Em Rede por meio da Música no Dia Internacional da Música
01/10/2024

Em Rede por meio da Música no Dia Internacional da Música

Em Rede por meio da Música no Dia Internacional da Música
Foto: ShutterStock ID 2511684151

O Dia Internacional da Música, celebrado em 1º de outubro, é uma homenagem à arte que transcende barreiras culturais, sociais e linguísticas. Instituída em 1975 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a data visa promover a paz e a amizade por meio da música, destacando o poder desse patrimônio cultural para unir pessoas e fortalecer a identidade humana.

A música, com sua linguagem universal, é capaz de evocar emoções profundas, proporcionar alívio em momentos difíceis e enriquecer a vida cotidiana. Além disso, exerce um papel fundamental na formação intelectual e emocional das pessoas, especialmente no ambiente escolar.

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ESCOLA
No contexto educacional, a música tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos estudantes. Segundo especialistas, o ensino de música nas escolas contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças e jovens, além de estimular a criatividade e a capacidade de concentração.

Em várias instituições de ensino, como os colégios salesianos, a música é inserida como parte de uma formação humanística e integral. A música não só enriquece o repertório cultural dos estudantes, mas também promove a socialização e a disciplina, sendo um meio de expressão e de fortalecimento da autoestima. Além disso, estudantes envolvidos com a prática musical tendem a desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, essencial em atividades de orquestras e corais.

Conheça algumas ações das escolas salesianas do Brasil que utilizam a música como ferramenta de aprendizado:

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

Estudante Salesiana toca no Rock In Rio Lisboa 2024

Conheça a composição “Quero Sonhar”

Vem aí “O Sonho que faz Sonhar”

 

MÚSICA: TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Além do impacto no ambiente escolar, a música também tem um efeito profundo na vida pessoal de cada indivíduo. Estudos comprovam que ouvir música pode reduzir o estresse, melhorar o humor e até mesmo contribuir para a recuperação de pacientes em tratamentos médicos. A música também é um canal para a expressão de emoções e sentimentos, facilitando a comunicação de experiências que, muitas vezes, não são facilmente traduzidas em palavras.

No contexto social, a música tem o poder de unir pessoas, quebrando barreiras e promovendo a inclusão. Movimentos musicais ao longo da história foram fundamentais em diversas lutas sociais e culturais, reforçando a capacidade da música de ser um instrumento de transformação.

Conheça algumas ações das obras sociais salesianas do Brasil que utilizam a música como ferramenta de transformação:

‘Camerata Jovem ASCP’ realiza primeira apresentação do projeto cultural

Alunos do projeto cultural Salesiano realizam apresentação de danças urbanas

ODIP e o Espetáculo Dançante CulturArte 2023

Orquestra Salesiana celebra conquista cultural e recebe visita especial de FMA

 

EM REDE POR MEIO DA MÚSICA

A Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo o ensinamento de seu fundador que diz que “uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma”, entende o poder de união que a música proporciona. Neste sentido, e fortalecendo o trabalho em prol das juventudes do país, também a RSB se engaja em produções musicais que promovam a paz, a fraternidade, o cuidado com o outro e com a Casa Comum e o fortalecimento da missão salesiana.

Conheça algumas músicas:

“Somos Rede” - Um hino nascido no Encontro Nacional da RSB 

Campanha União Pela Vida

Álbum Madre Mazzarello

Conheça o Hino Oficial em celebração aos 25 anos da Rede América Social Salesiana

Conheça o perfil oficial da Rede Salesiana Brasil no Spotify e nas principais plataformas de streaming.

Neste Dia Internacional da Música, a reflexão que se propõe é sobre o quanto essa arte torna as pessoas mais humanas e como sua presença nas escolas e na vida diária pode moldar um futuro mais harmônico, solidário e criativo. Celebrar a música é, de certa forma, celebrar a vida em todas as suas nuances.

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Hospital Auxiliadora lança Pedra Fundamental da Radioterapia e marca nova era no tratamento oncológico para o Estado de MS

O Hospital Auxiliadora lançou, no último sábado, 20 de junho, a Pedra Fundamental da Oncologia com Radioterapia. A solenidade marcou o início de uma nova etapa para a assistência oncológica regional, com a implantação de um serviço que ampliará o acesso ao tratamento contra o câncer, oferecendo mais estrutura, tecnologia, acolhimento e esperança aos pacientes. O evento contou com a presença de autoridades políticas e locais, representantes da instituição, corpo clínico, colaboradores, parceiros e convidados. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, do deputado federal Dr. Geraldo Resende e das empresas participantes do Pronon — Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. O Hospital Auxiliadora já captou parte dos recursos por meio do programa e segue em nova etapa de captação, além de contar com emendas parlamentares, doações incentivadas e doações gerais para contemplar todo o investimento previsto. O Pronon é uma importante política de incentivo que permite a pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do Imposto de Renda devido para projetos aprovados na área da oncologia. Por meio desse mecanismo, empresas e contribuintes podem apoiar iniciativas que ampliam o acesso ao diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidado integral aos pacientes com câncer. O projeto contempla a ampliação do Hospital Auxiliadora, com a construção da área da Radioterapia. A intervenção terá 761,31 m², incluindo ambientes para tomografia, acelerador linear, consultórios, áreas de apoio e área externa. Alguns recursos já foram disponibilizados através de emenda pelo deputado federal Geraldo Resende e também a contrapartida do governo do Estado. Para o valor global de toda a obra, que é para construção do bunker, aquisição de equipamentos, inclusive a radioterapia, mobiliários e demais estrutura necessárias para o funcionamento da unidade será viabilizado por meio de captação de recursos através do Pronon com apoio das empresas participantes e também emendas parlamentares. A implantação da Radioterapia representa um avanço significativo para Três Lagoas e toda a região. A unidade terá capacidade de atendimento para 840 tratamentos por ano, sendo aproximadamente 70 tratamentos por mês. Cada paciente poderá realizar, em média, entre 20 e 30 sessões, conforme indicação médica e necessidade terapêutica. A ex-diretora - por duas vezes - do Hospital Auxiliadora e atual membro do Conselho Consultivo, Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, ressaltou o valor humano e social do projeto. “Ver este sonho se concretizando é motivo de gratidão. A missão do Hospital Auxiliadora sempre foi cuidar da vida com amor, fé e responsabilidade. A Radioterapia chega para fortalecer essa missão e levar esperança a muitas famílias”, afirmou Irmã Maria Nilda. Para Daniela Mekaru, diretora de Programas e Projetos do Hospital Auxiliadora, a implantação da Radioterapia é resultado de planejamento, compromisso institucional, união de esforços e projetos de captação de recursos. “Este projeto representa trabalho, dedicação e articulação com parceiros que acreditam na saúde como instrumento de transformação social. Agradecemos as empresas participantes do Pronon e a classe política que tem nos apoiado. A participação das empresas e dos doadores representa um gesto concreto de responsabilidade social, solidariedade e compromisso com a saúde regional”, disse Daniela Mekaru. De acordo com o diretor geral do Hospital Auxiliadora, Marco Calderon, o lançamento simboliza um marco histórico para a instituição e para a população atendida. “Este é um momento de grande significado para o Hospital Auxiliadora e para toda a nossa região. A Oncologia com Radioterapia nasce de um compromisso coletivo com a vida, com o cuidado e com a dignidade dos pacientes. Com este projeto, queremos oferecer uma estrutura moderna, segura e humanizada, aproximando o tratamento das pessoas e de suas famílias. Agradeço o Governo do Estado e também o deputado federal, Geraldo Resende, que não medem esforços em sempre ajudar nossa instituição e viabilizar recursos para conseguirmos evoluir ainda mais em benefício da nossa população”, destacou Marco Calderon. O diretor clínico e cirurgião oncológico, Dr. Rodrigo Melão Martinho, destacou a importância da integração dos serviços no cuidado ao paciente com câncer. “A oncologia exige uma rede de cuidado organizada e integrada. A chegada da Radioterapia fortalece a linha de cuidado do paciente oncológico e amplia as possibilidades de tratamento com mais qualidade e resolutividade”, pontuou Dr. Rodrigo. A médica oncologista, coordenadora e responsável técnica da Oncologia do Hospital Auxiliadora, Dra. Taciana Gasparini, ressaltou que a chegada da Radioterapia irá fortalecer a jornada de cuidado dos pacientes oncológicos. “A Radioterapia é parte essencial do tratamento de muitos tipos de câncer e sua implantação representa um ganho enorme para os pacientes da nossa região. Ter esse serviço mais próximo significa mais conforto, menos deslocamentos e maior continuidade no cuidado. É um avanço que complementa a assistência oncológica e melhora a qualidade de vida de quem enfrenta o tratamento”, destacou Dra. Taciana Gasparini. O diretor técnico do Hospital Auxiliadora, Dr. Delso do Nascimento, reforçou que o novo serviço contribuirá para ampliar a capacidade assistencial da instituição. “Este é um avanço técnico e assistencial muito importante. A Radioterapia vai somar à estrutura do hospital e permitir que mais pacientes tenham acesso a um tratamento essencial, com segurança e acompanhamento especializado”, afirmou Dr. Delso. Médico responsável técnico pela Radioterapia, Dr. Harley Oliveira explicou que o serviço é fundamental em diversas etapas do tratamento contra o câncer. “A Radioterapia é uma modalidade essencial no tratamento oncológico. Ela pode ser indicada em diferentes momentos, conforme cada caso, e sua oferta mais próxima da casa do paciente faz grande diferença na adesão ao tratamento, no conforto e na qualidade de vida”, destacou Dr. Harley. Representando o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício Simões Corrêa, a superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Angélica Benetasso, participou da solenidade e destacou a relevância do projeto para a ampliação da rede de cuidado oncológico no Estado. “A implantação da Radioterapia no Hospital Auxiliadora representa um avanço importante para a saúde de Três Lagoas e de toda a região. É um projeto que fortalece a assistência, amplia o acesso ao tratamento e contribui para que os pacientes tenham um cuidado mais próximo, humanizado e integrado à rede de saúde”, afirmou Maria Angélica Benetasso. O senador Nelsinho Trad destacou a importância do projeto para o fortalecimento da saúde em Mato Grosso do Sul e para a descentralização do tratamento oncológico. “Estamos falando de um serviço essencial, que vai reduzir distâncias, aliviar o sofrimento das famílias e garantir mais dignidade aos pacientes que enfrentam o câncer. Projetos como este mostram a força da união entre instituições, poder público, empresas e sociedade em favor da vida”, afirmou o senador Nelsinho Trad. O prefeito municipal, Dr. Cassiano Rojas Maia, afirmou que a implantação da Radioterapia representa uma conquista para Três Lagoas e para os municípios da região. “Este projeto fortalece Três Lagoas como referência em saúde e traz um benefício direto para a população. É uma conquista que reduz deslocamentos, aproxima o tratamento das famílias e melhora a assistência aos pacientes oncológicos”, declarou o prefeito. O deputado federal Dr. Geraldo Resende também destacou a relevância do investimento e a importância da união entre instituições públicas, privadas e filantrópicas. “A saúde se fortalece quando há parceria e compromisso. A Radioterapia do Hospital Auxiliadora é um projeto de grande impacto social, que vai atender pacientes que precisam de cuidado especializado e humanizado mais perto de casa. Estamos empenhados em sempre apoiar grandes projetos como este”, afirmou o deputado. Também estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores, o vereador Tonhão, vereadora Sirlene dos Santos, vereador Sargento Rodrigues, vereador Pedrinho, vereador Mário Grespan, vereador Mi do Santa Luzia, a secretária de saúde do município, Juliana Salim, o secretário de saúde de Inocência, Fernando Fidelis, Conselho Municipal de Saúde, Rotary, Rede Feminina de Combate ao Câncer, representantes do comércio, empresas e demais autoridades. A previsão é que as atividades da nova unidade tenham início em 2028. Com o lançamento da Pedra Fundamental, o Hospital Auxiliadora reafirma sua missão de cuidar com excelência, responsabilidade social e humanização. A futura estrutura de Oncologia com Radioterapia será fundamental para ampliar a rede de atendimento aos pacientes oncológicos, fortalecendo o papel da instituição como referência em saúde e dando início a uma nova etapa na história da assistência regional. Fonte: HNSA

Comissão para a Juventude apresenta o relatório de pesquisa nacional “Evangelização da Juventude no Brasil-2025”

Durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, por meio do bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, dom Vilsom Basso, apresentou aos bispos os dados da “Pesquisa Nacional Evangelização da Juventude no Brasil – 2025”. O relatório da pesquisa foi apresentado pela coordenadora do Observatório Juventudes, da PUC-RS e coordenadora do grupo de pesquisa, doutora Patrícia Espíndola Teixeira. Os resultados foram condensados num relatório de 140 páginas. Dom Vilson destacou que até setembro serão impressos 20 mil exemplares a serem distribuídos para toda Igreja no Brasil. A pesquisa ouviu 11.498 jovens de todo o país, ligados ao universo religioso,entre abril a junho de 2025. Destes, 55,6% são mulheres, 44,4% homens. O maior grupo de idade da mostra 64,8% concentra-se na faixa etária de 18 a 24 anos, 32,5% entre 25 a 29 anos e 2,7% adolescentes de 12 a 17 anos. Saúde e resiliênciaUm dos aspectos abordados no levantamento foram os aspectos de “sofrimento expressivo”. 50% dos jovens afirmaram não se sentirem bem de forma plena; 37,6% apontaram a dificuldade de concetração associada a exposição permanente às telas o que gera ansiedade e privação do sono; 36,7% se sentem inseguros na maior parte do tempo, com impacto sobre a autoestima, tomada de decisões e abertura à fé. Em contrapartida, a religião aparece como um importante elemento para ajudar os jovens na resiliência. 64,0% dos jovens pesquisados disseram que a espiritualidade os ajudam a enfrentar os problemas no dia a dia; 55,8% que a presença pastoral os fortalecem; 43,4% afirmaram que apesar das dificuldades, apresenta esperança quanto ao futuro. Relação com a IgrejaA pesquisa levantou dados sobre a pertença e prática religiosa, o uso das redes sociais e os impactos do ambiente digital em suas vidas e suas posições sociopolíticas e quanto a questão ambiental. 98% dos jovens afirmaram ser católicos e 61% disseram ter sido conduzidos à Igreja a partir da experiência dos pais e avós. 93% Já receberam os sacramentos da iniciação à vida cristã. Religião e espiritualidade são os temas mais buscados na internet por esses jovens respondentes acima de entretenimento, educação  e  política. 43,3% dos jovens afirmaram usar as redes redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns de discussão e sites de relacionamentos. Redes sociais (Instagram, TikTok, X, Facebook) com 26,4% e Apps de mensagens (WhatsApp) com 16,2%. Igreja como a 3ª maior fonte de informaçãoA Igreja é a 3ª maior fonte de informação para 13,5% dos jovens. Influencers digitais e youtubers correspondem a 12,4% da preferência de busca por informação. Mais de 41% dos jovens não se mobilizam coletivamente, porém 23% disseram ter simpatia individual por pautas mais coletivas. A pesquisa investigou uma série de outros pontos sobre a relação dos jovens com a Igreja e o seu protagonismo nos ambientes eclesiais, como percebem a Igreja Católica, o que os atraem e afastam e sobre vocação e projeto de vida. Ao final da apresentação, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler chamou a atenção para a importância de aprofundar e refletir os dados levantados pela pesquisa em vista de melhor a evangelização dos jovens no Brasil. Baixe o relatório e conheça os dados da pesquisa:Pesquisa Evangelização da Juventude_2025 Durante a tarde, os bispos do Conselho Permanente também conheceram os dados da avaliação da 62ª Assembleia Geral da CNBB, cuja condução ficou por conta do bispo de Nova Iguaçu (RJ) e presidente do regional Leste 1, dom Gilson Andrade da Silva e também tiveram uma rodada de reunião reservada.Fonte: CNBB

Inspetoria São João Bosco lança Observatório de Projetos Salê Sustentável em favor da Ecologia Integral

A Inspetoria São João Bosco (ISJB), dos Salesianos de Dom Bosco, deu um novo passo em seu compromisso com o cuidado da Casa Comum ao lançar, no dia 16 de junho, o Observatório de Projetos Salê Sustentável. Realizado de forma presencial e on-line, o lançamento reuniu aproximadamente 150 participantes, representando as presenças salesianas das áreas da educação básica e superior, ação social e evangelização, localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal. Na abertura do evento, o Vigário Inspetorial, Padre Sedney Manja, SDB, destacou que o Observatório responde ao convite da Congregação Salesiana e do Papa Francisco para viver, de forma concreta, a Ecologia Integral, promovendo uma caminhada comum em favor da vida. "O Observatório de Projetos Salê Sustentável nasce exatamente com esse propósito: ajudar-nos a caminhar juntos, compartilhar experiências, aprender uns com os outros e construir uma cultura cada vez mais comprometida com o cuidado da vida." Em sua mensagem, o sacerdote convidou todas as presenças salesianas a acolherem esse novo desafio com esperança e confiança, lembrando que cada gesto em favor da Ecologia Integral torna o mundo "mais justo, mais fraterno e mais fiel ao sonho de Deus para a humanidade e para toda a criação". Na sequência, a coordenadora do projeto, Camila de Paula, apresentou o Observatório como um espaço de articulação, colaboração e compartilhamento entre as dezenas de obras salesianas. A plataforma permitirá o envio e o acompanhamento das iniciativas desenvolvidas, conferindo maior visibilidade às ações socioambientais já existentes, favorecendo a troca de experiências, o fortalecimento do trabalho em rede e a construção de novos caminhos em favor da sustentabilidade e do cuidado com a Casa Comum. Inspirado na encíclica Laudato Si' e na Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco, bem como nas orientações do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana, o Observatório busca fortalecer uma cultura do encontro e da corresponsabilidade, na qual cada comunidade educativo-pastoral seja protagonista da promoção da Ecologia Integral, unindo evangelização, educação e compromisso socioambiental. Durante o lançamento, Padre Geraldo Adair de Lima, SDB, recordou que o cuidado com a criação faz parte da própria missão salesiana. Segundo ele, esse compromisso dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as boas práticas de governança institucional, fortalecendo a capacidade da Inspetoria de estabelecer parcerias e promover iniciativas voltadas ao bem comum. O lançamento do Observatório de Projetos Salê Sustentável representa, assim, um sinal concreto do compromisso da Inspetoria São João Bosco com a Ecologia Integral. Mais do que uma plataforma para o acompanhamento de projetos, o Observatório constitui um espaço permanente de escuta, partilha, articulação e inspiração, fortalecendo a missão salesiana de educar e evangelizar por meio do cuidado com a Casa Comum. O que é o Observatório de Projetos Salê Sustentável? O Observatório de Projetos Salê Sustentável é uma iniciativa da Inspetoria São João Bosco que reúne, acompanha e compartilha as ações socioambientais desenvolvidas nas presenças salesianas. Seu objetivo é fortalecer a cultura da Ecologia Integral, incentivar o trabalho em rede, valorizar as boas práticas e favorecer a construção de uma missão cada vez mais comprometida com o cuidado da criação. Inspirado na Laudato Si' e no carisma salesiano, o Observatório promove uma caminhada conjunta em favor da vida, da sustentabilidade e da Casa Comum, contribuindo para que as comunidades educativo-pastorais sejam cada vez mais protagonistas na construção de um futuro mais justo, solidário e sustentável.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil