Notícias

14/04/2023

A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

A riqueza do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

Aconteceu, nos dias 12 e 13 de abril, de forma on-line e totalmente gratuita, pela Plataforma Zoom, o I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento promoveu o estudo e a socialização de conhecimentos de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas dentro do âmbito da Educomunicação. Ao todo, foram recebidas 43 Boas Práticas, das quais 10 foram selecionadas para apresentação no evento.

O primeiro dia do Seminário trouxe uma fala de abertura do Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sobre este grande momento para as ações em Rede da RSB. “Certamente que este encontro, este movimento da nossa Rede, pode ser considerado um grande presente Pascal. A Páscoa é fortemente simbolizada pelo Círio Pascal, pela luz, pela luminosidade, pela clareza. A nossa atividade comunicacional, a nossa atividade educacional tem essa intencionalidade: oferecer luz, oferecer clareza, oferecer indicações, animações para que cada um possa fazer o seu Projeto de Vida, a sua caminhada, o seu itinerário de forma mais serena, mais segura e esclarecida”.

Em seguida, a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, trouxe uma fala sobre a construção coletiva e colaborativa que resultou no I Seminário de Boas Práticas da RSB. “Sim ele [o Seminário] é nosso! É uma construção coletiva, fruto de vivências significativas, de práticas educomunicativas já incorporadas no nosso dia a dia. É um evento criado, pensado, organizado a muitas mãos, mentes e corações [...], mas hoje o tempo é de vocês que vão apresentar as Boas Práticas e de nós que queremos acolher cada expressão, cada palavra, cada imagem, cada vídeo, cada respiro educomunicativo”.

  

O início do Seminário também contou com uma rodada de conversa protagonizada pelo Comitê Organizador do evento. A popularização das Inteligências Artificiais (IA) como o chat GPT e os impactos na educação, bem como os conceitos e desafios da Educomunicação foram os temas principais das primeiras reflexões. O Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social da RSB, Prof. Joadir Foresti, trouxe um pouco de suas interações com o Chat GPT e fez reflexões sobre as respostas que a IA trouxe para assuntos como: “Você sabe o que é Educomunicação?”, “Quais são as áreas de intervenção da Educomunicação?”; além de referenciar o documento “Educomunicação na Perspectiva do Pacto Educativo Global” da Rede Salesiana Brasil.

O Animador de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora AuxiliadoraPedro Barreto, trouxe uma rica reflexão sobre quem é o(a) profissional de Educomunicação, traçando um paralelo entre a mudança de percepção de mundo entre as gerações e como as contribuições deste profissional na educação trazem transformação social. Já a Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Antônia Alves, fez algumas reflexões sobre a Educomunicação como estilo de vida, uma vez que “o ser humano é, por natureza, um ser social, dialógico e vivencial”, trazendo a dimensão da educomunicação como um processo democrático e humanizador.

Em seguida, o professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Eduardo Biagi, trouxe uma análise sobre as limitações e especificidades da Inteligência Artificial Chat GPT que está sendo cada vez mais amplamente divulgada e utilizada, bem como uma proposta de reflexão sobre o que é tecnologia (não só as novas, mas todas as tecnologias que já estão à disposição da sociedade), evidenciando que é sempre necessário trazer a pessoa como o centro das ações e as tecnologias como ferramentas. O Professor Eduardo também trouxe uma foto criada por Inteligência Artificial simulando uma selfie de Dom Bosco com seus discípulos, apontando as infinitas possibilidades de utilização das tecnologias atuais.

Fechando a roda de conversa, o também professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Oswaldo Ribeiro da Silva, trouxe uma importante reflexão da latente necessidade de atualização de alguns conceitos que o Chat GPT traz, evidenciando especialmente a importância do fator humanos e suas habilidades no gerenciamento dessas novas ferramentas para a utilização das tecnologias em suas melhores possibilidades.

     

O evento seguiu com a apresentação de 05 das 10 Boas Práticas Educomunicacionais selecionadas. Confira um pouco de cada apresentação:

 

Amor que integra na perspectiva da Ecologia Integral
INSTITUTO WALDEMAR FALCÃO - ARACATI (CE)

Apresentação: Professoras Aniele da Silva Marques e Gabrielly Monalisa Tavares Barbosa
Projeto que dialoga com as situações e práticas culturais e cotidianas das comunidades quilombolas, promovendo atividades pedagógicas e educativas voltadas ao contexto cultural das mesmas. Possibilitando a valorização e o fortalecimento das raízes culturais desses povos.

  

 

Jornal Cria VP

INSTITUTO DOM BOSCO - SÃO PAULO (SP)

Apresentação: Profª Gaiza Camerina Pereira Nunes dos Santos e a Estudante Tayna Victoria da Gloria Silvia

Semestralmente, há a produção de um jornal impresso e on-line com temáticas sobre e para o território onde o serviço sociassistencial está localizado, estimulando o protagonismo juvenil, o olhar carinhoso para o espaço onde se vive e também a leitura, a escrita e a comunicação oral.

   

 

O Nosso Pão de Cada Dia

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - RIO DO SUL (SC)

Apresentação: Professoras Leonir Serafim e Raquel Pickler

Projeto de conscientização dos estudantes sobre o desperdício de alimentos, a fome que está presente em muitos lares, contando com a utilização da Matemática que está inserida no dia a dia por meio do foco de interesse, da observação, coleta de dados, investigação e organização das aprendizagens.

  

 

Projeto Vivare
COLÉGIO SALESIANO DE BELO HORIZONTE - BELO HORIZONTE (MG)

Apresentação: Profª Izabela Mendes de Paula e a Estudante Maria Eduarda de S. Américo

Compreensão do processo de elaboração de um projeto social/ambiental, praticando iniciativas que potenciam a cidadania e a consciência social dos estudantes envolvidos, executando o plantio de mudas de árvores frutíferas em um espaço urbano (foi escolhido o Lar Recanto Feliz onde os alunos, além de plantar as árvores, também tiveram uma rica troca de experiência com os acolhidos pela casa de idosos). 

  

 

Podcast Papo Salesiano
INSTITUTO SÃO JOSÉ - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Apresentação: Prof. André Teixeira Borges e a Estudante Branda Yokote Sivilha

Engajamento com os jovens na geração de conteúdos cotidianos pertinentes, que esteja alinhado aos interesses dos estudantes, numa linguagem que faça sentido para eles e com temas definidos por eles. A ação se desdobrou para um projeto profissionalizante e também passou a contar com participações de artistas e influencers locais.

  

 

O Segundo dia do evento foi aberto pela também Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva, que comentou um pouco sobre a riqueza do evento e das ações que estão sendo colocadas em prática nas presenças salesianas do Brasil através da Educomunicação. “Ontem foi um dia riquíssimo! O que mostra para cada um e cada uma de nós a importância desses eventos como uma forma de socializar aquilo que nós já estamos vivenciando, fortalecendo ainda mais a nossa ação em Rede. [...] Inovar e se qualificar juntos é muito bom!”.

Em seguida, Ir. Maike Loes, também trouxe uma palavra de acolhida para o segundo dia. “Hoje, a tarde promete ser também de grandes emoções. Não só emoções, mas também de motivações, aprendizagens e possibilidades”.

   

O segundo dia trouxe a apresentação das últimas 05 Boas Práticas selecionadas para o evento. Confira um pouco de cada apresentação:

 

Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes

FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE - PORTO ALEGRE (RS)

Apresentação: Profª Patrícia Machado Vieira e Estudante Giovana Celli

O projeto busca ser um espaço de referência formativa da Inspetoria Salesiana São Pio X quanto à organização e promoção de temas relacionados a Salesianidade, aproximando as presenças da Inspetoria por meio do uso das ferramentas educacionais digitais.

  

 

Mostra Artística “Sementes do Futuro”

CENTRO COMUNITÁRIO OSCAR ROMERO - SÃO PAULO (SP)

Apresentação: Educador Emerson da Silva Plaça e Estudante Ketlyn Vitória da Silva

O Projeto busca proporcionar espaço para que o educando desenvolva a consciência de seu papel na sociedade, por meio da educomunicação, expressão corporal e teatro, contribuindo para a sua formação cidadã, ética e democrática. 

  

 

Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores

INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO - GUARATINGUETÁ (SP)

Apresentação: Prof. Luiz Fernando Miguel Lopes e a Estudante Giovanna Carvalho Guimarães

O projeto busca oferecer aos adolescentes e jovens do Instituto Nossa Senhora do Carmo a possibilidade de exercerem o seu protagonismo por meio da Educomunicação e proporcionar a convivência democrática e igualitária em um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo, no qual cada um possa desenvolver suas potencialidades e habilidades, relacionando-se e expressando-se com os demais.

   

 

Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender

INSTITUTO LAURA VICUÑA – PORTO VELHO (RO)

Apresentação: Profª Mauriane Azevedo Paes e a Estudante Júlia Ribeiro Cruz

O objetivo desta prática foi possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de atitudes conscientes e uma relação saudável com o dinheiro no dia a dia, além da disseminação desse conhecimento às famílias.

   

 

Conhecendo Minha História

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - GOIÂNIA (GO)

Apresentação: Profª Paula Gabriela Ribeiro Reis e o Estudante Daniel Prado

O projeto busca fazer com que os estudantes conheçam suas características pessoais, suas histórias de vida, de suas famílias e de seus amigos, a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente e confiante com relação às suas capacidades. Tudo isso numa atmosfera de colaboração entre a disciplina de Língua Portuguesa e suas famílias.

  

 

Você pode conferir todos os detalhes sobre as 10 Boas Práticas selecionadas e ainda conhecer as outras 33 Práticas inscritas no Seminário clicando aqui.

O Seminário foi finalizado com uma rica reflexão comandada pelo representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e criador do Programa Imprensa Jovem, Carlos Lima. Sua participação teve a proposta de ampliar o olhar dos(as) participantes sobre o quanto a Educomunicação pode ser transformadora e estar além dos muros das escolas. O Programa Imprensa Jovem é uma proposta reconhecida pela UNESCO como uma prática de alfabetização midiática informacional.

   

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Papa Leão XIV visita comunidade salesiana em Castel Gandolfo

Neste domingo, 13 de julho de 2025, a Paróquia São Tomás de Villanova, em Castel Gandolfo, viveu um momento histórico com a celebração da Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV. Treze anos após a última visita de um Pontífice, o dia encheu de alegria e emoção toda a comunidade paroquial, confiada aos cuidados pastorais dos Salesianos de Dom Bosco. A celebração contou com a participação do cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; do bispo de Albano, Dom Vincenzo Viva; do Reitor-Mor, P. Fabio Attard; de seu Vigário, P. Stefano Martoglio; do pároco, P. Tadeusz Rozmus; dos Salesianos envolvidos na missão; dos jovens do Oratório Salesiano; dos fiéis da comunidade; e de diversas autoridades civis e religiosas. A presença do Santo Padre nesta “pequena paróquia pontifícia”, projetada por Gian Lorenzo Bernini e reconhecida como um verdadeiro tesouro de história espiritual e artística, foi uma ocasião de graça. A visita representou um convite a redescobrir o valor da comunhão e a fortalecer a solidariedade nos corações de todos os presentes. Um convite à “Revolução do Amor” - Durante a homilia, o Papa Leão propôs uma profunda meditação sobre a parábola do Bom Samaritano, destacando a importância de um “olhar” que nasce do coração. Ele explicou que existem diferentes formas de olhar: uma “distraída e apressada”, outra que “finge não ver”, e convidou todos a escolherem o “olhar do coração”, capaz de empatia e compaixão. “O primeiro olhar é aquele que Deus teve para conosco”, afirmou o Santo Padre, recordando a figura do Bom Samaritano como imagem de Jesus Cristo, que veio curar as feridas da humanidade com o óleo do seu amor e da sua misericórdia. O Pontífice fez um apelo por uma “revolução do amor” em um mundo frequentemente marcado pela indiferença e pelo individualismo. Convidou todos a cuidarem dos que sofrem, sem distinção de nacionalidade, religião ou pertencimento. “Curados e amados por Cristo, tornamo-nos também um sinal do seu amor e da sua compaixão no mundo”, concluiu. Os gestos do Santo Padre e a alegria salesiana  - Ao final da celebração, o Papa Leão entregou ao pároco, P. Tadeusz Rozmus, uma patena e um cálice, símbolos de comunhão e fraternidade. “Estes instrumentos litúrgicos são um convite a viver em comunhão e a promover a fraternidade que encontramos em Jesus Cristo”, explicou o Pontífice. Um momento especialmente alegre foi a homenagem dos jovens do Oratório Salesiano, que presentearam o Papa com uma bola de basquete, brincando sobre uma possível partida com ele, como sinais de afeto e gratidão. As reflexões do Reitor-Mor - Após a celebração, o Reitor-Mor, P. Fabio Attard, em conversa com seus confrades da Sede Central, compartilhou suas reflexões sobre o dia. Ele destacou que sua presença, junto à do Vigário, P. Stefano Martoglio, representava a proximidade da Congregação Salesiana com o Papa e com a Igreja. O P. Fabio recordou que, durante o canto do Salve Regina, enquanto contemplava a imagem de Maria Auxiliadora, notou um detalhe significativo: o Menino Jesus na imagem trazia no peito a figura da Eucaristia. Ele interpretou esse sinal como um poderoso lembrete dos pilares da espiritualidade salesiana: a devoção ao Papa, a Maria Auxiliadora e à Eucaristia. Em sua conversa com o Papa Leão, o Reitor-Mor assegurou ao Santo Padre a fidelidade, a oração e o apoio da Congregação Salesiana, conforme desejava Dom Bosco. Por fim, o P. Fabio compartilhou um pensamento que teve ao observar o Santo Padre durante a celebração da Missa: “Ao olhar para o Papa, percebi o peso da Igreja universal e do mundo que ele carrega como sucessor de São Pedro. É um convite para nós, salesianos, renovarmos nossa fidelidade ao Papa e à Igreja”. Concluindo sua reflexão, o P. Fabio retomou a mensagem do Bom Samaritano, compartilhada pelo Santo Padre: “Somos chamados a ver, parar e agir com compaixão. Isso simboliza a essência de uma vida significativa e misericordiosa”. Um marco para Castel Gandolfo e para a missão salesiana - A visita do Papa Leão XIV a Castel Gandolfo permanecerá como um momento inesquecível na memória da comunidade paroquial e salesiana local. A celebração da Missa, os momentos de oração e fraternidade e os gestos de carinho entre o Santo Padre e os jovens do Oratório foram uma experiência única e cheia de graça. Para os Salesianos, este evento representa um chamado a viver com renovado entusiasmo a missão de Dom Bosco: servir aos jovens, à Igreja e ao mundo, sempre com os olhos fixos em Cristo, com um olhar de misericórdia e amor. Fonte: Agência Info Salesiana

Irmã Maria Troncatti ganha site oficial em sua homenagem

No dia 13 de julho de 2025, Madre Chiara Cazzuola, como primeira “camarilha”, inaugurou o site oficial sobre Irmã Maria Troncatti, FMA, que será canonizada no dia 19 de julho Em 13 de julho de 2025, na comemoração mensal de Santa Maria Domingas Mazzarello, a Superiora Geral do Instituto dos Filhos de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, inaugurou a primeira "clique" ou sede oficial em preparação à Canonização de Irmã Maria Troncatti , FMA, que será celebrada em 19 de janeiro de 2025, coincidindo com o Dia Mundial das Missas. O site www.mariatroncatti.org – em italiano e espanhol – foi desenvolvido no âmbito da comunicação do Instituto, com o objetivo de reunir todo o Instituto com a Família Salesiana e todos aqueles que desejam compreender e aprofundar a figura desta intrépida missionária entre os povos da Amazônia, mãe de coração, o coração e a arte inspiram reconciliação e paz. “Mãe, Missionária, Artesã de Paz e de Reconciliação” é, aliás, o tema escrito para este grande evento, colocado no topo da página inicial, um slideshow com algumas fotos da época e que, ao virar a página, é explorado nas suas diferentes partes por metade das secções biográficas da futura Santa. Com navegação simples e versatilidade dos nossos diferentes dispositivos, o site oferece um pequeno repertório de fotografias, imagens, músicas, vídeos, materiais e publicações históricas , que podem ser utilizadas para animação de comunidades e grupos. Também é possível usar o logotipo oficial em diferentes idiomas e versos, assim como a oração oficial com aprovação eclesiástica , sempre no mesmo idioma. As páginas do site continuarão sendo enriquecidas com materiais, contribuições e notificações sobre os eventos que estão sendo "colocados em movimento" para este importante evento pela Igreja, pelo Instituto e pela Família Salesiana, que se prepara para vivê-lo com grande alegria e vibração. “Este é, para todos nós, um tempo especial de graça, chamado a renovar-nos como instituto para continuar, com coragem e alegria, o caminho de santidade que hoje Deus percorreu”  (Madre Chiara Cazzuola, Circ. 1046). Fonte: Site oficial do Instituto dos Filhas de Maria Auxiliadora

Aniversário de 142 anos da presença salesiana no Brasil

Em 14 de julho de 1883, chegavam a Niterói, RJ, os primeiros Salesianos, para iniciar a obra de Dom Bosco no Brasil 14 de julho de 1883. Rio de Janeiro. Tudo transcorria normalmente e tudo levava a crer que seria um dia igual aos outros. Porém, nos desígnios de Deus a semente de um grande projeto de educação, de pastoral, de assistência social e de comunicação estava sendo semeada. No final da tarde chegavam ao Brasil, mais precisamente em Niterói, RJ, os primeiros Salesianos de Dom Bosco. Desta semente surgiria a Família Salesiana no Brasil, constituída por um vasto movimento de pessoas que trabalham para construir o Reino de Deus nas mais diferentes formas de educação, pastoral e assistência social.  Em Niterói, os Salesianos iniciaram o trabalho educativo com uma pequena escola e um pequeno número de alunos. Dizem as crônicas que eram 10. Como acontece em muitos inícios, aqui também tudo era precário, menos a vontade de servir a Deus através da educação da juventude. Este início foi o impulsionador de inúmeros outros inícios que foram se espalhando, aos poucos, em quase todos os Estados onde os Salesianos estão presentes, ganhando muitas formas e outras estruturas. A pedagogia e o carisma de Dom Bosco, baseados no tripé “razão, religião e carinho” que são o fundamento do Sistema Preventivo, foram as colunas que deram sustentação ao entusiasmo dos salesianos no seu trabalho. Durante estes 142 anos de presença no Brasil, à frente de inúmeras instituições de ensino básico e superior, de obras assistenciais, de escolas profissionais, de paróquias, de meios de comunicação social, de ações missionárias, os salesianos têm demonstrado muita fidelidade a Dom Bosco e compromisso com sua missão. Nem tudo e nem sempre foi fácil. Basta ver o que aconteceu com os salesianos em Niterói logo nos primeiros anos. Perseguições, difamações, calúnias e oposição de muitos políticos e líderes de algumas seitas. A mesma oposição e descaso eram sentidas quando, num movimento de expansão, os Salesianos procuravam outras cidades ou regiões para iniciar uma nova obra. Porém, nada disto foi suficiente para fazer desanimá-los de seus objetivos e de sua missão.  A que se deve tanto entusiasmo e tanta energia? Por que tanta significatividade junto aos jovens? De onde vem tanta capacidade de enxergar oportunidade para expandir o Evangelho? Alguns elementos chamam a atenção. Dentre eles podemos elencar: a) a fidelidade a um projeto de salvação inspirado por Dom Bosco cujo foco principal é a educação da juventude, principalmente a mais pobre e mais necessitada. Como filhos de Dom Bosco, nunca houve desvio deste foco. b) a fidelidade ao Carisma de Dom Bosco e ao seu projeto educativo que tem como inspirador o desafio de levar o educando a encontrar um sentido para a vida, uma espiritualidade que mostra o transcendente, um modo de construir relações humanas baseado na bondade e no respeito. c) o trabalho com um projeto educativo que se preocupa com uma formação integral e integradora do educando. Os Salesianos são especialistas em gente por isso seu trabalho foca a inteligência (razão), o coração e as relações. Não basta formar apenas tecnicamente um estudante. É necessário que tenha uma visão humanizadora da sociedade, seja solidário, construa relações éticas e tenha uma visão transcendente daquilo que faz. d) a capacidade dos Salesianos de sempre se adaptarem às novas exigências da educação, não se apegando demasiadamente ao passado, mas também não buscando desesperadamente novos caminhos sem saber para aonde poderão levar. O equilíbrio entre não se afastar das raízes, mas ao mesmo tempo, a necessidade de buscar as alturas, dão fundamento à caminhada educativa e pastoral com criatividade, inovação e sustentabilidade. e) a capacidade de envolver no mesmo projeto educativo, educadores comprometidos, principalmente os integrantes dos diversos Grupos da Família Salesiana. Esta data nos leva a agradecer a presença dos Salesianos no Brasil, mas ao mesmo tempo, reanimar o compromisso que temos de levar adiante o projeto educativo de Dom Bosco. Que esta caminhada se fortifique e que continue formando “bons cristãos e honestos cidadãos” para o bem de nossa sociedade. Por: Boletim Salesiano - Oswaldo Dalpiaz é presidente da Federação Nacional dos Ex-alunos
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil