Notícias
22/06/2026

Salesianos de Niterói atingem 96% de aprovação na 1ª fase da UERJ com diversos alunos “Conceito A”

Realizada no dia 07 de junho, a 1ª fase do Exame de Qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) rendeu os Colégios Salesianos de Niterói excelentes resultados: 96% de aproveitamento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a 2ª fase do vestibular rumo à aprovação.

‍Em 2026, 54,72% dos alunos conquistaram conceitos A e B, considerados extremamente importantes para aprovações em cursos universitários disputados como “Direito” e “Odontologia”. Em comparação com o ano letivo de 2025, houve um crescimento de 55,56% na obtenção do Conceito “A”.

‍A evolução ocorre por meio olhar atento das equipes técnico-pedagógica e de corpo docente em relação aos projetos de vida dos estudantes e à vontade de ingresso na UERJ.

‍Os Colégios Salesianos de Niterói investem, anualmente, em estratégias específicas para o êxito nos principais vestibulares: UERJ e ENEM. Os estudantes salesianos contam com o apoio de plataformas digitais interativas, que promovem simulados e disponibilizam relatórios diagnósticos, que proporcionam um direcionamento individualizado.

‍A partir disso, os educadores, junto aos alunos, traçam estratégias e cronogramas de estudo para o aperfeiçoamento de fragilidades e contribuindo ainda mais com as potencialidades.

‍Somado a isso, o corpo docente organiza “aulões” de todas as áreas do conhecimento, com foco em resolução e debate de questões. Após os “intensivões”, os estudantes fazem simulados com questões selecionadas pelos educadores salesianos. Dessa forma, os jovens adquirem mais confiança para os exames e conseguem realizar as provas com serenidade, certos de suas repostas.

19/06/2026

Estudante do INSA Araras conquista medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O talento, a dedicação e a disciplina levaram o estudante Arthur Lelis Moreira Alencar ao pódio de uma das mais importantes competições da modalidade no país.

No último sábado, 13 de junho, Arthur, estudante do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado na cidade de Barueri.

Representando com excelência o esporte ararense, o estudante competiu na categoria Infantojuvenil 3, faixa amarela, pesadíssimo, enfrentando atletas de alto nível técnico de diversas regiões do Brasil.

O campeonato reuniu 4.447 competidores com idades entre 4 e 15 anos, consolidando-se como uma das maiores competições de base do jiu-jítsu brasileiro.

A conquista é resultado de muito empenho, treinamento e determinação, valores que inspiram toda a comunidade educativa. O INSA Araras parabeniza Arthur por essa importante conquista e deseja ainda mais sucesso em sua trajetória esportiva.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

18/06/2026

INSA Araras conquista título no Desafio Nacional Acadêmico 2026 e alcança tricampeonato da competição

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), tem mais um motivo para comemorar. A equipe ARTEMIS VI, formada por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou o título do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2026, uma das mais tradicionais e desafiadoras competições de conhecimento do Brasil. Com o resultado, a escola alcança o tricampeonato nacional da competição, reafirmando sua trajetória de excelência acadêmica.

Reconhecido por estimular a pesquisa, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, o DNA reúne estudantes de todo o país em uma jornada de desafios que vai muito além dos conteúdos escolares. Ao longo das etapas, os participantes são convidados a investigar, analisar informações, resolver problemas e construir estratégias de forma colaborativa.

Representando o INSA-Araras, a equipe ARTEMIS VI demonstrou preparo, dedicação e grande capacidade de cooperação. O grupo enfrentou desafios multidisciplinares que exigiram conhecimento, pensamento crítico e agilidade na tomada de decisões, destacando-se entre centenas de equipes participantes de diversas regiões do Brasil.

A equipe campeã foi formada pelos estudantes Lina Alves, Tiago Balmer, Thayla Ferreira, Ana Julia Pastre, Elisa Garcia, Rafael Cardoso e Vitor Oliveira, sob a orientação do professor Dr. José Guilherme Licio, que acompanhou e incentivou os alunos durante toda a competição.

A conquista representa muito mais do que um título. Ela reflete o compromisso do INSA-Araras com uma educação que valoriza o protagonismo estudantil, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos jovens.

Com o tricampeonato, o INSA-Araras consolida sua posição entre as escolas de destaque no cenário das competições acadêmicas nacionais, fortalecendo uma história construída com dedicação, talento e paixão pelo aprendizado.

Para toda a comunidade educativa, o resultado é motivo de orgulho e celebração. A vitória da equipe ARTEMIS VI inspira outros estudantes a acreditarem em seu potencial e demonstra que o esforço, a curiosidade e o trabalho em equipe são capazes de transformar desafios em grandes conquistas.

A Equipe de Gestão da escola parabeniza os estudantes, o professor orientador e as famílias por mais este capítulo histórico na trajetória do INSA-Araras!

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

18/06/2026

“Fale com o Diretor” fortalece espaços de escuta e protagonismo juvenil nas casas salesianas

Encontros reuniram líderes de turma em momentos de diálogo, participação estudantil e construção coletiva junto à gestão escolar

Nos dias 27, 28 de maio e 03 de junho, estudantes do Liceu Salesiano do Salvador e do Salesiano Dom Bosco Salvador participaram da ação “Fale com o Diretor”, iniciativa promovida pelos Salesianos Bahia com o objetivo de fortalecer os espaços de escuta, diálogo e participação estudantil dentro da comunidade educativa.

Representados pelos líderes de turma, os jovens se reuniram com o Diretor-Geral dos Salesianos Bahia, Pe. Ilmário Pinheiro, em um momento pensado para aproximar ainda mais os estudantes da gestão escolar, reforçando a importância da escuta ativa e do protagonismo juvenil no cotidiano da escola.

Durante os encontros, os estudantes puderam compartilhar experiências, apresentar sugestões, falar sobre desafios, convivência, projetos e percepções sobre a rotina escolar. Em um bate-papo leve, acolhedor e descontraído, o momento se transformou em uma verdadeira experiência de construção coletiva, onde cada voz teve espaço, atenção e importância.

A ação reafirma um princípio essencial do jeito salesiano de educar: os jovens devem ser protagonistas da própria caminhada. Inspirados por Dom Bosco, os Salesianos acreditam que criar espaços de diálogo é também formar estudantes mais conscientes, responsáveis, participativos e comprometidos com o bem comum.

Além de fortalecer os vínculos entre estudantes e gestão, o encontro também contribui para o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico e da corresponsabilidade dos jovens na construção de uma escola cada vez mais acolhedora, participativa e alinhada às necessidades da comunidade educativa.

Para os Salesianos Bahia, iniciativas como o “Fale com o Diretor” demonstram que educar vai além da sala de aula. É também acompanhar, ouvir, acolher e caminhar junto com os jovens, construindo relações de confiança e valorizando suas ideias, sentimentos e vivências dentro do ambiente escolar.

Por Comunicação Salesianos Bahia

17/06/2026

Porto Alegre Sedia Penúltima Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio Grande do Sul reuniu lideranças das Inspetorias Nossa Senhora Aparecida e São Pio X para consolidar o olhar sistêmico sobre a qualidade educativa salesiana.

Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Porto Alegre (RS) foi o ponto de encontro da liderança salesiana ao sediar a oitava e penúltima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial avançou com as metas do Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma profunda articulação estratégica entre gestão pedagógica e administrativa.

Foco no Desenvolvimento e Ciclo de Melhorias

Conduzido sob a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro proporcionou às equipes diretivas um espaço de imersão no Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). No primeiro dia, os gestores participaram de palestras conceituais sobre a necessidade de mudança na educação e painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para a tomada de decisões estratégicas.

A partir desse alinhamento, os participantes dividiram-se em grupos focados nas cinco dimensões fundamentais das escolas da Rede: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade.

Construção do Olhar Sistêmico em Rede

O segundo dia de atividades foi marcado pelo protagonismo das escolas, que apresentaram em plenária suas sínteses, achados e aprendizados de suas respectivas realidades. O ponto alto do trabalho coletivo foi a construção do Olhar Sistêmico, dinâmica responsável por identificar padrões transversais nos indicadores regionais.

Esses dados gerados de forma colaborativa na capital gaúcha servirão como insumos fundamentais para a consolidação da Matriz Nacional de Indicadores da RSB, assegurando um crescimento homogêneo, qualificado e fiel à identidade carismática salesiana.

A Voz dos Participantes

"Estar aqui participando do ENARSE está sendo uma experiência muito gratificante, porque é uma oportunidade de podermos alinhar as propostas da Rede Salesiana com as nossas práticas cotidianas. Então, poder estudar os indicadores, revisá-los, adaptá-los e ver de que forma eles qualificam a nossa ação educativa e pastoral tem sido um momento de grande crescimento, tanto pessoal quanto para a nossa equipe. E, com certeza, vai qualificar ainda mais a nossa missão junto aos jovens e às crianças lá da nossa presença. Obrigada." Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A Grande Final: Rumo a Belo Horizonte!

Após cruzar o Brasil passando por Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Campos dos Goytacazes (RJ), Niterói (RJ) e, agora, Porto Alegre (RS), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 se prepara para o seu encerramento. A nona e última etapa nacional acontecerá nos dias 07 e 08 de julho, em Belo Horizonte (MG).

Para conferir os bastidores deste encerramento histórico, ver fotos exclusivas de cada encontro regional e não perder nenhum detalhe do futuro da educação salesiana no Brasil, continue acompanhando de perto os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil no Instagram (@redesalesianabr). Conecte-se conosco e celebre a força dessa caminhada em rede!

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

15/06/2026

Niterói Sedia 7ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu gestores da Inspetoria São João Bosco para consolidar a Síntese Regional dos indicadores de qualidade educacional.

Nos dias 11 e 12 de junho, a cidade de Niterói (RJ) acolheu a sétima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às metas estabelecidas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma imersão estratégica na gestão em rede.

Transformação Educativa e Foco em Evidências

Sob a condução e assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, as lideranças escolares aprofundaram o estudo do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A formação instigou as equipes a debaterem o contexto social atual e a utilizarem indicadores técnicos como ferramentas fundamentais para desenhar os planos de melhoria das unidades.

O primeiro dia foi dedicado ao alinhamento conceitual e ao início dos trabalhos práticos em grupos, onde as escolas partilharam suas realidades locais e iniciaram o mapeamento das convergências.

Síntese Regional e Articulação Coletiva

Para garantir uma cobertura sistêmica da gestão salesiana, o público do evento dividiu-se entre as cinco dimensões institucionais:

  • Liderança (Diretores Institucionais/Gerais);
  • Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos);
  • Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral);
  • Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação);
  • Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos).

O grande destaque do segundo dia foi a construção da Síntese Regional, momento em que os grupos identificaram os padrões transversais dos indicadores de cada dimensão. Esses dados gerados colaborativamente em Niterói servirão como insumos diretos para a Matriz Nacional de Indicadores da RSB, fortalecendo a governança carismática e garantindo a excelência do ensino em rede.

A Voz dos Participantes

"Foi muito bom participar do ENARSE 2026, poder trocar experiências e trocar a partilha de vida com outros membros da nossa Rede Salesiana. Volto para Resende muito grato e muito motivado para continuar esse trabalho pastoral que Deus e São João Bosco colocaram em nossas mãos." Cley Souza, Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano de Resende

"Acredito que esse ENARSE/ENEL em Niterói foi um evento marcante pela presença dos educadores da Rede e da Inspetoria São João Bosco. E a palavra que mais marcou o meu coração foi ‘legado’. Nós estamos diante de um legado que é a construção da Rede Salesiana Brasil, que está fazendo 25 anos. Isso nos traz uma grande responsabilidade para os tempos atuais. E também por estarmos em Niterói, a primeira Casa Salesiana do Brasil, então nós estamos num ambiente sonhado e realizado por Dom Bosco e temos uma grande alegria de trabalhar e viver nesta casa. Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora continuem intercedendo pela nossa missão de educação e evangelização das juventudes em Niterói, Resende e no Jacarezinho." Padre Marcio Marçal, Diretor Institucional da Presença Salesiana de Niterói 

"Para mim, foi um momento muito importante de reflexão frente aos desafios que muitas vezes nós não damos conta, mas que influenciam diretamente nas nossas unidades. Fica o legado para trabalharmos com a comunidade educativa, levando essas reflexões, tendo um novo olhar para os nossos alunos e, principalmente, para os nossos professores que precisam entender essa nova geração." Adriana Tiago, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Jacarezinho

Rumo a Porto Alegre

Após o sucesso das trocas e dos aprendizados em Niterói, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue sua trajetória. A oitava etapa regional já está com data e local confirmados: 15 e 16 de junho, em Porto Alegre (RS).

Este é um momento histórico para a gestão da Rede Salesiana Brasil, que reafirma seu compromisso com a excelência educacional, a transparência e a inovação. Para conferir os bastidores, fotos exclusivas de cada encontro e acompanhar de perto a cobertura completa desta jornada, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil (@redesalesianabr) e faça parte desse grandioso movimento em rede em prol das juventudes.

 

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

01/06/2026

Aluno do Salesiano Região Oceânica recebe duas medalhas de prata em cerimônia da 20ª edição da OBMEP

Na última sexta-feira, 29 de maio, aconteceu a Cerimônia de Premiação Regional da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Nesta ocasião solene, o aluno do Colégio Salesiano Região Oceânica, Arthur Genaro, do 8º ano, foi contemplado com as suas medalhas de prata, em âmbito nacional e estadual. O estudante salesiano foi o único do estado do Rio de Janeiro a receber duas medalhas de prata, em categorias distintas.

‍Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP busca estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e ampliar o interesse dos estudantes pelas áreas científicas e tecnológicas.

‍A professora de Matemática Karla Danielle representou o Colégio Salesiano Região Oceânica e acompanhou o jovem e sua família na cerimônia, reconhecendo o seu talento, compromisso e dedicação com os estudos. Esse resultado expressa a excelência da educação católica salesiana, alinhada com os projetos de vida dos estudantes, ao desenvolver as múltiplas inteligências e habilidades.

‍Parabenizamos o Arthur e seus familiares pela conquista!

30/05/2026

Campos dos Goytacazes Sedia 6ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu lideranças das Inspetorias Madre Mazzarello e São João Bosco para aprofundar indicadores de qualidade e traçar estratégias de constante aprimoramento

Nos dias 28 e 29 de maio, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) recebeu a sexta etapa do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às ações previstas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB).

Alinhamento Metodológico e Diagnóstico em Rede

Conduzido com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro teve como foco central o aprofundamento do Caderno 6 (“Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional") do Currículo da RSB. A iniciativa proporciona às lideranças das escolas salesianas uma oportunidade inédita de debater a sistemática de elaboração dos planos de melhoria a partir de dados concretos.

No primeiro dia, os gestores acompanharam discussões sobre o contexto social contemporâneo e a necessidade de transformação nos modelos educativos, além de participarem de painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para ações estratégicas.

Sinergia nas Cinco Dimensões da Gestão

A dinâmica do encontro privilegiou o trabalho colaborativo, reunindo os profissionais em grupos dedicados às cinco dimensões essenciais da escola salesiana:

  • Liderança (Diretores Institucionais/Gerais)
  • Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos)
  • Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral)
  • Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação)
  • Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos)

O segundo dia foi marcado por plenárias de apresentação, onde cada grupo compartilhou achados, aprendizados e análises de convergências regionais. O objetivo desse esforço conjunto é alimentar de forma colaborativa a Matriz Nacional de Indicadores, assegurando que o planejamento estratégico preserve a identidade carismática e responda com responsabilidade às exigências do setor educativo.

Vozes dos Participantes

O fechamento dos trabalhos gerou depoimentos significativos sobre o impacto prático do encontro nas unidades:

"Uma das coisas que mais me impactou foi o fato de reacender em nós a questão da gestão das evidências. Somos peregrinos de esperança, com coragem, com ousadia, com firmeza, carregando aquele desejo e o espírito salesiano de ser, para que a gente consiga seguir firmes, seguros e formar sempre ‘bons cristãos e honestos cidadãos’", diz a participante Denilza Machado.

"Esse encontro regional foi muito positivo para todas as casas que participaram. Foi um momento de muita troca, experiências e um alinhamento também para nossa missão educativa", comenta a participante Rayanne Rangel.

"O evento foi maravilhoso e esclarecedor. Tivemos a oportunidade de pensar em um realinhamento pedagógico, entre outras questões discutidas aqui", aponta a participante Iara, de Rio das Ostras.

"Esses dois dias foram incríveis! A gente aprendeu muito, a gente viveu a realidade de cada instituição. Foi muito boa essa troca e agora a gente tem que levar para frente tudo o que a gente aprendeu e colocar em prática a partir das próximas semanas, sempre juntos, em rede", ressalta a participante Thamires Carneiro.

Rumo a Niterói: Fique por Dentro de Cada Detalhe!

Após o sucesso dos debates e aprendizados em Campos dos Goytacazes, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 continua sua trajetória pelo estado do Rio de Janeiro. A sétima etapa regional já tem data e local confirmados: dias 11 e 12 de junho, em Niterói (RJ).

Este é um evento grandioso que está redesenhando o futuro da gestão e da educação salesiana no Brasil. Para não perder nenhum detalhe e acompanhar de perto a cobertura completa de cada nova etapa do ENARSE/ENEL 2026, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil nas mídias sociais: @redesalesianabr.

Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

22/05/2026

Salesiano recebe prêmio como Marca Ícone em Educação Infantil no Espírito Santo

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (20), a cerimônia da premiação Marcas Ícones 2026, realizado pela Rede Vitória, que reconheceu o Salesiano Vitória como marca mais lembrada no segmento do Educação Infantil no Espírito Santo.

O evento de premiação do Marcas Ícones 2026, reuniu algumas das empresas mais importantes do mercado capixaba, reconhecidas como lideranças em suas respectivas áreas. Além das empresas homenageadas, a cerimônia reuniu profissionais de marketing e comunicação, representantes do setor produtivo e executivos de diversos segmentos – todos atentos ao comportamento e às preferências do consumidor capixaba reveladas pelo estudo.

As entrevistas foram feitas presencialmente, em pontos de fluxo dos quatro principais municípios da região (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), com a metodologia de resposta espontânea, em que, sem ter opções ou sugestões, os entrevistados devem responder com a primeira marca que lhes vem à mente quando pensa em um determinado segmento.  

Ao todo, 600 pessoas foram entrevistadas respeitando critérios de proporcionalidade por cidade, sexo, faixa etária e classe social. Esse cuidado metodológico garante que os resultados reflitam, de fato, a lembrança espontânea real do consumidor capixaba. A marca “Salesiano” foi a mais lembrada no segmento “educação infantil”.

Salesiano: no coração do Espírito Santo, o melhor caminho para os primeiros passos

Impulsionado pela história da educação salesiana, presente no Espírito Santo há mais de 100 anos no estado do Espírito Santo, o Colégio Salesiano Vitória, por meio do Salesiano Jardim Camburi, oferta o segmento da Educação Infantil com turmas nos turnos matutino, vespertino e integral, para estudantes com entre 2 e 5 anos de idade.

O diretor do Salesiano Jardim Camburi, Ilton de Oliveira Chaves Jr, celebrou a conquista e reforçou a gratidão ao povo capixaba.

"Mais que um reconhecimento, essa conquista reforça a relevância de um trabalho pautado em uma educação de fundamentos sólidos, aliado a uma tradição de cuidado, acolhimento e olhar humano atento. A marca Salesiano está presente no Espírito Santo há mais de 100 anos, sem nunca deixar de evoluir”, lembrou o diretor.
Ilton de Oliveira Chaves Jr., diretor do Colégio Salesiano Jardim Camburi. Fotos: divulgação.

Para a supervisora pedagógica da Educação Infantil do Salesiano Jardim Camburi, Betina Berger, o prêmio é reflexo de uma relação de confiança entre a marca e a sociedade capixaba.

“Este prêmio confirma que os valores vivenciados diariamente em nossa missão educativa constroem vínculos verdadeiros e significativos. A educação salesiana é fundamentada no cuidado, no respeito, no acolhimento e no protagonismo das crianças e das famílias. Sermos a instituição mais lembrada na Educação Infantil em 4 anos de atuação no segmento, demonstra que as famílias capixabas reconhecem no Salesiano não apenas um espaço de aprender, mas um ambiente seguro, afetivo e acolhedor, onde as crianças são realmente impulsionadas a serem felizes”, avaliou a supervisora.
Betina Berger, supervisora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Salesiano Jardim Camburi.

Fonte: Gislan Vitalino - Inspetoria São João Bosco

19/05/2026

Aluna do Salesiano Região Oceânica é campeã em competição nacional de Ginástica Rítmica no Espírito Santo

Talento Salesiano e da Ginástica Rítmica!

No último final de semana, a aluna do Colégio Salesiano Região Oceânica e ginasta de alto rendimento da Escola de Ginástica Rítmica Marcelle Bruno, Thais Borges, brilhou e encantou na I Copa INCESP, que é uma competição em âmbito nacional realizada em Vitória, no Espírito Santo. Aos 10 anos, é a primeira vez que a atleta participa de uma competição fora do estado do Rio de Janeiro.Acompanhada da sua técnica Marcelle Bruno e da estagiária Giovana Sueth, Thais demonstrou muita garra, talento e comprometimento. Com a junção dessas características imprescindíveis, ela teve um desempenho brilhante em sua categoria e nível "pré-infantil 10 anos", conquistando incríveis resultados:

- Campeã na prova de mãos livres;
- Campeã na prova de corda;
- Campeã Geral de sua categoria e nível.

As equipes de educadores do Colégio Salesiano Região Oceânica e da Escola de Ginástica Rítmica Marcelle Bruno estão extremamente felizes e orgulhosos com essa trajetória de dedicação e sucesso no esporte! Parabenizamos à aluna Thais Borges e sua família! Desejamos muito sucesso nas próximas competições!

Fonte: Ruan Costa - Inspetoria São João Bosco.

19/05/2026

Aluno do Salesiano Santa Rosa foi prestigiado no Los Angeles Brazilian Film Festival 2026

O aluno do Colégio Salesiano Santa Rosa, Miguel Venerabile, recebeu o prêmio de Melhor Ator Mirim no LABRFF Orlando 2026 (Los Angeles Brazilian Film Festival), por sua atuação como Gabriel Varandas no filme Inexplicável.

Inexplicável narra a emocionante história real de superação de Gabriel Varandas, um menino de 8 anos apaixonado por futebol, diagnosticado com um tumor cerebral maligno e meningite bacteriana. A trama retrata a luta do menino e de seus pais diante de um prognóstico médico desfavorável, abordando temas como fé, esperança e ciência.

A equipe do CSSR manifesta seu orgulho e admiração por essa grande conquista, fruto de muito empenho, talento e dedicação. 

Fonte: Lívia Sales - Inspetoria São João Bosco

19/05/2026

Colégio Auxiliadora recebe Vanessa Polli e aborda bullying, cyberbullying e ECA Digital

Na terça-feira, 12 de maio, os estudantes e famílias do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande (MS), participaram de um importante momento de conscientização e reflexão durante a programação “Entre Telas e Palavras”, conduzida por Vanessa Polli, consultora em Segurança Digital para Escolas.

Ao longo do dia, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio participaram de palestras com o tema «O impacto real do bullying e do cyberbullying no cotidiano escolar». Durante os encontros, foram abordadas questões relacionadas ao respeito, empatia, convivência saudável, responsabilidade nas redes sociais e os impactos emocionais causados pela violência verbal e digital.

Com uma linguagem acessível e adequada para cada faixa etária, Vanessa promoveu diálogos importantes sobre o uso consciente da internet e a necessidade de construir relações mais saudáveis dentro e fora do ambiente escolar.

Já no período da noite, os pais e responsáveis se reuniram no Salão Nobre do colégio para uma palestra especial sobre o ECA Digital e os desafios relacionados ao bullying e cyberbullying na atualidade. O encontro trouxe orientações importantes sobre segurança digital, responsabilidade no ambiente virtual, direitos das crianças e adolescentes e o papel das famílias no acompanhamento da vida online dos filhos.

A iniciativa reforça o compromisso do Colégio Auxiliadora com a formação integral dos estudantes, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também valores humanos essenciais para uma convivência ética, segura e respeitosa.

Momentos como esse fortalecem a missão salesiana de educar para o cuidado com o próximo, o diálogo e a construção de ambientes mais acolhedores para toda a comunidade educativa.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil