram barreiras no acesso à educação. Por trás de cada aprovação, há um esforço coletivo de professoras e professores dedicados, bem como de estudantes que não desistem de seus sonhos. Essa rede de apoio tem sido essencial para democratizar o ensino e ampliar o acesso às universidades. Além do Dandara, outros 5 homenagens foram entregues à iniciativas capixabas que se destacam na promoção da inclusão e igualdade: Curso Tereza de Benguela, Curso Podemos+ , Curso Risoflora, Cursinho Popular Atitude e Pré-vestibular Afirmação. Curso Pré-vestibular Dandara - O Curso Pré-vestibular Dandara, é uma iniciativa voluntária atrelada à Ação Social dos Salesianos de Vitória. O atual diretor do curso, Irmão José Pereira de Carvalho Filho, SDB, também foi fundador do primeiro formato de curso pré-vestibular voluntário amparado pelas escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco, na época, com o amparo do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói. Depois, o modelo foi replicado em outras escolas fluminense e no Colégio Salesiano Belo Horizonte. No Espírito Santo, a educadora voluntária que recebeu e replicou a iniciativa foi a Rita Perim, no ano de 2000. "Nós ficamos muito felizes em ver esse resultado. É um trabalho que fazemos não para nós, mas para que mais pessoas possam, no futuro, fazer o que fazemos hoje. E hoje nós vemos isso se tornando realidade. Se antes tínhamos poucos voluntários, hoje os ex-alunos do curso voltam formados e dispostos a serem voluntários, como símbolo de gratidão e para que esse trabalho continue", ressaltou irmão Pereira. As inscrições para o curso pré-vestibular Dandara estão abertas até hoje, dia 07 de março. As inscrições são realizadas presencialmente, no Cesam-ES. Confira o edital na íntegra. Fonte:  Inspetoria São João Bosco - Camila de Paula  

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