Notícias

01/06/2023

O Mês Mariano pelo Brasil

O Mês Mariano pelo Brasil

A presença de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos está viva desde os primórdios da missão salesiana, quando o pequeno Joãozinho Bosco, com apenas 9 anos, teve seu famoso sonho profético no qual lhe foi apresentada a mestra que o guiaria por toda a vida.

Conta a história que “tudo começou com uma Ave Maria”, em 1841, quando Dom Bosco, já ordenado sacerdote, tem seu encontro inusitado e providencial com Bartolomeu Garelli, jovem desprovido de educação formal e religiosa que se tornaria o primeiro menino a participar do Oratório Festivo de Valdocco. Durante toda a sua jornada, Dom Bosco ensinava e encorajava a todos que buscassem Maria, sempre a invocando pelo título de Auxiliadora.

Tamanha era a fé do Santo dos Jovens na mãe do menino Jesus que, em 1872, juntamente com a Maria Domingas Mazzarello, funda o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com a intenção de que as Irmãs Salesianas sejam um “monumento vivo” de amor a gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora. Assim, para a Família Salesiana, em todo dia 24 de cada mês se faz memória daquela que, segundo Dom Bosco “tudo fez”.

Em todo este contexto, especialmente no dia 24 de maio, dia em que a Igreja Católica celebra Nossa Senhora Auxiliadora, a Família Salesiana de todo o Brasil se põe em festa pelas celebrações marianas. Assim, confira abaixo algumas fotos de como foram as festividades nos quatro cantos do país nas presenças das Inspetorias Salesianas:

 

 INSPETORIA MADRE MAZZARELLO 

Centro de Acolhida Chriara Palazolli - Nova Contagem (MG)

  

Colégio Coração de Jesus - Cuiabá (MT)

  

Centro Eduacional PIO XII - Belo Horizonte (MG) 

   

Associação Ir. Ângela Mélesi - Poxoréu (MT)

 

Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) - Campos dos Goytacazes (RJ)

  

Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro - Resende (RJ)

  

 

 INSPETORIA MARIA AUXILIADORA 

Colégio Juvenal de Carvalho - Fortaleza (CE)

Instituto Waldemar Falcão - Aracati (CE)

Instituto Profissional Maria Auxiliadora - Recife (PE)

  

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Baturité (CE)

  

Instituto Nossa Senhora de Lourdes - Gravatá (PE)

 

 

 INSPETORIA NOSSA SENHORA APARECIDA 

Colégio Auxiliadora (CENSA) - Campo Grande (MS)

 

Instituto Nossa Senhora do Carmo - Guaratinguetá (SP)

  

CCA Santa Lúcia - São Paulo (SP)

 

Centro Social Maria Rita Périllier (CEMARI) - Lorena (SP)

 

Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade - Lins (SP)

 

 INSPETORIA NOSSA SENHORA DA AMAZÔNIA 

Caminhada Mariana

 

Obras Sociais Educandário Nossa Senhora das Graças, Centro Juvenil Salesiano e C.S. Madre Angela Vespa - Manicoré(AM)

   

 

 INSPETORIA SALESIANA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA 

Sede Inspetorial São Paulo (SP)

  

 

 INSPETORIA SALESIANA SÃO LUIZ GONZAGA 

Colégio Dom Bosco, Unidade Paralela - Salvador (BA)

   

Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora - Aracaju (SE)

  

Colégio Salesiano Dom Bosco_Fortaleza_CE

  

Colégio Salesiano São José - Natal (RN)

  

Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim (RN)

  

 

 INSPETORIA SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO 

Paróquia São João Bosco - Lins (SP)

  

Centro Juvenil Salesiano Jesus Adolescente - Três Lagoas (MS)

  

Centro Juvenil São João Batista - Poxoréu (MT)

  

Cidade Dom Bosco - Corumbá (MS)

  

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Indápolis, Dourados (MS)

  

 

 INSPETORIA SÃO DOMINGOS SÁVIO 

Escola Salesiana do Trabalho - Belém (PA)

   

Colégio Dom Bosco (Unidade Centro) - Manaus

 

 

 INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO 

Colégio Salesiano Santa Rosa - Niterói (RJ)

  

Colégio Dom Bosco - Araxá (MG)

   

Colégio Salesiano - Belo Horizonte (MG)

  

Santuário São João Bosco, Brasília (DF)

  

Presença Salesiana de Belo Horizonte (BH)

  

 

 INSPETORIA SÃO PIO X 

Instituto Assistencial Dom Bosco - Guarapuava (PR)

Colégio Salesiano Auxiliadora - Bagé (RS)

Faculdade Dom Bosco - Porto Alegre (RS)

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Rio Grande do Sul (RS)

Colégio Salesiano Dom Bosco - Rio do Sul (SC)

Centro Educacional Dom Bosco - Joinville (SC)

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

ANEC celebra 80 anos de história com fé, inovação e compromisso com a educação

O evento em Brasília contou com a participação da Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA e outras autoridades, educadores e instituições para homenagear o papel da Educação Católica no Brasil A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) completou 80 anos de atuação dedicada à promoção de uma educação que une excelência acadêmica, valores cristãos e compromisso social. Para marcar esse importante marco, foi realizada nesta quinta-feira, 22 de maio, uma Celebração Eucarística no Santuário São João Bosco, em Brasília (DF), seguida de um jantar comemorativo que reuniu lideranças religiosas, representantes de órgãos públicos e instituições de ensino de todo o país. Entre os participantes da cerimônia esteve a Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA, Diretora do ISECENSA (Instituto Superior de Educação do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora) e atual Vice-Presidente do Conselho Superior da ANEC. Sua presença representou o compromisso contínuo da entidade com a formação integral dos estudantes, uma formação que vai além do conteúdo acadêmico e valoriza o desenvolvimento ético, espiritual e social dos alunos. A celebração dos 80 anos da ANEC contou com a presença de representantes de instituições como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Senado Federal, Conselhos Estaduais de Educação, congregações religiosas, editoras católicas, empresas educacionais parceiras e inúmeros colaboradores que caminham com a ANEC ao longo de sua história. O evento foi mais do que uma comemoração: foi também um momento de renovação do compromisso com os princípios que norteiam a Educação Católica. Uma tradição que, ao longo de décadas, alia fé e conhecimento, tradição e inovação. A ANEC tem como missão promover uma educação de qualidade social, voltada para a construção de uma sociedade mais justa, ética, inclusiva e solidária. Em tempos desafiadores, essa missão se torna ainda mais essencial. As comemorações não param por aí. Em continuidade à celebração, uma audiência especial foi realizada no Senado Federal nesta sexta-feira, 23/5, reafirmando a importância da Educação Católica no cenário educacional brasileiro e o compromisso da ANEC com o futuro da educação no país. A entidade reforça que seguirá empenhada em oferecer espaços formativos que unam excelência acadêmica e valores humanos, contribuindo para a construção de um mundo melhor para todos. Com 80 anos de história, a ANEC celebra o passado, vive o presente com responsabilidade e projeta o futuro com esperança e determinação. Fonte: Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, com informações da ANEC, Ir. Adair Aparecida Sberga e Boletim Salesiano.

Quinquenistas aprofundam espiritualidade salesiana em encontro nacional no Rio Grande do Sul

O Encontro Anual dos Quinquenistas das seis inspetorias salesianas do Brasil foi realizado de 12 a 16 de maio, no território da Inspetoria São Pio X (BPA). O local escolhido foi o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo, RS. Participaram 30 salesianos – 28 padres e dois irmãos coadjutores – que vivem os primeiros cinco anos de ministério presbiteral ou de profissão perpétua. Formação e convivência - A programação foi coordenada pelo padre Ademir Ricardo Cwendrich, inspetor referencial para a formação. O encontro combinou momentos de espiritualidade, formação e convivência fraterna. O primeiro dia foi dedicado à espiritualidade, conduzido pelo padre Asídio Deretti, da Inspetoria São Pio X. Nos dois dias seguintes, o padre Assis Moser, também da inspetoria BPA, assessorou a reflexão sobre o tema “Espiritualidade Salesiana e Acompanhamento Espiritual”. Integração e avaliação - Na quinta-feira (15), os participantes fizeram um passeio às cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. O último dia foi reservado à partilha de experiências, conclusões e avaliação do encontro. O evento foi promovido pela Comissão Nacional de Formação. Fonte: Boletim Salesiano

A Auxiliadora na vida de Irmã Maria Troncatti

O “auxílio poderoso” de Maria Auxiliadora na vida de Irmã Maria Troncatti A Solenidade litúrgica de Maria Auxiliadora, celebrada em 24 de maio de 2025, é como a “festa da mãe” de toda a Família Salesiana. Para as Filhas de Maria Auxiliadora, desejadas por Dom Bosco como “monumento vivo” de sua gratidão a Ela, que “fez tudo” na sua vida, esta data está ligada à própria identidade delas. Imitam Maria, inspiradora do Instituto, Mestra e Mãe, para ser como foi ela “auxiliadoras”, especialmente entre as jovens, como sugere o artigo 4 das Constituições. Ao se percorrer os relatos biográficos e as Crônicas das Casas das Filhas de Maria Auxiliadora, são inúmeros os episódios em que o recurso ao auxílio poderoso de Maria resolveu situações difíceis, protegeu contra perigos e calamidades, curou corpos e almas. Irmã Maria Troncatti (1883–1969) também viveu uma experiência singular da proteção de Maria Auxiliadora. Em Varazze, na Ligúria, onde esteve entre 1909 e 1918, viveu um período determinante para a recuperação da saúde — que tantos problemas lhe causara nos anos anteriores — e também por dois eventos de significado relevante para ela: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na qual a Itália entrou em 24 de maio de 1915, e um violento temporal que provocou inundações, atingindo especialmente Varazze. A Crônica da Casa conta que em 25 de junho de 1915 a chuva torrencial não cessava. Espalhou-se a notícia de que o riacho Teiro havia transbordado. Irmã Chiara Novo e Irmã Maria, recém-chegadas de um curso para enfermeiras, estavam almoçando no térreo, enquanto as crianças e as educandas foram levadas ao primeiro andar pelas Irmãs. A sacristã correu até a sacristia para salvar os vasos sagrados. Duas irmãs a acompanharam, exortando-a a se apressar. Mas ela dizia: “Oh, antes que a água chegue aqui… eu vou me salvar pelo pátio”. A rua, do outro lado do muro, havia se tornado um rio em fúria: levava móveis, animais, troncos. A diretora havia subido ao primeiro andar e perguntava: “Estamos todos aqui?”. As crianças, assustadas, repetiam as invocações de sua professora: “Jesus, misericórdia! Maria Auxílio dos cristãos, rogai por nós.” De repente, ao longo do trecho de rua ao lado do Instituto, o muro caiu, vencido pela força das águas. O pátio virou um mar revolto. Irmã Maria e irmã Chiara não conseguiram sair da sala antes que a água já lhes chegasse à cintura. Subiram em uma mesa que flutuava enquanto o nível da água continuava a subir. Irmã Troncatti acreditou que sua última hora havia chegado. “Mas tu deves ser missionária”, sussurrava-lhe uma voz interior. O monólogo tornou-se oração: “Maria Auxiliadora, prometo que se me salvares desta inundação, serei missionária. Prometo, mas salva também Giacomino”, isto é, seu irmão que partira para a guerra. A mesa foi levada para fora pela corrente e chegou ao cruzamento das águas. As duas Irmãs continuavam invocando Maria. Mas, de repente, sua “jangada” virou e a água lhes chegou ao pescoço. Irmã Maria foi jogada contra a parede e tocou uma veneziana. Sem saber como, conseguiu subir e alcançou a última grade da varanda do primeiro andar. Estava salva. Mas irmã Chiara lutava desesperadamente para não ser arrastada pela correnteza. “Não, Senhora, sozinha não…”, murmurou Irmã Maria. “Irmã Chiara, agarre-se à veneziana; faça como eu fiz.” Foram momentos terríveis. Uma onda empurrou a Irmã para a janela, mas já não tinha forças. Irmã Maria, segurando-se com uma mão na grade, estendeu a outra o máximo que pôde: estavam a um palmo de distância e não conseguiam se tocar. Finalmente, por uma onda de retorno, Irmã Chiara conseguiu agarrar a ponta dos dedos de Irmã Maria… e também ela subiu na persiana. Pularam a grade, foram até a tribuna da igreja, onde um grupo de irmãs tentava, com lençóis amarrados, salvar a sacristã, presa pelas águas. Mas não foi possível! Quando a enchente baixou, Irmã Maddalena Forzani foi encontrada morta, para grande dor de todas. Muitos anos depois, o Sr. Cosimo Cossu, Salesiano Coadjutor, contava: “O nome de Maria Auxiliadora estava sempre nos seus lábios, mas quando contava os fatos de Varazze, o nome de Maria Auxiliadora tinha um sabor diverso! Era preciso ouvi-la: dava-lhe uma expressão que comovia. (…) Vivia a sua devoção à Virgem Auxiliadora, transmitia-a a nós, aos jovens de quem se aproximava; mas a melhor parte era, sem dúvida, para as Shuar internas e para suas coirmãs.” De fato, a “Informatio super virtutibus” atesta: “São João Bosco foi, em seu tempo, o arauto da devoção a Maria ‘Auxílio dos cristãos’. A Serva de Deus assimilou este espírito de filial devoção, que conheceu através do Boletim Salesiano ainda jovem, depois com mais convicção e plena consciência como religiosa, orgulhando-se do título de filha de Maria Auxiliadora. E quando entrou nas missões do Oriente equatoriano, pode-se dizer que todo o Morona-Santiago foi felizmente contagiado por isso.” Conta uma senhora: “Irmã Maria amava muito Maria Auxiliadora: ‘Invoca Maria Auxiliadora e verás a paz em casa’, dizia. Rezava muito em seu quartinho e dizia: ‘Rezai muito em vosso quarto e Deus e Maria Auxiliadora vos salvarão’.” Dizia frequentemente: “Maria, Auxílio dos cristãos, roga por nós.” Tinha sempre nos lábios: “Deus e Maria Auxiliadora”; e dirigindo-se às mães, dizia: “Deveis sempre confiar em Maria Auxiliadora.” E outra testemunha: “Lembro-me das palavras que nos dirigia ao falar de Maria Auxiliadora, das graças e favores que concede, dos milagres (…). E quando lhes dava [aos nativos ou aos shuar]  uma imagem de Maria Auxiliadora, dizia: ‘Eu os curarei com os remédios, mas as curas verdadeiras serão feitas por Maria Auxiliadora: aqui tendes a oração’.” Diante de tamanha confiança, a Auxiliadora nunca deixou de manifestar, de uma forma ou de outra, o seu poderoso auxílio. Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil