Ex-aprendizes do CESAM Goiânia abrem cápsula do tempo 10 anos depois

Uma década após sua passagem pelo Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, quatro ex-aprendizes se reuniram para abrirem cartas que escreveram para eles mesmos quando ainda estavam na instituição. Em formato de cápsula do tempo, os textos foram escritos pelos jovens em 2015 como parte das atividades do Programa de Socioaprendizagem que estimulam os aprendizes a construírem seus projetos de vida. 

Francismar Martins Júnior foi o educador do CESAM Goiânia que desenvolveu a atividade e teve o compromisso de guardar as cartas dos aprendizes durante os dez anos. “Propus para que eles fizessem uma carta contando como gostariam de estar no futuro, incluindo sonhos e conquistas para sua vida pessoal, social e profissional. Para mim, é muito gratificante fazer parte da trajetória de um jovem no qual você consegue ver tudo o que ele conseguiu alcançar após esse período de tempo. Com certeza, a formação do CESAM Goiânia contribuiu para as escolhas deles.” 

Uma das ex-aprendizes que participaram do encontro foi Liandra Silva, que hoje atua como gestora de seis departamentos administrativos na área hospitalar. Emocionada por relembrar sua trajetória durante a qualificação socioprofissional, ela afirma que a experiência de voltar à instituição para abrir a carta que escreveu é indescritível. “Tive momentos muito surpreendentes aqui. Passa um filme na minha cabeça. A minha família era mais humilde e muita coisa mudou para melhor de lá pra cá. Aqui no CESAM Goiânia aprendiz muitas questões que carrego até hoje na minha vida profissional. Só tenho a agradecer. Quem participa do programa tem muitas oportunidades. Foi um período de desenvolvimento muito bom para a minha vida. Algo realmente muito importante pra mim.”   

Auditor de tecnologia da informação em uma empresa do Reino Unido, Alex Maia também é um dos ex-aprendizes que escreveram a cápsula do tempo e afirma que o encontro foi uma oportunidade de rever colegas e educadores. “Percebi que 90% do que escrevi lá atrás, eu consegui realizar. A minha passagem pelo CESAM Goiânia contribuiu muito para que eu conseguisse alcançar esses sonhos. Quando cheguei aqui, eu era uma pessoa muito jovem e não tinha experiência. A instituição me ajudou a construir essa maturidade e abriu os meus olhos para o mercado de trabalho. O acompanhamento aqui também foi muito importante pra mim, tanto pedagógico quanto familiar.” 

A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, já estava na instituição quando as cartas foram escritas. Ela afirma que receber os jovens que fizeram parte da turma de aprendizagem de 2015 foi uma experiência emocionante. “Não sei se os registros deste momento, conseguirão expressar tamanha alegria que sentimos. Foi extraordinário revê-los depois de uma década e perceber que mesmo que tenham mudado em tantas coisas, também preservam muito da essência de cada jovem sonhador que conhecemos lá atrás.” 

Vanessa ressalta que o encontro demonstra a importância dos aprendizes construírem seus projetos de vida ao longo do Programa de Socioaprendizagem. “Foi muito bom ouvir o que escreveram na carta, os relatos do que viveram ao longo desses dez anos e do que estão vivendo atualmente. Eles estão conquistando seus sonhos e deram continuidade em seu projeto de vida. É nítido nas palavras de cada um o sentimento de gratidão ao CESAM Goiânia e a todos nós educadores que contribuíram, de forma direta e indireta, com a formação deles.” 

Emocionada, a supervisora ressalta o papel social, humano e cristão da instituição em promover oportunidades para os jovens e suas famílias. “A qualificação socioprofissional é mais do que uma formação teórica ou voltada somente para atividades profissionais. Aqui, os jovens são protagonistas de suas próprias histórias têm o apoio e acompanhamento necessário para definir, se preparar e realizar seus sonhos. É uma formação para o hoje e para o futuro. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de contribuir com a transformação de vidas através do meu trabalho.” 

Pré-vestibular voluntário é homenageado na Assembléia Legislativa do Espírito Santo

Nesta terça-feira (25), o Curso Pré-vestibular Social Dandara, iniciativa voluntária atrelada à Ação Social Salesiana de Vitória (ES), foi homenageado com votos de congratulação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A ação foi realizada pelo mandato da Deputada Federal Camila Valadão, com o objetivo de evidenciar o papel de transformação concreta da educação popular e celebrar o trabalho realizado por voluntários e instituições sociais, que promovem  a educação com jovens em vulnerabilidade.

A moção de congratulações éuma forma de homenagear e reconhecer iniciativas coletivas ou individuais. A moção depois de escrita, é protocolada e entra para os anais da Assembleia Legislativa esse reconhecimento. O protocolo dos votos foi registrado no dia 06 de fevereiro

Na ocasião, a deputada reconheceu o trabalho realizado por cursos populares na inclusão de adolescentes, jovens e demais pessoas em vulnerabilidade no acesso à instituições de ensino superior. "Essas equipes que vêm transformando vidas e abrindo caminhos para tantas pessoas chegarem à universidade! É lindo de ver", celebrou a deputada nas redes sociais.

Os cursinhos populares desempenham um papel fundamental ao oferecer oportunidades a estudantes que, muitas vezes, encontram barreiras no acesso à educação. Por trás de cada aprovação, há um esforço coletivo de professoras e professores dedicados, bem como de estudantes que não desistem de seus sonhos. Essa rede de apoio tem sido essencial para democratizar o ensino e ampliar o acesso às universidades.

Além do Dandara, outros 5 homenagens foram entregues à iniciativas capixabas que se destacam na promoção da inclusão e igualdade: Curso Tereza de Benguela, Curso Podemos+ , Curso Risoflora, Cursinho Popular Atitude e Pré-vestibular Afirmação.

Curso Pré-vestibular Dandara - O Curso Pré-vestibular Dandara, é uma iniciativa voluntária atrelada à Ação Social dos Salesianos de Vitória. O atual diretor do curso, Irmão José Pereira de Carvalho Filho, SDB, também foi fundador do primeiro formato de curso pré-vestibular voluntário amparado pelas escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco, na época, com o amparo do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói. Depois, o modelo foi replicado em outras escolas fluminense e no Colégio Salesiano Belo Horizonte. No Espírito Santo, a educadora voluntária que recebeu e replicou a iniciativa foi a Rita Perim, no ano de 2000.

"Nós ficamos muito felizes em ver esse resultado. É um trabalho que fazemos não para nós, mas para que mais pessoas possam, no futuro, fazer o que fazemos hoje. E hoje nós vemos isso se tornando realidade. Se antes tínhamos poucos voluntários, hoje os ex-alunos do curso voltam formados e dispostos a serem voluntários, como símbolo de gratidão e para que esse trabalho continue", ressaltou irmão Pereira.

As inscrições para o curso pré-vestibular Dandara estão abertas até hoje, dia 07 de março. As inscrições são realizadas presencialmente, no Cesam-ES. Confira o edital na íntegra.

Fonte:  Inspetoria São João Bosco - Camila de Paula

 

Em escuta das Obras Sociais das FMA

No dia 14 de fevereiro de 2025, aconteceu um encontro online para escutar e partilhar a missão das Obras Sociais das Inspetorias das FMA no Brasil

Aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2025, o Encontro online de escuta às Obras Sociais FMA – Brasil. O objetivo principal do encontro, foi oferecer um espaço de escuta e partilha da missão, desempenhada através das diversas obras sociais espalhadas no Brasil.

O encontro contou com a participação das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil, bem como as Referentes da Ação Social em nível Inspetorial e a presença significativa de Ir. Sarah Garcia – Coordenadora Mundial para Obras Sociais no Instituto das FMA, e representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) na Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro iniciou com um momento orante, seguido da fala de Ir. Sarah Garcia que destacou a importância do ano jubilar e do XXIV CG: “temos a missão de iluminar o mudo com esperança, Maria nos interpela a sermos pessoas geradoras de vida.” Com esta motivação, cada Inspetoria, ao longo do encontro, apresentou o modo como é organizada sua atuação na perspectiva da Ação Social nos diversos trabalhos, projetos e iniciativas que realiza localmente.

No Brasil, são muitos os contextos de vulnerabilidade social que afetam a vida de crianças, adolescentes e jovens. Entretanto, vale destacar o comprometimento de muitas comunidades educativas, que integram a Rede Salesiana Brasil com forte impacto social nas diversas realidades onde estão inseridas. Atualmente são 40 Obras Sociais, 8.725 beneficiários entre eles crianças, adolescentes e jovens, e 5.656 o número de famílias que são acompanhadas pelas Inspetorias FMA.

Como destacado pelos participantes, foi um momento rico de troca de experiências e oportunidade de fortalecer ainda mais o trabalho em rede:

“Participar do encontro de escuta das obras sociais das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, foi um momento de fortalecer a unidade e renovar a esperança. Quanto bem é realizado em prol das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Conhecer outras realidades e saber que essa corrente do bem é mais forte do que imaginamos, me fez muito feliz! Quantas pessoas envolvidas! Quantos parceiros na defesa da vida! Nosso carisma é vivo, dinâmico e atual. A partilha das experiências socioeducativas me fez pensar que somos uma grande família, que mesmo em espaços diferentes, buscamos tornar realidade o sonho de Dom Bosco: a salvação da juventude!” (Ir. Silvia Letícia Sales da Silva – Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM)

O trabalho em rede na perspectiva da Ação Social, constitui uma experiência fecunda que tem dado muitos frutos. A busca pela garantia de direitos fundamentais é parte integrante do sistema preventivo vivenciado nas Obras Sociais, que carregam a dimensão carismática salesiana com grande intensidade, especialmente na missão de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Programa salesiano para a inserção de adolescentes no mundo do trabalho, em Guarapari

O Programa Salesiano de Aprendizagem acaba de ampliar sua rede de atuação no Espírito Santo. O programa, lançado no dia 17 de fevereiro, envolve mais de 20 alunos do Centro educacional salesiano CESAM: atendem às operações de um supermercado recentemente chegado ao município. Os momentos formativos de aprendizagem teórica dão-se na sede da Faculdade Doctum Guarapari (Colégio Americano Batista), no bairro Olaria. A proposta do programa de aprendizagem dos Salesianos visa promover uma inserção segura dos adolescentes no mercado de trabalho. A condição de aprendiz é a única forma legal e segura de inserção de pessoas menores de 16 anos no mercado de trabalho, sendo uma forma de combate à situação de trabalho infantil. A Coordenadora da Ação Social Salesiana, Fernanda Aparecida Chisté, expressou sua satisfação por essa nova conquista, que ajudará a muitos jovens e lhes garantirá a possibilidade de trabalhar de forma protegida e segura, durante a vigência de seu contrato.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

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Em escuta das Obras Sociais das FMA – Brasil

Aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2025, o Encontro online de escuta às Obras Sociais FMA – Brasil. O objetivo principal do encontro, foi oferecer um espaço de escuta e partilha da missão, desempenhada através das diversas obras sociais espalhadas no Brasil.

O encontro contou com a participação das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil, bem como as Referentes da Ação Social em nível Inspetorial e a presença significativa de Ir. Sarah Garcia – Coordenadora Mundial para Obras Sociais no Instituto das FMA, e representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) na Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro iniciou com um momento orante, seguido da fala de Ir. Sarah Garcia que destacou a importância do ano jubilar e do XXIV CG: “temos a missão de iluminar o mudo com esperança, Maria nos interpela a sermos pessoas geradoras de vida.” Com esta motivação, cada Inspetoria, ao longo do encontro, apresentou o modo como é organizada sua atuação na perspectiva da Ação Social nos diversos trabalhos, projetos e iniciativas que realiza localmente.

No Brasil, são muitos os contextos de vulnerabilidade social que afetam a vida de crianças, adolescentes e jovens. Entretanto, vale destacar o comprometimento de muitas comunidades educativas, que integram a Rede Salesiana Brasil com forte impacto social nas diversas realidades onde estão inseridas. Atualmente são 40 Obras Sociais, 8.725 beneficiários entre eles crianças, adolescentes e jovens, e 5.656 o número de famílias que são acompanhadas pelas Inspetorias FMA.

Como destacado pelos participantes, foi um momento rico de troca de experiências e oportunidade de fortalecer ainda mais o trabalho em rede:

“Participar do encontro de escuta das obras sociais das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, foi um momento de fortalecer a unidade e renovar a esperança. Quanto bem é realizado em prol das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Conhecer outras realidades e saber que essa corrente do bem é mais forte do que imaginamos, me fez muito feliz! Quantas pessoas envolvidas! Quantos parceiros na defesa da vida! Nosso carisma é vivo, dinâmico e atual. A partilha das experiências socioeducativas me fez pensar que somos uma grande família, que mesmo em espaços diferentes, buscamos tornar realidade o sonho de Dom Bosco: a salvação da juventude!” (Ir. Silvia Letícia Sales da Silva – Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia – BRM)

O trabalho em rede na perspectiva da Ação Social, constitui uma experiência fecunda que tem dado muitos frutos. A busca pela garantia de direitos fundamentais é parte integrante do sistema preventivo vivenciado nas Obras Sociais, que carregam a dimensão carismática salesiana com grande intensidade, especialmente na missão de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Edebê contribui para o sucesso do pré-vestibular Dandara com material revisional Enem

O curso pré-vestibular social voluntário gratuito Dandara celebra mais um ano de conquistas com a aprovação de diversos alunos em universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A preparação, que visa democratizar o acesso ao ensino superior, tem sido uma verdadeira ponte para jovens em situação de vulnerabilidade realizarem o sonho de ingressar em instituições públicas de qualidade.

Entre os aprovados, estão calouros em cursos altamente concorridos, como Medicina na Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo, Direito na Universidade Vila Velha (UVV), Engenharia Metalúrgica no Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo e Biomedicina no Ifes, comprovando a eficácia da metodologia adotada pelo Dandara.
 
Alguns exemplos desses resultados incluem os alunos Guilherme de Amorim Gomes, aprovado em Química na Ufes e em Sistemas de Informação no UniSales pelo Nossa Bolsa, com 940 pontos na redação do Enem; Rita de Cássia Genizelli Cruz, aprovada em Física na Ufes e na Unicamp, com 920 pontos na redação do Enem; e Maria Eduarda Zambom, aprovada em Biomedicina no Ifes, também com 920 pontos na redação do Enem.
 
Ao todo, 29 dos 79 alunos concludentes foram aprovados em instituições públicas de Ensino Superior ou em instituições privadas com bolsas integrais. Esses resultados reafirmam o impacto positivo do projeto, que conta com a dedicação de professores voluntários e o empenho dos estudantes, com foco no acolhimento e construção do projeto de vida desses jovens, com a aprovação sendo um objetivo paralelo.
 
Fonte: INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO | Belo Horizonte

Formação sobre a Família – Obras Sociais BMM

No dia 7 de fevereiro, 14 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello, participaram de formação online sobre “Famílias Atípicas"

Em 7 de fevereiro de 2025, 134 membros das equipes das 14 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) participaram de um encontro formativo online sobre as “Famílias Atípicas”.

No evento interveio a psicóloga Alysson Ramos, mestra em educação e docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de Belo Horizonte e especialista em gestão estratégica de pessoas, além de diversos cursos de formação na área da saúde.

A formação faz parte de uma iniciativa mais ampla, que marca o início das atividades do Plano de Formação Integrada das Obras Sociais. Este plano é o resultado de um esforço conjunto que reúne as propostas das áreas inspetoriais da Ação Social, Administração, Comunicação e Pastoral, além de integrar a formação e os encontros promovidos pela Rede Salesiana Brasil. Isso demonstra um comprometimento conjunto com o desenvolvimento profissional das equipes.

O evento foi aberto pela Irmã Dircione da Glória Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seu discurso, aprofundou o tema da Estreia 2025, “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, relacionando-o ao Jubileu de 2025. A Coordenadora sublinhou que a esperança deve ser cultivada através da constante presença de Deus nas atividades quotidianas, destacando o papel fundamental das Obras Sociais por ser um farol de esperança para crianças, adolescentes e jovens em serviço.

Em seguida, a psicóloga Alysson Ramos refletiu sobre o desenvolvimento pessoal e profissional no contexto do trabalho com as famílias atípicas. Sublinhou que o verdadeiro crescimento profissional não requer apenas conhecimentos técnicos, mas um comprometimento autêntico para enfrentar os desafios. Segundo a palestrante, é fundamental permanecer abertos ao diálogo e à aprendizagem contínua, aproveitando as experiências compartilhadas como fonte de conhecimento.

“A essência da educação, seja ela qual for, é a própria diversidade. Reconhecer o potencial dinâmico de cada indivíduo e valorizar a multiplicidade dos percursos para o sucesso da aprendizagem, da autonomia e das relações sociais”, explicou durante a apresentação, sublinhando a importância de elaborar estratégias voltadas a satisfazer as necessidades particulares de cada família, respeitando suas características e os desafios únicos.

A formação ofereceu significativos momentos de interação entre os participantes, que puderam compartilhar experiências práticas sobre a missão local. Esta troca de experiências enriqueceu o encontro, tornando-o uma experiência sinodal em que todos puderam aprender com as realidades e os desafios enfrentados em cada Obra Social. As equipes reconheceram que o tema fortalece a capacidade das Obras Sociais de ser verdadeiros e apropriados interlocutores das famílias assistidas, contribuindo à criação de ambientes ainda mais acolhedores, renovando o compromisso com uma assistência mais humana e inclusiva, alinhada aos valores salesianos e às exigências atuais das famílias.

Esta sessão formativa, realizada com sucesso, é a primeira do ano, em que estão previstos outros encontros pelo Plano de Formação Integrada, demonstrando o constante compromisso da Inspetoria BMM de qualificar as suas equipes e buscar a excelência do trabalho em favor da Missão Salesiana.

Fonte: Site IFMA

Aprendizado, espiritualidade e convivência nas Colônias de Férias Salesianas

Em todo o Brasil, as Colônias de Férias Salesianas, animadas pela espiritualidade do Pai e Mestre da Juventude, promoveram atividades de lazer e esportes para crianças e adolescente

Jovens e adultos, religiosos e leigos, se mobilizaram durante o mês de janeiro para promover as Colônias de Férias Salesianas em todas as regiões do Brasil, levando para crianças e adolescentes, muitos em situação de vulnerabilidade social, momentos de aprendizado, espiritualidade e convivência fraterna.

A 20ª edição da Colônia de Férias Salesiana no Nordeste
Em 2025, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga celebrou um marco: a 20ª edição da Colônia de Férias. Realizado anualmente durante os meses de janeiro e julho em diversas localidades do Nordeste, o evento se consolidou como uma das mais importantes iniciativas da Rede Salesiana Brasil, oferecendo um espaço de aprendizado, espiritualidade e convivência para a juventude.

Com o tema “O Sonho que Vos Faz Sonhar”, a edição de 2025 convidou os participantes a refletirem sobre seus sonhos, projetos e vocações, alinhando-se com o legado de Dom Bosco e sua missão de educar e evangelizar com alegria e dedicação. Ao longo de 20 anos, a Colônia de Férias tem sido um ponto de encontro para jovens de diferentes contextos, onde são cultivados a fraternidade, o respeito e a vivência do carisma salesiano.

Em Oeiras, PI, de 7 a 11 de janeiro, a Comunidade Salesiana, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, promoveu mais uma edição da Colônia de Férias Salesiana. Com o apoio de uma equipe dedicada de 16 voluntários, a iniciativa reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes, oferecendo uma programação educativa e religiosa. Foi uma semana que contou com diversas atividades recreativas, entre elas: gincanas, brincadeiras, futebol, capoeira, pintura, além de momentos oracionais e celebrativos, tanto com os adolescentes quanto com os voluntários.

Pela primeira vez, a Colônia de Férias Salesiana foi realizada em Santana do Acaraú, CE, entre os dias 9 e 12 de janeiro. O evento aconteceu em parceria com a Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana, com a presença das Irmãs da Congregação das Filhas de Sant'Ana, Salesianos de Dom Bosco e a abertura de coração do pároco, Pe. Júnior Melo. A presença da comunidade local, que se uniu aos animadores e participantes, destacou a força da união em torno de um propósito comum: educar pelo amor e pela alegria.

Nos dias 11 e 12 de janeiro, o bairro Santos Dumont, em Maceió, AL, recebeu a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) para momentos inesquecíveis com crianças e adolescentes que participaram da Colônia de Férias. O evento, que reuniu jovens de diferentes idades, levou atividades que combinaram diversão, animação e carisma, sempre com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Juazeiro do Norte encerrou no domingo, 19 de janeiro, a primeira temporada da Colônia de Férias 2025. Neste ano, foram realizadas três colônias, duas na zona rural da cidade e uma no Horto do Padre Cícero. Entre os dias 11 e 19 de janeiro, cerca de 130 crianças puderam experienciar momentos de oração, brincadeiras e oficinas, traços marcantes do carisma de Dom Bosco.

Entre os dias 13 e 18 de janeiro, a tradicional Colônia de Férias Salesiana foi realizada no Colégio Salesiano de Carpina, PE, com momentos marcados por muita alegria, diversão e carisma salesiano. De 13 a 17, as atividades aconteceram no Colégio Salesiano, e no dia 18, foram encerradas na comunidade de Florestinha.

Enquanto isso, a sede do Movimento CJC em Carpina foi tomada pela alegria e energia das crianças do Oratório Festivo, que participaram de uma semana especial de Colônia de Férias. Cada dia foi cuidadosamente planejado pelos jovens do Movimento CJC para proporcionar momentos de fé, diversão e aprendizado.

No mesmo período, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, PE, o Colégio Salesiano se transformou em um espaço de alegria e acolhimento, onde o espírito de Dom Bosco se fez presente durante a Colônia de Férias.

No Rio Grande do Norte, a Colônia de Férias realizada em Areia Branca de 20 a 25 de janeiro reuniu diariamente cerca de 400 crianças e adolescentes com uma programação rica em atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas.

Colônias de Férias nas obras sociais da MSMT
As obras sociais da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) também promoveram Colônia de Férias Salesianas durante o mês de janeiro.

A Obra Social Salesiano Ampare, em Campo Grande, MS, deu início a sua animada Colônia de Férias na segunda-feira (06/01). A programação seguiu até dia 31 de janeiro, oferecendo às crianças e aos adolescentes um espaço de diversão e aprendizado durante o período de férias escolares.

No Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas, MS, a Colônia de Férias foi realizada nos dias 16 a 24 de janeiro, com atividades recreativas que transformaram os dias de férias em momentos de aprendizado, amizade e diversão. Participaram cerca de 300 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, atendidos pela instituição.

As crianças que participam da Colônia de Férias realizada na segunda semana de janeiro pela Cidade Dom Bosco em Corumbá, MS, viveram uma experiência inesquecível na terça-feira (14/01). A programação especial incluiu a “Caça ao Tesouro da Esperança”, realizada no Porto Geral de Corumbá, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de cuidar do Pantanal e preservar o bioma.

Na semana de 20 a 24 de janeiro, foi a vez dos adolescentes atendidos pela Cidade Dom Bosco desfrutarem de uma Colônia de Férias repleta de atividades educativas e recreativas, como gincanas e ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Em 21 de janeiro, os adolescentes participaram de uma ação de limpeza no Porto Geral de Corumbá, em parceria com os brigadistas do Prevfogo.

Colégio Dom Bosco promove evento gratuito em Manaus
Colégio Dom Bosco, localizado no centro de Manaus, AM, realizou entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025 a Colônia de Férias Salesiana. Com uma proposta educativa e recreativa, o evento gratuito foi voltado para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, atendendo tanto alunos quanto não alunos do colégio. Ao todo, 60 participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma programação especial durante as férias escolares.

As atividades ocorreram no período da manhã e seguiram a estrutura tradicional das acolhidas com o “bom-dia salesiano”. A programação da Colônia de Férias incluiu lanche, brincadeiras, esportes e uma diversidade de oficinas temáticas, tais como: edição de vídeo, fotografia, dança, música, culinária, comunicação, etiqueta e cidadania, entre outras, proporcionando aprendizado e diversão em um ambiente acolhedor e educativo.

Parcerias são destaque em Pará de Minas
O Centro Juvenil Salesiano na cidade de Pará de Minas, MG, realizou entre os dias 16 e 24 de janeiro, a sua tradicional Colônia de Férias, tendo como tema central o lema proposto pelo Papa Francisco para o Ano Santo de 2025: Peregrinos da Esperança.

Um destaque desta edição da Colônia de Férias foi a presença especial dos jovens da Juventude Missionária Salesiana (JMS) de Pará de Minas e dos jovens formandos salesianos Filipe Antônio da Silva Lopes, Hudson Henrique Campos Silva, Leonardo Tadeu Oliveira, Murilo Souza Oliveira e Mario Carlos Vieira Fernandes.

Outros dois grupos também marcaram presença na Colônia de Férias: os aspirantes a Salesianos Cooperadores, que realizaram uma experiência pastoral guiada; e a ONG Bichinhos Protegidos, que mais uma vez se fez presente como parceira na execução de uma das oficinas de férias.

Faislândia 2025 é realizada em Pindamonhangaba, SP
De 13 a 25 de janeiro, foi realizada na Obra Social Salesiana, em Pindamonhangaba, SP, a Faislândia 2025, com atividades que envolveram cerca de 300 crianças e adolescentes nos períodos da manhã, tarde e noite, com muita animação e alegria.

O evento contou ainda com o apoio de um grupo de animadores, adolescentes e jovens, que foi preparado para atuar na Faislândia no início de janeiro, em uma “Imersão para a Formação de Jovens Líderes”. Os participantes foram selecionados para uma capacitação em temas como Autoconhecimento, Comunicação Efetiva, Trabalho em Equipe e Gestão de Conflitos, Planejamento e Organização, Criatividade e Inovação, e Espiritualidade e Valores.

Já os inscritos na Faislândia participaram de torneios de futsal, vôlei, jogos de mesa, gincanas, oficinas de judô e muito mais, embalados pela beleza da Serra da Mantiqueira e tendo a réplica da “Casa de Dom Bosco” como cenário das ações.

Colônia de Férias em Palmas, TO
Entre os dias 20 e 24 de janeiro, o Centro Juvenil Salesiano de Palmas aconteceu a colônia de férias, repleta de atividades que proporcionaram uma experiência inesquecível para todos os participantes. Durante essa semana intensa, crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos se divertiram em um ambiente acolhedor. Com o tema inspirador “O sonho que vos faz sonhar”, os participantes puderam explorar sua criatividade e imaginação com uma variedade de brincadeiras, jogos, apresentação teatral e momentos de reflexão. Cada dia foi cuidadosamente planejado pelos educadores do Centro Juvenil, que se dedicaram a criar uma programação diversificada e envolvente.

Parque Dom Bosco inicia atividades de 2025 com Colônia de Férias
O Parque Dom Bosco, em Itajaí, SC, abriu oficialmente suas atividades educativas de 2025 com a tradicional Colônia de Férias, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e espiritualidade. Desde o primeiro dia, 150 crianças participaram das várias modalidades esportivas, oficinas educativas, animações e atividades recreativas que promovem integração e alegria. Além disso, são oferecidos momentos de espiritualidade que reforçam os valores cristãos e salesianos.

Colaboraram nesta matéria: João Eduardo Porfírio Barbosa, Renata Barbosa, Rafael Cunha, Brendha Oliveira, Denilson Rodrigues, Gabriel Ferreira, Bruna Araujo, Eduarda Victória, padre Renato dos Santos, Lavínia Pimpão, Antônio Veiga Neto, Ana Carolina de Jesus, Rosangela Barbosa Campos e Eduardo Freire.

Fonte: Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

Pró-Rede dá início às atividades nas obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo

Na última semana, as obras sociais da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, situada em São Paulo - SP, deram início aos trabalhos do Projeto Pró-Rede, uma iniciativa transformadora da Rede Salesiana Brasil (RSB) que busca fortalecer a identidade carismática e a sustentabilidade institucional das obras sociais salesianas em todo o país. O projeto, com atuação desde 2017, chega agora às obras da inspetoria com o objetivo de ressignificar e renovar as práticas educativas e pastorais ainda mais, alinhando-as aos desafios contemporâneos e às demandas dos territórios onde estão inseridas.

A abertura dos trabalhos foi marcada por um encontro, no Centro Inspetorial, onde a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir Silvia Aparecida, se reuniu com as lideranças  das obras sociais da inspetoria. Ao falar da importância do projeto, a irmã destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da ação social salesiana. “Dentro dos seus objetivos, o Projeto Pró-Rede busca fortalecer e ressignificar a ação social em rede. Tenho certeza de que, neste momento em que as inspetorias das FMA estão avançando no processo de uma nova configuração, este projeto contribuirá para a construção de uma proposta inspetorial para as obras sociais, fortalecendo a presença salesiana no campo da ação social e respondendo às demandas do território”, afirmou.

Sobre a iniciativa - O Pró-Rede adota uma abordagem estratégica e personalizada para a realidade de cada obra social. Por meio de diagnósticos detalhados, o projeto identifica os desafios e necessidades específicas de cada instituição, como a captação de recursos, a rotatividade de equipes e as mudanças nas políticas públicas. Além disso, o projeto busca enfrentar as mazelas sociais que afetam os jovens e famílias atendidos, como violências e traumas profundos, promovendo a formação de equipes preparadas e processos integrados.

Segundo Rosemeire Gomes, Coordenadora Inspetorial da Ação Social, “É com muita alegria e esperança, que a Ação Social da inspetoria acolhe o Pró-Rede com o coração aberto para iniciar um importante processo de ressignificação da ação em nossas diferentes presenças. Seguindo a motivação de nossa inspetora, esperamos ser, a partir deste processo que em breve se inicia, sinal de profecia para a Igreja, para a nossa inspetoria e para a juventude!.”

Em 2025, o Pró-Rede estará presente em diversas obras salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, contando com a atuação de Eduardo Batista, Cinthia Kirchner e outros assessores da RSB, que visitarão as seguintes presenças:

 Guaratinguetá - SP

  • Casa do Puríssimo Coração de Maria
  • Casa Betânia de Guaratinguetá (Casa do Puríssimo Coração de Maria)
  • Centro Maria Rita Perrillier (CEMARI)
  • Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF)

São Paulo - SP

  • Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero (CCA)
  • Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero (CEI Pingo de Gente)

Itapevi - SP

  • Recanto da Cruz Grande

Lins - SP

  • Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC)

Água Clara - MS

  • Centro Juvenil Nossa Senhora Auxiliadora (CEMIC)

Guarapuava - PR

  • Instituto de Ação Social João Paulo II

Itajaí - SC

  • Associação Pró-Menor Lar Pe. Jacó

Rio Pardo - RS

  • Instituto Medianeira Casa da Criança

Impacto nas Obras Sociais - O Pró-Rede já demonstrou resultados significativos em outras inspetorias, promovendo maior engajamento e protagonismo dos jovens atendidos. Estratégias pedagógicas inovadoras, como metodologias ativas baseadas no método RPI (Reflexão, Proposta e Intervenção), têm sido fundamentais para esse avanço. Além disso, projetos voltados ao estilo de vida, tecnologia e orientação para projetos de vida têm impactado diretamente a trajetória dos jovens.

Comunicação da RSB

Obras salesianas são destaque em premiação de hub de inovação de Vitória (ES)

A noite do dia 06 de dezembro foi de celebração e premiação, no Hub de Inovações Base 27. Na ocasião, foi celebrada a festa de encerramento do hub junto aos principais parceiros, e aconteceu também a celebração das empresas parceiras mais ativas no ramo da inovação do Estado do Espírito Santo.

Duas das obras salesianas de Vitória (UniSales e Cesam) foram reconhecidas no pódio do prêmio “Base Educação”. Um estudante do UniSales também participou do projeto reconhecido com o selo “Base Educação”, em um projeto capitaneado pelas empresas Fortes Engenharia e Timenow.

UniSales – 1º Lugar no prêmio Base Educação – Base27

O UniSales – Centro Universitário Salesiano foi reconhecido com o primeiro lugar do prêmio Base Educação.

Para a reitora do UniSales, profa. Dra. Carmen Luiza, receber esse prêmio de uma instituição focada em inovação é um sinal de que os objetivos propostos vêm sendo alcançados.

“O Base 27 é uma instituição que promove uma aproximação entre mundo do trabalho e o ambiente acadêmico muito oportuna à nossa proposta de trazer os desafios reais do mercado de trabalho para a formação do ensino superior”, explicou.

“Fomos premiados porque o modelo proposto pela UniSales se beneficia desse elo e, entre tantas instituições participantes, para nós, esse desafio foi visto como uma oportunidade, pois o que defendemos no nosso modelo pedagógico funciona em perfeita sinergia com o ambiente de inovação proposto pelo Base27”, frisou Carmen.

Cesam Vitória – 2º lugar no prêmio Base Educação Base27

O Cesam Vitória foi reconhecido em segundo lugar no prêmio Base Educação.

A supervisora do Programa Adolescente Aprendiz do Cesam Vitória, Flávia Lima França, esteve presente na premiação, representando o Cesam. Para ela, a premiação é motivo de orgulho e fruto do esforço da instituição por uma formação diferenciada.

“Dentre as várias instituições de educação que participam frequentemente dos projetos do Base27, nós somos a única de aprendizagem, e participamos a convite do UniSales, que é uma das empresas mantenedoras do hub. Isso significa que esse é um formato pensado para instituições privadas, de educação básica e superior. Ainda assim, nós encaramos as atividades como uma oportunidade tão bacana aos nossos aprendizes, que conseguimos nos destacar em meio às demais instituições”, explicou Flávia.

“Todo esse ecossistema de inovação, para os nossos adolescentes, que são pessoas que vêm de uma realidade em que por vezes o trabalho é visto de uma perspectiva de subsistência, é muito rico. Então, nós como instituição e os nossos aprendizes, aproveitamos cada oportunidade de viver esse cenário, e estamos muito felizes com esse reconhecimento”, concluiu a supervisora.

Aluno do UniSales também recebe reconhecimento

Um projeto desenvolvido pelo Murillo Pauli, aluno do UniSales, em parceria com a empresa Fortes Engenharia, foi reconhecido no âmbito do Base Científica, programa do Base27 que visa promover conexão entre empresas, academia e a comunidade.

O trabalho propôs a revitalização da quadra esportiva do Morro de São Benedito, em Vitória (ES), resgatando seu papel como espaço de convivência e lazer para a comunidade local. A iniciativa teve início com a demanda da Fortes Engenharia por soluções para um problema social crítico: a quadra, antes utilizada por crianças e moradores para atividades esportivas, tornou-se um espaço afastado da convivência comunitária devido ao alto risco e à ocupação do espaço para atividades ilícitas.

Murillo Pauli assumiu o desafio e propôs um projeto arquitetônico capaz de devolver um espaço dinâmico e para uso de toda a comunidade. Ivana Netto, sócia da Fortes Engenharia, acompanhou o trabalho do estudante, com a empresa recebendo sugestões e contribuindo com ajustes no projeto, que foi apresentado no Demoday do Base27.

“É extremamente gratificante contribuir com o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo Unisales em um projeto como este. Saber que o conhecimento acadêmico pode ser transformado em ações práticas que beneficiam a sociedade é de um valor imensurável”, frisou o estudante.

“Poder trabalhar em uma proposta voltada para uma comunidade menos favorecida reforça nosso compromisso de atuar por cidades mais justas, igualitárias e sustentáveis. Isso também reflete os esforços de tantos outros arquitetos que buscam reduzir desigualdades por meio de suas práticas”, explica Murillo.

A Diretora de Educação do Base27, Juliana Ferrari, destacou a relevância da iniciativa Base Científica como um exemplo de como a união entre empresas e instituições de ensino superior pode transformar realidades. Segundo ela, essa parceria não apenas contribui para a revitalização de espaços urbanos, mas também fortalece as relações comunitárias e sociais.

“Essa aproximação é uma oportunidade riquíssima para ambos os lados, pois permite que os estudantes demonstrem seus talentos e habilidades antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho, enquanto recebem feedback construtivo de empresários ainda durante o período acadêmico”, enfatizou.

Prêmio Base Educação – Base27

O Prêmio Base Educação destinou-se a reconhecer e premiar as instituições de ensino e as empresas mantenedoras com maior e mais efetiva participação nos projetos desenvolvidos em parceria com a diretoria de educação do Base27.

Obra Social de São Paulo promove curso de introdução ao hidrogênio verde

Iniciativa proporciona formação profissional, emprego e renda para jovens e adultos residentes em Conjuntos Habitacionais na Zona Leste da capital

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, nesta quarta-feira (11), da aula magna do Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, uma iniciativa do Projeto Zona Leste Somos Nós, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pela CDHU. A palestra foi realizada em parceria com a Obra Social Dom Bosco. O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o professor José Luiz Portella, que desenvolve o projeto Zona Leste Somos Nós, ministraram os conteúdos aos alunos. 

Reinaldo Iapequino parabenizou as ações em andamento promovidas pelo Projeto Zona Leste Somos Nós e pela Obra Social Dom Bosco e reiterou o apoio da CDHU, sempre que possível e dentro dos modelos de negócio da Companhia, para auxiliar em causas importantes para a região. "A CDHU adere à causa de trazer empregos ou criar condições para que empregos qualificados sejam gerados na Zona Leste. A Companhia não tem só a missão de produzir habitação, então, com o apoio dos trabalhos das equipes sociais, vemos como podemos auxiliar, pois fazer habitação é também promover o desenvolvimento social", disse.  

Nascido e criado na Zona Leste, o presidente da Companhia também desejou que os alunos aproveitem muito a oportunidade de realizar esse curso e desenvolver a região. "Esse aprendizado levará vocês para um mundo diferente e vai elevar a Zona Leste para um patamar diferente. Para isso, colocamos nosso esforço para que consigamos proporcionar e acelerar mais oportunidades como as que eu tive", finalizou. 

O professor José Luiz Portella, por sua vez, explicou que o Projeto Zona Leste Somos Nós têm trabalhado em diversas ações, visando ao desenvolvimento econômico e social da região: "A Zona Leste sempre foi tratada com uma zona de passagem que não retém a sua riqueza, e é exatamente isso que o Projeto Zona Leste Somos Nós quer mudar: gerar empregos qualificados e que essa renda gerada permaneça por aqui. Já temos projetos em andamento, entre eles, essa formação em curso", explicou. 

A primeira turma do curso de hidrogênio verde terá início no final do mês de setembro com 20 alunos que são moradores de um Conjunto Habitacional da CDHU em Itaquera. Será a primeira vez em que o ensino da produção de hidrogênio por meio de fontes renováveis de energia acontecerá fora das universidades.  

Fonte: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) 

Dia Nacional da Pastoral da Criança: Um compromisso com a vida e a esperança

Hoje, recordamos e celebramos o Dia Nacional da Pastoral da Criança, uma data que nos convida a refletir sobre o compromisso de cuidar e promover a dignidade da infância. Inspirada no Evangelho e no amor de Jesus pelos pequenos, a Pastoral da Criança é uma expressão concreta da missão da Igreja em acompanhar as crianças e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis, em busca de uma vida plena.

Fundada em 1983 pela Dra. Zilda Arns Neumann, a Pastoral da Criança tornou-se um símbolo de cuidado, fé e transformação social, utilizando métodos simples, como a educação alimentar, o acompanhamento da saúde e a formação espiritual. Este trabalho, que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil, é um verdadeiro testemunho de amor ao próximo. “A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”, disse Dra. Zilda Arns, ao falar da pastoral.

Na espiritualidade salesiana, que também tem como prioridade a educação e a evangelização da juventude, encontramos um profundo eco na missão da Pastoral. Assim como Dom Bosco acreditava que "não basta amar os jovens, é necessário que eles saibam que são amados", a Pastoral da Criança nos ensina que cada gesto de cuidado e atenção pode ser a semente de um futuro de esperança.

Que este dia nos inspire a renovar nosso compromisso com a infância e a fortalecer redes de solidariedade que transformem realidades. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todas as crianças e pelas famílias atendidas por esta obra tão significativa.

Para conhecer mais sobre a pastoral, 

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.” Dra Zilda Arns.

Angélica Novais da comunicação da RSB

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