183 anos da Ordenação Sacerdotal de Dom Bosco

Notícias

05/06/2024

183 anos da Ordenação Sacerdotal de Dom Bosco

183 anos da Ordenação Sacerdotal de Dom Bosco
Foto: Divulgação

No dia 5 de junho de 1841, a história da Igreja Católica e da educação juvenil na Itália marcava um de seus momentos mais importantes: a ordenação sacerdotal de João Melchior Bosco, mais conhecido como Dom Bosco. Este evento não só transformou a vida de um jovem dedicado ao sacerdócio, mas também deu origem a uma missão que se espalharia pelo mundo.

A ordenação de João Bosco, aos 26 anos, foi realizada pelo Arcebispo de Turim, Luigi Fransoni. A cerimônia foi simples, mas carregada de significado para João e para todos que o conheciam. Naquele momento, ele adotou o nome de Dom Bosco, um título de respeito que sublinhava sua nova posição e sua dedicação à igreja.

Após sua ordenação, Dom Bosco começou a celebrar missas e a se dedicar mais intensamente ao seu trabalho com os jovens. Ele fundou o Oratório de São Francisco de Sales, o primeiro de muitos, que oferecia educação, abrigo e formação espiritual para jovens carentes, muitos dos quais eram órfãos ou viviam em situações de extrema pobreza. Já naquela época, com seu método educativo conhecido como "Sistema Preventivo", que baseava-se na razão, religião e amorevolezza, tornou-se um modelo amplamente reconhecido e seguido até hoje ao redor do mundo.

A ordenação de Dom Bosco foi o ponto de partida para a criação da Congregação Salesiana, oficialmente fundada em 1859. A missão salesiana, focada na educação e formação de jovens, especialmente dos mais necessitados, cresceu rapidamente. Hoje, os Salesianos estão presentes em mais de 130 países, administrando Escolas, Obras Sociais, Instituições de Ensino Superior, Centros de Comunicação, Paróquias e Grupos Jovens.

Confira alguns depoimentos de Salesianos de Dom Bosco (SDB) do Brasil que escolheram seguir os passos do Santo dos Jovens, perpetuando a missão salesiana em prol das juventudes:

Na cidade de São Paulo, o Padre Tiago Eliomar Gonçalves de Morais é responsável pela animação vocacional e missionária da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Ordenado há 9 anos, mais especificamente no dia 17 de janeiro de 2015, Pe. Tiago compreende o papel primordial de seu sacerdócio dentro da missão salesiana, dedicando-se diariamente ao cuidado dos jovens, especialmente daqueles mais pobres e em situação de vulnerabilidade e risco social.

“O sacerdócio dentro dessa missão tem um papel bem significativo. Em primeiro lugar, como sacerdote, tenho a oportunidade de ser um guia espiritual para as pessoas. Esta vocação me permite oferecer orientação, celebrar os sacramentos, congregar as pessoas, mobilizar movimentos de solidariedade e ser uma presença constante na vida da comunidade. Através das confissões, das missas e dos momentos de oração, podemos ajudar os jovens a encontrarem uma conexão profunda com Deus e a desenvolverem uma espiritualidade mais sólida, desenvolvendo o espírito de pertença à Igreja.

Dom Bosco nos ensinou a importância de estar com os jovens, de caminhar ao lado deles. Isso envolve compartilhar suas alegrias e tristezas, entender suas preocupações e sonhos, e estar disponível para eles. O padre tem a possibilidade de conhecer o coração das pessoas de um modo muito particular: é uma pessoa que apresenta um ombro amigo e um apoio no caminho de fé. É uma alegria ajudar os jovens a descobrir e a responder a sua vocação.

Em resumo, o sacerdócio na missão salesiana é uma vivência muito bonita, peculiar e multifacetada. Ele me permite ser um evangelizador por excelência, um educador, guia espiritual, presença paterna, defensor da justiça social e promotor de vocações. Cada um desses aspectos é fundamental para manter vivo o carisma de Dom Bosco e continuar sua obra entre os jovens” conta Pe. Tiago.

Já o Padre Cláudio Andrade Motta, Salesiano de Dom Bosco (SDB) há 10 anos, em São Paulo (SP), se sente feliz e realizado por ser um sacerdote salesiano a serviço dos jovens. “Eu vejo o sacerdócio como um elemento central e vital na missão salesiana, desempenhando diversos papéis importantes que contribuem para a realização dos objetivos da congregação fundada pelo nosso pai espiritual, São João Bosco.

A missão salesiana é caracterizada pelo carisma de promover a educação e evangelização dos jovens, especialmente os mais pobres e abandonados. Por isso, o sacerdote salesiano assume várias funções: ele é um guia espiritual, um pastor para os jovens e para a comunidade. Em resumo, o sacerdócio na missão salesiana é de importância fundamental, pois através dele os salesianos podem realizar sua missão de educar e evangelizar os jovens de maneira integral. A presença sacerdotal garante que a dimensão espiritual e sacramental esteja sempre no centro das atividades, proporcionando aos jovens uma formação completa que abrange todos os aspectos da vida humana. Me sinto feliz e realizado, por ser um sacerdote salesiano a serviço dos jovens, como queria nosso pai fundador, sacerdotes segundo o coração do Bom Pastor”, conta Pe. Cláudio. 

A ordenação sacerdotal de Dom Bosco, que completa 183 anos hoje, não foi apenas uma cerimônia religiosa; foi o início de uma transformação global que continua a influenciar positivamente a vida de jovens em todos os continentes. Seu compromisso com a educação e a formação moral e espiritual dos jovens permanece um forte exemplo de dedicação e amor ao próximo.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Dirigentes salesianos de todo o mundo se reúnem em Roma para o ‘Conclave’ da Educação Superior Salesiana

Roma acolhe, a partir de hoje, 27 de outubro, um encontro histórico dos responsáveis pela Educação Superior Salesiana de todo o mundo. A Conferência Internacional intitulada «Modelos Participativos na Educação Superior Salesiana: Facilitação Sinodal e Salesiana» (Participatory Models in Salesian Higher Education: Synodal & Salesian Facilitation”). Com duração de cinco dias, o evento faz parte das celebrações do Jubileu do Mundo Educativo (27 de outubro-1º de novembro) e terá por sede a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, e organizado pelas Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS), sob a égide do Setor para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana. As atividades terão início na Missa de abertura do Jubileu, às 17h30 (UTC+1), na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV. Em seguida, os participantes do evento salesiano serão recebidos num jantar de boas-vindas no Terraço do Sagrado Coração, na Sede Central Salesiana, com panorama aberto para a Estação Termini - ocasião em que o Reitor-Mor, P. Fábio Attard, saudará os presentes. O mesmo formato se aplicará às demais sessões do evento (segundo e terceiro dias). O Encontro reúne 35 participantes de todos os continentes, incluindo 16 representantes da Índia, entre os quais dois especialistas - um testemunho do profundo empenho do país pela educação/instrução salesiana no mundo. Os três dias de trabalho (28-30 de outubro) prometem uma experiência envolvente e direta, voltada para repensar a gestão institucional das IUS, os processos de ensino-aprendizagem, o engajamento comunitário e a pesquisa, a partir de uma perspectiva claramente salesiana e sinodal. “O processo será participativo, sinodal e salesiano - afirma o Prof. P. George Abraham Thadathil, Coordenador-Geral das IUS - . É um convite a explorar a identidade católica e salesiana do nosso serviço no mundo da Educação/Instrução Superior”. Entre os participantes estão Reitores Magníficos, Reitores, Diretores e Vice-Diretores de Universidades e Faculdades Salesianas. A Conferência, uma iniciativa do Secretariado de Coordenação das IUS, em Roma, também servirá para lançar as bases dos próximos encontros regionais, entre eles a Conferência Anual da Ásia Sul, que reunirá os dirigentes de 51 instituições salesianas em Goa (17-20 de novembro), além de outros eventos formativos de nível inspetorial. O último dia, 31 de outubro, incluirá a Audiência com o Papa, a peregrinação do Jubileu e a passagem pela Porta Santa, um passeio pela Cidade Eterna, uma experiência de realidade virtual no ‘Museu Casa Dom Bosco’ (de Roma), e um jantar festivo, o que representará o ápice de uma semana repleta de reflexão, renovação e alegria na missão educativa salesiana. Fonte: Agência Info Salesiana    

Novena rumo à Canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA)

Hoje, 10/10, nove dias antes da canonização da Bem-Aventurada Ir. Maria Troncatti FMA (em 19 de outubro de 2025), a Comissão Central, estabelecida pelas FMAs para a ocasião, sugere uma NOVENA temática breve, a ser feita de modo individual ou comunitário, com o objetivo de tomar a religiosa e missionária como exemplo, e renovar o empenho pela atenção ao próximo, ao espírito missionário e à prática de atitudes pacificadoras. Como afirmou a Ir. Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das FMA, "nós também, junto com as comunidades educativas e os muitos jovens que encontramos, podemos brilhar como pequenas luzes em nossa vida cotidiana e ser sinais do amor preveniente e misericordioso do Pai, como o foi a Ir. Maria Troncatti". A novena, composta pela Ir. Luigina Silvestrin, da Inspetoria das FMA Santa Maria Domingas Mazzarello, do Triveneto (ITV), propõe algumas reflexões e orações sobre o tema "Mãos que curam, sanam, constroem paz". O texto foi desenvolvido com base numa homilia do P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral das Causas dos Santos da FS, que apresentou a figura e algumas características da próxima futura ‘Santa’, justamente a partir das mãos. A canonização da 1ª Filha de Maria Auxiliadora após a Cofundadora do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello - representa um presente e um apelo, segundo explica a Madre Chiara Cazzuola: "Ao contemplar o rosto mais belo do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello – a Ir. Maria Troncatti (a ser canonizada em breve), nossas Bem-Aventuradas e Servas de Deus que viveram as Constituições com total fidelidade - abrimos nosso coração à grande Esperança, com a graça e a ousadia que provêm de Deus. Com gratidão, entoamos o Magnificat pela santidade reconhecida pela Igreja, nessas e em muitas outras Coirmãs, que, em seu dia a dia, ofereceram Amor, Esperança e Alegria". A recente Exortação Apostólica do Papa Leão - Dilexi Te - destaca que a santidade é resultado do zelo pelos pobres, que sempre foram vistos como "o Tesouro da Igreja". Dom Bosco, mencionado no n. 70, foi um exemplo e fonte de inspiração para um método especial de educação dos pobres através do Sistema Preventivo. A Beata Maria Troncatti, conhecida como "Madrecita buena" (boa Mãezinha), tinha como única preocupação os pobres, órfãos, jovens maltratados, moribundos e mais necessitados. Por eles, se dispunha a encarar riscos e adversidades, exibindo uma generosidade ‘materna’ que a levava a cuidar pessoalmente de cada um. Lemos no Summarium elaborado sobre a vida da Irmã Troncatti: "A predileção ativa da Irmã Maria pelos mais pobres, pelos necessitados, pelos abandonados é conhecida: já impossibilitada de trabalhar mais (tem 84 anos), ela fica no hospital e vigia e atende os pobres selvagens que lhe vêm a racontar seus sofrimentos e preocupações". As Mãos da Ir. Troncatti, hoje, se tornam um dom e um modelo: extraindo forças de Maria Auxiliadora, do Espírito Santo, do Amor de Cristo Crucificado, o coração se torna capaz de gestos simples - mas eficazes - de proximidade, cuidado, paz. O texto da NOVENA está disponível, em italiano, aqui.

O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA: uma oportunidade única, a um só clique de distância

 O ‘Museu Casa Dom Bosco’ foi inaugurado em 27 de junho de 2025, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e logo se tornou um ponto de encontro para aqueles que compartilham a missão salesiana e a devoção do Santo piemontês aos jovens. Agora, o Museu faz parte de um itinerário mais abrangente, acessível a todos por meio de somente alguns cliques: "O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA". O "ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA" visa mostrar os anos fundamentais para Dom Bosco, período em que se dedicou à fundação da Congregação Salesiana e das Constituições Salesianas. A visita guiada começa na Basílica do Sagrado Coração, local onde ainda é possível sentir a emoção daquele 16 de maio de 1887. Dom Bosco, já cansado e doente, quis celebrar sua única missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja com a qual sempre sonhara e que construíra com imensos sacrifícios. Entretanto, naquela manhã, o altar se havia convertido num mar de emoções: o Santo dos Jovens chorou copiosamente 15 (quinze) vezes, sem conseguir controlar a emoção. Cada palavra era um agradecimento, uma demonstração de amor a Deus e aos jovens a quem ele havia dedicado toda a vida. Pouco depois, Dom Bosco compartilhou com palavras simples e profundas: “Fiz um grande esforço para celebrar. Parecia que eu estava no meio dos meus meninos, observando toda a cena da minha... vida”. O tour prossegue no MUSEU CASA DOM BOSCO, em ROMA, onde todos os fiéis e visitantes poderão vivenciar uma experiência singular graças ao novo museu imersivo que, por meio da realidade virtual, permite viver os momentos mais marcantes da trajetória de Dom Bosco na URBE. Hoje, fazer uma reserva é ainda mais simples: em poucas etapas, um eficaz sistema de reservas on-line ajuda a garantir sua vaga na excursão.  "Faça sua reserva on-line e deixe-se contagiar!" convida a equipe do tour. Para fazer sua reserva, acesse o site – https://www.donboscoaroma.org/Fonte: Agência Info Salesiana
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil