Notícias

07/07/2024

Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero

Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero
Foto: ©AGFMA-Roma (disponibilizada pelo Arquivo Geral das FMA)

Neste 7 de julho, Celebração Litúrgica da Beata Maria Romero Meneses, a memória de uma mulher dedicada à caridade e à evangelização representa bem a missão e o legado desta Filha de Maria Auxiliadora (FMA). Para entender um pouco mais sobre a profundidade de sua influência, Irmã Marianela Fernández Alfaro, FMA que há sete anos trabalha na Casa de Maria Auxiliadora - Obras Sociais Irmã Maria Romero, fundada pela própria Beata, traz um pouco da sua vivência e dedicação à continuidade da missão iniciada pela Irmã Salesiana, cuja causa de canonização está em andamento. 

Irmã Marianela Fernández Alfaro, nascida na Costa Rica, desenvolveu sua vocação religiosa desde cedo. Com especialização em literatura e linguística espanhola e aprofundamento da espiritualidade salesiana, trabalha há sete anos no Centro Histórico Irmã Maria Romero, sediado na Casa de Maria Auxiliadora - Obras Sociais Irmã Maria Romero, na cidade de São José, Costa Rica. Esta foi a primeira casa salesiana que conheceu, desde o ventre materno, pois sua mãe foi fiel colaboradora de Irmã Maria Romero. Através de sua mãe aprendeu a amar, respeitar e confiar sempre na intercessão da Beata. “Viver na Casa de Maria Auxiliadora, e especificamente na documentação de Irmã Maria Romero, é para mim uma honra imerecida, mas que valorizo e agradeço todos os dias ao Senhor e à Virgem”, comenta Irmã Marianela que se dedica a manter vivo o legado da Beata.

CASA DE MARIA AUXILIADORA - OBRAS SOCIAIS IRMÃ MARIA ROMERO
A Casa de Maria Auxiliadora - Obras Sociais Irmã Maria Romero, fundada pela própria Beata, continuam a florescer, oferecendo uma ampla gama de serviços comunitários. O programa “Las Margaritas”, por exemplo, apoia 120 mulheres chefes de família com assistência alimentar, oficinas de desenvolvimento integral e retiros anuais. Além disto, “todos os sábados são atendidas 25 pessoas para ouvi-las e prestar ajuda, mediante agendamento. Portanto são 100 pessoas por mês para ajudar”, conta Irmã Marianela.

De segunda a sexta-feira, o Consultório Médico atende cerca de 300 pessoas por mês, muitas delas migrantes e sem acesso à assistência social. Já a Escola de Orientação Social oferece cursos para 250 mulheres que desejam aprimorar os conhecimentos de: Inglês, Princípios Contábeis, Softwares e Aplicativos, Técnicas de Secretariado, Culinária Nacional e Internacional, Padaria, Estética e Beleza, Corte e Costura e Alta Costura.

Há também um internato que acolhe jovens em situação de risco social. “[As jovens] estudam o ensino secundário no centro educativo que também temos, subsidiado em parte pelo governo. São 120 jovens que não conseguiram concluir o ensino secundário, algumas das quais já maiores de idade, e que recebem uma educação integral com um programa estatal adaptado a esta população”, comenta Irmã Marianela. “Há também uma creche com 25 meninos e meninas. Está em andamento a construção de uma creche que poderá receber um número maior no futuro”, conclui.

Além de todas as ações, há ainda o bazar de roupas a preços muito acessíveis e iniciativas como a Novena de Natal para crianças de 3 a 12 anos, a Festa dos Inocentes para gestantes e bebês de até 2 anos e a Festa de São João Bosco para os adolescentes. Tais ações buscam garantir que a espiritualidade, o bem-estar das pessoas e a comunidade estejam sempre em primeiro plano. “Um modelo de uma pequena igreja sinodal”, comenta Irmã Marianela.

Outra fundação de Irmã Maria Romero é a Associação de Ajuda aos Necessitados (ASAYNE), uma associação dirigida por leigos para construir casas para os mais pobres. Enquanto Irmã Maria viveu, foram construídas três cidadelas.

ÁGUA DA IRMÃ MARIA
Entre as histórias mais fascinantes sobre a Beata está a da "água da Irmã Maria Romero". Em 1955, enquanto ainda estava no Colégio Maria Auxiliadora, em São José, Irmã Maria pediu à Virgem uma água milagrosa, semelhante à de Lourdes. Sua profunda fé resultou em muitos relatos de curas e conversões. Quando se mudou para a Casa de Maria Auxiliadora em 1959, continuou-se a fornecer essa água, que se tornou um símbolo de sua confiança e devoção.
“A água vinha do mesmo cano, tanto que quando se mudou para esta casa, em 1959, continuou a fornecer a água, o que a tornou maravilhosa foi a fé de Irmã Maria: os milagres de cura e conversão foram muitos. Doze anos depois, em 1967, quando estava em construção o Consultório Médico, o poço que abastecia a construção do edifício secou. Era urgente conseguir água. Irmã Maria, depois de ter rezado profundamente, com os olhos fechados, caminhando entre os escombros, apoiada em um dos operários, e como se procurasse com uma vara, pedindo à Virgem que lhe inspirasse onde deveria marcar, disse: ‘Aqui!’, e ali cravou o bastão. Começaram a cavar o poço e a apenas 10 m encontraram água! Enviaram-na para ser examinada e revelou-se que era ‘água potável!... perfeita!’. Desde essa data, esta é a água da Virgem que se derrama nesta casa”, conta Irmã Marianela.

LAS “MISIONERITAS”, AS PEQUENAS MISSIONÁRIAS
O trabalho missionário de Irmã Maria Romero foi vasto e impactante. Ela não apenas criou oratórios e grupos de evangelização na periferia da cidade, mas também liderou missões anuais em zonas remotas do país. Seu famoso grupo das "Misioneritas" levava alimento, esperança e a mensagem da fé de porta em porta, preparando famílias para os sacramentos e entronizando a Virgem Maria e o Coração de Jesus em lares por toda a Costa Rica. “Com o seu famoso grupo de “Misioneritas”, fundado em 1939, com as jovens do coral e outras pessoas que aderiram, conseguiram ir de casa em casa para evangelizar, para dar comida, para levar esperança; mas este ardor não se limitava à cidade: mas uma vez por ano faziam missões a zonas remotas do país, com todos os inconvenientes daquela época. Entronizaram a Virgem e o Coração de Jesus em milhares de famílias. Preparavam-se para os sacramentos: batismo, confissão, primeira comunhão, crisma e até matrimônio. O da mihi animas (ndr. Dai-me almas) de Irmã Maria foi assimilado por estas pequenas missionárias”, conta Irmã Marianela.

LEGADO DE FÉ E CARIDADE
O testemunho de Irmã Angelita Marcolin, missionária italiana que trabalhou de perto com Irmã Maria, sintetiza o legado da Beata: "Para que a obra de Irmã Maria (da Virgem) prospere e seja eficaz, são necessárias almas que vivam em constante intimidade com o Senhor, como a própria Irmã Maria viveu. Além disso, é necessária absoluta convicção de que a Divina Providência age e que Maria Santíssima é a única Rainha e Senhora".

O legado de Irmã Maria Romero é um grande e rico exemplo de amor ao próximo, devoção e fé. Sua influência continua a tocar vidas, e a Casa de Maria Auxiliadora permanece um farol de esperança e caridade.

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil reforça unidade e planejamento nacional

A Rede Salesiana Brasil discute estratégias conjuntas para fortalecer a missão educativa e pastoral salesiana Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), foi palco da 36ª Assembleia Geral Ordinária, reunindo representantes das quatro inspetorias da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB) e das seis inspetorias da Conferência dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL). O encontro, realizado tradicionalmente nos meses de abril e novembro, é um marco para avaliar as ações realizadas e planejar os próximos passos da Rede Salesiana Brasil em sua missão educativa e pastoral. No segundo dia da assembleia, a reunião contou com a participação de inspetores, inspetoras e irmãs salesianas, garantindo a paridade necessária para a condução dos trabalhos. Representando Roma, estiveram presentes o Pe. Héctor Gabriel Romero, Salesiano de Dom Bosco e Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, e a Ir. Paola Battagliola, Filha de Maria Auxiliadora, Conselheira Geral de Roma, Visitadora e Referente da CIB. Suas contribuições enriqueceram as reflexões, trazendo uma perspectiva carismática ao encontro. “Estamos aqui para construir juntos, com base em nossos valores carismáticos, caminhos que potencializem a educação e a pastoral juvenil, sempre atentos às necessidades do nosso tempo,” ressaltou o Pe. Héctor Gabriel Romero. Ainda pela manhã, foi realizada a bênção de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Pe. Héctor Gabriel Romero. A imagem foi colocada na sala principal de reuniões do escritório da RSB, que agora recebe o nome Sala de Reuniões Nossa Senhora Aparecida. Este momento de espiritualidade, conduzido pelo Pe. Sérgio Baldin e pela Ir. Sílvia Aparecida, reforçou os laços marianos entre os participantes e a unidade do grupo. “Este momento é privilegiado para partilha e planejamento. Reforçamos a unidade e buscamos novas formas de fortalecer nossa missão salesiana em todo o Brasil,” destacou a Ir. Sílvia Aparecida. Já Para Pe. Sérgio o importante são as construções de relacionamentos criadas, “estamos aqui para construir juntos, com base em nossos valores carismáticos, caminhos que potencializam a educação e a pastoral juvenil, sempre em sintonia com as necessidades de nossos tempos.” enfatiza. Na sequência, a assembleia contou com a participação da Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB; Eduardo Batista, Assessor e Formador do Pró Rede; e Anderson Leal, Gestor Educacional. Anderson apresentou o Cenário Educacional no Brasil, com dados sobre tendências e desafios do mercado, além de apontar como as escolas confessionais, especialmente as salesianas, podem se destacar. Em seguida, Maria Dantas abordou projetos relacionados às áreas programáticas da Rede, incluindo escolas, ação social, comunicação e pastoral. Por fim, Eduardo Batista apresentou o Cenário Social no Brasil, destacando os desafios sociais e como a ação da Rede pode contribuir para transformações significativas. “Reafirmamos a unidade e o compromisso das comunidades salesianas em todo o Brasil. O trabalho em Rede é essencial para promover esperança e transformação na vida de crianças, adolescentes e jovens,” enfatizou Maria Dantas. O evento reafirmou a missão da Rede Salesiana Brasil de transformar vidas por meio de uma educação integral e evangelizadora, fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A colaboração e o alinhamento estratégico entre as inspetorias e a RSB se destacaram como pilares para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. “Caminhamos com esperança, fortalecendo nossa missão educativa e pastoral como Rede, sempre alinhados ao carisma salesiano,” ressaltou a Ir. Alaíde Deretti, Presidente da RSB. A 36ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil destacou a importância de unir esforços para responder de maneira eficiente e carismática às demandas atuais da educação e da pastoral juvenil. O encontro reforçou a visão de futuro da RSB, que busca fortalecer sua presença transformadora na sociedade por meio de uma atuação planejada e colaborativa. Essa abordagem, fundamentada nos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello, assegura que a missão educativa e pastoral continue impactando positivamente gerações de crianças, adolescentes e jovens, sempre com um olhar esperançoso e estratégico, como enfatizou o Pe. Ricardo Carlos. Assessoria de Comunicação da RSB

Salesianos do Brasil Realizam 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL em Brasília

Unidade e planejamento em destaque para o futuro da missão salesiana Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), a 29ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). Reunindo representantes das seis inspetorias do país, o encontro abordou aspectos carismáticos, congregacionais e jurídicos, com o objetivo de discutir, discernir e definir as atividades de interesse comum para o próximo ano. O evento contou com a participação de lideranças fundamentais da congregação, como o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul; o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório; e o Pe. Sergio Augusto Baldini, Secretário Executivo da CISBRASIL. Além disso, marcaram presença os coordenadores nacionais de diversas áreas estratégicas: Pe. Francisco Alves de Lima, coordenador nacional da comissão de paróquias e santuários salesianos, responsável pelas 70 paróquias salesianas no Brasil; Pe. José Ricardo Mole, Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana; Pe. Ademir Lima de Oliveira, Coordenador Nacional da Comissão de Formação. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetoria São João Bosco (BBH) – Pe. Natale Vitali Forti; Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) – Pe. Ricardo Carlos; Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes discutiram estratégias para fortalecer as ações da Rede Salesiana no Brasil, especialmente no âmbito da pastoral juvenil, formação, educação e evangelização. Entre os temas destacados, a partilha das atividades de cada inspetoria e a integração do trabalho pastoral foram pontos-chave, evidenciando o compromisso conjunto em expandir a missão de Dom Bosco no país. A Assembleia reforçou o papel da CISBRASIL como articuladora das atividades salesianas em todo o território nacional, destacando o valor da união, da partilha e do planejamento estratégico para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e da evangelização. A 29ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL reafirmou o compromisso dos Salesianos com a formação integral de jovens, especialmente os mais vulneráveis, alinhando-se ao carisma salesiano e à busca por construir uma sociedade mais justa e solidária. “O grande objetivo desta assembleia é acompanharmos todos os projetos que foram priorizados para 2025 e avaliar a dimensão educativo-pastoral salesiana em todo o âmbito nacional.” destacou o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL. Assessoria de Comunicação da RSB

Filhas de Maria Auxiliadora Realizam 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB

Evento reúne lideranças das FMA para alinhamento carismático e congregacional em Brasília. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), acolheu a 30ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB). Reunindo as representantes das quatro inspetorias que coordenam as ações da congregação em todo o Brasil, o encontro foi um marco para a partilha, avaliação e projeção dos projetos em comum, seguindo as perspectivas carismática, congregacional e jurídica. A reunião contou com a presença da Conselheira Geral de Roma, visitadora e referente da CIB, Ir. Paola Battagliola; Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil e secretária executiva da CIB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, bem como das Inspetoras e representantes de cada uma das quatro Inspetorias das FMA no Brasil: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; e Ir. Maria Ivone, Vice-inspetora. Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Maria Adriana Gomes da Silva - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora. Também marcaram presença a Ir. Maria Ivone Ranghetti, Vice-inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; a Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional e Inspetorial para a Pastoral Juvenil; a Ir. Tereza Cristina Domiciano, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil; e a Ir. Maria Américo Rolim, Responsável pela Formação na Inspetoria Madre Mazzarello. Participou de forma online a Ir. Nádia Caetano, Coordenadora Inspetorial para a Pastoral Juvenil. Entre os assuntos abordados, destacou-se o acompanhamento das iniciativas em andamento e os desafios da atuação em rede. Em uma fala inspiradora, a Irmã Alaíde Deretti, destacou que a “expectativa é de muita esperança, pois, como Igreja, queremos ser peregrinos da esperança, e essa não pode faltar em nossa caminhada como Rede, como CIB e em todo nosso processo em nível nacional.” A irmã completou dizendo que para 2025, a CIB planeja avançar no plano de ação pastoral em nível nacional, com expectativas muito positivas. Quanto à educação e à ação social, as propostas serão apresentadas na reunião da Rede, que acontecerá amanhã”,  destacou a Irmã Alaíde Deretti. Ainda, durante o encontro, a Ir. Paola Battagliola destacou a importância dos encontros para fortalecer a unidade e o carisma salesiano. “Nossos encontros como CIB são sempre muito alegres, pois testemunham o nosso desejo de caminhar juntas e de dar pequenos passos em direção à sinodalidade. Cada reunião fortalece o sentido de pertença e nos ajuda a focar no nosso carisma salesiano, buscando sempre dar esperança aos nossos jovens. Nossa busca está sempre voltada para que eles tenham vida e vida em abundância,” afirmou, reforçando o compromisso da congregação com a missão de educar e evangelizar, especialmente os mais vulneráveis. Realizado tradicionalmente em abril e novembro, o evento é um espaço privilegiado para o diálogo e a troca de experiências, buscando fortalecer a missão salesiana em território nacional. Durante a Assembleia, foram discutidas estratégias para aprimorar o trabalho em rede, que une a ação educativa e evangelizadora das Filhas de Maria Auxiliadora nas escolas, obras sociais e paróquias. Avaliação e Projeção para o Futuro - Além da avaliação das ações realizadas ao longo do ano, a Assembleia foi um espaço para projetar novas iniciativas para 2024, alinhadas ao carisma salesiano e às necessidades contemporâneas. A partilha de experiências foi enriquecida pelo relato de projetos exitosos que estão transformando vidas e fortalecendo a presença das FMA nas comunidades. A 30ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB reafirmou o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma integrada e dinâmica, valorizando a colaboração entre as inspetorias e o impacto social de suas obras em todo o Brasil. O evento foi mais uma prova de que a força do trabalho em rede, fundamentado na fé e na missão, é essencial para dar continuidade à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello: formar “bons cristãos e honestos cidadãos” em um mundo em constante transformação. Assessoria de Comunicação da RSB
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil