Memória do Martírio de Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo

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15/07/2024

Memória do Martírio de Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo

Memória do Martírio de Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo
Foto: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório

Chegou o mês de julho. E em Meruri — a entranhada aldeia dos índios Bororo — fez-se uma histórica “aliança no sangue”, entre o indígena e a missão. 

Em memória dos 48 anos do martírio de Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, confira o artigo/relíquia histórica postado em 2021 pela Sra. Eunice Dias de Paula, na época, membro do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) - regional Mato Grosso, hoje aposentada:

“Às 11 horas da manhã do dia 15 de julho, a Colônia Indígena de Meruri, no Leste mato-grosssense, foi atacada por 62 fazendeiros armados, cujas terras estão dentro da reserva Bororo, que começara a ser demarcada pela funai na antevéspera. O Padre Rodolfo Lunkenbein, missionário salesiano, de 37 anos, e o índio Simão Cristino foram mortos; outros quatro Bororo ficaram feridos. Um dos atacantes também morreu, atingido por uma bala perdida de seus próprios companheiros.” (Movimento n.° 56, julho de 1976 — os grifos são meus.)

Aquele mesmo dia 15 eu tinha escrito uma carta ao Padre Rodolfo e a seu companheiro, o bom Padre Ochoa, colocando em letra maiúscula o nome de Rodolfo, por uma inconsciente distração que viria a ser profética. Aquele homem alemão, generoso, alto de corpo e de espírito, puro em seus olhos de criança, azuis, e aberto sempre em sorriso, seria o primeiro a selar os compromissos assumidos na I Assembleia Missionária Indigenista de Goiânia.

O missionário já não morria matado pelo índio, como nas antigas histórias. Morria pelo índio, amado na totalidade de seu ser e de seus direitos, visto não apenas como uma alma a salvar. Morria pela Terra do índio que estava sendo invadida, demonstrando assim saber muito bem como — segundo o Parlamento índio de San Bernardino, de outubro de 1974 — ‘o índio é a própria terra’.

E o índio — neste caso o doce e fiel Simão, aquele que ‘nunca zangava’ — morria pelo missionário. ‘Só para acudir o padre’, como dizia o velho cacique Eugênio — Aidji Kuguri —, Simão morria e outros quatro Bororo ficavam feridos. Só para socorrer o padre: ‘de mãos limpas, de corpo limpo’, que ‘nem canivete eles tinham consigo’.

Eu fui a Meruri, com Leo, três dias depois. Nunca mais esquecerei aquele morro nítido no azul, as grandes árvores ondulando, a água muda e as folhas revoando, a praça, quase colonial, ao sol, e seu improvisado sino, as missionárias salesianas em branca desolação e os índios todos cantando naquela missa que celebramos pelos Mártires, com um lamento índio que emocionava profundamente, durante a comunhão.

Pus toda a minha alma naquela missa, palavra. E entreguei ao cacique Eugênio o báculo — meio borduna, meio remo — de pau-brasil que os índios Tapirapé me haviam ofertado em minha sagração episcopal. Com isso, eu dava aos Mártires, aos Bororo, à missão salesiana de Meruri, o melhor tesouro que eu tinha.

Aquela noite escrevi no “livro de Presença” da missão:
‘Esta tarde celebramos, com a Morte gloriosa do Cristo, a morte gloriosa do Rodolfo e do Simão, o sangue da Teresa, do Lourenço, do Zezinho e do Gabriel; a angústia e a solidariedade do Ochoa, dos Bororo, dos missionários salesianos de Meruri!

15 de julho é uma data histórica na História da nova Igreja Missionária. Rodolfo e Simão são mais dois mártires, perfeitos no Amor, segundo a Palavra do Cristo: o índio deu a vida pelo Missionário; o Missionário deu a vida pelo Índio. Para todos nós, índios e missionários, este sangue de Meruri é um compromisso e uma Esperança. O índio terá terra! O índio será livre! A Igreja será índia! Com o abraço da Igreja indígena e sertaneja de São Félix…’

Escrevi também, para a solene missa fúnebre da catedral de Goiânia, uma Ladainha Penitencial, que reproduzo aqui porque expressa o que sinto sobre a culpa coletiva, a obstinada ignorância, que nos compete reparar, como Sociedade e como Igreja, em nosso comportamento para com os Povos Indígenas:”

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.

Fonte: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório

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No dia 23 de outubro, durante Sessão Solene, a Câmara Municipal de Lins (SP) conferiu o Título de Cidadã Linense à Irmã Maria Nilda Cavalcanti Rangel, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade local. A indicação foi proposta pelo vereador Fábio Câmara, que entregou a Irmã Nilda o boton oficial e o certificado de cidadania. Irmã Maria Nilda, conhecida como Irmã Nilda, tem 91 anos e celebra em janeiro de 2026 os 70 anos de sua Profissão religiosa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela é religiosa Salesiana, vive e trabalha atualmente no Colégio Auxiliadora, de Campo Grande (MS), e integra a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), sediada em São Paulo e presente em cinco estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Sua trajetória está intimamente ligada ao Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), que atualmente atende cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens e que, em 2027, completa 60 anos de fundação. Durante a solenidade, educandos do CEMIC participaram com apresentações emocionantes, que receberam o aplauso dos presentes. Apesar da idade avançada e algumas fragilidades de saúde, Irmã Nilda mantém vivo seu espírito ativo, reflexivo e investigativo. Em abril do ano passado, lançou a publicação Beata Laura Vicuña. Uma história de fé e graças realizadas pela intercessão da menina bem-aventurada, para celebrar os 133 anos do nascimento da Beata Laura Vicuña — conhecida carinhosamente como “Laurita”. O lançamento fez parte das comemorações de abertura do centenário do Colégio Auxiliadora, de Campo Grande. Já no dia 24 de outubro, no evento “Histórias e Legados” promovido pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), Irmã Mirian Angélica Leopoldo dos Santos foi premiada pelo trabalho desempenhado à frente do CEMIC. O evento reuniu pessoas e instituições parceiras da UNILINS, destacando seus legados e projetos sociais. Durante a cerimônia, foram apresentadas as instituições envolvidas, suas lideranças e os trabalhos desenvolvidos em parceria com a universidade. A UNILINS mantém uma forte atuação social junto ao CEMIC, oferecendo cursos na Zona Azul, realizando palestras para Jovens Aprendizes e preparando adolescentes para ingressar nesse importante programa. Irmã Mirian dirige o CEMIC há cinco anos e sua dedicação foi reconhecida como um legado de compromisso, atenção e contribuição essencial para a manutenção e crescimento da obra social. A UNILINS emprega atualmente 16 jovens do CEMIC como aprendizes em diversos setores, enaltecendo a qualidade do preparo e do serviço oferecido por esses jovens. A parceria entre CEMIC e UNILINS já acumula quase 58 anos. No início da instituição, dois engenheiros e quatro estagiários do Centro Universitário participaram da elaboração da planta e construção do primeiro bloco do CEMIC, com participação comunitária em mutirão. Além da formação técnica e profissional, a UNILINS concede bolsas de estudo para os jovens que desejam ingressar na faculdade, que é reconhecida por sua atuação no curso de Engenharia. O evento contou ainda com apresentações musicais, entre estas uma de um grupo de jovens do CEMIC. Os homenageados receberam um troféu em ferro, simbolizando o movimento e a força do trabalho conjunto, criado pelo artista Roberto Queiroz. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida
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