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25/07/2024

Dia Nacional do Escritor: Celebrando a Arte da Escrita no Brasil

O Dia Nacional do Escritor, comemorado anualmente em 25 de julho, é uma data que homenageia todos aqueles que, através de palavras, expressam ideias, sentimentos e histórias que enriquecem a cultura e a sociedade brasileira. A origem desta celebração remonta ao ano de 1960, quando a União Brasileira de Escritores (UBE) instituiu a data no I Festival do Escritor Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
A escrita é uma das mais poderosas formas de comunicação e expressão humana. Desde a invenção dos primeiros sistemas de escrita na Mesopotâmia antiga até os romances contemporâneos, a habilidade de registrar pensamentos e ideias tem sido fundamental para o progresso da civilização. Através da escrita, conhecimentos são transmitidos, histórias são preservadas e gerações futuras são influenciadas.

No contexto do desenvolvimento humano, a escrita desempenha um papel crucial. Ela é um meio de alfabetização e educação, permitindo que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades. Além disso, a prática da escrita pode melhorar a criatividade, a empatia e a capacidade de pensamento crítico. Ao escrever, os indivíduos também têm a oportunidade de refletir sobre suas experiências, desenvolver autoconhecimento e se conectar com outras pessoas através de suas histórias.

RENOMADOS ESCRITORES DA LITERATURA BRASILEIRA
A literatura brasileira é rica e diversa, marcada por escritores que deixaram um legado significativo. Entre eles, destacam-se:

Machado de Assis: Considerado um dos maiores escritores da literatura mundial, Machado de Assis é autor de obras-primas como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Seus trabalhos exploram temas complexos da sociedade brasileira e a natureza humana.

Clarice Lispector: Conhecida por seu estilo único e introspectivo, Clarice Lispector é uma das escritoras mais importantes do Brasil. Suas obras, como "A Hora da Estrela" e "Laços de Família", são marcadas por uma profunda exploração do eu e das emoções humanas.

Jorge Amado: Autor de clássicos como "Gabriela, Cravo e Canela" e "Capitães da Areia", Jorge Amado é celebrado por suas histórias vibrantes que retratam a cultura e a vida no estado da Bahia. Seus livros são conhecidos por suas descrições coloridas e personagens memoráveis.

Carlos Drummond de Andrade: Um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade é autor de poemas que capturam a essência da vida cotidiana e os dilemas existenciais. Obras como "Alguma Poesia" e "A Rosa do Povo" são leitura obrigatória para amantes da poesia.

EDITORA EDEBÊ BRASIL 

Recheada de parcerias com escritores renomados, a Edebê, Editora da Rede Salesiana Brasil, conta com um catálogo de literatura infantojuvenil que abrange todas as faixas etárias, desde a educação infantil até o ensino médio, oferecendo uma variedade cativante de opções para leitores de todas as idades. 

No site, é possível conferir o catálogo que está dividido por segmentos, mas conta com diversos filtros para facilitar a busca de títulos. Confira clicando aqui.

O Dia Nacional do Escritor é uma oportunidade para reconhecer e celebrar a importância dos escritores(as) na sociedade. Através de suas palavras, eles(as) proporcionam novas perspectivas, questionam a realidade e transportam os leitores para mundos imaginários, além de incentivar novas carreiras de escritores que ainda não se descobriram. Valorizar a escrita e os escritores é essencial para o enriquecimento cultural e o desenvolvimento humano.

Escrito por Janaína Lima

Foto: Acervo do Projeto Educomunicação em Ação Social
25/07/2024

O Projeto Educomunicação em Ação Social da Rede Salesiana Brasil

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Segundo o relatório de resultados preliminares do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, cerca de 30% dos brasileiros em idade produtiva (entre 15 e 64 anos) são analfabetos funcionais. 3 entre 10 brasileiros apresentam dificuldades em resolver questões básicas do cotidiano, dificultando o pleno exercício da cidadania e a construção de uma vida autônoma. Além deste cenário, os educadores sociais também têm a percepção de que, quanto maior a vulnerabilidade social, menor é o repertório informacional e cultural dos indivíduos. Em resposta a este cenário, intensificado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, começou a ser implementado o Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas. Assim, na dimensão da preventividade proposta pela RSB, esta iniciativa busca a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e adolescentes.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, o Projeto propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa; além de propiciar a criação de estratégias metodológicas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos leitores e escritores, conectando teorias e práticas de educação e desenvolvimento social com os padrões da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) como estrutura para a inovação na educação.

“Quando um projeto tem relevância e apresenta bons resultados, o desejo é de que ele possa impactar ainda mais vidas. A Educomunicação vem trazer uma nova cultura de execução de projetos para as equipes da Rede Salesiana Brasil e vem contribuindo diretamente para transformar a forma como nossas crianças e adolescentes aprendem e nossos educadores ensinam e aprendem também. Desejamos muito compromisso e empenho nessa nova etapa que se inicia”, comenta a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais. Na manhã da última segunda-feira (17), pela plataforma Zoom, aconteceu o Encontro On-line de Feedback da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. O evento reuniu alguns Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, a Coordenação do Projeto, educadores, oficineiros e gestores das obras participantes da 2a edição, além de contar com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira. Confira todos os detalhes clicando aqui.

“Trabalhar com diferentes formas de pensar dos educadores e oficineiros envolvidos no projeto é uma riqueza. Aprendo a cada contato realizado nos encontros on-line ou pelo WhatsApp. Do ponto de partida do trabalho como coordenador, sei que as crianças e adolescentes atendidos levam para as Obras as dificuldades pessoais e aquelas impostas pela sociedade, porém, recebo e percebo toda dedicação dos educadores e oficineiros para fazer cada oficina e cada ideia discutida se tornar realidade. Essa transformação dá mais coragem e ânimo para investir neste projeto”, diz o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Professor Joadir Foresti.

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui.

OS RECURSOS DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL 
A Rede Salesiana Brasil proporciona às presenças salesianas participantes do Projeto todo o apoio e subsídios necessários para sua implantação. No ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), são disponibilizados os materiais didáticos, vídeos dos encontros on-line, fórum de discursão, orientações para a realização de atividades e outras ferramentas de comunicação e interação.

Para a segunda etapa de cada Módulo, foram produzidos Kits Didáticos de Oficinas, com planos detalhados para as propostas de oficinas e os respectivos subsídios para o seu desenvolvimento, disponibilizados em arquivos na nuvem, para que os educadores e oficineiros das Obras participantes possam aplicar nas atividades educativas com os educandos, fazendo as adequações e complementações necessárias. No projeto, o conjunto de Kits Didáticos visa contribuir para maior unidade no trabalho em Rede, sendo a autoria dos educadores muito valorizada e incentivada, no sentido de que também eles são convidados a criarem novas propostas de oficinas e aprimorarem continuamente os Kits Didáticos disponibilizados.

Escrito por Janaína Lima

Foto por redação do site das FMA
24/07/2024

5º Comm Talks sobre música, dança, teatro

Roma (Itália). Música, dança e teatro estão no centro da reflexão do 5º Comm Talks, a iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com o objetivo de criar uma visão partilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade das expressões.

“A expressão que facilita sonhar.” Nesta perspectiva fala Irmã Catarina Cangià, Filha de Maria Auxiliadora, Docente de Pedagogia da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e coordenadora pedagógica da Escola “A Oficina dos Jovens Talentos” (BGT) de Roma:

“três atividades belíssimas para fazer com adolescentes e crianças para o seu crescimento, não só para o seu crescimento, para fazê-los sonhar, para fazer ver um futuro ou mesmo uma reflexão que os leve a crescer. Pois bem, trata-se da dança, da música e do teatro, três atividades tipicamente salesianas, tipicamente carismáticas. (…) Sim, temos nas mãos estes sonhos dos jovens e disto podemos fazer tesouro cultivando-os”.

A dança, como experiência motora está à base dos processos cognitivos, ajuda a habitar o próprio corpo e a entrar em contacto com os níveis de si mesmo menos conhecidos: “o corpo tem uma capacidade comunicativa extraordinária e se serve da linguagem não verbal. (. . .) Existem estudos profundos de neurociência que falam sobre o quanto a expressão da dança ajuda a comunicar, ajuda a socializar. Portanto, desde o aspecto psicomotor dos pequenos até a dança educativa, passando pela ‘expressão corporal’ e chegando finalmente à dança coreográfica de grupo”.

A música, além de acompanhar-se da dança, pode ser apreciada em grupo, pode ser produzida. Desde muito jovens, “é uma linguagem que não precisa de tradução, uma linguagem que através do ritmo, da melodia, do trabalho conjunto em pequenas orquestras juvenis, ajuda, faz crescer, permite ensaiar juntos”. É, portanto, útil na socialização, “porque faz sentir-se bem juntos, tanto quando é praticada, quanto no momento em que é apreciada”. O canto completa a música, é um divertimento e também “um instrumento de ensino e educativo altamente eficaz” que facilita o aprendizado.

O teatro “é brincadeira, é magia, entusiasma crianças, adolescentes, jovens adultos, é oportunidade de lazer, de festa, de crescimento e também de escuta da palavra. É forjar-se, tornar-se fortes”. Irmã Catarina traz a experiência do teatro kamishibai japonês, onde “as crianças ficam sentadas, os  adolescentes ficam na frente do narrador, grandes ilustrações passam uma após a outra” e do teatro das sombras “que faz nascer criatividade, porque o roteiro está escrito, também dá origem a habilidades práticas de desenho e corte”. Fala também de teatro-dança e de musical, métodos educativos mais complexos e envolventes, que conduzem à encenação final, “à estreia do espetáculo depois de horas e horas de exercício coletivo, de troca, de compreensão recíproca”.

O discurso de Irmã Catarina Cangià oferece indicações pedagógicas e comunicativas concretas para ajudar meninos/as, adolescentes e jovens, a exemplo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a dar plenitude expressiva aos próprios sonhos através do teatro, da música e da “maravilha do movimento corporal”.

O vídeo do discurso integral está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português, espanhol (Clique aqui):

Os seminários dirigem-se a todas as Comunidades Educativas e aos interessados, em particular aos jovens, e podem ser utilizados para encontros e também para a animação nas comunidades.

Continuam disponíveis os vídeos anteriores: os1° CommTalkS intintrodutório com as palavras de Madre Chiara Cazzuola, o 2° con As perguntas dos jovens sobre o Sínodo, no qual a Madre Emérita do Instituto das FMA, Irmã Yvonne Reungoat, participante da Assembleia ordinária do Sínodo de outubro de 2023, responde às perguntas dos jovens das Inspetorias do mundo, o 3º com a intervenção do Prof. Inácio Aguaded, Docente da Universidade de Huelva, Espanha, sobre Educação às mídias e à Informação, 4º Comm Talks pelo Prof. Alexandre le Voice Sayad sobre Inteligência Artificial.

Fotografia retirada do portal: https://assumpta.org/
Fotografia retirada do portal: https://assumpta.org/
23/07/2024

Rede Salesiana Brasil parabeniza as Religiosas da Assunção

A Rede Salesiana Brasil se congratula com a Congregação das Religiosas da Assunção pela eleição de sua Superiora Geral, Irmã Rekha Chennattu. No dia 16 de julho, Irmã Rekha Chennattu foi reeleita Superiora Geral para o período de 2024-2030 durante o 30º Capítulo Geral que acontece em Paris (França) de 29 de junho a 29 de julho.

O tema que reúne as Capitulares é «Movidas pelo Espírito, em diálogo com nossas realidades, discernimos novos caminhos de sinodalidade para o nosso tempo: Metanoia, Missão profética, Cultura do encontro».

Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, celebrou a Eucaristia e presidiu a eleição. Foi uma celebração internacional, fraterna e alegre, que foi compartilhada com muitas pessoas que, conectadas ao vivo, transmitiram suas mensagens de alegria, oração e proximidade.

Após a eleição, os presentes puderam dizer uma breve palavra e dar um abraço à Irmã Rekha no tradicional gesto de obediência.

Irmã Rekha nasceu na Índia, em 1963, fez os primeiros votos em 1984 e a Profissão perpétua em 1992. Cursou Teologia, fez especialização em Sagrada Escritura e exerceu a docência em nível universitário. Desempenhou diversos serviços em sua Província e pode colaborar com diferentes Instituições eclesiásticas asiáticas e internacionais e outros espaços acadêmicos.

Em espírito de intercongregacionalidade e de fraternidade, a RSB permanece em sintonia com as Religiosas da Assunção, especialmente com Irmã Mercedes Méndez Siliuto, responsável pela Comunicação do referido Instituto, que esteve presente no II ENAC – Encontro Nacional de Comunicação da RSB – e brindou os participantes com a palestra: «O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade».

Em sua palestra, Irmã Mercedes trouxe aspectos referentes ao Sistema Preventivo e ao estilo de educar e evangelizar de Dom Bosco. Ressaltou expressões do Sonho dos 9 anos e comentou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações (2024), associando-a ao tema da sabedoria do coração. Indicou também a beleza-bondade-verdade como critérios para ser presença de qualidade nas redes sociais e para que a educomunicação seja eficaz. Concluiu sua palestra com um convite: “Fundemos casas no continente digital, não presenças isoladas, mas um ‘nós salesiano’. Educadores e educandos, juntos, isso é realmente ser presença salesiana no continente digital”.

A RSB deseja às Religiosas da Assunção um feliz encerramento do 30º Capítulo Geral e votos de uma missão pautada sempre mais na sinodalidade e na cultura do encontro.

Escrito por Irmã Maike Loes com informações do Portal Religiosas de la Asunción

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22/07/2024

Santa Maria Madalena: a “Apóstola dos Apóstolos”

Celebrado em 22 de julho, o Dia de Santa Maria Madalena homenageia uma das figuras mais enigmáticas e reverenciadas do Novo Testamento. Santa Maria Madalena, descrita pelo Evangelho de João como a primeira testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, possui uma devoção que atravessa séculos e diversas tradições cristãs.
Maria Madalena é mencionada nos quatro Evangelhos como uma das mulheres que seguiram Jesus e testemunharam sua crucificação e sepultamento. Em particular, o Evangelho de João destaca seu papel ao narrar que foi a ela que Jesus ressuscitado primeiro apareceu. Esse encontro é marcado por um diálogo profundo, no qual Maria, ao reconhecer Jesus, é incumbida de anunciar aos discípulos a Boa Notícia de sua ressurreição (João 20, 1-18).

APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS
Em 2016, o Papa Francisco elevou a memória litúrgica de Maria Madalena ao nível de festa, reconhecendo sua importância singular na história da Igreja. Em seu Decreto, o Papa recorda São Tomás de Aquino que a chamou de "Apóstola dos Apóstolos", um título que sublinha seu papel como a primeira mensageira da ressurreição. Esta decisão foi vista como um passo significativo para reconhecer a igualdade e a importância das mulheres no ministério de Jesus e na missão da Igreja.

Ao chamá-la de "Apóstola dos Apóstolos", o Papa destacou a sua missão de levar a mensagem de Cristo ressuscitado aos próprios apóstolos, um reconhecimento de sua liderança e testemunho. Santa Maria Madalena permanece uma figura central para a fé cristã, inspirando devotos com sua história de redenção, testemunho e devoção incansável. 

A IDENTIDADE DE MARIA MADALENA
Maria Madalena, cujo nome deriva de Magdala, aldeia de pescadores situada às margens ocidentais do Lago de Tiberíades, onde ela nasceu. O evangelista Lucas fala: “Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios” (Lucas 8,1). Segundo análise bíblica, a expressão “sete demônios” poderia indicar um gravíssimo mal físico ou moral, que havia acometido a mulher, do qual Jesus a curou. No entanto, a tradição que perdura até hoje diz que Maria Madalena era uma prostituta porque, no capítulo 7 do Evangelho de Lucas, narra-se a história da conversão de uma anônima “pecadora da cidade, que ungia com perfume os pés de Jesus, convidado de um fariseu; após tê-los banhado com suas lágrimas, os enxugava com seus cabelos”.
Assim, sem nenhuma ligação textual, Maria de Magdala foi identificada com aquela prostituta anônima. Porém, há mais um equívoco, como explica o Cardeal Gianfranco Ravasi, biblista e teólogo: “A unção com óleo perfumado é um gesto feito também por Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro, em outra ocasião, como diz o evangelista João. Assim, Maria de Magdala foi identificada, por algumas tradições populares, com a Maria de Betânia”.

Santa Maria Madalena permanece uma figura central para a fé cristã: discípula de Jesus, esteve presente aos pés da cruz quando ele foi crucificado e foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus. A data 22 de julho é uma oportunidade para refletir sobre a coragem e a liberdade interior desta “Apóstola dos Apóstolos” que não teme ser julgada pelas pessoas e corre para anunciar: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18).

Escrito por Janaína Lima, com informações de Vatican News

 

Foto: Acervo particular de Carlos Nambu
19/07/2024

Representante da Rede Salesiana Brasil é eleito coordenador para o Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social

Nesta quinta-feira (18), a Rede Salesiana Brasil celebrou uma importante conquista com a eleição de Carlos Nambu para o cargo de Coordenador do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social. Carlos foi um dos três eleitos que representarão o movimento na gestão que vai de 2024 a 2026. A votação, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes das coordenações regionais, que elegeram, além de Carlos, outros dois coordenadores: Ivone Maggioni Fiore, da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), e Norma S. Souza Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo.

O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social foi criado em 2015 por representantes de entidades de assistência social, um espaço criado e referendado em 2015 na Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília. O MNEAS surgiu para integrar a representação nacional da sociedade civil, conforme os três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades. É um movimento que busca a defesa e o fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, exercendo o controle social de forma propositiva e fiscalizadora. Dentre as atividades estão o fortalecimento do SUAS, a influência na formulação de políticas de assistência social de forma local, regional, estadual e nacional, a divulgação da política de assistência social, a participação em espaços de representação da sociedade civil, o segmento de entidades, o acompanhamento e apoio às coordenações regionais, a representação das entidades na composição do segmento de entidades para o CNAS, o apoio aos conselhos de assistência social em suas demandas de reflexão e entendimento da política de assistência social e a contribuição na elaboração de documentos sobre a política de assistência social a partir da perspectiva da sociedade civil e das entidades, considerando a capilaridade de atuação.

Carlos Nambu é pós-graduado em educação social e atua como representante indicado da Rede Salesiana Brasil em espaços de debates e atuação na defesa por igualdade social e pelas políticas públicas que impactam na sociedade, e refletem diretamente em nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias. Também exerce função no Instituto Dom Bosco, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo - SP. Representa a Congregação Salesiana em diversos conselhos e fóruns, entre eles, o CMDCA SP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, COMAS SP – Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente – Região Sé, Lapa e Butantã, Fórum Municipal de Assistência Social de São Paulo, CONDECA SP, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, CONSEAS SP – Conselho Estadual de Assistência Social, Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Ele vê neste novo papel a chance de representar uma grande oportunidade para que a Rede Salesiana Brasil possa ajudar na expansão positiva do impacto da transformação social na sociedade. “A participação da Rede Salesiana Brasil nesses espaços, além da visibilidade de suas ações, possibilita o empoderamento das informações relacionadas às políticas de Assistência Social, além de levar a contribuição da Rede para a construção dessas Políticas Públicas, principalmente as que afetam crianças, adolescentes, jovens e famílias. Trazendo também o legado deixado por Dom Bosco quanto à importância de participação e intervenção na política pelo bem dos nossos jovens. Resgata também o nosso Caderno de Identidade Carismática, em especial o relacionado ao Sistema Preventivo e Direitos Humanos (Caderno 3)”. Ressalta, Carlos.

A indicação de Carlos Nambu e sua vitória só vêm respaldar o DNA da Ação Social da Rede Salesiana Brasil, que, ao longo dos anos, sempre visou ao desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência.

Fotos: Uma colaboração coletiva das Instituições mencionadas
19/07/2024

Campeões nos esportes e na vida

Nas obras sociais salesianas, os esportes cumprem um papel fundamental na proposta de uma educação integral, voltada para que crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade descubram seu potencial para transformar sua realidade.

“É uma sensação muito gratificante, pois no início você pensa que não vai ter resultado, mas aí percebe um salto na autoestima e na confiança. Toda a sensação de voltar para casa com as medalhas é incrível”, afirma Gabriela Aparecida Resende Cruz, ex-educanda do Centro Juvenil Salesiano da cidade de Pará de Minas (MG). Gabriela conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Regional de Judô Região Sudeste, realizado em 18 de maio na cidade de Vassoura (RJ).

Na mesma competição, a educanda Manuela Vitoria Rezende Cruz ficou em terceiro lugar, com a medalha de bronze. “Foi muito importante conseguir a medalha, pois o judô me ensinou a ter disciplina”, considera Manuela, para quem a determinação e as muitas horas de treinos com o Sensei Fernando Navarro fizeram toda a diferença.

As duas judocas expressam muito claramente algo que perpassa as práticas esportivas nas obras sociais salesianas: as conquistas nos esportes vão muito além das medalhas, pois representam a abertura de novas perspectivas; o aumento da autoestima e da segurança para exercer o protagonismo em suas vidas.

FORMAÇÃO INTEGRAL
“Com o esporte a criança, o adolescente e os jovens têm a oportunidade de transformar suas vidas, sendo protagonistas de suas próprias histórias”, corrobora Jamile, assistente social do Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente – CEMAM, obra social da Rede Salesiana Brasil em Petrolina (PE).

As oficinas do CEMAM incluem modalidades como xadrez, karatê e futsal, que contribuem para incentivar o desenvolvimento físico, mental e social dos cerca de 400 beneficiários da obra. “No CEMAM, nosso compromisso é com a formação integral do ser humano, proporcionando treinamentos e oportunidades para que cada criança, adolescente e jovem possa realizar seu pleno potencial e contribuir positivamente para a sociedade”, reforça ela.

Outra obra salesiana que dá grande ênfase à formação integral pelos esportes é o Circo Social Dom Bosco, localizado no bairro de Itaquera, na capital paulista. A obra atende 800 crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 17 anos e onze meses, em risco de vulnerabilidade.

Com o objetivo de desenvolver as competências dos atendidos “propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, o Circo Social Dom Bosco oferece diariamente diversas oficinas, entre as quais estão as de atividades esportivas olímpicas, como Taekwondo, Futebol, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Atletismo e Futsal.

“Além de aprenderem técnicas especificas, os participantes têm a oportunidade de vivenciar os ensinamentos de Dom Bosco numa casa salesiana”, considera o Coordenador Pedagógico Alair Jr. O Circo Social Dom Bosco existe desde 1995 e é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

ESCOLA SÓCIO ESPORTIVA DOM BOSCO
Também na Zona Leste de São Paulo, em uma das regiões mais pobres da capital, o Centro Social da Paróquia Santa Luzia e São Nicolau criou a Escola Sócio Esportiva, em parceria com a Fundação Real Madrid. “O objetivo do projeto é fomentar os valores inerentes à prática esportiva e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em risco de exclusão social no bairro Jardim Nordeste e adjacências, melhorando a qualidade de vida e a criação de hábitos físicos-desportivos”, explica Laniel Castro, Gerente de Projetos Sociais.

A Fundação Real Madrid fornece a proposta pedagógica com base na metodologia “Teaching Games for Understanding”, que fundamenta a iniciação esportiva por meio de jogos reduzidos para compreensão do próprio esporte, enfatizando, principalmente, os valores éticos e morais: Respeito, Saúde, Igualdade, Autonomia, Autoestima, Companheirismo e Motivação para formação do cidadão mediante o esporte.  

“A metodologia da Fundação Real Madrid está atrelada ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, próprio da Congregação Salesiana, que visa promover a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, em vista de fortalecer a própria identidade, as relações do grupo e a convivência com as diferenças”, reforça Laniel. “No Sistema Preventivo se cultiva a presença educativa dos educadores junto aos educandos, envolvendo-os em atividades que possibilitem o desenvolvimento da ética, da cidadania, dos valores humanos e cristãos, promovendo a educação integral do ser humano com um caráter preventivo e não apenas assistencial”, completa ele.

Na Escola Sócio Esportiva Dom Bosco são ofertadas as modalidades de Futebol e Basquete, de fevereiro a dezembro. As atividades são desenvolvidas por profissionais de Educação Física que anualmente recebem treinamento e capacitação dos profissionais da Fundação Real Madrid. Além das atividades esportivas, a Escola Sócio Esportiva oferece aos beneficiários oficinas socioeducativas e recreativas, realizadas pelos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Luzia e São Nicolau, que integram a rede socioassistencial municipal de São Paulo.

GOL DE OURO
Para fechar esta matéria sobre os esportes nas obras sociais salesianas, vamos falar de um projeto bem recente: a escolinha de futsal Gol de Ouro, que teve início em 2023, no Centro Social Salesianos, em Pindamonhangaba, SP.

Coordenada pelo Prof. Luis Henrique, do Núcleo de Esportes, ex-aluno e ex-oratoriano, a Gol de Ouro foi criada com o objetivo de desenvolver integralmente a criança e o adolescente, buscando priorizar a saúde. Os atendidos são incentivados a ter um estilo de vida ativo e saudável ao mesmo tempo em que, por meio de um ambiente de aprendizagem significativo, no campo procedimental são ensinadas as técnicas do futsal e, no campo atitudinal, os valores importantes para conviverem em sociedade de forma respeitosa e justa. Tudo isso alicerçado no carisma salesiano. Atualmente, a escolinha de futsal atende 250 crianças e adolescentes com idades de 6 a 18 anos, divididos por categorias. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da noite, e aos sábados, no período da manhã.

Fonte: Boletim Salesiano Brasil 
Esta matéria foi elaborada com a colaboração de: Ana Carolina de Jesus Oliveira – Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas; Jéssica de J. Silva, Coordenadora Inspetorial da Ação Social da Inspetoria de São Paulo; Laniel Castro - Centro Social da Paróquia Santa Luzia; Jamile – CEMAM Petrolina; Alair Jr. – Circo Social Dom Bosco.

17/07/2024

Religiosa Salesiana realiza trabalho missionário no Amazonas

O amor pelo trabalho missionário com indígenas e ribeirinhos é a motivação da freira Madalena Scaramussa, de 78 anos, natural de Prosperidade, Vargem Alta, atuando na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil, localizada no Amazonas. A católica pertence ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ramo feminino dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e afirma que a formação de crianças e adolescentes tem sido uma das principais atividades que desenvolve.

“Temos (SDB) o carisma de trabalhar junto das crianças, adolescentes e dos jovens com o serviço evangélico, fazendo com que eles experimentem o amor de Jesus Cristo Bom Pastor. Trabalho aqui (São Gabriel da Cachoeira) para ficar em meio a eles, no cuidado deles, seguindo sempre a metodologia de Dom Bosco, nosso fundador. Ele nos propõe trabalhar o ‘Amor Demonstrado’. Também ajudamos na alimentação. Quando falta um pacote de sal, por exemplo, são seis horas no barco a motor até o comércio mais próximo, por isso, nossa casa empresta os mantimentos e, quando eles podem, nos devolvem”, conta.

Quando assumiu a missão há 4 anos, a freira não estipulou um tempo de permanência no estado amazonense. Ela diz que pretende atuar como voluntária até que sua presença seja útil. No momento, Madalena trabalha com os índios cristianizados.

Nossa comunidade – que foi a segunda casa das Filhas de Maria Auxiliadora no Amazonas – completa no próximo ano (2025) um século de missão. Portanto, os indígenas já estão cristianizados. Não posso dizer que eles foram evangelizados, porque nosso trabalho aqui foi de catequização sacramental e não uma catequese forçada de evangelização segmentária. Mas temos muitos indígenas e ribeirinhos inseridos na igreja como Ministros e agentes de Pastoral”.

Numa região onde, até 1990, o Estado brasileiro estava totalmente ausente, a freira explica que “quem cuidou da educação e da saúde foram os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora”.

O Amazonas é geograficamente muito amplo e, tradicionalmente, é dividido por seus grandes rios. Em 1914, a Santa Sé confiou aos Salesianos a Prefeitura Apostólica do Rio Negro e os primeiros salesianos chegaram à região já no ano seguinte, estabelecendo a sede para a nova missão em São Gabriel da Cachoeira, cerca de 850 quilômetros de Manaus. Logo se espalharam por toda a região, abrindo oratórios, escolas, centros para a juventude e paróquias, sem que fosse deixada de lado a presença missionária entre os indígenas.

As FMA chegaram à região um pouco depois, em 1923, data em que foi instalada a primeira Casa, também em São Gabriel. Em 1961, a Inspetoria Laura Vicuña foi oficialmente criada, para atender o crescente número de obras. Porém, devido às dificuldades causadas pelas distâncias e diversidades entre os estados (Amazonas, Pará, Rondônia), foi crida, em 1999, a Inspetoria Santa Teresinha, na qual a freira capixaba trabalha.

“Nesses lugares, trabalhamos com poucos recursos. Só usamos aquilo que podemos carregar nas canoas. Por vezes, levamos multimídias que funcionam por pilha ou bateria, para oferecermos uma formação mais atualizada, já que não há rede elétrica nesses locais. Nas comunidades indígenas ou ribeirinhas, ficamos por alguns dias e sempre levamos alimentação para todos de lá, geralmente o suficiente para, pelo menos, uma refeição. É o que conseguimos transportar”, conta. “Nossa Paróquia tem comunidades que estão há 9 horas de distância de barco. Não há água encanada ou sanitários nesses lugares. Por isso, praticamos o que eles fazem: nossos banhos são no rio. Eu, particularmente, não sei nadar e procuro um igarapé (pequeno rio navegável). São alguns apertos que passamos, que nos deixam felizes. Estamos aqui sabendo que vamos viver com pouco, mas por muito amor à Jesus Cristo e aos seus filhos.

Fonte e imagens: Diocese Cachoeiro

Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB)
17/07/2024

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e da Inspetoria São Pio X, o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X, todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto.

Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021. Para 2023, a movimento de expansão buscou possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. E, em 2024, a RSB trabalha a expansão da implementação do Projeto Identità para as escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas. Além disso, o Projeto Identità também foi aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras.

“A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de ‘tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado’, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta. 

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui.

OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSB
Às instituições participantes do Projeto Identità, a Rede Salesiana Brasil envia o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças. As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados.

A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros.

As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto.

Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças.

Escrito por Janaína Lima

Foto: Divulgação
17/07/2024

Estudantes Salesianos de Niterói são conceito "A" na UERJ

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), no Rio de Janeiro, conquistaram o conceito máximo no 1º exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A conquista dos 18 estudantes salesianos contou com o apoio do Projeto “FOCO UERJ/ENEM”, uma iniciativa que surge a partir do compromisso que os Colégios Salesianos de Niterói têm com os Projetos de Vida de seus estudantes, alinhados com os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, em que as Equipes Diretivas, Pedagógicas e Docentes procuram olhar atentamente para a individualidade de cada um(a), buscando orientar em suas dificuldades e evidenciando suas potencialidades. 

“Os professores foram muito importantes nesse processo, tanto pelas matérias que eles passaram, a maioria caiu na UERJ, quanto pelas revisões que eles fizeram no Projeto FOCO UERJ/ENEM que aconteceram nos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica”, diz Pedro Bastos de Assis Teixeira, um dos 18 estudantes conceito A na UERJ.

“O projeto foi uma excelente iniciativa das equipes técnico-pedagógicas dos Salesianos Niterói, construído em conjunto com os professores. Nos aulões, os professores trabalham de forma interdisciplinar, o que visa garantir a construção do conhecimento de maneira global e contribui para um melhor resultado nos exames de qualificação da UERJ. Além disso, é mais uma oportunidade de encontro dos alunos dos dois colégios, numa troca rica de experiências e aprendizado”, conta a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Região Oceânica, Claudia Braz. 

Conheça os estudantes salesianos conceito A:

1.    Beatriz Vigo da Silva;
2.    Caue Carvalho Gomes;
3.    Débora da Motta Duarte;
4.    Eduardo Cabral Lacerda;
5.    Gabriela Pereira Rodrigues;
6.    Isabella Aires Lemes Werneck da Costa;
7.    João Victor Jobim de Sousa e Silva;
8.    João Vitor Loureiro Braga Teixeira;
9.    Juliana Madureira da Carpinteira;
10.    Letícia Costa Janson Ney;
11.    Luiza Canto de Oliveira Hoffmann;
12.    Marcelo Grandelle Suhett;
13.    Miguel Antônio Monaco Vale Meirelles;
14.    Miguel D’Almeida de Sousa;
15.    Miguel Magno Flores de Paula;
16.    Pedro Bastos de Assis Teixeira;
17.    Sofia Silva Ganim Vasconcellos;
18.    Vitória Andrade da Silva.

Os Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, Wendel Freire (unidade Santa Rosa) e Silvano da Rocha (unidade Região Oceânica), desenvolveram o Projeto para fortalecer a preparação dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio para os exames de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os encontros acontecem em sábados alternados entre as casas salesianas e de acordo com as Áreas do Conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Nos aulões, os professores salesianos revisam o conteúdo, resolvem questões dos vestibulares, tiram dúvidas e dão dicas de como realizar as avaliações com qualidade e certeza de que fizeram boas escolhas. 

“O projeto é mais uma oportunidade que os Colégios oferecem aos alunos que desejam potencializar a proficiência, intensificando a preparação dos nossos para os concursos externos, como o ENEM, UERJ e outros. A proposta não é algo separado da sala de aula e nem a substitui, mas sim, um complemento no processo, assim como a utilização das ferramentas de apoio pedagógico como a ‘Evolucional’, a aplicação de simulados, com emissão de relatórios que servem como indicadores para a otimização dos planejamentos dos docentes”, conta Silvano. “Muito do sucesso nos exames vestibulares se deve à autoconfiança dos alunos. As aulas regulares garantem o conteúdo necessário para encarar os momentos decisivos do rumo às universidades e dão segurança aos alunos, mas o projeto FOCO UERJ/ENEM acrescentou uma camada importante a essa preparação. A combinação de materiais disponíveis antecipadamente e aulões por área do conhecimento, com professores das duas Casas Salesianas, forjou uma experiência acadêmica robusta e encorajadora", completa Wendel.  

INCLUSÃO DO PÚBLICO EXTERNO NO PROJETO

A inclusão de ex-alunos salesianos e do público externo em geral no Projeto FOCO UERJ/ENEM acontece por meio da divulgação dos aulões nos meios de comunicações oficiais do Colégio, especialmente o perfil do Instagram (@saleniteroi). Para isso, são gravados vídeos com os professores, e também com alunos da 3ª série do Ensino Médio, para convidar e engajar o público para realizar a inscrição do formulário on-line disponibilizado no período que antecede cada encontro. Além disso, o projeto também conta com o protagonismo dos estudantes, principalmente os que estão no ano do vestibular, para divulgar o projeto com os amigos fora do ambiente escolar. Dessa forma, adolescentes que não estudam e ainda não conhecem a Proposta Pedagógica-Pastoral dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), podem conhecer a estrutura física de cada uma das unidades, além de tirar suas dúvidas em componentes curriculares importantes para os exames nacionais com um corpo docente salesiano qualificado. 

Escrito por Janaína Lima 

Foto: Instituto Selo Social
Foto: Instituto Selo Social
16/07/2024

Organização patrocinada pela Rede Salesiana Brasil representa o Brasil em Conferência da ONU, em Nova York

O Instituto Selo Social, uma Organização da Sociedade Civil - OSC que é patrocinada nacionalmente pela Rede Salesiana Brasil, está na delegação brasileira que participa do Fórum de Político Alto Nível da Organizações das Nações Unidas – ONU, nesta semana, em Nova York. A organização também compõe a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, do Governo Federal, que busca promover a Agenda 2030 em todo o território Nacional.

O evento reúne autoridades do mundo todo para avaliar o avanço dos países rumo a essa Agenda e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam ações efetivas para um mundo melhor.

Neste ano o Brasil irá apresentar o Relatório Nacional Voluntário (RNV), que é um diagnóstico sobre a evolução dos ODS em nosso país. O RNV também informará as políticas públicas do governo para o avanço da Agenda 2030. “ O Selo Social é uma tecnologia catarinense que, há uma década, atua para capacitar, incentivar e certificar gratuitamente iniciativas de impacto social desenvolvidas pelos três setores da sociedade. Agora o instituto representa SC e outras partes do país como uma boa prática de territorialização dos ODS, descrita neste relatório que está prestes a ser disponibilizado para o mundo”, destaca a diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco.  

Além disso, o Brasil assumiu voluntariamente a criação do seu 18° ODS voltado para a promoção da igualdade étnico-racial, que busca assegurar que todas as pessoas tenham acesso igualitário a oportunidades, recursos e direitos fundamentais.

O Selo Social desenvolve um programa de corresponsabilização entre empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, visando contribuir com o alcance da Agenda 2030 nos seus territórios. Em 10 anos de atuação já certificou 1800 organizações e 5000 projetos sociais nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Fonte: Assessoria do Instituto Selo Social

Fotos: ShutterStock (ID 2172102037) e Colégio Nossa Senhora do Carmo
16/07/2024

Dia de Nossa Senhora do Carmo e o primeiro Colégio das FMA no Brasil

No dia 16 de julho, celebra-se o Dia de Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções marianas mais queridas e antigas da Igreja Católica. Este dia é dedicado a homenagear a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, uma referência ao Monte Carmelo, na atual Israel, onde a tradição carmelita teve início. 

A origem da devoção a Nossa Senhora do Carmo está ligada aos eremitas que, no século XII, se estabeleceram no Monte Carmelo, em Israel. Esses religiosos, inspirados pelo profeta Elias, viviam em oração e contemplação, dedicando suas vidas à Virgem Maria. Eles fundaram a Ordem dos Carmelitas, que rapidamente se espalhou pela Europa e, posteriormente, pelo mundo. Uma das tradições mais significativas associadas a Nossa Senhora do Carmo é a visão de Simão Stock, prior geral da Ordem dos Carmelitas, no século XIII. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a Simão Stock em 16 de julho de 1251 e entregou-lhe o escapulário, objeto devocional que contém uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora, que se usa dependurado no pescoço. Ela prometeu proteção especial e a graça da salvação a todos que usassem o escapulário com devoção.

O escapulário de Nossa Senhora do Carmo se tornou um símbolo de devoção mariana e um sinal de proteção. Ao longo dos séculos, inúmeros fiéis adotaram o uso do escapulário, vendo nele uma expressão de sua fé e confiança na intercessão da Virgem Maria. Além do escapulário, a devoção a Nossa Senhora do Carmo também se manifesta em diversas tradições e festas populares. Em muitas localidades, procissões, missas solenes e novenas são realizadas em sua honra, reunindo milhares de fiéis que celebram sua fé e agradecem as graças recebidas.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO

O primeiro colégio das irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil foi dedicado a Nossa Senhora do Carmo. A instituição, localizada em Guaratinguetá (SP), foi fundada há 132 anos (1892) e recebeu o nome de Colégio Nossa Senhora do Carmo pela devoção de seu fundador, Monsenhor João Filippo, que foi o grande mediador pela vinda das FMA para o Brasil. 

Naquela época, preocupado com a educação, Monsenhor João Filippo fundou um colégio para meninos e construiu o Colégio Nossa Senhora do Carmo para as meninas com a intenção de entregá-lo às Filhas de Maria Auxiliadora. Assim está descrito na Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo: “O Colégio é um sobrado que tem acomodações para mais de 400 meninas, com vastíssimos salões perfeitamente arejados, reunindo todos os requisitos da mais escrupulosa higiene, servido por uma canalização de água potável de primeira qualidade e abundante, exclusivamente do Colégio. No centro, há uma área espaçosa no meio da qual levanta-se uma coluna que serve de chafariz. A Capela é de ótimo gosto, elegante, avarantada, podendo as alunas ouvir missa e assistir aos demais ofícios do culto”.

Padre Luís Lasagna apresentou a proposta a Dom Rua, então Superior da Congregação Salesiana, que aceitou a solicitação e a generosa oferta de Monsenhor João Filippo e, no dia 20 de abril de 1892, o Colégio Nossa Senhora do Carmo é inaugurado. 

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é mais do que uma simples data no calendário litúrgico; é uma expressão viva da fé e devoção dos católicos ao longo dos séculos. A história, os milagres e a promessa do escapulário continuam a inspirar milhões de fiéis ao redor do mundo, lembrando-os da presença amorosa e protetora da Mãe de Deus em suas vidas.

Escrito por Janaína Lima, com informações de Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo e colegiodocarmo.com.br

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