Em Rede por meio da Música no Dia Internacional da Música
01/10/2024

Em Rede por meio da Música no Dia Internacional da Música

Em Rede por meio da Música no Dia Internacional da Música
Foto: ShutterStock ID 2511684151

O Dia Internacional da Música, celebrado em 1º de outubro, é uma homenagem à arte que transcende barreiras culturais, sociais e linguísticas. Instituída em 1975 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a data visa promover a paz e a amizade por meio da música, destacando o poder desse patrimônio cultural para unir pessoas e fortalecer a identidade humana.

A música, com sua linguagem universal, é capaz de evocar emoções profundas, proporcionar alívio em momentos difíceis e enriquecer a vida cotidiana. Além disso, exerce um papel fundamental na formação intelectual e emocional das pessoas, especialmente no ambiente escolar.

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ESCOLA
No contexto educacional, a música tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos estudantes. Segundo especialistas, o ensino de música nas escolas contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças e jovens, além de estimular a criatividade e a capacidade de concentração.

Em várias instituições de ensino, como os colégios salesianos, a música é inserida como parte de uma formação humanística e integral. A música não só enriquece o repertório cultural dos estudantes, mas também promove a socialização e a disciplina, sendo um meio de expressão e de fortalecimento da autoestima. Além disso, estudantes envolvidos com a prática musical tendem a desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, essencial em atividades de orquestras e corais.

Conheça algumas ações das escolas salesianas do Brasil que utilizam a música como ferramenta de aprendizado:

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

Estudante Salesiana toca no Rock In Rio Lisboa 2024

Conheça a composição “Quero Sonhar”

Vem aí “O Sonho que faz Sonhar”

 

MÚSICA: TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Além do impacto no ambiente escolar, a música também tem um efeito profundo na vida pessoal de cada indivíduo. Estudos comprovam que ouvir música pode reduzir o estresse, melhorar o humor e até mesmo contribuir para a recuperação de pacientes em tratamentos médicos. A música também é um canal para a expressão de emoções e sentimentos, facilitando a comunicação de experiências que, muitas vezes, não são facilmente traduzidas em palavras.

No contexto social, a música tem o poder de unir pessoas, quebrando barreiras e promovendo a inclusão. Movimentos musicais ao longo da história foram fundamentais em diversas lutas sociais e culturais, reforçando a capacidade da música de ser um instrumento de transformação.

Conheça algumas ações das obras sociais salesianas do Brasil que utilizam a música como ferramenta de transformação:

‘Camerata Jovem ASCP’ realiza primeira apresentação do projeto cultural

Alunos do projeto cultural Salesiano realizam apresentação de danças urbanas

ODIP e o Espetáculo Dançante CulturArte 2023

Orquestra Salesiana celebra conquista cultural e recebe visita especial de FMA

 

EM REDE POR MEIO DA MÚSICA

A Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo o ensinamento de seu fundador que diz que “uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma”, entende o poder de união que a música proporciona. Neste sentido, e fortalecendo o trabalho em prol das juventudes do país, também a RSB se engaja em produções musicais que promovam a paz, a fraternidade, o cuidado com o outro e com a Casa Comum e o fortalecimento da missão salesiana.

Conheça algumas músicas:

“Somos Rede” - Um hino nascido no Encontro Nacional da RSB 

Campanha União Pela Vida

Álbum Madre Mazzarello

Conheça o Hino Oficial em celebração aos 25 anos da Rede América Social Salesiana

Conheça o perfil oficial da Rede Salesiana Brasil no Spotify e nas principais plataformas de streaming.

Neste Dia Internacional da Música, a reflexão que se propõe é sobre o quanto essa arte torna as pessoas mais humanas e como sua presença nas escolas e na vida diária pode moldar um futuro mais harmônico, solidário e criativo. Celebrar a música é, de certa forma, celebrar a vida em todas as suas nuances.

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Presença Salesiana de Araxá lança hino oficial em preparação aos 100 anos da chegada dos Salesianos à cidade

A Presença Salesiana de Araxá dá mais um passo marcante na preparação para o centenário da chegada dos Salesianos ao município, que será celebrado em 2026. Como parte das ações comemorativas, foi lançado oficialmente o hino dos 100 anos da presença salesiana em Araxá, uma composição inédita que celebra a história, a missão e o legado deixado por gerações de religiosos, educadores e jovens que fizeram e continuam fazendo parte dessa trajetória. O hino nasce com o objetivo de envolver toda a comunidade, ex-alunos, educadores, famílias, jovens, paroquianos e colaboradores, em um clima de gratidão, memória e compromisso com o futuro. A letra resgata a essência do carisma de Dom Bosco, recorda o cuidado com a juventude ao longo desses 100 anos e reforça a identidade salesiana marcada pela fé, alegria, educação e evangelização. Mais do que uma música comemorativa, o hino se torna um símbolo sonoro do centenário, pensado para ser cantado nas celebrações, encontros juvenis, eventos pastorais, escolares e comunitários ao longo deste ano jubilar. Ele expressa, em forma de canto, aquilo que a presença salesiana representa para Araxá desde 1926: uma casa que acolhe, um pátio que educa e uma igreja que envia. Segundo a direção da Presença Salesiana local, “o hino traduz em música aquilo que vivemos na prática há um século: o cuidado com a juventude, a força da fé, a presença de Maria Auxiliadora e a missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. É um convite para que todos façam parte desta celebração histórica”. O lançamento do hino integra a programação preparatória do centenário, que contará ainda com eventos religiosos, culturais, educativos e pastorais ao longo do ano, envolvendo toda a cidade. A música já passa a fazer parte das atividades oficiais e poderá ser utilizada por escolas, grupos juvenis, pastorais e comunidades como forma de celebrar e manter viva a memória dessa missão que transformou vidas em Araxá. Visite o Santuario São Domingos de Gusmão em Araxá(MG)Endereço Praça São Domingos - Centro, Araxá .   Clique aqui para acompanhar a programação Santuário   ‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

Salesianos emitem Profissão Perpétua na Presença Salesiana de Pará de Minas (MG)

No dia 25 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em Pará de Minas (MG), os salesianos Filipe Lopes, Hudson Campos e Murilo Souza emitiram a Profissão Perpétua na Congregação Salesiana, entregando definitivamente suas vidas ao serviço de Deus e da juventude. A Celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, que, em sua homilia, destacou o sentido profundo da consagração religiosa salesiana, marcada pela fidelidade a Cristo, pelo amor à Igreja e pela dedicação aos jovens, especialmente os mais pobres, segundo o carisma de Dom Bosco. Vivida como um intenso momento de fé, gratidão e testemunho vocacional, a Celebração reuniu religiosos, familiares, amigos, membros da Família Salesiana e da comunidade educativo-pastoral. A profissão perpétua dos três salesianos torna-se sinal de esperança e continuidade do carisma salesiano, reafirmando o chamado a viver com alegria, doação e compromisso a missão confiada por Deus. Este momento reforça a vitalidade da vocação salesiana e convida toda a comunidade a rezar por novas e santas vocações, para que o sonho de Dom Bosco continue vivo no coração da Igreja e do mundo. Fonte: Inspetoria Salesiana São João Bosco ‍        

Primeira profissão religiosa de sete noviços salesianos de diversas inspetorias do país

No dia 24 de janeiro, solenidade de São Francisco de Sales, padroeiro da Congregação Salesiana, foi celebrada a Primeira Profissão Religiosa de sete noviços salesianos. A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), com a concelebração de Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo emérito de Santos (SP), além dos Inspetores P. Ademir Ricardo Cwendrych, de Porto Alegre, P. Francisco Inácio Vieira Junior, de Recife, e P. Alexandre Luís de Oliveira, de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil