Primeiros Resultados das Placas Solares da RSB

Notícias

29/05/2024

Primeiros Resultados das Placas Solares da RSB

Primeiros Resultados das Placas Solares da RSB
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB)

No final do segundo semestre de 2023, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB) finalizou o processo de instalação dos painéis solares em seu edifício, localizado em Brasília (DF), e os resultados já são visíveis. Desde a instalação, já foi alcançada uma redução significativa de aproximadamente 50% no consumo de energia de todo o escritório, se comparado os primeiros 4 meses de 2023 e 2024. Essa conquista não só representa uma economia financeira substancial, mas também reforça o compromisso da RSB com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A energia solar é uma fonte limpa e renovável que permite diminuir as emissões de carbono na atmosfera e contribuir para um futuro mais verde. “Ao assumir a utilização de energia limpa, com o uso dos painéis fotovoltaicos, reafirmamos nosso compromisso de fazermos nossa parte no cuidado da Casa Comum! São gestos concretos de mudança de uma cultura na linha do consumo sustentável”, comenta a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

“O Escritório da Rede Salesiana Brasil, ao atingir 100% de eficiência energética, também quer ser modelo e inspiração para todas as presenças salesianas de nosso país, alinhado com a mentalidade de sustentabilidade, preservação e responsabilidade social. Medidas importantes de otimização dos recursos e melhoria da eficiência energética são características essenciais desta nova década, na perspectiva da Ecologia Integral, tão propagada pelo Papa Francisco”, comenta o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior.

“O payback indica que em cerca de 2 anos e meio [a partir da instalação em 2023] ocorrerá o retorno do investimento realizado nas placas”, comenta a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas.

    

 

O MOVIMENTO SUSTENTÁVEL DA RSB

A ideia de instalação dos painéis solares teve origem na Campanha de Sustentabilidade promovida no escritório da RSB em 2019, que resultou em ações internas concretas para reduzir o consumo de energia, eliminar o uso de copos plásticos, melhorar o descarte de resíduos, entre outras práticas sustentáveis junto às equipes. Além disso, o projeto está alinhado com as propostas da Aliança Verde Dom Bosco América (Don Bosco Green America - DBGA) que prioriza a sustentabilidade como um dos principais focos de ação, além de estar em comunhão com a encíclica Laudato Si' e a exortação apostólica Laudate Deum do Papa Francisco.

O projeto dos painéis solares foi apresentado na Assembleia Geral da RSB, em conjunto com a proposta da Campanha Interna de Sustentabilidade, estabelecendo uma parceria com a DBGA e resultando na aprovação dos três compromissos como Instituição. No entanto, com a chegada da pandemia, desafios relacionados à importação de produtos, viabilidade interna e adequação da estrutura do prédio tornaram inviável o início da instalação dos painéis solares. A proposta tinha como objetivo caminhar em paralelo com a Campanha de Sustentabilidade, visando não apenas a economia de recursos, mas também a contribuição do Escritório da RSB para o cuidado com a Casa Comum.

Neste momento pandêmico e necessidade do trabalho home office, as ações precisaram ser interrompidas por um período indeterminado. No retorno ao trabalho presencial e com a normalização das atividades, a proposta de instalação dos painéis solares foi reforçada e aprovada por unanimidade pela AGO. Os recursos necessários foram garantidos e todo o processo avançou, levando o escritório nacional da RSB a poder comemorar os primeiros resultados este ano. “Foi realizado todo um trabalho interno, primeiramente em termos de organização elétrica, para verificar o grau de adaptação e também de estrutura, a fim de verificar se o Escritório da RSB tinha condições para ter ou não as placas solares instaladas aqui no prédio. Diante de toda essa viabilidade, foi feito o processo de instalação, que ocorreu em cerca de 30 a 45 dias”, comenta Maria Dantas.

A redução do consumo de energia, a eliminação do uso de copos plásticos, a melhora no descarte de resíduos e a disseminação de práticas sustentáveis entres as equipes tem sido um compromisso diário da RSB no cuidado com a Casa Comum para esta e as próximas gerações.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

 

 

Mais Recentes

Visita Madre Geral FMA: Madre Chiara é acolhida em Petrolina para as celebrações do Centenário do Colégio Maria Auxiliadora e dos 100 anos do Carisma Salesiano no Nordeste

A Madre Chiara Cazzuola chegou a Petrolina no 23/02 às 9h24, sendo oficialmente acolhida no aeroporto por representantes da comunidade educativa do Colégio Maria Auxiliadora de Petrolina. Estiveram presentes educadores, representantes das lideranças de turma, pais de estudantes, membros da Família Salesiana e irmãs já reunidas na cidade para as comemorações do centenário. A recepção foi marcada pela apresentação da Banda Musical do CEMAM, que executou músicas regionais, conferindo ao momento um caráter solene e festivo. A acolhida evidenciou o reconhecimento institucional pela presença da Madre neste marco histórico da missão salesiana no Nordeste, bem como a comunhão entre as diversas expressões da comunidade educativa. Após a chegada, a Madre dirigiu-se à residência das irmãs, onde participou de um momento fraterno de convivência com a comunidade religiosa. Às 11h, foi celebrada a Eucaristia em ação de graças, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Petrolina, Monsenhor Givanildo José de Souza. A celebração marcou oficialmente o início da programação comemorativa dos 100 anos do Colégio Maria Auxiliadora e do centenário do carisma salesiano na região, reafirmando o compromisso com a educação evangelizadora e com a formação integral da juventude. O primeiro dia da visita foi concluído com um almoço festivo, reunindo a comunidade educativa e religiosa em um momento de comunhão, memória agradecida e renovação da missão. Relevância histórica do centenário Celebrar 100 anos do carisma salesiano no Nordeste representa reconhecer uma trajetória centenária de presença educativa, pastoral e social, inspirada na espiritualidade de Dom Bosco, Madre Mazzarello e na ação missionária das Filhas de Maria Auxiliadora. Ao longo de um século, a missão salesiana consolidou-se como referência na formação integral de crianças, adolescentes e jovens, unindo educação de qualidade, evangelização e promoção humana. O centenário não apenas celebra o passado, mas renova o compromisso institucional com uma presença significativa e transformadora junto à juventude nordestina, mantendo viva a identidade carismática e projetando, com esperança, os próximos anos de missão. Por: Ir. Kelly Gaioso e Ir. Fátima Cunha da Inspetoria Maria Auxiliadora - BRE

Segunda edição do Giro Rede 2026 fortalece vínculos e prepara colaboradores para imersão no carisma salesiano

A Rede Salesiana Brasil realizou, na última sexta-feira (20/02), a segunda edição do Giro Rede de 2026, consolidando o encontro como espaço privilegiado de comunhão, alinhamento institucional e fortalecimento das equipes do escritório nacional. O Giro tem se afirmado como um momento de partilha, escuta e construção conjunta da missão do escritório nacional da RSB. A abertura do encontro retomou o sentido do caminho percorrido até aqui: cada edição do Giro reafirma que a missão salesiana se sustenta em pessoas que caminham juntas, em sintonia com o Projeto Institucional e com o carisma herdado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Introdução à Campanha da Fraternidade 2026 O primeiro momento foi conduzido pelo o Diretor-Executivo da RSB, Pe. Sérgio Baldin, que fez uma introdução à Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em sua fala, destacou a importância de a Rede acompanhar as reflexões propostas pela Igreja no Brasil, integrando-as à vida institucional e às práticas educativas e sociais. Ao apresentar os primeiros elementos da campanha, o padre sublinhou que a Fraternidade é sempre convite à conversão pessoal e comunitária, desafiando instituições e pessoas a traduzirem o Evangelho em ações concretas no contexto atual. Dinâmica de integração fortalece espírito de equipe Na segunda parte do encontro, o Gestor de Projetos para Ação Social da RSB, Eduardo Batista, propôs uma dinâmica de integração entre os colaboradores. A atividade estimulou o reconhecimento mútuo, a valorização das características individuais e a compreensão do papel de cada um e cada uma dentro da estrutura do escritório. A proposta foi simples, mas profundamente significativa: favorecer o encontro, ampliar o conhecimento entre as equipes e reforçar que a missão é compartilhada.  A dinâmica evidenciou que a cultura organizacional da RSB se constrói na prática cotidiana: no diálogo, na corresponsabilidade e na confiança. Imersão em Aparecida: formação que toca mente e coração A Gestora de Projetos de Educação Continuada, Ana Paula Costa e Silva, por sua vez, apresentou aos colaboradores a proposta de uma imersão formativa no carisma salesiano, programada para agosto de 2026, em Aparecida do Norte (SP). A experiência será realizada na cidade mariana, reconhecida nacionalmente pela presença do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, e tem como objetivo proporcionar aos colaboradores um tempo diferenciado de aprofundamento institucional e espiritual, no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Segundo Ana Paula, a imersão pretende ir além de uma formação conceitual. A proposta é favorecer uma experiência concreta do carisma, permitindo que cada colaborador compreenda com maior profundidade a identidade salesiana que sustenta as obras da Rede. Será um tempo de formação, espiritualidade e convivência fraterna, rompendo com a rotina e criando espaço para interiorização e sentido. A iniciativa dialoga com o compromisso permanente da RSB com a formação continuada e com o fortalecimento da identidade institucional, especialmente para aqueles que atuam nos bastidores da missão. Unidade e horizonte comum Ao final do encontro, a Diretora-Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida, apresentou as novas colaboradoras do escritório, das equipes de comunicação e formação continuada. Ela destacou, ainda, a importância de momentos como o Giro Rede para a consolidação da cultura institucional: “Quando nos reunimos para partilhar, escutar e planejar juntos, reafirmamos que nossa missão é maior do que nossas funções. Somos parte de uma obra que tem raízes profundas e que continua viva porque cada um assume seu papel com responsabilidade e espírito de família.” Também o Diretor-Executivo, Pe. Sérgio Baldin, reforçou o horizonte que orienta o trabalho da Rede: “O Giro Rede nos recorda que gestão e carisma caminham juntos. Planejar, integrar e formar pessoas é garantir que este percurso pela missão salesiana continue fecunda, especialmente no serviço aos jovens.” A segunda edição do Giro Rede 2026 reafirma, assim, que a missão da Rede Salesiana Brasil se constrói no encontro. Entre planejamento estratégico e espiritualidade, entre gestão e carisma, a RSB segue fortalecendo laços e preparando seus colaboradores para viver, com profundidade e coerência, a identidade que os une.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Proximidade e caridade: a visita do Papa à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

Leão XIV foi acolhido com grande alegria pela comunidade paroquial da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Em sua homilia, destacou o Batismo como fonte de verdadeira liberdade e fraternidade e encorajou a paróquia a ser sinal de proximidade e esperança para todos que passarem por ali. Um dia marcado por proximidade pastoral para o Bispo de Roma em sua segunda visita a uma paróquia da sua nova Diocese por ocasião da Quaresma. Na manhã deste domingo, 22 de fevereiro, o Papa Leão XIV deixou o Vaticano logo cedo e dirigiu-se à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, localizada no centro de Roma. Construída por São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, a pedido do Papa Leão XIII em 1880, a paróquia integra o complexo onde se encontra a Casa Geral dos Salesianos. Inserida em uma das regiões mais movimentadas da capital italiana, por onde circulam cerca de 500 mil pessoas por dia, a Basílica é marcada por intensa atividade pastoral e social: são celebradas seis Missas diárias, há atendimento constante de confissões e um amplo trabalho de acolhida a imigrantes e pessoas em situação de rua. Acolhida e convite à caridade Recebido por uma grande quantidade de fiéis, o primeiro compromisso do Santo Padre foi um encontro com crianças e jovens no pátio paroquial. O Papa, em sua saudação destacou a alegria do domingo, dia da Ressurreição, e recordou que o tempo da Quaresma é também um caminho de conversão vivido na esperança. Leão XIV elogiou a paróquia como um espaço onde todos são acolhidos e ressaltou o significado do “Coração de Jesus” como símbolo do amor e da misericórdia sem limites, capazes de reunir pessoas de diferentes países em unidade, comunhão e fraternidade. Saudou ainda a comunidade salesiana, recordando a herança de Dom Bosco e a missão de serviço, caridade e dedicação aos jovens. “É o amor de Jesus, é a sua misericórdia que nos reuniu esta manhã. Obrigado, Senhor, e bem-vindos a esta celebração!”, afirmou o Papa, incentivando as crianças e os jovens a viverem com alegria o dom da vida. A Quaresma como redescoberta do Batismo Em seguida, Leão XIV presidiu a celebração eucarística no interior da Basílica. Na homilia, o Papa destacou que a Quaresma é um tempo privilegiado para redescobrir a riqueza do Batismo e viver como criaturas renovadas pela encarnação, morte e ressurreição de Cristo. Referindo-se às leituras bíblicas do dia, sublinhou que o dom do Batismo é uma graça que encontra a liberdade humana. Comentando o relato do Gênesis, o Pontífice explicou que a provação das origens não se apresenta apenas como um limite, mas como uma possibilidade: a de uma relação com Deus. “O ser humano é livre para reconhecer e acolher a alteridade do Criador”, afirmou, observando que a tentação consiste na ilusão de eliminar a diferença entre criatura e Criador, pretendendo “tornar-se como Deus”. Cristo revela o homem a si mesmo Ao refletir sobre o Evangelho das tentações de Jesus no deserto, Leão XIV afirmou que ali se encontra a resposta ao dilema fundamental da liberdade: realizar a própria vida dizendo “sim” a Deus ou tentar alcançá-la afastando-se d’Ele. Citando a Constituição conciliar Gaudium et spes, recordou que “no mistério do Verbo encarnado encontra verdadeira luz o mistério do homem”. Jesus, ao resistir às tentações, manifesta a verdadeira humanidade e revela o homem novo, livre, cuja liberdade se realiza na obediência ao Pai. O Papa ressaltou que essa nova humanidade nasce da fonte batismal e convidou os fiéis, especialmente no tempo quaresmal, a redescobrirem o Batismo como fonte viva que habita no interior de cada cristão. Segundo Leão XIV, o Sacramento é dinâmico porque a graça recebida não se limita ao momento do rito, mas acompanha toda a vida, sustentando o seguimento de Cristo. Trata-se de uma voz interior que impulsiona a conformar-se a Jesus e a viver a liberdade na lógica do amor a Deus e ao próximo. Liberdade que se torna fraternidade O Pontífice destacou ainda a dimensão relacional do Batismo, que introduz na amizade com Cristo e na comunhão com o Pai, tornando possível uma verdadeira proximidade com os outros. “Não é a busca do próprio poder, mas o amor que se doa”, afirmou, citando São Paulo: “Todos vocês são um só em Cristo Jesus”. Referindo-se ao contexto específico da paróquia, situada junto à Estação Termini, o Papa recordou que Leão XIII confiou a São João Bosco a construção da igreja por reconhecer a centralidade daquele local para a vida da cidade. Uma paróquia chamada a ser sinal de esperança Leão XIV descreveu a realidade social do território paroquial, marcado pela presença de universitários, trabalhadores pendulares, imigrantes, refugiados e pessoas em situação de rua. “Em poucos metros, encontram-se as contradições do nosso tempo”, observou, mencionando a convivência entre conforto e pobreza, potencialidades de bem e violência, trabalho honesto e atividades ilícitas. Por isso, encorajou a comunidade a ser “fermento do Evangelho” e sinal concreto de proximidade e caridade. Agradeceu aos Salesianos pelo trabalho incansável realizado diariamente e exortou todos a continuarem sendo, naquele lugar, “uma pequena chama de luz e de esperança”. Ao concluir, o Papa confiou o caminho da comunidade à proteção de Maria Auxiliadora, pedindo que sustente os fiéis nas tentações e provações, para que vivam plenamente a liberdade e a fraternidade dos filhos de Deus. ncontro com os salesianos e retorno ao Vaticano Após a Missa concelebrada pelo cardeal Baldo Reina, vigário para a Diocese de Roma; pelo cardeal titular Giuseppe Versaldi, prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica; pelo reitor-mor dos Salesianos, padre Fabio Attard; pelo pároco, padre Javier Ortiz Rodríguez, entre outros, Leão XIV dirigiu-se à capela da Casa Geral para encontrar-se com a comunidade salesiana e com o conselho pastoral. Antes de deixar a paróquia romana e retornar ao Vaticano, por volta das 11 horas locais, o Papa saudou os fiéis que ainda se encontravam reunidos no pátio da Basílica. Por fim, também cumprimentou alguns paroquianos e recebeu presentes oferecidos pela comunidade. Fonte: Thulio Fonseca – Vatican News
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil